Anda di halaman 1dari 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUO I Prof. Dr.

Enio Pazini Figueiredo

PATRCIA CORRA RODRIGUES

ANLISE EXPERIMENTAL DE MATERIAIS CERMICOS


ENSAIOS GEOMTRICOS, FSICOS E MECNICOS DE BLOCOS E TELHAS

Goinia 2013

SUMRIO
RESUMO..................................................................................... 1 2 2.1 INTRODUO............................................................................ MATERIAIS E MTODOS.......................................................... APARELHAGEM......................................................................... 3 4 5 5 5 5 6 6 8 10 10 12 15 15 16 18 19

2.1.1 Blocos de vedao, estrutural e macio..................................... 2.1.2 Telhas cermicas simples de sobreposio do tipo plan........... 3.2 EXECUO................................................................................

3.2.1 BLOCOS DE VEDAO, ESTRUTURAL E MACIO............... 3.2.2 TELHAS DO TIPO PLAN........................................................... 4 4.1 4.2 5 5.1 5.2 6 APRESENTAO DOS RESULTADOS................................... BLOCOS DE VEDAO, ESTRUTURAL E MACIO............... TELHAS DO TIPO PLAN........................................................... ANLISE DOS RESULTADOS................................................. BLOCOS DE VEDAO, ESTRUTURAL E MACIO............... TELHAS DO TIPO PLAN........................................................... CONCLUSES........................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................

RESUMO
Este relatrio foi elaborado a partir de anlises de materiais cermicos realizadas em laboratrio. Foram utilizados blocos de alvenaria de vedao, estrutural e macio, alm de telhas cermicas simples de sobreposio do tipo plan. O objetivo principal dos ensaios laboratoriais foi analisar possveis irregularidades nos materiais, verificando se todos atenderam ou no s normas determinadas pela ABNT. Foram expostos os aparelhos utilizados nos ensaios, bem como todos os processos de execuo e as anlises feitas a partir da coleta de dados.

1. INTRODUO
Os ensaios realizados no laboratrio tiveram como objetivo analisar as caractersticas geomtricas, fsicas e mecnicas de alguns dos principais materiais cermicos. Foram realizados ensaios de dimensionamento, taxa de absoro de gua, taxa de suco e teste de resistncia de blocos de alvenaria estrutural, de vedao e de tijolos macios para alvenaria. Alm disso, foram realizados testes de impermeabilidade, dimensionamento, ensaios de

empenamento e de resistncia de telhas cermicas plan. Os materiais utilizados para a anlise no experimento so denominados corpos de prova. A respeito dos ensaios com blocos cermicos, a taxa de absoro representa a quantidade de gua que o tijolo absorve aps permanecer imerso em gua durante 24 horas. J a taxa de suco revela a quantidade de agua que o bloco adiciona a sua estrutura em relao a um tijolo de rea de 193,55 cm em um tempo de 60 segundos. Com relao aos ensaios em telhas cermicas, os testes de impermeabilidade revelam se houve infiltrao na telha, ao colocar uma lamina de gua em sua superfcie por 24 horas. Para a realizao dos experimentos, foram seguidas as normas NBR 15270-1, NBR 15270-2 e NBR 15270-3 (ABNT 2005), NBR 7170 (ABNT 1983) e NBR 15310 (ABNT 2004).

2. MATERIAIS E MTODOS 2.1. APARELHAGEM Blocos de alvenaria de vedao, estrutural e macio:

2.1.1.

Para a realizao dos experimentos com blocos de alvenaria, foram necessrios os seguintes instrumentos: 24 blocos cermicos de vedao; 2 blocos cermicos estruturais; 2 blocos cermicos macios; Rgua metlica de 50 centmetros; Balana de preciso; Dois fios de ferro de 3 mm de dimetro; Recipiente plano com altura superior a 6 mm; Prensa de distribuio uniforme de compresso no corpo de prova, acompanhada com um instrumento de leitura de cargas;

2.1.2.

Telhas cermicas de sobreposio do tipo plan

A aparelhagem utilizada para o ensaio com telhas cermicas foi: 2 Telhas cermicas plan; Rgua metlica de 50 cm; Balana de preciso; Uma moldura para estancar a gua e impedir sua sada; Superfcie plana impermevel com rea superficial igual ou superior a rea do corpo-de-prova; Dispositivo que permita aplicao contnua de carga a uma razo mxima de 5kgf/s, com dispositivo de leitura de carga; (ABNT 2004) Barra de ao circular de comprimento mnimo superior largura total do corpo-de-prova; conectada ao dispositivo de aplicao de carga; (ABNT 2004) Dois apoios inferiores de dimenses iguais ou superiores ao corpo-deprova e aproximadamente 20 mm x 40 mm de seco transversal, revestidos com tira de feltro ou borracha nas faces de contato; (ABNT 2004)

3. EXECUO 3.1. BLOCOS DE VEDAO, ESTRUTURAL E MACIO

Para os ensaios de dimensionamento de blocos de vedao e de blocos macios, foram realizados, primeiramente, testes de medio individual de ambos os blocos. Mediu-se o comprimento, a largura e a altura de um bloco de vedao, como exemplificado na Figura 3.1. Posteriormente, foram enfileirados 24 tijolos de mesmo tipo a fim de medir as trs dimenses do lote de 24 tijolos para cada tipo analisado.

Figura 3.1 Bloco de vedao Os testes de desvio em relao ao esquadro foram realizados medindo o desvio entre a face de revestimento e assentamento do bloco, verificando se apresentam faces com ngulos diferentes de 90. Mediu-se, com o uso de uma rgua, o desvio que o corpo de prova apresentava, como mostra a Figura 3.2.

Figura 3.2 Desvio em relao a face A respeito do ensaio de ndice de absoro de gua em blocos de vedao, foi medida primeiramente a massa de dois blocos secos. Os corpos de prova foram, ento, levados para um recipiente e cobertos com agua por 24 horas. Mediu-se, novamente, a massa dos corpos de prova.

Para o ensaio de taxa de suco, foi medida a rea de assentamento de um bloco de vedao (corpo de prova 1) e a rea de revestimento de outro bloco do mesmo tipo (corpo de prova 2). Com o auxilio de uma balana, mediu-se a massa dos dois corpos de prova secos. Posteriormente, foram colocados dois fios de ferro de 3 mm de dimetro em um recipiente plano. Acrescentou-se, ento, gua at 6 mm de altura do recipiente. Os blocos foram colocados em cima dos fios, ficando em contato com 3 mm da altura da gua, como mostra a figura 3.3. Os tijolos permaneceram no recipiente por 60 segundos e foram retirados. Mediu-se, novamente, as massas dos dois corpos de prova.

Figura 3.3 Ensaio de taxa de suco O procedimento experimental para ensaio de resistncia compresso consistiu em realizar um capeamento com cimento em trs blocos de vedao, dois blocos macios e um bloco estrutural, como exemplificado nas figuras 3.4 e 3.5. O capeamento realizado para tornar a rea superficial mais plana possvel. Mediu-se, ento, a rea efetiva (rea total menos a rea vazada) de cada bloco. Posteriormente, colocou-se os blocos, um por um, na prensa. Os blocos foram comprimidos lentamente at sua ruptura. O instrumento de leitura mostra, ento, o valor da carga recebida pelos blocos no momento do rompimento.

Figura 3.4 Capeamento em bloco de vedao

Figura 3.5 Capeamento em bloco macio

3.2.

TELHAS DO TIPO PLAN

Para o teste de taxa de absoro, mediu-se a massa seca de duas telhas plan. Colocaram-se ambas em um reservatrio e cobriu-as completamente com agua, permanecendo no reservatrio por 24 horas. Aps esse perodo, mediu-se novamente a massa dos corpos de prova midos. Para o teste de impermeabilidade das telhas cermicas, foram colocadas duas telhas em um suporte com um recipiente impermevel embaixo de ambas. Nas telhas, foram moldadas duas superfcies para estancar a gua e permitir que ela permanea no corpo de prova, como mostra a Figura 3.6. Acrescentou-se uma lamina de agua em cada um dos dois corpos de prova, mantendo os imveis por 24 horas.

Figura 3.6 Teste de impermeabilidade de telhas

Aps esse perodo, realizaram-se testes de impermeabilidade, verificando se no houve vazamentos ou formaes de gotas na superfcie inferior das telhas, sendo, porm tolerado o aparecimento de manchas de umidade. (ABNT 2004 Posteriormente, realizou-se o dimensionamento de duas telhas plan. Mediuse com o uso de uma rgua o comprimento, a largura maior e a largura menor. O procedimento experimental para o ensaio de empenamento ou planaridade consistiu em medir a altura ou flecha mxima em um dos vrtices de uma telha estando os outros trs apoiados em um mesmo plano horizontal, como mostra a figura 3.7 (ABNT 2004).

Figura 3.7 Ensaio de planaridade da telha Aps o teste de empenamento, realizaram-se ensaios de resistncia flexo das telhas. Foram utilizados dois corpos de prova que permaneceram 24 horas imersos completamente em gua. Os corpos de prova foram colocados, um de cada vez, na prensa (dispositivo de aplicao de carga), em cima dos apoios. Acrescenta-se um cutelo de madeira na poro central da telha, acompanhando todo o seu comprimento, e uma barra de ao circular conectada a prensa, como mostram as Figuras 3.8 e 3.9. Foram, ento, realizados os testes de resistncia flexo nos dois corpos de prova, aplicando cargas gradativas at o rompimento das telhas.

Figura 3.8 e Figura 3.9 Ensaio de resistncia flexo

10

4. APRESENTAO DOS RESULTADOS 4.1. BLOCOS DE VEDAO, ESTRUTURAL E MACIO

Para o ensaio de dimensionamento dos blocos, os dados obtidos se encontram na Tabela 1, juntamente com medidas padres de blocos macios e de vedao, determinados pelas normas da ABNT. Medidas individuais (cm) Vedao C L H 28,2 9,2 13,9 Macio 18,6 8,7 4,2 Dimenso total do lote (cm) Vedao 697 219,5 332 Macio 227,4 109 50 Dimenso mdia do lote (cm) Vedao 29,04 9,14 13,83 Macio 18,95 9,08 4,17 Medida padro (cm) Vedao 29 9 14 Macio 19 9 5,7

De acordo com a norma NBR 15270-1 para blocos de vedao, as tolerncias dimensionais em relao medida padro so de mais ou menos 0,5 cm para as medidas individuais e de mais ou menos 0,3 cm para a dimenso mdia do lote. Analogamente, com base na norma NBR 7170 para blocos macios, a tolerncia de 0,3 cm para mais ou para menos nas trs dimenses. A respeito dos ensaios de ndice de absoro de gua, os seguintes resultados foram obtidos: Corpo de prova 1: Massa seca 2409,8 gramas Massa mida 2853,1 gramas Massa seca 2371,3 gramas Massa mida 2845,2 gramas

Corpo de prova 2:

O ndice de absoro da gua calculado pela frmula: AA (%) = (Mu Ms)/Ms, onde AA o ndice de absoro, Mu a massa mida e Ms a massa seca dos corpos de prova. Corpo de prova 1:

11

AA1 = (2853,1-2409,8)/2409,8 = 18,39%

Corpo de prova 2: AA2 = (2845,2-2371,3)/2371,3 = 19,98%

De acordo com a norma NBR 15270-1, o ndice de absoro deve estar entre 8% e 22%. Para o ensaio de taxa de suco, obteve-se: Corpo de prova 1: rea de assentamento 259,6 cm Massa seca 2409,8 gramas Massa final 2455 gramas rea de revestimento 397,12 cm Massa seca 2371,3 gramas Massa final 2433,5 gramas

Corpo de prova 2:

A taxa de suco calculada pela seguinte expresso: AAI = 193,55*(Mf - Ms)/A, onde AAI a taxa de suco (ndice de absoro inicial), Mf a massa final, Ms a massa seca e A a rea. Corpo de prova 1: AAI = 193,55*(2455-2409,8)/259,6 = 33,7 (g/193,55 cm)/min

Corpo de prova 2: AAI = 193,55*(2433,5-2371,3)/397,12 = 30,3 (g/193,55 cm)/min

De acordo com a norma NBR 15270-3, os blocos devem ter, no mximo, 30 (g/193,55 cm)/min de absoro inicial. Nos ensaios de resistncia compresso, a resistncia de um corpo de prova calculada pela razo entre a carga de ruptura e sua rea efetiva. Bloco de vedao 1: rea de capeamento: 262,99 cm Carga de ruptura: 4200 Kgf Resistencia = 4200/262,99 = 15,97 Kgf/cm = 1,63 MPa

Bloco de vedao 2: rea de capeamento: 262,99 cm

12

Carga de ruptura: 3300 Kgf Resistencia = 3300/262,99 = 12,548 Kgf/cm = 1,28 MPa

Bloco de vedao 3: rea de capeamento: 247,95 cm Carga de ruptura: 7350 Kgf Resistencia = 7350/247,95 = 29,64 Kgf/cm = 3,02 MPa

Bloco macio 1: rea de capeamento: 81,9 cm Carga de ruptura: 6300 Kgf Resistencia = 6300/81,9 = 76,92 Kgf/cm = 7,84 MPa

Bloco macio 2: rea de capeamento: 80,96 cm Carga de ruptura: 1600 Kgf Resistencia = 1600/80,96 = 19,76 Kgf/cm = 2,01 MPa

Bloco estrutural: rea de capeamento: 141,5 cm Carga de ruptura: 40450 Kgf Resistencia = 40450/141,5 = 285,866 Kgf/cm = 29,14 Mpa

4.2.

TELHAS DO TIPO PLAN

Os dados obtidos pelas medies de massa seca e mida das telhas cermicas foram: Corpo de prova 1: Massa seca 1414,7 g Massa mida 1692,5 g Massa seca 1326,3 g Massa mida 1580,8 g

Corpo de prova 2:

O ndice de absoro da gua calculado pela frmula utilizada nos blocos de alvenaria: AA (%) = (Mu Ms)/Ms. Indice de absoro do corpo de prova 1 = (1692,5-1414,7)/1414,7 = 19,6% Indice de absoro do corpo de prova 2 = (1580,8-1326,3)/1326,3 = 19,2%

13

Limite mximo admissvel - 20 %

De acordo com o teste de impermeabilidade realizados em dois corpos de prova, no houve vazamentos na telha. Tambm no foram apresentadas formaes de gotas na superfcie inferior dos corpos de prova. A respeito do dimensionamento dos dois corpos de prova, foram verificadas as seguintes medidas: Corpo de prova 1: Comprimento 45,6 cm Largura menor 12,4 cm Largura maior 15,7 cm Comprimento 45,2 cm Largura menor 12,4 cm Largura maior 15,6 cm Comprimento 46 cm Largura menor 12 cm Largura maior 16 cm

Corpo de prova 2:

As dimenses padro para as telhas do tipo plan so:

A diferena percentual das dimenses dos corpos de prova em relao s dimenses padro calculada pela expresso: D (%) = (Dr Dp)/Dp, onde D a diferena percentual, Dr a dimenso real do corpo de prova e Dp a dimenso padro que consta na norma NBR 15310 (ABNT 2004). Corpo de prova 1: D (%) comprimento = (46-45,6)/46 = 0,87% D (%) largura menor = (12,4-12)/12 = 0,33% D (%) largura maior = (15,7-16)/16 = 1,87%

Corpo de prova 2: D (%) comprimento = (45,2-46)/46 = 1,7% D (%) largura menor = (12,4-12)/12 = 0,33% D (%) largura maior = (15,6-16)/16 = 2,5%

14

De acordo com a norma NBR 15310 (ABNT 2004), o limite da diferena percentual de 2%. A respeito do ensaio de empenamento das telhas, obteve-se os seguintes resultados: Corpo de prova 1: Empenamento 0,3 cm Empenamento 0,5 cm

Corpo de prova 2:

O limite de planaridade recomendado de 0,5 centmetros. Por fim, nos ensaios de resistncia a flexo, os resultados obtidos foram: Corpo de prova 1: Carga 87 Kgf Carga 72 Kgf

Corpo de prova 2:

A tolerncia mnima que uma telha deve suportar, de acordo com a norma NBR 15310 (ABNT 2004) de 100 Kgf.

15

5. ANLISE DOS RESULTADOS 5.1. BLOCOS DE VEDAO, ESTRUTURAL E MACIO

As Tabelas 2 e 3 mostram as diferenas entre as dimenses reais e a padro. Vedao Medidas individuais (cm) Comp. Largura Altura 28,2 9,2 13,9 Dimenso mdia do lote (cm) 29,04 9,14 13,83 Medida padro (cm) 29 9 14 Diferena entre individual e padro (cm) 0,8 0,2 0,1 Diferena entre media e padro (cm) 0,04 0,14 0,17

Macio

Medidas individuais (cm)

Dimenso mdia do lote (cm) 18,95 9,08 4,17

Medida padro (cm) 19 9 5,7

Diferena entre individual e padro (cm) 0,4 0,3 1,5

Diferena entre dim. media e padro (cm) 0,05 0,08 1,53

Comp. Largura Altura

18,6 8,7 4,2

As tolerncias dimensionais para blocos de vedao em relao medida padro so de mais ou menos 0,5 cm para as medidas individuais e de mais ou menos 0,3 cm para a dimenso mdia do lote. Analogamente, para blocos macios, a tolerncia de 0,3 cm para mais ou para menos nas trs dimenses. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que ambos os blocos foram reprovados. No caso do bloco de vedao, a diferena entre o comprimento individual e o padro foi maior que 0,5 cm. No caso do bloco macio, a diferena de altura das medidas individual e mdia, em relao s medidas padro foram maiores que 0,5 cm, no estando de acordo com as tolerncias estabelecidas pela norma. Em relao aos ensaios de absoro de gua, verificou-se que ambos os corpos de prova esto dentro do limite da norma, que de 8% a 22%. J para os ensaios de taxa de suco, ambos os blocos tiveram taxa maior do que o limite, que de 30 (g/193,55 cm)/min. Nesse caso, necessrio que os blocos sejam

16

umedecidos com gua antes de realizar seu assentamento, evitando que o bloco desidrate a argamassa, reduzindo sua aderncia. Para os testes de resistncia compresso, as normas so as seguintes: Blocos de vedao Resistencia deve ser maior que 1,5 Mpa; Blocos macios Resistencia deve ser maior que 1,5, 2,5 ou 4.0, dependendo de sua categoria; Blocos estruturais Resistencia deve ser maior que 3 Mpa;

A partir dos ensaios, verificou-se que os blocos de vedao 1 e 3 esto de acordo com as normas, enquanto o bloco de vedao 2 possui resistncia abaixo da tolerncia. Para os blocos macios e de vedao, verificou-se que ambos esto acima do limite estabelecido pela norma. Os ensaios de resistncia so de grande importncia para verificar se um determinado bloco suportar sua estrutura e possveis vigas e suportes que estiverem passando cargas para eles.

5.2.

TELHAS DO TIPO PLAN

Nos ensaios de ndice de absoro de gua das telhas, verificou-se que ambas esto dentro da norma, que de 20% (ABNT 15310 2004). Contudo, ambas esto muito prximas ao limite mximo admissvel. Essa proximidade no aconselhvel, visto que podem ocorrer variaes entre as telhas adquiridas e o corpo de prova. A respeito dos testes de impermeabilidade, verificou-se que os dois corpos de prova tinham as caractersticas necessrias para serem aceitos, pois as telhas apresentavam boa impermeabilidade e poder de vedao. Sobre o dimensionamento das telhas, os dois corpos de prova foram reprovados no ensaio. No corpo de prova 1, a largura menor e a largura maior ultrapassaram o limite percentual de 2%. J no corpo de prova 2, a largura maior excedeu o limite aceito. A diferena exacerbada das dimenses de telhas pode atrapalhar seu encaixe correto, impedindo que ocorra uma vedao correta do edifcio.

17

Em relao ao ensaio de empenamento dos corpos de prova, ambas estavam de acordo com as normas, pois nenhuma ultrapassou o limite de planaridade, que 0,5 centmetros. Por fim, nos ensaios de resistncia compresso, verificou-se que ambos devem ser rejeitados, pois nenhum dos corpos de prova suportaram cargas acima de 100 Kgf. O teste de resistncia deve ser considerado de grande relevncia, pois ele garante que se uma pessoa com menos de 100 Kg subir no telhado de uma residncia, no ocorrer rompimento das telhas.

18

6. CONCLUSAO
Os ensaios realizados no laboratrio foram de grande importncia para aprimorar o conhecimento dos estudantes ali presentes. Cada ensaio mostrou a maneira correta de verificar se um determinado material cermico atende s normas NBR 15270-13 (ABNT, 2005), NBR 15270-23 (ABNT, 2005), NBR 152703 (ABNT, 2005), NBR 7170 (ABNT, 1983) e NBR 15310 (ABNT, 2004). Dessa forma, os estudantes foram capazes de identificar comportamentos irregulares de vrias espcies de blocos e de telhas, o que essencial para a construo de edificaes resistentes e que atendam s suas necessidades especficas. Verificou-se que, em linhas gerais, os materiais cermicos analisados possuem caractersticas eficientes e esto de acordo com as normas, foram poucos os corpos de prova que apresentavam pequenos desvios. As irregularidades encontradas em alguns materiais cermicos podem ser explicadas por processos de fabricao irregulares ou pelo transporte e manuseio inadequado, causando pequenos desvios em relao norma.

19

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15310: Componentes cermicos Telhas Terminologia, Requisitos e Mtodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15270-1: Componentes cermicos - Parte 1: Blocos cermicos para alvenaria de vedao Terminologia e requisitos. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15270-2: Componentes cermicos - Parte 2: Blocos cermicos para alvenaria estrutural Terminologia e requisitos. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15270-3: Componentes cermicos - Parte 3: Blocos cermicos para alvenaria estrutural e de vedao Mtodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7170: Tijolo macio cermico para alvenaria. Rio de Janeiro, 1983.

Anda mungkin juga menyukai