Anda di halaman 1dari 4

Em Apario, Verglio Ferreira volta-se para o problema do homem que procura a sua verdade mais profunda e que quer

entender o problema da sua relao com os outros, com a vida e com a arte. O termo "apario" significa exactamente a revelao instantnea de si a si prprio. Em Apario, Alberto um solitrio que parece querer espalhar a sua verdade junto dos outros, inquiet-los com os problemas do Homem em face da vida. Mas a sua comunicao no acontece, mesmo com Ana, que parece sua confidente; nem com Sophia, que prefere o absoluto da destruio, levando o mais longe possvel as consequncias de estar no mundo; ou com Carolino, que entende ao contrrio a sua mensagem de vida. Cada homem nico e cada um tem a sua verdade. Alm disso, um ser transitrio, um ser para a morte, que se tenta ultrapassar a si prprio e s se consegue perpetuar atravs da arte. Da o lugar especial concedido msica, que exprime cadncia, fugacidade, e sempre transcendncia rumo ao absoluto. E tambm a montanha ou a plancie, com os seus sentidos csmicos, a ligar o Homem a esse absoluto e a simbolizar o permanente. Dentro do pensamento existencialista, com Deus a perturb-lo, h uma interrogao constante sobre a condio humana, sobre os problemas existenciais mais profundos. Alberto tenta mostrar que a vida uma coisa maravilhosa e que o reconhecimento da morte ajuda a perceber o que de extraordinrio se perde.
Alberto Soares, o protagonista na Apario de Verglio Ferreira, procura compreender a realidade da sua existncia. Busca a descoberta da pessoa que h em cada um de ns e a revelao de si a si prprio. ele que afirma: "Sinto, sinto nas vsceras a apario fantstica das coisas, das ideias, de mim" (1 pargrafo da obra). Vive atormentado, considerando que a verdade da vida " uma criao", mas que esta no se aprende nem se "soluciona como uma doena". Por isso, sente que a morte uma "violncia estpida"; o "nada absoluto da morte atordoa". Apesar da ligao a Sofia, Alberto, como existencialista no cr no poder da paixo, mas considera que o homem responsvel pela sua paixo. Mas tudo isto angustia-o, pois vse condenado em cada instante a inventar o homem. Falta-lhe a f, a que alude o seu irmo Toms. Esse no se preocupa com a vida nem com a morte, vive bem no meio delas. Entende a vida como um milagre e a morte como "um sono" ao fim do dia. Apario oferece-nos a evocao, a descoberta, a revelao, a aprendizagem e reflexo sobre a existncia. A verdadeira aco circunscreve-se a atitudes e reflexes face presena do homem no mundo e a uma concepo trgica da condio humana. So preocupaes ontolgicas sobre o ser, quer do que nos cerca, quer de ns prprios e da sua fundamentao. Apario, de Verglio Ferreira, segue as reflexes da filosofia existencialista sobre o Homem, Deus e o Mundo. Valoriza o Homem, dando existncia prioridade em relao essncia. A existncia precede a essncia. O homem inveno de si prprio. A existncia humana serno-mundo, marcada por uma finitude original. O mundo aparece, desaparece, numa relao com as vivncias do eu. A busca do que est para alm do domnio do intangvel e do sagrado. Para que o homem se encontra a si mesmo no precisa da ideia de Deus, pois, para o existencialista como Sartre, "mesmo que Deus existisse, nada mudaria" A personagem Alberto procura o absoluto que h em ns, mas sem Deus. Em Apario, h o olhar voltado para dentro de si e para a realidade dos outros. Como afirma Verglio Ferreira (em Um Escritor Apresenta-se), "o que pretendi em Apario foi a necessidade, para uma realizao total do homem, de ele se redescobrir a si prprio, no nos limites de uma estreita individualizao, mas no da sua condio humana." Verglio Ferreira explora o que na condio humana perturba o homem. Alberto Soares faz, ao longo da Apario a aprendizagem da existncia, da vida e dos limites do homem. Toda a obra gira em torno do milagre de ser. O aparecer de ns a ns prprios resulta de uma reflexo da conscincia sobre si mesma e da relao com os outros e com o mundo. A vida uma criao. Para Alberto, a vida uma evidncia, mas o mistrio de estar vivo

Created by Neevia docuPrinter LT trial version http://www.neevia.com Created by Neevia docuPrinter LT trial version

revela-se atravs da vibrao e do espanto. A vibrao da experincia vivida escapa razo. A vida coloca-nos perante o absurdo ou inverosimilhana da morte. Existir ser para a morte. Por isso, a morte angstia e fascnio. Incita vida na prpria tenso que contm. Como diz Verglio Ferreira, a vida est entre duas noites: o nascimento e a morte. Em Apario encontramos a descoberta e a revelao da morte, do mundo dos outros, dos sentimentos, do mundo de prodgios e grandezas.

A personagem Alberto Soares interroga-se sobre o entendimento dos sentimentos e das emoes. Verifica que a razo no autnoma, pois as emoes do corpo surgem, frequentemente, primeiro que a ordem da razo. Mas para tomar conscincia da condio humana, a razo fundamental. Em Apario verificamos que o corpo o lugar onde o esprito se forma e se projecta para o mundo. Por toda a obra perpassa a memria das origens, do passado e do silncio. vora surge como "o espao, a angstia e a solido". Aparece como cidade como a cidade branca, mtica e mstica, "espelho" daangstia do "eu". vora apresenta-se labirntica ao exprimir as inquietaes das personagens; metafsica ao abrir-se ao infinito; e existencial ao alimentar a busca e a descoberta do "eu" Em vora, tornam-se fundamentais na descoberta do "eu" as relaes de Alberto e a famlia Moura; Alberto e Sofia; Alberto e Ana; Alberto e Carolino; Alberto e Cristina ou, ainda, Alberto e Chico. Na Beira, so importantes as relaes de Alberto e a sua famlia; Alberto e Toms O narrador, em Apario, autodiegtico e omnisciente, construindo em retrospectiva a narrao. Os smbolos csmicos permitem a compreenso das realidades mais profundas, ligadas origem da vida e ao processo criador. Alberto ou Doutor Alberto Soares, professor no Liceu de vora, o verdadeiro protagonista (heri) da diegese e coincide, em grande parte, com o narrador. Preocupado com as questes fundamentais da vida, no consegue superar a angstia, embora com a esposa j tenha aprendido "a verdade". Na Beira, antes de partir para vora, morreu o seu pai, o mdico lvaro; a sua me Susana, aps anos de progressivo desinteresse pela vida, tambm vir a morrer. Restamlhe os irmos Evaristo e Toms, as cunhadas Jlia e Isaura e os sobrinhos. Quanto a Evaristo, o irmo mais novo, o narrador caracteriza-o como "magro e alto, articulado como um boneco de lata", irrequieto e quase sempre bem disposto, mas que tanto "era cruel ou amvel, egosta ou generoso" (cap. 1). A sua esposa, Jlia, "era gorda, tendendo para a elefantase" (cap.1). Toms, o irmo mais velho considerado mais sensato; tinha a sua lavoura, era casado com Isaura, e depois de se mostrar angustiado com a questo da vida, alcanar uma paz interior, continuada na sua misso de pai, que um dia ser pela dcima vez. Em vora, Alberto conhece a famlia Moura. Refere-se a "Madame" e ao Dr. Moura, que era gordo e baixo, mas so as trs filhas que possuiro o verdadeiro relevo na sua vida nesta cidade alentejana. Ana e Sofia so duas personagens marcantes em Apario, que levam at ao limite o seu papel no mundo. A irm mais nova, Cristina, relembra, no entanto a memria da humanidade, conseguindo, atravs da msica, a sua harmonia.

Created by Neevia docuPrinter LT trial version http://www.neevia.com

Sofia tem uma face jovem, olhos vivos, "corpo intenso e malevel", mos brancas e subtis, um maravilhoso olhar. Mas segundo o narrador, "uma beleza demonaca, como de uma criana assassina, fulgurava-lhe nos olhos lquidos, na face branca, na boca vida e sangrenta" (cap.7). Provocadora e sensual, o seu amor feito de entusiasmo, de desespero e de loucura. Desde criana, se revela difcil, desafiando tudo e todos, as convenes sociais e morais e a prpria vida, tentando o suicdio. A personagem Sofia aquela que leva at ao fim as consequncias de estar no mundo. Dotada de excessiva energia, preferia o absoluto da destruio. Isto pode observar-se quando a irm parte o brao de uma boneca e ela destri os brinquedos um a um. Sofia uma personagem lunar, nocturna. Tudo nela enigma, com comportamentos, muitas vezes, desconcertantes. O prprio canto, em Sofia, como a sua personalidade, , simultaneamente, sedutor e violento. Alberto inicia o seu conhecimento de Sofia pelo relato do Dr Moura (cap. 3). Comea a dar-lhe lies de Latim. Provocado por ela, envolve-se numa relao como se fosse "o ltimo amor de dois condenados" (cap.7); mas a relao fsica cedo implicou um encontro mais profundo at porque Sofia tambm descobrira "a vertigem da vida". Sofia, com quem se envolvera eroticamente representa a tentao do fracasso e a possvel negatividade das suas interrogaes. E prpria experincia da paixo, de que deve ser responsvel (como pensam os existencialistas), traz-lhe surpresas que no domina. Os momentos erticos vividos resultam de uma atraco impetuosa e vertiginosa, com conotaes de violncia e de perigo do ser que se procura. A relao ntima com Alberto Soares traz para este a quase marginalizao no s na sociedade mas tambm no prprio liceu. Depois de umas frias, Alberto toma conhecimento das relaes de Sofia com Carolino. Os cimes deste acabam em actos de loucura. Carolino tenta matar Alberto (cap. 19) e, num acto de amor e de violncia, acaba por assassinar Sofia (cap. 25) por consider-la superior, enorme, grandiosa. Sofia pagou com vida a sua ousadia.

Ana, a filha mais velha do Dr. Moura, revela-se, para Alberto, de uma enorme grandeza. Inquieta, parece, at certo momento, aceit-lo e compreend-lo, embora resista sua notcia "messinica". A sua sabedoria seduz o professor. Ana possui cabelos longos e lisos, face magra, olhar vivo. Est casada com Alfredo Cerqueira, um homem honesto, prtico, mas um pouco grosseiro. Lera dois livros de Alberto e sentira-se tocada pelas consideraes existencialistas que neles se vislumbram. Parece haver uma interseco entre a verdade de Ana e a verdade de Alberto. Alberto chega a considerar que Ana tambm sabe as palavras do abismo. A angstia perante a fragilidade e limitaes da condio humana so para a irm de Sofia o resultado de uma experincia: sem possibilidade de ter filhos, sente-se frustrada; e sente-se infeliz e um pouco humilhada por ver que o marido, Alfredo Cerqueira, gosta de exibir "a sua posse" (cap.9), s tem preocupaes de ordem prtica com da herdade e no tem cuidado como se veste ou como fala. Como no pode ter filhos, Ana revela-se frustrada, transferindo o seu potencial de amor materno para a Cristina. Com a morte de Cristina, num desastre, transforma o seu comportamento. Ela representa a angstia metafsica e a integridade, com o regresso ao equilbrio interior. Consegue encontrar a paz de esprito quando, tempos depois, adopta os dois filhos do Bailote, que se suicidara.
Cristina uma menina de 7 anos, admirvel, de cabeleira loura. Tocava o "Nocturno 20" de Chopin divinamente. Cristina s arte. criana e no questiona ainda a vida, revelando, com a sua msica, um mundo maravilhoso de harmonia. A sua inocncia tornar presente "o mundo do prodgio e da grandeza". Cristina uma apario maravilhosa. A sua msica tem, para o narrador, o dom da revelao. Morrer tragicamente ao regressar de Redondo, mas a sua imagem, a sua msica e o silncio da morte ser para sempre uma amargura, presente na

Created by Neevia docuPrinter LT trial version http://www.neevia.com

memria de Alberto. Cristina, dotada de grande pureza, representa mais alguma coisa para alm do que a feio humana permite. Parece no pertencer ao mundo terreno. Atravs da morte vai possibilitar a Alberto a exaltao integral da condio humana, "ter a evidncia cida do milagre do que sou, de como infinitamente necessrio que eu esteja vivo, e ver depois, em fulgor, que tenho de morrer". Cristina e a fora mgica da sua msica continuaro vivas na memria de todos. (Cristina, to jovem, de 7 anos, consegue executar o "Nocturno 20". Este facto inspirado num facto real. Verglio Ferreira tinha uma afilhada com a idade prxima da de Cristina que tocava o "Nocturno", Dorinha, a quem ele dedica o romance Apario. Quando Verglio Ferreira completou 77 anos e 50 anos de vida literria, a Dorinha, num colquio de homenagem no Porto, foi tocar "Nocturno" que j tocava quando criana.) CAROLINO Carolino, o Bexiguinha, primo do Engenheiro Chico, tambm uma personagem importante nesta aco, quer pelo louco assassinato de Sofia, quer sobretudo pela sua fascinao pela morte como criao.

Cristina uma menina de 7 anos, admirvel, de cabeleira loura. Tocava o "Nocturno 20" de Chopin divinamente. Cristina s arte. criana e no questiona ainda a vida, revelando, com a sua msica, um mundo maravilhoso de harmonia. A sua inocncia tornar presente "o mundo do prodgio e da grandeza". Cristina uma apario maravilhosa. A sua msica tem, para o narrador, o dom da revelao. Morrer tragicamente ao regressar de Redondo, mas a sua imagem, a sua msica e o silncio da morte ser para sempre uma amargura, presente na memria de Alberto. Cristina, dotada de grande pureza, representa mais alguma coisa para alm do que a feio humana permite. Parece no pertencer ao mundo terreno. Atravs da morte vai possibilitar a Alberto a exaltao integral da condio humana, "ter a evidncia cida do milagre do que sou, de como infinitamente necessrio que eu esteja vivo, e ver depois, em fulgor, que tenho de morrer". Cristina e a fora mgica da sua msica continuaro vivas na memria de todos. (Cristina, to jovem, de 7 anos, consegue executar o "Nocturno 20". Este facto inspirado num facto real. Verglio Ferreira tinha uma afilhada com a idade prxima da de Cristina que tocava o "Nocturno", Dorinha, a quem ele dedica o romance Apario. Quando Verglio Ferreira completou 77 anos e 50 anos de vida literria, a Dorinha, num colquio de homenagem no Porto, foi tocar "Nocturno" que j tocava quando criana.) CAROLINO Carolino, o Bexiguinha, primo do Engenheiro Chico, tambm uma personagem importante nesta aco, quer pelo louco assassinato de Sofia, quer sobretudo pela sua fascinao pela morte como criao.

Created by Neevia docuPrinter LT trial version http://www.neevia.com

Anda mungkin juga menyukai