Anda di halaman 1dari 3

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA

ACADEMICO: FELIPE SOARES ALMEIDA CURSO: LICENCIATURA EM HISTRIA. DISCIPLINA: ESTGIO SUPERVISIONADO III PRTICA DOCENTE II ENSINO MDIO PROF. MS. CARLA SILVINO

RESUMO
PAULA, Benjamin Xavier de. O ensino de Histria e Cultura da frica e Afro-brasileira: da experincia a reflexo In: FONSECA, Selva Guimares (Org). Ensinar e Aprender Histria: formao, saberes e prticas educacionais. Campinas/SP: Alnea editora, 2009. p. 171-198 .

SOBRAL- CE- 2013

PAULA, Benjamin Xavier de. O ensino de Histria e Cultura da frica e Afro-brasileira: da experincia a reflexo In: FONSECA, Selva Guimares (Org). Ensinar e Aprender Histria: formao, saberes e prticas educacionais. Campinas/SP: Alnea editora, 2009. p. 171-198. Resumo O ensino de Histria e Cultura da frica e Afro-brasileira: da experincia a reflexo.
Felipe Soares Almeida
Graduando em Histria INTA Extenso em Histria do Brasil INTA

O texto referenciado a cima trata-se de uma anlise acerca dos caminhos traados no mbito social e educacional a respeito da aprovao da Lei Federal n 10.639/2003 e suas reflexes para as implicaes de suas pratica docentes no cotidiano escolar. Dialogando com o contexto histrico colonial brasileiro e os caminhos do desenvolvimento social, busca justificar a importncia da implementao dessa lei de aes afirmativas e o avano nas lutas antirracismo no Brasil aps a segunda metade do sculo XX em especial na dcada de setenta. Compreendendo as dificuldades de aplicao da lei n 10.639/2003 em sua efetividade pratica devido ao pouco debate a respeito da questo racial nos cursos de formao de professores e um planejamento efetivo de como deve ser melhor construdo o caminho que nos levam do texto a ao. A obrigatoriedade da lei no pautada apenas pela imposio discursiva antirracista mais pelo uso do conhecimento sobre si e sobre o outro, buscando conscientizar as relaes e posturas adotadas e que so reproduzidas fora do ambiente escolar. Isso mostra que em si a lei n 10.639/2003 efetivamente um instrumento legal e que define a sua obrigatoriedade. Mais Benjamin deixa bem claro que h um espao vazio a ser preenchido entre, lei e sua aplicao pratica e que ficam expostas nos tpicos que discriminam as aes adotadas em busca de uma implementao legal efetiva. Nos tpicos: Aes implementadas pelo Governo Federal, Sobre a

posio do MEC, SECAD no mbito do Ministrio da educao, Aes do FNDE, UNIAFRO e Dilogos Regionais sobre a implementao da Lei Federal n 10.639/2003. Todos esses enunciados expostos nos revelam o seu discurso que mostrar as tentativas ou contribuies de implementao as medidas legislativa educacionais, feitas pelas esferas nacional, estadual e municipal e que o grande gargalo dessas medidas no apenas o professor como articulador entre o texto e a ao mais nos revela as parcelas de culpa de cada estancia. Onde o prprio sistema educacional brasileiro caracterizado pelo autor como cronicamente excludente, essa luta e traz como engodo a possibilidade da efetivao de uma educao inclusiva. PAULA nos faz refletir sobre a Pedagogia da Diversidade e os Paradigmas da educao plural duas temticas que so constantemente buscadas e pensadas pelos tericos da educao brasileira. Pautando sua discurso nos conceitos de identidade, alteridade e diversidade. Em que existe tambm uma constante debate no campo historiogrfico brasileiro (grifos nossos). Onde no podem ser engessadas mais devem se renovar constantemente no processo de aprendizagem em que se no forem sabiamente articuladas nas prticas educacionais podero contribuir com intolerncias mais profundas no convvio social. Que excludente por diversos aspectos scio econmicos. Esperamos que o saber cultural desenvolvido nas escolas possa de certa forma reduzir as diferenas sociais historicamente construdas.

Consideremos que as leis n 10.639/2003 e n 11.645/2008 no surgiram como apenas um ordenamento, mas como induzidores h reflexo crtica dos parmetros, objetivos e do nosso prprio conceito de educao que deve constantemente ser repensado.

Anda mungkin juga menyukai