Anda di halaman 1dari 32

capazes de transformar o mundo.

A leitura contribui para uma boa formao, nos tornando cada vez mais capazes de interferir verdadeiramente na realidade. Com essa certeza, h 17 anos, a tecnologia educacional tornou-se o centro das atividades da editora Camargo. O marco deste evento foi estabelecido com o lanamento da primeira coleo de Tecnologia Educacional do Brasil, em um momento de inexistncia de material didtico voltado para o uso dos recursos tecnolgicos integrados s prticas pedaggicas. Como resultado da especial paixo pelo que faz, a equipe de profissionais da editora viu o Sistema Microkids contemplado com o reconhecimento do MEC pela qualidade do material didtico produzido no cenrio educacional. A pr-qualificao se deu aps avaliao e seleo dos trabalhos que impactam de forma positiva os indicadores de qualidade, apontando o Sistema Microkids como material que explora a tecnologia voltada para a educao, incentivando e ampliando os ndices de desenvolvimento

ode um livro mudar o mundo? Um livro pode mudar pessoas e pessoas so

educacional do pas. Essa conquista foi alcanada por meio de estudos que se baseiam nas concepes e teorias relevantes para a educao, como as preconizadas por Vygostsky, Piaget, Paper, Lvy e Perrenoud. Alm disso, o Sistema Microkids considera que as tecnologias j fazem parte da linguagem e cultura de alunos e educadores. Como resultado de sua misso tica e eficiente, alm de estar presente em todos os estados brasileiros, a Microkids tem conquistado espao fora do continente, firmando parceria com a Universidade Jos Mart, de Camagei - Cuba e atuando, tambm, no Japo e em Moambique. O Sistema Microkids viabiliza a integrao curricular; habilita os educandos para o exerccio da autonomia; estimula a pesquisa e a prtica investigativa; inclui digitalmente alunos, pais, educadores e comunidade; reconhece e valoriza a identidade cultural das regies e instituies de ensino e compartilha saberes. O diferencial do Sistema Microkids a ampliao do potencial de uso da tecnologia como recurso pedaggico em atividades

Sistema Microkids Tecnologia Educacional

interdisciplinares, tendo como instrumento principal o computador, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor do educando como agente construtor de seu conhecimento. O material didtico Microkids se compromete com os valores ticos e com a ludicidade, permitindo que os alunos entrem em contato com um mundo curioso e encantador, cheio de mistrios e surpresas que diverte e ensina, tornando os alunos cada vez mais capazes de criar, imaginar e interpretar.

Ampliamos nossas parcerias e nossos servios pedaggicos com o objetivo de melhor atender nossos colaboradores. Inovamos ao buscar avanos nas redes sociais e nas plataformas on-line atravs do ambiente colaborativo e dos servios de webconferncias, sempre pensando na formao docente continuada. A Microkids tem conscincia de sua responsabilidade social e acredita que possvel diminuir as desigualdades sociais a partir do acesso e incentivo ao uso da tecnologia.

MEC
PR-QUALIFICADO PELO
D.O.U. de 14 de setembro de 2007
Usurios do Sistema Microkids no Brasil.
Fonte: Relatrio de Vendas 2012/2013.

COLEO MICROKIDS

Material Transdisciplinar
A educao nacional vive hoje a necessidade da competncia e da agilidade para servir cada vez melhor a sociedade brasileira. Assim, o Sistema Microkids atende a Educao Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Mdio. Foi desenvolvido para as plataformas Windows e Linux, possibilitando sua adoo em ambos os sistemas operacionais. Os livros apresentam a tecnologia como recurso pedaggico transdisciplinar, estimulando reflexes geradas a partir de atividades ldicas e contextualizadas que promovem a investigao, a comunicao e o esprito criativo, dispensando conhecimentos aprofundados dos aspectos tcnicos. O material didtico acompanhado por CD-ROM com softwares educacionais, biblioteca de livros virtuais, banco de imagens, vdeos e atividades enriquecedoras que transformam a experincia em saber, isto , em aprendizagem significativa.

Assessoria Pedaggica
A Assessoria Pedaggica foi criada como um canal de comunicao e interao com os profissionais da educao de todas as reas de conhecimento, consolidando uma autntica parceria, cujo foco promover uma troca contnua entre os profissionais envolvidos no Sistema. Durante todo o ano letivo, oferecido suporte pedaggico, formao on-line, atualizao pedaggica em relao ao uso de recursos tecnolgicos, desenvolvimento de projetos educacionais e planos de aula diversificados. As formaes distncia Microkids acontecem por meio de webconferncia, que um encontro virtual que permite um possvel compartilhamento de voz, vdeos, textos e arquivos, com o objetivo de oportunizar um maior conhecimento dos softwares na prtica. A equipe multidisciplinar da Microkids formada por profissionais que atuam nas diversas reas do conhecimento (Pedagogia, Informtica Educacional, Sistema de Informao, Lingustica, Educao Matemtica, Cincias da Educao, Psicologia, Administrao de Empresas e Tcnicos em Informtica). Nossos contatos: Nossos contatos: Telefone: (27) 3339-8283 Telefone: +55 27 3339-8283 Portal: www.microkids.com.br Portal: www.microkids.com.br E-mail: suporte@microkids.com.br E-mail: suporte@microkids.com.br Redes sociais: facebook.com.br/microkidsBR Redes sociais: facebook.com.br/microkidsBR e twitter.com.br/microkidsBR. e twitter.com.br/microkidsBR.

PROJETOS ETC

Premiaes

Prmio Top of Quality

Prmio Top of Business

Prmio Top of Business

Reconhecimento

Parceria

MEC
PR-QUALIFICADO PELO
D.O.U. de 14 de setembro de 2007

Softwares de Aprendizagem
Sute de aplicativos Microkids Studio
O Microkids Studio um software de autoria desenvolvido especialmente para possibilitar a interdisciplinaridade atravs de suas diversas ferramentas, permitindo o desenvolvimento de Ambientes do Microkids Studio
Crie suas histrias em quadrinhos. Crie uma galeria animada com seus desenhos e chame a turma para assistir.

projetos multimdia, utilizando elementos como sons, imagens, edio de textos, criao de quadrinhos, adequados metodologia de ensino do Sistema Microkids.

Cartes, faixas e cartazes tudo isso para voc criar.

Atravs das imagens seja criativo e escreva a sua histria. Aqui voc o autor, crie revistas ou livros e todos vo querer ler.

Seja um artista. Faa lindos trabalhos e publique-os.

Hoje os alunos tm acesso tecnologia cada vez mais cedo e os recursos da informtica j fazem parte da sua vida. A partir dessa perspectiva, os softwares educacionais so considerados, pelo Sistema Microkids, um recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem no qual o foco o aluno. Como elemento motivador, possibilita instituir uma nova maneira 6

de aprender, com uma linguagem prxima dos alunos e com a interao e o feedback do que foi produzido de maneira dinmica, participativa e interativa. Os softwares educacionais so de interface simples e agradvel, com atividades criativas que propiciam o desenvolvimento das habilidades intelectuais e tcnicas do educando. Destacam-se:

Sistema Microkids Tecnologia Educacional

Caras - Explora os sentidos por meio da criao de personagens, alm de abordar questes da diversidade tnica e cultural. Monte Cidade - Desenvolve habilidades motoras e visuais na construo da maquete de uma cidade onde cada elemento pode ser impresso e montado. Alimentos - Possibilita uma aprendizagem ldica sobre uma boa alimentao, onde as crianas podem preparar receitas ajudando o chefe na seleo dos ingredientes. Reciclagem - Promove a reexo sobre o cuidado do planeta e a qualidade de vida, ao recolher o material reciclvel e fazer a coleta seletiva. Caa ao Tesouro - Agua o processo de investigao e explorao, vivendo diferentes aventuras que exigem conhecimento de matemtica, lngua portuguesa e meio ambiente. Horta - Estimula aprendizagem signicativa e desenvolve coordenao motora e habilidades matemticas ao plantar, cultivar e colher os alimentos. Geomapa - Aprimora e exercita o conhecimento do aluno sobre os estados brasileiros e sua localizao no mapa do Brasil. ShowKids - Testa o conhecimento do aluno sobre vrias reas de interesse, atravs de um show de perguntas.

Construtor de Games - Promove aprendizagem ldica sobre noes de lgica e construo e criao de jogos de maneira simples. Editores de Exerccios Interativos - Cria e desenvolve exerccios interativos e objetos digitais para publicar na web. Projetos e Animaes 3D - Amplia conceitos de geometria espacial e estimula a criatividade ao criar e animar objetos tridimensionais. Realidade Aumentada - Transferncia de imagens em 3D para Realidade Aumentada, onde pginas estticas ganham vida na tela do computador. Editores de Vdeo - Produo e edio de documentrios e curta-metragem com vdeos, imagens, sons, trilha sonora, efeitos de transio e em 3D. Design de Interiores - Agua a imaginao ao planejar e projetar a planta de uma casa ou sede em espao bidimensional e tridimensional, aplicando os mtodos de representao grca. Editores de Imagens - Estimulam a criatividade e o conhecimento sobre manipulao de imagens, inserindo os alunos no mundo da publicidade, anal, Uma imagem vale mais do que mil palavras!.

projetosetc
Projetos ETC (et cetera) uma coleo flexvel que permite atender a proposta pedaggica de cada escola. Em resultado de pesquisas realizadas com estudantes, sobre suas reas de interesses utilizando a tecnologia, desenvolvemos a mais nova coleo do Sistema Microkids Tecnologia Educacional. Estruturada em projetos, oferece um leque de possibilidades a serem trabalhadas em sala de aula e laboratrio de informtica, por meio de estratgias articuladas entre os contedos e as ferramentas tecnolgicas. Os projetos viabilizam a integrao das reas de conhecimento, o exerccio da autonomia, a habilitao para a pesquisa e a prtica investigativa. Professores tero a oportunidade de aliar seus contedos programticos de forma prtica, criativa e inovadora.
8

educao tecnologia construo


VIVER PERIGOSAMENTE
Inseguranas, incertezas e mudanas so temas vivenciados na adolescncia. Atravs da construo de um game, os alunos, mobilizam a comunidade escolar sobre perigos como: drogas, m utilizao da internet , bullying e sexualidade precoce.

REAS DO CONHECIMENTO

HABILIDADES TECNOLGICAS

Lngua Portuguesa Arte Matemtica Cincias Filosoa

Apresentao dinmica e interativa Construo de Jogos Digitais

HQ S.A
D e s envo l va suas habilidades tecno lgicas a partir da criao de histrias em quadrinhos, animaes, manipulao de imagens e atividades interativas digitais.

REAS DO CONHECIMENTO

HABILIDADES TECNOLGICAS

Lngua Portuguesa Arte Matemtica

Histrias em Quadrinhos Editorao de Imagens Livro Interativo Multimdia Construo de Sites

Sistema Microkids Tecnologia Educacional

DESTINO VERDE
Sustentabilidade! A pr opos t a des te projeto incentiva a for ma o de uma conscincia ambientalista ao explorar as habilidades do planejamento, organizao e empreendedorismo cooperativista.

MOVIMENTO E TECNOLOGIA
Luz, Cmera, Ao! Experimente o mundo do cinema e torne-se um roteirista, produtor e editor de um documentrio utilizando as ferramentas tecnolgicas.

REAS DO CONHECIMENTO

HABILIDADES TECNOLGICAS

REAS DO CONHECIMENTO

HABILIDADES TECNOLGICAS

Lngua Portuguesa Arte Matemtica Cincias Geograa

Produo Textual e Visual Construo de Projetos em 3D Planilha Eletrnica Publicidade

Lngua Portuguesa Arte Educao Fsica Cincias

Filmagem e Edio de udio e Vdeo Produo de Roteiro Editorao de Imagens Planilha Eletrnica

XADREZ, A ARTE DE PENSAR


Seja audacioso! Desenvolva o raciocnio lgico neste projeto marc ado por mistrios e pensamentos rpidos ao criar planilhas eletrnicas, jogos e animaes.

ANIME A IDEIA
Real ou vir tual? Descubra como pginas estticas ganham vida na tela do computador com projetos e animaes em 3D aplicados Realidade Aumentada.

REAS DO CONHECIMENTO

HABILIDADES TECNOLGICAS

REAS DO CONHECIMENTO

HABILIDADES TECNOLGICAS

Lngua Portuguesa Arte Educao Fsica Matemtica

Xadrez Planilha Eletrnica Construo de Jogos com Linguagem de Programao

Lngua Portuguesa Arte Fsica Matemtica

Publicidade Modelagem e Animao em 3D Realidade Aumentada

Educao Infantil caracteriza-se pelas diferentes oportunidades de conhecer o mundo atravs de vivncias e experincias individuais que enriquecem e ampliam a percepo da realidade. A apropriao de conhecimentos integrados explorao de ferramentas tecnolgicas propicia ao aluno variadas maneiras de ver e de entender saberes por meio do processo de aprendizagem, desenvolvendo o repertrio oral baseado em atividades ldicas que estimulam a reflexo, a participao e a colaborao. Os projetos propostos foram reformulados e atualizados enfatizando a comunicao, a troca, a criao de vnculos de forma motivadora com uma linguagem visual estimulante atravs de histrias em quadrinhos e jogos interativos que oportunizam a aprendizagem atravs da prtica.
Como descritores de destaque, encontram-se problemas de clculo com base na contagem, apoiados em representaes gr icas e localizao de informaes explcitas a partir de textos curtos como contos infantis e histrias em quadrinhos.

10

Educao Infantil
Coleo MiCrokids eduCao infantil

Turma mk em: T

Pessoas da Minha Vida

PESSOAS DA MINHA VIDA O registro da histria de vida facilita o processo de mediao do professor na inteno de auxiliar o aluno a entender melhor suas origens e estimula a convivncia de respeito e carinho com professores e famlia. Ao construir seu autorretrato, o aluno percebe o processo de mudana, sua evoluo fsica e cognitiva e se reconhece como um ser especial e nico.

O que voc est fazendo, nando? est to concentrado.

estou aqui vendo essas fotos e pensando... como somos especiais!

eu tambm sou especial!

34

Coleo MiCrokids eduCao infantil

Turma mk em:

divertidas Canes
marcha soldado cabea de papel... Que felicidade essa, tato. Comeou o dia cantando?

DIVERTIDAS CANES Explorando a linguagem musical, esse projeto retoma e enfatiza habilidades de leitura, escrita e raciocnio lgico do aluno. Cantigas de roda so resgatadas, quadrinhas populares e brincadeiras infantis que promovem a experincia pelo trabalho em grupo e cooperativo e apontam para a necessidade das regras e normas encontradas na sociedade.

Aprendi essa msica com meu pai. Ele cantava com os amigos quando era criana.

Tambm aprendi algumas msicas com a minha me.

Cantar mesmo uma gostosa diverso.

Nossos pais cantavam e brincavam com essas msicas. Ns tambm podemos cant-las.

50

Coleo MiCrokids eduCao infantil

Turma mk em:

amigos da natureza
Enfim, ChEGAmOs FAzENdiNhA. pROFEssORA, QUAL O PRimEiRO iTEm dO NOssO ROTEiRO?

AMIGOS DA NATUREZA Valorizar o consumo de produtos naturais atravs da criao de uma horta estimula e motiva o aluno a compreender melhor a importncia da alimentao saudvel, o ciclo da vida e o respeito natureza. Com essa proposta e com os recursos tecnolgicos sugeridos, desenvolve-se a atitude de cuidados com os seres vivos e a preservao do meio ambiente.

vAmOs PRimEiRO NA hORTA.

lEGAL! AQUi QUE PLANTAm As vERdURAs E LEGUmEs.

PENA QUE ONdE EU mORO NO POssO PLANTAR vERdURA Assim.

vOC POdE COmBiNAR COm sUA FAmLiA E PLANTAR Em vAsOs.

QUE iNTEREssANTE!

68

Coleo MiCrokids eduCao infantil

Turma mk em:

ateno, Pare e olhe


LULUTE, vOC NO CONhECE As NOvAs REGRAs dE TRNsiTO? cRiANA s NO BANCO dE TRs?

CALmA, NANdO, EU s sENTEi AQUi dEPOis QUE O CARRO PAROU, PARA dAR Um BEiJiNhO NA mAmE.

ATENO, PARE E OLHE


Hbitos e costumes no trnsito so o foco desse projeto que leva o aluno a reetir sobre o respeito s regras de trnsito, a importncia do uso dos itens de segurana, andar na faixa de pedestre, compreender as cores do semforo, desenvolvendo a capacidade de ouvir, observar e tomar os devidos cuidados com a vida.

CRiANAs AT 4 ANOs E mEiO sENTAm NO BANCO dE TRs, NA CAdEiRiNhA. dOs 4 AO 7 ANOs E mEiO, UsAm O AssENTO ELEvAdO.

dEPOis, AT 10 ANOs, CONTiNUAm NO BANCO dE TRs E COm CiNTO dE sEGURANA.

REsPEiTAR As REGRAs dE TRNsiTO POdE vALER UmA vidA.

92

11

incio do ano letivo uma nova etapa na vida do aluno na qual ele vai conhecer outras crianas, lugares, histrias e ideias. Muitas informaes novas sero aprendidas e este livro, reformulado e atualizado, traz projetos que abordam a identidade do aluno, sua histria pessoal, o lugar onde vive e como ele . Conceitos como tempo, espao, sociedade e cultura se fazem presentes nas atividades sugeridas. A tecnologia, agregada ao processo de aprendizagem, ajuda na compreenso do mundo no qual o aluno est inserido, facilitando a prtica pedaggica do professor no momento da mediao entre aluno e conhecimento.
Os descritores mais relevantes deste volume so o reconhecimento do valor posicional dos algarismos em nmeros naturais; a localizao de nmeros naturais na reta numrica; identi icao de quadrilteros; a localizao de informaes explcitas que completam literalmente o enunciado da questo; a inferncia de informaes implcitas; o reconhecimento de elementos como o personagem principal de um texto e a interpretao de texto com auxlio de elementos no verbais.

12

Primeiro Ano
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 1 ano

Pedaos da Minha Vida


Voc j viu uma colcha de retalhos? Ela feita com pedaos de tecidos que geralmente sobraram de alguma costura. A histria de uma pessoa como uma colcha de retalhos, pois formada dos acontecimentos, dos momentos de alegria e tristeza, dos sonhos da vida de cada um. Veja como Nando descobriu sua histria de vida.

COLCHA DE RETALHOS A famlia a base de tudo! Este projeto objetiva reconhecer a importncia de cada pessoa da famlia. Mostra atravs de uma colcha de retalhos as histrias de vida de cada um, resgatando os cuidados e o respeito aos avs. O aluno conhece sobre as partes do computador, desenvolve habilidades artsticas atravs das ferramentas de softwares de criao, de desenho e construo de ambientes, que estimula a organizao e proporciona noo espacial.

nando em:

ColCha de retalhos
cerTO dia, quandO nandO fOi casa da vOv, encOnTrOu uMa pOrO de reTalh T Talh Os de TecidO espalhadOs pelO quarTO de cOsTura... sO reTalhOs, queridO. sO sObras das cOsTuras que fiz. vOu fazer uMa cOlcha de reTalhOs. nOssa, O que issO vOv?

Me ajude a separar Os reTalhOs?

18

Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 1 ano

A escola um espao direcionado ao aprendizado. um lugar onde passamos boa parte do nosso dia, da nossa vida. Por isso, importante aprendermos a compartilhar, principalmente os conhecimentos que adquirimos no dia a dia. Na escola, conquistamos grandes amizades.
aqui, aprendeMOs a respeiTar Os funciOnriOs e O TrabalhO de cada uM. nOssOs prOfessOres nOs ensinaM e nOs quereM beM!

ESCOLA EDUCA FELIZ O espao escolar deve ter o seu reconhecimento! Este projeto proporciona a construo do conhecimento, compartilha e valoriza as experincias vividas e, tambm, estimula o aluno a ter um olhar observador sobre a nova comunidade da qual participa: a escola. Atravs de diversas dinmicas, incentivando o convvio com o grupo, as ferramentas tecnolgicas possibilitam a edio de textos, construo de cartes e a produo de um alfabeto ilustrado.

48

Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 1 ano

Turma MK em:

resPeitar e PreserVar
a prOfess fessO Ora incen incenTivav ivava ivav a a Tur M a MK a parTicip par icipar ar da caM caMpanh panha a de criar uMa hisTria sObre Os vriOs TipOs de respeiTO:

RESPEITAR E PRESERVAR Respeitar os idosos, as leis de trnsito, os animais e a preservao da natureza so reexes que este projeto proporciona. Atravs de recursos ldicos e as ferramentas do computador estimula-se o fortalecimento de valores como amizade, cooperao e solidariedade. Com a criao de imagens, apresentao de slides e musicalizao enfatiza-se o respeito e a preservao.

1passO 1pass O: cuide dO dOs aniM aniMais

2 passO passO: preserve a na naTureza

3 passO passO: ajude O prxi prxiMO MO

62

Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 1 ano

Turma Mk em:

Contos que enCantaM

CONTOS QUE ENCANTAM


vaMOs, juju, a aula vai cOMear.

nOssa, neM vi O TeMpO passar!

a leiTura nOs perMiTe uMa viageM pelOs cOnTOs. MuiTO legal!

Os contos nos encantam desde a infncia! Este projeto instiga o mundo da leitura, incentiva o aluno a pesquisar e descobrir novas palavras. O uso de ferramentas tecnolgicas facilita a produo de texto e a construo de histrias em quadrinhos atravs da releitura dos contos que encantam.

98

13

criana estimulada a construir e praticar valores como justia e tica em todos os projetos. Nesta edio, reformulada e atualizada, o desafio proposto por meio da diversidade nas atividades e promove o compartilhar, alcanando conquistas com o grupo, alm de desenvolver a conscincia individual da importncia de uma vida saudvel. A escola vista como um lugar privilegiado para aprendizagem e no qual se estimula a leitura de clssicos infantis. A utilizao das ferramentas tecnolgicas facilita a mediao do professor no processo de ensino, agregando o sentimento de prazer nos momentos de estudo, produo e divulgao de conhecimentos.
Os principais descritores observados neste volume so a localizao de informaes em textos informativos e que requerem a seleo e a comparao de dados do texto e a soluo de problemas que envolvem as operaes matemticas bsicas e a leitura de informaes em tabelas.

14

Segundo Ano
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 2 ano

turma mk em:

soMos Feitos de diFerenas


lulute ulute e sua famlia visitando amigos...
mas me, eles sO gmeOs, cOmO pOdem ser tO diferentes?

SOMOS FEITOS DE DIFERENAS O Brasil um pas com diversidade social, cultural e tnico. preciso reconhecer e respeitar as diferenas. Este projeto estimula a socializao e a convivncia em grupo, despertando no aluno, um olhar respeitoso para um mundo mais distante e distinto do seu. Vivencia a cidadania ao utilizar ferramentas tecnolgicas na produo de cartes, apresentaes dinmicas de slides, construo de sua identidade e na comunicao atravs da lngua dos sinais.

eu e VOc sOmOs muitO diferentes mesmO!

filha, ns sOmOs feitOs de diferenas. ObserVe VOc e seu irmO.

24
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 2 ano

turma mk em:

deixe o transporte Me levar...

DEIXA O TRANSPORTE ME LEVAR Reetir sobre regras e normas levam ao respeito, convvio e exerccio da cidadania. Este projeto aborda a evoluo dos tipos de transporte e a importncia do comportamento de motoristas e pedestres no trnsito. As atividades ldicas, atravs do uso das ferramentas tecnolgicas, proporcionam ao aluno a produo de animaes, criao de imagens e material publicitrio para a conscientizao da comunidade escolar.

espera pOr mim!!!

kikO, VOc est atrasadO, pensei que nO fOsse aO passeiO nO museu de miniaturas.

desculpa, prOfessOra, mas meu transpOrte quebrOu!

tOdOs de cintO? J VamOs sair.

50
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 2 ano

a turma resolveu ser os fiscalizadores do meio ambiente. foram dar um passeio pelos arredores da escola e coletar o lixo jogado nas ruas e caladas.

UMA HISTRIA DIFERENTE As histrias funcionam como uma ponte para a imaginao. Este projeto familiariza-se com os livros, estimulando o hbito e o interesse pela leitura. Favorece a interao entre os alunos e o ambiente escolar ao resgatar a vivncia com brinquedos e brincadeiras populares. Neste contexto, as ferramentas tecnolgicas proporcionam condies para o aluno realizar atividades ldicas como a releitura dos clssicos infantis e a criao de histrias em quadrinhos.

horas depois...

nOssa, quantO lixO recOlhemOs...

e pensar que ficaria tudO JOgadO na natureza.

vermelho Para PlsTiCo

azul Para PaPel

verde vidro

marrom maTria orgniCa

82
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 2 ano

turma mk em:

sade Coisa sria


amanh tem campanha de VacinaO. minha me sempre me leVOu para tOmar tOdas as Vacinas desde que eu era um beb.

SADE COISA SRIA O projeto enfatiza a importncia de uma vida saudvel e incentiva hbitos corretos de alimentao e higiene. Nas diversas atividades tecnolgicas destaca-se a pirmide alimentar e a construo de uma dieta balanceada, pesquisando a origem dos alimentos que so adquiridos e trabalhando a produo de uma revista de receitas sobre a importncia da alimentao alternativa.

na sala de vacinao...

trOuxe O meu cartO de Vacina.

Vacina uma impOrtante fOrma de preVenir dOenas.

s uma picadinha, quase nO di! cOmO fOi, tatO?

96

15

ialogar sobre questes ligadas vida, ao ambiente, s questes sociais e cincia, essa a base dos projetos deste volume, reformulado e atualizado, que prope rever conceitos. Novos significados so dados aprendizagem por meio das atividades que envolvem o uso da tecnologia, promovendo transformaes atitudinais e novas formas de ser e de atuar no mundo. A interao do indivduo com o ambiente, com os seres vivos e com a sociedade so temas que exploram contedos de base cientfica, que motivam o aluno para o aprendizado de maneira colaborativa e compartilhada, desenvolvendo habilidades de expresso artstica e cultural atravs de diferentes linguagens como a textual, visual e musical.
Enfatizam-se os descritores de identi icao e localizao de dados em representaes gr icas; relaes e clculos entre medidas de tempo; interpretao de texto com auxlio de elementos no verbais e identi icao da inalidade do texto.

16

Terceiro Ano
COLEO MICROKIDS ENSINO FUNDAMENTAL - 3 ANO

TURMA MK EM:

Pequenos Grandes Artistas

PEQUENOS GRANDES ARTISTAS O tema base deste projeto reconhecer as diferentes expresses culturais populares. Cada experincia valorizada de forma atrativa e criativa com o uso do computador. O aluno, atravs das ferramentas tecnolgicas, desenvolve atividades de construo de imagens, cartes e histrias em quadrinhos incentivando a solidariedade na comunidade em que vive.

EU SONHEI TUDO ISSO! PENA QUE LOGO ACORDEI...

UAU! SERIA MUITO LEGAL SE UM CIRCO VIESSE AQUI NO NOSSO MUNICPIO.

60
3oANO_2011_Final(CORRECAO_07-10-2011).indd 60

COLEO MICROKIDS ENSINO FUNDAMENTAL - 3 ANO

13/12/2011 15:26:57

TURMA MK EM:

Que Chuva!
QUASE NO PUDE VIR PARA A ESCOLA, EST CHOVENDO DEMAIS.

NOSSA! VI NO JORNAL QUE MUITOS BAIRROS ESTO BASTANTE ALAGADOS.

QUE CHUVA! O objetivo maior deste projeto o exerccio de cidadania atravs de atividades relacionadas ao saneamento bsico, abordando a educao scal de maneira simples, prtica e ldica. O uso de softwares especcos motiva o aluno a observar, argumentar e ampliar seu conhecimento lingustico e cultural ao construir cartazes e atividades interativas digitais para propiciar a conscientizao da comunidade escolar em relao ao exerccio da cidadania.
13/12/2011 15:25:03

O TATO E O TJ NO VIERAM. SER QUE O BAIRRO DELES ALAGOU?

VOU LIGAR PARA ELES.

EU TROUXE O JORNAL PARA LERMOS AS NOTCIAS.

36
3oANO_2011_Final(CORRECAO_07-10-2011).indd 36

COLEO MICROKIDS ENSINO FUNDAMENTAL - 3 ANO

TURMA MK EM:

Que Bicho Esse?


PROFESSORA, A LULUTE AINDA NO CHEGOU. O QUE SER QUE ACONTECEU?

QUE BICHO ESSE? Este projeto proporciona ao aluno uma reexo sobre seu papel e atitudes na preservao e cuidado dos animais. Desperta a observao das diferenas e caractersticas encontradas no mundo animal. Atravs da utilizao dos recursos tecnolgicos, o aluno produz e edita textos, constri atividades interativas digitais e desenvolve apresentao dinmica com slides reconhecendo-se como cidado crtico e participativo capaz de transformar o meio em que vive.
13/12/2011 15:22:08

MINUTOS DEPOIS...

EU PERDI MEU ANIMALZINHO. ACORDEI E ELE TINHA DESAPARECIDO!

CALMA... A MINHA SUSE TAMBM HAVIA SUMIDO, MAS LOGO A ENCONTREI! VAMOS AJUDAR A ENCONTRAR SEU ANIMALZINHO TAMBM.

8
3oANO_2011_Final(CORRECAO_07-10-2011).indd 8

COLEO MICROKIDS ENSINO FUNDAMENTAL - 3 ANO

TURMA MK EM:

Aniversrio do Municpio
EI, TATO, VOC J EST SABENDO DA NOVIDADE? NOVIDADE? MAIS UMA NOVIDADE? ME CONTA LOGO.

ANIVERSRIO DO MUNICPIO Este projeto estimula o aluno a conhecer melhor o lugar onde mora e o motiva a reetir sobre a importncia da matemtica no cotidiano. Os recursos ldicos e tecnolgicos usados proporcionam a pesquisa e a produo de uma revista sobre o municpio ao qual reside, incentivam a construo de uma planilha eletrnica de gastos promovendo a integrao entre os colegas e uma atitude colaborativa perante a sociedade.

EST CHEGANDO O ANIVERSRIO DO NOSSO MUNICPIO E TEREMOS MUITAS ATRAES.

QUANTOS ANOS ELE EST FAZENDO?

ELE FOI FUNDADO NO ANO DE 1734. ENTO S PEGARMOS O ANO EM QUE ESTAMOS E SUBTRAIRMOS. PUXA, NOSSO MUNICPIO J TEM MAIS DE 270 ANOS.

86
3oANO_2011_Final(CORRECAO_07-10-2011).indd 86 13/12/2011 15:29:14

17

s projetos sugeridos neste livro, reformulado e atualizado, foram construdos para o crescimento constante do aluno como sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem. O computador utilizado como ferramenta de apoio no desenvolvimento das atividades propostas. Em todo o momento, o aluno convidado a atuar como personagem junto Turma MK. A tecnologia apresentada como elemento natural do processo de construo do conhecimento. H total interao com os temas abordados, que do nfase ao respeito e preservao do planeta, alm dos procedimentos e atitudes de cada um no que tange boa alimentao. As atividades exploram softwares que abordam astronomia e histria em quadrinhos, tornando o aluno mais atuante na condio de autor da construo de um mundo melhor.
Os descritores que se destacam so o de localizao das informaes explcitas, a partir da reproduo das ideias de um trecho do texto; inferncia do sentido de uma expresso, mesmo na ausncia do discurso direto; reconhecimento da representao decimal de medida de comprimento e sua localizao na reta numrica.

18

Quarto Ano
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 4 ano

turma mk Em:

Passeio Fazenda
Eu tambm Estou fEliz Em Ei, JuJu, quE saudadE! vEr a turma! bom Estar dE volta Escola!

PASSEIO FAZENDA O projeto convida o aluno para um delicioso passeio em uma fazenda. Ser preciso uma dose de animao para desenvolver, atravs das ferramentas tecnolgicas, uma apresentao dinmica do ciclo de vida das plantas, vivenciar experimentos, construir planilha eletrnica com clculos dos produtos da horta e produzir textos e imagens propiciando a conscientizao da comunidade com os cuidados do meio ambiente.

oi, turma, como foram as frias?

Eu PassEi muitos dias na ParticiPEi dE um camPEonato dE skatE. fazEnda do mEu tio. quEro convid-los a Passar o Prximo fEriado l.

JoguEi muito basquEtE.

fui convidado Para tocar na banda do bairro! mEus tios E Primos viEram mE visitar!

6
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 4 ano

turma mk Em:

uau! J chEgamos.

aventuras no acaMPaMento

AVENTURAS NO ACAMPAMENTO Neste projeto, viva a alegria e a aventura de apreciar o belo cenrio que o cu e a terra nos proporcionam. Utilizando ferramentas tecnolgicas, o aluno explora um pouco mais sobre nosso Sistema Solar, desenvolvendo uma animao grca. Os diferentes meios de comunicao so trabalhados na construo de uma linha do tempo atravs da pesquisa e prtica investigativa.

quE maravilha! montanhas, lago E camPo dE futEbooool!

gEntE... ondE Posso colocar minha bagagEm?

adoro acamPar. sE Eu PudEssE, viria toda sEmana Para EssE lugar.

34
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 4 ano

turma mk Em:

Feira de QuadrinHos

FEIRA DE QUADRINHOS A Turma MK se inscreveu no concurso de Histrias em Quadrinhos. Diferentes tipos de linguagens textuais fazem parte deste projeto. O aluno dever fazer uma apresentao dinmica com informaes sobre o estado onde reside, compartilhando com colegas de outros lugares e, para vencer o concurso, produes textuais e visuais sero necessrias na construo de um HQ.

visitE a 1 a fEira dE quadrinhos, sEr no EsPao cultural. tErEmos autoridadEs E grandEs autorEs dE histrias Em quadrinhos.

Ei, turma! vocs viram as novidadEs do Jornal?

Eu vi ontEm na tv, o Jornal local Estava anunciando.

a Escola PodEria nos inscrEvEr.

Ento vamos at a ProfEssora bEla, Ela dEvE sabEr sobrE o concurso.

claro, crianas, a dirEo da Escola vai nos inscrEvEr.

o concurso ir PrEmiar os autorEs mirins mais criativos, E sEi quE vocs gostam dE dEsafios.

64
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 4 ano

turma mk Em:

coMo nasce uM Heri

COMO NASCE UM HERI Este projeto resgata e cultiva os valores importantes e necessrios para o dia a dia, entre eles o respeito, ajuda ao prximo, amor e amizade. O aluno vivencia a cidadania a partir de situaes desafiadoras e significativas. Nas diversas atividades tecnolgicas destaca-se a construo de um livro interativo multimdia.

86

19

ste volume, atualizado e reformulado, potencializa a aprendizagem, o raciocnio lgico, os talentos artsticos e a criatividade. As linguagens escrita e oral so ampliadas, assim como so desenvolvidas habilidades matemticas especficas desta etapa cognitiva. Enfatiza-se o esprito investigativo, a autonomia e a discusso que envolve preconceito e marginalizao a partir da realidade do aluno e dele como sujeito responsvel pelos seus atos em relao aos colegas e a si prprio. Valorizam-se a amizade, gestos de carinho, respeito e tica de maneira integrada ao uso das tecnologias que facilitam o desenvolvimento e a construo de conhecimento.

Os assuntos abordados esto articulados com os descritores sobre resoluo de problemas que envolvem converso ou relao de diferentes unidades de grandeza e identi icao de tema em textos expositivos e informativos.

20

Quinto Ano
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 5 ano

tuRma mK em:

bullyinG no brinCadeira

BULLYING NO BRINCADEIRA O Bullying um tema presente no ambiente escolar. Neste projeto, o aluno mergulha na formao do povo brasileiro com intuito de desmisticar o preconceito, levando todos a entenderem que as diferenas so comuns e importantes e, por isso, devem ser respeitadas. Baseada na interdisciplinaridade e, com a utilizao dos recursos tecnolgicos, cria-se uma apresentao dinmica na escola para conscientizao de todos os alunos.

8
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 5 ano

tuRma mK em:

ConsuMo ConsCiente: isso Para VoC taMbM


ao longo dos anos, o ser humano vem tomando atitudes que esto destruindo o planeta: a maneira como exploramos a natureza, o descaso com o lixo, o desrespeito das indstrias com o meio ambiente e o consumo crescente tem causado danos irreparveis teRRa.

ISSO PARA VOC TAMBM As relaes com o meio ambiente o tema central deste projeto. O aluno, atravs de pesquisa, estimulado a repensar as relaes com o meio em que vive. Aborda a preservao ambiental, a reciclagem e o consumo consciente. Um problema local gera uma campanha em prol do meio ambiente. Nessa atividade, desenvolvem-se materiais como faixas, ilustraes, um livro virtual com atividades interativas.

UTI a na net Pla

32
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 5 ano

tuRma mK em:

Falando de Corao
Para termos uma vida saudvel, necessria a unio de alguns fatores que mantm o equilbrio do nosso corpo: bons hbitos alimentares, praticar exerccios fsicos regularmente, ter um sono equilibrado e uma mente tranquila. Quando no optamos por uma vida saudvel, os riscos de ficarmos doentes so, sem dvida, maiores.

FALANDO DE CORAO Falar de corao coisa sria! A partir de reexes sobre o desenvolvimento de hbitos saudveis o aluno se envolve em uma variedade de aes construindo os prprios materiais, que incentivam uma melhora na sua qualidade de vida e divulgam Os 8 Remdios da Natureza com as ferramentas tecnolgicas aprendidas.

56
Coleo MiCrokids ensino FundaMental - 5 ano

tuRma mK em:

Mostra cultural:

o Grande desaFio

O GRANDE DESAFIO Diante de um desao, o aluno incentivado a desenvolver suas habilidades artsticas e demonstr-las atravs da msica, criao de vdeo, poesia e teatro. A ideia central transformar o aluno em um agente capaz de escrever, compor e interpretar, expressando de forma crtica sua maneira de pensar.

21

Apresentaes Dinmicas Criao de Desenhos Animados e atividades interativas digitais Edio de Imagens e Vdeos Linguagem de programao Noes de lgica Planilha Eletrnica Produo e Edio de Textos

lhar, sentir, imaginar, pensar. Os projetos deste livro ajudam o aluno a compreender a realidade na qual est inserido, o mundo prximo e distante por meio das aes dos homens em diferentes pocas e lugares. Promove a reflexo dos significados da cultura, explora as manifestaes das atividades humanas e as expresses artsticas num clima de mistrio, enigmas e aventuras que proporcionam ao aluno uma aprendizagem dinmica, significativa e de potencial transformador em relao sociedade. A diversidade da aplicao da tecnologia contribui e influencia na produo de saberes, tendo o aluno como protagonista do processo de aquisio e desenvolvimento de conhecimentos cientficos com a colaborao da mediao do professor.
Os descritores que se destacam nas atividades propostas so a resoluo de problemas de clculo, inclusive aqueles que se apoiam em representaes gr icas, as inferncias de informaes implcitas e o reconhecimento de elementos como o personagem principal.

22

Sexto Ano

OPERAO RESGATE Sabemos que, hoje, trabalhar valores representa no apenas saber o que certo ou errado, mas tambm, ter a certeza de que a solidariedade, o respeito, a honestidade e o dilogo no esto fora de moda. Para participar da aventura deste projeto preciso desenvolver, atravs de ferramentas tecnolgicas, atividades interativas digitais, cartes, edio de vdeo e lbuns, proporcionando ao aluno a reexo de que mesmo quando grande parte da humanidade no respeita estes valores, possvel fazer a diferena.

XADREZ, A ARTE DE PENSAR O xadrez uma excelente e exvel ferramenta pedaggica! timo recurso para desenvolver habilidades como a ateno, a imaginao, a anlise sistemtica, o raciocnio lgico entre outros. A proposta deste projeto possibilitar o aprendizado do xadrez desenvolvendo competncias tecnolgicas atravs da criao de jogos e animaes que estimulam e promovem momentos interessantes e prazerosos.

DESAFIOS NO CU E NA TERRA Vemos constantemente as consequncias das aes do homem sobre a natureza. Alguns desastres naturais e suas consequncias so explorados no projeto e a corrida contra o tempo ajuda a criar um clima de suspense. O aluno desenvolver animaes, edio de imagens, apresentaes dinmicas e interativas proporcionando a conscientizao da comunidade na conservao e preservao do meio ambiente.

23

Animao em 3D Atividades Interativas Digitais Criao de Site Desenhos Vetoriais Linguagem de Programao Mixagem Planilha Eletrnica Produo de HQ

ste livro apresenta projetos que levam construo do conhecimento pelo aluno a partir de informaes geradas por perguntas desafiadoras e respostas surpreendentes que permitem descobertas de conceitos interessantes. Com o uso das ferramentas tecnolgicas, as atividades centrais esto imersas em mistrios e aventuras agregando aprendizagem mais motivao e significado. Suspense, ao, cultura, estilo de vida, identidade so temas abordados que valorizam a realidade do aluno e facilitam a mediao do professor no seu trabalho em sala de aula, ampliando potencialidades e interesses do grupo. Neste nvel, os alunos j encontram narrativas mais complexas que incorporam novas tipologias textuais como matrias de jornal, charges e quadres.

Os principais descritores identi icados so a localizao de dados em tabelas de mltiplas entradas e inferncias de informaes que tratam de sentimentos e caractersticas dos personagens em textos verbais e no verbais.

24

Stimo Ano

HQ S.A. Exercitando a criatividade de forma prazerosa e divertida, as histrias em quadrinhos ganharam o mundo e encantam todas as faixas etrias. Uma forma de arte que soma texto e imagem, tambm reconhecida por ser dinmica e criativa uma ferramenta til para as atividades em sala de aula. Este projeto proporciona ao aluno mergulhar neste universo desenvolvendo habilidades tecnolgicas a partir da criao de HQ, animaes, manipulao de imagens, atividades interativas e digitais, planejamento e construo de site.

MANOBRA RADICAL Praticar esporte saudvel! Este projeto desaa e estimula a prtica de esporte, envolvendo os alunos num concurso de edio de vdeo, com produes textuais e visuais, criao da trilha sonora e animao em 3D para o Canal de Esporte da comunidade escolar. Utilizando os recursos da web o aluno estimulado pesquisa e prtica investigativa.

MOS OBRA preciso pensar de maneira sustentvel! Este projeto promove a solidariedade, a amizade e a participao social a partir de uma Associao de Artesanato atravs da reciclagem. Habilidades como leitura, raciocnio lgico e atitude empreendedora sero desenvolvidas na criao de logotipo, panetos, planilha eletrnica dos custos de produo e um jogo que promove a conscientizao do cidado em relao ao seu papel na conservao do meio ambiente.

25

Apresentao Dinmica Edio de Imagem e Publicidade Modelagem e Animao em 3D Planilha Eletrnica Produo de Documentrio Web Design

acesso aos bens culturais e a importncia dos recursos naturais so o foco dos projetos desenvolvidos neste livro. Para tanto, sero abordados temas que levem reflexo e possibilidade de oportunidades de participao ativa na vida da comunidade e nas experincias culturais que promovem conhecimento e aes sociais de interesse coletivo, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. A integrao de contedos com os recursos tecnolgicos facilita e enriquece o aprendizado j que est vinculada a situaes cotidianas dos alunos no mundo atual, ela feita de forma estimulante, promovendo solues de problemas encontrados no dia a dia do jovem.
As principais habilidades encontradas neste volume podem ser reconhecidas nos descritores que apontam para resoluo de problemas que utilizam as propriedades dos polgonos, converso de grandezas e inferncia no sentido de uma palavra ou expresso em texto jornalstico de divulgao cient ica, em texto literrio e em texto publicitrio.

26

Oitavo Ano

SUCESSO DE BILHETERIA O documentrio no mundo do cinema a base deste projeto que provoca uma releitura atravs da anlise das produes cinematogrcas j conhecidas. As linguagens exploradas por diversas ferramentas tecnolgicas levam ao aluno o desao de criar seu prprio documentrio e assim desenvolver o esprito da pesquisa na seleo de textos, imagens e sons reforando o aprendizado na criao de Quiz usando planilha eletrnica.

GRANDES IDEIAS, NOVOS NEGCIOS A proposta deste projeto despertar no aluno a criatividade, as ideias, a inovao no desenvolvimento de habilidades que envolvam organizao, tomada de deciso e empreendedorismo. O aprendizado se d pela criao de um produto em 3D e a publicidade deste produto.

IH! T ACABANDO! A poluio ambiental um dos principais fatores que colabora com a escassez de gua, que um problema cujo impacto tende a ser cada vez mais grave e que exige a implementao de uma poltica voltada para o desenvolvimento sustentvel. Com a criao de um game, o aluno ser sensibilizado da necessidade de uma ao presente comprometida com as geraes futuras.

27

Criao de Games Design de Interiores Produo e Edio de Documentrios Realidade Aumentada Projetos e Animaes em 3D

organizao deste volume est voltada para o futuro e, principalmente, para o jovem que j se v no mundo como ser social responsvel. Prope vivncias ricas de aprendizagem e cidadania por meio de produo e trocas de conhecimentos. Os temas apresentados integram formao, qualificao e participao cidad que partem da base desenvolvida pelos professores e levam o aluno a construir novas habilidades e novos modos de enfrentar a vida. A diversidade de programas amplia as experincias tecnolgicas promovendo o contato com diversas formas de comunicao como as linguagens oral, escrita e visual.
Os descritores aqui destacados so o reconhecimento do efeito de sentido decorrente do uso de gria, de linguagem igurada e outras expresses em textos argumentativos e de linguagem culta, alm da identi icao de propriedades comuns e diferenas entre iguras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as ltimas s suas plani icaes.

28

Nono Ano

VIVENDO PERIGOSAMENTE No mundo de hoje preciso estar preparado para viver e conviver com os perigos e saber evit-los. Msicas com apologias ao crime organizado, drogas, sexualidade precoce, pedolia, bullying, utilizao da internet so alguns dos assuntos abordados. A proposta aqui se aprofundar nessa temtica e criar um game que sensibilize e oriente a escola e a comunidade.

DESTINO VERDE O nosso Brasil o pas da diversidade e possui cenrios naturais encantadores. Neste projeto sero exploradas as habilidades de planejamento, organizao e empreendorismo, alm de noes de desenvolvimento sustentvel. Atravs de recursos tecnolgicos, o aluno construir a sede de uma cooperativa em 3D que respeita a natureza e oferece servios diferenciados aos ecoturistas.

ANIME A IDEIA No universo da comunicao, o mbito virtual nos traz a Realidade Aumentada, bastante explorada na publicidade. Pginas no so mais estticas e ganham vida na tela do computador. Ao criar um objeto em 3D e aplicar a Realidade Aumentada, ser feita uma reflexo sobre a expanso da comunicao, sua influncia, diversidade e seduo de mensagens e imagens por meio das mais variadas formas de mdia.

29

Ensino Mdio - Volume 1

Os projetos que compem os livros de Tecnologia Educacional do Ensino Mdio I e II tm como objetivo inserir os estudantes nas novas realidades do atual mundo globalizado. Atravs da mdia, jornais, rdio, TV e internet, a Coleo incentiva a construo de atividades formativas voltadas tambm para o mercado de trabalho.

O material didtico permite o desenvolvimento das competncias e habilidades necessrias aprendizagem e utilizao dos recursos tecnolgicos que envolvem as mais diversas reas do conhecimento.

A Terra que queremos


Na histria da humanidade, pode-se encontrar inmeros registros da modificao do meio ambiente a partir da interferncia do homem. Os motivos que o levaram a estas mudanas podem ser a necessidade de consumo de alimento, de espao para moradia, entre outros, mas que, de qualquer forma, trouxeram consequncias. O Brasil ocupa o 4 lugar (Galileu, 2009, pag 30) como maior poluidor do clima do mundo, com destaque para os resduos presentes nos grandes centros, a emisso de poluentes de origem industrial e os altos nmeros de desmatamento e queimadas. Dessa forma, o pas contribui para a elevao de temperatura do planeta. De acordo com as pesquisas, as temperaturas subiram o dobro em relao aos ltimos 100 anos e as consequncias j podem ser observadas, como o alto aquecimento do planeta. Sabe-se portanto que, para se manter a vida no planeta, necessrio o calor gerado pelo sol, que por sua vez aquece os gases da atmosfera. Se no fosse assim, a Terra seria gelada. Porm, quando a temperatura se eleva muito em

Galeria cultural
Cultura que passa por geraes
Cultura a juno de valores, costumes, tradies que formam e caracterizam um indivduo em seu jeito de falar, agir, ser. A cultura um forte transformador social, pois define a personalidade e a identidade de cada indivduo. Apreciar a arte, interessar-se pela leitura, pintura, escultura so comportamentos passados de gerao para gerao, de pai para filho, desde o ventre materno, quando l-se uma histria para o beb, ou mesmo quando coloca-se um gnero musical para ele ouvir. Esses gestos contribuem para a formao do cidado integrado social e culturalmente no mundo. A cultura o melhor meio para combater diversos problemas sociais, pois interfere na alma do ser, atribui valores, contribui para a concepo do seu modo de viver. possvel ter acesso cultura atravs da tecnologia, pois, nos espaos virtuais, as pessoas aprendem, ensinam e compartilham saberes, neles percebemos o verdadeiro sentido pluralista de uma sociedade que no mais apenas da informao, mas tambm, da comunicao. A tecnologia faz parte dos diversos e mais variados momentos de nossa vida, ela estabelece ou permite/proporciona uma relao que transforma o nosso olhar sobre a nossa vida e sobre a sociedade. A Internet um dos recursos de contribuio para o acesso a museus, galerias etc. Ela trouxe diferentes possibilidades ao acesso a diversas culturas, com muita interatividade, tornando possvel visitar, por exemplo, o Museu do Louvre em Paris, sem sair de casa. Voc sabia que pesquisas mostram que os brasileiros preferem se divertir na Internet do que assistir TV (TNS Research International)? Que tal, ento, usarmos a Internet como espao para promover e disseminar a cultura? Partindo desses pressupostos, o objetivo neste projeto tomar a cultura como um dos princpios da prtica social, refletindo, sempre de forma crtica, sobre as artes plsticas, o teatro, a msica, a literatura e outros. proposto, aqui, que se oportunize algumas formas de cultura, atravs do computador, s pessoas que tem desejo de se inserir nesse mundo. Voc criar, ento, uma Galeria Cultural Virtual, com diversos espaos que promovam e incentivem a cultura.

Dirigir, eis a questo


possvel verificar, atravs das mdias de divulgao, o aumento da violncia no trnsito brasileiro: desrespeito s leis de trnsito, agresses fsicas e verbais. Nem parece que existe o Cdigo de Trnsito Brasileiro, em vigor desde 1998, que foi institudo pela Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997. O objetivo desse cdigo era melhorar o trnsito no Brasil, mas ser que isso aconteceu? Qual a sua opinio sobre isso? Desse modo, h a necessidade de comear a pensar em um trnsito de paz desde os primeiros anos na escola. E voc? Est preparado para ser um futuro motorista consciente? J pensou que, daqui um tempo, voc estar motorizado/a? a prImEIra HaBIlItao Para estar habilitado a dirigir um veculo de Categoria A (moto) ou B (Carro), o futuro condutor precisa se dirigir a um Centro de Formao de Condutores (CFC), credenciado no Detran de sua cidade, munido de documentos pessoais e pagar as taxas necessrias. Em seguida, ele estuda para fazer a prova terico-tcnica sobre a Legislao de Trnsito. Quando aprovado, o aluno j pode comear a fazer as aulas prticas de trnsito no CFC escolhido. Depois, ele realiza a prova prtica e, se passar, aguarda o recebimento da Permisso

Edio de vdeo Planilha Eletrnica Produo de uma Newsletter Animao Noes de Lgica

Construo em 3D Web Design Edio de Imagem Ringtones

Grcos Vetoriais Mapas Conceituais Apresentao Dinmica

30

Ensino Mdio - Volume 2

Por meio do desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares, alunos e professores produzem conhecimentos signicativos aliados ao cotidiano de forma inovadora. Todos os projetos foram elaborados cuidadosamente a m de levar o aluno a questionar, pensar e buscar solues. O Sistema Microkids entende que a construo do saber, no Ensino Mdio, um processo contnuo e que visa a formao integral dos estudantes, possibilitando a sua interao com o mundo contemporneo nas dimenses fundamentais da cidadania e do trabalho.

Fotografia

Tecnologia na ponta dos dedos


A fotografia uma arte universal que transmite suas mensagens com maior fora e de forma direta. Atravs dela, o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e prticas para gravar e reproduzir suas manifestaes culturais. fantstico saber que, atravs de uma fotografia, est escondida nossa histria ou aquilo que queremos expressar por palavras e que muitas vezes no conseguimos. Em todos os lugares, pessoas de todas as idades tiram do bolso cme ras compactas, celulares e outros dispositivos equipados e efetuam seus cliques, tornando um momento congelado, no apenas preservado, mas antes de tudo, repleto de lembranas e sentimentos. So as fotos que falam da vida que se pode ver atravs dos olhos. Com o avano da tecnologia digital, a fotografia vem sofrendo uma significante mudana nos mtodos de captao e acabamento de ima gens. um campo de aprendizado muito bom para se profissionalizar, ou tirar um tempo como hobby.

Engenharias

Uma Aposta no Futuro


Penso a cada instante enquanto me preparo para o vestibular sobre que fazer do meu futuro profissional. Qual curso escolher? A Engenharia me parece fascinante! O engenheiro produz, faz, promove o desenvolvimento deste pas. Ele est no metr, nos edifcios, no trnsito, nos complicados apa relhos eletrnicos, no computador, nos msseis, na explorao do espao, nas construes faranicas e no combate para salvar o meio ambiente. E numa poca de grande avano cientfico e tecnolgico, ser engenheiro estar em constante descobertas. Mas... O que poderia eu fazer como engenheiro? Sei l. Provavelmente irei construir termoeltricas, usinas trmicas ou, talvez, ser consultor de alguma multinacional. preciso pensar... preciso pesquisar para saber escolher, para decidir que caminho andar... so tantas as engenharias... De acordo com o dicionrio Aurlio, engenharia a aplicao de conhe cimentos cientficos e empricos e certas habilitaes especficas criao de estruturas, dispositivos e processos para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas.

Design editorial
O campo do design extremamente amplo e variado. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam com seu uso: profissionais liberais, mdicos e engenheiros, os artistas que fazem suas exposies, seus livros etc. um misto de arte e cincia adaptado para fins comerciais. A prpria cincia vem utilizando seus recursos, promovendo descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jor nais, filmes, Internet e outros. Entre esses, a revista um poderoso instrumento. Pesquisas apontam que, em mdia, uma revista lida por, no mnimo, 5 pessoas. A revista interessa a todos, desde o chefe de famlia e donas de casa, at s crianas. Mas o que no visualizamos a grande equipe que est por trs de sua produo. A curiosidade, criatividade, empolgao, concentrao, construo, criao e o prazer, so virtudes encontradas nos responsveis pela edio de uma revista. bem mais do que apenas foto e texto, o con junto de tcnicas do design aplicadas, que vo da simples escolha do papel

EM-2_LINUX_2011_(GRAFICA).indd 6

28/02/2012 18:56:33

EM-2_LINUX_2011_(GRAFICA).indd 74

28/02/2012 19:06:58

EM-2_LINUX_2011_(GRAFICA).indd 32

28/02/2012 18:59:40

Criao de Estdio Digital Edio de Imagens Edio de Vdeos

Mapa Conceitual Planilha Eletrnica Apresentao Dinmica Planejamento e Construo de Game

Produo de Revista Editorao Diagramao Publicidade

31

Brasil
ACRE
Betel Livro e Caf
Rua Guiomard Santos, 348 - Bosque Rio Branco - Acre - CEP 69.900-724 Fone: (68) 3223-8909/9985-2829 E-mail: betel.livro@hotmail.com

MARANHO
So Luis Mundial Distribuidora de Livros
Av. Getlio Vargas, 181 - Apeadouro So Luis-MA - CEP 65.040-000 Fone: (98) 3243-0353 E-mail: mundialm@uol.com.br

PERNAMBUCO
Editora Camargo
Av. Doutor Olvio Lira, 353 - 15 Andar Centro Empresarial Praia da Costa Vila Velha-ES - CEP 29.101-950 Fone: (27) 3339-8283 E-mail: contato@editoracamargo.com.br

SO PAULO
capital DM Livraria
Estrada do Sabo, 781, Jd. Maristela So Paulo-SP - CEP 02.806-000 Fone: (11) 3976-3491/3975-9684 E-mail: dmlivraria@dmlivraria.com.br

ALAGOAS
Shop Livros
Av. Moreira e Silva, 752 - Farol Macei-AL - CEP 57051-500 Fone: (82) 3221-5335/3223-6939 E-mail: shoplivroslivraria@hotmail.com e macdil@hotmail.com

Imperatriz
Rua: Rafael de Almeida Ribeiro, 25-A, So Salvador ImperatrizMA - CEP 65.903-405 Fone: (99) 3072-0409/9651-2628 E-mail: marivaldocardosos@yahoo.com.br

PIAU

Mundial Comercial de Livros


Rua Albertino Neiva, 2176 - So Joo Teresina-PI - CEP 64045-385 Fone: (86) 3194-2300 Fax: (86) 3194-2303 E-mail: mundialp@uol.com.br

TATU InfoEdux Informtica Educacional


Rua Antonio Lanza, 290 - Jardim Junqueira Tatui-SP - CEP 18.271-160 Fone: (11) 3259-3861/9608-0646 E-mail: edusicari@gmail.com

AMAP

Livraria Didtica
Av. Presidente Getlio Vargas, 772 Letra A - Centro Macap-AP - CEP 68.900-070 Fone: (96) 3223-0706 E-mail: livrariadidatica1@hotmail.com

MATO GROSSO

Juliana Maria da Silva


Rua Candido Mariano, 414A - Centro Cuiab-MT - CEP 78.005-150 Fone: (65) 9901-9581/3025-4428 E-mail: contato@editoracamargo.com.br E-mail: juliana@microkids.com.br

RIO DE JANEIRO
Open Book
Rua Laudo de Camargo, 180 - Pavuna Rio de Janeiro-RJ - CEP 21.655-490 Fone: (21) 3012-0172/9138-9717 E-mail: nelsonsilva.rj@bol.com.br

LITORAL Joel Arrais de Matos


Av. Siqueira Campos, 268 - Esturio Santos-SP - CEP 11.015-300 Fone: (13) 3261-9050/9715-2544 E-mail: joelarrais@bol.com.br

SERGIPE

AMAZONAS

Livraria Concorde
Rua Tapajs, 19 - Centro Manaus-AM - CEP 69.010-300 Fone: (92) 3215-2910/3215-3636 E-mail: divulgacao@concorde.com.br

MATO GROSSO DO SUL


Livraria Perptuo Socorro
Rua Maracaju, 89 - Centro Campo Grande-MS - CEP 79.002-210 Fone: (67) 3321-1077/3324-5881 E-mail: lpsdist@terra.com.br

RIO GRANDE DO NORTE


Mundial Distribuidora de Livros
Av. Rio Branco, 414, Cidade Alta Natal-RN - CEP 59.025-000 Fone: (84) 3211-0790 E-mail: mundialrn@hotmail.com

Macei Distribuidora de Livros


Rua Zaqueu Brando, 144, So Jos Aracaju-SE - CEP 49.015-330 Fone: (79) 3214-6185/3211-7935 E-mail: macdil.filial@hotmail.com

TOCANTINS

BAHIA

JS Solues e Servios
Av. Central, 110 - Candeias Vitria da Conquista-BA - CEP 45.029-152 Fone: (77) 8855-7113 - (71) 9969-4733 Email: js.jorge2014@gmail.com

MINAS GERAIS

BELO HORIZONTE Informar Educacional - Redescola


Rua Angustura, 210 - Conj. 2 - Serra Belo Horizonte-MG - CEP 30.220-290 Fone: (31) 2511-6780 E-mail: redescola@redescola.com.br

RIO GRANDE DO SUL


Editora Camargo
Av. Doutor Olvio Lira, 353 15 andar Centro Empresarial Praia da Costa Vila Velha-ES - CEP 29.101-950 Fone: (27) 3339-8283 E-mail: contato@editoracamargo.com.br

Educar Distribuidora de Livros


Rua 70, 647, Centro Goinia-GO - CEP 74.055-120 Fone: (62) 3093-6026 E-mail: editoras@educarlivros.com.br

CEAR

JAPO
Carlos Shinoda
460-0011 Aichi-Ken Nagoya-shi Naka-ku Osu 3-41-17 Minota Bldg. 2F-B Fone: 00 xx 81 (52) 242-2639 Fone: 00 xx 81 (90) 4406-7084 E-mail: cshinoda_cbjs@yahoo.com.br

Oliveira e Sampaio Com. de Livros


Av. Filomeno Gomes, 670 - Jacarecanga Fortaleza-CE - CEP 60.010-281 Fone/Fax: (85) 3307-2350/3307-2362 E-mail: mundialcear@uol.com.br

GOVERNADOR VALADARES Editora gata Digital


Rua 14, 1162 Ilha dos Araujos Governador Valadares-MG - CEP 35.010-720 Fone: (33) 3212-0009

RONDNIA

Rondnlivros Livraria e Papelaria


Rua Marechal Deodoro, 2821B - Olaria Porto Velho-RO - CEP 78.900-800 Fone: (69) 3224-6059/3224-6623 E-mail: rondonlivros@hotmail.com

DISTRITO FEDERAL
RHJ Livros
SCRN 706/707, Bloco E, Loja 28 Braslia-DF - CEP 70740-790 Fone: (61) 3349-6062/3349-0309 E-mail: rhjbrasilia@rhjlivros.com.br

PAR

NSF Distribuidora de Livros


Rua dos Mundurucus, 1490, Sala 07 Batista Campos Belm-PA - CEP 66025-660 Fone: (91) 3230-4564/8715-8717 E-mail: nsf.livros@uol.com.br

RORAIMA

Livraria Concorde
Rua Tapajs, 19, Centro Manaus-AM - CEP 69.010-300 Fone: (92) 3215-2910 E-mail: divulgacao@concorde.com.br

MOAMBIQUE
FDC - Fundao para o Desenvolvimento da Comunidade Momade Zainadin
Av. Paulo Samuel Kamkohmba, 606 R/C Maputo Moambique Fone: + 258 82 3270800 +258 84 2486408 E-mail: zainadin@gmail.com

ESPRITO SANTO
Editora Camargo
Av. Doutor Olvio Lira, 353 - 15 Andar Centro Empresarial Praia da Costa Vila Velha-ES - CEP 29.101-950 Fone: (27) 3339-8283 E-mail: contato@editoracamargo.com.br

PARABA
Legal Livros
Av. Tabajara, 1075 - Centro Joo Pessoa-PB - CEP 58013-270 Fone: (83) 3241-7085 E-mail: legallivros@hotmail.com

SANTA CATARINA
Editora Camargo
Av. Doutor Olvio Lira, 353 15 andar Centro Empresarial Praia da Costa Vila Velha-ES - CEP 29.101-950 Fone: (27) 3339-8283 E-mail: contato@editoracamargo.com.br

GOIS

Educar Distribuidora de Livros


Rua 70, 647 - Centro Goinia-GO - CEP 74.055-120 Fone: (62) 3093-6026 E-mail: editoras@educarlivros.com.br

PARAN

Educadez Distribuidora
Rua Antonio Buso, Sobrado I, 297 - Cajuru Curitiba-PR - CEP 82960-210 Fones: (41) 9648-8115 - (41) 8507-8994 E-mail: educadez@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai