Anda di halaman 1dari 13

A INFLUNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA ESCRITA

Maria Rildamar Evangelista1

RESUMO

O objetivo deste trabalho consiste em entender como a psicomotricidade contribui para o processo desenvolvimento da linguagem e da escrita. um estudo bibliogrfico, que informa que a psicomotricidade na escola pretende levar a criana a sentir o seu corpo como um todo em busca da percepo global, do esquema corporal, do corpo esttico ao movimento em relao ao mundo ao seu redor. As habilidades psicomotoras so essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetizao. Sem dvida uma criana que no conhece a si mesmo e que no descobriu o mundo que a cerca no conseguir tambm relacionar a sua educao escolar com a realidade cotidiana, e uma vez desvinculado esses fatores, desvinculada ser sua concentrao e capacidade de cognio em relao ao aprendizado. Palavras-chaves: Psicomotricidade, Criana, Escola, Linguagem, Escrita.

ABSTRACT

The objective of this study is to understand how the process contributes to the psychomotor development of language and writing. It is a bibliographical study, which reports that the psychomotor school intends to take the child to feel your body as a whole in pursuit of global perception of body schema, static body of the movement toward the world around them. Psychomotor skills are essential to good performance in the literacy process. Certainly a child who does not know himself and did not discover the world around you can not also relate their school education with everyday reality, and once detached from these factors, their concentration will be disconnected and the ability of cognition in relation to learning.

Keywords: Psychomotor, Child, School, Language, Writing.

Graduada em Pedagogia, professora do 1 ano do ensino fundamental no Municpio de Bzios/RJ. E-mail: rildabz@hotmail.com

1 INTRODUO

A psicomotricidade na escola pretende levar a criana a sentir o seu corpo como um todo em busca da percepo global, do esquema corporal, do corpo esttico ao movimento em relao ao mundo ao seu redor. A alfabetizao atravs da psicomotricidade constitui-se a relao entre o pensamento e a ao, envolvendo tambm a emoo. Essa relao fundamental para o desenvolvimento harmonioso da linguagem e da escrita na primeira infncia. O trabalho psicomotor precisa ser entendido como uma tcnica cuja organizao de atividades possibilita a criana conhecer de uma maneira concreta o ambiente e reconhecer o prprio corpo. A psicomotricidade aplicada em crianas de 0 a 6 anos estimula vrios aspectos a serem observados, como por exemplo, a coordenao, a orientao e a adaptao no espao, o equilbrio geral e o comportamento. Justifica-se a realizao deste estudo, a importncia de aplicao da psicomotricidade para o desenvolvimento da linguagem e da escrita dos alunos. Percebe-se que a maioria das crianas que passam por dificuldades na escola, a causa do problema no est no nvel de escolarizao que chegaram, mas bem antes, no nvel da formao bsica. Portanto, preciso oferecer suporte tcnico para que o professor caminhe de forma agradvel o processo do ensino-aprendizagem, sem os sofrimentos habituais que ocorrem na realidade de algumas prticas pedaggicas atuais. Dessa forma, o olhar para a importncia da psicomotricidade pode contribuir para a formao de professores que alfabetizam crianas nas sries iniciais de escolarizao. E possibilitar o conhecimento desta temtica para a utilizao no processo de

ensino/aprendizagem de diversos conhecimentos. O objetivo deste trabalho consiste em entender como a psicomotricidade contribui para o processo desenvolvimento da linguagem e da escrita. A metodologia para realizao deste estudo de carter bibliogrfico, enfocando a literatura especfica, ao tema em questo. O conhecimento do mundo que nos rodeia envolve funes como percepo, linguagem, formao de conceitos e desenvolvimento do pensamento, pois elas se entrosam e se interdependem, influenciando-se mutuamente. Segundo Fonseca (1985), podemos definir a psicomotricidade como sendo a relao entre o pensamento e a ao e englobando, portanto, as funes neurofisiolgicas e psquicas.

Fonseca, afirma ainda que Psicomotricidade a concepo psicopedaggica do movimento humano (1985, p. 29). Dessa forma, ela destaca a sua importncia na aprendizagem formal que possibilita a aquisio de mecanismos de leitura e escrita, como tambm, raciocino lgico-matemtico, percepo espacial que consequentemente agrupam todos os conhecimentos prprios ao processo de aprendizagem.

2 PSICOMOTRICIDADE

O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupr em 1920, significando um entrelaamento entre o movimento e o pensamento. Desde 1909, ele j chamava a ateno de seus alunos para o desequilbrio motor, denominando o quadro de debilidade motriz. Verificou que existia uma estreita relao entre as anomalias motrizes, o que o levou a formular o termo psicomotricidade (ALVES, 2003, p.12). A psicomotricidade como cincia da Educao, trabalha o movimento ao mesmo tempo em que pem em jogo as funes intelectuais. A cincia da motricidade humana teve sua pr-histria na Educao Fsica, mas esta por si no se fundamenta como cincia, no se funda como teoria ou conceito. Assim, tal educao motora ramo pedaggico da Cincia da Motricidade Humana que inclui a psicomotricidade, a dana, a recreao e reabilitao. Conforme Ferreira (2011, p.93) ao se falar em desenvolvimento psicomotor, referimo-nos a uma evoluo, embora sinalizada pela normativa das teorias, individual, em que cada ser humano trilha seu caminho na representao das suas funes motrizes e corporais e no seu (re)conhecimento como sujeito delas. Pode-se verificar que algumas dessas teorias referem-se ao desenvolvimento como uma sucesso de estgios, mas importante destacar que a constituio de um sujeito no consiste na simples transio entre fases, em um jogo de acesso e abandono ou no somatrio de aquisies, seno em um processo complexo de individuao e subjetivao para o qual a presena do outro fundamental no olhar, no toque, na palavra e no espao que cria para permitir que uma criana possa desenvolver-se da melhor maneira possvel (FERREIRA, 2011, p.93). Para ilustrar essas fases, o quadro apresentado a seguir, vem demonstrar as teorias de alguns estudiosos sobre o assunto.

IDADE 0 2

PIAGET Sensrio-motor

WALLON Impulsivo-Emocional Sensrio-motor e Projetivo

FREUD Fase Oral

ERIKSON Confiana Desconfiana vs.

3 4 5

Pr-operatrio

Personalista

Fase Anal

Autonomia Vergonha Dvida

vs. e

Fase Flica

Iniciativa Culpa

vs.

Operatrio Concreto

Categorial

Perodo de Latncia

Indstria vs. Inferioridade

11 12 Operatrio Formal 18 Puberdade e Adolescncia Fase Genital Identidade vs. Confuso de papis

Figura 1: Quadro comparativo das teorias normativas Fonte: FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos. Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

Conforme Vayer & Toulouse (1982), o Sistema Psicomotor Humano baseia-se em estruturas simtricas do sistema nervoso, compreendendo o tronco cerebral, o cerebelo, o mesencfalo e o diencfalo, que constitu a integrao e a organizao psicomotora da tonicidade, da equilibrao e parte da lateralizao. E, tambm, de estruturas assimtricas compreendendo os dois hemisfrios cerebrais, que asseguram a organizao psicomotora da noo do corpo, da estruturao espao-temporal e da praxia global e fina, exclusivas de espcie humana devido sua complexidade organizativa e sistemtica. A dinmica sistemtica do SPMH requer a participao dinmica e concatenada das trs unidades funcionais do crebro, a saber: integrao, elaborao e expresso do movimento voluntrio. A primeira compreende as funes psicolgicas vitais da integrao e da ateno responsvel pelos fatores psicomotores da tonicidade e da equilibrao. A segunda compreende as funes psicolgicas de anlise, sntese e armazenamento, responsveis pela noo do corpo e da estruturao espao-temporal. E a terceira unidade, compreende a

planificao, programao e regulao responsveis pela praxia global e da praxia fina (FONSECA, 1985). As trs unidades em permanente integrao formam uma constelao de trabalho que processa a motricidade, organizando-a antecipadamente antes que se constitua em produto final. Tal constelao de trabalho, verdadeiro sistema harmonioso e autogeneralizado, composto de subsistemas espalhados pelo todo cerebral, preside organizao psicomotora humana, como conjunto de componentes ordenados e integrados. Le Boulch (1983) esclarece que a educao psicomotora formadora de uma base indispensvel a toda criana, pois objetiva assegurar o desenvolvimento funcional. A psicomotricidade no exclusiva de um novo mtodo, ou escola, ou corrente de pensamento, ou tcnica, ela visa fins educativos pelo emprego do movimento humano, j que o movimento sempre a expresso de uma existncia. Sem dvida uma criana que no conhece a si mesmo e que no descobriu o mundo que a cerca no conseguir tambm relacionar a sua educao escolar com a realidade cotidiana, e uma vez desvinculado esses fatores, desvinculada ser sua concentrao e capacidade de cognio em relao ao aprendizado.

2.1 As bases psicomotoras da aprendizagem da leitura e da escrita

A escrita e a linguagem so um modo de expresso e de comunicao. A linguagem anterior ao grafismo e o aprendizado da leitura e da escrita. Antes do aprendizado da leitura, preciso ajudar a criana a utilizar a linguagem mais rica e correta possvel. A escrita um meio de comunicao e um meio de expresso pessoal. Este modo de expresso apoia-se num cdigo grfico a partir do qual devem ser encontrados sons portadores de sentido. Exige o desempenho de dois sistemas simblicos: um sonoro; outro, grfico. A constituio do cdigo grfico e sua decifrao exigem a atuao de funes psicomotoras. As habilidades psicomotoras so essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetizao. A aprendizagem da leitura e da escrita exige habilidades tais como: dominncia manual j estabelecida (rea de lateralidade); conhecimento numrico suficiente para saber, por exemplo, quantas voltas existem nas letras m e n, ou quantas slabas formam uma palavra (rea de habilidades conceituais); movimentao dos olhos da esquerda para a direita, domnio de movimentos delicados adequados escrita, acompanhamento das linhas de uma pgina com os olhos ou os dedos, preenso adequada para segurar lpis e papel e para folhear (rea de coordenao visual e manual); discriminao de sons (rea de percepo auditiva);

adequao da escrita s dimenses do papel, reconhecimento das diferenas dos pares b/d,q/d, p/q etc., orientao da leitura e da escrita da esquerda para a direita, manuteno da proporo de altura e largura das letras, manuteno de espao entre as palavras e escrita orientada pelas pautas (reas de percepo visual, orientao espacial, lateralidade,habilidades conceituais) pronncia adequada de vogais, consoantes, slabas, palavras (rea de comunicao e expresso); noo de linearidade da disposio sucessiva de letras, slabas e palavras (rea de orientao tmporo-espacial); capacidade de decompor palavras em slabas e letras (anlise); possibilidade de reunir letras e slabas para formar novas palavras (sntese) (MEUR, 2004).

A escrita um dos sistemas simblicos inventados ao longo da evoluo cultural da humanidade. Aprender a ler um processo que permite ao ser humano se apropriar de um produto da cultura. Essa aprendizagem, como qualquer outra, de natureza biolgica e cultural. Embora no exista herana gentica para a leitura, ela se apoia em condies dadas pela gentica da espcie, notadamente, a funo simblica e a memria (LIMA, 2012, p.31).

Ler um ato de significao de smbolos que se organizam em padres com valor posicional, formando as silabas e as palavras. O crebro extrai, seleciona, classifica e explora as regularidades da escrita. Assim, a criana capaz de perceber que a escrita tem regularidades, como as slabas. Isso, todavia, no implica que a criana aprenda imediatamente as slabas (LIMA, 2012, p.33). Toda aprendizagem ocorre atravs do corpo. Os rgos sensoriais, os membros e o corpo como um todo, so interfaces (portas de comunicao) de entrada e sada de informaes processadas pelo Sistema Nervoso Central - SNC, de forma consciente ou no. As reaes deste corpo so resultados de sua busca pelo equilbrio entre processos endgenos e exgenos. Este evento, a homeostase, um dos processos de aprendizagem no qual o corpo se adapta e responde ao ambiente. Estas respostas podem ser desde a adequao da temperatura interior ao ambiente exterior, como tambm podem constituir-se em repostas elaboradas dentro de sistemas de representaes cognitivas, abstratas ou concretas, psquicas atravs da fala, escrita expresso corporal ou ao do corpo sobre qualquer objeto, inclusive sua prpria matria. Para Oliveira (2007):

Uma pessoa para manipular objetos da cultura em que vive precisa ter certas habilidades que so essenciais. Ela precisa saber se movimentar no espao com desenvoltura, habilidade e equilbrio, e ter domnio do gesto e do instrumento (coordenao fina). Esses movimentos, desde o mais simples ao mais complexo, so determinados pelas contraes musculares e controlados pelo sistema nervoso. Dependem, portanto da maturao do sistema nervoso (OLIVEIRA, 2007, p.41).

A leitura e escrita constituem-se em processos de cognitivos que permitem ao ser humano perpetuar sua cultura, saberes e conhecimentos, comunicar e expressar pensamentos, sentimentos, emoes, ideias e tudo o mais que lhe for possvel criar. Segundo Le Boulch (1987, p.59), o domnio da lngua escrita derivado de um conjunto de condies: o domnio da linguagem, sua pronncia e sintaxe; a familiarizao global com o cdigo grfico; e condies psicomotoras. Existem aspectos funcionais do aprendizado da leitura (ibid, p. 31), ento, tanto a codificao (escrita) quanto a descodificao (leitura) alfabtica ou de outro sistema de grafema-fonema, solicitam a atuao de sistemas psicomotores. A escrita , antes de mais nada, um aprendizado motor (LE BOULCH, 1987, p.32). Para se adquirir esta prxia especifica, e complexa, necessita-se que haja um preparo que proporcione motricidade espontnea, coordenada e rtmica. Este preparo pode evitar o surgimento de disgrafia. A funo de interiorizao exigncia deste aprendizado. A prtica constante conduz a uma progressiva espontaneidade. A percepo e representao mental do espao influenciam a leitura e escrita. A imagem do corpo orientado mantm relao com surgimento de problemas como disgrafia e dislexia. Do mesmo modo, a dislateralidade manifesta-se, entre outras formas, em processos de aquisio de leitura e escrita. Neste sentido, Launay (1952, apud LE BOULCH 1987, p.33) afirma que: nossas prprias observaes nos permitem afirmar que em muitos casos de dislexia, constata-se uma dominncia lateral cruzada da mo e viso. A psicomotricidade constitui-se, ou pelo menos deveria constituir-se, em elemento fundamental de pesquisas sobre processos de leitura e escrita, em qualquer nvel ou abordagem. A fala, leitura e escrita so funes do sistema funcional da linguagem. O ser humano utiliza-se de trs sistemas verbais o auditivo, que necessita de menor maturidade cognitiva. J a leitura e escrita dependem do desenvolvimento e maturao de outras funes psicomotoras. Segundo Le Boulch (1987, p.59) conforme deciso das instrues oficiais, os aprendizados da escrita e da leitura no podem ser separados. Mas esta ligao realizada de modo diferente segundo os mtodos e as preferncias dos mestres. No contexto pedaggico dos mtodos ativos, desde a escola maternal as primeiras experincias de leitura e de escrita apelam, em geral, para a funo de globalizao. Esta tentativa apresenta a vantagem de conferir um sentido linguagem grfica e fazer com que a criana compreenda, de repente, seu valor semntico. Entretanto, grandes so as dificuldades para passar do simbolismo da linguagem compreenso do cdigo grfico. Conforme afirma

Le Boulch (1987, p.59), o domnio da lngua escrita submetido a um conjunto de condies: o domnio da linguagem; a familiarizao global com cdigo grfico e condies psicomotoras. Dessa forma o domnio da linguagem, tanto no plano sinttico como no da pronncia dos diferentes fonemas, a criana forma frases h vrios anos e sabe utilizar termos como: antes, depois, em cima, debaixo, l em cima, embaixo, ao lado, dentro, fora, que supem uma certa orientao no espao e no tempo j adquirida ou consolidada durante o trabalho psicomotor realizado na escola maternal e continuado no curso preparatrio. A familiarizao global com cdigo grfico demonstra que embora a criana chegue precocemente funo simblica verbal (ao redor dos 2 anos), apenas com vrios anos de intervalo que ela vai descobrir a existncia de um segundo sistema simblico feito no mais de sons, mas de sinais grficos. As condies psicomotoras no sentido lato do termo, implicando conforme explica Le Boulch (1987, p.60) um certo nvel de desenvolvimento psicoafetivo e funcional, onde as atividades de expresso e de jogos espontneos, a coordenao global num clima tranquilizado e calmo desempenham um papel essencial tanto na boa disposio motora global como no equilbrio geral da criana. Alm disso, estas atividades globais permitem, na maior parte dos casos, a consolidao da dominncia lateral e sua conscientizao que termina na lateralizao direita ou esquerda. Buscando identificar as condies necessrias para que a leitura e a escrita possam se desenvolver, em Levin (2002), encontra-se:

[...] o que escreve um sujeito-criana, mas, para faz-lo, necessita de sua mo, de sua orientao espacial (lateralidade), de um ritmo motor (relaxamento-contrao), de sua postura (eixo postural), de sua tonicidade muscular (preenso fina e precisa) e de seu reconhecimento no referido ato (funo imaginria) (LEVIN, 2002, p.161).

Quando fala da mo como condio primeira para que o sujeito-criana escreva, o autor se remete, sem dvida, ao aparelho biolgico como condio mesma da existncia humana do sujeito, uma vez que onde tudo comea e se torna possvel. De acordo com Paulo Freire (1991), a leitura do mundo provm da leitura da palavra. Em sua experincia de vida, o educador percebeu que a leitura do mundo em que vivia procedia da leitura da palavra do mundo: A leitura do mundo procede leitura da palavra (FREIRE, 1991, p. 11).

A educao psicomotora engloba itens indispensveis que s se aprende atravs da prtica e deve ser considerada como uma educao de base na escola primria. O ensino da escrita exige tambm uma certa coordenao global do ato de sentar. A criana precisa adquirir uma postura correta para realizar os movimentos grficos no sentido de torn-la mais cmoda e relaxada. Alm disso, necessita adquirir uma dissociao e controle dos movimentos. fundamental que consiga tambm controlar a presso grfica exercida sobre o lpis e o papel, para alcanar maior destreza e consequentemente maior velocidade no movimento. Isto facilitado quando possui uma lateralidade bem definida (ALVES, 2003).

3 ESTUDOS REALIZADOS SOBRE PSICOMOTRICIDADE: LEITURA E ESCRITA

Trabalhar a Psicomotricidade na escola de certo muito importante, principalmente quando as crianas entram na fase da leitura e da escrita. necessrio que elas tenham toda uma preparao para que possa segurar o lpis e ter uma leitura correta, observando as pontuaes, sabendo realiz-la corretamente. Muitos estudos comprovam a importncia da Psicomotricidade para o

desenvolvimento e a aprendizagem global das crianas. praticamente um requisito bsico para a construo de diversas outras formas de conhecimento. Segundo Ferreira (2011) a educao psicomotora auxilia as crianas a desenvolverem sua unidade e globalidade de ser humana, sua organizao espacial, temporal e de intensidades, sua relao afetiva por meio das interaes com terceiros.

Nossa experincia pessoal nos permite constatar de que forma a inteligncia e afetividade dependem intimamente da vivncia corporal e motora, e de que forma est o corpo implicado em todo o processo chamado intelectual (LAPIERRE e AUCOUTERIER, 1977, p.3).

preciso que os professores estejam atentos a isso, pois so eles os motivadores dessas crianas. So eles que tero que fazer com que a relao de aprendizagem seja amorosa, prazerosa e motivada. Assim, o educador deve ser visto como um elemento facilitador, que estimula a experincia, a explorao e a expresso. Para aprender a ler e escrever, a criana precisa ter adquirido um nvel suficiente de desenvolvimento intelectual, afetivo, social e fsico. Alm disso, necessrio que apresente

10

certas funes desenvolvidas, tais como: linguagem, percepo, lateralidade, orientao espacial e temporal, bem como esquema corporal. Segundo Lagrange (1977) para a escrita a criana que no tem uma boa noo de seu esquema corporal, no percebe com nitidez o que est do seu lado, do outro, acima, abaixo, na frente, atrs, ou seja, das noes que dever ter de si em relao a tudo o mais no espao. Esta criana, no ter facilidade para perceber a posio que as letras ocupam nas palavras umas em relao s outras. O ato grfico, antes de adquirir uma carga de organizao e de transformar-se numa forma de linguagem, basicamente, uma coordenao de movimentos finos e precisos que implicam em certo nmero de fatores. Para dominar o gesto da escrita, necessrio haver um equilbrio entre as foras musculares, flexibilidade, agilidade de articulao do membro superior. Por esta razo que se torna necessrio fixar as bases motoras da escrita, atravs da educao psicomotora, antes de ensinar a criana a dominar o lpis (LAGRANGE, 1977, p.23). A preparao para a escrita envolve a necessidade de domnio e de comando, por parte da criana, de todo o seu corpo e no somente dos dedos, os quais representam apenas as partes terminais de um sistema de coordenao de grandes, mdios e pequenos msculos. Em uma pesquisa realizada por Elkind (1969), utilizando a teoria de Piaget sobre a percepo e a dificuldade da leitura, concluiu ter encontrado duas atividades perceptuais, a esquematizao perceptual e a reorganizao, que foram descritas como componentes essenciais para o processo da leitura. Nos estudos realizados por Fox e Saracho (1990), para muitas crianas, a escrita antecede a leitura. Elas comeam copiando sinais, letras etc. O tempo que elas despendem desenhando ou escrevendo vai depender das condies que lhes so oferecidas. Os estudos demonstraram que nas famlias e nas instituies educacionais que dispem de mais condies para incentivar a leitura e a escrita, o interesse pela atividade de escrita antecede o da leitura a partir do desenho. Assim, a linha que conduz uma educao psicomotora que parte da vivncia motora at a abstrao o caminho proposto para ajudar as crianas a desenvolverem sua unidade e a globalidade de pessoa humana, sua organizao perceptiva espacial, temporal e de intensidades, sua relao afetiva por meio das interaes com os outros.

11

4 CONSIDERAES FINAIS

A psicomotricidade um instrumento de auxlio na compreenso de problemas de aprendizagem e no planejamento de intervenes, pois se sabendo sobre causa de problemas, suas origens e como se d sua relao com o corpo, instrumento da aprendizagem pode-se promover aes mais precisas, logo com maior possibilidade de sucesso. Para aprender a ler e escrever, a criana precisa ter adquirido um nvel suficiente de desenvolvimento intelectual, afetivo, social e fsico. Alm disso, necessrio que apresente certas funes desenvolvidas, tais como: linguagem, percepo, lateralidade, orientao espacial e temporal, bem como esquema corporal. Os problemas de aprendizagem so um desafio a educadores, autoridades pblicas e famlias. Muitas vezes por falta de informao, preconceitos so disseminados realimentados e acabam por condenar indivduos a modos de vida com baixa qualidade social, econmica, psicolgica e mesmo educacional. A Psicomotricidade voltada para a rea educacional principalmente referente a Linguagem e Escrita vem a contribuir com as funes do ensino realizado na escola. As prticas psicomotoras utilizada na escola permitem o desenvolvimento integral da criana. Tal desenvolvimento integral diz respeito ao incremento e ampliao das partes motora, cognitiva e afetiva do ser humano, ou seja, a psicomotricidade pode ser utilizada na escola para o desenvolvimento de maneira global das crianas, trabalhando todas as partes juntas, simultaneamente, sem separar o corpo e a mente. Cabe a educadores e pesquisadores da psicomotricidade construrem uma ponte de conhecimentos, sustentada por aes efetivas que possam auxiliar a sociedade a promover aes inclusivas, reeducativas e informativas sobre o trato para com pessoas que possuam qualquer tipo de comprometimento psicomotor.

12

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, Fatima. Psicomotricidade: Corpo, Ao e Emoo. Rio de Janeiro: Wak, 2003.

ELKIND, S. Leitura e Escrita na Escola. Revista Pedaggica, 1969, p.141.

FERREIRA, C.A. Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

FONSECA, V. Psicomotricidade. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1985.

FOX, B. J & SARACHO, O. N. (1990). Emergent writing: young children solving the written language puzzle. Early Child Development and Care, United Kingdom, 56, 81-90.

FREIRE, Paulo. A Importncia do Ato de Ler. So Paulo: Cortez, 1991.

LAGRANGE, George. Manual de Psicomotricidade. So Paulo: Ed. Estampa, 1977.

LAPIERRE, Andr; AUCOUTURIER, B. A Simbologia do Movimento: Psicomotricidade e Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997.

LE BOULCH, J. A educao pelo movimento.Porto Alegre: Artmed, 1983.

__________. Educao Psicomotora: a psicocintica na Idade Escolar.Porto Alegre: Artmed, 1987.

LEVIN, E., A Infncia em Cena. Petrpolis: Ed. Vozes, 2002.

LIMA, Elvira Souza. Como o Crebro Aprende a Ler. Revista Presena Pedaggica. V.18, n.103, jan/fev 2012.Editora Dimenso.

MEUR, A . de. Psicomotricidade: educao e reeducao; nveis maternal e jardim. SP:Manole, 2004.

13

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educao e reeducao num enfoque psicopedaggico. 12 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007.

VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre.Linguagem corporal. Porto Alegre: Artmed, 1982.

Anda mungkin juga menyukai