Anda di halaman 1dari 5

Curso: _________________________________________________ Campus: Gama Componente Curricular: Leitura e Produo de Texto Professor: Erismar Lima Turno: Matutino ( ) Vespertino

( ) Noturno ( X )

Aluno/a: Gilmar da Silva Santos Data: 05/08/2013

Leia o texto a seguir, de Leonardo da Vinci, artista e inventor que viveu no sculo XVI e responda a questo 01. O PAPEL E A TINTA Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma mesa, junto com outras folhas exatamente iguais a ela, viu-se coberta de sinais. Uma pena, molhada de tinta preta, havia escrito uma poro de palavras em toda a folha. __ Por que voc no me poupou essa humilhao? __ disse, furiosa, a folha de papel para a tinta. __ Espere! __ respondeu a tinta. __ eu no estraguei voc. Eu cobri voc de palavras. Agora voc no mais apenas uma folha de papel, mas sim uma mensagem. Voc a guardi do pensamento humano. Voc se transformou num documento precioso! E, realmente, pouco depois, algum foi arrumar a mesa e apanhou as folhas de papel para jog-las na lareira. Mas subitamente reparou na folha escrita com tinta, e ento jogou fora todas as outras, guardando apenas a que continha uma mensagem escrita.
(Adaptado de: Leonardo da Vinci: Fbulas e Lendas. Rio de janeiro: Salamandra, 1977. p. 15.)

Questo 01 O texto est dividido em partes menores, os pargrafos. Pargrafos so partes do texto que agrupam ideias. A indicao de incio de pargrafo feita pelo afastamento em relao margem esquerda do texto.
a) Quantos pargrafos h no texto lido? Quatro pargrafos. b) Em qual pargrafo temos a fala da personagem Folha? Transcreva-a.

No segundo pargrafo. _ Por que voc no me poupou essa humilhao?

c) Em qual pargrafo temos a fala da personagem Tinta? Transcreva -a. No terceiro

pargrafo.

__ Espere! __ respondeu a tinta. __ eu no estraguei voc. Eu cobri voc de palavras. Agora voc no mais apenas uma folha de papel, mas sim uma mensagem. Voc a guardi do pensamento humano. Voc se transformou num documento precioso! Questo 02 Quando queremos estabelecer comunicao, podemos nos expressar de vrias maneiras: alm de escrever e falar, podemos emitir mensagens atravs de smbolos, gestos, desenhos, cores, sinais sonoros, etc., ou seja, para nos comunicar usamos uma linguagem. De acordo com a informao acima, classifique os itens abaixo em linguagem verbal ou em linguagem no-verbal.

a) dilogo entre voc e seus amigos. Linguagem verbal. b) pedido de informao a algum. Linguagem verbal. c) sinais de trnsito. Linguagem no verbal. d) cenas de um filme qualquer. Linguagem no verbal. e) carto vermelho dado ao jogador pelo juiz do jogo. Linguagem no verbal. f) bula de remdios: Linguagem verbal.

Questo 03 Repare agora nesta tira e assinale com um (X) a alternativa correta.

A forma como Chico Bento fala prpria do uso:


a) ( X ) da lngua falada. b) ( c) (

) da lngua escrita. ) da linguagem no-verbal.

Questo 04 Observe a tirinha abaixo e marque a alternativa falsa. a) ( ) No primeiro quadrinho, Magali a emissora da mensagem no contexto comunicativo.
O ovo ou A galinha?

b) ( ) No terceiro quadrinho, a comunicao entre os dois personagens no foi completa porque o receptor no entendeu a mensagem nem conhecia o cdigo usado pelo emissor. c) ( ) H uma troca de papis entre emissor e receptor no segundo quadrinho, pois o Casco assume a posio de emissor e a Magali se torna a receptora da mensagem. d) ( ) Pela expresso fisionmica do Casco, no ltimo quadrinho, pode-se afirmar que ele ficou decepcionado ao descobrir qual era a verdadeira dvida da Magali. e) ( ) Pode-se afirmar que no terceiro quadrinho foi usada uma frase exclamativa.

Questo 05 Um ato de comunicao se realiza com mais eficincia quando o enunciador aquele que fala ou escreve capaz de adequar sua linguagem ao contexto. Nos itens a seguir, coloque A ou I nos parnteses, conforme o caso. A linguagem adequada situao de comunicao. I linguagem inadequada situao de comunicao. Um rapaz, respondendo, por escrito, seguinte pergunta num processo de seleo para emprego: Por que voc gostaria de trabalhar em nossa empresa? Eu sou afins de deslocar um trampo aqui porque t sabendo que um lugar muito maneiro e os cara que trabalham aqui so gente fina. ( I )
a)

Em uma solenidade de formatura, um orador fazendo um discurso. indescritvel minha satisfao ao ver esses jovens atingindo uma meta pela qual despenderam tantos esforos e incontveis horas de dedicao aos estudos. ( A )
b)

Em uma entrevista a um jornal de grande circulao, uma especialista em educao diz: A sociedade tem o direito e o dever de participar da vida da escola, exigindo do poder pblico empenho persistente na melhoria da qualidade do ensino, porque essa melhoria reverte-se, obviamente, em benefcios da prpria sociedade. ( A )
c)

Um rapaz, respondendo seguinte pergunta de um amigo: Por que voc gostaria de naquela empresa? Eu sou afins de deslocar um trampo aqui porque t sabendo que um lugar muito maneiro e os cara que trabalham aqui so gente fina. ( A )
d)

Questo 06 ( PUC-PR) - Combine as lacunas: ( 1 ) ___________voc fez isso, companheiro? ( 1 ) Foram muitas as dificuldades ___________passei. ( 3 ) No sabendo o ____________da questo. ( 2 ) Ficamos felizes __________voc venceu!
1. Por que

2. Porque

3. Porqu

4. Por qu

A sequncia encontrada foi:


a) b) c) d) e)

1, 1, 1, 1; 4, 1, 4, 2; 2, 2, 4, 2; 1, 4, 3, 4; 1, 1, 3, 2. (X)

Questo 07 (PUC-PR) Assinale a opo que preenche corretamente os espaos: - Por que muitos erram a grafia do porqu? - Porque no h lgica no seu uso.
a) b) c) d) e)

Por qu, por que, por que. Porque, porque, porque. Por que, porqu, por qu. Porque, porque, porqu. Por que, porqu, porque. (X)

Questo 08 (UEPG-PR) Assinale a opo incorreta, quanto ao uso de mau e mal:


a) b) c) d) e)

preciso combater os maus hbitos. As vielas eram escuras e mau-cheirosas. (X) Mal samos, voc entrou. Os deputados procederam mal. Importa distinguir entre o bem e o mal.

Questo 09 Complete corretamente com mas/mais/ms.


a) b) c) d)

Eram garotas ms. Correu da chuva, mas no evitou se molhar. Quanto mais ganho mais gasto. Joo estudou, mas no se saiu bem no teste.

Questo 10 Complete com mau/mal:


a) b) c) d)

Voc deve estar se sentindo mal. Esse jogo de futebol muito mau no consegui fazer um gol. Devemos arrancar o mal pela raiz. No quero o seu mal . A sequncia correta :
a) b) c) d)

Mal, mal, mau, mau Mau, mau, mal, mau Mal, mau, mal, mal (X) Mau, mal, mal, mau

BOA PROVA!

Anda mungkin juga menyukai