Anda di halaman 1dari 2

Referncia Bblica: 2 Reis 22-23

Versculo para Memorizar: "No houve rei semelhante a Josias, que se convertesse ao Senhor com todo o seu corao, com toda a sua alma e com toda sua fora." 2 Reis 23:25

Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Jud. Ele governou trinta e um anos em Jerusalm. Seu av Manasss havia sido um rei mal - to mal que Jud foi mais perversa que qualquer uma das outras naes (que nem sequer conheciam a Deus e Sua Palavra). Ele construiu altares para deuses, sacrificou o seu filho a um dolo e matou muitas pessoas inocentes. Como o av de Josias, seu pai Amon tambm foi um rei mau que adorava dolos e no andou nos caminhos de Deus. Ele foi assassinado por seus prprios funcionrios. Josias fez o que agradava a Deus, o SENHOR; ele seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi. Ele percebeu que a igreja precisava ser arrumada, por isso ordenou que os homens encarregados dos concertos do templo como os carpinteiros, construtores, e pedreiros comprassem material para comear a trabalhar na igreja. Enquanto trabalhavam na igreja, esses homens acharam o livro da lei no templo e entregaram ao escrivo do palcio para que ele pudesse ler para o rei. Quando Josias ouviu o que o Livro da Lei dizia, o rei rasgou as suas roupas em sinal de tristeza. O livro da lei daquela poca a nossa Bblia hoje, e o rei se entristeceu, pois o povo no estava cumprindo os mandamentos de Deus. Ento ele deu a seguinte ordem para o sacerdote: Vo consultar a Deus, o SENHOR, por mim e por todo o povo de Jud a respeito dos ensinamentos deste livro. Deus est irado conosco porque os nossos antepassados no fizeram o que este livro manda. Os servidores do rei foram falar com uma profetisa e o seu marido. Eles eram pessoas que ouviam a Deus e pediram para dar ao rei a seguinte mensagem: Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, vou castigar a cidade de Jerusalm e todo o seu povo, pois eles me abandonaram e tm oferecido sacrifcios a outros deuses e assim me fizeram ficar irado. Mas eu vi que voc se arrependeu, e se humilhou diante de mim, eu ouvi a sua orao e por isso s depois da sua morte que vou castigar Jerusalm. Vou deixar que voc morra em paz. Ento o rei leu diante deles todo o Livro da Aliana que havia sido achado no Templo. Ele fez com Deus, o SENHOR, uma aliana pela qual eles lhe obedeceriam e guardariam as suas leis e mandamentos com todo o corao e com toda a alma. Ele destruiu todos os objetos, sacerdotes e lugares de adorao a outros deuses que no fosse o SENHOR. O rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Pscoa em honra do SENHOR, o Deus deles, conforme estava escrito no Livro da Aliana. Desde a poca em que os juzes governavam o pas, nunca havia sido feita uma Festa da Pscoa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Jud. Foi no ano dezoito do reinado de Josias que essa Pscoa foi festejada em Jerusalm, em honra de Deus, o SENHOR. No houve antes nenhum rei como ele, que servisse a Deus, o SENHOR, com todo o seu corao, mente e fora, obedecendo a toda a Lei de Moiss; e depois nunca houve outro rei igual a ele.

O av e o pai de Josias tambm tinham sido reis e fizeram muitas coisas erradas em seu reinado, mas Josias fez aquilo que era certo. Essa histria nos ensina que no importa se nossos pais, avs, professores, irmos mais velhos fazem aquilo que errado, ns podemos fazer aquilo que certo porque podemos ser o incio de uma descendncia que honra e obedece a Deus.

Anda mungkin juga menyukai