Anda di halaman 1dari 7

Universidade Federal de Pernambuco CCEN Departamento de Fsica

Fsica Experimental L2/ Instrumentao p/ Ensino 2 1o SEMESTRE 2012 Prtica 3 Princpio de Arquimedes e Lei de Stokes
3.1 - Objetivos Aplicar o princpio de Arquimedes para determinar a densidade da glicerina; utilizar a lei de Stokes juntamente com o princpio de Arquimedes para determinar o coeficiente de viscosidade da glicerina.

3.2 - Introduo Terica 3.2.1- Princpio de Arquimedes: Empuxo Quando um corpo total ou parcialmente mergulhado em fluido (lquido ou gasoso), fica sujeito presso exercida pelo fluido sobre todos os pontos de sua superfcie que esto em contato com o fluido. A presso exercida pelo fluido sobre um determinado ponto imerso do corpo, depende da altura da coluna de fluido que atua nesse ponto. Portanto, a presso maior nas partes do corpo que esto mais profundamente imersas. A resultante das foras exercidas pelo fluido sobre todos os pontos imersos do corpo em repouso dirigida verticalmente para cima, e denominada empuxo. Esse fato experimental conhecido como princpio de Arquimedes, e enunciado da seguinte maneira: Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido, recebe deste um empuxo vertical, dirigido de baixo para cima, de mdulo igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo. Isto significa que um corpo de volume V totalmente imerso em fluido, recebe um empuxo cuja intensidade dada por: E = mf g = (fV).g (1) onde mf a massa do fluido deslocado, f a massa especfica (densidade absoluta ou densidade) do fluido, e g o valor local da acelerao da gravidade. Veja a figura (1) abaixo.

Figura (1): Um corpo de volume V (a) totalmente ou (b) parcialmente imerso em um fluido de densidade f , recebe um empuxo de intensidade igual ao peso do fluido deslocado, E = fVg. Note que, em ambos os casos, o corpo est em equilbrio, de modo que o empuxo igual ao peso do corpo (E = P).

A densidade de um corpo uma medida que s pode ser realizada indiretamente. necessrio medir a massa m e o volume V do corpo para, aps o clculo do quociente: f = m/V (2) De outra maneira, a densidade de um fluido f pode ser medida utilizando o princpio de Arquimedes. Mergulhando o corpo suspenso por uma mola de constante elstica k, completamente, no interior de um fluido de densidade f, h uma elongao X da mola em relao a sua posio de

equilbrio. Note que, devido ao empuxo esse comprimento X deve ser menor do que se o corpo estivesse suspenso no ar. Para esse sistema em equilbrio temos a seguinte relao, F = k.X = P - E = M g - f Vf g (3) onde F a fora exercida pela mola, P o peso do corpo e Vf o volume do fluido deslocado. Veja a figura (2).

Figura 2 Diagrama de foras atuando no corpo de massa M.

Note que, se conhecermos k, X, M, Vf e g, podemos determinar a densidade do fluido f . 3.2.2- Viscosidade: Lei de Stokes O movimento de um corpo em um meio viscoso influenciado pela ao de uma fora viscosa, F ,
v

proporcional velocidade, v, e definida pela relao F = bv, conhecida como lei de Stokes. Essa fora
v

viscosa devido ao atrito interno, isto , das foras de coeso entre molculas relativamente juntas. No caso de esferas em velocidades baixas, a fora viscosa F dada por:
v

F = 6rv (4)
v

Sendo r o raio da esfera, o coeficiente de viscosidade do fluido e v a velocidade da esfera em relao a esse fluido. Se uma esfera de densidade maior que a de um lquido for abandonada na superfcie dele a partir do repouso, a fora resultante sobre a esfera produz uma acelerao de forma que sua velocidade vai aumentando no uniformemente. Porm, verifica-se que aps um certo tempo a velocidade atinge um valor limite que ocorre quando a fora resultante for nula. As trs foras que atuam sobre a esfera esto representadas na Figura 3 e so, alm da fora viscosa F , o peso P da
v

esfera e o empuxo E. Igualando a resultante dessas trs foras a zero, obtem-se a velocidade limite, v : v = (2/9).[(e f)/].g.r2 (5)
L 2 L

onde e e f so as densidades da esfera e do fluido, respectivamente, e g a acelerao da gravidade (9,78 m/s ).

Figura 3. Foras que atuam numa esfera num fluido viscoso.

Universidade Federal de Pernambuco CCEN Departamento de Fsica


Fsica Experimental L2/ Instrumentao p/ Ensino 2 1o SEMESTRE 2012 Nome: _____________________________ Turma:_____Data: ____/____/____ Bancada:_____ Nome: _____________________________ Turma: _____ Nome: _____________________________ Turma: _____ Nome: _____________________________ Turma: _____ Roteiro do Experimento 3 Princpio de Arquimedes e Lei de Stokes 3.1 Introduo A preparao antes de vir ao laboratrio, a maneira de proceder dentro do laboratrio e forma de execuo dos experimentos so apresentadas no Plano de Ensino da disciplina para 2011.1. Os alunos devem l-lo integralmente; em especial, os alunos que nunca frequentaram um ambiente de laboratrio. As folhas em branco com uma moldura, no final deste documento, fazem o papel do caderno de laboratrio, e podem ser usadas para as anotaes. No relatrio final devem constar as operaes necessrias para a obteno das respostas solicitadas em termos de tabelas, grficos, clculos, diagramas, esquemas, etc. Respostas sem o procedimento utilizado para obt-las no sero consideradas. A pontuao de cada questo est destacada (em vermelho) em cada item ou tabela. 3.2 Objetivos gerais Aplicar o princpio de Arquimedes para determinar a densidade da glicerina; utilizar a lei de Stokes e o princpio de Arquimedes para determinar o coeficiente de viscosidade da glicerina. 3.3 Introduo terica O aluno deve ter estudado os contedos do Captulo 3 Princpio de Arquimedes e Lei de Stokes, do Roteiro do Experimento 3. O aluno deve trazer o Roteiro do Experimento 3. Este material est disponibilizado no stio da disciplina e nas copiadoras localizadas prximas cantina. 3.4 Material utilizado Uma mola, arruelas, um suporte de madeira, trena, proveta de 1000 ml graduada, bolas de vidro e plstico, cronmetro e glicerina. Observaes: Todo instrumento de medida delicado. Deve-se sempre manuse-lo de maneira adequada, com muito cuidado para no danific-lo. Nesta prtica, estaremos manuseando vidros e os cuidados devem ser redobrados. A glicerina utilizada ser reaproveitada e deve-se ter cuidado para no desperdia-la. O material disponibilizado nas bancadas de responsabilidade dos alunos que a ocupam. Ao final de cada experimento, o material deve ser arrumado sobre a bancada. Todo e qualquer material que for extraviado ou danificado dever ser reposto pelos integrantes da equipe de estudantes responsvel por ele. As bancadas sero inspecionadas depois de cada experimento. O professor deve orientar os estudantes no manuseio adequado dos lquidos e vidrarias utilizadas.

3.5 Procedimento experimental 1 experimento: Determinao da densidade da glicerina utilizando o princpio de Arquimedes. Neste primeiro experimento iremos obter a densidade da glicerina utilizando um sistema massamola imerso nesse lquido. Utilizando o princpio de Arquimedes iremos relacionar a densidade do lquido com as grandezas fsicas do sistema, tais como: constante elstica da mola, elongao da mola, massa e volume das arruelas e acelerao da gravidade. Descrio do experimento: O equipamento utilizado neste experimento uma mola suspensa verticalmente em um suporte fixo. Prendemos um corpo extremidade livre da mola, no ar, para determinar a sua constante elstica. Em seguida, deve-se mergulhar totalmente o corpo em glicerina, ainda preso mola. Nesta ltima situao ser determinada a densidade da glicerina. Mea a massa M de 12 arruelas pequenas (ou 3 arruelas grandes), todas de uma s vez. Mea, com um paqumetro, a altura H do cilindro formado pelo conjunto de arruelas. Alm disso, mea o dimetro interno Di e De externo das arruelas. Mea o comprimento de repouso x0 da mola.

Figura 1: Um corpo de massa M e volume V suspenso por uma mola de constante elstica k, (a) no ar, e (b) totalmente imerso em um fluido de densidade f. Note que F2 o peso aparente do corpo.

a) Ao ar livre, prenda uma extremidade da mola no suporte de madeira e na outra extremidade dela fixe as 12 arruelas (ver Figura 1a). Mea o comprimento x 1 e anote na tabela 1. Observao: Realize pelo menos duas medidas para confirmar que voc no cometeu um erro grosseiro. b) Agora, insira o sistema massa-mola na glicerina, de forma que as arruelas fiquem completamente submersas, e mea o comprimento x2 da mola (ver Figura 1b). Anote esse valor na tabela 1. Note que x2< x 1, pois nessa situao h o empuxo sobre as arruelas.
Tabela 1: Medidas da massa, dimetros interno e externo, comprimento de repouso e elongaes.
M M(g) H H(cm) Di Di (cm) De De (cm) x0 xo(cm) x1 x1(cm) x2 x2(cm)

Atividades 1 (Obs.: todas as incertezas devem ser obtidas pelo mtodo da linearizao por derivadas parciais. Quando necessrio utilize g = 9,78 m/s2.) 1- Determine a constante elstica k a partir das medidas do item (a) Determine, utilizando propagao de incerteza, k.[0,10] 2- Utilizando o valor de k encontrado por voc e a partir das medies realizadas no item (b), determine a densidade da glicerina e sua incerteza em g/cm3. [0,30] 3- Sabendo que a densidade da glicerina = 1,2613 g/cm3, calcule o erro percentual. [0,10]

2 experimento: Determinao do coeficiente de viscosidade da glicerina utilizando a lei de Stokes. Neste segundo experimento iremos obter o coeficiente de viscosidade da glicerina utilizando uma esfera se movendo nesse fluido sob a ao do campo gravitacional, fora viscosa (lei de Stokes) e o empuxo. Sabendo que a esfera atinge rapidamente uma velocidade limite, pela 2 lei de Newton iremos relacionar a viscosidade do lquido com as grandezas fsicas do sistema, tais como: Dimetro da esfera, densidades da glicerina e da esfera e acelerao da gravidade. Parte 1- Descrio do experimento: Os equipamentos utilizados neste experimento so: um cronmetro digital, esferas de vidro e uma proveta de 1000 ml graduada contendo glicerina. Nesse experimento, iremos abandonar 10 esferas de vidro (uma de cada vez) na glicerina. necessrio deixar que a esfera percorra alguns centmetros (no mnimo 5,00 cm), pois tentaremos medir apenas o movimento uniforme. A partir disso mediremos o tempo que cada esfera leva para percorrer os prximos L= 20,00 cm. Repetiremos esse mesmo procedimento para cada uma das 10 esferas idnticas. Ver figura 2.

Figura 2

Escolha 10 esferas de vidro de dimetros parecidos. Mea com um paqumetro os dimetros di das 10 esferas e calcule a mdia desses valores. Considere o dimetro de cada esfera como sendo o dimetro mdio dmdio calculado anteriormente. Mea o valor da massa M das 10 esferas juntas e considere a massa m de uma esfera como sendo o valor mdio. Preencha a tabela 2. Tabela 2: Massa da esfera. M M (g) m m (g)

Abandone cada esfera, a partir do repouso, na superfcie da glicerina. Ento, mea o tempo ti que cada uma das 10 esferas leva para percorrer 20,00 cm na glicerina. Lembre-se de comear a marcar o tempo aps a esfera percorrer alguns centmetros. Preencha a tabela 3. A partir dos dados da tabela 3, preencha a tabela 4. Tabela 3 : Dimetros das esferas. di(cm) Esfera 1 Esfera 2 Esfera 3 Esfera 4 Esfera 5 ti(s) Esfera 6 Esfera 7 Esfera 8 Esfera 9 Esfera 10 di(cm) ti(s)

Tabela 4 : Valores finais do dimetro e do tempo de queda da esfera

dmdio (cm) tmdio (s)

d (cm) d (s)

m (cm) m (s)

dmdio dmdio (cm) tmdio tmdio (s)

Atividades 2: 1- A partir da tabela 4 calcule o volume da esfera Ve e usando a propagao de incerteza obtenha Ve em cm3. Escreva na forma Ve Ve (cm3). [0,10] 2- A partir da tabela 2 e do resultado obtido acima, calcule a densidade da esfera e sua respectiva incerteza e escreva na forma e e (g/cm3). [0,10] 3- Sabendo que a esfera percorreu um espao de (20,00 0,05) cm em tmdio tmdio (s). Calcule a velocidade limite vL da esfera na glicerina e sua respectiva incerteza vL em cm/s. Escreva na forma vL vL (cm/s). [0,20] 4- De posse dos resultados obtidos acima, dos dados da tabela 4 e da Equao (5) da introduo terica, calcule o coeficiente de viscosidade da glicerina e sua respectiva incerteza em Pa.s. Escreva na forma . [0,40] 5- Sabendo que a viscosidade da glicerina = 1,5 Pa.s, calcule o erro percentual obtido em sua medida. [0,10] Quando necessrio utilize g = 9,78 m/s2. Parte 2- Descrio do experimento: Agora, iremos repetir o mesmo experimento realizado anteriormente, mas com o uso de apenas uma esfera de borracha cuja densidade possui um valor muito prximo da glicerina. Nesse experimento, faremos seis marcaes na proveta definindo cinco intervalos de mesmo comprimento L. A primeira marcao dever ser feita aps uma distncia suficiente para a esfera de borracha percorrer 5,00 cm a partir da superfcie da glicerina. A partir da primeira marcao, mediremos o tempo que a esfera leva para percorrer cada intervalo delimitado na proveta. Mea o dimetro d da esfera de borracha. Mea o valor da massa m dessa esfera. Preencha a tabela 5. Tabela 5 : Massa da esfera de borracha e seu dimetro m m (g) d d (cm)

Abandone a esfera, a partir do repouso, na superfcie da glicerina. Ento, mea o tempo ti que a esfera leva atingir as marcas estabelecidas por voc na proveta, ou seja, atingir as marcas N=1, N=2, N=3... conforme a tabela abaixo. Lembre-se que a primeira marcao deve est localizada aps uma distncia suficiente para a esfera de borracha percorrer 5,00 cm a partir da superfcie da glicerina. Preencha a tabela 6. Tabela 6: Distncia percorrida pela esfera de borracha e tempo gasto. N 1 2 3 4 5 6 Distncia percorrida (cm) 0,00 Tempo ti ti (s) 0,00 0,01

Atividades 3: 1- Faa um grfico em papel milimetrado da distncia percorrida pela esfera(cm) versus o tempo ti (s). [0,10] 2- Utilizando o mtodo dos mnimos quadrados faa o ajuste linear e desenhe reta obtida pelo ajuste no grfico. A partir desse ajuste determine a velocidade da esfera de borracha vL na glicerina. [0,20] 3- Do resultado da tabela 5, determine a densidade da esfera de borracha b b (g/cm3). Por fim, dos resultados obtidos e utilizando a equao (5) da introduo terica, determine o coeficiente de viscosidade da glicerina e compare esse resultado com aquele obtido na atividade 2. [0,30] Quando necessrio utilize g = 9,78 m/s2.

Anda mungkin juga menyukai