Anda di halaman 1dari 12

COLGIO ESTADUAL SO TAGO DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: SANDRA

TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO COMPARATIVA BUDISMO E ISLAMISMO

DAGNO MAYLOR SALVADOR PACHECO 3 ANO ENSINO MDIO/ 2013

Farroupilha Agosto de 2013

SUMARIO

1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0 10.0 11.0 12.0 13.0 14.0 15.0 16.0 17.0

INTRODUO...................................................................................02 BUDISMO............................................................................................03 Quem foi Buda?....................................................................................03 Os Ensinamentos, filosofia e princpios..............................................04 A Filosofia.............................................................................................04 Locais Sagrados....................................................................................05 No Brasil...............................................................................................05 ISLAMISMO........................................................................................06 Vida do Profeta Maom........................................................................06 Livro Sagrado O Alcoro...................................................................07 Preceitos Religiosos..............................................................................07 Divises do Islamismo.........................................................................08 Locais Sagrados....................................................................................08 No Brasil...............................................................................................08 CONCLUSO......................................................................................09 ANEXOS...............................................................................................10 BIBLIOGRAFIA...................................................................................11

1.0 INTRODUO A diferena entre a religio Islmica onde seguidores completam a segunda maior religio do mundo com uma f que lhe aponta como se viver de forma correta para religio budista classificada como quinta religio que permite que cada um dos seus seguidores descubra seu prprio caminho.

BUDISMO
2.0 O Budismo a 5 religio com maior numero de seguidores do mundo. uma religio e filosofia fundamentada dos ensinamentos de Buda 2.1 Em 2.500 anos o Budismo se espalhou pela ndia, sia, sia Central, Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asitico, China, Myanmar, Coria, Vietn e Japo. 2.2 O livro sagrado o Tripitaka, mas corrente do Budismo Mahayana ainda reconhece como cdigos sagrados os Prajnaparamita Sutra, o Lankavatara e o Saddharmapundarika.

Fundador:

QUEM FOI BUDA?

3.0

Buda nascido no sculo VI A.C., norte da ndia, onde hoje Nepal.

3.1 Filho de Rei, logo aps seu nascimento, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes e l entregue a um senhor que havia dedicado sua vida toda meditao longe da cidade, ele tomou o menino em suas mos e profetizou este menino ser grande entre os grandes, ser um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudar a humanidade a se libertar de seus sofrimentos.

3.1.1 Aps essa profecia, os pais de Siddhart resolveram criar o filho superprotegido para que ele no optasse por estudos filosficos como foi profetizado. Aos 17 anos, ele se casou com sua prima Yasodhara e desse relacionamento nasceu seu filho nico Rahula.

3.1.2 Siddhart o Buda sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portes do palcio e por fim um dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado. Siddhart se chocou com a realidade de seu povo e, aos 29 anos, decidiu buscar uma soluo para o sofrimento humano. Abriu mo de sua famlia e foi em busca de uma resposta. Foi nesse caminho que ele se tornou Buda, o iluminado.

3.3 Fundou a doutrina budista, cujo principal conceito de que as respostas do homem se encontram em seu interior.

OS ENSINAMENTOS, FILOSOFIA E PRINCPIOS.

4.0 O Budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um esprito sadio significa um corpo saudvel.

4.1 Os ensinamentos tm como estrutura a ideia de que o ser humano est condenado a reencarnar infinitamente aps a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida ser considerado na prxima vida e assim sucessivamente. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o esprito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnaes.

4.2 O Budismo tenta condicionar a mente da seguinte maneira a lev-la paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade.

4.3

Suas lies principais so: No praticar o mal Cultivar o bem Cultivar a prpria mente, visando atingir o Nirvana

4.4 O Nirvana o estado superior que todos almejam alcanar, no qual a pessoa obtm o fim do ciclo de sofrimento, o samsara. Ele atingido atravs da prtica da compaixo e da generosidade, por meio do desapego e da destruio do carma negativo; representa um estado de profunda iluminao, aps o qual no mais necessrio renascer.

4.5 No Budismo nunca se criou dogmas e nem se imps aos seus discpulos uma f cega. permitido que cada um tenha suas experincias pessoais, apenas ensinando o caminho, mas deixando a escolha nas mos de seus seguidores.

A FILOSOFIA

5.0 Est focada na existncia da dor, a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se dos desejos materiais e da ignorncia.

5.1.1 Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: Compreenso correta Pensamento correto Palavra Ao Modo de vida Esforo Ateno Meditao. De todos os caminhos apresentados, a meditao considerada o mais importante para atingir o estado de nirvana.

5.2 O Budismo no cultua um ser concebido como Deus, no lhe concede poderes de criao, salvao ou julgamento, embora admita a existncia de entidades extranaturais.

LOCAIS SAGRADOS

6.0 Considerados os locais nos quais o Buda pregou o dharma. O ensinamento do prajna foi pregado em Quatro Lugares e em Dezesseis Assembleias:

I. II. III. IV.

7 assembleias foram realizadas no Pico Vulture (Monte Gridhrakuta) ANEXO II 7 assembleias foram realizadas na cidade de Sravasti no Parque de Jeta no Jardim do Benfeitor dos rfos e Solitrios. ANEXO III 1 assembleia foi realizada no Palcio do Tesouro de Joias Preciosas. 1 assembleia foi realizada ao lado do Lago da Gara Branca Real no Bosque dos Bambs.

NO BRASIL

7.0 Em 18 de Junho de 1908, aps 50 dias de viagem, atracou no porto de Santos o navio Kassato Maru, com os primeiros 781 imigrantes japoneses.

7.0.1 Entre eles se encontrava Ibaragui Nissui, com 22 anos, sua esposa Tiyo Ibaragui. Suas intenes no eram de ganhar dinheiro no Brasil, e sim de expandir o Budismo. 5

7.1 No Brasil o primeiro culto budista da histria, foi realizado logo ao desembarcar na manh de 19 de junho de 1908. 7.1.1 Mas s na dcada de 30 comearam a surgir focos de fiis de Budistas pelas regies brasileiras.

OBS: Buda anexo I, Apesar de Buda ter reinado muitos anos antes de qualquer foco de fotografia acreditasse que Buda foi uma pessoa magra devido falta de alimentos, sobrevivia apenas com o que lhe doavam, apresentam-se algumas imagens e smbolos de Buda de forma mais obesa por assemelhar com o poder.

ISLAMISMO
8.0 O Islamismo a 2 religio com maior nmero de seguidores do mundo. uma religio monotesta, acredita na existncia de um nico Deus. 8.1 A sua maior parte de seguidores esto nos pases rabes do Oriente Mdio e do norte da frica. E acreditam em apenas um Deus, Al.

8.2 Criada pelo profeta Maom, a doutrina muulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcoro.

Fundador:

VIDA DO PROFETA MAOM

9.0 Maom nascido na cidade de Meca no ano de 570. Aos 40 anos de idade, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existncia de um nico Deus. Dando inicio a fase de pregao da doutrina monotesta. ANEXO IV

9.1 A partir da comeou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento conhecido como Hgira e marca o incio do calendrio muulmano.

9.1.1 Em Medina, Maom bem acolhido e reconhecido como lder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos rabes e implanta a religio monotesta. 9.2 Ao retornar para Meca, consegue implantar a religio muulmana que passa a ser aceita e comea a se expandir pela pennsula Arbica. 9.3 Reconhecido como lder religioso e profeta faleceram no ano de 632. Mas, a religio continuou crescendo aps sua morte.

LIVRO SAGRADO O ALCORO

10.0 O Alcoro o livro sagrado que rene as revelaes que Maom recebeu do anjo Gabriel. ANEXO V 10.0.1 dividido em 114 captulos. Entre ensinamentos, destacam-se: Onipotncia de Deus (Al) Importncia de praticar a bondade Generosidade Justia no relacionamento social. O Alcoro tambm registra tradies religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristo.

PRECEITOS RELIGIOSOS

11.0 A Sharia define as prticas de vida dos muulmanos, com relao ao comportamento, atitudes e alimentao. De acordo com a Sharia, todo muulmano deve seguir cinco princpios:

11.0.1 Aceitar Deus como nico e Maom como seu profeta 11.0.2 Dar esmola de no mnimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados 11.0.3 Fazer a peregrinao cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos 11.0.4 Realizao diria das oraes 11.0.5 Jejuar no ms de Ramad com objetivo de desenvolver a pacincia e a reflexo. 7

11.1 Os muulmanos acreditam na vida aps a morte e no Juzo Final, com a ressurreio de todos os mortos.

DIVISES DO ISLAMISMO

12.0 Os seguidores da religio muulmana se dividem em dois grupos principais: SUNITAS e XIITAS. Cerca de 85% dos muulmanos so sunita.

12.0.1 Sunitas defendem que o chefe do Estado mulumano deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porm, no acham que ele deve ser infalvel ou impecvel em suas aes. Alm do Alcoro, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que rene o conjunto de tradies recolhidas com os companheiros de Maom. 12.0.2 Xiitas alegam que a chefia do Estado muulmano s pode ser ocupada por algum que seja descendente do profeta Maom ou que possua algum vnculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islmica, o im, diretamente inspirado por Al, sendo, por isso, um ser infalvel. Aceitam somente o Alcoro como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.

LOCAIS SAGRADOS

13.0

Para os muulmanos, existem trs locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, tambm conhecida como Caaba. ANEXO VI A cidade de Medina, local onde Maom construiu a primeiro templo religioso dos muulmanos. A cidade de Jerusalm, cidade onde o profeta subiu ao cu e foi ao paraso para encontrar com Moises e Jesus.

NO BRASIL

14.0 O Islamismo chegou, atravs dos escravos africanos. Mas os tribunais eram contra e puniam com a pena de morte os praticantes de cultos considerados herticos e os que se recusavam a aceitar a nova ordem. Como resultado poucos registros restaram da presena destes muulmanos na fase inicial da colonizao. 14.1 Aps um tempo, ocorreu um grande fluxo migratrio de rabes para o territrio brasileiro, contribuindo para a expanso da religio. 14.1.1 A primeira mesquita islmica no Brasil foi fundada em 1929, em So Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muulmanos no Brasil 8

15.0

CONCLUSO

As duas de grande importncia, uma guiando de maneira focada sem desvios, a outra apontando caminhos, mas as duas com os mesmos princpios e objetivos de espalhar a calma, amor, paz ao mundo que se encontra violncia, pressa e dio.

ANEXOS

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

ANEXO IV

ANEXO V

ANEXO VI

10

REFERNCIAS BIBLIOGRAFIA

INTERNET Histria do Budismo, R7/http://www.historiadomundo.com.br/religioes/ budismo.htm. Acesso em 15/08/2013. Origem, BUDISMO PRIMORDIAL/http://www.budismo.com.br/?page_id =36. Acesso em 15/08/2013 Budismo, BRASIL ESCOLA/http://www.brasilescola.com/religio /budismo.htm/Acesso em 15/08/2013. Budismo, SUA PESQUISA/http://www.suapesquisa.com/budismo/Acesso em 15/08/2013. Budismo, NIKKEUPEDIA/http://nikkeypedia.org.br/index.php/Budismo, Acesso em 16/08/2013. Islamismo, SEPOANGOL/http://www.sepoangol.org/islam.htm. Acesso em 16/08/2013. Islamismo, BRASIL ESCOLA/http://www.brasilescola.com/religiao/ islamismo.htm. Acesso em 16/08/2013. Islamismo, SUA PESQUISA/http://www.suapesquisa.com/islamismo/ Acessado em 16/08/2013. Histria da Presena Islmica no Brasil, MASNAVI/http://www.masnavi.org/ jerrahi/Artigos___Palestras/Historia_da_presenca_Islamica_/historia_da_prese nca_islamica_.html. Acesso em 20/08/2013.

FOTOS Budismo, BING/http://br.bing.com/images/search?q=budismo&qpvt =budismo&FORM=IGRE. Acesso em 21/08/2013. Islamismo, BING/http://br.bing.com/images/search?q=islamismo&qpvt= islamismo&FORM=IGRE. Acesso em 21/08/2013. Monte Gridhrakuta, BING/http://br.bing.com/images/search?q=Monte+ Gridhrakuta&qs=n&form=QBIR&pq=monte+gridhrakuta&sc=0-5&sp=1&sk=. Acesso em 21/08/2013 Medina, BING/http://br.bing.com/images/search?q=Medina&qs=n&form= QBIR&pq=medina&sc=8-4&sp=-1&sk=. Acesso em 21/08/2013. Maom, BING/ http://br.bing.com/images/search?q=MAOM%c3%89& FORM =HDRSC2. Acesso em 21/08/2013.

11

Anda mungkin juga menyukai