Anda di halaman 1dari 5

Mauro Sergio de Souza

Trabalho entregue disciplina de Didtica Do curso Bacharel em Teologia, Sob a orientao do Prof. Pr. Wanderlei Galbiatti Filho

SEMINRIO BATISTA TEOLOGICO DE CAMPINAS CAMPINAS SO PAULO NOVEMBRO DE 2012.

Bellan, Zezina Soares. Andragogia em Ao: Como Ensinar Adultos sem se tornar Maante, Santa Barbara dOeste: SOCEP Editora, 2005.

Conhecimento por si s no gera professor, o que o torna um bom professor o domnio. Este livro visa despertar a potncia dos professores de (andragogia) ensino para adultos, desenvolvendo habilidades que facilitaro na comunicao e transmisso de sua aula para este grupo de pessoas. O Aluno adulto quer ter aulas objetivas e concretas, com finalidade prtica. E, para isto o autor sugere inovar para surpreender explorando um mtodo revolucionrio de ensino. Praticidade do Ensino. Objetividade do Ensino. Aplicabilidade do Ensino.

Identificando o adulto para planejar bem a aula. A pessoa adulta aquela que tem uma viso clara de seus objetivos de vida e, tem boas decises. E quando assume um papel importante, diante de tal situao, seu aprendizado dirigido para suas aptides, pois quer aplicar imediatamente o que aprendeu, diariamente, pois o mesmo quer resolver problemas e desafios. O Adulto no tem como objetivo aprender simplesmente um assunto, este no pode ser prolongado, pois, o adulto no participa de um curso para obter somente o certificado, o adulto estuda desde que o assunto o atraia, fundamental o adulto ter participao na aula. Segundo a viso de Paulo Freire, o professor aquele que possibilita o caminho de aprendizagem do aluno. Quando o professor visa expor sua aula em parceria com

seus alunos, juntos descobrem maneiras criativas de tornar o assunto mais criativo e desafiador, aguando assim o senso crtico de seus alunos, referente ao assunto e aumentando a participao na apresentao do trabalho, assim o aluno absorve muito mais. A autora faz menes de porcentagem do que uma pessoa capta em um ensino quando utilizado alguns recursos. Exemplo: quando a apresentao apenas falada o aluno retm 10% e aps 72 horas s se lembrar da piada contada, enquanto o que ouve, v e faz este poder se lembrar de 85% do contedo informado, num perodo de trs dias e desta forma considera-se que o aluno aprende mais. A autora nos remete a pensar que um adulto precisa de uma pausa, pois o mesmo se concentra por um pouco perodo, aproximadamente 7 minutos, depois disto ele se dispersa, desligando-se e perdendo assim a ateno e em muitos casos busca algo que o atraia. O professor precisa cativar a ateno do seu aluno, explorando o seu tempo de concentrao, diversificando a exposio de sua aula, e quando isto feito o tempo pode ser quadruplicado e o volume de informaes assimiladas pelos alunos dar-se como exemplo: a diviso de uma aula para que desta forma o aluno fique conectado ao ensinamento exposto entre um perodo de 42 minutos que ser em 7 perodos de mais ou menos 6 minutos equilibrando as alternncias deste ensinamento. O aluno adulto em comparao a uma criana requer uma metodologia diferente de aprendizado, sendo necessrio aplicar tcnicas e teorias apuradas para tal aprendizagem para se obter um resultado eficiente, demonstra o fato utilizando os ensinamentos de Benjamim Bloom, que afirma que os objetivos educacionais so formulaes explicitas, as mudanas que se esperam que ocorram no aluno e, desta forma Bloom organiza uma diviso contendo trs nveis educacionais do domnio cognitivo afetivo e o psicomotor. Onde cada um destes domnios foi dividido em vrios nveis sendo estes: 1. Conhecimento identificar e evocar informao

2. Compreenso organizar e selecionar fatos e ideias. 3. Aplicao usar fatos, regras, princpios. 4. Analise separar algo (o todo) em partes. 5. Sntese combinar ideias para formar um novo conjunto. 6. Avaliao Desenvolver opinies julgamentos, decises.

E estes so cumulativos, onde cada um depende do anterior, e d suporte para o seguinte, sendo classificado por complexidade, os processos mentais, a pirmide dividida em dois nveis: 1 Nvel as habilidades associadas a conhecimento, compreenso e aplicao so consideradas pouco estruturadas, pois exigem respostas claras, o tipo certo ou errado. 2 Nvel anlise, sntese e avaliao so nveis de habilidades intelectuais mais estruturadas, porque requerem do aluno a aplicao de habilidades e conhecimentos a problemas que so complexos e pedem uma combinao de conceitos, princpios e teorias para serem solucionados, em situaes onde no existe uma nica resposta. Cabendo ao educador criar situaes onde a pessoa passe por cada uma das etapas desenvolvendo cada nvel cognitivo. O professor deve ser um facilitador, um agente de mudana, sendo seu papel apresentar e informar atravs de tcnicas, criando um ambiente adequado para o ensinamento, ter uma metodologia envolvente que faz com que seu ouvinte o entenda e possa futuramente colocar em prtica, o facilitador deve estudar os seus alunos e identificar as necessidades de cada um destes adultos, pois os mesmos querem ser teis. E quando utilizar o recurso este deve ser usado como fonte de estimulo e apoio para o ensinamento do adulto.

CONCLUSO

Em vista a todos estes conceitos que a autora trs sobre andragogia, vejo o quanto importante o ensino de adultos e como deve ser empregado cada conceito de ensino para um melhor rendimento do professor e aluno em sala de aula. Onde cada professor quando utilizar corretamente cada passo aqui exposto ter uma ferramenta motivadora o incentivadora a preparar cada vez mais suas aulas olhando para seus alunos e enriquecer o contedo a ser apresentado, seguindo uma metodologia criativa, envolvente e participativa de seu grupo, visando uma aplicabilidade maior de seu contedo, que foi exposto de forma participativa entre o facilitador e o adulto. Para uma maior conquista de seu domnio cognitivo.

Anda mungkin juga menyukai