Anda di halaman 1dari 11

Ambiente visual para o estudo de tenses nos solos

Roberto Lopes Ferraz1; Nelci Helena Maia Gutierrez2; Fernando Augusto Dvoranen3; Marcos Vinicius Gil Silveira4
Professor Doutor da Universidade Estadual de Maring, Departamento de Engenharia Civil. E-mail: rbtferraz@gmail.com Professora Doutora da Universidade Estadual de Maring, Departamento de Engenharia Civil. E-mail: aamgutierrez@wnet.com.br 3 Graduando do curso de graduao em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maring, participante do Programa de Iniciao Cientfica da UEM. E-mail: fernando_rossana@yahoo.com.br 4 Graduando do curso de graduao em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maring, participante do Programa de Iniciao Cientfica da UEM. E-mail: silveiramvg@hotmail.com
2 1

RESUMO Neste trabalho apresentado um programa de computador para o estudo de tenses nos solos. Para a criao das telas que constituem a interface grfica com o usurio, onde ocorrem as entradas de dados e a exibio dos resultados, foi utilizado o programa Matlab na verso denominada 2007b. O ambiente visual proposto constitui-se de dois mdulos, sendo um para o estudo da propagao de tenses nos solos e o outro para anlises no estado plano de tenses a partir do crculo de tenses de Mohr. No primeiro mdulo foram implementadas algumas solues da Teoria da Elasticidade para clculo do acrscimo de tenso vertical em um ponto da massa de solo. No segundo foram implementadas as equaes do crculo de Mohr com as convenes da Mecnica dos Solos. Nos dois mdulos procurou-se oferecer ao usurio um ambiente visual de fcil utilizao, no qual estivessem disponveis todas as informaes necessrias para a correta entrada dos dados. Alm disso, foram criadas rotinas para a visualizao das informaes fornecidas e tambm verificar se os dados digitados pelo usurio se encontram dentro de intervalos aceitveis. O processo de validao do programa foi conduzido utilizando alguns exemplos publicados na literatura, a partir dos quais verificou-se que os resultados obtidos em cada um dos mdulos do programa esto em conformidade com aqueles tomados como referncia. Palavras-chave: Solo. Propagao de tenses. Crculo de tenses de Mohr. Matlab.

INTRODUO As tenses atuantes nos macios de terra podem ser divididas em tenses virgens, existentes nos macios independentemente da ao do homem, e tenses induzidas, as quais so associadas s aes impostas pelas obras construdas no interior dos macios ou sobre eles (AZEVEDO, 2007). A construo de uma fundao ou de qualquer outro tipo de estrutura resulta em acrscimos nas tenses atuantes nos macios de solo, cujo conhecimento importante principalmente para a previso dos deslocamentos aos quais a estrutura estar sujeita. A avaliao das tenses induzidas por carregamentos aplicados na superfcie ou no interior de uma massa de solo geralmente conduzida admitindo o solo como um material elstico, e utilizando as solues da Teoria da Elasticidade que melhor se aplicam a cada problema e tipo de solicitao (AZEVEDO, 2007). Apesar de todas as crticas e ressalvas quanto ao emprego da Teoria da Elasticidade aos solos, a mesma ainda muito utilizada para estimar tenses no interior de macios de solo, principalmente pela facilidade de sua aplicao e por conduzir a avaliaes bastante satisfatrias das tenses atuantes em inmeros problemas prticos. Segundo Holtz e Kovacs (1981), o solo no necessariamente deve ser elstico para que a teoria seja aplicvel, pelo menos para tenses verticais, bastando somente que a relao tenso-deformao seja constante. Complementam ainda os autores que, contanto que os acrscimos de tenses estejam bem abaixo da condio de ruptura, as deformaes sero ainda aproximadamente proporcionais s tenses. Foi o matemtico francs Boussinesq quem iniciou os estudos para a avaliao dos efeitos de

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

192

Ferraz; Gutierrez; Dvoranen; Silveira

carregamentos aplicados nos solos. Em 1885 ele apresentou as equaes para o estado de tenso no interior de um meio elstico homogneo e isotrpico, induzido pela aplicao de uma carga pontual vertical sobre a superfcie de um semi-espao infinito de superfcie horizontal (HOLTZ; KOVACS, 1981). Para esse caso, o valor do acrscimo de tenso vertical (v) na profundidade z e a uma distncia r do ponto de aplicao de uma carga pontual P pode ser obtido a partir da Equao (1), onde todos os seus termos so ilustrados na Figura 1.

v =

( ) 2.(r + z )
P. 3.z 3
2

2 52

(1)

P me Pon

Figura 1. Carga vertical pontual P aplicada na superfcie do terreno

Para esse caso, Boussinesq tambm obteve as equaes para as tenses radial, tangencial e de cisalhamento, as quais podem ser encontradas em diversas publicaes (POULOS; DAVIS, 1974; AZEVEDO, 2007; VARGAS, 1977). A partir da soluo proposta por Boussinesq foram determinadas, por integrao, solues para outros tipos de carregamentos como, por exemplo, o linear e aqueles com cargas distribudas do tipo retangular, triangular, trapezoidal, etc. A integrao da equao da carga pontual ao longo de uma linha resulta na Equao (2), a qual fornece o valor do acrscimo de tenso vertical devido aplicao de uma carga linear Q (fora por unidade de comprimento), a uma distncia x da linha de carga e na profundidade z.

v =

2.Q.z 3 .( x 2 + z 2 ) 2

(2)

Em 1935 Newmark procedeu integrao da Equao (2) e obteve a Equao (3) (HOLTZ; KOVACS, 1981), a qual permite a obteno do acrscimo de tenso vertical na profundidade z em um ponto situado na vertical que passa pelo vrtice de uma rea retangular de dimenses "a" e "b", submetida a um carregamento uniformemente distribudo q, conforme ilustrado na Figura 2. Na Equao (3) tem-se m = a/z e n = b/z, os quais so intercambiveis.

q 2 m n (m 2 + n 2 + 1)1 2 (m 2 + n 2 + 2) 2 m n (m 2 + n 2 + 1)1 2 v = . + arctg 2 4 m 2 + n 2 + 1 + m 2 n 2 (m 2 + n 2 + 1) m + n 2 + 1 m2n 2

(3)

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

Ambiente visual para o estudo de tenses nos solos

193

se raia

Esp

Figura 2. Carga uniformemente distribuda em uma rea retangular

A Equao (3) um dos exemplos de solues baseadas na Teoria da Elasticidade onde a obteno da soluo bastante trabalhosa. Em funo disso e, visando a reduo do tempo gasto nas anlises, geralmente so encontrados na literatura solues na forma de bacos para este e diversos outros tipos de carregamentos. No entanto, considerando que em determinados problemas geralmente existe a necessidade de avaliao dos acrscimos de tenses em diversos pontos no interior de um macio de solo, o qual pode estar sujeito a vrios tipos de carregamentos, conclui-se que mesmo com o emprego de bacos, a obteno da soluo global continua ainda sendo bastante trabalhosa. Portanto, fundamental dispor de uma ferramenta para a automatizao dos clculos e que permita efetuar um nmero maior de anlises em menos tempo. Por esta razo este trabalho teve como um dos objetivos desenvolver um programa de computador com algumas solues da Teoria da Elasticidade para clculo de acrscimos de tenses verticais no interior de um macio de solo submetido a alguns carregamentos comuns na prtica. Alm dos mtodos para as anlises de propagao de tenses nos solos, outro tipo de ferramenta muito utilizada na rea geotcnica para o estudo do estado de tenso em um ponto da massa de solo o crculo de tenses de Mohr. Segundo Pinto (2000), num plano genrico no interior de uma massa de solo, a tenso atuante no necessariamente normal ao plano, sendo que para efeito de anlises, ela pode ser decomposta numa componente normal e noutra paralela ao plano. A componente normal denominada de tenso normal (), e a componente tangencial, de tenso cisalhante (), embora elas no sejam tenses que possam existir individualmente. Demonstra-se tambm que em um determinado ponto sempre existiro trs planos perpendiculares entre si nos quais a tenso cisalhante ser nula. Estes so os planos principais cujas tenses atuantes so as tenses principais, as quais so denominadas de tenso principal maior 1 (maior delas), tenso principal intermediria 2 (valor intermedirio) e tenso principal menor 3 (menor delas). Muitos casos de obras apresentam caractersticas geomtricas nos quais se pode admitir um estado plano de deformao, o que permite a simplificao quanto ao estado de tenso. Nesses casos a anlise pode ser conduzida no estado bidimensional, caracterizando o que se denomina de estado duplo ou estado plano de tenses, conforme considerado nesse trabalho. Segundo Vargas (1977), num problema plano as tenses atuantes sobre os vrios planos passando por um ponto genrico da massa de solo podem ser calculadas conhecendo as duas tenses principais 1 e 3, uma vez que estas duas so as que mais interferem na resistncia ao cisalhamento dos solos. Pode-se mostrar que, para um estado de tenso bidimensional, a imposio da condio de equilbrio esttico a um prisma triangular definido por trs planos passando por um ponto, como mostrado na Figura 3 (a), resulta em um conjunto de equaes cuja representao grfica no espao x um crculo de tenses (Figura 3 (b)), denominado Crculo de Mohr.

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

194

Ferraz; Gutierrez; Dvoranen; Silveira

traado do 30o par l ten Ver ao


(P2)

z1

Plano B Plano A

perfil de 10 kPa 10 40 kPa tica 20 kPa


(P1)

z2

kPa

Plano

< v

horizontal

Figura 3. (a) Planos passando pelo ponto considerado, (b) Crculo de Mohr correspondente

Assim, conhecidas as tenses atuantes em dois planos A e B, perpendiculares entre si, as tenses atuantes em um plano C, formando um ngulo com o plano A, podem ser obtidas a partir das equaes (4) e (5).

A + B A B + cos 2 A .sen 2 2 2 A B sen 2 + A . cos 2 2

(4)

(5)

Portanto, a utilizao do Crculo de Mohr permite facilmente determinar as tenses atuantes em qualquer plano passando pelo ponto considerado, razo pela qual o mesmo tem sido utilizado principalmente na interpretao dos resultados de diversos ensaios de laboratrio e tambm para a construo da envoltria de resistncia dos solos. Assim, em funo da importncia desse assunto na rea da mecnica dos solos, optou-se por implementar no programa de computador para o estudo de tenses nos solos, tambm um mdulo com o Crculo de Mohr para auxiliar nas anlises do estado de tenso em um ponto.

METODOLOGIA O programa de computador apresentado nesse trabalho foi dividido em dois mdulos, sendo um deles para o clculo do acrscimo de tenso vertical devido a alguns tipos de carregamento e o outro para o estudo do estado de tenso no solo a partir do Crculo de tenses de Mohr. Na criao do programa procurou-se obter um ambiente visual de fcil utilizao onde todas as informaes necessrias estivessem disponveis na tela principal do respectivo mdulo, dispensando inclusive preocupaes do usurio com a conveno de sinais, no caso do mdulo referente ao crculo de tenses de Mohr. Alm disso, foram criadas rotinas para a verificao dos dados fornecidos, evitando dessa forma o processamento com dados incoerentes ou fora de intervalos preestabelecidos. Estas caractersticas so os principais diferenciais em relaes a outros programas comerciais do gnero. No desenvolvimento das interfaces grficas com o usurio, bem como na codificao das equaes para o processamento por computador, foi utilizado o ambiente de programao Matlab

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

Ambiente visual para o estudo de tenses nos solos (verso 2007b) o qual descrito por Matsumoto (2004) e Gilat (2006).

195

MDULO 1: PROPAGAO DE TENSES NOS SOLOS Como essa etapa de desenvolvimento do programa teve a finalidade principal de auxiliar alunos de graduao, cursando a disciplina Mecnica dos Solos, no estudo da propagao de tenses nos solos, nesta verso do programa foram implementadas somente solues para o caso de tenses verticais, considerando os carregamentos mais comuns (pontual, linear, faixa infinita uniforme, faixa infinita triangular, circular e retangular). No entanto, est previsto para uma segunda etapa a implementao de rotinas para o clculo das demais tenses e a considerao de outros tipos de carregamentos. O processo utilizado pelo programa para o clculo do acrscimo de tenso vertical (v), em todos os carregamentos, consiste inicialmente na obteno do fator de influncia (I) correspondente ao carregamento atuante, o qual posteriormente multiplicado pelo valor da carga aplicada conforme ilustrado na Equao (6), para o caso de um carregamento linear.

v = I .Q onde I =

. x 2 + z 2

2.z 3

(6)

As equaes para clculo dos fatores de influncia I foram baseadas naquelas disponveis em diversas publicaes (POULOS; DAVIS, 1974; AZEVEDO, 2007; HOLTZ; KOVACS, 1981). Para que o usurio saiba como foi feito o clculo de v, o programa exibe junto com os valores de I e v calculados, tambm a equao utilizada no clculo de I. Este procedimento ilustrado na Figura 4, onde apresentado o caso de um carregamento linear. Para processar qualquer um dos casos, inicialmente o usurio deve escolher, na parte superior da tela, a opo de carregamento desejada, cujo esquema e respectivos campos para a entrada de dados so exibidos a seguir nos campos abaixo. Aps a entrada de dados, o usurio deve solicitar ao programa para verificar se os mesmos foram digitados corretamente (boto verificar). Caso exista algum erro, o programa ir solicitar a sua correo. Se tudo estiver correto ser exibida uma figura (em escala) no campo denominado "Carregamento especificado" para que o usurio tenha uma visualizao das informaes fornecidas. Caso a figura exibida esteja coerente com o problema que ser analisado, o prximo passo ser pressionar o boto "Calcular" para que o programa processe a situao desejada e apresente os resultados no campo "Acresc. de tenso vertical em P". Com o objetivo de proporcionar anlises sobre a propagao de tenses verticais em profundidade, foi implementado no programa a possibilidade de obteno de um perfil do acrscimo de tenses ao longo da vertical que passa pelo ponto considerado. Nesse caso, o usurio deve especificar at que profundidade deve ser traado o perfil com os acrscimos de tenses, o que feito atravs da caixa de edio "Prof. max. (m)". O resultado de um processamento, onde foi utilizado esse ltimo recurso descrito, tambm ilustrado na Figura 4 onde o perfil de tenses correspondente apresentado no campo "Acresc. de tenses na vertical que passa por P".

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

196

Ferraz; Gutierrez; Dvoranen; Silveira

Figura 4. Exemplo de interface do mdulo para o clculo do acrscimo de tenses nos solos

MDULO 2: CRCULO DE MOHR Na criao da interface grfica com o usurio para este mdulo foram adotadas as mesmas premissas do caso anterior, visando sempre obter uma interface de fcil utilizao e com todas as informaes necessrias para a entrada e a interpretao dos resultados exibidos. Neste mdulo, a partir das tenses atuantes em dois planos A e B, perpendiculares entre si, possvel obter as tenses atuantes em qualquer outro plano C passando pelo ponto considerado e tambm as tenses nos planos principais (1 e 3). Se for conhecido o ngulo entre o plano A e o plano horizontal, possvel orientar os planos A e B segundo qualquer direo no espao. Alm disso, a orientao do plano do C onde se deseja obter as tenses atuantes pode ser feita em relao a qualquer um dos planos: A, B ou H. Isso torna possvel escolher o plano de referncia para a medio do ngulo mostrado na Figura 3. A conveno de sinais adotada no programa aquela utilizada na Mecnica dos Solos, onde a tenso normal de compresso considerada positiva e a tenso normal de trao, negativa. A tenso de cisalhamento ser positiva quando possuir tendncia de rotao horria em relao a um ponto situado fora do plano em que atua. Os ngulos so positivos quando orientados no sentido anti-horrio em relao ao plano tomado como referncia. Para evitar erros na entrada de dados, em funo da conveno de sinais descrita no pargrafo anterior, foi implementado na interface grfica desse mdulo recursos para que o usurio no tenha

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

Ambiente visual para o estudo de tenses nos solos

197

que se preocupar com os sinais dos dados fornecidos. Assim, conforme mostrado na Figura 5 (a), ao fornecer as tenses normais atuantes nos planos A e B, basta simplesmente informar se estas tenses so de compresso ou de trao. Quanto s tenses cisalhantes, basta apenas fornecer o valor da tenso cisalhante no plano A e informar se a mesma produz tendncia de rotao horria ou anti-horria. Como os planos A e B so perpendiculares entre si, a tenso cisalhante em B ser B = -A. Para obter as tenses atuantes em um plano C qualquer passando pelo ponto, devem ser fornecidos o valor do ngulo (alfa) entre o plano C e aquele tomado como referncia, e tambm sua orientao (horrio ou anti-horrio), conforme mostrado na Figura 5 (b).

(b) Dados para clculo das tenses no plano C (a) Tenses nos planos A e B Figura 5. Detalhe dos campos para a entrada de dados referentes aos planos A, B e C

Seguindo a mesma linha de desenvolvimento do mdulo descrito no item 2.1, foram disponibilizadas na tela principal desse mdulo algumas informaes bsicas para facilitar sua utilizao e tambm recursos para evitar a entrada incorreta de dados. Na Figura 6 apresentada uma tela do programa com a interface referente ao mdulo do Crculo de Mohr. Para facilitar a utilizao do programa, os resultados so apresentados em campos especficos na mesma tela onde ocorre a entrada de dados, conforme pode ser visto na Figura 6. Assim, existe um campo para a apresentao dos valores das tenses e dos ngulos calculados entre os diversos planos. Ao lado desse campo existe outro para a exibio de um grfico com o crculo de Mohr referente situao analisada.

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

198

Ferraz; Gutierrez; Dvoranen; Silveira

Figura 6. Interface do mdulo referente ao crculo de Mohr

VALIDAO DO PROGRAMA DE COMPUTADOR Para a avaliao dos mdulos do programa desenvolvido, foram resolvidos diversos casos publicados na literatura visando confrontar os resultados obtidos a partir do programa com aqueles tomados como referncia. No primeiro mdulo, para a validao do caso referente ao carregamento uniforme em uma rea retangular, uma das situaes utilizadas esquematizada na Figura 7, a qual foi reproduzida de Lambe e Whitman (1979). O problema consiste em calcular o acrscimo de tenso vertical (v) no ponto A situado a 10 metros de profundidade.
Ponto A (z = 10 m) 15 m 5m 10 m Q Q = 100 kPa
Figura 7. Vista em planta do carregamento uniforme sobre rea retangular

5m

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

Ambiente visual para o estudo de tenses nos solos

199

Utilizando bacos Lambe e Whitman (1979) obtiveram I = 0,042, que multiplicado pelo carregamento aplicado, resultou em v = 4,2 kPa. Na Figura 8 apresentada uma tela do programa com a resoluo do mesmo caso, onde mostrado tambm um perfil do acrscimo de tenses verticais at a profundidade de 60 m. Como pode ser visto na Figura 8, o programa obteve I = 0,04133 e v = 4,13 kPa, resultados esses coerentes com aqueles obtidos pelos autores citados.

Figura 8. Tela do programa com o resultado do processamento para o caso da Figura 7

Um aspecto interessante no perfil do acrscimo de tenses na vertical que passa pelo ponto P (Figura 8) o fato de nos pontos prximos superfcie do terreno os valores de v serem inferiores ao dos pontos situados a maiores profundidades. Isso pode ser explicado com base no "espraiamento" das tenses com a profundidade, que pelo fato do ponto P se situar fora da rea carregada, resulta em baixos valores de v nos pontos situados prximos superfcie do terreno, conforme esquematizado na Figura 9. Este comportamento tambm ocorre para o carregamento linear, conforme ilustrado na Figura 4.
Q Vertical para o traado do perfil de tenses P1 Espraiamento das tenses z1 z2 P2 v (P1) < v (P2)

Figura 9. Esquema do "espraiamento" das tenses no solo

Quanto ao mdulo do crculo de Mohr, um dos exemplos usados para sua validao mostrado na Figura 10, para o qual foram solicitados os valores das tenses principais 1 e 3 e a direo do plano de atuao de 1 (LAMBE e WHITMAN, 1979).

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

200

Ferraz; Gutierrez; Dvoranen; Silveira

Plano A 20 kPa 10 kPa 10 kPa 30o Plano horizontal

Plano B 40 kPa

Figura 10. Exemplo usado no processo de validao do mdulo do crculo de Mohr

Lambe e Whitman (1979) obtiveram 1 = 44,14 kPa, 3 = 15,86 kPa e um ngulo de -22,5o entre o plano principal maior e o plano B. Estes valores coincidem com aqueles obtidos pelo programa desenvolvido (ver Figura 11), o qual fornece ainda um valor de +67,5o para o ngulo entre o plano principal maior e o plano A. O sinal positivo indica que o ngulo deve ser medido no sentido antihorrio a partir do plano de atuao de 1. Complementando o processo de validao foram calculadas as tenses atuantes no plano horizontal ilustrado na Figura 10. Para efetuar esse clculo a partir do programa, pode ser adotado o plano A como sendo o de referncia e ento solicitar as tenses atuantes em um plano C, que forma um ngulo = 30o no sentido horrio a partir do plano A. A aplicao das equaes (4) e (5), considerando que nesse caso o ngulo ser negativo, conduz aos valores c = 33,66 kPa e c = 13,66 kPa, os quais foram os mesmos obtidos a partir do programa, conforme a Figura 11. Alm disso, observa-se na mesma figura que os valores dos ngulos entre o plano de atuao de 1 e o planos C e H so iguais, mostrando que realmente nesse caso o plano C coincide com o plano horizontal H e, portanto as tenses obtidas so realmente aquelas atuantes no plano horizontal, conforme o solicitado.

Figura 11. Tela do programa com os resultados referentes ao mdulo do crculo de Mohr

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

Ambiente visual para o estudo de tenses nos solos CONCLUSO

201

Com base nos resultados obtidos no processo de validao e, considerando a facilidade de utilizao das interfaces grficas do programa, conclui-se que o ambiente visual proposto neste artigo para o estudo de tenses nos solos tem potencial para se tornar uma boa ferramenta para o aprendizado dos tpicos de Mecnica dos Solos abordados e tambm para aplicaes prticas.

REFERNCIAS AZEVEDO, I. C. D. Anlise de tenses e deformaes em solos. Viosa: Editora UFV, 2007. GILAT, A. Matlab com aplicaes em engenharia. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006. HOLTZ, R. D; KOVACS, W. D. An introduction to geotechnical engineering. New Jersey: Prentice Hall, 1981. LAMBE, T. W.; WHITMAN, R. V. Soil Mechanics, SI Version. New York: John Wiley & Sons, 1979. MATSUMOTO, E. Y. Matlab 7: Fundamentos. So Paulo: Editora rica, 2004. PINTO, C. S. Curso bsico de mecnica dos solos. So Paulo: Oficina de textos, 2000. POULOS, H. G.; DAVIS, E. H. Elastic solutions for soil and rock mechanics. New York: John Wiley and Sons, 1974. VARGAS, M. Introduo mecnica dos solos. So Paulo: MCgraw-Hill do Brasil, 1977.

Revista Tecnolgica, Edio Especial ENTECA 2009, p. 191-201, 2009.

Anda mungkin juga menyukai