Anda di halaman 1dari 4

Experimento 3: Trajetria de um projtil

J. D. Mainardi/ V. Rodrigues/L. E. E. de Araujo O objetivo deste experimento estudar o movimento de um corpo que se move em um plano (duas dimenses), nas proximidades da terra, sob a ao da gravidade: o chamado movimento de um projtil. Para isso, ser medida a trajetria de um corpo lanado de uma rampa, a uma certa altura do solo, com uma velocidade horizontal inicial diferente de zero, velocidade vertical inicial igual a zero e sujeito apenas fora da gravidade. Esse um caso particular do movimento de projteis. Este tipo de movimento pode ser separado em dois movimentos independentes: No eixo horizontal, onde se tem um movimento retilneo uniforme (pois a resultante de foras nula nessa direo). No eixo vertical, onde se tem um movimento retilneo uniformemente variado (pois h a fora da gravidade atuando nessa direo). A Figura 1 mostra o que acontece com a velocidade quando a esfera sai da rampa. Na direo x no h nenhuma fora aplicada, portanto, no h como a esfera mudar sua velocidade nessa direo. Em y, h a fora da gravidade, portanto, ela ter nessa direo uma acelerao igual a g.

Figura 1: Evoluo da velocidade de um corpo sujeito gravidade terrestre. A trajetria resultante parablica e deve ser obtida experimentalmente. Vamos medir as coordenadas xi e yi da esfera em vrios pontos ao longo de sua trajetria. Como a velocidade com que a esfera sai da rampa sempre a mesma em todos os lanamentos, os pares xi, yi medidos em diversos lanamentos, correspondero efetivamente trajetria da esfera.

Material Utilizado Esfera de ao Rampa de lanamento Photogates Anteparo de madeira com sensor de choque Cronmetro Rgua Paqumetro Nvel de bolha de ar Papel carbono 1 cartolina branca Procedimento Para este mtodo ser utilizada a montagem mostrada na Figura 2. O alcance mximo da esfera depende da altura da rampa em relao mesa (h) e da posio da esfera na rampa (H). Sero realizados dois conjuntos de lanamentos, sendo dois Hs para um mesmo valor de h. Coloque a rampa de lanamento de forma que o ponto de sada da esfera na rampa fique numa altura que permita dois lanamentos com alcances mximos distinguveis. Tambm nivele o melhor possvel o trecho final da rampa para assegurar que a componente vertical da velocidade de sada da esfera seja nula (use o nvel de bolha de ar). Escolha a posio para o primeiro H na rampa, marcando-a para assegurar que a esfera ser lanada sempre do mesmo lugar. O cronmetro ser usado como na primeira aula. Coloque um photogate no extremo inferior da rampa, no ponto onde a esfera abandona a rampa (photogate 1), faa com que a altura do feixe de luz fique na mesma altura do dimetro da esfera que se move pela rampa. Coloque o anteparo de madeira com o sensor de choque em um ponto qualquer da trajetria. Este sistema dever ser ligado ao cronmetro digital. Assim, o cronmetro mede o tempo de vo da esfera entre a sada da rampa e a posio do anteparo. Coloque no anteparo de madeira uma tira da cartolina e sobre ela um pedao de papel carbono para poder obter uma marca do ponto de impacto da esfera. Assim ser possvel medir as coordenadas x, y e t da trajetria nesse ponto. Repita este procedimento 10 vezes para 10 posies ao longo do deslocamento horizontal, deslocando o anteparo, sendo que em cada ponto teremos as 3 coordenadas: x, y e t medidas 10 vezes. Mea a altura da posio inicial da esfera e a altura do ponto de sada da esfera da rampa (altura a partir da mesa). Em seguida, mude o modo de funcionamento do cronmetro para One Gate. Fazendo com que o photogate 1 esteja justo na altura do dimetro da esfera ao passar pela rampa, mea o tempo de obstruo. Com este valor de tempo e medindo o dimetro da esfera pode ser calculada a velocidade inicial da esfera (velocidade horizontal). Repita exatamente este mesmo procedimento para o segundo H na rampa. Lembrese de medir com cuidado o h caso esta segunda etapa no seja realizada na mesma aula e seja necessrio ajustar a rampa para reproduzir as condies da aula anterior.
2

Figura 2: Montagem experimental para medir a trajetria de um corpo no campo da gravidade terrestre. Relatrio Para um dos dois experimentos, realize as anlises indicadas nos itens de 1 a 6: 1. Escolha e indique claramente, atravs de uma ilustrao, a origem e o sentido dos eixos escolhidos para as medidas. O que motivou esta escolha? 2. Faa uma tabela com os valores (mdia erro) de x, y e t para cada uma das 10 posies medidas. No esquea de indicar claramente o erro instrumental de cada instrumento de medida utilizado e de usar dados coerentes com a origem usada. 3. Faa um grfico linear e um log-log de x vs. t, de y vs. t e de y vs. x e um grfico linear de y vs. t 2 (total de sete grficos). A partir dos grficos, determine qual das duas componentes (x e y) do movimento afetada pela fora da gravidade e classifique o tipo de movimento em x e y executado pela esfera. 4. Escreva as trs equaes de movimento para x e y (x em funo de t, y em funo de t, e y em funo de x) com base em dados extrados dos grficos do item anterior. Perceba que elas so leis de escala da forma f ( z ) = kz n , portanto os valores de k e n podem ser obtidos a partir dos grficos e que eles devem ser relacionados com grandezas fsicas (velocidades e aceleraes). O resultado coincide com o esperado? Discuta possveis discrepncias. Qual o tipo de trajetria executada pela esfera sugerida pela equao obtida para y(x)? 5. Obtenha o valor da velocidade horizontal (vx) da esfera usando os trs mtodos seguintes:

(a) grfico x vs. t; (b) medida direta do tempo de obstruo do photogate pela esfera; (c) conservao de energia. Houve discrepncia entre os trs valores obtidos? Qual a sua origem? 6. Estime o valor da acelerao da gravidade g usando o grfico linear de y vs. t 2 . Discuta o valor obtido. Este valor coincide com o valor esperado? 7. Coloque em um mesmo grfico linear de x vs. t os dados dos dois conjuntos de lanamentos (diferentes Hs). Baseado neste grfico, qual o efeito de mudar a altura de lanamento da esfera sobre o movimento horizontal? Repita para um grfico linear de y vs. t. Qual o efeito de mudar a altura de lanamento da esfera sobre o movimento vertical? O que voc pode concluir sobre a relao entre os movimentos vertical e horizontal a partir destes resultados?

Anda mungkin juga menyukai