Anda di halaman 1dari 3

IMPLANTAO DE CONSULTORIA INTERNA DE RH EM UMA EMPRESA NO RAMO DE ALIMENTO.

Empresa no segmento de Fast Food, estabelecida no mercado desde 1990, presente hoje em 6 Estados brasileiros, totalizando 45 lojas. Em 2008, instalou a oitava loja no Rio de Janeiro em um shopping que com tinha apenas 2 anos de existncia. Teve como incio suas atividades no ms 04 do mesmo ano devido ao projeto, suas instalaes e implantao de todo o processo de abertura. Atualmente a rede conta com 700 funcionrios que administram as 45 lojas. A filial H por ser a oitava no Rio de Janeiro conta com 28 funcionrios e o funcionamento requer a jornada de dois turnos de trabalho. O primeiro horrio trabalham apenas 10 colaboradores e no turno seguinte um nmero maior devido a demanda de produo . O Negcio da franquia visto como uma integrao de partes independentes que trabalham em conjunto, sendo esse o seu diferencial em relao s demais organizaes. Sua estrutura basicamente operacional. Com o perfil de fast food, precisa do operacional com grande desempenho no atendimento, por isso em seu processo seletivo exigia-se o perfil de: idade entre 16 e 18 anos, ensino mdio completo ou cursando ltimo ano, residir prximo e boa dico. A empresa valoriza a mo-de-obra jovem por considera espontnea, descontrada, com energia, hbil pra lidar com clientes e vidas por aprender, a partir desse princpio tem como principal o perfil jovem. Aps dois anos de atividade a empresa comeou a diminuir sua receita e aumentaram a rotatividade de pessoal, trazendo desconforto para a superviso regional e a preocupao de perder o marketing e conseqentemente perda de mercado. Por conhecer o mercado e o sobe e desce da economia e j vivenciado o episdio em outras lojas, resolveu a Diretoria a resolveu por implantar a consultoria interna de RH. O consultor um funcionrio da prpria rede que tem conhecimento slido para a prtica da consultoria interna que vem vivenciando loja ps loja. O consultor interno de Recursos humanos que antes de assumir a funo passa obrigatoriamente pela vivncia de gerente operador, avalia todos os aspectos do RH, desde uniformes at o bem-estar dos colaboradores, decorrentes de prticas de RH utilizadas. Alm disso o consultor treina e oferece suporte equipe gerencial no recrutamento, na seleo, na promoo e na demisso de funcionrios. A empresa tem a preocupao das questes envolvendo seus recursos humanos, como objetivo de atrair, reter e desenvolver pessoas com o perfil necessrio para atender s estratgias da empresa, ao mesmo tempo antecipando as tendncias do mercado. Aps anlise dos processos envolvidos na filial H, constatou-se que a contratao do perfil idade no estavam de acordo com o segmento, os funcionrios eram dinmicos mais no davam seqncia no processo de atendimento, passaram a conversar o tempo todo . Alguns hamburgus tinham suas carnes semi cruas e frias devido a demanda de produo, com isso

foram perdendo qualidade. A comunicao era desorganizada e tudo parecia uma feira, trazendo desconto e indignao aos clientes externos pela demora e m qualidade. Com tanta desordem alguns funcionrios desistiam do trabalho e no tinham estmulos para melhoria e produo adequada. O fator mais impactante foi a quantidade exagerada de funcionrios no atendimento e o gerente, que estava perdido, no tinha controle algum sobre a produo e pessoal. Com o resultado da pesquisa, houve a necessidade de mudana, no setor de R&S, Treinamento e setor organizacional. O setor de RH comportou-se estrategicamente assessorando o consultor interno e recebeu as orientaes de mudana sem nenhuma objeo. Houve por parte do gerente e do supervisor desconforto em saber que uma consultoria esta sendo implantada, por conta disso estaria colocando em risco seus empregos.

QUESTIONRIO.

1. O que levou esta empresa a decidir pela implantao do modelo de Consultoria Interna em Recursos Humanos? 2. Como aconteceu a implantao? 3. Como se deu a multifuncionalidade dos profissionais de RH? 4. Houve um programa de conscientizao de todos os envolvidos no modelo? 5. A rea de Recursos Humanos j era considerada como business ou passou a ser depois deste modelo? 6. Como ficou o cargo do Consultor Interno de Recursos Humanos? 7. E a sua carreira? 8. Qual o novo papel da rea de Recursos Humanos? 9. As lideranas (ou gerentes de linha) assumiram totalmente o seu papel de gestores de suas equipes? 10. Onde aconteceram as maiores resistncias ao novo modelo? 11. Como foram trabalhadas essas resistncias? 12. Quais riscos de oportunidades identificados pela sua empresa para a implantao da Consultoria Interna em Recursos Humanos? 13. Qual foi o investimento monetrio para a implantao do modelo de Consultoria Interna em Recursos Humanos? 14. Quais os ajustes j efetuados desde o incio da implantao? 15. De uma forma geral, qual ser o futuro da rea de Recursos Humanos, nas empresas, em sua opinio?

Anda mungkin juga menyukai