Anda di halaman 1dari 16

A imagem para alm do bem e do mal:

preldio de uma leitura hermenutica

Eduardo Yuji Yamamoto

RESUMO Este texto discorre sobre a necessidade de um olhar interpretativo sobre a imagem tcnica, objeto que, contemporaneamente, tem despertado interesse aos estudos de mdia e comunicao. Postula-se aqui a precariedade das anlises que inferem juzos de valor s imagens (se elas so boas ou ms). Em contrapartida aponta-se para a importncia das experincias humanas no universo das imagens tcnicas. Neste sentido propomos pensar: a) quais as condies (externas s imagens) legitimam a sua teorizao; b) como as imagens podem engendrar formas de produo de realidade; e c) quais as alteraes vem ocorrendo na sociedade em virtude da reproduo crescente das imagenstcnicas. PALAVRAS-CHAVE: Imagem. Hermenutica. Iconoclasmo. Bios Miditica.

173

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

1 Arqueologia da imagem
Chamarei de arquivo no a totalidade de textos que foram conservados por uma civilizao, nem o conjunto dos traos que puderam ser salvos de seu desastre, mas o jogo das regras que, numa cultura, determinam o aparecimento e o desaparecimento de enunciados, sua permanncia e seu apagamento, sua existncia paradoxal de acontecimentos e de coisas. Analisar os fatos de discurso no elemento geral do arquivo consider-los no absolutamente como documentos (de uma significao escondida ou de uma regra de construo), mas como monumentos: fora de qualquer metfora geolgica, sem nenhum assinalamento de origem, sem o menor gesto na direo do comeo de uma arch fazer o que poderamos chamar, conforme os direitos ldicos da etimologia, de alguma coisa como uma arqueologia. (FOUCAULT, 2005, p.95)

A atividade arqueolgica sobre um objeto como a imagem, segundo atesta as premissas tericas de Michel Foucault, no significa uma busca pelas origens da representao humana (como supe algumas correntes da antropologia fsica), mas um empenho analtico sobre os fundamentos que, num determinado recorte histrico, inferem as condies de sua produo (contexto poltico, econmico, institucional) enquanto objeto de interesse. So estes fundamentos, em ltima instncia, que definem as regras de funcionamento de uma cultura, bem como a relao que esta cultura mantm com um objeto (no caso, a imagem). Toma-se, como ponto de partida, a atual desconfiana ocidental sobre as imagens, ora colocadas em oposio s palavras (signos verbais), ora imbudas de valores depreciativos e negativos (por exemplo, a generalizao de que as imagens so falsas, escondem ou distorcem a realidade). Esta desconfiana faz parte de um ciclo intermitente, que apontam para uma existncia paradoxal da imagem ao longo da histria ocidental. A compreenso de determinados acontecimentos, arrolados num regime de discurso regularidades discursivas , como o caso dos movimentos iconoclastas (religiosos e filosficos), serve aqui para deslocar a questo da imagem das posies maniquestas (falso ou verdadeiro), para o problema de uma tradio judaicoEm Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009
1

Iconoclasmo [ do grego eikon, imagem + klasmos, ao de quebrar] (MACHADO, 2001, p. 6)

crist (no que se pode chamar hoje de neo-platonismo) que subsiste (e convive) com uma moralidade mercantil. Acredita-se que fenmenos propriamente comunicacionais (a exemplo das experincias humanas com o universo imagtico) so suprimidos quando questes de ordem moral (se algo verdadeiro ou no) se impem e totalizam as teorizaes; tal postura elimina de imediato a possibilidade da imagem em roduzir sentidos ou realidades. Monumentos, referncia que Michel Foucault faz ao filsofo George Canguilhem, aqui metfora da realidade produzida pela descrio hermenutica.
A histria em sua forma tradicional, se dispunha a memorizar os monumentos do passado, transforma-los em documentos.

.
174

Em nossos dias, a histria o que transforma os documentos em monumentos e que desdobra, onde se decifravam rastros deixados pelos homens, [...] uma massa de elementos que devem ser isolados, inter-relacionados. [...] A histria, em nossos dias, se volta para a arqueologia para a descrio intrnseca do monumento (FOUCAULT, 2004, p.8)

2 Os iconoclasmos ocidentais
No foram contra as imagens em si, todavia, que se colocavam os iconoclastas, e sim contra o sistema de representao da imagem que, desde o Velho Testamento o qual apresenta aspectos fundamentais da tradio ocidental , era entendido como pensamento cuja sintaxe colocava em risco o sistema de poder estruturado da poca. Autores como Gilbert Durand (2001) e Arlindo Machado (2001) afirmam dois ciclos de iconoclastia, os quais remontam a quatro perodos histricos no ocidente. Estes movimentos no so estranhos s muitas prticas sociais contempornea; uma vez que constituem a base formadora de nossa cultura, muitos aspectos desta tradio ainda se conserva. Tanto Durand quanto Machado esto de concordo quanto ao primeiro ciclo iconoclasta, que remete a dois momentos, representados: a) pelas culturas judaico-crist e islmica, cuja apropriao teolgica (escolstica medieval) tem inspirao na filosofia platnica e aristotlica; b) pela implantao do iconoclasmo como doutrina oficial, em 730, pelo imperador bizantino, Leo III. no segundo ciclo iconoclasta, contudo, que os autores acima divergem. Para Durand (2001, p. 12 - 13), a segunda onda iconoclasta advm: c) a partir do sculo XVII, com Galileu e Descartes, com a fundao das bases da fsica moderna, e a construo de um modelo sintxico nico de acesso verdade: o linear d) no sculo XVIII, com David Hume e Isaac Newton, cujo empirismo factual delimitar os fatos e fenmenos (2001, p. 13). Para Machado (2001, p. 10), este segundo ciclo se apresenta: e) no sculo XVI, pela Reforma Protestante (corporificadas nas figuras de Calvino e Lutero), os quais pregaram uma insurreio contra as imagens e um retorno s Sagradas Escrituras, corrompidas pela expanso da iconolatria e; f ) atualmente, na figura de filsofos como Frederic Jameson, Guy Debord, e Jean Baudrillard, os quais vem a onipresena da imagem como a ltima peste do sculo XX.
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

e causal;

175

Para estes dois autores, a afirmao de um segundo ciclo iconoclasta ir se divergir segundo seus respectivos propsitos.

3 O quarto iconoclasmo em Gilbert Durand Durand ir retomar os movimentos iconoclastas para afirmar a hegemonia do mtodo socrtico que subsumia outras formas de acesso verdade. O mtodo grego, maniquesta (enfatizado por Plato e depois por Aristteles), exclua todo e qualquer processo interpretativo em prol de uma tcnica a priori de leitura linear, o que produzia, em contrapartida, um tipo de sintaxe (ou mtodo) prprias da Histria, da dialtica ou do positivismo. J em Plato existia o repdio s imagens, consideradas falsas - simulacro, eidolon. A recuperao/traduo da filosofia grega, sobretudo as obras de Aristteles por parte da escolstica medieval, fez da orientao iconoclasta uma filosofia ou doutrina oficial da Igreja. Conforme Durand (2001, p. 10): No devemos esquecer que a mensagem crist foi difundida em grego, a lngua de Aristteles. Para alguns foi a sintaxe grega que permitiu a lgica aristotlica! O mtodo grego atravessou todo perodo medieval e atingiu seu pice na Renascena, num percurso predominantemente iconoclasta.
Lgico que, se um dado da percepo ou a concluso de um raciocnio considerar apenas as propostas verdadeiras, a imagem, que no pode ser reduzida a um argumento verdadeiro ou falso formal, passa a ser desvalorizada, incerta e ambgua, tornandose impossvel extrair pela sua percepo (sua viso) uma nica proposta verdadeira ou falsa formal. A imaginao, portanto, muito antes de Malebranche, suspeita de ser amante do erro e da falsidade. A imagem pode se desenovelar dentro de uma descrio infinita e uma contemplao inesgotvel. Incapaz de permanecer bloqueada no enunciado claro de um silogismo, ela prope uma realidade velada enquanto a lgica aristotlica exige claridade e diferena. (DURAND, 2001, p.10)

Uma sintaxe da imagem, um golpe interpretativo na razo, colocava em risco, segundo Durand, o sistema de poder polticoteolgico consubstanciado no mtodo. No casual, neste caso,
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

que o pensamento cientifico tenha se legitimado neste perodo. Afora os interesses de uma burguesia emergente (veiculadora de uma ideologia tcnica e sedenta pelos benefcios da cincia), o caminho de acesso ao conhecimento no contestava a existncia de Deus, mas estava diretamente relacionado a um absolutismo transcendental, incorporada na concepo do mtodo.
O exclusivismo de um nico mtodo, para descobrir a verdade nas cincias este o ttulo completo do famoso Discurso (1637) de Descartes invadiu todas as reas de pesquisa do verdadeiro saber. A imagem, produto de uma casa de loucos, abandonada em favor da arte de persuaso dos pregadores, poetas e pintores. Ela nunca ascender dignidade de uma arte demonstrativa. (DURAND, 2001, p. 12-13)

.
176

Cumpre destacar aqui, que o repdio ao sistema de representao das imagens (baseada no imaginrio) ao longo da histria ocidental, no impediu a espordica manifestao de uma iconoclastia endmica e latente. Para Durand (2001, p. 31), a histria da iconoclastia aponta para uma espcie de choque de conscincia no ocidente. Ele indaga: como uma civilizao que ostentou em sua filosofia um repdio s imagens, pode ver surgir, no sculo XX mais precisamente, uma revoluo do vdeo, base condicionante de uma civilizao da imagem? Um fenmeno, segundo ele, que jamais foi previsto, ou muito menos considerado.

4 O quarto iconoclasmo em Arlindo Machado


Machado remonta os movimentos iconoclastas para apontar uma falsa dicotomia no ocidente: a contraposio entre palavra e imagem (ou pensamento conceitual e decifrao icnica). Esta dicotomia, segundo o autor, compartilhada por alguns filsofos contemporneos, no que se percebe pela crtica platnica dos simulacros. Estes filsofos tm como base interpretativa uma leitura quase-religiosa (moralizante) das imagens. Idias como: a produo de imagens tende a superar a escrita, ou a exagerada preocupao (na maioria das vezes, sob um ponto de vista negativo) de uma civilizao puramente visual, fazem parte do repertrio ou do pressuposto terico destes filsofos. A crtica do autor, entretanto, no se destina s premissas tericas sobre as imagens (o qual se adota por um ato de f), mas sobre as possibilidades de ir alm das crticas. Em outras palavras: sabe-se que iconoclasmos existem (dada a nossa dupla herana: a filosofia socrtica e a moral judaico-crist), mas como a cincia, a arte ou a filosofia podem aproveitar positivamente o territrio cognitivo aberto pela imagem para produzirem leituras novas, o que implicaria em rupturas e inovaes. verdade que para iconoclastas como Lutero e Calvino, a com os sistemas de obteno de uma verdade cientfica, mas, sobretudo, com uma verdade crist afinada com uma moralidade do mercado. Neste caso, o caminho foi dado por uma superioridade representada pela transcendncia da palavra:
Para o iconoclasta, a verdade est nos Escritos; Deus s pode ser representado por meio da Sua Palavra; Deus Verbo No princpio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus (Joo, 1, 1) (MACHADO, 2001, p. 11 12)
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

preocupao com o culto s imagens no tinha uma relao direta

Por outro lado, se as imagens desafiavam o domnio do conhecimento cientfico, era para expandi-las; fato que se fez notar pelos avanos em reas da cincia: de Kepler a Einstein, de Newton a Mandelbrott (MACHADO, 2001, p.23), na

177

qumica orgnica de Friedrich Kekul, na medicina de tienneJules Marey, na botnica de Augustin Candole, etc. Antes destes, pode-se citar tambm: os Elementos de geometria de Euclides, o Almagest de Ptolomeu, o Herbariumde Apuleius Barbarus, o De materia medica de Dioscorides, dentre outros (DAGOGNET apud MACHADO, 2001, p.24). A iconografia, conforme Dagognet (apud Machado), auxiliou tambm na compreenso da Encyclopdie, de Diderot e DAlembert. No campo das descobertas cientfico-artstico, a imagem funcionou como modelo escritural para Leonardo Da Vinci em seus estudos da gnese das ondas e da fisiologia do corpo humano. Mais recentemente, j no sculo XX, no campo pedaggicocrtico, cineastas como Sergei Eisentein e Dziga Vertov utilizaram em suas montagens artstico-intelectuais, experimentos do campo conceitual para as artes visuais. Tudo isso aconteceu, (ou vem acontecendo) porque, segundo Machado (2001, p. 22), A escrita no pode se opor s imagens porque nasceu dentro das prprias artes visuais, como um desenvolvimento intelectual da iconografia Assim, pode-se dizer que a separao ou a dualidade entre estes dois domnios (palavra e imagem) tem a ver mais com as condies polticas, econmicas e institucionais, do que propriamente com a incompatibilidade de cdigos. Para Flusser (2002, p. 9), o aparecimento da escrita ocorreu por volta do segundo milnio A.C., quando surgiram pessoas empenhadas em relembrar a funo originria da imagem (representar o mundo); estas passaram a rasg-las, a fim de abrir a viso para o mundo concreto escondido pelas imagens. Nascia, assim, a escrita e, como conseqncia inevitvel, o pensamento em linha (ou a histria propriamente dita).
O mtodo do rasgamento consistia em desfiar as superfcies das (sic) imagens em linhas e alinhar os elementos imagticos [...] Tratavase de transcodificar o tempo circular em linear, traduzir cenas em processos. Surgia assim a conscincia histrica, conscincia dirigida contra as imagens. Fato nitidamente observvel entre os filsofos pr-socrticos e sobretudo entre os profetas judeus.
2

Cdigo aqui, no sentido semitico, conforme a definio de Roman Jakobson: signo convencional que permite estruturar sistemas no dotados de estruturalidade. Neste caso, o cdigo que confere Linguagem a tais sistemas, segundo um mecanismo de modelizao. (JAKOBSON, 1975)

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

Embora Flusser nunca tenha se referido em seus escritos s iconoclastias ocidentais, ele definiu conceitos como idolatria e textolatria4, os quais co-existem de forma integradas no cerne da prtica iconoclasta.
A relao texto-imagem fundamental para a compreenso da histria do Ocidente. Na Idade Mdia, assume a forma de luta entre o cristianismo textual e o paganismo imagtico; na Idade Moderna, luta entre cincia textual e ideologias imagticas. A luta, porm, dialtica. [...] Embora textos expliquem imagens a fim de rasg-las, imagens so capazes de ilustrar textos, a fim de remagiciz-los. Graas a tal dialtica, imaginao e conceituao que mutuamente se negam, vo mutuamente se reforando. (FLUSSER, 2002, p.10)

Idolatria: incapacidade de decifrar os significados da idia, no obstante a incapacidade de l-las, portanto, adorao da imagem. (FLUSSER, 2002, p. 77-78)

Textolatria: incapacidade de decifrar conceitos nos signos de um texto, no obstante a capacidade de l-los, portanto, adorao ao texto, (FLUSSER, 2002, p. 79)

178

A nosso ver, a dialtica texto-imagem apresentada por Flusser pode ensejar um processo norteador para uma profunda ruptura no mbito social e intelectual. Este prognstico, pelo menos no plano da hiptese, pode estar se configurando no domnio das experincias coletivas, onde se observa uma forma de re-significao dos textos por meio das imagens, ou a re-significao da Histria pela interpretao.
A crise dos textos implica o naufrgio da Histria toda, que estritamente processo de recodificao de imagens em conceitos. Histria explicao progressiva de imagens, desmagicizao, conceituao. L onde os textos no mais significam imagens, nada resta a explicar, e a histria pra. Em tal mundo, explicaes passam a ser suprfluas: mundo absurdo, mundo da atualidade. Pois precisamente em tal mundo que vo sendo inventadas as imagens tcnicas. E em primeiro lugar, as fotografias, a fim de ultrapassar a crise dos textos. (FLUSSER, 2002, p. 11)

5 Efeitos perversos
O paradoxo da imagem, decorrente da coexistncia de dois sistemas de pensamento o linear (regido pela palavra) e o circular (regido pela imagem) , produziu no ocidente aquilo que Durand (2001, p.31-34) chamou de efeitos perversos. Perversidade, segundo a prpria concepo do autor, como efeito de um iconoclasmo tcnico-cientfico [...] cujo resultado triunfante ser a pedagogia positivista. Vale lembrar que estes dois sistemas de pensamento no constituem em cdigos incompatveis, mas assim foram dispostos pelas instituies polticas da poca, como condio para estruturar um determinado regime de poder. Neste caso, o efeito perverso de Durand refere-se no tanto s preocupaes com a produo de imagens, mas aos dficits cognitivos decorrente do exclusivismo de um nico mtodo (de inspirao platnica) considerados como produtores do verdadeiro saber. Como se viu, desde a Idade Mdia, a civilizao ocidental se pautou pela predominncia de uma conscincia histrica. Embora esta conscincia ainda seja persistente no ocidente, importante sendo feitas. A circularidade do olhar, segundo Flusser, um olhar apropriado para uma leitura de imagem, remete-nos a uma abordagem interpretativa do texto-imagem. Seu conceito de imagem-tcnica bastante esclarecedor nesse sentido. A imagem produzida por aparelho, como define Flusser, sugere uma inutilidade do maniquesmo das leituras, j que estas antecipam o olhar ou o desloca para uma representao basicamente icnica. Para uma leitura da imagem-tcnica inexistem juzos de valor, uma vez que ela por natureza discursiva (o discurso do homem expresso no discurso do aparelho). De antemo, parte-se da idia de que imagens do mundo, no equivalem a coisas do mundo.
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

frisar que outras abordagens, no caso da leitura imagem, vm

179

Isso significa que as questes que enfatizam falsidade da imagens; ou aquilo que se tornou recorrente nas leituras publicitrias, uma espcie de demonizao da criatividade a relao entre o ser da imagem e o parecer da imagem , tendem para explanaes puramente tcnicas ou moralizantes. Com efeito, deixam de propor questes pungentes da mdia como, por exemplo, a narrativa das experincias visuais regidas pelo simblico, a produo de sentido das imagens, as apropriaes e usos do simblico da imagem, etc. A insistncia nas questes acerca do estatuto verdadeiro ou falso da imagem faz retroceder as leituras da imagem ao paradigma reflexivo da modernidade. Quando se propem a pensar os problemas da fotografia, por exemplo, comum a hegemonia de seus aspectos informativos e icnicos (no caso do foto-jornalismo). Quando isso no acontece, outras abordagens, positivistas ou historicistas, costumam comparecer, definindo a leitura de imagens ora em termos de quantidade numa pgina impressa ou simplesmente pelo vis documental. nesse sentido a crtica de Machado. Para ele, na medida em que as teorias sobre a fotografia se definem por aquilo que se tornou emblemtico, o clique fotogrfico (decorrente do famoso momento preciso de Cartier-Bresson, do qual se depreende uma espcie de aura do instantneo), outras dimenses da imagem so suprimidas: o discurso do fotgrafo e do aparelho, bem como o posterior processamento da imagem (sua circulao, recepo, consumo, etc). O clique, neste caso, nada mais representa do que o domnio da imagem pelo Homem, o ponto de vista que determina (ou domina) seu objeto.
Tudo o mais, antes e depois do clique, considerado afetao pictrica (icnica) ou manipulao intelectual (simblica), fugindo, portanto, da especificidade da fotografia. A insistncia por parte de muitas teorias e prticas ainda em voga numa suposta natureza indicial da fotografia produziu a restrio das possibilidades criativas do meio, sua reduo a um destino meramente documental e, portanto, seu empobrecimento como sistema significante, uma vez que grande parte do processo fotogrfico foi eclipsado pela hipertrofia do momento decisivo (MACHADO, 2001, p. 133.)

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

A imagem, enquanto objeto de teorizaes ou fonte das preocupaes contemporneas da sociedade perpassada pelos meios de comunicao visual, aqui entendida como questo tcnica (neste caso, discurso e prtica) tanto quanto processo histrico ocidental. Imagens sempre existiram na vida dos Homens; seria ingenuidade supor que somente agora elas se tornaram objeto de teorizaes: a prpria psicologia, e antes dela as filosofias do esprito, j falavam da produo, circulao e projees de imagens mentais. Entretanto, o que atualiza o problema da imagem como questo contempornea a defasagem entre um fenmeno tecnolgico

180

produtor de um outro tipo de conscincia (no mais histrica ou linear) e os dispositivos cognitivos capazes de apreend-los. Ressalta-se aqui, que essa defasagem vem sendo suprida no campo, em virtude da incorporao de mltiplas narrativas capazes de compreender os fenmenos miditicos produtores de realidade, segundo sua natureza histrico-discursiva. Isso se deu, no apenas pelo movimento cientfico, de incorporao de outras leituras sobre os fenmenos, mas principalmente pela dinmica externa, social, ditada dentre outras coisas, pelos regimes do mercado. No seria outro o agente que vem atualmente redefinindo os modos de sociabilidade. Desde a implantao de um parque tecnolgico altamente lucrativo em termos de investimento publicitrio e entretenimento (jogos eletrnicos, realidade virtual, portais e sites com contedos exclusivos, weblogs, etc.), as grandes empresas multimdias vem definindo a prpria concepo de informao pblica no caso do jornalismo , entendida como mercadoria perecvel, o que significa de consumo rpido e restrito a poucos.

6 O mercado e a produo de realidade


A prtica do consumo - ou consumo como prtica de vida constitui uma chave de leitura importante para compreender alguns aspectos da sociabilidade e da ao poltica contempornea. Postula-se que algumas transformaes na configurao da sociedade decorrentes da ao do sujeito (formao de grupos, micro-polticas, laos sociais oportunos) estejam diretamente relacionadas extenso de uma conscincia do consumo na vida social, fato que se faz notar, por exemplo, no individualismo, na comunitarizao, na esteticizao da vida e das coisas em geral. Estes fenmenos podem ter no consumo um princpio norteador, algo que abrange, inclusive, a percepo dos objetos A base para teorizao desse quadro social tem como referncia o desenvolvimento da sociedade capitalista e a hegemonia do mercado, este ltimo entendido como agente fundador de uma lgica de relaes calcadas no consumo. Para Baudrillard, o consumo constitui-se como a ingesto de uma relao sgnica, na qual um objeto absoluto suspenso e colocando numa posio relativa. Nesse sentido, consumo entendido no como simples aquisio de um objeto (por e em si mesmo); mas a aquisio deste objeto, acrescido de um valor relativo (simblico, afetivo, tico, esttico ou poltico) suscitado pela indstria publicitria. O que consumido, portanto, no
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

circundantes.

181

o objeto, mas a relao, o vcuo entre objeto absoluto e relativo, o qual cria uma no diferenciao (ou no dissociao) entre ambos. (BAUDRILLARD, 1973, p. 205-211). Segundo esta concepo, uma sociabilidade fundada no consumo implica um tipo de relao social em que o dilogo ou a troca com o Outro se estabelece por imagens ou representaes. Isso, entretanto, no novidade alguma, haja vista as representaes ou papis sociais desempenhados nos espaos pblicos tradicionais que h tempos se conhece. O que inaugura uma nova forma de sociabilidade, todavia, a dependncia destas formas de representao com a indstria e o mercado de artefatos tcnicos de comunicao. Aqui, no se trata simplesmente de consumir uma representao, de consumir um Outro representado, seja este mera iluso ou imagem artificialmente construda trata-se de legitimar um espao social, cujo monoplio das relaes est a cargo de entidades privadas, detentoras de um espao de representao que no apenas atribudo um status de realidade, mas que ocupa uma parte significativa da vida das pessoas. A socializao fundada no consumo constitui a forma social adequada para os novos regimes de visibilidade social. Depreendese da, alguns apontamentos acerca da pertinncia da imagem miditica como pea fundamental da sociedade contempornea, na qual emerge uma forma diferenciada de ao poltica, dada no plano da imagem. Esse regime de visibilidade, que conjuga mercado e meios tcnicos de comunicao, torna-se vivel numa sociedade cujas relaes sociais se do na base da transitoriedade, do aspecto breve e efmero do contato, dos valores flexveis e passageiros; uma sociabilidade vicria que tem no consumo das imagens no apenas uma nova territorialidade de pertencimento do sujeito, mas, acima de tudo, a nica possibilidade de contato, conhecimento ou esclarecimento dos fatos polticos e aes sociais perpetradas num real-histrico.
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

Num ambiente regido basicamente por discursos, seja na forma de entretenimento ou encenaes (espetculo como preferem alguns), a imagem ganha notoriedade por j se constituir em si mesma como parte excedente do objeto ou referente: imagem, enquanto representao, segundo Baudrillard, j em sua natureza consumo. justamente esta a dimenso poltica da imagem.
No interior da discusso sobre a prtica poltica em nossos dias, cada vez maior o consenso a respeito do fato de parte considervel da disputa poltica ter sido convertida em luta pela imposio da imagem pblica dos atores polticos, bem como em competio pela produo da percepo pblica dos interesses e das pretenses que se apresentam na cena poltica. H mesmo quem sustente que a importncia crescente das atividades polticas associadas criao e circulao de imagens constitua, ao lado do poder definidor

.
182

da comunicao de massa, a novidade mais interessante da arena poltica contempornea. (GOMES, 2004, p. 239.)

Das inmeras transformaes polticas ocorridas nos ltimos tempos, Gomes aponta para o fato da imagem se constituir no apenas mero instrumento ou veculo de ao poltica, mas ambiente fundamental em que se desenrola a poltica contempornea. A importncia da imagem, neste sentido, assegura no apenas uma deciso nas urnas, como tambm a permanncia de um determinado poltico no cargo para o qual foi eleito. Esta convico nasce no mundo poltico e no jornalismo poltico, entre os protagonistas de ambas as atividades. (WEBER apud GOMES, 2004, p.239) A profissionalizao da poltica, trabalho que envolve a preparao de atores e uma grande equipe de publicitrios, economistas, operadores e tcnicos de audiovisual, etc., aponta para a atual preocupao com a representao da imagem na poltica. Esta preocupao afeta o prprio jornalismo poltico, outrora, agente combativo e defensor das causas polticas e partidrias at certo ponto pblica ou comunitria, j que representavam os interesses de uma oligarquia e de pequenos grupos polticos locais -, e agora, agente social posto quase que exclusivamente na ordem do capital transnacional. Esta ordem, por sinal, tende a ser a nica doutrina partidria do jornal, que passa ento a representar, nesta fase do capital, a si mesma, como empresa capitalista. Este aspecto do jornalismo poltico, entretanto, se reflete no prprio jornalismo em geral. Atualmente as grandes empresas jornalsticas brasileiras vm redefinindo sua atuao como empresas multimdias, regida pelas oscilaes do mercado internacional de informao e entretenimento. O lucro, como sempre, a sua meta; da os acordos firmados com os grandes grupos empresariais financiadoras de campanhas polticas, as quais necessitam dos veculos noticiosos, inclusive filiais, como propulsoras de uma imagem pblica. imagens pblicas, seja retratando publicamente o poltico de forma a macular o trabalho de produo da imagem (etapa dos clculos, sondagens, maquilao do agente poltico); seja para reforar de modo positivo, maximizando o potencial da imagem, participando como agente a mais da equipe de construo da imagem pblica. Paralelamente a isso, h que se destacar ainda os altos investimento no setor grfico ou digital das empresas de comunicao. Como se sabe, a convergncia destas empresas vem se firmando tambm nos setores da telefonia, eletrnica e informtica. Neste contexto evidente que a informao pblica constitua mercadoria, o que no to evidente assim, o fato delas produzirem
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

Atualmente, o jornalismo poltico que d visibilidade s

183

realidades por meio de suas imagens-tcnicas.


[...] a realidade social dos indivduos no mundo contemporneo construda por fatos noticiosos, ou seja, de acontecimentos jornalisticamente interpretados [...] A notcia converte-se, assim, numa tecnologia, no simplesmente cognitiva, mas produtora de real histria que cria histria. (SODR, 1996, p.133)

A idia de manipulao da imagem, neste caso, seja na poltica ou em qualquer outra editoria, tende a se tornar questo efmera em razo das estratgias ou recursos que a imagem dispe em termos de ao discursiva, ao essa capaz de abrir territrios hermenuticos que buscam consenso nas esferas polticas e sociais. Na falta de territrios fsicos para serem colonizados, o mercado cria literalmente tais espaos, mesmo que virtuais. O que chama ateno, entretanto, o fato de que o investimento no setor de tecnologia da imagem possa confluir na mercantilizao da bios miditica, tornando a informao pblica construtora de premissas sociais polticas e culturais bsicas totalmente a servio do mercado. No bojo deste processo pode-se perguntar: como ler essa nova realidade fundada totalmente no discurso? A nosso ver, como condio sine-qua-non, uma leitura crtica. Mais ainda: uma descrio interpretativa das formas de ambincia dos espaos regidos pelos sensorialismo visual. Como base interpretativa, elencamos as formas simblicas presentes na imagem. Enquanto signo j prefixado em experincias anteriores da sociedade, portanto, como entidade sgnica relativamente fixa (convencional), o smbolo agrega aquilo que h de essencial numa cultura: suas referncias rituais e suas particularidades cultivadas. Certa vez, ao se referir s aes polticas perpetradas no plano miditico, Harry Pross sublinhou: At que ponto a poltica algo puramente simblico? No deixa grande razo. Pross observara que a difuso massiva de smbolos visuais pela televiso considerada h muito uma questo poltica. O que no est to claro a temtica que se entende com essa expresso (PROSS
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

apud BAITELLO JR, 2003). A temtica da qual Pross se refere a repetio, tcnica societal que preside a forma jornalstica de reproduo racional da realidade a exemplo do Lead (SODR, 1996, p.145) mas que, sobretudo, conforma um poder ritualizador, uma espcie de dispositivo de controle social estratgico em consonncia com as diretrizes de uma poltica conservadora e com as prticas de mercado. Este artifcio, velho conhecido da retrica clssica, consiste na redundncia estratgica de formas discursivas. Seu material mais precioso o smbolo, os quais agregados na forma da imagem pontuam - como demonstram os estudos semiolgicos de

.
184

Roland Barthes, em Retrica da imagem (1964), e Jacques Durand, em Retrica e Imagem publicitria (1974) certos efeitos persuasivos. A anlise da imagem enquanto representao de uma relao sgnica convencional, constitui a anlise dos consensos ou acordos sociais firmadas no mbito da cultura. Nesse caso, o sentido manifesto por uma mera convencionalidade social pode trazer, num plano mais profundo, uma expresso latente, cosmolgica ou intrapsquica. Em outras palavras, podem expressar estados de esprito desconhecidos, a exemplo do medo da morte ou o alm da morte. Como assegura Baitello Jnior: Smbolo so grandes sntese sociais, resultantes da elaborao de grandes complexos de imagens e vivncias de todos os tipos, Por isso as imagens evocam os smbolos e ao evoc-los, os ritualizam e os atualizam. (BAITELLO JR, 2005, p.17.) Neste caso, seria mais adequado falar de interpretao de smbolo do que propriamente interpretao da imagem. Em comunicao, a influncia da imagem enquanto instncia mediadora das relaes sociais e culturais cria um amplo leque de questes pelo simples fato da imagem constituir-se, a um s tempo, como smbolo em si e aparato de smbolos. Pretende-se com este posicionamento contemplar as duas instncias da imagem, como suporte e como smbolo em si. certo que a imagem no plano miditico constitui-se visivelmente como discurso, o qual se pode depreender sentidos diversos (intencionalidades, ideologias, construo de realidades sensveis, etc.). Mas h de se destacar que ela tambm se articula numa dimenso histrica, psquica, podendo ser concebida, inclusive, como sina evolutiva da espcie (predisposio gentica, biolgica), expressa pela capacidade humana de representar, figurar, abstrair, simbolizar . Essas dimenses da imagem, a Comunicao no pode prescindir. Em todo caso, o interesse pelo estudo da imagem, em seu uma crise de representao que se abate nas cincias em geral. No caso especfico da Comunicao, a busca de um duplo sentido, o manifesto e o latente, da imagem, representa um deslocamento (ou superao) de um sistema cognitivo unidirecional, automtico e absolutamente explicativo, para uma forma compreensiva e interpretativa. De acordo com Jean-Louis Schefer,
A esse respeito no indiferente nem inconseqente para uma abertura da reflexo semitica sobre a imagem que o problema do inconsciente tenha aparecido e sido formulado em uma sociedade em que o texto regido pelo problema do fonetismo e que, por conseguinte, o destaque do resto econmico da produo devia permitir reestruturar sua economia, introduzir simultaneamente a teoria do inconsciente e a da mais-valia e a distino entre o real terico e o real concreto. O problema do recalque e o da imagem
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

aspecto simblico, vem sendo retomado como forma de contornar

185

(como exterioridade e complemento de um escritura pensada sobre as categorias do consciente) bem pertencem ao mesmo espao econmico e semntico. certo a esse respeito que o problema da imagem no se coloca como problema de leitura nas sociedades caracterizadas pelo modo de produo asitico. (SCHEFER, 1974, p. 127)

7 Apontamentos
A comunicao, ou mais especificamente os estudos da mdia visual, no podem se colocar fora deste processo, j que exatamente o investimento do mercado no ramo da telecomunicao que possibilitou a criao de ambientes tecno-interativos, um aperfeioamento das tcnicas de produo e reproduo de imagens, permitindo formas diferenciadas de leitura do mundo. Neste contexto, a prpria socializao, que tradicionalmente constitua um processo de negociao simblica para formao de sujeitos sociais, se modifica. A incorporao da mdia no processo de sntese social o que a legitima, pelas atuais problemticas colocadas, como objeto de teorizao contempornea. Imagem-tcnica no algo exclusivo do sculo XX, pois existem pelo menos no mbito virtual enquanto potncia desde os experimentos renascentistas com as cmeras obscuras. O que novidade, entretanto, a imagem acoplada a um dispositivo tcnico (cmera, papel foto-sensvel, transmisso via rede, etc.) e socialmente produzida pelo mercado capitalista numa tal extenso que tende a criar uma ambincia existencial. Nesta bios miditica (SODR, 2002), percebe-se um cdigo e uma vida prpria da imagem5; da a necessidade de uma leitura diferenciada, pois exatamente isso que atualiza um objeto: o eterno retorno da imagem.
5

Refere-se aqui idia de Iconofagia proposta por Norval Baitello Jnior (2005, p. 17), para quem as imagens devoram as imagens, ou melhor: as imagens desgastadas so devoradas por novas imagens que as reciclam.

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

The image beyond good and evil: prelude of a hermeneutic reading


ABSTRACT This text is about the need for an interpretative look over the technique image, object that, contemporaneously, has attracted attention of media studies and communication. It is postulated here that the lack of analysis infers judgments of value to the images (if they are good or evil). In contrast, it points up the importance of human experiences in the universe of technical images. In this sense, we propose thinking: a) what conditions (external to the images) legitimize their theorization; b) how they are articulated and produce reality, and c) what changes have occurred in society because of the growing production of technical-images. KEYWORDS: Image. Hermeneutics. Iconoclasm. Mediatic Bios.

.
186

La imagen ms all del bien y del mal: preludio de una lectura hermenutica
RESUMEN El texto subraya la necesidad de una mirada interpretativa sobre la imagen tcnica, objeto que, contemporneamente, ha atrado la atencin de los estudios de los medios de comunicacin y la comunicacin. Se postula ac la precariedad de los anlisis que hacen juicios de valor a las imgenes (si son buenas o malas). En contraste, se seala la importancia de las experiencias humanas en el universo de las imgenes tcnicas. En este sentido, proponemos pensar: a) Qu condiciones (externas a las imgenes) legitiman su teorizacin?; b) Cmo las imgenes se articulan y producen realidad?, y c) Qu transformaciones han ocurrido en la sociedad debido a la gran produccin de imgenes-tcnicas. PALABRAS CLAVE: Imagen. Hermenutica. Iconoclasmo. Bios Mediatica

Referncias

BAITELLO JNIOR, Norval. A Era da iconofagia: ensaios de comunicao e cultura. So Paulo: Hacker, 2005. _____. Mdia como droga: laudatio a Harry Pross, em seu aniversrio de 80 anos. Revista Ghrebh, 2003. Disponvel em: < http://www.revista.cisc.org.br/ghrebh4/> Acesso em 08 ago. 2007. BARTHES, Roland. Rthorique de limage. Communications, Paris, n. 4, p. 40-51, 1964. BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos objetos. So Paulo: Perspectiva, 1973. DURAND, Gilbert. O Imaginrio: ensaios acerca das cincias e da filosofia da imagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2001. DURAND, Jacques. Retrica e imagem publicitria. In: METZ, Christian (Org.) A anlise das imagens. Petrpolis: Vozes, 1974. P. 19-55. FLUSSER, Vilm. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002.
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

FOUCAULT, Michel. 1969 Sobre a arqueologia das cincias: resposta ao Crculo de Epistemologia. In: _____. Arqueologia das cincias e histria dos sistemas de pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. P. 82-118. _____. Arqueologia do saber. 11. ed. So Paulo: Forense Universitria, 2004. GOMES, Wilson. Transformaes da poltica na era da comunicao de massa. So Paulo: Paulus, 2004. JAKOBSON, Roman. Lingustica e comunicao. 8.ed. So Paulo : Cultrix, 1975. MACHADO, Arlindo. O Quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001. SCHEFER, Jean-Louis. A Imagem e o sentido investido. In: METZ, Christian (Org.) A Anlise das imagens. Petrpolis: Vozes, 1974. P.82-121.

187

SODR, Muniz. Antropolgica do espelho: uma teoria da comunicao linear e em rede. Petrpolis: Vozes, 2002. _____. A forma da notcia. In: _____. Reinventando a cultura: a comunicao e seus produtos. Petrpolis: Vozes, 1996, p. 131 151.

Eduardo Yuji Yamamoto

Jornalista e mestre em Comunicao Miditica / UNESP-Bauru. Pesquisador do grupo Mdia e Sociedade /CNPq. Docente da Fundao Educacional do Municpio de Assis /FEMA. E-mail: yudieduardo@bol.com.br yudieduardo@femanet.com.br
Recebido: 26/03/2008 Aceito: 05/01/2009

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan./jun. 2009

.
188

Anda mungkin juga menyukai