Anda di halaman 1dari 3

CITOLOGIA

HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS huberttlima@gmail.com

CARACTERSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS

CITOLOGIA

PROF: HUBERTT LIMA VERDE huberttgrun@hotmail.it

A Terra habitada por milhes de seres: A Terra habitada por muitos milhes de seres: alguns desses seres so chamados de vivos, outros no.

Imagem retirada da pgina: http://www.webciencia.com/04_terra1.jpg

Todos os seres so formados por matria. O que distingue um ser vivo de um ser bruto ou no-vivo, em primeiro lugar, a composio qumica. Na Antigidade, os pensadores achavam que os seres vivos eram dotados de uma exclusiva e misteriosa fora vital que lhes confiria vida. Hoje no se acredita mais nisso, pois sabe-se que a matria que forma os organismos vivos, embora peculiar, constituda por partculas semelhantes s que formam a matria no viva e est sujeita s mesmas leis que regem o universo novivo. Na matria viva, porm, certos elementos qumicos esto sempre presentes em grande proporo, como o carbono (C), o hidrognio (H), o oxignio (O) e o nitrognio (N) que, junto com vrios outros elementos, em menores quantidades, formam substncias muito complexas (chamadas genericamente de substncias orgnicas), que constituem os seres vivos. Voc um ser vivo, assim como uma planta e uma bactria. J uma pedra no viva, nem uma cadeira. Os seres vivos no podem ser definidos por apenas uma caracterstica sendo, portanto, necessrio levarmos em conta um conjunto de aspectos que os diferenciam dos demais seres. Composio Qumica: Toda a matria existente no universo feita de tomos. No centro do tomo h partculas com carga eltrica positiva, os prtons, e partculas sem carga eltrica, os nutrons. Girando com incrvel rapidez ao redor dessa regio central, encontramos os eltrons, com carga eltrica negativa.

entre si. A fora que mantm os tomos unidos chamada ligao qumica. Na matria bruta, os tomos esto agrupados em compostos relativamente simples, formando as substncias inorgnicas (tambm chamadas substncias minerais), como a gua, vrios sais e gases e os cristais de rocha. Nos seres vivos, alm de substncias inorgnicas encontramos substncias orgnicas. As substncias orgnicas so formadas por tomos de carbono que se unem, podendo formar longas cadeias contendo outros tomos, como os de oxignio, nitrognio e, obrigatoriamente, de hidrognio. Dessa forma, fica comprovado que a matria viva apresenta uma composio qumica mais complexa do que a matria bruta: enquanto um gro de areia formado apenas por um tipo de substncia a slica , uma bactria, apesar de bem menor que o gro de areia, possui gua, sais minerais e diversas substncias orgnicas, como protenas, acares, gorduras, cidos nuclicos, entre outras. Organizao Celular: Nos seres vivos, uma enorme quantidade de molculas inorgnicas e orgnicas se rene, formando a clula. A clula a unidade fundamental dos seres vivos, sendo capaz, por exemplo, de se nutrir, crescer e reproduzir. Muito pequena possui aproximadamente a centsima parte de um milmetro , s pode ser vista pelo microscpio. As bactrias, os protozorios e alguns outros tipos de seres vivos so unicelulares; mas a maioria pluricelular. O corpo humano, por exemplo, contm mais ou menos 60 trilhes de clulas. As clulas semelhantes, nos seres pluricelulares, se renem, com o mesmo tipo de funo, formando um tecido. Tecidos semelhantes formam um rgo. rgos com funes semelhantes se organizam em sistemas ou aparelhos. O conjunto de sistemas forma um organismo. No corpo humano, por exemplo, o conjunto de clulas nervosas forma o tecido nervoso. O encfalo, a medula e os nervos formam o sistema nervoso, este responsvel pela coordenao entre diferentes partes do corpo e pela integrao do organismo com o ambiente.

Imagem retirada da pgina: http://www.infoescola.com/imagens/esquemaNeuronio.gif

Imagem retirada da pgina: http://www.if.uff.br/logomarca/Homepage/images/atomo.jpg

Com o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, o tomo eletricamente neutro. A diferena principal entre dois tomos est no nmero de prtons. Esse nmero chamado nmero atmico e identifica cada tipo de tomo. Assim, todos os tomos de hidrognio tm um prton em seu ncleo (nmero atmico 1); todos os tomos de carbono tm seis prtons (nmero atmico 6) e assim por diante. O nmero atmico explica as diferentes propriedades fsicas e qumicas de cada tomo. Os tomos podem se ligar uns aos outros, formando molculas. A molcula de gua, por exemplo, formada por dois tomos de hidrognio ligados a um tomo de oxignio. J o gs oxignio, que respiramos, formado por dois tomos de oxignio presos

Mas a organizao dos seres vivos no termina com a formao de um organismo. Sabemos que os seres vivos interagem com o ambiente, inclusive com os outros seres vivos. Organismos da mesma espcie agrupam-se numa determinada regio, formando uma populao. A populao mantm, relaes com populaes de outras espcies que habitam o mesmo local, formando uma comunidade. Uma comunidade representa o conjunto de todas as espcies vivas que habitam determinado ambiente, como uma floresta. A comunidade influi nos fatores fsicos e qumicos do ambiente como chuva, o solo e a temperatura e esse fatores tambm influi na comunidade. O conjunto constitudo por seres vivos, fatores fsicos e fatores qumicos, chamado de ecossistema, ex: uma floresta. E a soma de todos os ecossistemas do planeta formam a biosfera. Nutrio, Crescimento, Respirao e Metabolismo: No se pode conceber a vida sem a presena de energia. Energia o combustvel necessrio para que o ser vivo possa realizar suas funes vitais.
PROF: HUBERTT GRN. Pgina 1

CITOLOGIA
HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS huberttlima@gmail.com

Os seres vivos obtm a energia a partir dos alimentos orgnicos principalmente acares. Os organismos que conseguem sintetizar esses acares so chamados de auttrofos (do grego auto = por si prprio e trofos = nutrio). o que acontece com as plantas, que so capazes de sintetizar esses acares a partir da gua e do gs carbnico atravs de reaes qumicas que necessitam de luz, realizando um processo denominado fotossntese (do grego foto = luz e synthesis = juntar, agrupar). Por outro lado, h organismos incapazes de produzir seu prprio alimento. Necessitam, ento, ingerir vegetais ou outros animais para se alimentarem. Esses organismos so chamados hetertrofos (do grego heteros = outro, diferente e trofos = nutrio) e como exemplo temos os animais. Tanto os organismos auttrofos quanto os hetertrofos necessitam retirar a energia contida nos acares, que so degradados em gua e gs carbnico, liberando energia. A nutrio no s garante ao ser vivo a reconstruo das partes desgastadas, mas tambm a formao de novas clulas, durante o perodo de crescimento. Esse crescimento, que se faz pela multiplicao de clulas no interior do corpo, chamado de crescimento por intuscepo. Outra forma de crescimento por decomposio ou aposio, um exemplo o cristal (matria bruta) que pode crescer pela adio de novas molculas sua superfcie. Boa parte dos alimentos digeridos serve como fonte de energia para o organismo. Vrias molculas orgnicas de alimento podem ser utilizadas como combustvel, mas mais vantajoso para o ser vivo usar um acar, a glicose. A glicose (C6H12O6) uma molcula orgnica e reage com o oxignio do ar (O2), transformando-se em gs carbnico (CO2) e gua (H2O). Nessa transformao, a molcula de glicose quebrada, liberando energia. Esta, por sua vez, utilizada nas atividades do organismo, como o movimento, a produo de calor, a transmisso de impulso nervoso ou a construo de grandes molculas orgnicas durante o processo de reconstruo ou crescimento do corpo. Esse processo de quebra da glicose chama-se respirao celular. O organismo pode construir grandes molculas formadoras de partes de clulas esse processo chamado anabolismo (ana = erguer), que so transformaes de sntese ou construo. E quebrar molculas de alimento, obtendo energia processo denominado catabolismo (cata = para baixo), que so transformaes de anlise ou decomposio.

que nos forneam muita energia, o que feito atravs da nutrio (anabolismo). A queima destes compostos ricos em energia, denominada respirao celular (catabolismo), resulta em liberao de energia. O conjunto de transformaes fsicoqumicas entre matria e energia que ocorre nos seres vivos denominado metabolismo. Os processos de nutrio e respirao fazem parte do conjunto de eventos do metabolismo dos seres vivos. Observam-se dois tipos bsicos de nutrio (autotrfica e heterotrfica) e da respirao (aerbica e anaerbica).
Texto retirado da pgina: http://www.cynara.com.br/news.htm

Respirao Aerbica e Anaerbica: Respirao Aerbica: Quando voc corre e seu ritmo respiratrio aumenta, voc vai precisar de mais energia e para ocorrer. As clulas musculares em atividade precisam de mais sangue rico em oxignio para queimar a glicose, que libera a energia do movimento. Esse processo tambm produz gua e gs carbnico que normalmente so eliminados pelo organismo. Respirao Anaerbica: A respirao anaerbica consiste em um processo de queima da glicose com um rendimento energtico inferior ao da respirao aerbica. Alguns fungos e bactrias realizam a respirao anaerbica. Em vez de oxignio eles usam enzimas que degradam a glicose, liberando energia e formando outras substncias. Nutrio Autotrfica e Heterotrfica: A nutrio o conjunto de processos pelos quais os seres vivos trocam matria e energia com o meio que os rodeia. A funo de nutrio inclui vrios processos como captao de nutrientes, a sua transformao e conseqente distribuio a todas as clulas e eliminao de excrees, resultantes da utilizao dos nutrientes a nvel celular. So processos comuns a todos os seres vivos e, para tal, muitos possuem rgos e sistemas especializados: sistema digestivo, sistema respiratrio, sistema circulatrio e sistema excretor. Seres auttrofos: so os capazes de sintetizar os seus prprios alimentos (nutrio autotrfica). Essa sntese feita atravs dos processos de fotossntese e quimiossntese. Seres hetertrofos: no sintetizam seu prprio alimento e depende daqueles produzidos pelos seres autrfos (nutrio heterotrfica). Nutrio Autotrfica realizada durante o dia pelas plantas verdes (clorofiladas), pelas algas e por certas bactrias. Estes seres usam substncias minerais, como o gs carbnico, gua e sais minerais que esto disponveis no ambiente para construrem todas as molculas orgnicas do seu corpo (no dependem de outro ser vivo para sua sobrevivncia). O ser utiliza a luz solar, as suas clulas clorofiladas, juntamente como o gs carbnico absorvido no ar e a gua do solo para produzir a glicose (que muito rica em energia). CO2 + H2O (CH2O)n + O2 + H2O Algumas bactrias realizam a quimiossntese (processo autotrfico) que no depende da clorofila ou da luz solar. Mas produzem a glicose para o prprio sustento. Para tanto utilizam energia de oxidao de um composto inorgnico. Nutrio Heterotrfica Os seres vivos que no podem sintetizar seu prprio alimento so chamados de heterotrficos. Eles retiram o seu prprio alimento de outros seres como o bife que voc come (voc incorpora as molculas e no as produz como os vegetais clorofilados). Parte das molculas orgnicas, obtidas pelos seres vivos atravs da nutrio, utilizada na reparao de perdas orgnicas (renovao celular), mas, em especial, a glicose degradada para a obteno de energia. Para a utilizao da energia contida nas molculas de glicose, os seres vivos necessitam queim-la. Essa combusto denominada respirao celular, podendo ou no depender do oxignio.
PROF: HUBERTT GRN. Pgina 2

Imagem retirada da pgina: http://images.encarta.msn.com/xrefmedia/eencmed/targets/illus/ilt/T012824A.gif

O conjunto de reaes qumicas que acontecem nos seres vivos (quer seja na sntese de substncias ou na degradao destas para obteno de energia) recebe o nome de metabolismo. Metabolismo: o conjunto de processos qumicos responsveis pela transformao e utilizao da matria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de sntese) e catabolismo (processos de degradao ou anlise). Quando estamos em repouso gastamos energia portanto quando estamos em alguma atividade gastamos muito mais energia. Precisamos de uma renovao contnua de substncias

CITOLOGIA
HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS huberttlima@gmail.com

Portanto, possvel diferenciar o processo dependente do oxignio do no dependente. Bibliografias:


http://www.vestibular1.com.br/revisao/r62.htm http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/caracterist icas_gerais.html http://esmmbg.no.sapo.pt/fotoss.htm http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/origem-da-vida/origem-da-vida.php http://br.geocities.com/clickbio/textos/caracteristicas.html http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos1.html

FORMATAO E EDIO: LAST UPDATE: 13.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA CITOLOGIA.

PROF: HUBERTT GRN. Pgina 3

Anda mungkin juga menyukai