Anda di halaman 1dari 3

NO EXISTE UMA LITERATURA PARAENSE?!

*
Por Edilson Pantoja
"A palavra distingue o homem entre os animais; a linguagem, as naes entre si - no se sabe de onde um homem antes de ele ter falado." J.-J. Rousseau

Enquanto pensava a respeito do texto "Literatura Paraense existe?", de autoria do professor Paulo Nunes, tive, repetidas vezes, a afirmao acima a borbulhar em minha reflexo. Resolvi torn-la epgrafe de minha argumentao. Quis ver a um mote que talvez me permita pensar uma perspectiva diferente daquela enfocada por Nunes. O pequeno trecho, constante do "Ensaio sobre a origem das lnguas" tem por tema, conforme o prprio ttulo da obra enuncia, a linguagem - linguagem verbal, deixe-se frisado. E oportuno que se observe a relao entre universal e particular a referida. Aprecio no trecho a importncia que d ao lugar (topos) - ao elemento ptrio, portanto como sendo essencial para a constituio da identidade, como aquilo que concede caractersticas prprias ao particular, ao regional, como aquilo que lhe fornece o seu quid, que o reveste da cor local. Afinal, "no se sabe de onde um homem antes de ele ter falado." A considerar o dito, penso no se poder, em nome de um desejo de universalizao, suprimir o regional. O universal no existe sem o particular, o nacional no existe sem o regional, de modo que, em nome do primeiro, no se pode ignorar o segundo. E muito embora concorde com Nunes quanto postura simplria que leva alguns a "misturar palavras azedas que provocam estranhamento a olhos e ouvidos", no vejo que haja, entre este tipo menor de literatura e a denominao ptria Literatura Paraense, uma relao necessria e exclusivista que autorize esta literatura de baixa qualidade a representar a "manifestao literria dos autores nascidos no Par". Este mal-fazer literrio, alis, me faz lembrar a referncia que Lindanor Celina faz a um comentrio de Dalcdio Jurandir. Conta Celina em seu "Pranto por Dalcdio Jurandir" que durante o tempo em que Jurandir hospedou-se em sua casa, e que a orientava no ofcio de escritora, ela, o marido e Dalcdio costumavam frequentar o stio do casal l para as bandas de Icoaraci. Nas cercanias do stio havia um casal de idosos a quem Dalcdio muito gostava de visitar. O leitor que me perdoe a longa citao, mas considero extremamente oportuno inseri-la aqui. O comentrio de Dalcdio tambm precioso como norte para quem deseja fazer literatura com qualidade. Registra Lindanor pgina 66-7.
"Vamos ver os velhos?" - ele convidava como se dissesse: "vamos ouvir os velhos?" Dalcdio nada perdia. (...) O velho era bblico, sua mulher tambm, mulher evanglica, valente, mas com um danadinho sentido de humor. Falava com fora, dizia coisas assim: "Nas alvas da madrugada", ou "Indagorinha passou por aqui um galo espaventado"... Se o cachorro latia desatinado, bradava: "Me acaba com essa sinagoga!" Teriam medo da morte? Uma hora perguntei: "A senhora no quis nunca sair daqui?" - Daqui? Mas quando! Nos arrancar destes cerrados no era pra gente cair maisque-depressa no buraco da misria?! Falando das plantas: "A alma do milho..." E quando aparecia por ali um vizinho contando ferrambambas: "Ora deixe-se de ventanias!" O velho falava amansando as palavras: "Eu conto do ontem e do hoje". Falei: "E do amanh?" Resposta dele: "O amanh so enganos..." Dalcdio me olhou como iluminado: "Voc viu?" E se dispunha mais ainda a ouvir o ancio, conte, conte mais... Como conversaram comprido, o velho, Dalcdio e Durval (...)

Horas passvamos no terreiro da casinha de Trancoso, to real! E por toda aquela redondeza levvamos o amigo. Gostava de ouvir as pessoas. Atento ficava a escut-las, numa espcie de fome contida como se h muito disso tivesse sido privado, a fala do seu povo, sua gente paraense. (...) Dalcdio ouvia e no caminho de volta a nosso rancho (sempre Itaiara, estamos em Itaiara) comentava: "Viu como eles falam? uma riqueza. Voc no deve perder esse material". - "Mas eu?" - "Sim senhora, o seu mundo. Oua tudo e v anotando, que um dia isso lhe serve. s ir buscar. Nos guardados". - "E se no der, soar falso?" Ele ria, levantando um pouco o queixo, nem superior, mas bem dono, consciente de uma verdade, aquela sim, no tinha receio de afirmar: "Ah minha senhora, a que est. Se no der, no colar, a culpa sua.".

Retomemos a argumentao anterior. No vejo sentido, tambm, na mera substituio de um adjetivo ptrio por outro. At porque "literatura brasileira de expresso amaznica", embora seja mais largo que literatura paraense, no escapa ao regional. A prpria denominao (ptria) literatura brasileira, se considerada a perspectiva mais global, tambm apenas regional. O que vejo, na recusa do segundo e sua substituio pelos demais, a expresso do Pensamento uniformizante e totalitrio que Adorno e Horkheimer identificam como Aufklrung (Esclarecimento), o qual, semelhana de um rolo compressor, passa por cima das diferenas e particularidades em nome do desejo de universalidade. Tal Pensamento identificado como sendo a Metafsica e Razo ocidentais. Como se sabe, j em Plato os elementos particulares eram suprimidos e sacrificados em nome da Idia (Esta, forma, modelo universal dos entes individuais). E o totalitarismo de Plato (bem compreendido, ressalte-se), condenava o fazer esttico porquanto, segundo ele, encontra-se relegado ao plano da mera imitao (mimesis) do particular. A obsesso do Esclarecimento ocupou, na Idade Mdia, boa parte dos pensadores em torno da famosa "Querela dos Universais", onde muito se especulou a respeito da existncia ou inexistncia das Idias, dos Conceitos. Queriam saber - e isto s um exemplo, se a Idia Homem (a essncia Homem) possua existncia prpria independentemente dos homens individuais ou se no passava de mera emisso de vocbulos, de mero sopro de voz (flatusvocis). Mas hoje esse tipo de Metafsica se encontra, se no superado, pelo menos relegado a segundo ou terceiro planos. Pensadores como Heidegger e Sartre, alm de outros, realizaram importante trabalho no sentido de min-la. Segundo eles, no que concerne ao homem, no existe uma Essncia, uma Idia universal, uma natureza humana que, a despeito das diferenas individuais (cor, altura, nacionalidade, etc.) a todos uniformizaria. Desse ponto de vista, j no existe (nunca existiu!) um modelo universal ao qual tudo se rende. O que existe de fato o particular, o regional, o local, posso dizer, aproveitando o tema que me trouxe at aqui. No entanto, se por um lado a Metafsica tradicional se encontra de certa forma combalida, por outro, nada impede que o Esclarecimento (alguns tradutores e estudiosos preferem o termo Iluminismo para Aufklrung) continue, a despeito disto, em sua trajetria uniformizadora. E no mundo moderno - ou ps-moderno -, conforme alguns preferem chamar nossa realidade permeada de parafernlias tecnolgicas e ao comportamento por elas determinado, os MCM (Meios de Comunicao de Massa) tentam - e conseguem - impor seus modelos "universais" a toda a gama de particulares. A mdia do Centro-Sul, no caso do Brasil, nos enfia goela abaixo, ela, sim, "frmulas

facilitadoras" homogeneizantes e totalitrias de comportamento, pensamento e, porque no dizer, de produo artstica, onde nossas peculiaridades, onde o nosso topos subsumido em nome do modelo pseudamente universal elaborado no Centro-Sul. Por isto, talvez, desejamos tanto achar nosso "entre-lugar" no campo da cultura "nacional", no querendo mais parecermos "exticos" a tal modelo. Pergunto: existe algo mais extico do que o linguajar de Guimares Rosa? (Digo isto com o devido respeito, evidentemente) Ele, no entanto, "nacional" ganha verso televisiva e tudo mais. Quanto a ns, parecemos esquecer de que, de fato, j estamos inseridos no campo da cultura nacional e que apenas no fazemos parte do modelo falsamente nacional dos MCM. Quero apenas lembrar aqui que o ltimo "M" da sigla se refere a "Massa" e aproveito para finalizar com uma referncia ao " sombra das maiorias silenciosas", de Baudrillard, onde segundo ele, a ps-modernidade criada pelos MCM marcada pela ausncia do sujeito, isto , da autenticidade, da peculiaridade, da particularidade. Tudo foi subsumido num modelo nico, sem vontade prpria. Todo o querer e o desejar lhe incutido a partir de fora pelos MCM. Bem, como disse no incio, toda a minha pretenso aqui foi pensar uma perspectiva diferente daquela enfocada pelo texto "Literatura Paraense existe?". E quando digo: "perspectiva", deixo implcito que no pretendo apresentar a verdade absoluta, mas to somente uma, entre outras possveis, maneira de ver. Quero crer que a universalidade da obra literria no medida pela aprovao ou no dos homogeneizadores do gosto, mas pelo fato do leitor, qualquer que seja seu topos, nela se reconhecer, sobretudo, por questes existenciais, na medida em que a obra de arte literria, a boa obra, como espelho de tudo o que humano, o reflete. Bibliografia: ADORNO, T. W. e HORKHEIMER, M. Dialtica do Esclarecimento - fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. BAUDRILLARD, J. sombra das maiorias silenciosas. (...) CELINA, Lindanor. Pranto por Dalcdio Jurandir - memrias. Belm, SECDET, Falangola, 1983. HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. 9 ed. Petrpolis: 2000. PANOFSKY, Erwin. Idea: A Evoluo do Conceito de Belo. So Paulo: Martins Fontes, 1994. PLATO. A Repblica. Lisboa: Fundao CalousteGulbenkian, s/d. REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 6 ed. So Paulo: Paulus, 1990. ROUSSEAU, J.-J. Ensaio sobre a origem das lnguas. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleo Os Pensadores, Vol. XXIV. SANTOS, Jair Ferreira dos. O que ps-moderno. 19 reimpresso. So Paulo: Brasiliense, 2000. Coleo Primeiros Passos. SARTRE, J.-P. O Existencialismo um Humanismo. So Paulo: Abril Cultural, 1984. Coleo Os Pensadores. _________________________ * Texto publicado originalmente no site www.dalcidiana.blogger.com, em fevereiro de 2003, mas foi removido.

Anda mungkin juga menyukai