Anda di halaman 1dari 52

Caro aluno e colega de profisso, disponibilizo este material mas caso tenha interesse em us-lo favor no alterar os slides

e no retirar os meus crditos. Obrigado e bons estudos!!! Direitos autorais Lei 9.610/1998 art.5

Prof. AGUINALDO SILVA


Mestrando em Eng. Biomdica - UNB Tecnlogo em Radiologia aguinaldo.radiologia@gmail.com
1

Produo dos RX em CT Interao da radiao com a matria Formao da imagem em CT Escala de Hounsfield Janelamento Artefatos de imagem Aspectos de segurana em CT
2

Wilhelm Rentgen (1845 1923)

1901 Prmio Nobel em Fsica Descoberta dos raios X

Era uma sexta-feira, 8 de novembro de 1895, noite chegando quando Wilhelm Rentgen, decidiu repetir o experimento realizado por Lenard. Apagou a luz do laboratrio, acomodou os olhos escurido e foi afastando a tela at 2m do tubo. Ligou e desligou o tubo e percebeu que toda vez que desligava a luminescncia desaparecida.
3

Ana Bertha Rentgen (1833 1919)

Durante a colocao de uma das peas entre o tubo e a tela, ele observou o contorno dos ossos de seus dedos. Conclui que aqueles raios era parados pelos ossos, da mesma forma que por uma placa de chumbo. No dia 22 de dezembro, Rentgen radiografou a mo da sua esposa Ana Bertha e deveria ficar esttica durante 15 minutos de exposio.
4

Dentro da ampola de raios X, o filamento de tungstnio (catodo) ao ser aquecido libera eltrons que so acelerados e atrados pela diferena de potencial (kV) em direo ao alvo (anodo). Nesse caso, so produzidos ftons de vrias energias, em que a energia mxima depende do valor da kilovoltagem (kV).

Em fsica das radiaes consideram-se quatro interaes da radiao com a matria como importantes: Radiao de freamento ou Bremsstrahlung; Raios X caracterstico; Efeito fotoeltrico;

Efeito Compton.
7

RADIAO DE FREAMENTO ou BREMSSTRAHLUNG


Uma pequena frao dos eltrons incidentes no alvo aproxima-se dos ncleos dos tomos, que constituem o alvo. Eles podem perder de uma s vez, uma frao considervel de sua energia, emitindo um fton de raios X. Logo, um fton de raios X criado quando um eltron sofre uma desacelerao brusca devido atrao causada pelo ncleo. Os raios X assim gerados so chamados de radiao de freamento e podem possuir qualquer energia, que depende do grau de aproximao do eltron do ncleo e da energia cintica do eltron.
8

RADIAO DE FREAMENTO ou BREMSSTRAHLUNG

http://www.youtube.com/watch?v=4p47RBPiOCo

RAIOS X CARACTERSTICOS

Quando um eltron incidente no alvo remove um eltron da camada K, cria-se um buraco em seu lugar que imediatamente preenchido pela transio de um eltron da camada mais externa.

10

RAIOS X CARACTERSTICOS

11

EFEITO FOTOELTRICO

No efeito fotoeltrico, o fton retira do tomo um eltron interno (> probabilidade das camadas K e L) e desaparece. H produo de um on excitado e transferncia de toda a energia do fton para o meio.

12

EFEITO FOTOELTRICO

http://www.youtube.com/watch?v=4p47RBPiOCo

13

EFEITO COMPTON

Como consequncia da interao, a energia do fton incidente dividida entre o eltron e um fton espalhado de menor energia que o original e que se propaga em outra direo. Ambas as partculas so radiao ionizante.
Arthur Compton (1901 1958) 1923 Descoberta do Efeito Compton Prmio Nobel em Fsica em 1927

14

EFEITO COMPTON

http://www.youtube.com/watch?v=4p47RBPiOCo
15

Allan Comarck (1924 1998) 1979 Prmio Nobel em Fisiologia e Medicina Desenvolvimento da CAT

A criao da CT s foi possvel devido ao desenvolvimento da matemtica computacional por Allan Cormack. Esta matemtica permite que as informaes vindas dos detectores possam ser trabalhadas e deem origem s imagens de cortes transversais da anatomia do paciente.

16

PIXEL: BIDIMENSIONAL

VOXEL: TRIDIMENSIONAL

Cortes axial original adquirido

Tanto na Radiologia Convencional como na CT, os RX atravessam o paciente e so absorvidos de diferentes formas pelos tecidos que compem o corpo humano. As diferenas de atenuaes so registradas nos filmes radiolgicos ou por detectores para obteno de imagens mdicas analgicas ou digitais.
Nesse mtodo diagnstico, o tubo de raios X gira 360 graus em torno da regio do corpo a ser estudada. Esses raios X so emitidos em feixes em formato de leque com espessura que varia de acordo com o aparelho, podendo chegar a 0,5 mm ou menos.
18

19

O processo de formao da imagem em CT pode ser dividido em trs formas: Aquisio de dados; Reconstruo dos dados obtidos; Apresentao da imagem. No processo de aquisio de imagens, so coletados dados de forma sistemtica do paciente. Existem basicamente dois mtodos de aquisio de imagens:
20

AQUISIO AXIAL O conjunto tubo de RX e detectores giram ao redor do paciente e os dados so coletados. Em seguida, o movimento do conjunto cessado e a mesa deslocada para a posio do prximo corte. O segundo corte adquirido. Esse um processo contnuo at que toda regio de interesse seja irradiada.

21

AQUISIO VOLUMTRICA
utilizada uma geometria helicoidal ou espiral. O conjunto tubo de RX e Detectores giram ao redor do paciente simultaneamente com o deslocamento da mesa, adquirindo os dados de forma volumtrica de toda regio de interesse.

22

AQUISIO AXIAL

AQUISIO VOLUMTRICA

Corte a Corte Conjunto tudo de RX e Detectores com rotao de 360 no contnua, movimento no contnuo da mesa durante a aquisio.

Corte em Volume Conjunto de tubo de RX e Detectores com rotao de 360 contnua, movimento contnuo da mesa durante a aquisio das imagens.
23

24

PROCESSO DE RECONSTRUO DA IMAGEM

O processo de reconstruo da imagem em CT realizado por computador, onde, algoritmos matemticos transformam os dados obtidos em imagem digital. O FOV (Field of View) ou campo de viso o dimetro mximo da imagem reconstruda, selecionado pelo profissional. A matriz de reconstruo, geralmente de 512x512 ou 1024x1024 pixels. APRESENTAO DA IMAGEM
A fase final a converso da imagem analgica para imagem digital, onde o profissional poder utilizar todos os recursos disponveis para edio da imagem.
25

26

27

28

29

Em CT, os valores de atenuao so medidos em unidades Hounsfield (HU). O valor de atenuao do ar e da gua (-1000HU e 0HU) representam pontos fixos na escala de densidade do tomgrafo servindo como referncia para anlise de outros tecidos. Trata-se de um padro universal.

30

Escala HU
OSSO COMPACTO +1000

+1OO +90 +80

SANGUE

+70
+60 +50 +40 +30 +20 SUOR
PNCREAS

FGADO

MSCULO

OSSO ESPONJOSO

RIM

GUA
GORDURA

+100 0 -100

+10 0 -10 -20 -30

GORDURA

TECIDO PULMO

-40 -50

-60
-70

AR

-1000

-80 -90

-100

Para cada exame e regio existe um janelamento adequado. As janelas utilizadas na visualizao de cada imagem dependem da regio do corpo e da resoluo de contraste requerido. LARGURA DA JANELA WW (WINDOW WIDTH) A largura da janela refere-se a quantas unidades de HU, includas no quadro de escala de tons de cinza que varia de -1000 a +1000HU, relacionado ao contraste da imagem.

NVEL DA JANELA WL (WINDOW LEVEL) Est diretamente relacionado com os valores de atenuao tecidual, determina o brilho da imagem.
32

PARTES MOLES

PARTES SSEAS

Largura da Janela WW (Window Width) 130 - 180 Nvel da Janela WL (Window Level) 30 - 40

Largura da Janela WW (Window Width) 1200 - 3000 Nvel da Janela WL (Window Level) 300 - 400
33

34

O FOV (Field of View) ou o campo de viso, refere-se a rea examinada pela tomografia. Normalmente o FOV definido em centmetros. Assim, o tamanho do Pixel dado pela razo entre FOV e MATRIZ que pode variar de 256x256, 512x512 ou 1024x1024.

35

RESOLUO DE IMAGEM

36

So imagens na radiografia que no correspondem as estruturas pertencentes ao corpo do examinado e que podem induzir ao mdico a erros de avaliao.
Materiais de Alta Densidade (Strike) objetos metlicos produzem artefatos de alta densidade devido aos altos nmeros atmicos.

Piercing

37

Rudo da Imagem aspecto que confere granulosidade s imagens, ocorre em funo de feixes de baixa energia ou quando o objeto apresenta grandes dimenses, como pacientes obesos. necessrio aumentar a dose de exposio.

Granulosidade

38

Artefatos de movimento devido movimentao do paciente produzindo linhas atravs da imagem.

Artefatos de movimento

39

ESPESSURA DO CORTE ou SLICE Est relacionado com a colimao do corte podendo ser de 0,5mm; 1mm; 1,5mm; 2mm; 3mm; 5mm e 10mm. INCREMENTO ou INDEX ou GAP o espaamento (intervalo) entre os cortes, no ocorre aquisio de dados.

40

FOV Field of View ou Campo de Viso serve para visualizarmos o campo de estudo. Eles variam de 14cm 48cm, so diretamente proporcionais ao tamanho do objeto, por exemplo: Imagem grande FOV grande; Imagem pequena FOV pequeno.
Exemplos de Campos de Viso (FOV) Trax Abdome Joelho Face 35cm 40cm 18cm 14cm
41

ZOOM Aumento da imagem a partir de dados brutos adquiridos a partir de RAWDATA (dados brutos de aquisio de imagem).
MAGNIFICAO Aumento da imagem j formada com perda de resoluo.

42

ROI Serve para medir a densidade bem como calcular a rea, nmero de pixels e desvio padro.
VARREDURA / ESCANOGRAMA / SCOUT Nesta imagem aplica-se as programaes de cortes necessrios para o exame, planejamento de cortes. FEET FIRST / HEAD FIRST Direo em que o paciente entra no grantry FF = ps / HD = cabea.
ROI

43

44

45

46

Para prolongar a vida til, o tubo de RX deve ser aquecido aps duas horas de inatividade;
Aps o aquecimento do tubo, conveniente, pelo menos uma vez ao dia realizar a calibrao dos detectores; Equipamentos dotados de laser para posicionamento do paciente, deve-se tomar o cuidado para no direcionar o feixe luminoso nos olhos do paciente;

O limite de peso estipulado pelo fabricante deve ser respeitado;


47

Os equipamentos de CT so dotados de mecanismos de segurana especiais que permitem interromper a alimentao do conjunto tubo/detectores.

48

Cuidado deve ser tomado com relao s angulaes do gantry durante os exames. Alguns pacientes podem ter parte do corpo pressionado pelo equipamento ou at mesmo fobia.

49

Essential Nuclear Medicine Physics. Rachel Powsner / Edward Powsner. Massachusets: 2 edio, 2006.
MOURO, A.P. Tomografia computadorizada: aplicaes. Difuso editora, So Paulo: 2007. tecnologias e

Computed tomography: principles, desing, artifacts and recent advances. Jiang Hsich. 2 edio. Wiley Inter-science, Washington, 2009. OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. Fsica das radiaes. Oficina de textos, So Paulo: 2010: www.impactscan.com www.youtube.com www.wikipedia.com

50

Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, no s pessoas nem s coisas.

Albert Einstein

51

FIM
52

Anda mungkin juga menyukai