Anda di halaman 1dari 7

A queda do Homem e o resgate de divino

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Mandamento (Gn 2, 16-17) Tentao (Gn 3, 1) Cobia (Gn 3, 6) Queda (Gn 3, 6) Autojustificao (Gn 3, 12) Consequncia (Gn 3, 17 e 23) Justificao (Gn 3, 15 e 21)

1 Mandamento/Lei

Definio: Conjunto de regras de comportamento fornecidas por Deus pra que o homem obedea. Gnesis 2 16 E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Voc pode comer as frutas de qualquer rvore do jardim, 17 menos da rvore que d o conhecimento do bem e do mal. No coma a fruta dessa rvore; pois, no dia em que voc a comer, certamente morrer.

Referncias: Gl 3, 19 Ento, por que que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que so contra a vontade de Deus. A lei devia durar at que viesse o descendente de Abrao, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem ser.
19

Rm 4, 15 Pois a lei traz o castigo de Deus. Mas, onde no existe lei, tambm no existe desobedincia lei.
15

2 Tentao e Cobia
Referncias: Gnesis 3 A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou mulher: verdade que Deus mandou que vocs no comessem as frutas de nenhuma rvore do jardim?
1

A mulher viu que a rvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento . A apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele tambm comeu.
6

Tg 1, 13-15 Quando algum for tentado, no diga: Esta tentao vem de Deus. Pois Deus no pode ser tentado pelo mal e ele mesmo no tenta ningum.
13

Mas as pessoas so tentadas quando so atradas e enganadas pelos seus prprios maus desejos.
14

Ento esses desejos fazem com que o pecado nasa, e o pecado, quando j est maduro, produz a morte.
15

1 Joo 2 16 Pois tudo o que h no mundo a cobia da carne, a cobia dos olhos e a ostentao dos bens no provm do Pai, mas do mundo. Davi 1) II Samuel 11.2 - Tentao; 2) II Samuel 11.3 - Cobia.

4 Queda
Gnesis 3 A mulher viu que a rvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. A apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele tambm comeu .
6

Rm 5, 12
2

O pecado entrou no mundo por meio de um s homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raa humana porque todos pecaram.
12

Romanos 6 14 Pois o pecado no os dominar, porque vocs no esto debaixo da lei, mas debaixo da graa. 12 Portanto, no permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocs obedeam aos seus desejos.

Queda de Davi:
1) II Samuel 11.4 Queda de Davi Execuo do adultrio; 2) II Samuel 11.11 Cegueira de Davi evidenciada: Urias, mesmo se dedicando ao rei Davi, perde a sua vida por meio de suas mos; 3) II Samuel 11. 15 Pedido de morte de Urias, feito por Davi. 4) II Samuel 12 - A cegueira de Davi torna-se mais evidente quando o profeta vai at ele falar sobre o seu pecado e ele no se reconhece como autor da transgresso.

5 Autojustificao
Autojustificao de Ado e Eva:
Gnesis 3 Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Ento costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas. O homem disse: A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi.
12 7

Rm 3, 20 Ns sabemos que tudo o que a lei diz dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus.
19

Pois ningum aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que so pecadoras.
20

Lc, 18, 9-14 Jesus tambm contou esta parbola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros:
9

Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos.
10

O fariseu ficou de p e orou sozinho, assim: Deus, eu te agradeo porque no sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeo-te tambm porque no sou como este cobrador de impostos.
11 12

Jejuo duas vezes por semana e te dou a dcima parte de tudo o que ganho.

Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o cu. Batia no peito e dizia: Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!
13

E Jesus terminou, dizendo: Eu afirmo a vocs que foi este homem, e no o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece ser humilhado, e quem se humilha ser engrandecido.
14

6 Consequncia
Gnesis 3 E para Ado Deus disse o seguinte: Voc fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da rvore que eu o proibi de comer. Por causa do que voc fez, a terra ser maldita. Voc ter de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento
17

Deus expulsou o homem e no lado leste do jardim ps os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direes. Deus fez isso para que ningum chegasse perto da rvore da vida.
24

2 Sm 12
12

Agora, pois, no se apartar a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
13

Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua prpria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu prximo, o qual se deitar com tuas mulheres perante este sol.
14

Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negcio perante todo o Israel e perante o sol.

Rm 8
20

Porque a criao ficou sujeita vaidade, no por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

2Sm 12

19

Quando Davi viu os oficiais cochichando uns com os outros, compreendeu que a criana havia morrido. Ento perguntou: A criana morreu? Morreu! responderam eles. 2 Sm 13
14

Mas Amnom no quis ouvir o que Tamar dizia. E, como era mais forte, ele a forou e teve relaes com ela.
29

Os empregados mataram Amnom, como Absalo havia mandado. Ento todos os outros filhos de Davi montaram suas mulas e fugiram. 2 Sm 18
14

Ento disse Joabe: No me demorarei assim contigo aqui. E tomou trs dardos, e traspassou com eles o corao de Absalo, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.

7 Justificao
Gnesis 3 Eu farei com que voc e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim tambm sero inimigas a sua descendncia e a descendncia dela. Esta esmagar a sua cabea, e voc picar o calcanhar da descendncia dela.
15

E o SENHOR Deus fez roupas de peles de animais para Ado e a sua mulher se vestirem.
21

Galatas 3 24 Assim, a lei foi o nosso tutor at Cristo, para que fssemos justificados pela f. Atos 13 39 Por meio dele, todo aquele que cr justificado de todas as coisas das quais no podiam ser justificados pela lei de Moiss. Rm 3, 24 Mas, pela sua graa e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.
24

Romanos 3 20 Portanto, ningum ser declarado justo diante dele baseando-se na obedincia lei, pois mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
5

23 pois todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graa, por meio da redeno que h em Cristo Jesus. Romanos 5 9 Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Romanos 6 18 Vocs foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justia.

8 Regenerao
1 Pedro 1 23 Pois vocs foram regenerados, no de uma semente perecvel, mas imperecvel, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

9 Santificao
Hebreus 10 14 porque, por meio de um nico sacrifcio, ele aperfeioou para sempre os que esto sendo santificados. 1 Tessalonicenses 4 3 A vontade de Deus que vocs sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 7 Porque Deus no nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 2 Corntios 7 1 Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o esprito, aperfeioando a santidade no temor de Deus. Efsios 4 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justia e em santidade provenientes da verdade. Hebreus 12 14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ningum ver o Senhor.
6

10 Boas obras
Efsios 2 10 Porque somos criao de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemo para que ns as praticssemos. Hebreus 10 24 E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e s boas obras. Mateus 5 16 Assim brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus". Tito 2 14 Ele se entregou por ns a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado prtica de boas obras. Tito 3 8 Fiel esta palavra, e quero que voc afirme categoricamente essas coisas, para que os que crem em Deus se empenhem na prtica de boas obras. Tais coisas so excelentes e teis aos homens.

Anda mungkin juga menyukai