Anda di halaman 1dari 17

A GASTRONOMIA ENQUANTO ATRATIVO TURSTICO-CULTURAL TOURIST-CULTURAL ATTRACTIVE GASTRONOMIA WHILE1

Cunha, Knia Braz1 Oliveira, Leidmar da Veiga2

Resumo A gastronomia enquanto hbito alimentar de um povo a maneira de satisfazer s necessidades bsicas do ser humano, e assim ela surge como uma das necessidades mais elementar que cada pessoa tem que saciar a fome, no entanto o costume relacionado arte de preparar alimentos de cada povo est relacionado sua cultura vinculados sua religiosidade, classe social, etnia, localizao geogrfica e o que cada lugar tem como alimento tpico e influncia sofrida. Com isso a gastronomia cada vez mais, uma fonte de conhecer a cultura de um povo e atravs do turismo ela tem se tornado como uma opo de atrativo turstico-cultural de determinados destinos favorecendo a atividade turstica em vrios lugares. No Brasil ela cada vez mais utilizada como ferramenta turstica no anseio de manter a identidade de uma comunidade por meio de seus costumes gastronmicos que so bem variados de uma regio para outra. Palavras-chave: Gastronomia. Atrativo. Cultura. Turismo.

Abstract The food while feeding habits of a people is how to meet the basic needs of human beings, and so it emerges as one of the most basic needs that every person has to satisfy is hunger, but the custom related to the art of food preparation each people is related to their culture linked to their religion, social class, ethnicity, geographic location and what each place has the typical food and influence suffered. With that food is increasingly a source to understand the culture of a people through tourism and it has become such an attractive option for tourist and cultural destinations of certain encouraging tourism in several places. In Brazil it is increasingly used as a tool in the tourist desire to maintain the identity of a community through its culinary customs that are quite varied from one region to another. Key words: Gastronomia. Attractive. Culture. Tourism. _________________________________
1

Artigo realizado como Trabalho de Concluso de Curso: A Gastronomia Enquanto Atrativo Turstico-Cultural, no Curso de Ps-Graduao em Geografia, Meio Ambiente e Turismo da Universidade Estadual de Gois em dezembro de 2009.
2 3

CUNHA, Knia,Braz. Formao:Gastronomia,pelo Centro Universitrio de Anpolis Uni Evanglica. OLIVEIRA, Leidmar da Veiga. Bacharel em Turismo pela Faculdade Anhanguera Educacional.

LUZ, Janes Socorro da. Professora Doutora em Geografia. Docente da UnUCSEH Universidade Estadual de Gois.

Introduo

Nos ltimos anos a gastronomia tornou-se um importante atrativo turstico, principalmente no que diz respeito a atrativo turstico- cultural, tendo em vista que os hbitos alimentares de um povo e os seus modos de fazer identificam e expressam a identidade de uma comunidade. importante compreender em primeiro lugar o que gastronomia. Para a Braune (2007, p. 14):

Gastronomia uma disciplina que exige arte no somente de quem executa, mas tambm de quem a consome ou usufrui. artesanato, porque exige de quem a faz conhecimento, habilidade e tcnica. uma arte ou cincia que exige conhecimento e tcnica de quem a executa e formao do paladar de quem a aprecia.

Nesse sentido, fica claro que a relao entre a gastronomia e o turismo acontece decorrente das mais variadas formas de atrativos para a sua realizao, todos eles iro de uma maneira ou de outra atrair estes turistas para determinados destinos tursticos. A necessidade de se alimentar bsica e indispensvel, independente do tipo de atrativo e, ao mesmo tempo, a busca por novos sabores e cores acaba favorecendo a atividade turstica. Na maioria das vezes o turista vai a um restaurante com o objetivo de saciar a fome, nesse momento ele tem a oportunidade de saborear um alimento tpico de onde se encontra e tambm conhecer um pouco da cultura desse local atravs de sua gastronomia. Nesse sentido o intuito deste trabalho salientar a importncia da gastronomia enquanto atrativo turstico-cultural, uma vez que ela no apenas visa saciar a fome, mas, tambm de aproximar as pessoas, identificar traos culturais de um povo por meio da sua religiosidade, etnia, produtos tpicos, aproveitar o que solo de cada lugar tem a oferecer e atravs de sua capacidade de atravessar fronteiras, contribuir influenciar na cultura alimentar de cada regio de acordo com as adaptaes que dela ocorre. A gastronomia uma arte na qual quem a executa e quem a aprecia esteja em perfeita sintonia e, por isso, no fcil compreend-la como apenas como quem oferece algum alimento ao ser humano, pois nela est contido o cotidiano e a histria de quem a criou. Faz-se necessrio, compreender como a gastronomia pode se tornar um importante atrativo cultural para o turismo, principalmente quando atravs dela o turista possa entender o seu valor e a maneira de como ela realizada, remetendo a idia de traos e expresses culturais onde ela

acontece, lembrando sempre que a cultura propriamente dita variada e dinmica e seus processos mudam de contedo e significado de um lugar para o outro.

O Surgimento da Cultura Gastronmica

importante destacar que a gastronomia surgiu a partir da evoluo do homem, quando de apenas caador e coletor de alimentos, ele passou a ser tambm o produtor dos seus alimentos e adquiriu tcnicas de manipulao e conservao dos alimentos ainda no perodo medieval, e contribuiu para o surgimento da alta gastronomia, produzindo assim, muitos produtos tpicos que constituem uma parte decisiva do patrimnio gastronmico. Segundo Montanari (2008, p. 41):

A inveno no nasce apenas do luxo e do poder, mas tambm da necessidade e da pobreza-e esse no fundo, o fascnio da histria alimentar: descobrir como os homens, com o trabalho e com a fantasia, procuraram transformar as mordidas da fome e as angstias da penria em potenciais oportunidades de prazer.

Como se nota, o prazer da alimentao refora mais uma vez sua forte influncia para atrair turistas no intuito de perceber a gastronomia como fonte de cultura, conhecimento, sensibilidade e se transforma num grande atrativo turstico cultural. Segundo Freixa e Chaves (2008, p. 114/145):

o trabalhador passou a ter tempo livre para seu descanso a partir do sculo XX, os empresrios do turismo reconhecendo este pblico passaram a investir em hotis mais barato, aproveitando a histria, as tradies e a cultura gastronmica dos locais. Por isso considera-se esse momento marco para cozinha regional e o turismo gastronmico.

Uma maneira de se divulgar a gastronomia atravs da mdia que leva informaes sobre esta temtica constantemente para as pessoas com dois intuitos bsicos que so: a cultura e como opo de turismo, embora ambos estejam intimamente ligados um ao outro. Porm independente da escolha de turismo a ser praticada, a gastronomia usufruda pelos turistas e representada pelos seus donos e valorizada enquanto fator de expresso cultural dos povos e sendo mais uma opo de atrativo turstico.

O alimento como cultura: um conhecimento que fascina

Conhecer a gastronomia de um determinado lugar valorizar a cultura de um povo. E dessa forma, cada vez mais comum o uso da gastronomia como fonte de investigao da identidade de determinada regio com o intuito de perpetuar os seus hbitos e costumes. Damatta (1987, p. 22) faz uma importante observao nem todo alimento (considerado aquilo que nos fornece nutrientes) pode se transformar em comida, por no fazer parte dos nossos hbitos onde ele afirma que:

A comida o alimento que vai ser ingerido. S comida aquilo que aceito socialmente e culturalmente dentro de um determinado grupo de indivduos. Estes elegem o que comer,quando, como, onde e com quem, dependendo de inmeros fatores, como crenas, valores sociais cultura, costumes, etc.

A ateno dada gastronomia no vis da cultura no deve ser encarado apenas como mais uma ferramenta turstica, pois embora seja um significante atrativo, ela capaz de perpetuar hbitos e modos de fazer de vrias geraes e garante a continuidade das tradies de um povo e, tambm, a sua histria. Os hbitos alimentares de um povo denotam entre as cores e sabores outros valores que so de carter social tais como: religio, etnia e histria, fortalecendo a idia de pertencimento do lugar, que contribui para reforar a identidade de um povo e a abrangncia da relao alimentao/cultura no se restringem somente aos processos de manipulao dos alimentos a serem ingeridos, junto a eles esto os modos mesa, bem como os locais e as maneiras com que a degustao ocorre, fazendo com que o complexo fenmeno alimentar humano tenha marcas de mudanas sociais, econmicas e tecnolgicas Nesse sentido, deve-se lembrar que a introduo alimentar e/ou a modificao de um hbito alimentar acontece muitas vezes em virtude de diversos aspectos concretos, por exemplo, a disponibilidade de produtos e tcnicas de preparo, bem como pela questo das condies econmicas. A gastronomia enquanto cultura, desperta curiosidades nas pessoas e, como o turismo, mediadora para saciar as inmeras curiosidades do turista, tambm, transmite a idia de status e classe social no apenas para o turista como para a populao. importante dizer que o interesse do visitante pela comida do outro existe e isso reforado quando Mintiz (2001, p. 31) diz que: o comportamento relativo a comida liga-se diretamente ao sentido de ns mesmos e nossa

identidade social,e isso parece valer para todos os seres humanos .Reagimos aos hbitos alimentares de outras pessoas .quem quer que sejam elas, da mesma forma que elas reagem aos nossos. Sob a tica regional preciso entender o que faz com que se mantenha viva a gastronomia local a valorizao da prpria populao que conhece e prepara os seus alimentos de modo diferenciado e peculiar de uma regio para a outra. Como a cozinha tradicional que representa os hbitos alimentares em sua essncia, mantendo os seus produtos tpicos, modos de preparo e costumes mesa e a cozinha de fuso que consiste em sugerir novas tcnicas e novas verses para o preparo de determinados produtos alimentcios e agregando a ela adaptaes de um lugar para o outro, vem a colaborar com o Brasil no sentido de manter as cores, sabores, temperos histria e cultura.

A identidade por meio da gastronomia

A gastronomia sem dvida alguma um meio de identificao de um povo, pois atravs dela se torna possvel conhecer a histria, hbitos e seus costumes. Dessa maneira, Schluter (2003, p. 32) diz que:

A identidade tambm expressa pelas pessoas atravs da gastronomia, que reflete suas preferncias e averses, identificaes e discriminaes, e, quando imigram , a levam consigo, reforando seu sentido de pertencimento ao lugar de origem. Dessa forma vai-se criando uma cozinha de carter tnico, explorada com muita freqncia no turismo para ressaltar as caractersticas de uma cultura em particular.

Uma vez que as escolhas alimentares so incorporadas ao processo de desenvolvimento que as sociedades passam, fica claro que os hbitos alimentares terminam por contribuir na formao da identidade social dos povos, que trazem consigo a expresso de seus estilos de vida. Em relao ao Brasil, a gastronomia bastante peculiar e variada de uma regio para a outra, devida s varias influncias tanto em sua formao histrica quanto a sua extenso territorial que propicia uma imensa opo em variedades de alimentos que so exticos de um lugar para o outro tanto em seus aspectos fsicos quanto na maneira como so preparados e consumidos e hbitos de um lugar para o outro.

Em face disso, Franco (2001, p325) diz que: graas antropologia, sabe-se hoje que a preparao dos alimentos e o comer so tambm atividades simblicas que permitem perceber as sociedades e a sua complexidade. Pois, toda cozinha expressa marcas do passado, da histria, da sociedade e da nao a qual pertence. Em relao ao Brasil a gastronomia identificada por influncias: indgenas da qual foi herdado o hbito alimentar da mandioca e seus derivados (farinha tapioca beiju...) que perdura at os dias de hoje, dos africanos veio o gosto pelo a feijoada, a batata, o inhame, o cuscuz, a galinha dangola, o azeite do dend entre outros e dos portugueses veio o costume pelos doces, frituras, cozido, as sopas e refogados alm de todas essas influencias acrescida por fatores geogrficos o que faz com que sua culinria seja bem peculiar de uma regio para outra. Assim, Damatta (2004, p 35) diz: nossa comida que mistura e combina segue a mesma lgica do nosso mito de origem. Trata-se de uma comida to mulata quanto a nossa fbula das trs raas. Temos uma culinria relacional a falar de uma sociedade tambm relacional. Com isso a gastronomia brasileira foi construda a partir do casamento que se deu com a juno das trs raas que a constituiu onde cada uma ofereceu os seus produtos, crenas e modos a mesa que se espalharam pelo territrio brasileiro.

A gastronomia e a prtica do turismo: passveis de sustentabilidade

O hbito de se alimentar representa uma atrao tanto no contexto turstico quanto no contexto cultural de uma regio e isso percebido, por exemplo, quando um turista que mora no Sul e vai para uma regio que tenha o pequi, por exemplo, como alimento tpico em vrios Estados, mas desconhecido por este turista. Mas que alm de cor e sabor fortes, pode representar perigo ao se comer uma vez que ele possui uma maneira especial para se degustar. Entre os aspectos fsicos dos alimentos que muitas vezes so comuns para o seu dono deve -se levar em conta que novo e extico para o turista, mas alm do alimento em si o turista quer e precisam entender o ato de se preparar determinadas iguarias que tem muitos significados representando suas crenas e cultura. Enquanto a gastronomia para o turista um atrativo a mais. necessrio uma analise crtica quando h uma oferta massiva dos pratos tpicos de maneira descaracterizada em localidades tursticas, vrios municpios, no anseio de tornar a gastronomia como uma grande oferta turstica acaba por fazer grosseiras adaptaes dos verdadeiros pratos tpicos e os oferecem em verses adaptadas das receitas realmente tradicionais desconectada de seus sentidos originais e acaba por perder o verdadeiro significado cultural destes pratos. Por isso importante que mais pesquisas de

investigao sejam realizadas no sentido de manter a soberania alimentar de um povo e perpetuar a identidade dos mesmos e tambm contribuir para a permanncia e o resgate cultural dos povos. Para Schluter (2003, p. 70):

A gastronomia como patrimnio local est sendo incorporada aos novos produtos tursticos orientados a determinados nichos de mercado, permitindo incorporar aos agentes da prpria comunidade na elaborao desses produtos, assistindo ao desenvolvimento sustentvel da atividade.

O Brasil, no entanto, pode se tornar um potencial roteiro gastronmico de grande representatividade, haja vista que a cultura brasileira imensa e diversificada de uma regio para a outra. E, com isso, esse imenso pas tropical tem tudo para se tornar um grande referencial gastronmico internacionalmente conhecido graas s suas caractersticas bastante diversificadas. Portanto no difcil compreender que o turismo possa deslanchar em locais em que a gastronomia for utilizada como um atrativo cultural. Como o turismo surgiu para satisfazer e realizar os sonhos das pessoas, a gastronomia poder ser uma forte aliada nesse processo em qualquer uma das regies que compe o territrio brasileiro, graas sua grande variedade e caractersticas bem peculiares de um lugar para outro, haja vista que cada regio possui suas caractersticas prprias. Com isso caber a elas, o papel de divulgar o seu potencial gastronmico, alm de atrair os turistas e perpetuar os seus traos culturais por meio do desenvolvimento dessa atividade. Portuguez (2004, p. 04) faz a seguinte afirmao: atualmente se pode dizer que alguns estados brasileiros tm no turismo histrico-cultural uma de suas maiores fontes de captao de viajantes, como o caso, citando apenas dois exemplos Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Deve-se compreender tambm que a gastronomia por si s no capaz de se tornar um atrativo turstico cultural, ela deve acompanhar a genudade quanto o preparo de seus alimentos, mantendo assim a identidade de um povo e favorecendo a idia de pertencimento a um determinado local, uma vez que para o turista no apenas a degustao de iguarias que o atrai para o um destino, mas, tambm, a possibilidade de conhecer a matria-prima local e o modo de fazer e, esse ltimo item muitas vezes mais importante e atrativo porque atravs dele se tem uma demonstrao dos ritos nos modos de fazer e degustar alguma iguaria. Inclusive, sabe-se que com a evoluo nos meios de comunicao e tambm dos meios de transportes possvel, nas grandes metrpoles, consumir pratos do mundo todo sem sair de casa, mas nada se compara satisfao de poder degustar uma iguaria em sua prpria fonte o que

possibilita conhecer as tradies e os aspectos culturais alm de tudo proporciona aos moradores o incremento na renda familiar e os motiva na preservao de temperos, sabores e segredos culinrios, resultando na preservao das tradies e da memria cultural. Pois, se sabe que o hbito de comer no consiste apenas em preparar algum alimento que a terra oferece mais que isso, o homem se alimenta embasado em critrios culturais no ambiente em que ele est inserido. Em relao a prtica da atividade turstica pertinente levar em conta os anseios de seus visitantes . Dessa forma, Portuguez (2004, p. 189) explica que: caso se conhea o pblico- alvo e se deseje manter com ele um relacionamento duradouro, ser preciso identificar o que realmente relevante para a satisfao de suas necessidades. A gastronomia dessa forma, um grande plo de atrao de fluxos tursticos, pois alimentar uma necessidade bsica e constitui um dos eixos do turismo cultural, viabilizando e universalizando a troca humana e o convvio entre as culturas, costumes e hbitos, onde ela uma das manifestaes culturais mais expressivas, porque com ela vm juntos traos religiosos, tnicos, sociais. A presena do turismo, neste caso funciona como opo de preservao a medida que oferece para visitao os locais mais impregnados da cultura e facilita em muito a preservao de seus locais. Os locais de atividade turstica, por sua vez, criam possibilidades para a revitalizao da identidade cultural, atravs da manuteno e preservao de seus bens culturais, alm das mais ricas e variadas tradies e gera mecanismos de sustentabilidade e espaos propcios a divulgao cultural. O uso da gastronomia como ingrediente na explorao turstica, cada vez mais interessante para os visitantes, pois, oferece o acesso ao patrimnio cultural, possibilitando conhecer histria, cultura e ao modo de viver de uma comunidade no formato de turismo cultural. Os visitantes desejam participar do rito alimentar de uma determinada comunidade com o intuito de saciar a fome e se sentir integrante desse meio, pois, ele tem a necessidade de satisfazer sua curiosidade, haja vista que comer tambm um sentimento e para reforar isso Simon (2006, p. 60) diz:

Comer no seu tempo saber escolher entre as incrveis propostas que a cidade nos oferece e os desejos agudos de um corpo que constantemente pede novas sensaes. Por que comemos?Para nos sentirmos melhores, para estar bem, para ser bons. Para ter uma cabea sempre desperta, uma acuidade permanente, um corpo feliz, uma alma bem acompanhada.

E, dessa maneira, a gastronomia desperta a curiosidade e o interesse por novas sensaes, procurando manifestar sua cultura, ela proporciona a oportunidade na gerao de renda e melhor qualidade de vida atravs da empregabilidade que oferece s comunidades locais.

A gastronomia como patrimnio imaterial: a servio do desenvolvimento

Nesse sentido, algumas receitas e modos de fazer esto na lista para serem diplomadas como patrimnio imaterial pelo Ministrio da Cultura junto ao Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). No Brasil, o Iphan atua na responsabilidade de preservar o patrimnio artstico e histrico nacional. Sabedores que o interesse pela culinria hoje de suma importncia enquanto patrimnio cultural cada vez mais freqente a inteno de preservar esse bem imaterial. Funari e Pinsky (2007, p 119) dizem que: no Brasil o patrimnio cultural extremamente vasto.Alm da diversidade de paisagens e climas,h os efeitos da mistura de vrias tradies culinrias nos mesmos espaos. De acordo com a Organizao Educacional Cientfica e Cultural das Naes Unidas (UNESCO)4, o patrimnio cultural imaterial corresponde:

As prticas, representaes, expresses, conhecimentos e tcnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes so associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivduos reconhecem como parte integrante de seu patrimnio cultural.

E, acrescenta ainda:
O Patrimnio Imaterial transmitido de gerao em gerao e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em funo de seu ambiente, de sua interao com a natureza e de sua histria, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito diversidade cultural e criatividade humana.

Se, no mbito da alimentao cotidiana, os alimentos tradicionais convivem com as inovaes gastronmicas provenientes de outras localidades, trazendo consigo novos sabores e inovaes tecnolgicas, a maneira como tais inovaes chegam merecem destaque em como so incorporadas e, bem como, permanecem em relao a determinados hbitos alimentares e prticas

gastronmicas que criam as cozinhas regionais. Dessa forma surgem pratos que por suas caractersticas de preparo e degustao e seu significado constituem smbolos locais, os chamados pratos tpicos. A denominao prato tpico designa uma iguaria gastronmica tradicionalmente preparada e degustada em determinado local representando uma ligao com a histria de quem a prepara e a degusta integrando um panorama cultural que extrapola o prato em si. Essa iguaria, por reforar a identidade de uma localidade e de seu povo, se torna muitas vezes uma espcie de insgnia local, fato que ganha importncia dentro do contexto turstico. A gastronomia um fenmeno que gira em funo de realizar uma das necessidades mais bsicas do ser humano que saciar a fome do individuo, porm, quando saciada a fome ela passa por uma representatividade muito maior que no apenas o sacio da fome; ela consiste em representar os alimentos existentes em um local, os modos de preparar as iguarias e o porqu de algumas determinadas iguarias, visto que inmeras preparaes tm, alm do uso de determinados ingredientes, uma histria de como surgiu o prato que s vezes tem carter religioso ou etnogrfico, histrico, e at mesmo social tem-se, por exemplo, no Brasil o caso da feijoada um prato smbolo da gastronomia no pas que herdada atravs dos escravos e o acaraj na Bahia. Com todos os conhecimentos adquiridos por meio da gastronomia, Schluter (2003, p. 16) diz:
No entanto, o alimento no simplesmente um objetivo nutritivo que permite saciar a fome, mas algo que tambm tem significado simblico em uma determinada sociedade. Partindo de elementos similares, distintas culturas preparam sua alimentao de diversas formas. Essa variedade na preparao dos pratos est condicionada pelos valores e cdigos sociais a partir dos quais as pessoas se desenvolvem.

____________________________
4

Segundo informao disponvel em: www.iphan.gov.br. (acesso em novembro de 2009).

A gastronomia quando passa por uma simbologia dos costumes de um povo passa a ser valorizada enquanto cultura e desperta nas pessoas a curiosidade em conhec-la e, consequentemente, se torna um grande atrativo turstico em algumas localidades. Pois ao usufruir da gastronomia de um lugar o turista est alm de satisfazendo uma necessidade fisiolgica, consumindo a cultura de uma regio e no apenas um mero produto. Deve-se lembrar que no apenas a gastronomia que ser preservada enquanto patrimnio cultural no Brasil, graas sua imensa diversidade ela tem outros bens que tambm sero preservados visando o resgate e manuteno de sua cultura. A respeito disso Cullar (1997, p. 232) explica que:

Elementos intangveis como nomes de lugares ou tradies locais so tambm parte do patrimnio cultural. As interaes entre esses elementos e a natureza-a paisagem cultural coletiva so de importncia significativa. Somente por meio da preservao desses elementos possvel considerar as culturas autctones de uma perspectiva histrica. A paisagem cultural forma um quadro histrico e cultural para muitas populaes autctones.

Com isso a gastronomia ganha uma excelente perspectiva no que se refere sua representatividade para os locais onde a mesma valorizada atravs de sua comunidade local e contribui para o desenvolvimento tanto sob os aspectos econmicos como tambm culturais de um de determinado lugar.

A gastronomia como atrativo turstico: a importncia dos festivais gastronmicos no Estado de Gois

Outra tendncia de valorizar e divulgar a gastronomia so as realizaes de festivais gastronmicos que acontecem no Brasil de norte a sul. Eles ocorrem, justamente, para a valorizao gastronmica no vis cultural de um local como uma maneira de oferta de produto turstico. Esses festivais aproveitam as potencialidades de produtos locais alm de uma alternativa para aquecer o Turismo em pocas de sazonalidades. (Ver ilustraes 1e 2).

E, dessa forma, as localidades realizam os eventos de cunho gastronmicos em diferentes pocas do ano e em diferentes regies do pas. Esses eventos acontecem tanto em locais de culinria tradicional quanto em termos de aproveitamento turstico dos elementos gastronmicos.

Ilustrao 1: Polenta ao molho com almndega .Festival de gastronomia de Nova Veneza, 2009 fonte: www.festivalitaliamo.com.br (acesso em novembro de 2009)

Ilustrao 2: Polenta frita .Festival de gastronomia de Nova Veneza, 2009 fonte: www.festivalitaliamo.com.br (acesso em novembro de 2009)

Os eventos gastronmicos acontecem com o uso de determinado produto ou ingrediente especfico, assim como h eventos que giram em torno de um nico prato que retrata a tradicionalidade da cultura local. Embora possa realizar festivais gastronmicos com produtos no especficos de determinada regio em que o evento est inserido, so os festivais com bebidas, gneros alimentcios e pratos tradicionais que mais chamam ateno dos turistas quando realizados em seus locais de origem. Os alimentos em si, so um grande atrativo de turistas, porm tm determinados eventos que premiam seus visitantes de alguma forma e, geralmente, esses prmios so distribudos como forma de compensao. No Estado de Gois a realizao dos festivais gastronmicos ainda recente. Dentre muitos municpios a realizarem esses festivais, Nova Veneza cidade que est localizada a quarenta e dois quilmetros de Goinia, uma cidade formada por colnia italiana e o seu festival surgiu, justamente, no intuito de manter e resgatar a cultura de seus colonizadores e apresentar a gastronomia tpica italiana que atrai mais de setenta mil visitantes. O festival gastronmico em Nova Veneza teve sua primeira5 edio em 2003. Aps a criao do festival apresenta resultados positivos, como criao: Museu permanente, com fotos, objetos e documentos sobre a cidade; coral infantil Colibris de Veneza; coral 3 idade; incio do projeto para plantao de uvas e formao de vincolas; grupos de dana; e, o centro de formao gastronmica j criou ensino fundamental lngua italiana como parte do currculo escolar de sua cidade. (Ver ilustrao 3).

____________________________
5

Estas informaes constam no site www.festivalitaliano.com.br (acesso em novembro de 2009).

Ilustrao 3: traje tpico italiano. Festival de gastronomia de Nova Veneza 2009 fonte: www.festivalitaliano.com (acesso em novembro de 2009)

Depois do festival gastronmico de Nova Veneza, surgiram outros em Pirenpolis, Crixs, Cidade de Gois, Uruau, Damolndia, Caldas Novas, Quirinpolis e So Simo entre outros. E todos eles tm atrado muitos visitantes para seus municpios, proporcionado o envolvimento da comunidade e gerando melhores condies de renda para todos. A realizao desses festivais se d sob alguns vieses: um manuteno e a divulgao de sua cultura, outra a explorao de seus produtos tidos como tpicos e, tambm, aproveitar a sazonalidade turstica que esses municpios possuem visitantes. Cada municpio tem um produto ou tradio culinria como carro chefe: Nova Veneza destaca seu festival na criao de pratos de origem italiana, Pirenpolis valoriza os ingredientes do cerrado, Crixs enfatiza os produtos derivados do pequi produto tpico do cerrado, Cidade de Gois usa ingredientes do cerrado goiano adaptando-os pratos tradicionais, Uruau tem com base o uso de peixes em seus pratos, Damolndia tem como carro chefe os doces e os modos de fazer dos mesmos, Caldas Novas fez das massas e dos pasteis seu atrativo na sua ultima edio em 2009, Quirinpolis faz os seus pratos com uso do milho onde a Chica-doida a principal iguaria do evento e So Simo faz da tilpia um peixe comum na regio o seu principal produto.

Pois, alm dos festivais gastronmicos serem uma ferramenta de divulgao e explorao turstica existe tambm as rotas gastronmicas que facilitam a vida dos turistas que apreciam a cultura e o hbito de comer bem e se constituem em um elemento bastante utilizado enquanto atrativo turstico, uma vez que tm turistas que viajam para conhecer a gastronomia dos mais diversos lugares e experimentar os sabores de um lugar para o outro. Essas rotas geralmente oferecem aos turistas a degustao de pratos e produtos tpicos de cada regio e tm a funo de mostrar os valores culturais de determinadas localidades e tem como eixo os pratos tpicos de cada regio.

Consideraes finais

A gastronomia tpica deve ser valorizada, principalmente, sob a tica do turismo no sentido de proporcionar ao visitante uma oportunidade de contato no apenas na questo do sacio da fome como tambm no sentido figurado de degustar as tradies locais, ritos e valores alimentares e permite aos autctones a idia de pertencimento do lugar. A atividade turstica uma prtica scio-econmica que tem na gastronomia uma ferramenta de grande valia para o desenvolvimento no apenas sob o olhar financeiro, como tambm na oportunidade de valorizar e preservar a cultura alimentar de vrias regies. A gastronomia enquanto atrativo turstico-cultural no utilizado para este fim somente no Brasil, mas tambm em vrios lugares do mundo, onde a mesma j uma aliada como opo de produto turstico, fortalecendo a identidade de um povo. Em vrias regies do Brasil, um dos principais motivos de atrao turstica, pois cada vez mais frequente a procura dos turistas pelas rotas gastronmicas e, tambm, a realizao de festivais gastronmicos que alm de preservar seus costumes atraem turistas para seus destinos. No entanto, com a atuao dos rgos competentes sobre a preservao dos bens culturais do Brasil, incluindo a gastronomia como bem imaterial, sob a responsabilidade do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional que ser favorvel (re)conhecer a gastronomia brasileira como um atrativo turstico-cultural e divulg-la para outros pases no sentido de preservar a cultura de seu povo e tambm atrair turistas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRAUNE, R. e FRANCO, S. O que Gastronomia. So Paulo (SP): Brasiliense, Col. 322, primeiros passos, 1 edio,2007. CALOCA, Fernandes. A Viagem gastronmica atravs do Brasil. So Paulo (SP): Senac. Edio 8, 2007. CASCUDO, Luis Cmara. Antologia da Alimentao no Brasil. Rio de Janeiro (RJ), Livros tcnicos, 1 edio, 1977. CULLAR, Javier Perez de. Nossa Diversidade Criadora. Campinas (SP): Papirus, 1997.1 Edio. DAMATTA, Roberto. O que o Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Rocco, 2004. 1 Edio. DAMATTA, Roberto. Sobre o simbolismo da comida no Brasil. In Rio de Janeiro. Volume 15, n07, 1987. FRANCO, Ariovaldo. De Caador a Gourmet: Uma historia da gastronomia . So Paulo (SP): Senac, 2001. FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro (RJ): SENAC, 2008. FUNARI, P. e PINSKY, J. Turismo e Patrimnio Cultural. So Paulo (SP): Contexto. 4 Ed. 1 reimpresso, 2007. (Coleo Turismo Contexto). MACEDO, Maria Leonor. A Histria da gastronomia. Rio de Janeiro (RJ): Senac. 14 reimpresso, 2008. MINTZ, W.Sidney. Comida e Antropologia: Uma breve reviso. So Paulo (SP): RBCS vol.16 n47 ano 2001. MONTANARI, Massimo. Comida como Cultura. So Paulo (SP): Senac, 2006.1 edio. Traduzido por Letcia Martins Andrade. ORTNCIO, Bariani. Cozinha goiana. Goinia (GO): Kelps, Edio 6, 2008. ORTIZ, Renato. A moderna tradio brasileira. So Paulo (SP): Brasiliense, 1994. PELLEGRINI FILHO, Amrico. Ecologia, Cultura e Turismo. Campinas (SP): Papirus, Col. Turismo, 4 Edio, 2000. PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Turismo, Memria e Patrimnio Cultural. So Paulo (SP): Roca, 2 Ed. 2004. SANTOS, Jos Luiz dos. O que Cultura. So Paulo (SP): Brasiliense; Col. primeiros passos. 17 reimpresso, 2009.

SIMON, Franois. Comer um sentimento. So Paulo (SP): Senac. Traduzido por: Eric Roland Ren Henault, 2006. Edio 1. SCHLUTER, Regina G. Gastronomia e Turismo. So Paulo (SP): Aleph. 2 Edio. Revista, 2006.

Anda mungkin juga menyukai