Anda di halaman 1dari 2

Cardpio antissdio combate a hipertenso e reteno de lquido Ch e frutas so aliados na hora de excretar o nutriente do organismo Por Carolina Gonalves

- publicado em 01/01/0001 Ser que o seu prato de comida est salgado demais? Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) apontam que sim. O brasileiro consome mais que o triplo do sal do que deveria - so 12g ingeridas contra as 3g recomendadas diariamente pelo Instituto Nacional de Cardiologia. Isso acontece porque alm do sal que acrescentamos comida, ingerimos tambm diversos produtos industrializados que so ricos nesse ingrediente. O maior problema do consumo desenfreado que o sal a principal fonte de sdio, nutriente que em excesso traz um caminho de males para a sua sade. Hipertenso, reteno de lquidos, inchao e clculo renal fazem parte da lista.

A boa notcia que possvel reduzir as quantidades de sdio em nosso corpo com mudanas na alimentao - no apenas cortando o sal e o sdio escondido dos alimentos, como tambm ingerindo nutrientes que favorecem sua excreo, diminuindo sua concentrao no organismo. Confira quais so eles: Potssio: o melhor amigo Para entender porque o potssio to importante para reduzir os nveis de sdio no organismo, primeiro devemos saber que o sdio e o potssio tem uma relao bem prxima exercendo as funes em nosso corpo. "A presso sangunea regulada, em parte, por um balano entre potssio e sdio dentro das clulas, sendo o primeiro relaxador das paredes dos vasos sanguneos, e o segundo responsvel pelo aumento da presso arterial", explica o nutricionista Wellington Pinheiro, de So Paulo. Dessa forma, ingerir alimentos ricos em potssio induz a eliminao do sdio pelos rins, diminuindo sua concentrao em nosso corpo. "Diversos estudos tm demonstrado que o aumento da quantidade de potssio na dieta pode reduzir muito o risco de doenas cardiovasculares e tm efeitos positivos sobre a presso sangunea", completa o especialista. Banana, batata, peixes, abbora e damascos secos so exemplos de alimentos ricos em potssio. gua Quando a concentrao de sdio aumenta demasiadamente, o crebro envia uma mensagem para aumentar a ingesto de gua. "Sensores localizados nos vasos sanguneos e nos rins identificam que h excesso de sdio e promovem uma reao em cadeia que tenta aumentar o volume de lquido no sangue, sendo necessria a ingesto de gua", explica o nutricionista Wellington. Portanto, beber gua essencial para o controle de sdio no organismo, evitando complicaes como aumento da presso arterial, clculo renal e reteno de lquidos. gua de coco Alm de atuar na reduo dos nveis de colesterol, ajudando a prevenir doenas cardiovasculares, a gua de coco uma fonte natural de potssio e tem ao diurtica, auxiliando duplamente a diminuir os nveis de sdio em nosso organismo. " importante ressaltar que a gua de coco no substitui a gua natural e seu consumo dirio deve ser de at trs copos de 300ml cada", alerta a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clnica Gastro Obeso Center.

Chs diurticos Plantas como alfafa, hibisco, cabelo de milho, cavalinha, dente-de-leo, rosa-mosqueta e folha de abacate rendem chs com alto potencial diurtico, alm de favorecer o bom funcionamento dos rins, ajudando na eliminao de sdio pela urina. " importante ressaltar que os chs diurticos no s ajudam na eliminao de sdio, como tambm de gua, e por isso no devemos esquecer a hidratao", diz o nutricionista Wellington. "A quantidade recomendada seria de quatro xcaras divididas durante o dia." Alimentos que hidratam A ingesto de gua pode se dar no apenas com os lquidos, mas tambm enriquecendo a dieta com frutas e legumes que possuem altas quantidades de gua em sua composio, complementando a hidratao e auxiliando assim na eliminao de sdio pela urina. "Melancia, abacaxi e morango so exemplos de frutas com alto potencial de hidratao", afirma a nutricionista Sandra. Pepino, tomate, cenoura e alface esto no time de verduras e legumes ricos em gua. Leite e iogurtes O excesso de sal estimula a excreo do clcio pela urina, favorecendo o aparecimento de pedras nos rins e doenas como osteoporose. Ao ingerir leite e derivados, voc no s est aumentando as quantidades de potssio em seu corpo como tambm est repondo as perdas de clcio que o sdio proporciona. Um estudo chins publicado no peridico Nutrition descobriu que a ingesto de leite tem um impacto positivo no combate hipertenso, justamente por favorecer a excreo de sdio. "Entretanto, importante ficar de olho na tabela nutricional, principalmente de iogurtes e outros derivados industrializados do leite, pois estes podem levar conservantes e at mesmo sdio", ressalta Wellington Pinheiro. mega3 "Esse nutriente precursor da prostaglandina, substncia que aumenta a excreo renal do sdio e melhora a vascularizao", explica a nutricionista Sandra. Um estudo da Universidade Northwestern (EUA) acompanhou 85.000 mulheres por 10 anos e descobriu que o mega 3 ajuda a reduzir a presso arterial. Peixes (salmo, atum e truta), linhaa, nozes, brcolis e feijo so algumas fontes desse nutriente.

Anda mungkin juga menyukai