Anda di halaman 1dari 15

2/8/2011

PNEUMTICA

Hidrulicos e Pneumticos

- uma cincia que estuda os fenmenos e movimentos dos gases. - Deriva do termo grego pneuma = vento, flego ou respirao. - uma das formas de transmisso de energia mais antigas, segundo registros, informam que foi o grego Ktsibios o primeiro a utilizar como meio de trabalho. - Atualmente, conceito pneumtica descreve a utilizao do ar comprimido para a tecnologia de acionamento e comando. - Hoje, o ar comprimido tornou-se indispensvel, nos mais diferentes ramos industriais, instalam-se aparelhos pneumticos, principalmente na automao. Outras reas como: transporte, lazer, comrcio e etc.

Professor:ADAGIR SAGGIN

CARACTERSICAS DA PNEUMTICA

COMPOSIO DO AR - O ar uma mistura composta aproximadamente de 78% de nitrognio, 21% de oxignio, o restante composto de dixido de carbono, argnio bem como resduos de outros gases. - O ar contm adicionalmente gua em forma de vapor. AR COMPRIMIDO - O ar comprimido ar atmosfrico confinado, o qual neste estado possui energia de presso armazenada, e com isto est em condies de realizar trabalho. Durante a compresso se produz calor. Quando o ar comprimido se expande, ocorre um resfriamento.
2/8/2011 3

Quantidade de ar- Ilimitada, pois encontrado em praticamente todos os lugares na superfcie terrestre; Temperatura - Pouco sensvel, devido as influncias externas como altas e baixas temperaturas; Segurana de sobre carga - Atuadores ao serem sobrecarregados, simplesmente param; Movimentos Transforma-se a energia tanto em movimento linear como rotativo; Controles - Velocidade e fora facilmente controlados sem escala. Velocidade de trabalho alta (1 a 2 m/s nos cilindros, assim usam-se vedaes especiais). Fora limite 2000 kgf , acima antieconmicas;
2/8/2011 4

CARACTERSICAS DA PNEUMTICA CARACTERSICAS DA PNEUMTICA (Cont.)

Transporte - Energia pode ser transmitida por grandes distncias, atravs de tubulao. No se preocupar com o retorno ( expelido para a atmosfera); Limpeza - Limpo, no poluente, grande utilizao indstrias alimentcias, madeireiras, txteis, curtumes, farmaceuticos, etc.. Manuteno - Simples dos componentes, devido s construes simples; Construo - Simples e baixo custo dos componentes, com caractersticas de confiabilidade, segurana de operao e durabilidade nos acionamentos e nos comando;
2/8/2011 5

Armazenamento - reservatrios especiais, no necessitado um funcionamento continuo do compressor. Segurana - Proteo natural contra exploso ou incndio. No recomendado para limpeza do corpo sem tratamento adequado. Impureza - Necessidade de preparao devido a contaminantes particulados e umidade do ar; Perdas - Vazamento reduzem a eficincia econmica do sistema; Compressibilidade - No possvel, manter constante a velocidade; Escape do ar - alto rudo ( silenciadores ); Custos - alto custo de energia, porm alta rentabilidade.
2/8/2011 6

2/8/2011

Custos da energia Considerado um valor 1(unitrio) para a energia eltrica, a relao com pneumtica e hidrulica : o custo da energia pneumtica de 5 a 7; o custo da energia hidrulica de 3 a 5; Esta avaliao apenas orientativa, considerando apenas o custo energtico, sem considerar os custos de componentes. Considerando o valor dos componentes (vlvulas, atuadores) o custo fica relacionado da seguinte forma: Eltrica < Pneumtica < Hidrulica
2/8/2011 7

QUALIDADE DO AR COMPRIMIDO A fim de que os equipamentos e componentes pneumticos possam funcionar de modo confivel, com bom rendimento e segurana, necessrio assegurar determinadas exigncias da qualidade do ar comprimido que so: b presso b vazo b teor de gua b teor de partculas slidas b teor de leo b esterilizao
2/8/2011 8

PROPRIEDADES FSICAS DO AR
Compressibilidade: o ar adquire o formato do recipiente por ele ocupado e pode ser reduzido seu volume atravs de foras externas. Vf < Vo

PROPRIEDADES FSICAS DO AR
Difusibilidade: capacidade do ar se misturar. Expansibilidade: o ar adquire o formato do recipiente por ele ocupado e pode ser ampliado seu volume atravs de foras externas.
9 2/8/2011 10

Elasticidade: o ar retorna ao seu volume normal aliviando a fora aplicada sobre o mesmo. Vf > Vo
2/8/2011

PRESSO ATMOSFRICA

INDICAO E MEDIO DA PRESSO Presso atmosfrica absoluta em funo da altitude

Ela produzida pelo peso da camada de ar que envolve a terra e depende da densidade da mesma a da altitude, portanto esta no tem um valor constante, devido as condies do tempo. A presso atmosfrica absoluta (padro) ao nvel do mar de: 1013 mbar = 101,3 kPa = 760 torr. Presso Por definio Pabs = Prel +Patm(local)

0,710 kgf/cm

2 Presso absoluta - Pabs

1,033 Kgf/cm
0 (rel)

3 Presso relativa positiva - Prel.

{
1 Presso atmosfrica (Varivel)

1,067 kgf/cm
2/8/2011 11

0 (abs) 2/8/2011

4 Presso relativa negativa (vcuo ou depresso)

12

2/8/2011

LEI DE BOYLE MARIOTE (Isotrmico)

LEI DE GAY- LUSSAC (Isobrica)

Lembrando que T sempre em K


Exemplo Em um recipiente temos volume inicial V1 = 1200 L de ar (considerar como gs ideal), sob presso atmosfrica, P1 = 1atm, vamos reduzir o volume para V2 = 200 L, aplicado-se uma fora sobre mbolo deslizante do recipiente, qual vai ser a presso absoluta ( P2 ) se mantermos a temperatura constante?

Relao: 0 C equivale a 273 K

Em um recipiente h 800 L de ar (considerar como gs ideal) com temperatura de T1 = 20C, elevado-se a temperatura para T2 = 80C, mantendo a presso constante. Qual ser seu volume V2?

A relao de Compresso ou Taxa de Compresso

Rc =

P(atm.local) + P(trab.) P(atm.local)

Para atingir os mesmos 8 kgf/cm2 de presso manomtrica em So Joaquim (aproximadamente 2000 m acima do nvel do mar ) , qual a Rc?
2/8/2011 13 2/8/2011 14

Princpio de Pascal
Pascal constatou que aplicando uma fora em um ponto do fludo confinado ou contido em um recipiente fechado, o fludo exercer um acrscimo de presso igual sobre as paredes em todos os sentidos e direes, a fora ser perpendicular a superfcie.
F=10 kgf

Presso
o resultado de uma fora agindo em uma determinada rea.
F P F P=----A A P F A P F A

F=P.A

F A= ----P

A=1 cm2 10 kgf/cm2

Unidades de presso atm - Atmosferas bar Breas kgf/cm2 - Quilogramas por centrmetro quadrado PSI: Pounds per Square Inches [Libra fora por polegada quadrada (lbf/pol2)] mca Metros coluna de gua. 1kPa= Quilo Pascal = 1000 N/m2 ( SI ) 1 bar = 100.000 Pa (N/m2)
2/8/2011 16

2/8/2011

15

Presso Presso
Converso das principais unidades de presso

Manmetros
So instrumentos utilizados para medir e indicar a intensidade de presso do ar comprimido, leo, etc. Nos circuitos pneumticos e hidrulicos, os manmetros so utilizados para indicar o ajuste da intensidade de presso nas vlvulas, que pode influenciar a fora, o torque, de um conversor de energia.

2/8/2011

17

2/8/2011

18

2/8/2011

Presso
Denominao Baixa Presso Mdia Presso Alta Presso Faixa de presso at 1,5 bar 1,5 - 16 bar 16 bar ou mais Aplicao Sistema que trabalha com barreira de ar( sensores ) Faixa mais utilizada Moldagem e sopro

Vazo
A vazo de um fluido representa o volume ou quantidade que passa numa determinada seco transversal (litros) por unidade de tempo (minuto).

Exerccio - Clculo de fora e consumo de ar de um cilindro. Um cilindro de dupla ao acionado por ar comprimido e seu dimetro do mbolo D = 100 mm, dimetro da haste d= 25 mm e possui um curso de S= 500mm. Trabalha numa presso de trabalho P= 6 bar 1. Calcular a fora de avano Fa e a fora de retorno Fr gerada pelo cilindro. 2. Qual a quantidade de ar necessria para um ciclo completo? 3. Qual o custo de energia por hora, com 12 ciclos completos por minutos, um custo do ar comprimido de R$ 0,18 por Nm3 no estado tcnico normalizado?

Onde: Q = Vazo
V = Volume de fluido deslocado t = tempo
2/8/2011 20

2/8/2011

19

Vazo ou fluxo
Unidades de vazo (principais)

PRODUO DE AR COMPRIMIDO Compressores Compressores so mquinas que se utiliza na manipulao de fluidos no estado gasoso, elevando a presso atmosfrica, a uma presso de trabalho desejada.

Smbolo

2/8/2011

21

2/8/2011

22

Tipos de compressores
Dependendo das necessidades desejadas em relao a presso de trabalho e ao volume consumido. Existem dois princpios para gerao do ar comprimido: Baseia-se no princpio da reduo de volume, ou seja, consegue-se a compresso emitindo o ar para dentro de um recipiente fechado e diminuindo posteriormente este recipiente pressurizando o ar. Tambm denominado compressor de deslocamento positivo e compreendido como compressor de mbolo ou de pisto. Baseia-se no princpio de fluxo, succionando o ar de um lado e comprimindo de outro, por acelerao de massa, ou seja, a elevao de presso obtida por meio de converso de energia cintica em presso durante a passagem do ar atravs do compressor (turbina). Tambm denominado compressor de deslocamento dinmico.
2/8/2011 23

Compressor monoestgio de pistes ( simples efeito)


No compressor monoestgio de pistes, durante o curso de admisso o ar aspirado atravs da vlvula de aspirao, comprimido no curso de compresso e aps atingir a presso, ele recalcado pela vlvula de presso. Compressor Os compressores de pistes so os alternativo mais difundidos. Eles garantem uma operao segura e confivel e so fornecidos uma gama elevada de faixas de presso e de vazo. Visto que em compressores de um estgio presses elevadas ocorrem perdas trmicas muito altas, eles somente so econmicos na faixa de presso de 8 a 10 bar para pequenas vazes, caso contrrio s at 4 bar
2/8/2011 24

2/8/2011

COMPRESSOR MULTIESTGIO DE PISTES

Compressor monoestgio de pistes (simples efeito)


Ciclo de trabalho de um compressor de pistes

Em compressores multiestgio escolhe-se por estgio uma razo de compresso menor e o ar resfriado antes dos estgios seguintes. Deste modo se obtm um melhor rendimento.

Compressores de membrana (diafragma) O mbolo fica separado da cmara de suco e compresso por uma membrana, quer dizer, o ar no ter contacto com as partes deslizantes. O ar, portanto, ficar sempre Livre de resduos de leo.Estes compressores so empregados na Industria alimentcia, farmacutica e qumica.
26

Admisso
2/8/2011

Incio da compresso

Final da compresso
25 2/8/2011

COMPRESSOR DE PARAFUSOS Os compressores de parafusos so compressores rotativos com dois eixos de rotao. Eles operam conforme o princpio do deslocamento e deslocam continuamente, com isto no ocorrem golpes e oscilaes de presso. Uma vez que estes no possuem vlvulas de aspirao e de presso, eles tem baixa manuteno, so pequenos no tamanho e permitem alta rotao, possui alto rendimento comparado com os outros.

COMPRESSOR DE PALHETAS Trata-se de um compressor rotativo de um eixo que opera conforme o princpio de deslocamento. A aspirao e o recalque so por fendas, o espao forma-se pelo rotor disposto excentricamente na carcaa. Esta execuo simples, com muitos cursos de operao e por isso contam com um fluxo pouco pulsante. A lubrificao feita por injeo de leo.

Admisso 2/8/2011

Incio da compresso

Final da compresso 27

2/8/2011

28

COMPRESSOR ROOTS O compressor Rottos funciona sem compresso interna. A presso gerada pela resistncia oferecida ao fluxo. Com este princpio somente se obtm baixas presses. Atravs de um acionamento sincronizado pode-se obter uma operao sem contato entre os pistes rotativos, no sendo necessria uma lubrificao. Compressores Roots so principalmente utilizados para transporte pneumtico.

COMPRESSOR AXIAL
Os compressores axiais so mquinas de fluxo, onde o ar ao passar por rodas gigantes atinge altas velocidades e no ltimo estgio, atravs de um difusor, a energia cintica do fluxo de ar convertida em presso. Os compressores axiais so fabricados para elevadas vazes de ar. Visto que por estgio a presso muito baixa, faz-se necessria a montagem de muitos estgios (at 24) para alcanar presses maiores.

2/8/2011

29

2/8/2011

30

2/8/2011

Tratamento e Gerao Ar Comprimido COMPRESSOR RADIAL


Os compressores radiais so mquinas de fluxo como os compressores axiais, nos quais a energia cintica convertida em presso. Nesta a aspirao tambm ocorre no sentido axial sendo em seguida o ar conduzido no sentido radial para a sada. Tambm os compressores radiais so fabricados para grandes vazes, de baixa manuteno, e para alcanar presses maiores so vrios estgios.

2/8/2011

31

2/8/2011

32

Itens para seleo de compressores


Fluxo de leo: 11. Reservatrio de leo; 12. Reservatrio de leo; 13. Vlvula By-pass termosttica; 14. Filtro de leo; 15. Vlvula de corte de leo Fluxo de Refrigerante: 16. Compressor de refrigerante; 17. Separador de lquidos; 18. Condensador; 19. Reservatrio de refrigerante; 20. Trocador de calor refrigeranterefrigerante; 21. Vlvula de expanso automtica. 33

Fluxo do Ar: 1. Filtro do ar de admisso; 2. Vlvula do ar de admisso; 3. Elemento compressor; 4. Vlvula de reteno; 5. Reservatrio de separao ar/leo; 6. Vlvula de presso Mnima; 7. Refriador final; 8. Trocador de calor ar/ar; 9. Trocador de calor arrefrigerante; 10. Separador de gua com purgador;
2/8/2011

Volume de ar fornecido - a quantidade de ar que est sendo deslocado pelo compressor (Ndm3/h; m3/h; ft3/min.... ). Volume terico. Volume efetivo (valor real). Presso Presso de regime a presso resultante do compressor, bem como a presso do reservatrio e a presso na rede distribuidora at o consumidor. Presso de trabalho a presso necessria nos pontos de trabalho. A presso de trabalho geralmente de 6 bar e os elementos de trabalho esto construdos para esta faixa, que tida como "presso normalizada" ou "presso econmica".
Continuao
2/8/2011 34

Acionamento
- O acionamento dos compressores, conforme as necessidades fabrs, ser
por motor eltrico ou motor a exploso. Em instalaes industriais a maioria das aplicaes utilizam motor eltrico. - Tratando-se de uma estao mvel, geralmente se emprega no acionamento motor a exploso (gasolina, leo diesel).

Refrigerao - Provocado pela compresso do ar e pelo atrito, gera-se calor no processo de compresso, o qual deve ser dissipado. Conforme o amplitude da temperatura no sistema de compresso necessrio escolher a refrigerao adequada. - Em compressores pequenos sero suficientes aletas (palhetas de aerao), para que o calor seja dissipado. Compressores maiores esto equipados com um ventilador (cooler) para auxiliar a dissipao do calor.
2/8/2011
Continuao 35

2/8/2011

Lugar de montagem A estao de compressores deve ser montada dentro de um ambiente fechado, com proteo acstica para fora. O ambiente deve ter boa aerao. O ar succionado deve ser fresco, seco e livre de poeira. Regulagem Para combinar o volume de fornecimento com o consumo de ar necessria uma regulagem da presso nos compressores. Dois valores limites de presso so pr-estabelecidos (mxima/ mnima) em funo do volume fornecido ao sistema pneumtico. Existem diferentes tipos de regulagem: a) Regulagem por descarga ou alvio. b) Regulagem por fechamento c) Regulagem na rotao (conversor de freqncia) d) Regulagem por estrangulamento e) Intermitente - liga/desliga 36

2/8/2011

RESERVATRIO DE AR COMPRIMIDO
O reservatrio serve para a estabilizao da distribuio do ar comprimido. Ele elimina as oscilaes de presso na rede distribuidora e, quando h momentaneamente alto consumo de ar, uma garantia de reserva. A grande superfcie do reservatrio refrigera o ar suplementar. Por isso se separa diretamente no reservatrio, uma parte da umidade do ar como gua. Os reservatrios devem ser instalados de modo que todos os drenos, conexes e a abertura de inspeo sejam de fcil acesso. Os reservatrios no devem ser enterrados ou instalados em local de difcil acesso; devem ser instalados de preferncia fora da casa dos compressores e na sombra, para facilitar a condensao da umidade. No ponto mais baixo instalar purgador para a eliminar o condensado.
2/8/2011 37

Rede de distribuio do ar comprimido


Compreende todas as tubulaes que saem do reservatrio passando pelo secador, e que unidas orientam o ar comprimido at os pontos individuais de utilizao (consumo). A rede possui duas funes bsicas: aFuncionar como reservatrio. aComunicar a fonte com os equipamentos consumidores. Numa rede distribuidora, para que haja eficincia, segurana e economia, so importantes trs pontos: 4Baixa queda de presso entre a instalao do compressor e os pontos de utilizaes (mximo 0,3 bar); 4 No apresentar vazamentos; 4 Boa capacidade de separar o condensado em todo o sistema.
2/8/2011 38

Vazamentos
A quantidades de ar comprimido perdido atravs de pequenos furos, acoplamentos com folgas, vedaes defeituosas, etc., quando somadas alcanam elevados valores. A importncia econmica desta contnua perda de ar torna-se mais evidente quando comparada com o consumo do equipamento e a potncia necessria para realizar a compresso. Desta forma, um vazamento na rede representa um consumo considervel de energia, como podemos ver na tabela:
Tubulaes principais

-Na escolha do material da tubulao temos vrias possibilidades: cobre, lato, ao liga, material sinttico, tubo de ao preto, tubo galvanizado.
Tubulaes secundrias

-Tubulaes base de borracha (mangueiras) -Tubulaes de material sinttico base de polietileno e poliamida
2/8/2011 39 2/8/2011 40

Layout das Redes de Distribuio Dimensionamento da rede condutora Redes mal dimensionadas podem provocar considerveis perdas de carga. Uma queda maior da presso prejudica a rentabilidade do sistema e diminui consideravelmente sua capacidade. A escolha do dimetro da tubulao realizada, considerando-se estes critrios: b Volume corrente (vazo) b Comprimento da rede b Queda de presso admissvel b Presso de trabalho bNmero de pontos de estrangulamento na rede .
2/8/2011 41

Anel fechado

Rede aberta

Combinada

2/8/2011

42

2/8/2011

Manuteno da rede de ar comprimido


A manuteno da rede de ar comprimido requer os seguintes passos: verificar as conexes para localizar vazamentos; drenar gua diariamente ou de hora em hora (purgadores automticos); analisar se est tudo em ordem com a Unidade LUBREFIL, o mesmo de instalao obrigatria na entrada de todas as mquinas pneumticas.

PREPARAO DO AR COMPRIMIDO O ar comprimido possui gua na forma de vapor. A capacidade de absoro de vapor d`gua est em funo da temperatura. Portanto, um fator de importncia fundamental quando se deseja dimensionar uma unidade de preparao (secador) de ar comprimido conhecer a umidade relativa do ar. Umidade relativa - representa a razo entre a quantidade de gua (massa de vapor), contida em 1 m3 de ar numa determinada condio e o ponto de saturao (ponto de orvalho) para a mesma condio. A medio da umidade relativa, possvel atravs de um aparelho chamado Higroscpio.

2/8/2011

43

2/8/2011

44

PREPARAO DO AR COMPRIMIDO Umidade Absoluta - a quantidade de gua existente em 1 m3 de ar, sob as condies do momento, como: temperatura e presso. Ponto de Saturao - a mxima quantidade de gua que 1 m3 de ar pode absorver sem que haja condensado, a mesma esta diretamente relacionada com a temperatura, pois quanto mais quente o ar, maior a capacidade de absorver gua.
PREPARAO DO AR COMPRIMIDO

Tabela de Concentrao de Umidade do ar 100% (Ponto de Orvalho).


Temp. C -50 -40 -30 -20 -10 -5 0 5 Conc. kg/m3 0,000038 0,000117 0,000333 0,000880 0.002140 0,003240 0,004847 0,006793 Temp. C 10 15 20 25 30 35 40 45 Conc kg/m3 0,010000 0,012820 0,017290 0,023090 0,030360 0,039630 0,051150 0,065450 Temp. C 50 60 70 80 90 100 150 200 Conc kg/m3 0,083020 0,130200 0,198200 0,293300 0,423500 0,597700 2,547000 7,863000

Umidade _ absoluta Umidade _ relativa = x100 Ponto _ saturao


Onde: Umidade relativa ( % ). Umidade absoluta ( kg/m3). Ponto de Saturao ( kg/m3). 2/8/2011 45

Obs: O volume do ar corresponde sempre s CNTP. 2/8/2011 46

PREPARAO DO AR COMPRIMIDO
Eliminao da gua do ar comprimido

PREPARAO DO AR COMPRIMIDO
Para compreender a importncia do tratamento do ar com relao umidade: Um compressor desloca efetivamente 100 Nm3/h e o ambiente esta com umidade relativa de 75% e temperatura de 35C, pergunta-se: a) Qual a quantidade de gua aspirada pelo compressor em 8 horas de trabalho? (QH20 23,80 l) b) Qual a quantidade de gua condensada no processo, para uma presso absoluta de 8 atm e com o ar sendo consumido a 35C de temperatura? QH2O_Drenoda 20,83 l)

A gua acumulada pode ser eliminada do ar atravs de filtros (separadores de gua). Para isso deve-se prever uma bom dreno. No entanto um filtro no pode eliminar vapor da gua . Para isto so necessrios secadores.
Eliminao do vapor da gua do ar comprimido

Dependendo do processo de secagem e do ponto de orvalho utilizado, os custos para o ar comprimido aumentam aprox. 15 a 35%. Uma boa secagem ajustada s condies de trabalho condio essencial para o funcionamento adequado e sem falhas dos equipamentos pneumticos.
2/8/2011 47

2/8/2011

48

2/8/2011

SECAGEM DO AR COMPRIMIDO RESFRIADOR POSTERIOR ( trocador de calor ) o meio mais eficaz de resolver o problema de gua nas instalaes de ar comprimido. Fica localizado entre a sada do compressor e o reservatrio.

SECAGEM DO AR COMPRIMIDO

Secagem por resfriamento Na secagem por resfriamento, obtm- se uma boa eliminao de gua, na prtica o ponto de orvalho alcanvel se situa entre +2C +5C.

Eficincia: consegue retirar de 75 a 90% da gua 2/8/2011 49 2/8/2011 50

SECAGEM DO AR COMPRIMIDO

SECAGEM DO AR COMPRIMIDO
Secagem por absoro

Secagem por adsoro (Fsico)


Este elemento secador est formado de quase 100% de dixido de silcio (Slica Gel). O elemento secador saturado, poder ser regenerado, basta soprar ar quente da camada saturada. A energia calorfica para a regenerao pode ser gerada tambm por eletricidade ou por ar comprimido quente.
2/8/2011 51

A secagem por absoro um processo qumico. Neste processo, o ar comprimido passa sobre uma camada solta de um elemento secador (massa higroscpica). Absorve vapor e partculas de leo. Caracteriza-se por: Montagem simples da instalao; Desgaste mecnico mnimo j que o secador no possui peas mveis; e No externa. necessita de energia
52

2/8/2011

TRATAMENTO DO AR COMPRIMIDO

Filtro
O filtro serve para eliminar partculas slidas e lquidas(impurezas, gua, leo).

Aps o processo de produo, tratamento e distribuio, ar comprimido sofre um ltimo condicionamento. Filtro + Regulador + Lubrificador

Seco de um filtro de ar comprimido


Componentes: A - Defletor superior; B - Anteparo; C copo; D Elemento filtrante; E Defletor inferior; F Dreno Manual; G Manopla.

2/8/2011

53

2/8/2011

Dreno manual

Dreno automtico 54

2/8/2011

Filtro Coalescente

Redutora de presso
A redutora de presso tem a funo de manter constante a presso no equipamento e funcionar como vlvula de segurana no caso de sobre carga nos atuadores.

Para eliminar partculas submicrnicas. 80% de contaminantes em suspenso so inferiores a 2 microns. Aplicao: equipamentos hospitalares, odontolgicos, industrias, fotogrfica, instrumentao, etc.

2/8/2011

55

2/8/2011

56

Redutora de presso
O controle de presso, efetuado quando a presso a ser regulada (presso secundria) for inferior que a menor presso no sistema de alimentao (presso primria). Uma redutora de presso pode reduzir uma presso, jamais aument-la.

TRATAMENTO DO AR COMPRIMIDO
Lubrificador
O lubrificador tem a funo de lubrificar os aparelhos pneumticos de trabalho e de comando. A alimentao de leo feita por um tubo ascendente do qual goteja leo no fluxo de ar e devido alta velocidade do ar, o leo atomizado em forma de nvoa.

PRINCPIO DE VENTURI

2/8/2011

57

2/8/2011

58

Vlvulas Pneumticas
Os comandos pneumticos consistem em elementos de sinal, elementos de comando e elementos de trabalho. Os elementos emissores de sinal e de comando influenciam o processo de trabalho, razo pela qual so denominados "vlvulas". As vlvulas, segundo as suas funes, so subdivididas em cinco grupos: Vlvulas direcionais Vlvulas de bloqueio Vlvulas de fluxo Vlvulas de presso Vlvulas de fechamento
2/8/2011 59

Vlvulas Direcionais
So elementos que influenciam o percurso do fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direo do fluxo. A simbologia - dentro das mais variadas tcnicas se aplicam, com o intuito de facilitar a interpretao atravs de esquemticos, agilizando os processos de manuteno, montagem e at mesmo at a criao de novos sistemas. Construo da simbologia: Nmero de posies - atravs de quadrados (2 posies) Nmero de vias - Setas indicam o sentido do fluxo Indicam conexes bloqueadas

2/8/2011

60

10

2/8/2011

Meios de Acionamento
1)

Descrio das vlvulas direcionais:


Quantos quadrados? Dois ou mais quadrados, significa que uma Vlvula Direcional. O nmero de quadrados igual ao nmero de posies.

2) Quantas conexes? Significa nmero de vias (2, 3, 4, 5... ). Se: 3) Com 2 quadrados e nica sada, ento classificada? NA ou NF Com 2 quadrados e duas sada, no se especifica, quanto a NA e NF. Que tipo de acionamento? (boto, solenide, etc) Que tipo de retorno? (mola, piloto, etc) 4) Com 3 quadrados: Que tipo de Centro? Que tipo de acionamento? Que tipo de centragem?

2/8/2011

61

2/8/2011

Vlvula Direcional, 2 posies, 3 vias, NF, acionada por boto e retorno 62 por mola.

Exemplo de descrio
V.D. 3/2 Vias, N.F., acionada por boto e com retorno por mola V.D. 5/2 Vias, acionada por piloto positivo e com retorno por mola V.D. 5/3 Vias, C.F., acionada por dois solenides e centrada por mola

Identificao das vias


Para garantir a identificao e a ligao correta das vlvulas, marcam-se as vias com letras maisculas ou nmeros.

V.D. 5/3 Vias, C.A P.; acionada por Alavanca com trava

V.D. 4/2 Vias, acionada por Alavanca com trava

2/8/2011

63

2/8/2011

64

Vlvula direcional 5/3 Vias, acionado por duplo piloto


Vias de Utilizao ou Sadas 4 (A) 2 (B)

Vlvulas de Bloqueio
Vlvula alternadora (Funo lgica "OU") Vlvulas de duas presses (Funo lgica "E")

Vlvula de escape rpido Vlvula de reteno

14 (Z) Conexo de piloto 2/8/2011

5 (R)Via de 1 (P)Via de 3 (S)Via de Escape ou Alimentao, Escape ou Exausto Entrada ou Exausto Presso

12 (Y) Conexo de piloto 65 2/8/2011 66

11

2/8/2011

Vlvulas de Fluxo
So vlvulas que controlam o fluxo (vazo) dos fluidos. Seu principal emprego na regulagem das velocidades dos elementos de trabalho (atuadores).

Vlvula reguladora de fluxo unidirecional


Tambm conhecida como "vlvula reguladora de velocidade". Nesta vlvula, a regulagem do fluxo feita somente em uma direo. Uma vlvula de reteno fecha a passagem numa direo e o ar pode fluir somente atravs da rea regulada. Em sentido contrrio, o ar passa livre atravs da vlvula de reteno aberta.

Vlvula reguladora de fluxo bidirecional Estas vlvulas tm influncia sobre a quantidade de ar comprimido que flui por uma tubulao; a vazo ser regulada em ambas as direes do fluxo.

2/8/2011

67

2/8/2011

68

Mtodos de regulagem para cilindros


Fluxo primria (entrada do ar) - Neste mtodo controlando a entrada do ar no atuador. Ligeiras oscilaes de carga, resultam em grandes diferenas de velocidade do avano. Regulagem fluxo secundria (Sada do ar) - Na regulagem da sada ou exausto o ar flui da alimentao, livre para o atuador, neste mtodo os movimentos sero mais uniformes. Conforme exemplo ao lado.

Vlvulas de Presso
Estas vlvulas relacionam-se diretamente com a presso. Elas fazem o controle e funcionam de acordo com a intensidade desta, conforme a regulagem efetuada. (Lubrefil)

Vlvula limitadora de presso


formada por uma vedao de assento cnico, mola e um parafuso de ajuste. Quando a presso em P assume um valor que corresponde tenso da mola, o cone de vedao se desloca de seu assento e libera o caminho ao escape. A fim de evitar defeitos oscilatrios devido as pequenas variaes de presso, existe um volume maior antes do cone de vedao, que possui um escape para A apenas por um ponto de estrangulamento. So tambm conhecidas como vlvulas de sobrepresso ou vlvulas de segurana.
69 2/8/2011 70

2/8/2011

Vlvula Temporizadora
As vlvulas temporizadoras so aplicadas em comando, onde se necessita processar um retardo do sinal de liga ou desliga de um elemento de comando. Com retardo ao ligar

Atuadores Pneumticos
So os elementos que convertem, diretamente, a energia do ar comprimido em energia mecnica. Simples Ao Atuadores Lineares Dupla Ao Atuadores Pneumticos

Com retardo ao desligar

Atuadores Rotativos
Observao: A vlvula temporizadora uma combinao de outros elementos j vistos, como vlvula direcional, reguladora de fluxo e um reservatrio 71
2/8/2011

Motores Pneumticos

Osciladores Pneumticos
2/8/2011 72

12

2/8/2011

Atuadores lineares de simples ao


Caractersticas: Acionados por ar comprimido de um s lado; Realizam trabalho numa direo. O retorno, mediante uma mola ou por uma fora externa. Mola no retorno, o curso do mbolo limitado em 100 mm Posio definida mesmo sem energia; Fora de avano reduzida em 10% devido mola; Baixa fora de retorno; Mola sofre desgaste

Atuadores (cilindros) lineares de dupla ao


Caractersticas: 4Realizam trabalho nos dois sentidos: 4 Fora de retorno inferior; 4No possvel cargas radiais sobre a haste; 4O curso, em princpio, ilimitado;

Cilindro de simples ao retorno por mola

2/8/2011

Atuador com membrana plana


73

2/8/2011

74

Atuadores rotativos(motores)
CARACTERSTICAS DOS MOTORES PNEUMTICOS SO: Regulagem sem escala de rotao e do momento de toro. Construo leve e pequena. Seguro contra sobrecarga. Insensvel contra poeira, gua, calor, frio. Seguro contra exploso. Grande escolha de rotao e facilidade de inverso. Conservao e manuteno insignificantes. Rotaes elevados 500.000 rpm

Atuadores rotativos(motores)
Motor de Engrenagens

Motor de Pistes axial e radial

Motores pneumticos (palhetas)

2/8/2011

Turbomotor

Motor de palheta 75

2/8/2011

76

Atuadores rotativos (osciladores)

Tipos de Fixao (alguns)


Articulveis: Munho dianteiro Munho Central Munho Traseiro

Oscilador com cremalheira Rgidas: Flange Dianteiro Fixao por ps

Rosca no cabeote dianteiro

Oscilador com aleta giratria


2/8/2011 77 2/8/2011 78

13

2/8/2011

Tipos de guarnies ou juntas


Junta toroidal O ring Junta duplo copo com anel deslizante Aneis em U

Normograma de fora para cilindros pneumticos


Exemplo: Carga 800 N, presso da rede 8 bar. Determinar: do mbolo necessrio, presso de trabalho 6 bar. Soluo: Desde F = 800 N, segue-se verticalmente a linha at 6 bar. O dimetro do mbolo imediatamente maior disponvel de 50 mm, e se situa entre as linhas de 4 e 5, ou seja, presso de trabalho poder ser reduzida.
2/8/2011 80

Junta copo de encaixe unilateral Guarnio em simples tipo faca lbio Junta duplo lbio (T- duo)

2/8/2011

79

DESIGNAO DOS ELEMENTOS DE UM CIRCUITO

Normograma de flambagem - haste do cilindro pneumtico


Exemplo: Carga F = 800 N, curso h = 500 mm e dimetro do cilindro = 50 mm. Determinar: Dimetro da haste do cilindro. Soluo: A partir de F = 800 N, segue-se verticalmente at a interseco com h = 500 mm. O dimetro da haste igual a 16 mm ou superior.
2/8/2011 81

Os circuitos pneumticos so compostos de elementos que so identificados por nmeros e letras e/ou alfanmericos.
DESIGNAO POR NMEROS Os nmeros identificam os elementos pela funo, conforme: Elemento de trabalho: 1.0, 2.0, 3.0, ..... Os atuadores Elemento de controle: 1.02, 1.03, 2.03, 3.02, ..... Vlv. Reguladoras de fluxo ou presso Elemento de comando: 1.1, 2.1, 3.1, ..... Vlvula direcioanal que aciona o atuador Elemento de entrada de sinal ou processamento de sinal: 1.2, 1.6, 2.2, 3.2, ...com algarismo par aps o ponto influencia no avano do atuador. 1.3, 1.7, 2.3, 3.3, ... com algarismo impar aps o ponto influencia no retorno do atuador. Elemento auxiliar da instalao: 0.1, 0.2, 0.3, ..... Vlvula de fechamento (Influencia em todo 82 o circuito)

2/8/2011

Aplicao
Identificar numericamente os elementos pneumticos do circuito pneumtico abaixo.

DESIGNAO DOS ELEMENTOS DE UM CIRCUITO DESIGNAO POR LETRAS As letras identificam os elementos pela sua posio de instalao. A, B, C... Identificam os elementos de trabalho (letras maisculas). a1 , b1 , c1... Identificam os elementos instalados na posio final de curso dianteira dos elementos de trabalho. a0 , b0 , c0... Identificam os elementos instalados na posio final de curso traseira dos elementos de trabalho. Exemplo de designao por letras:

Qunado o elemento de sinal for um V.D. com gatilho, indica-se por uma seta o sentido que ser acionado.

2/8/2011

83

2/8/2011

84

14

2/8/2011

ELABORAO DE ESQUEMAS DE COMANDO Seqncia de movimentos (passos):


1. O cilindro A avana e eleva os pacotes, 2. O cilindro B empurra os pacotes sobre o segundo transportador; 3. O cilindro A desce; 4. O cilindro B retrocede.

TECNOLOGIA DO VCUO A palavra vcuo, originria do latim vacuus, significa vazio. O principio do tubo de Venturi a forma mais utilizda pelos geradores de vacuos para aplicao com ventosas.
Geradores de vcuo

Representao abreviada em seqncia algbrica


Sinal algbrico positivo (+) = Avano Sinal algbrico negativo(-) = Recuo. Do exemplo: A + , B + , A - , B - . Exempl o

Representao grfica em diagrama de trajeto e passo

2/8/2011

FluidSim_P

85

2/8/2011

86

TECNOLOGIA DO VCUO - APLICAES

Referncias

As aplicaes do vcuo na indstria so limitadas apenas pela criatividade e pelo custo.


Movimentao de cargas - substitui o esforo humano. Manipulao de peas frgeis- evita danos. Manipulao de peas com temperatura elevada (usando ventosas de silicone). Operaes que requerem condies de higiene (abertura de embalagens). Movimentao de peas muito pequenas. Componentes eletrnicos, por exemplo. Movimentao de materiais com superfcies lisas (chapas de vidro).

No projeto de um sistema de vcuo, considerar os seguintes fatores:


Efeito do ambiente sobre os componentes. Foras necessrias para movimentao das peas ou materiais. Tempo de resposta. Permeabilidade dos materiais a serem manipulados. Como as peas ou materiais sero fixados. Distncia entre os componentes. 87 Custos. 2/8/2011

BOLLMANN, ARNO. Fundamento da automao industrial pneutrnica. ABHP, 1996. PARKER TRAINING. Tecnologia pneumtica industrial. Apostila M1001 BR, 2000 STEWART HARRY. Pneumtica e Hidrulica. 3.ed. So Paulo, 2000. JOHN P. ROLLINS. Manual de ar comprimido e gases. So Paulo, 2004. FESTO DIDACTIC. Introduo pneumtica. 5. ed. [ S. l.], 1987. SCHRARDER BELLOWS. Parker Pneumatic. Centro Didtico de Automao. Automao pneumtica. [Jacare], [19??] . SENAI/DN. Comandos pneumticos. 2.ed. Rio de Janeiro, 1979. (Mdulo institucional de introduo Pneumtica).

2/8/2011

88

FIM Obrigado!!!

Professor: ADAGIR
2/8/2011 89

15

Anda mungkin juga menyukai