Anda di halaman 1dari 34

BOAS PRTICAS

NO USO DE EPIs

MANUAL DE

BOAS PR TICAS
NO USO DE EPIs
COGAP COMIT DE BOAS PRTICAS AGRCOLAS ASSOCIAO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL ANDEF Rua Capito Antnio Rosa, 376, 13 andar 01443-010 - So Paulo - SP (11) 3087-5037 andef.com.br | andef@andef.com.br GERENTE TCNICO COGAP Jos Annes Marinho andefedu.com.br | annes@andef.com.br MEMBROS COGAP ARYSTA Fernanda Marcondes BASF Vincius Ferreira Carvalho BAYER Adriana Ricci CHEMTURA DOW Valeska De Laquila DUPONT Mauricio Fernandes FMC Erlon Rigobelo IHARA Afonso Matsuyama MONSANTO Luciano Fonseca SUMITOMO Luis Antonialli SYNGENTA Lilian Vendrametto AGRADECIMENTOS Toxiclin Sergio Graff CEA/IAC Viviane Aguiar

MANUAL DE

NDICE
1. Apresentao....................................................................... 04 2. Por que usar EPIs................................................................. 05
2.1. Exposio aos agrotxicos........................................................... 06 2.2. Toxicidade dos agrotxicos.......................................................... 06 2.3. Risco de intoxicao..................................................................... 08

3. Intoxicao e primeiros socorros....................................... 08


3.1. Tipos e sintomas de intoxicao................................................. 08 3.2. Primeiros socorros....................................................................... 09

4. Responsabilidades...............................................................10 5. Aquisio de EPIs................................................................. 11


5.1. Certificao para EPIs em geral................................................... 11 5.2. Certificao para vestimentas..................................................... 11

6. Caractersticas dos EPIs..................................................... 12 7. Escolha de EPIs adequados................................................. 16


2

8. Quando e como usar EPIs................................................... 17


8.1. Situaes de uso.......................................................................... 17 8.2. Uso de EPIs por tipo de operao................................................ 17 8.3. Como vestir e retirar os EPIs........................................................ 18 8.3.1. Como vestir o EPI................................................................18 8.3.2. Como tirar o EPI..................................................................22

9. Limpeza de EPIs.................................................................. 25 10. Utilizao e descarte.......................................................... 27 11. Smbolos utilizados em EPIs............................................. 28 12. Consideraes finais......................................................... 29

1. Apresentao
Toda vez que se inicia uma lavoura, logo se pensa nos cuidados bsicos como: escolha do local da cultura, seleo de sementes e mudas, equipamentos, insumos, mo de obra, etc. Mas preciso plantar com conscincia e segurana para colher alimentos saudveis e obter o melhor resultado econmico. Os agrotxicos so muito importantes para proteger as culturas do ataque de pragas, doenas e plantas daninhas, mas podem ser perigosos se usados de forma inadequada. Foi pensando em promover o uso adequado de agrotxicos e em fornecer orientaes bsicas, desde a aquisio dos produtos at o destino final de embalagens vazias, que a ANDEF e seu Comit de Boas Prticas Agrcolas COGAP organizaram o Manual de Boas Prticas no Uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPIs).

2. Por que usar EPIs


Os agrotxicos podem causar intoxio nas pessoas que os utilizam, por isso foram criados os Equipamentos de Proteo Individual - EPIs. Estes existem para reduzir a exposio do trabalhador aos produtos qumicos e assim aumentar a segurana durante o manuseio. Quando se fala de segurana na aplicao de agrotxicos, deve-se considerar os seguintes aspectos: exposio, toxicidade e risco.

2.1. Exposio aos agrotxicos Exposio direta


A exposio direta ocorre quando o agrotxico entra em contato direto com a pele, olhos, boca ou nariz. Os acidentes pela exposio direta normalmente ocorrem com os trabalhadores que manuseiam ou aplicam agrotxicos sem usar corretamente os EPIs.

Exposio indireta
A exposio indireta ocorre quando as pessoas que no esto aplicando ou manuseando os agrotxicos entram em contato com plantas, alimentos, roupas ou qualquer outro objeto contaminado.

2.2. Toxicidade dos agrotxicos


A toxicidade a capacidade potencial de uma substncia causar efeito adverso sade. Em tese, todas as substncias so txicas e a toxicidade depende basicamente da dose e da sensibilidade de cada pessoa. Normalmente quanto menor a dose recomendada para um produto, mais txico ele , portanto, mais perigoso. Como no possivel alterar o nvel de toxicidade do produto, a nica maneira de reduzir o risco de contaminao por meio da diminuio de exposio ao mesmo. Para reduzir a exposio, o trabalhador deve: Manusear os produtos com cuidado; Usar equipamentos de aplicao calibrados e em bom estado de conservao; Usar vestimentas de proteo adequadas e descontaminadas. Importante: muitas vezes a intoxicao por agrotxicos resultado de erros na manipulao do produto. Se as regras de segurana forem seguidas, muitos casos de intoxicao sero evitados.
6

Para compreender o risco que um agrotxico pode causar, necessrio conhecer os critrios de classificao toxicolgica estabelecido pelo Ministrio da Sade/ANVISA.

Medianamente txico

*Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria

No rtulo e na bula dos agrotxicos esto as informaes relativas ao nvel de toxicidade, dosagem por hectare, cuidados com o meio ambiente, entre outras informaes.

2.3. Risco de intoxicao


O risco de intoxicao definido como a probabilidade estatstica de uma substncia qumica causar efeito txico. funo da toxicidade do produto e da exposio a esse produto.

3. Intoxicao e primeiros socorros


3.1. Tipos e sintomas de intoxicao
Intoxicao aguda Ocorre normalmente quando h exposio a grandes quantidades por um perodo curto de tempo. Intoxicao crnica Ocorre usualmente quando h exposio a pequenas quantidades por um perodo longo de tempo. A exposio a produtos txicos pode resultar em sintomas e sinais que podem variar de acordo com o tipo de produto usado, da dose absorvida e das condies de sade de cada pessoa.

As vias de exposio so:

3.2. Primeiros socorros


A pessoa exposta a produtos txicos deve receber cuidados mdicos imediatamente aps a exposio. Embalagem do produto, rtulo/ bula e receiturio agronmico devem ser apresentados no sentido de ajudar o diagnstico e o tratamento. O SAC (Servio de Atendimento ao Cliente) do fabricante do produto tambm poder ser consultado no sentido de auxiliar o tratamento do paciente. Ingesto. No se deve provocar o vmito da pessoa que tiver ingerido agrotxico. Mas, se o vmito ocorrer espontaneamente a pessoa contaminada dever ser deitada de lado. Alm disso, nada de comer ou de beber dever ser dado essa pessoa.

Contato com os olhos. Deve-se lavar os olhos com muita gua corrente durante pelo menos 15 minutos. Se apenas um dos olhos tiver sido atingido deve-se evitar que a gua utilizada na limpeza atinja o outro olho. Contato com a pele. Deve-se tirar a roupa contaminada e lavar a pele com muita gua corrente e sabo neutro. Inalao. Se o agrotxico for inalado a pessoa deve ser conduzida para um local aberto e ventilado.

4. Responsabilidades
A legislao trabalhista determina o seguinte: Responsabilidades do empregador Fornecer EPIs adequados ao trabalho; Instruir e treinar quanto ao uso de EPIs; Fiscalizar e exigir o uso de EPIs; Fornecer EPIs descontaminados a cada nova aplicao; Repor EPIs danificados. Responsabilidades do empregado Usar os EPIs; Informar a necessidade de substituio de EPIs por desgaste e/ou por defeito apresentado.

10

5. Aquisio de EPIs
5.1 Certificao para EPIs em geral
Para serem comercializados, os EPIs devem possuir o Certificado de Aprovao (CA) do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). A Lei 6.514 de 1977 instituiu a obrigatoriedade do CA para que um equipamento seja considerado EPI.

5.2. Certificao para vestimentas


A Portaria 121 do MTE de 30/9/2009 determinou critrios quanto realizao de ensaios para atestar a qualidade das vestimentas (cala, jaleco e touca/capuz) utilizadas para a proteo de quem manuseia produtos qumicos no campo. Os ensaios devem ser realizados por laboratrios credenciados e representam condio essencial para que o CA seja obtido. As vestimentas devem atender a ISO 27065, segundo a qual os materiais e costuras utilizados devem passar por testes qumicos e fsicos. Aps esses testes sero submetidas a ensaio de pulverizao direta. Uma vez submetidas a todos esses ensaios, as vestimentas sero classificadas em um dos dois grupos abaixo: Proteo de nvel 2. Vestimentas adequadas baixa e mdia exposio, como aquelas usadas por tratoristas. Proteo de nvel 3. Vestimentas adequadas para elevadas exposies, como no caso da utilizao de pulverizadores costais ou semi-estacionrios em culturas altas (acima da altura da cintura).

11

Com essas classificaes, as vestimentas recebem etiquetas contendo informaes como nvel de proteo, procedimento e nmero de lavagens. Alm disso, o fabricante obrigado a fornecer um manual de instrues contendo resultados dos ensaios e explicaes acerca de lavagem e conservao das vestimentas. Qualidade do tecido e tecnologia utilizada Hidrorrepelncia a tecnologia utilizada nos tecidos que compem a vestimenta. Ao contrrio dos impermeveis, os tecidos hidrorepelentes permitem a troca de ar, melhorando o conforto trmico. Importante: o tecido hidrorrepelente possui um limite de saturao. Ou seja, a proteo pode ser quebrada quando a exposio maior do que a hidrorrepelncia suporta. Quando esta situao ocorrer necessrio lanar mo de reforos impermeveis como podemos ver na pgina 13.

6. Caractersticas dos EPIs


Para cada atividade envolvendo o uso de agrotxicos existem EPIs especficos e que constam nas bulas dos produtos. Ao escolher e adquirir EPIs deve-se observar as caractersticas que determinam sua eficincia e performance.

Vestimentas
As vestimentas (cala, jaleco e touca/capuz) devem ser confeccionadas em algodo ou em tecidos mistos e devem receber tratamento hidrorrepelente. Elas so apropriadas para proteger o corpo contra nvoa do produto formulado e no para conter exposies acentuadas ou jatos dirigidos. Tecidos com tratamento hidrorrepelente ajudam a evitar o molhamento e a passagem do produto txico para o interior da roupa sem impedir a troca trmica, tornando o equipamento seguro e confortvel. Devem ter cores claras para reduzir a absoro de calor. H calas com reforo adicional nas pernas para serem usadas nas
12

aplicaes onde exista alta exposio do aplicador calda do produto ou desgaste mecnico como, por exemplo, no caso de pulverizao com equipamento manual. Para a escolha do nvel de proteo deve-se observar o modelo e o material dos EPIs e depender da intensidade de exposio na qual o aplicador ir trabalhar: Aplicao de baixa a mdia exposio (quando ao longo do trabalho a vestimenta no apresentar reas de molhamento): Proteo de Nvel 2 (conforme legislao brasileira). O aplicador dever utilizar vestimenta sem reforos e sem partes impermeveis. Aplicao de mdia a alta exposio (quando ao longo do trabalho a vestimenta apresentar reas de molhamento): Proteo de Nvel 2 (conforme legislao brasileira). O aplicador dever utilizar vestimenta com reforos e partes impermeveis nas reas de maior molhamento. Aplicao de alta exposio (quando ao longo do trabalho a vestimenta molha por completo): Proteo de Nvel 3 (conforme legislao brasileira). O aplicador dever utilizar vestimenta impermevel.

Luvas
As luvas so muito importantes pois protegem uma das partes do corpo com maior risco de exposio: as mos. Existem vrios tipos de luvas no mercado e a escolha deve levar em conta o tipo de formulao do produto a ser manuseado. Produtos que contm solventes orgnicos como, por exemplo, os concentrados emulsionveis, devem ser manipulados com luvas de borracha

13

nitrlica ou de Neoprene, que so materiais resistentes a qualquer tipo de formulao. Luvas de Ltex ou de PVC podem ser usadas para produtos slidos ou formulaes que no contenham solventes orgnicos.

Respiradores
Os respiradores (ou mscaras) tm o objetivo de evitar a inalao de vapores orgnicos, nvoas ou finas partculas txicas. Existem basicamente dois tipos de respiradores: descartveis so aqueles que possuem vida til relativamente curta, sem manuteno e que recebem a sigla PFF de Pea Facial Filtrante; e os durveis, de baixa manuteno e que possuem filtros especiais para reposio. Os mais utilizados so os que possuem filtros P1 ou P2. Quando se manuseiam produtos que emitem vapores orgnicos ou cheiro forte, recomenda-se o uso de respiradores com filtro de carvo ativado. Os respiradores so equipamentos importantes, mas que podem ser dispensados em situaes quando no h presena de nvoas, vapores ou partculas no ar, como por exemplo, aplicao tratorizada de produtos granulados incorporados ao solo. Para mais informaes, o fabricante do produto qumico dever ser consultado.

Viseira facial ou culos de proteo


Protege os olhos e o rosto contra respingos durante o manuseio e aplicao. Devem ter a maior transparncia possvel, no distorcer as imagens e no devem embaar com facilidade. Devem proporcionar conforto ao usurio e permitir o uso simultneo do respirador, quando for necessrio. Quando no houver a presena ou emisso de vapores, o uso da viseira com touca rabe pode dispensar o uso do respirador, aumentando o conforto do trabalhador. Este item deve ser consultado na bula do produto a ser aplicado.

14

Existem algumas recomendaes de uso de culos de segurana para proteo dos olhos. Entretanto, a viseira mostra-se mais segura e eficiente, pois protege no somente os olhos, mas tambm o rosto do aplicador.

Touca rabe
Confeccionada em tecido de algodo ou misto com tratamento hidrorrepelente, a touca rabe protege a cabea e o pescoo contra a nvoa da pulverizao. Usada em conjunto com a viseira oferece proteo drmica e ocular.

Avental
Produzido com material resistente e impermevel (PVC, Bagum ou emborrachados), aumenta a proteo do aplicador contra respingos de produtos concentrados durante a preparao da calda, podendo ser utilizado como capa, num eventual vazamento do equipamento de aplicao costal. Existem vrios tipos de avental: curtos, longos, de colheita, etc. Devem ser escolhidos de acordo com as necessidades especficas. A legislao determina que os aventais tenham um nmero de CA prprio, o que significa uma proteo a mais para o aplicador.

Botas
Devem ser preferencialmente de cano alto, impermeveis e resistentes aos solventes orgnicos como, por exemplo, de PVC. Sua funo a proteo dos ps. Esto disponveis em vrias cores e modelos. Recomenda-se as brancas por absorverem menos calor.

15

7. Escolha de EPIs adequados


Para a escolha de EPIs deve-se proceder a leitura atenta do rtulo/bula do produto.

O rtulo/bula do produto traz vrios tipos de pictogramas com diferentes significados:


PICTOGRAMA DE ARMAZENAGEM PICTOGRAMA DE INFORAMAO

Mantenha trancado e fora do alcance de crianas


PICTOGRAMA DE ATIVIDADE

Macaco Avental Luvas Protetor Botas Facial

Manuseio
Manuseio de formulaes lquidas Manuseio de formulaes slidas Respirador Respirador culos Touca Lave as rabe mos

Aplicao
Aplicao de formulaes lquidas Aplicao de formulaes slidas Peixes

PICTOGRAMA DE ADVERTNCIA

Animais

Cuidado Veneno

16

8. Quando e como usar EPIs


8.1. Situaes de uso
Sempre que forem manipuladas embalagens de agrotxicos (cheias ou vazias); Sempre que estiver sendo preparada a calda; Sempre que estiver sendo feita uma aplicao; Sempre que algum adentrar uma rea recm tratada, ou seja, durante o perodo de segurana. Importante: Durante a pulverizao area proibida a entrada e permanncia de qualquer pessoa na rea a ser tratada. O empregador rural ou equiparado dever sinalizar as reas recm tratadas, informando o perodo de reentrada, que o perodo aps a aplicao em que vedada a entrada de pessoas sem uso de EPIs. A sinalizao consta no rtulo/bula do produto, obrigatra (NR 31) e pode apresentar certas especificidades conforme a regio geogrfica.

8.2. Uso de EPIs por tipo de operao


Os EPIs no foram desenvolvidos para substituir os demais cuidados na aplicao e sim para complement-los, evitando-se a exposio. Para reduzir os riscos de contaminao, as operaes de manuseio e aplicao devem ser realizadas com cuidado, para evitar ao mximo a exposio.

17

Ateno: Esta tabela no deve ser considerada como nico critrio para utilizao dos EPIs. As condies do ambiente de trabalho podero exigir o uso de mais itens ou dispensar outros para aumentar a segurana e o conforto do aplicador. Leia as recomendaes do rtulo e bula. Observe a legislao pertinente.

8.3. Como vestir e retirar os EPIs


Para garantir proteo adequada, os EPIs devero ser vestidos e retirados de forma correta.

8.3.1. Como vestir o EPI


Cala e jaleco A cala e o jaleco devem ser vestidos sobre a roupa comum (camiseta de algodo e bermuda), fato que permitir a retirada da vestimenta em locais abertos. O EPI pode ser usado sobre uma bermuda e camiseta de algodo, para aumentar o conforto. Vestir uma roupa comum por baixo do EPI aumenta o tempo de proteo pois evita que o suor sature o tecido hidrorepelente. O aplicador deve vestir primeiro a cala do EPI e em seguida o jaleco, certificando-se que este fique sobre a cala e perfeitamente ajustado.
18

O velcro deve ser fechado com os cordes para dentro da roupa. Caso o jaleco de EPI possua capuz, o aplicador deve assegurar-se que estar devidamente vestido pois, caso contrrio, servir de compartimento facilitando o acmulo e reteno de produto. Vale ressaltar que o EPI deve ser compatvel com o porte fsico do aplicador. Importante: vestir uma roupa comum por baixo da vestimenta aumenta o tempo de proteo, pois evita que o suor sature o tecido hidrorrepelente. A roupa comum no pode ser de uso pessoal, conforme descrito na NR31. Botas Impermeveis, devem ser caladas sobre meias de algodo de cano longo, para evitar atrito com os ps, tornozelos e canelas. As bocas da cala do EPI sempre devem estar para fora do cano das botas, a fim de impedir o escorrimento do produto para o interior do calado.

19

Avental impermevel Deve ser utilizado na parte da frente do jaleco durante o preparo da calda e pode ser usado na parte de trs do jaleco durante as aplicaes com equipamento costal. Para aplicaes com equipamento costal fundamental que o pulverizador esteja funcionando bem e no apresente vazamentos. Respirador

3
20

Deve ser colocado de forma que os dois elsticos fiquem fixados corretamente e sem dobras, um na parte superior da cabea e outro na parte inferior, na altura do pescoo, sem apertar as orelhas. O respirador deve encaixar perfeitamente na face do trabalhador, no permitindo que haja abertura para a entrada de partculas, nvoas ou vapores. Para usar o respirador, o trabalhador deve estar sempre bem barbeado.

Viseira facial / culos de proteo Deve ser ajustada firmemente na testa, mas sem apertar a cabea do trabalhador. A viseira deve ficar um pouco afastada do rosto para no embaar.

Bon rabe Deve ser colocado na cabea sobre a viseira ou culos. O velcro do bon rabe deve ser ajustado sobre a viseira facial, assegurando que toda a face esteja protegida, assim como o pescoo e a cabea.

21

Luvas ltimo equipamento a ser vestido. Devem ser usadas de forma a evitar o contato do produto txico com as mos. As luvas devem ser compradas de acordo com o tamanho das mos dos usurios. No devem ser muito justas para facilitar sua colocao e retirada. No podem ser muito grandes, pois podem atrapalhar o tato e causar acidentes, bem como permitir que caia produto dentro delas. As luvas devem ser colocadas para dentro das mangas do jaleco normalmente. No entanto, se o jato de pulverizao for dirigido para cima da linha dos ombros do trabalhador, elas devem ser vestidas para fora das mangas do jaleco. O objetivo evitar que o produto aplicado escorra para dentro das luvas e atinja as mos.

8.3.2. Como tirar o EPI


Aps a aplicao, normalmente a superfcie externa do EPI est contaminada. Portanto, na retirada do EPI, importante evitar o contato das reas mais atingidas com o corpo do usurio. Antes de comear a retirar o EPI, recomenda-se que o aplicador lave as luvas vestidas. Isto ajudar a reduzir os riscos de exposio acidental.

22

Veja agora o exemplo de uma rotina correta para a retirada dos EPI:

Bon rabe Deve-se desprender o velcro e retir-lo com cuidado.

Viseira facial / culos Deve-se desprender o velcro e coloc-la em um local de forma a evitar arranhes. Avental Deve ser retirado desatando-se o lao e puxandose o velcro em seguida. Jaleco Deve-se desamarrar o cordo. Em seguida curvar o tronco para baixo e puxar a parte superior (os ombros) simultaneamente, de maneira que o jaleco no seja virado do avesso e a parte contaminada atinja o rosto.

23

Botas Durante a pulverizao, principalmente com equipamento costal, as botas so as partes mais atingidas pela calda. Devem ser retiradas em local limpo, onde o aplicador no suje os ps.

Cala Deve-se desamarrar o cordo e deslizar pelas pernas do aplicador sem serem viradas do avesso.

Luvas Deve-se puxar a ponta dos dedos das duas luvas aos poucos, de forma que elas possam ir se desprendendo simultaneamente. No devem ser viradas ao avesso, o que dificultaria o prximo uso e contaminaria a parte interna.
24

Respirador Deve ser o ltimo EPI a ser retirado, sendo guardado separado dos demais equipamentos, dentro de um saco plstico limpo, para evitar contaminao das partes internas e dos filtros.

9. Limpeza de EPIs
Conceito geral
difcil visualizar a contaminao de EPIs com agrotxicos. Portanto, aps a jornada de trabalho, os EPIs devem ser sempre higienizados, para no contaminarem os aplicadores.

Procedimentos especficos
As vestimentas devero ser higienizadas de acordo com as instrues descritas no manual de instrues do fabricante de EPIs. As instrues de higienizao podem variar, mas algumas medidas podem ser generalizadas como forma de aumentar a vida til das vestimentas de proteo, como: Lavar separadamente das roupas comuns; Utilizar luvas e avental para proceder a higienizao; No utilizar detergentes que contenham em sua formulao enzimas alvejantes ou branqueadores, pois os mesmos retiram o tratamento hidrorrepelente que as vestimentas possuem; No deixar de molho ou esfregar.
25

Luvas e botas devem ser lavadas com gua e sabo abundantemente. Respiradores devem ser mantidos conforme instrues especficas que acompanham cada modelo. Respiradores durveis que possuem filtros especiais para reposio devem ser higienizados e armazenados em local limpo. Filtros no saturados devem ser envolvidos em uma embalagem limpa para diminuir o contato com o ar. As viseiras faciais devem ser lavadas com gua e sabo neutro. Utilizar pano macio para no riscar ou conforme procedimentos descritos no manual de instrues do fabricante. Jalecos, calas, toucas rabes e aventais devem ser higienizados conforme indicado nas etiquetas dos produtos e nos respectivos manuais de instrues.

Importante: Aps a aplicao, o trabalhador deve tomar banho com bastante gua e sabonete, vestindo roupas LIMPAS a seguir.

26

10. Utilizao e descarte


Antes da utilizao da vestimenta deve-se respingar gua sobre algumas partes e aps 10 minutos verificar se h o efeito de uma lente de aumento (olhando atravs da gota dgua os fios do tecido parecem maiores). Veja abaixo como funciona a hidrorrepelncia:

Boa proteo: o lquido no absorvido pelo tecido, evitando a contaminao do aplicador.

Sem proteo: o lquido absorvido pelo tecido e pode entrar em contato com a pele do trabalhador.

Se o efeito aparecer, a vestimenta considerada segura para o uso. Caso contrrio, pode ter perdido a proteo (hidrorrepelncia) e, portanto, no dever ser utilizada. Quando a vestimenta perder a proteo dever ser lavada, cortada em pedaos e descartada. O descarte poder ser feito em lixo comum ou conforme descrito no manual de instrues de cada fabricante.

27

11. Smbolos utilizados em EPIs


Smbolos encontrados nas etiquetas e manuais de instrues dos EPIs:
Leia o manual de instrues Risco qumico com agrotxicos

A tina simboliza a lavagem de vestimentas por processo manual ou mecnico. Smbolos de lavagem so importantes para a conservao de tecidos e durabilidade das vestimentas.
Temperatura mxima de lavagem 60C e processo normal. No lavar Use somente a mo, temperatura mxima 40C

O tringulo simboliza o uso de alvejantes


No alvejar, no branquear

O quadrado simboliza o processo de secagem:


Secagem em tambor temperatura normal A secagem em tambor possvel secagem a baixa temperatura

O ferro simboliza o ato de passar as vestimentas:


Temperatura mxima da base do ferro de passar a 200C Temperatura mxima da base do ferro a 150 Temperatura mxima da base do ferro a 110C vapor pode causar danos irreversveis No passar

O crculo simboliza a limpeza profissional:


No limpar a seco
Limpeza a seco profissional em tetracloroetileno e todos os solventes listados para o smbolo F processo normal Limpeza a mido profissional processo normal

28

12. Consideraes finais


O uso correto de EPIs vem evoluindo rapidamente, mas continua exigindo treinamento e reciclagem de conhecimentos contnuos dos produtores rurais, empregadores, empregados e demais profissionais do agronegcio. Os empregadores que simplesmente disponibilizam EPIs no tm como garantir a proteo da sade dos trabalhadores, nem como evitar possveis contaminaes. Incorretamente utilizados, os EPIs podem, inclusive comprometer ainda mais a segurana dos trabalhadores. por isso que to importante a conscientizao sobre o uso correto de EPIs e sobre os riscos de contaminao com agrotxicos. Um conjunto de informaes atualizadas incluindo regras bsicas de segurana, como as que se apresentam neste manual, so as ferramentas mais importantes para evitar a exposio e assegurar a proteo da sade dos trabalhadores.

29

30

MINHA
AVALIAO
DESTAQUE, PREENCHA O VERSO E ENVIE PARA ANDEF EDUCAO

Rua Capito Antonio Rosa, 376, 13o. andar - CEP 01443-010 S.Paulo - SP

31

Nome Empresa Fone e-mail

1. Grau de dificuldade para entender as instrues: [ ] baixo [ ] mdio [ ] alto 2. Clareza na abordagem dos assuntos: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3. Assuntos de meu interesse que no foram abordados ou abordados de forma superficial: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4. Comentrios sobre o contedo (textos): _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5. Comentrios sobre aspectos estticos e organizao visual: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 6. Sugestes de melhoria para a prxima edio: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 7. Opinio geral sobre a publicao: [ ] pssimo [ ] razovel [ ] bom [ ] timo
32

andefedu.com.br

Anda mungkin juga menyukai