Anda di halaman 1dari 9

A HISTORIA DO AVIO E AVIAO

Um avio ou aeroplano qualquer aeronave que necessita de asas fixas para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relao ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veculo como um todo para gerar sustentao area. Essa definio de asa fixa tambm se aplica aos que possuem asas dobrveis pois estas tambm s geram sustentao ao se deslocar todo o veculo. Duas caractersticas comuns a todos os avies so a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentao da aeronave e a necessidade de uma rea plana e livre de obstculos onde eles possam alcanar a velocidade necessria para decolare alar voo, ou diminu-la, no caso de uma operao de pouso. A maioria dos avies, portanto, necessita de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manuteno e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos avies pousa e decola em terra, alguns so capazes de fazer o mesmo em corpos d'gua (hidroavies), outros so capazes de decolar e pousar tanto na gua quanto em terra (avies anfbios) e alguns at mesmo sobre superfcies congeladas. O avio atualmente o meio de transporte civil e militar mais rpido do planeta (Sem levarmos em conta os foguetes e os nibus Espaciais). Avies a jato comerciais podem alcanar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questo de horas, e mesmo pequenos avies monomotores so capazes de alcanar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h ou mais em voo de cruzeiro. J avies supersnicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcanar velocidades que superam em vrias vezes a velocidade do som (340 m/s = 1224 km/h).

Histria[editar]
Ver artigo principal: Histria da aviao

Santos Dumont, considerado por muitos brasileiros como o inventor do primeiro avio da histria, o14-bis.

O sonho de voar remonta, para o ser humano, desde a pr-histria. Muitas lendas, crenas e mitos da antiguidade envolvem ou possuem fatos relacionados com o

voo, como a lenda grega de caro. Leonardo da Vinci, entre outros inventores visionrios, desenhou um avio, no sculo XV. Com o primeiro voo feito pelo homem (Jean-Franois Piltre de Rozier e Franois Laurent d'Arlandes) num aerstato (aeronave mais leve que o ar), um balo, o maior desafio tornou-se a criao de um aerodino (mquina mais pesada do que o ar), capaz de alar voo por meios prprios. Anos de pesquisas por muitas pessoas vidas do to sonhado voo produziram resultados fracos e lentos, mas contnuos. Em 28 de agosto de 1883,John Joseph Montgomery tornou-se a primeira pessoa a fazer um voo controlado em uma mquina mais pesada do que o ar, em um planador. Outros aviadores que fizeram voos semelhantes naquela poca foram Otto Lilienthal, Percy Pilcher e Octave Chanute. No comeo do sculo XX, o primeiro voo numa mquina mais pesada do que o ar, capaz de gerar a potncia e sustentao necessria por si mesmo, foi realizado. Porm, isto um fato polmico, j que Santos Dumont creditado no Brasil como o responsvel pelo primeiro voo num avio, enquanto que na maior parte do mundo, o crdito inveno do avio dado aos irmos Wilbur e Orville Wright de origem norte-americana, sendo a excepo a Frana em que o mesmo creditado ao seu verdadeiro inventor Clment Ader que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor em 9 de Outubro de 1890 1 2 3 , que no entanto ignorado completamente pelo resto do mundo porque os seus voos foram realizados em segredo militar e s se soube da sua existncia muitos anos depois 4 5 6 . de notar no entanto o facto curioso de que, apesar de no resto do mundo Clment Ader no ser reconhecido como o pai da aviao, o termo por ele criado para os seus aparelhos, "Avion" (avio em francs), utilizado em todas as lnguas latinas para descrever os aparelhos mais pesados que o ar 1 2 3 4 5 6 .

Orville Wright e Wilbur Wright, os Irmos Wright.

Guerras na Europa, em especial, a Primeira Guerra Mundial, serviram como palco de testes para o uso do avio como armamento. Primeiramente visto por generais e comandantes como um "brinquedo", o avio provou ser uma mquina de guerra capaz de causar srios estragos nas linhas inimigas. Na Primeira Guerra Mundial, grandes ases surgiram, dos quais o maior foi o alemoBaro Vermelho. Do lado aliado, o s com a maior quantidade de aeronaves abatidas foi Ren Fonck da Frana. Aps a Primeira Guerra Mundial, os avies passaram por inmeros avanos tecnolgicos. Em 1919, os britnicos John Alcock eArthur Whitten Brown realizaram a primeira travessia transatlntica em um avio. Associando-se a Francisco Sacadura Cabral,Gago Coutinho realizou em 1921 a primeira travessia area do Atlntico Sul. Joo Ribeiro de Barros foi o primeiro nas Amricas a relizar uma travessia area transatlntica, em 28 de abril de 1927. Charles Lindbergh tornou-se a primeira pessoa a cruzar oOceano Atlntico num voo solo sem escalas, em 20 de maio de 1927. Os primeiros voos comerciais foram realizados

entre os Estados Unidos e o Canad, em 1919. A turbina a jato estava em desenvolvimento na dcada de 1930, sendo que avies a jato militares j estavam operando na dcada de 1940. Os avies desempenharam um papel fundamental na Segunda Guerra Mundial, tendo presena, seja majoritria ou minoritria, em todas as batalhas mais importantes e conhecidas da guerra, especialmente no Ataque a Pearl Harbor, nas batalhas do Pacfico e no Dia D. Tambm constituam parte essencial de vrias das novas estratgias militares da poca, como a Blitzkrieg alem ou os porta-avies americanos e japoneses. Neste perodo surgiram outras inovaes, como o Horten Ho 229, a asa voadora dosirmos Horten.

O Boeing 707, o primeiro jato transatlntico comercial.

Em outubro de 1947, o americano Chuck Yeager, no seu Bell X-1, foi a primeira pessoa a ultrapassar a barreira do som. O recordemundial de velocidade para um avio de asa fixa tripulada de 7 297 km/h, Mach 6,1, da aeronave X-15. Durante o bloqueio de Berlim, avies, tanto militares quanto civis, continuaram a alimentar Berlim Ocidental com suprimentos, em 1948, quando o acesso a suprimentos via ferrovias e estradas cidade, completamente cercada pela Alemanha Oriental, foi bloqueado, por ordem da Unio Sovitica. O primeiro jato comercial, o De Havilland Comet, foi introduzido em 1952, e o primeiro jato comercial de sucesso, o Boeing 707, ainda na dcada de 1950. O Boeing 707 iria desenvolverse posteriormente no Boeing 737, a linha de avies de passageiros mais usada do mundo, no Boeing 727, outro avio de passageiros bastante usado, e no Boeing 747, o maior avio comercial do mundo at 2005, quando foi superado pelo Airbus A380.

Sustentao[editar]
Ver artigo principal: Alongamento, Corda de perfil de asa, Envergadura

Boeing 747 da Air New Zealanddecolando do Aeroporto Internacional deChristchurch, Nova Zelndia.

Um avio ala voo devido reaes aerodinmicas que acontecem quando ar passa em alta velocidade pela asa. Quando isto acontece, ele forado a passar por baixo e por cima desta ao mesmo tempo. O comprimento da asa maior na parte superior graas a uma curvatura e, em razo disto, o ar em velocidade no possui presso suficiente para retornar ao perfil desta curvatura, gerando uma zona de baixa presso na parte superior posterior da asa. Estando a presso na parte inferior bem maior, em razo desta face no possuir um perfil curvado, mas mais prximo de uma reta, a asa se vale da diferena de impacto gasoso do ar atmosfrico (maior em baixo, menor em cima) para adquirir sustentao.

Air Force One voando sobre o monte Rushmore, nos Estados Unidos.

Algumas explicaes invocam uma interpretao errada a partir do Princpio de Bernoulli, afirmando que o fluxo de ar na parte de cima de uma asa mais rpido que na parte de baixo. A verdade que ambos os fluxos possuem velocidades praticamente iguais, porm com direes diferentes. Ensaios exaustivamente repetidos mostram que uma molcula de ar que flui na parte inferior de uma asa a percorre muito mais rpido que uma mesma molcula na parte superior, obviamente pelo fato lgico de se deslocar numa trajetria mais direta e no curva, como acontece na superfcie superior. Embora muito presente em quase todas as explicaes sobre aerodinmica, a teoriado ar mais rpido em cima da asa uma explicao errada e ilgica, pois no h fonte energtica que acelere o ar acima de uma asa. Trata-se apenas de uma questo de perfil de asa e aerodinmica. claro que o efeito do impacto das molculas de ar de forma mais drstica na parte inferior da asa permite que esta, livre e em suas condies normais, tenda sempre subir, nunca a descer. Os avies necessitam de uma velocidade elevada para que a diferena entre a presso do ar sob e sobre a asa seja suficiente para a sustentao da aeronave. Devido a essas altas velocidades, um avio precisa percorrer uma certa distncia em solo antes de alcanar a velocidade suficiente para a decolagem, o que justifica a necessidade de uma pista de pouso e decolagem em terreno longo e plano para a atingir. Para aeronaves maiores e mais pesadas, maior ter de ser o comprimento da pista e a velocidade necessria para a decolagem, dado o maior esforo necessrio. A pista tambm atende ao propsito inverso: permite que a aeronave toque o solo em alta velocidade e tenha espao para frenar com segurana, transitando suavemente entre veculo areo para terrestre novamente.

Tipos de avies[editar]
Avies monomotores, multimotores e turbo-hlices[editar]

Um Cessna 172, um avio monomotor.

Monomotores, bimotores, trimotores, quadrimotores e turbo-hlices so avies fazem uso de um motor que faz girar uma hlice, criando o empuxo necessrio para a movimentao da aeronave para frente. Em particular os turbo-hlices so motores reao (jato) que impulsionam uma hlice. So relativamente silenciosos, mas possuem velocidades, capacidade de carga e alcance menores do que os similares a jato. Porm, so sensivelmente mais baratos e econmicos do que os avies a jato, o que os torna a melhor opo para pessoas que desejem possuir um avio prprio ou para pequenas companhias de transporte de passageiros e/ou carga.

Avies a jato[editar]
Avies a jato fazem uso de turbinas para gerar empuxo necessrio para o deslocamento da aeronave para frente. O primeiro avio com um propulsor a jato, denominado termojato, foi o Coand-1910, criado pelo romeno Henri Coand. Avies a jato possuem muito mais fora e criam um impulso muito maior do que avies que fazem uso de turbo-hlices. Como consequncia, podem carregar muito mais peso e possuem maior velocidade do que turbohlices. Um porm a grande quantidade de som criada por uma turbina; isto torna avies a jato uma fonte de poluio sonora.

Um Fokker 70 da KLM em operao de aterrisagem. Observe a parte traseira da turbina, que inverte o sentido da propulso. Desse modo, a turbina empurra o avio para trs, com o intuito de par-lo.

Grandes widebodies ("corpos largos"), como o Airbus A340 e o Boeing 777, podem carregar centenas de passageiros e vrias toneladas de carga, podendo percorrer uma distncia de at 16 mil quilmetros - pouco mais de um tero da circunferncia terrestre. Avies a jato possuem altas velocidades de cruzeiro (700 a 900 km/h) e velocidades de decolagem e pouso (150 a 250 km/h). Numa operao de aterrisagem, devido alta velocidade, o avio a jato faz grande uso dos flaps para permitir uma aproximao em velocidade mais baixa (pois estes aumentam a superfcie das asas e consequentemente a sustentao), e do reverso (a turbina gera um fluxo

de ar para frente, e no para trs), com o intuito de diminuir a velocidade da aeronave aps tocar o solo. Eles possuem um dispositivo na turbina chamado reverso. O reverso os ajuda na frenagem do pouso e (se precisar), no procedimento de aborto de decolagem (RTO).

Avies supersnicos[editar]

Dois F-22 da Lockheed Martin, em voo.

Avies supersnicos, como o Concorde e caas militares, fazem uso de turbinas especiais, que geram potncia necessria para quebrar a barreira do som. Alm disso, o desenho do avio supersnico apresenta certas diferenas com o desenho de avies subsnicos, devido compresso do ar em altas velocidades no s asa, tambm fuselagem tem desenho diferente em relao aos avies subsnicos alm da clara necessidade de reduzir oarrasto do aparelho com o ar. Nos caas, a rea das asas so reduzidas, visando o menor arrasto (que permite alcanar velocidades extremas), necessitando de uma velocidade muito maior para compensar essa perda de sustentao. A velocidade de decolagem de certos caas chega 220 km/h.

O caa F-22 Raptor teve seu primeiro voo em 1997.

Em porta-avies, usa-se uma espcie de catapulta linear, movida presso do vaporproveniente do prprio motor da embarcao. Essa catapulta fica abaixo da pista, ficando visvel apenas um gancho no cho da pista, que encaixa no trem de pouso dianteiro da aeronave e a impulsiona fazendo-a atingir a velocidade necessria para decolagem em uma pista curta. primeira vista, a parte visvel desse sistema se assemelha a um trilho. No pouso a velocidade igualmente alta. Ento o caa faz o uso de um gancho de reteno (localizado na parte traseira do avio), que prende-se cabos de ao esticados na pista, ajudando a parar rapidamente.

O voo em velocidade supersnica gera mais poluio sonora devido onda de choque. Isto limita os voos supersnicos a reas de baixssima ou nenhuma densidade populacional. Quando passam numa rea de maior densidade populacional, os avies supersnicos so obrigados a voar em velocidade subsnica. Algumas aeronaves so capazes de voar em velocidades hipersnicas, geralmente, velocidades que superam cinco vezes a velocidade do som. O corpo sustentante um exemplo deste tipo de aeronave.

Projetando e construindo um avio[editar]


Ver artigo principal: Engenharia aeronutica

Cabine de comando de um Boeing 747.

Pequenos avies, para um ou no mximo dois passageiros, podem ser construdos em casa, por aviadores que possuem muito conhecimento tcnico na rea de fsica e aerodinmica. Outros aviadores com menos conhecimentos fazem seus avies usando kits de pequenas aeronaves, com peas pr-fabricadas, e montando a aeronave em casa. Avies produzidos desta maneira, porm, so os menos conhecidos. Dada a sua delicadeza, avies construdos para explorao econmica de sua operao precisam passar por um processo minucioso e demorado de planejamento, por motivos de segurana impostos pelo rgo de aviao ou de transportes do pas companhia construtora. Isto pode durar at quatro anos, em pequenos turbo-hlices, a 12 anos, em avies com o porte do A380. A Federal Aviation Administration, por exemplo, exige que a asa fixada fuselagem consiga gerar seis vezes mais fora de sustentao em relao ao seu peso (fora exercida pela fora de gravidade na aeronave). Neste processo, estabelecem-se em primeiro lugar os objetivos da aeronave. Uma vez completos, a empresa construtora usa um grande nmero de desenhos e equaes, tudo calculado em teoria, estimando o comportamento da aeronave. Os computadores so atualmente muito utilizados por companhias construtoras de avies como um meio de desenho e planejamento do avio. Pequenos prottipos, ou certas partes do avio so, ento, testados em tneis de vento, para verificar a aerodinmica da aeronave. Quando o avio aprovado neste processo, constri-se um nmero limitado destes avies, para o testar como um todo no solo. Ateno especial dada aos motores (ou turbinas) e s asas. Depois de aprovado, pelo processo acima indicado, a companhia construtora autorizada por um rgo competente de aviao ou transportes em geral a fazer um primeiro voo. Quando o comportamento da aeronave no apresenta suspeitas de falhas, os voos de teste continuam

at que o avio tenha cumprido todos os requisitos necessrios. Ento, o rgo pblico competente de aviao ou transportes do pas aprova o projeto do avio e a companhia passa produo em massa da aeronave. Nos Estados Unidos, este rgo a Federal Aviation Administration (FAA), e na Unio Europeia, a Joint Aviation Authorities (JAA) e a European Aviation Safety Agency (EASA). Estas trs so as entidades de regulamentao de aeronaves mais importantes do mundo. No Canad, o rgo pblico encarregado de regulamentar e autorizar a produo em massa de aeronaves o Transport Canada Civil Aviation (TCCA). No Brasil, o rgo a Agncia Nacional de Aviao Civil (ANAC). No caso do comrcio internacional de avies, uma licena do rgo pblico de aviao ou transportes do pas onde a aeronave est a ser comercializada tambm necessria. Por exemplo, aeronaves da Airbus precisam ser certificadas pela FAA para serem vendidas nos Estados Unidos , enquanto aeronaves da Boeing precisam ser aprovadas pela JAApara serem comercializadas na Unio Europeia.

Produo industrializada[editar]

O Airbus A380, atualmente o maior avio comercial de passageiros do mundo.

So relativamente poucas as companhias que produzem avies em larga escala. Porm, a produo de um avio por uma dada companhia um processo que envolve outras dezenas, ou talvez centenas, de outras empresas e fbricas, que produzem partes determinadas da aeronave. Por exemplo, uma empresa pode ser responsvel pela produo do trem de pouso, enquanto outra responsvel pelo radar, e outra ainda pelo motor ou reator. A produo de tais peas no se limita a apenas algumas cidades de um dado pas; no caso de grandes companhias de manufatura de aeronaves, tais peas podem vir de diversas partes do mundo. Uma vez fabricadas, as peas so enviadas para a fbrica principal da companhia area, onde est localizada a linha de produo. As diferentes peas juntam-se umas s outras, no final, produzindo a aeronave. No caso de grandes avies, podem existir linhas de produo dedicadas especialmente montagem de certas partes de grande porte da aeronave, como as asas e a fuselagem. Quando pronto, um avio passa por uma rigorosa inspeo, em busca de falhas e defeitos, e sendo aprovado nesta inspeo, o avio testado por um piloto, em um voo de teste, de forma a assegurar que os controles da aeronave estejam em ordem. Com este teste final, o avio est pronto para receber os "retoques finais" (configurao interna, pintura, etc), e pronto a ser enviado aos seus clientes.

Segurana[editar]
Ver artigo principal: Acidente areo, Segurana area

Bombeiros entre os destroos do acidente do Voo TAM 3054, em So Paulo,Brasil.

Estatsticas mostram que o risco de um acidente areo muito pequeno. mais provvel sofrer um acidente indo at ao aeroporto de carro do que durante o voo. Por que, entretanto, tantas pessoas demonstram medo s de entrar em um avio? Talvez isso se deva ao fato de, no caso de um acidente, o risco de mortalidade em acidentes areos ser extremamente alto, no caso deste dado acidente ocorrer em pleno voo. Erros mnimos e/ou tempo adverso podem causar srios acidentes, especialmente nos dois momentos crticos de um voo, as operaes de pouso e decolagem, dada a delicadeza de tais operaes. Avies por vezes so alvos de ataques terroristasou outros atos criminosos causados por terceiros, fazendo com que muitos tenham medo de voar por temerem serem vtimas de tais ocorrncias, embora a parcela de acidentes areos causados por ataques terroristas ou outros atos criminosos causados por terceiros em um dado perodo seja pequena em comparao ao nmero total de acidentes no mesmo perodo. A maioria dos acidentes em avies ocorre devido a falha humana durante o voo, devido ao erro dos pilotos ou de algum rgo de controle (torre de controle, por exemplo). Em seguida, a falha mecnica a maior causa de acidentes areos, que tambm pode envolver um componente humano (como por exemplo, negligncia da companhia area em realizar a manuteno adequada dos avies). Tempo adverso a terceira maior causa de acidentes.

Anda mungkin juga menyukai