Anda di halaman 1dari 6

MA13 Geometria I Avaliao 2 2011

Gabarito

Questo 1 (2,0) A figura abaixo mostra um tringulo equiltero e suas circunferncias inscrita e circunscrita. A circunferncia menor tem raio 1. Calcule a rea da regio sombreada.

Uma soluo:
A

X O Y B M C

Seja O, o centro do tringulo equiltero ABC e seja M o ponto mdio do lado BC como na figura acima. Pela propriedade do baricentro do tringulo, OA 2 OM e como OM 1 temos OA 2 . A regio cuja rea se pede formada por duas partes justapostas X e Y como mostra a figura. Observando que 3 X 3Y a rea da coroa circular formada pelas duas circunferncias temos 3( X Y ) 22 12 3 . Logo, X

Questo 2 O poliedro P que inspirou a bola da Copa de 70 formado por faces pentagonais e hexagonais, e construdo da seguinte forma: Considere um icosaedro regular de aresta a (Fig. 1 abaixo). A partir de um vrtice e sobre cada uma das 5 arestas que concorrem nesse a vrtice, assinale os pontos que esto a uma distncia de desse vrtice. Esses 3 5 pontos formam um pentgono regular (Fig. 2). Retirando a pirmide de base pentagonal que ficou formada obtemos a Fig. 3. Repetindo a mesma operao para todos os vrtices do icosaedro obtm-se o poliedro P.

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

(0,5) (a) Determine quantas so as faces pentagonais e quantas so as faces hexagonais de P. (0,7) (b) Determine os nmeros de arestas, faces e vrtices de P. (0,8) (c) Sabendo que uma diagonal de um poliedro todo segmento que une dois vrtices que no esto na mesma face, determine o nmero de diagonais de P.

Uma soluo: (a) Cada face pentagonal de P apareceu onde havia um vrtice do icosaedro. Como o icosaedro tem 12 vrtices ento P tem 12 faces pentagonais. Cada face (triangular) do icosaedro deu origem a uma face hexagonal de P. Como o icosaedro tem 20 faces triangulares ento P tem 20 faces hexagonais. (b) Do item anterior temos F5 Contando as arestas temos: 2 A
12 e F6
F5 5 F5 6 F6 20 F6 12 20 32 .

O nmero total de faces de P F

5 12 6 20 180 , ou seja, A

90 . 60 .

Como P convexo ento vale a relao de Euler V

A F

2 . Portanto, V

(c) Seja d n o nmero de diagonais de um polgono de n lados. O nmero de diagonais de um pentgono d 5


5 e o de um hexgono d 6 9.

A soma dos nmeros de diagonais de todas as faces S

F5 d 5

F6 d 6

12 5 20

240 .

Vamos agora construir todos os segmentos cujas extremidades so os V vrtices do poliedro P. 2 A quantidade de diagonais de P D CV A S. Assim, D
2 C60

90 240

60 59 90 240 1170 330 1440. 2

Questo 3 Definio: Dado um segmento AB, o plano mediador desse segmento o plano perpendicular a AB que contm o seu ponto mdio.

1 Parte (2,0) Prove que um ponto P equidista de dois pontos A e B se, e somente se, pertence ao plano mediador de AB.

Uma soluo: Seja M o ponto mdio de AB e seja o plano mediador de AB.


A P M

(a) Suponha que P pertena a . Se P coincide com M ento equidista de A e B. Se no, como AB perpendicular a ento AB perpendicular a MP. Como M mdio de AB ento os tringulos retngulos MPA e MPB so congruentes. Logo, PA PB , ou seja, P equidista de A e B.

A P Q

(b) Suponha que P no pertena a . Imaginemos, por exemplo e sem perda de generalidade, os pontos P e A no mesmo semiespao determinado por . Como B est no semiespao oposto a reta PQ corta em um ponto Q. Como Q ento, pela parte a),

QA QB . No tringulo PAQ tem-se: PA PQ QA Assim, P no equidista de A e B.

PQ QB

PB .

2 Parte A figura abaixo mostra o cubo ABCD-EFGH de aresta a. Sejam M, N, P, Q, R e S os pontos mdios das arestas AB, BF, FG, GH, HD e DA. (0,5) (a) Mostre que esses seis pontos so coplanares.
Sugesto: Mostre que qualquer um deles pertence ao plano mediador da diagonal EC do cubo (a propriedade enunciada na primeira parte da questo pode ser utilizada mesmo que voc no a tenha demonstrado).

H G E F

D C A B

(0,5) (b) Mostre que o hexgono MNPQRS regular.

(1,0) (c) Calcule o volume da pirmide de vrtice E e base MNPQRS.

Uma soluo: (a) Tomemos o ponto M, mdio da aresta AB. Os tringulos AME e BMC so congruentes, pois AM BM , AE BC e MAE MBC 900 Logo, ME MC e, portanto, M pertence ao plano mediador da diagonal EC. Analogamente, cada um dos outros pontos: N, P, Q, R e S tambm esto nesse mesmo plano.

C A M B

(b) Cada lado do hexgono a metade da diagonal de


H Q G E R O N S A M C B F P

BG a 2 . 2 2 Seja O, o centro do cubo. Todos os vrtices do hexgono possuem mesma distncia ao ponto O. A distncia do centro do cubo a qualquer aresta a

uma face. Por exemplo, NP

a 2 . 2 Portanto, cada um dos tringulos MON, NOP, ..., SOM equiltero e o hexgono regular.
metade da diagonal de uma face, ou seja,
a2 3 (c) A rea do hexgono 6 4 a 3 . 2 3 3a 2 . 2

Como a altura da pirmide a metade da diagonal do cubo temos OE O volume da pirmide : V


1 3 3a 2 a 3 3 2 2 3a 3 . 8

3 Parte A figura abaixo mostra o cubo ABCD-EFGH de aresta a.


E

H G

(1,0) (a) Mostre que as retas DB e EC so ortogonais. (1,0) (b) Calcule o comprimento da perpendicular comum entre DB e EC.

D C A B

Uma soluo:
H G E Y D C X A B

(a) Seja o plano diagonal AEGC. Como AE perpendicular ao plano ABCD ento AE ortogonal a BD. Mas AC perpendicular a BD (pois as diagonais de um quadrado so perpendiculares. Como BD ortogonal a AE e AC ento BD perpendicular a . Como EC est contida em ento BD ortogonal a EC. (b) Seja X o ponto onde BD fura o plano . O ponto X o centro da face ABCD. Sobre o plano tracemos XY perpendicular a EC. Lembrando que BD perpendicular a ento BD perpendicular a XY. Assim, XY a perpendicular comum entre BD e EC. Os tringulos retngulos CYX e CAE so semelhantes. Logo,

XY AE

CX CE

XY a

a 2 2 a 3

XY

a 6 6

Anda mungkin juga menyukai