Anda di halaman 1dari 14

Revista Eletrnica Arma da Critica.

Ano 2. Nmero 2, Maro. 2010.

ISSN 1984-4735

AS MEDIDAS SCIO-EDUCATIVAS DO ECA: CONQUISTA IDEAL OU PALIATIVO REAL? Maria da Conceio Rodrigues Martins 1 Resumo O presente texto objetiva suscitar uma reflexo crtica acerca da problemtica do chamado adolescente infrator e a expressiva evoluo dessa categoria em nosso pas, bem como a efetivao da lei 8.069 do ano de 1990, Estatuto da Criana e do Adolescente, enfatizando especificamente o artigo 112 que trata das medidas scioeducativas do ECA. Em busca de alcanar as melhores ponderaes sobre o assunto, apresentamos a caracterizao das medidas scio-educativas e em seguida, respaldados na ontologia marxiana e nos estudos de Lessa (1997) e Tonet (2005) que fazem a crtica ao complexo do direito, denunciamos atravs da precria condio infanto-juvenil brasileira, as limitaes da lei 8.069. Desde sua implantao em 1990, o ECA tm, em relao s leis anteriores, alcanado alguns avanos no campo social, entretanto, a partir de uma anlise ancorada na crtica marxista apanhando pela raiz esse fenmeno para compreender sua essncia, consideramos tais avanos, sob a perspectiva do mtodo dialtico, radicalmente distantes da real liberdade humana. Palavras-chave: Estado; Estatuto da Criana e do Adolescente; Medidas scioeducativas e liberdade humana.

LAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DEL ESTATUTO DEL NIO Y DEL ADOLESCENTE (ECA):CONQUISTA IDEAL O PALIATIVO REAL?

Resumen El presente texto objetiva suscitar una reflexin critica acerca de la problemtica del llamado adolescente infractor y la expresiva evolucin de esa categora en nuestro pas, bien como el efecto real de la ley 8.069 del ao de 1990, Estatuto del Nio y del Adolescente, enfatizando especficamente el artculo 112 que trata de las medidas socioeducativas del ECA. En busca de alcanzar las mejores ponderaciones sobre el asunto, presentamos la caracterizacin de las medidas socioeducativas y, en seguida, respaldados en la ontologa marxista y en los estudios de Lessa (1997) y Tonet (2005) que hacen la crtica al complexo del derecho, denunciamos a travs de la precaria condicin de la infancia y de la juventud brasileas, las limitaciones de la ley 8.069. Desde su implantacin en 1990, el ECA ha alcanzado, en relacin a las
1 Mestranda do Curso de Mestrado Acadmico em Educao da Universidade Estadual do Cear CMAE/UECE. meninadeatenas@hotmail.com

163

Revista Eletrnica Arma da Critica.

Ano 2. Nmero 2, Maro. 2010.

ISSN 1984-4735

leyes anteriores, algunos avances en el campo social, entre tanto, a partir de un anlisis ancorado en la crtica marxista pegando por la raz ese fenmeno para comprender su esencia, consideramos tales avances, bajo la perspectiva del mtodo dialctico, radicalmente distante de la real libertad humana. Palabras claves: Estado; Estatuto del Nio y del Adolescente; Medidas socioeducativas; Libertad humana.

O presente trabalho consiste na sistematizao de nossas primeiras aproximaes terico-bibliogrficas sobre a condio do adolescente autor de atos infracionais e a relao desta condio com os preceitos e diretrizes legais do Estado brasileiro. Para a realizao dessa discusso terica, elegemos aqui a lei 8.069 de 1990 Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, como ponto central dessa discusso, por ser esta a lei que versa sobre as medidas denominadas scioeducativas que so dirigidas aos adolescentes que cometem atos considerados infracionais na esfera jurdica do Esttado. O interesse pela temtica estruturou-se a partir de uma experincia profissional junto medida scio-educativa de semi-liberdade2 onde, na condio e funo de pedagoga, adquirimos dvidas e inquietaes sobre a temtica que se tornou objeto de nossas investigaes acadmicas. Nesse texto, explicitamos, de forma breve, cada uma das medidas scioeducativas contempladas no Artigo 112 do ECA. Para isso, recorremos a documentos oficiais do Estado brasileiro (Brasil 2003; 2004; 20007) e aos comentrios feitos ao texto do ECA por Liberati (2000). Em seguida, apresentamos ponderaes crticas respaldadas na ontologia marxiana e nos estudos de Lessa (1997) e Tonet (2005); onde denunciamos as condies precrias da adolescncia brasileira e as limitadas possibilidades de efetivao das medidas scio-educativas presentes no ECA, localizadas, por conseguinte, no campo do direito.

A medida scio-educativa de semi-liberdade aplicada em um espao fsico definido, equipado e estruturado; com acompanhamento de profissionais da rea de pedagogia, psicologia, servio-social e direito.

164

Anda mungkin juga menyukai