Anda di halaman 1dari 43

A FILHA DA ....

(Pea em 1 ato) Autor: Carlos Eduardo Silva

1 CENA I

Na cozinha. Uma mulher com uma arma , um controle remoto e um celular entra na cozinha e coloca a chaleira para esquentar a gua do caf. Ela se parece com a Princesa Diana. Prepara a mesa para o caf. O homem entra com duas valises 007, e as coloca ao lado da mesa. HOMEM Bom Dia. MULHER Bom dia, querido. A mulher lhe d um beijo na fronte. HOMEM O jornal j chegou? MULHER J vou l olhar. HOMEM Continue fazendo o caf que eu mesmo vou ver. O homem vai at a porta para pegar o jornal. MULHER Espere eu desligar o alarme. A mulher com o controle remoto desliga o alarme. Ouve-se o som de um culto da Igreja Universal quando abre a porta. O Homem entra com o jornal e fecha a porta. A mulher liga o alarme com o controle remoto. HOMEM Hoje tem culto? MULHER Hum ! Hum ! HOMEM Bom este revestimento acstico que voc colocou na casa.

2 MULHER Mas ainda d para ouvir quando eles gritam alto. Ouve-se l de fora. VOZES Aleluia Senhor. Aleluia. MULHER Isso se ouve. O homem pega o celular. MULHER Aqui dentro d interferncia por causa do isolamento acstico. A mulher desativa o alarme. O homem abre a porta para fazer uma ligao. Ouve-se o culto. HOMEM Quem t falando? (pausa). No, no se preocupe, voc ficar este fim de semana trabalhando como minha secretria. E deve pegar todos os recados para mim e dizer que eu fui para Braslia (pausa). Sim, sim. Tenha um bom dia. MULHER Voc vai viajar? HOMEM Vou para Braslia. MULHER Voc no me disse. HOMEM Foi resolvido de ltima hora. Ontem noite. Quando cheguei voc j estava dormindo e no quis te acordar. MULHER O dinheiro foi liberado? HOMEM O que voc sabe disso?

MULHER Mame que comentou. Disse que ia ser liberado esta semana.

HOMEM No, no foi liberado. Talvez a semana que vem. Estou indo para Braslia tentar a liberao. MULHER A Marta vai com voc? HOMEM A Marta? Sim, claro. Ela minha secretria. MULHER Por que voc no me avisou que ia viajar? Agora tenho que me apressar para arrumar sua mala. HOMEM No se preocupe com isso. Estou precisando de um terno novo e algumas roupas novas e vou ver se encontro por l mesmo. MULHER Ento o dinheiro foi liberado. Roupas novas. HOMEM Voc no sabe desse dinheiro. Ouviu? MULHER Pede para a Marta te ajudar. Ela tem muito bom gosto. HOMEM ???? MULHER O terno novo. Ela tem muito bom gosto. HOMEM Eu vou pedir. MULHER No se esquea de seus cartes de crdito. HOMEM Estou levando o suficiente, no preciso de mais nada. (d dois tapinhas na maleta.) A mulher vai para a mesa, com seu revlver e o controle remoto.

4 MULHER A roupa que voc t levando, est nesta maleta? HOMEM Sim, sim. MULHER Voc nunca gosta de levar pouca roupa. Esta maleta no muito pequena? HOMEM grande o suficiente para mim. Se eu necessitar de alguma outra roupa eu compro por l. MULHER O que est acontecendo? Mame disse que talvez voc levasse alguma comisso do dinheiro que vai ser liberado. HOMEM No fique dizendo estas coisas. Sua me, s vezes, fala demais. MULHER Ai. To normal. HOMEM (desconversando) Por que voc fica andando por todo lado com esse revlver? Que mania. MULHER Ora. Voc no me deu para eu me proteger? Se eu deixar ele por a, depois eu no vou lembrar onde ele est. Voc sabe que eu sou bastante esquecida. Voc sempre diz. Ele do meu lado sempre, eu sempre saberei onde ele est. O homem pega o jornal para ler. A mulher se abaixa para coar o calcanhar. Na primeira pgina do jornal tem a manchete 'PRNCIPE CHARLES VISITA O ESTADO" com uma foto bem grande da cara dele. VOZES Aleluia Senhor. Aleluia. MULHER Espero que quando for eleito prefeito voc acabe com esta gritaria.

HOMEM No diga bobagens. Ouve o que eu digo, esses da ainda vo eleger um presidente.

5 MULHER Voc sabia que eles abriram uma Igreja destas em Londres? HOMEM Sim, j ouvi falar. (para si) Eles ainda elegem um presidente. MULHER Afinal voc no contou o que o seu partido resolveu. No era ontem que eles iam lanar o seu nome para concorrer prefeitura? A mulher se levanta. Olha para o marido, que abaixa o jornal. HOMEM Eles decidiram que no vo optar pelo meu nome para a prefeitura. MULHER No entendi. Como assim? HOMEM Aqueles filhos da puta. MULHER No fale palavres dentro de casa. Voc no disse que era certo que eles iam apresentar seu nome? HOMEM Certeza? Ontem eu aprendi que no se tem certezas na poltica. MULHER Mas mame disse que era certo... HOMEM Por favor. Sua me sabe demais. Ela tambm deu certeza para mim, mas eles s me disseram que o melhor deixar para a prxima eleio, quando j tiver iniciado o projeto. MULHER O metr na cidade?

HOMEM Querida. Eu gostaria de ler o jornal... Abre o jornal na frente da sua cara.

6 HOMEM Aqueles filhos da puta. MULHER No fale palavres dentro de casa. A mulher olha a manchete do jornal. Fica perplexa. A mulher est fitando o jornal e calmamente pega o revlver. Aponta para o jornal, para a foto do prncipe Charles e atira. Atira uma nica vez. VOZES Aleluia Senhor. Aleluia. O homem abaixa rapidamente o jornal. HOMEM Que barulho foi este? O que voc est fazendo com este revlver na mo. Que buraco este no meu jornal? A mulher permanece imvel, com a arma na mo. HOMEM O que voc fez? O buraco justo na notcia que eu estava lendo. Voc est ficando louca? Olha o que voc fez. Meu terno est sujo, eu pensei que tivesse pegado um limpo no armrio. Voc no cuida das minhas roupas direito. Como eu vou ler agora a cotao do mercado? Voc fez um buraco no meu jornal. Tem um buraco no meu jornal. Meu terno est sujo, molhado. O que voc est fazendo com esta arma na mo? Este buraco no meu jornal. Voc fez um buraco no meu jornal com o revlver que voc tem na mo. Como eu vou saber agora a cotao do mercado? Eu vou ter que comprar outro jornal agora. O que isto na minha camisa? Parece Ketchup. Voc no lava mais as minhas camisas direito? O que voc faz o dia inteiro? (provando o sangue) quente e adocicado. O que voc est fazendo com esta arma? Por que eu estou com a roupa suja, um buraco no jornal e uma dor esquisita na cabea? Voc atirou em mim e fez um buraco no meu jornal, sua VACA. O homem tenta se levantar e cai morto no cho. A mulher coloca a arma na mesa e toma mais um gole de caf. Toca o celular da mulher. MULHER Al! Cai a linha.

7 MULHER Ai. Interferncia. Toca de novo. A mulher pega o controle e desliga o alarme. Abre a porta. Ouve-se o culto. MULHER Al? Mame... Sim a interferncia, por isso que caiu a ligao. Mame, que bom que ligou, preciso muito falar com a senhora. O qu? No escuto nada. Espere que eu vou l fora. A mulher sai e fecha a porta atrs de si. VOZES Aleluia Senhor. Aleluia. A mulher entra. Ouve-se o culto. Olha o corpo no cho e corre para pegar papel toalha. Comea a colocar sobre o sangue no cho. MULHER Se voc ainda estiver vivo vai me matar por eu sujar o piso da cozinha desse jeito. A mulher se apercebe que a porta ficou aberta. Corre para fech-la. Fechada a porta, observa o marido no cho. Pega o controle remoto e liga o alarme. VOZES Aleluia Senhor. Aleluia. A mulher permanece pensativa.

CENA II

Na sala. A mulher entra na sala e retira do porta-retrato, que est sobre a mesa de centro, escondida atrs da sua foto de casamento, uma foto da princesa Diana, que observa por alguns minutos. Toca a campainha da porta. Ela desliga o alarme e vai atender, com a foto na mo. Ouve-se o culto quando ela abre a porta. Entra a me, fechando a porta.

8 A filha desliga o alarme. ME Ohhh! Minha filha, que calor est l fora. FILHA (A filha no diz nada) ME Deixa eu tirar esta tipia, que eu no agento de calor. FILHA (Ajudando a tirar a tipia) Mame, tem algo que eu preciso te contar. ME Se sobre seu tratamento dentrio que comea quarta, no se preocupe. J est tudo arrumado. Estarei de licena j na segunda. Acompanhamento de familiar. Ganhei licena de duas semanas. Mas porque voc vai fazer somente uma limpeza? Por que no coloca aparelho nos dentes? FILHA Eu adoraria colocar aparelho nos dentes. Mas, mame, eu preciso te contar uma coisa. ME mesmo. Voc no ficaria mal de aparelho nos dentes. E eu conseguiria mais algumas semanas de licena com certeza.

FILHA Colocar aparelho significa ficar meses com ele, em tratamento dentrio, talvez anos. Mas, mame, eu preciso te contar uma coisa.

ME Voc acha que eu consigo uma licena de mais de um ano? Acho meio difcil, j estou me aposentando. Mas eu vou perguntar para aquele meu amigo na minha repartio. Ele vai saber me orientar. FILHA Mame, eu preciso te falar uma coisa. ... talvez ele possa me ajudar. Esse teu amigo. ME No que filhinha? O que est acontecendo? Voc est to plida. No sei porque voc no gosta de praia. Uma corzinha lhe cairia bem. Mas, que foi? No saiu ainda

9 o dinheiro para o projeto do teu marido? Esse meu amigo da repartio me falou que saa hoje. por isso que voc quer a ajuda dele? FILHA Eu perguntei para ele hoje no caf da manh e ele disse que ainda no saiu. Mas, mame, eu preciso te falar uma coisa. ME No saiu? Mas vai sair uma comisso bem alta para esse projeto. A cidade inteira vai aprovar quando souber. Imagina se eles no vo gostar que a cidade ganhe um metr. Estaes de metr em cada parte importante da cidade. Se voc quiser, pode ir at as praias de metr - j imaginou uma estao de metr na praia? Seu marido j me prometeu que eu vou cuidar da administrao de uma das estaes. J estou pensando em quem eu vou chamar para administrar aquilo. FILHA Eu? ME No. Imagina que eu ia te colocar para trabalhar. No. Algum que possa ficar l trabalhando enquanto eu e voc passeamos pela Europa. Voc sempre quis ir a Londres e conhecer a casa da Rainha da Inglaterra. FILHA Da Rainha no. Da Princesa Diana. ME Ento. Espero que eles comecem logo as obras, e logo, logo, estaremos por l. Talvez at mesmo o meu querido genro resolva ir junto. Ele, para conseguir ser prefeito desta cidade, s precisa do caixa para a campanha. Agora ele j tem: a comisso!! FILHA (olhando a foto de Diana) Mame, eu preciso te contar uma coisa. ME Da Lady DI? (pegando a foto de Diana) FILHA Princesa, mame. Princesa Diana. No gosto quando voc fala Lady. Eu acho muito vulgar. Lady, Lady Laura. ME Minha filha, Lady ttulo de nobreza!! FILHA (pegando a foto de Diana) , mas eu acho que soa meio estranho (olhando a foto de Diana).

10

ME O que voc est fazendo com a foto dela na mo? O que voc quer do meu amigo? FILHA Tenho uma coisa para te contar que aconteceu aqui em casa hoje. ME (pegando a foto de Diana) No estou entendo nada. Que tem esta foto? Algum te mandou esta foto? FILHA No. minha (pegando a foto)! Tem tudo a ver com ela o que aconteceu aqui nesta casa hoje. (pausa) Mame, eu preciso te contar o que aconteceu aqui nesta casa hoje. (pausa) Mame. Senta. (conduz a me at o sof) Aconteceu uma coisa aqui. ME Sim. Aconteceu alguma coisa aqui. FILHA Sim, aqui nesta casa. ME Aqui nesta casa. FILHA (silncio) ME Mas, o que aconteceu aqui nesta casa? Minha filha, voc tem que ser mais clara. Vamos por partes. Primeiro, voc tem que ir em partes, no ficar dizendo mame, aconteceu uma coisa aqui nesta casa. Minha filha, voc tem que dizer o que aconteceu. O que aconteceu ? E o que tem a ver esta foto da Lady Di com o que aconteceu aqui, nesta casa, hoje? Voc pode me dizer? E no que o meu amigo poderia te ajudar?

11

FILHA Bem, mame. Vou comear pelo comeo. Voc se lembra de quando a Princesa Diana se casou com o Prncipe Charles? Eu me lembro como se fosse hoje. Mame, eu quero lhe dizer que desde que eu assisti ao casamento dela na casa da D. Odete... ME D. Odete? FILHA . A me da Zenaide, que estudava comigo. ME Ah, sei. A que o pai era vereador. No foi ele que morreu e no deixou nada para a mulher, apenas uma pensozinha de merda? Ela teve que sobreviver apenas com os aluguis dos prdios que ele deixou. J a filha... esta tua amiga Zenaide, no, at hoje no se casou, para no perder a penso que o pai deixou. Esta sim que altssima! E voc tambm j est garantida. Seu marido no morre to cedo, minha filha, ainda vai ser presidente. FILHA Na casa dela eu assisti ao casamento da Diana e, mame, aquele casamento mudou a minha vida. Quando eu vi pela primeira vez aquela moa no seu vestido de noiva eu queria ser como ela. (triste) Eu sempre quis ser como ela. Acho at que eu me pareo um pouco com ela. Toda vez que ela aparece em alguma revista eu fico me vendo. Tudo que ela faz, eu tambm faria. ME Minha filha, aonde voc quer chegar? FILHA Eu sempre quis conhec-la pessoalmente. Tenho certeza que quando nos encontrarmos e nos olharmos nos olhos, ela vai ver que somos almas gmeas. Vamos ser amigas para sempre. ME J sei. (levantando do sof) por isso que voc disse que o meu amigo da repartio poderia ajud-la, no ? Voc est querendo um convite, ou uma maneira para ser apresentada Princesa Diana, quando o Prncipe Charles vir ao Brasil? Ah, minha filha, no se preocupe, pois vocs vo ser convidados. Ainda mais que o dinheiro vai sair. Afinal de contas, seu marido que vai comandar o projeto do metr para a cidade. Vocs vo estar podendo, e no se esquea que ele ainda vai poder concorrer prefeitura. Voc ser a Primeira Dama e eu serei a me da Primeira Dama.

12 FILHA (completamente triste) O nome dele no foi aceito pelo partido. E quanto recepo, ela no vai vir, mame. ME No? Mas ele me disse que era certo que a nomeao saa. Ela no vem? Mas o que aconteceu ento? (sentando-se no sof) FILHA Eu no sei direito da nomeao. Mas quanto a ela. Ela no vai vir, mame. ME Mas o que est acontecendo aqui? FILHA Agora que todos j sabem que eles no vivem bem juntos, ela no vai vir. Ela no viaja mais com ele. Mas espero que ele no venha com aquela secretria. Seria uma afronta. ME Quem diria que ele andava com a secretria, no? FILHA No foi justo com ela. Ela no merecia uma traio dessa. ME Sim, sim, minha filha. Mas voc no tinha uma coisa para me contar? Era isso? Mas voc ainda quer um convite, no quer? Mas o que est acontecendo por aqui, minha filha? FILHA Ah, mame. Se ele no tivesse nada com a secretria, talvez eles pudessem ter sido felizes para sempre. Eu sempre sonhei ser feliz para sempre depois do meu casamento. Por que justo a secretria? ME O pior que ela bem feinha, tadinha. FILHA Quem? ME A secretria. FILHA Ah! Se isso acontesse comigo eu no sei o que faria, acho que eu mataria ela, depois de matar o desgraado.

13 ME Deus me livre minha filha. De viva chega eu na famlia. Alm do mais, a penso que ele te deixaria seria bem pequena. Espero que ele chegue a prefeito, at mesmo presidente. Ser uma honra ser a me da Primeira Dama. Ah, no se preocupe. Alm do mais, seu marido tem sade para dar e vender. FILHA Tinha. ME Que aconteceu? Ele est em casa? Mas o que ele est fazendo aqui ainda? Ele no foi para Braslia? Est doente? Mas, por que voc no me disse antes? Cad ele? Ele deve estar arrasado pela no-nomeao pelo partido. FILHA Mame, ele est na cozinha. ME Na cozinha? Vamos at l. FILHA Mame, espera. Eu preciso te contar uma coisa que aconteceu nesta casa. ME (aborrecida) T. T bom. Me conta o que est acontecendo aqui nesta casa. A depois ns vamos at a cozinha ver o seu marido, que, se est mal de sade, a esta hora j deve estar morto. FILHA Mame, eu preciso te contar uma coisa. Hoje de manh quando eu vi a foto do marido da Diana no jornal eu me senti to estranha. Desnorteada. Parecia que ele, o Prncipe Charles estava na minha frente. E quando eu dei por mim, no era o marido dela, mas sim o meu que estava na minha frente, e ele estava me dizendo um monte de coisas, at que eu no lavava as roupas dele. ME Voc est me dizendo que ele brigou com voc por causa da mquina de lavar roupa? Eu no acredito. Minha filha, quando voc tiver problemas com as mquinas, voc deve chamar um tcnico. Isso fcil de resolver. Voc no precisa ficar perdendo o seu dia brigando com o seu marido. Mantenha a harmonia na casa. Voc tem que dar exemplos. Voc ainda ser uma Primeira Dama. Eu tenho aqui o telefone daquele senhor que conserta mquinas de lavar. Eu te recomendo a ele. um servio rpido, s que no aceita cheque; tem de ser em dlar. FILHA No, mame. No problema com a mquina de lavar.

14 ME No? Ento, eu no estou entendendo. FILHA Mame, que quando eu dei por mim, percebi que tambm estava com a minha arma apontada para ele. ME Minha filha, o que voc est querendo me dizer? FILHA (mostrando a arma) Que eu estava com esta arma apontada para ele. ME (cheirando a arma) Voc usou essa arma? FILHA Sim, mame. ME Voc atirou no seu marido porque ele disse que voc no lavava as roupas dele? FILHA No, mame, eu te juro. Eu no atirei nele... ME Ufa!!! Por um segundo pensei que voc tivesse atirado no seu marido. FILHA Eu no atirei no meu marido. Eu atirei no... Prncipe Charles. ME Prncipe Charles? FILHA Eu atirei no Prncipe Charles. Quero dizer, na foto do Prncipe Charles. ME No jornal? Na foto que saiu no jornal? FILHA Sim, na foto que saiu no jornal. ME S voc minha filha, para fazer uma coisa dessas. Atirar no jornal! Onde estava o teu marido numa hora dessa? Aposto que quase teve um colapso (olhando para a filha).

15 isso? isso que voc estava querendo me dizer? Ele teve um ataque do corao? Minha filha, isso grave. Voc j chamou uma ambulncia?

FILHA No, mame. Ele no teve um ataque do corao. ME No? Bem... graas a Deus... Ai minha filha, o que est acontecendo por aqui? Por um momento eu achei que voc tinha atirado no seu marido. Imagina, eu teria perdido a minha estao de metr. FILHA Ai, mame, como dizer? que quando eu atirei no Prncipe Charles, na foto do jornal, o seu genrinho estava lendo o jornal. Mas eu juro que eu no atirei nele. Foi no jornal, quero dizer, no Prncipe Charles. Era como se ele estivesse na minha frente, cara a cara. E o revlver estava ali na minha frente, em cima da mesa, na minha mo. Eu no teria outra oportunidade. A senhora mesmo sempre diz que as oportunidades no surgem duas vezes para a mesma pessoa. E ele estava ali, na minha frente, aquele traidor, ele traiu ela com a secretria. Eu odeio ele. (ouve-se o estampido do revlver) ME Onde que estava o seu marido quando voc atirou? FILHA Pois , mame. Ele estava lendo o jornal. E eu acho que o tiro acertou nele. ME Minha filha? Voc acha que acertou nele? FILHA Quero dizer... Tenho certeza. Mas eu te juro que atirei no Prncipe Charles, na foto do jornal. Eu no imaginava que ele estava l atrs.

CENA III

Na cozinha. VOZES Aleluia, Senhor. Aleluia Na cozinha est montada uma piscina e dentro dela o corpo do marido.

16

ME Minha filha, por que voc fez isso? FILHA Para no sujar o piso, ele estava sangrando muito. Ele mesmo era um que tinha um xod por esse piso. Comentava para todos que tinha um piso igual ao do presidente. ME Por que que voc matou seu marido? Minha filha, nunca pensei que eu, um dia, eu... - Meu Deus!!! - que um dia eu ia entrar na sua cozinha, no meio dela ver uma piscina e dentro dela o seu marido. FILHA Eu no sabia o que fazer. Comeou a sangrar, eu no tinha muito papel toalha e a ento resolvi colocar ele na piscina. ME Porque voc atirou no seu marido, minha filha? FILHA Eu no atirei nele...Eu atirei na foto do jornal! Era a nica coisa que eu via: a cara dele. Era ele. Estava na minha frente e eu me sentia como ela. Eu era ela! A ento eu puxei o gatilho. Mame, ele sorria para mim quando eu atirei. ME Minha filha, voc matou seu marido. Foi nele que acertou o tiro. FILHA Mame, eu sou inocente. Voc precisa acreditar em mim. No era ele quando eu atirei. ME (olhando serenamente para a filha) Voc acredita que seu marido morto dentro de uma piscina, no meio da cozinha, alguma prova de que voc no o matou? As suas digitais devem estar na arma. Se eles acham esta arma, na procura das impresses digitais vo achar as suas. Minha filha, voc matou seu marido. FILHA Eu no sei se matei ele. ME Como no matou seu marido? Sejamos sensatas. Voc disse que atirou no jornal e seu marido estava atrs. Olha quanto sangue. Voc atirou no seu marido e o matou.

17 FILHA Quando a gente tem certeza que algum est morto?

ME Depois que voc acerta um tiro na cabea de algum, com certeza ele morre. Seu marido est morto. FILHA Eu no sei se ele est morto. Eu nunca vi um morto. Eu no tenho certeza que ele est morto. Eu s coloquei ele na banheira para no sujar o piso, pois se no estiver morto ele quem vai me matar, porque sujei o piso dele. ME Ser que ele no est morto? (mexendo com o cadver) ME Minha filha, ele est morto sim. Tem um buraco imenso na cabea dele. FILHA Ser? Eu no sei, parece que ele vai se mexer a qualquer momento. Achava que ele ainda podia estar vivo. Mame, a senhora precisa acreditar em mim, eu no atirei nele. A senhora acredita? Eu juro, eu no atirei nele, mas no jornal. ME (pegando um cigarro para fumar) Filha, eu no posso acreditar no que est acontecendo aqui. Ai, minha Nossa Senhora, devo ter deixado de acender muitas velas para a Senhora deixar que isto acontecesse. Deve ter sido alguma promessa de infncia para poder ter acumulado tantas penas. Minha filha, de me de uma futura Primeira Dama hoje, eu passarei a ser a me de uma condenada amanh. Uma assassina do marido! Do homem que iria construir o metr nesta cidade e que me daria uma estao inteira para administrar. Minha filha como voc pde fazer uma coisa dessa comigo? FILHA Ah. Desculpe. (senta-se e comea a chorar). (pausa) Tem horas na vida da gente, que qualquer lugar aonde a gente v no tem sentido. A vida caminha em seu ritmo e vemos que s iluses nos apegamos. A vida uma seqncia de pequenas iluses dispostas como prolas em um colar. ME O que voc disse?

18 FILHA Ah! Sobre as iluses que temos no decorrer de nossas vidas. Aos 14 anos me apeguei a uma imagem de uma pessoa e procurei ser igual a ela. Diana no faria isto. (apontando para o marido) Ela no! Mas, eles no podiam deixar de ser felizes para sempre. Ai, mame. Eu nunca vou ser como ela. ME Voc matou seu marido minha filha. FILHA Eu matei meu marido. ME E precisamos fazer alguma coisa quanto a isto. FILHA E precisamos fazer alguma coisa quanto a isto? Voc vai me ajudar? ME Sou sua me. Eu no deixaria voc sozinha numa situao dessas. Sou sua me, nunca se esquea disto. (Abraa a filha) Ai minha filha, fico feliz que voc tenha partilhado comigo este momento importante de sua vida - como no? Eu iria chorar muito se eu soubesse pela boca de outra pessoa. FILHA Ai, mame, eu te amo. E voc precisa acreditar em mim quando eu digo que no queria atirar no meu marido. ME No sei de onde as mes conseguem esta fora, mas eu acredito, e precisamos fazer algo. FILHA Mame, eu no quero ir presa. ME Imagina eu te visitando aos domingos, sem podermos sair. No vai no!!! Farei de tudo para que voc no seja condenada. Mas, o qu? FILHA Ele ia para Braslia hoje. ME Braslia?

FILHA

19 Com a Marta.

ME Iriam tentar liberar o dinheiro para as obras do metr. Quantas perdas num dia s. FILHA A Marta ainda no ligou perguntando por ele. Eles iam juntos. (toca o telefone) ME (assustada) Toma cuidado com o que vai dizer. FILHA E se for ela? ME Quem? FILHA A Marta. Eles iriam viajar hoje para Braslia. Ele no apareceu no aeroporto. Ela estava esperando por ele. ME Diga... diga que o seu marido est tomando banho. FILHA Mas, mame. Ele no vai poder atender. ME Voc vai falar o qu? Que ele levou um tiro enquanto lia o jornal? FILHA (pegando o telefone) Al? ... Desligaram. ME Como? Desligaram? FILHA Deve ser a interferncia, por causa da forrao acstica. (toca o telefone)

FILHA E agora?

20

ME Ora! Atende l fora para que no d interferncia. A mulher pega o controle e desativa o alarme. Abre a porta e ouve-se o culto religioso. Sai para atender o telefone. FILHA Al. Oi. Fecha a porta. VOZES Aleluia, Senhor. Aleluia. A Me comea a examinar o corpo. ME Ai, minha Nossa Senhora. Minha filha est com muitos problemas. Como ela vai se sair disto? (apanha um papel toalha e passa no cho) ME Ela nunca vai conseguir limpar este piso (esfrega o cho) No. Acho que sai, sim. Mas eu ainda no acredito que o presidente tenha um piso igual a este. Comprar um piso s porque o presidente tem um igual, eu j acho demais. Mas eu ainda duvido que o presidente use este piso na cozinha dele. muito chique. A mulher entra e liga o alarme. ME Quem era? FILHA A Marta. ME E ento? FILHA Ela queria falar com ele (apontando o marido morto) ME Ai, meu Deus. Que foi que voc disse a ela?

21 FILHA Que ele tinha sado logo cedo. ME E ela? O que ela disse? FILHA Para onde? Ela me perguntou para onde ele ia. Ento eu disse para ela que ele tinha ido para Braslia. ME E ela? O que ela disse? FILHA Ele veio com o carro? Ela me perguntou se ele tinha ido de carro. De carro. Ser que ele pretendia ir para o aeroporto de carro e me deixar a p? Mas a eu disse que ele tinha ido de txi. ME De txi? FILHA O que a senhora queria que eu fizesse? O carro dele est na garagem. Se ele tivesse ido para o aeroporto de carro, como explicaria o carro na garagem? ME . E ela? O que ela disse? FILHA Nada, desligou. Acho que caiu a ligao. ME Daqui a pouco todos vo saber que voc matou seu marido. (senta-se) Minha filha, seu marido nunca vai chegar no aeroporto. Ele est aqui, na piscina. FILHA Ai, mame, o que pode nos acontecer? ME Comigo, por enquanto, nada. Mas quanto a voc, minha filha, voc tem noo do que significa isso? FILHA Ns poderamos jogar a arma fora, escond-la. Ningum iria achar a arma. ME

22 Ai minha filha, onde voc me meteu? O que voc devia ter feito era no ter atirado nele. Mas j que atirou, eu no vou deixar voc em maus lenis. Sou sua me. No s o problema do revlver que ns temos. S temos que dizer que voc encontrou ele morto na cozinha. Mas como vamos explicar a piscina? FILHA Eu s coloquei ele na piscina para no sujar o cho. Ele me fazia limpar todo dia. Ele amava este piso. ME Que ajuda voc queria do meu amigo da repartio? FILHA que eu pensei que ele poderia conhecer algum que pudesse nos ajudar. ME Ele conhece bem o meio poltico. Da polcia ele tem horror. FILHA Mas o caso PC era da poltica e teve as coisas resolvidas na polcia. ME Minha filha, o que voc est pensando? FILHA Talvez ele tenha o contato com aquele mdico... ME O Palhares? Esquece, muito caro. Alm do mais eu nem imagino o que poderia dizer para explicar a ele o que aconteceu. Esquece. Temos que pensar. FILHA Quanto tempo ser que a Marta vai esperar no aeroporto por ele? ME Ai, meu Deus. Eu sinto que no temos muito tempo. Logo, logo, ela liga de novo. Ele no vai chegar l nunca. FILHA Seqestro. ME O qu? FILHA Seqestro mame. Se ele no chegar no aeroporto, vo pensar que foi seqestro.

23

ME Seqestro, minha filha? E o que que ns vamos fazer com o corpo? A piscina a gente pode lavar, mas e ele? Como vamos explicar que foi um seqestro? FILHA Eu no gostaria de ser presa mame. Voc precisa me ajudar. ME Eu sou sua me. Eu no vou conseguir deixar de ser cmplice. Ai, minha filha, por que voc atirou no seu marido? FILHA No jornal. ME No jornal? Voc acha que eles iriam acreditar numa coisa dessas? Nem iriam fazer exame psicolgico. Iriam falar que era premeditado. No seja louca. FILHA E se o corpo sumir? Afinal eu no vou poder ficar com um corpo dentro de uma piscina no meio da cozinha a vida toda. ME Louca. Ai, meu Deus, o que eu fiz para merecer uma penitncia dessas? Ai, minha filha, ns no temos muito tempo para sumir com este corpo. A Marta est esperando no aeroporto. E ele nunca vai chegar. FILHA Acho que j sei. Espera um pouco. A filha sai da cozinha. ME Ai, meu Deus. O que foi que a minha filha foi fazer? (Para o corpo) S espero que voc j tenha colocado no papel qual a estao que iria me dar. Eu no vou querer sair perdendo. O que isto? (Apanha o celular junto ao corpo) Meu Deus, tem onze chamadas perdidas. Mas eu no ouvi tocar nenhuma vez. Entra a filha, com uma mala grande. ME Filha. O celular do seu marido tem onze chamadas perdidas. Voc no ouviu tocar? FILHA Ele coloca no bolso e pe no pulsar. A gente no ouve se est baixo.

24

ME Ele no ia sentir isso nunca. Quem ser que era? FILHA Esse celular era o particular dele. Ele no dava o nmero desse telefone para ningum. Pulsa o celular. A me se assusta. FILHA Quem ? ME Eu no sei. Eu no vou atender. FILHA No precisa atender. V no visor. ME Onde? FILHA (pegando o celular) A Marta. ME A Marta? FILHA Ela deve ter o nmero. Afinal, a secretria dele. Deve estar tentando falar com ele. Afinal, ele ainda no apareceu no aeroporto. ME Ele no vai chegar nunca. (Olhando para a mala) No vai me dizer que temos que desaparecer com as coisas dele tambm. Essa no a mala dele? FILHA Eu comprei para tentar convencer ele a irmos Inglaterra. Ele sempre dizia que era muito caro ir para l, que talvez um dia fssemos. Ele usava mesmo quando ia para Braslia. Dava status. ME E o que voc pretende fazer com ela? FILHA (abrindo a mala)

25 E se a gente colocasse o corpo nela? A era s sumir com a mala. Ia ser mais fcil! Poderamos colocar a mala no carro dele e sumir com ela. ME Pegvamos o celular dele, ligvamos para c, para a sua casa, e assim ns teramos uma ligao, que a gente poderia dizer que era dos seqestradores pedindo o resgate. FILHA E caso encontrem a mala, vo pensar que foram os seqestradores que o mataram. ME Mas ele no cabe nesta mala. Teramos que cortar em pedaos. Ele muito grande para entrar nesta mala. As duas mulheres se olham. FILHA Em casa a senhora sempre fazia isso bem. A senhora pode fazer isso por mim, eu acho que no tem muita diferena. ME Voc quer que eu pique o seu marido, meu genro, do mesmo modo como eu destrincho um frango? FILHA A senhora sempre fazia isto muito bem. Eu sempre me lembro da senhora arrancando as penas, cortando o pescoo deles. ME Mas eram galinhas. E eu s fazia isso porque seu pai no comia galinha comprada em supermercado. Ele fazia questo de comprar elas vivas e depois que ele morreu eu s compro as de supermercado. Peito sem osso! FILHA Mas se a senhora no fizer, como vamos fazer para colocar ele na mala? ME Uma mala maior.

FILHA E vamos arrumar onde? A senhora podia fazer dentro da piscina. Meu conjunto de facas Guinzo! isso! Com certeza vai ajudar bastante. Ai mame, a senhora precisa acreditar que eu no queria atirar nele, mas no jornal.

26

ME No jornal, no jornal... Saiba que da parte da minha famlia no tem nenhum caso de loucura. Deve ter sido da parte do seu pai. Minha filha, voc precisa ver que eu nunca destrinchei um homem antes. FILHA Eu tambm nunca atirei num homem antes. ME (olhando fixamente para a filha) Isso para voc nunca se esquecer que sou sua me. Pegue as facas. A me comea a tirar a roupa. A filha vai pegar as facas. ME Igual a cortar frango? Ser? VOZES Aleluia, Senhor. Aleluia.

CENA IV

Na sala. A me termina de colocar as roupas. Est pensativa. A filha entra empurrando a mala. Recoloca a foto da Princesa Diana atrs do portaretrato. FILHA Voc est bem, mame? ME Digo para voc que depois desta eu nunca mais vou conseguir comer frango novamente. FILHA Ah, mame. Mas era preciso. Voc s estava querendo me ajudar. Acredite nisto.

ME O que me d foras ter Paulo Coelho como livro de cabeceira. Esse o meu Caminho de Santiago, minha filha. Terei que pass-lo todo.

27 A filha pega o celular do marido.

ME (esfregando as mos) Espero que este cheiro saia das mos. Com frango, basta limo (cheirando as mos). Voc no tem nenhum creme para as mos? FILHA O celular no parou de pulsar. J tem 20 chamadas perdidas. Todas da Marta. ME Agora precisamos sumir com a mala. Deu para colocar tudo dentro dela. Precisamos abandonar a mala em algum lugar. FILHA Junto com as duas maletas dele. ME Voc no colocou as duas maletas na mala? FILHA No. ME Mas tinha que ter colocado. Cad as chaves da mala? FILHA Eu achei que era melhor elas no estarem dentro da mala. Como se houvesse um roubo tambm. Alm do mais elas no cabiam. A no ser que a senhora cortasse ele mais. ME Bem pensado. Mas vai dar mais trabalho. Alm de desaparecer com a mala ainda temos que nos desfazer de duas maletinhas. FILHA Podemos dizer que ele esqueceu a caminho do aeroporto. ME Eles vo achar estranho. At eu acho estranho. Vamos ter que desaparecer com elas tambm. FILHA Em uma s deve ter algumas cuecas, meias e gravatas. Ele disse que ia comprar roupas por l.

28

ME Eu sabia, o dinheiro ia sair. E ns perdemos uma estao inteira. FILHA Na outra maleta devem estar os documentos pessoais e os cartes de crdito. E com certeza a cpia do projeto do metr da cidade. ME No me fale mais nessas perdas. Devemos sumir com a mala, as duas maletas e telefonar para c, para sua casa, como se fossem os seqestradores pedindo um resgate por ele. FILHA De quanto? ME Ah, minha filha isso no importante. Porque vai ser apenas uma ligao. Eles no vo demorar para encontrar a mala dele com ele dentro da mala. FILHA Como ser que est a Marta? Deve estar como uma louca no aeroporto. Por que ser que ela no ligou mais para c? ME Ligar, ligou. Para o celular dele. (apontando para a mala) FILHA Mas, se ele tivesse sido seqestrado, quanto ela demoraria para me avisar? ME Se ele sumiu, ela deve estar preocupada, mas no com voc, pois afinal de contas ele saiu da sua casa e voc imagina que ele viajou. No deve estar sabendo como vai dar a notcia para voc. J deve ter envelhecido uns 100 anos. FILHA Tadinha. Eu gosto dela. ME Onde iremos jogar a mala e as maletas? FILHA Eu pensei num rio. ME No, no mar. Bem no fundo. Mas teramos que achar um barco que nos levasse bem para o fundo.

29

FILHA Mas no era para o corpo ser achado? ME No, melhor eles no acharem nada. Que pensem que talvez ele possa aparecer. FILHA Numa lagoa, ento. A dos Patos. ME Mas muito longe. FILHA Onde ento? ME O que no falta lugar para que a gente se desfaa da mala. Toca o celular da filha. FILHA Quem ser? ME Olha l o que voc vai dizer. Voc ainda no sabe que o seu marido foi seqestrado. FILHA Al? ME ??????? FILHA T com interferncia. Caiu a ligao. Toca a campainha. ME Quem ser? Pensa antes de dizer qualquer coisa, minha filha. Toca o celular. FILHA Al? Caiu. Toca a campainha da porta.

30

ME Abre esta porta logo, seno vo comear a desconfiar da demora. A mulher desliga o alarme. Abre a porta. FILHA Marta! ME Marta? Marta entra. FILHA Voc aqui? MARTA Parece estar surpresa em me ver. (para a me) A senhora tambm. ME Voc no deveria estar no aeroporto? Marta se apercebe da mala. MARTA Ento eu estava certa. Vocs armaram contra mim. (puxa uma arma) Onde esta ele? FILHA Que arma essa? parecida com a minha! O que voc est fazendo com a minha arma? MARTA Sua arma? Esta a minha. igual sua porque eu que escolhi a sua. Quando ele comprou a sua aproveitou e comprou uma para mim tambm. Segurana, ele dizia. Eu acreditava em tudo o que ele dizia. Fazia tudo que ele pedia e agora eu que vou me ferrar. Onde est ele? A mala dele est aqui; ele deve estar aqui ainda. Ele no falou que ia levar a mala dele. (Levanta a mala) Est pesada, deve ter tudo o que dele. Ele no ia arrumar a mala e deixar aqui. Eu comecei a desconfiar de tudo quando eu liguei para voc. Aeroporto!. Era aeroporto o que ele iria dizer a voc, tnhamos combinado. Txi? Ele ia levar o carro. Pois ele tinha comprado e era dele. Voc ficava com a casa. O carro ainda est na garagem. Ele nunca ia mudar de idia quanto a voc. Estava acabado, ele dizia, meu casamento no existe mais. Ai meu Deus, ele dizia que ia ficar comigo se eu o ajudasse.

31 Marta desaba na poltrona aos prantos. A Me olha para a filha sem saber o que fazer. A filha olha para a Me indignada. FILHA (para Marta) A senhora entrou na minha casa para me dizer que o meu marido tem um caso com a senhora? ME Meu genro com uma secretria? FILHA Isto mesmo, mame. Secretria. MARTA (apontando a arma) Onde ele est? FILHA Ns no sabemos. ME Ns no sabemos. MARTA Ele precisa aparecer, seno eu acabo com a minha vida. Eu no posso levar a culpa disso sozinha. FILHA Secretria. Igual a ela, mame (aponta para o retrato). Trada com a secretria. Eu no vou suportar isto. ME Calma, minha filha. Precisamos saber o que est acontecendo. FILHA O que est acontecendo? Ele me traa com a secretria. (para a mala) Porco!! ME Mas por que ele tinha combinado dizer que ia para Braslia? Marta, fique calma. Calma. E conte tudo o que est acontecendo. MARTA (pondo a arma na cabea) Eu vou me matar. FILHA Deixa ela, mame. Porque se ela no fizer eu fao. ME

32 Calma, minha filha. Ns no saberamos o que fazer com o corpo dela.

FILHA Secretria! ME Marta, fique calma. E voc minha filha, vai at a cozinha e traz um copo de gua com acar para ela se acalmar. MARTA Na cozinha!!! Isso. Ele deve estar escondido na cozinha. ME No seja tola e abaixe essa arma. Ele no est na cozinha, posso jurar. Vai logo, filhinha, e aproveite para tomar um copo tambm. Vocs precisam se acalmar. MARTA Onde ele est ento? Eu preciso encontrar ele. Ele no pode fazer isso comigo. Eu no tenho dinheiro para sair do pas; est tudo com ele. Jura para mim que ele no est aqui. ME Ele no est na cozinha. Eu te juro. MARTA Jura que ele no est na casa. ME Juro, minha filha, juro. Agora fique calma e me conte tudo o que est acontecendo. FILHA Eu no quero ouvir mais nada dessa cadela. ME Voc vai para a cozinha e faa dois copos de gua com acar. Tome o seu e traga o dela. Vai, vai.

FILHA Secretria. Secretria. Eu precisaria de um motivo muito forte para me mexer daqui. ME Agora, minha filha, voc vai me contar o que est acontecendo. Tudinho. O meu genro no estava indo para Braslia? Para tratar do dinheiro que ia ser liberado? MARTA

33 Isso o que muitos estavam pensando. O dinheiro j estava disponvel. Eu saquei tudo ontem no final da tarde. Estava tudo em duas valises que ele trouxe para casa. Eu confiava nele. Nunca imaginei que ele poderia me trair. Ns iramos juntos para fora do Brasil. Eu no me importava em no casar com ele. Ns poderamos fazer tudo o que quisssemos; tnhamos o dinheiro para isto. Ele ia deixar dela e fugir comigo e com o dinheiro. A me olha para a filha. A filha sai da sala. Vai para a cozinha. ME O meu genro e voc iam fugir com o dinheiro liberado para o metr?

CENA V

Na cozinha. A filha entra e vai at as duas maletas. Abre-as e uma luz esverdeada sai de dentro delas. Ela tira um mao de notas de 100 dlares, coloca-os de volta, fecha as maletas e vai preparar um copo de gua com acar. Entra a me. ME Minha filha, rpido com essa gua. Meu Deus, ele roubou o dinheiro junto com ela. O dinheiro para o metr da cidade. Ele roubou com ela. Eles iam fugir para o estrangeiro. E ns o matamos. Ele est l, do lado dela. Na mala!!! Ai minha filha. E agora? Alm da mala, temos que nos livrar dela tambm. Quando descobrirem que ela sacou o dinheiro todo e ele desapareceu, no vo pensar em seqestro, mas sim que ele sumiu com o dinheiro. FILHA E todos vo saber que ela tinha um caso com ele. Exatamente como Diana. Eu me sinto como ela, mas no sei o que ela faria num caso destes. ME Ah, minha filha. No me venha com esta histria de novo. Alm do mais, o marido dela est vivo e o seu no. D essa gua com acar para levar para a Marta. A me sai da cozinha. A filha permanece pensativa. VOZES Aleluia, Senhor. Aleluia.

34

CENA VI

A me entra na sala com o copo de gua. Marta est tentando abrir a mala. ME Minha filha, o que voc est fazendo? MARTA Onde est a chave? Est com ele, no est? ME Deixe esta mala e beba esta gua com acar. (D o copo para Marta e afasta a mala) MARTA Isto no pode estar acontecendo, meu Deus. Eu confiei nele. E quando eles descobrirem que fui eu que fiz isso, que assinei por eles, vo me matar. Eles vo me matar. ME Eles quem? De quem voc est falando? MARTA Ora quem, deles. A senhora se esquece que o maior poder que o pas tem o poltico? Quando souberem que foram enganados, eles vo acabar comigo e com ele tambm. Mas ele fugiu e me deixou aqui. Vocs precisam me dizer para onde ele foi. ME Ai, meu Deus. Beba toda esta gua e tente se acalmar. Mas vocs iam fugir com o dinheiro que j estava liberado? MARTA Sim, estava tudo certo. Ns estvamos com todo o dinheiro. A comisso de todos. Quando ele descobriu que no seria indicado para a Prefeitura e que a comisso dele era pouca, no dava um mao de notas, ele me convenceu que devamos ficar com tudo. ME Eram muitos dlares? MARTA Duas maletas cheias. Onde ele est?

35

Entra a filha. FILHA Eu preciso saber uma coisa. Onde voc pensa que ele est? ME Minha filha, voc est nervosa. Sossega. MARTA Eu no posso acreditar que ele te abandonou tambm. Eu no posso acreditar que ns duas fomos enganadas. FILHA Com certeza fomos enganadas. E pelo visto eu iria levar a pior. ME Filhinha, calma. MARTA Ele dizia que voc no sabia de nada, nem da comisso dele. FILHA Eu sabia, porque minha me sabia. Agora, o que eu no sabia que ele me enganava com a secretria. Secretria. ME Minha filha, ele te enganava com ela e os dois iam fugir. Levando uma dinheirama! MARTA Ele dizia que ia deixar um pouco para voc, mas eu.... Olha eu: ele no me deixou nada!

FILHA Quanto ele ia deixar para mim, quanto? ME Sim, quanto? MARTA Um dos maos de notas. No mais do que isso, ele disse. ME Era a comisso que ele ia ganhar? FILHA

36 E ele ia levar o carro, no mesmo? Pois bem. A filha vai para a cozinha ME Minha Filha... Meu genro.... Um canalha!!! Ai meu Deus, no posso acreditar. Agora eu sou me de uma filha casada com um safado. MARTA Onde ele est? Me diga! Ele no me deixou nem um centavo, meu Deus, e eu no tenho dinheiro nem para sair da cidade. Eu transferi todas as minhas economias para as contas da minha famlia e no posso pedir de volta. Eu no posso voltar para a minha casa. Eles no vo me aceitar sem dinheiro. A filha volta da cozinha. Tem em uma das mos sua arma. Na outra um mao de notas, que mantm nas costas. FILHA D. Marta, me d sua arma. (aponta a arma para D. Marta) ME Minha filha, no. No faa mais besteiras. FILHA Minha me. Agora est tudo claro. como se ela estivesse aqui comigo. Voc est falando com ela. ME Ai, meu Deus. De novo, no! FILHA D. Marta, d-me a sua arma. Marta joga a arma para ela. FILHA (pegando a arma) Muito bem. Olha s mame, igual minha. S que com uma diferena. Essa a minha arma, e essa a arma dela. Pois bem. (para Marta) A senhora vai sair desta casa agora. E eu espero nunca mais encontrar a sua cara na minha frente. Tome. (joga um mao de notas para ela) A est. No era a comisso que ele ia receber? Pois agora sua. Eu no quero nada dele. Quanto ao carro, a senhora vai peg-lo e sumir daqui. E mais uma: esta mala, voc vai levar junto, pois dele eu no quero nada e voc no vai ficar com nada tambm. Voc vai sumir daqui com ela e vai jogla nas cataratas do Iguau. As chaves vo ficar comigo. MARTA Por que ele deixou a mala? Por que fugiu de txi? Ser que ele tinha outra?

37

ME Ai meu Deus! FILHA A mala eu que fiz. Posso te garantir que tudo dele est ai dentro. E voc vai jogar nas cataratas. E depois de jogar, vai telefonar para c e dizer que se desfez dela. Est me ouvindo? Se voc no fizer isso eu vou telefonar agora para eles e voc no vai ter tempo de deixar o pas. Voc vai sair deste pas com este dinheiro. todo seu. ME Minha filha! FILHA Quanto ao carro, quero que a polcia o encontre. No quero voc usando o carro dele, pois se no ia ser meu no vai ser seu tambm. Pode us-lo para chegar nas cataratas, mas depois que sair do pas voc deve abandon-lo, ouviu? Eles vo te achar logo... E mais uma coisa: leve o meu revlver. Quero que voc guarde ele e quando encontrar aquele safado use nele. Est ouvindo? Vai. Some daqui. No. Espera. A filha pega algumas notas do mao. FILHA Isto para eu guardar e usar na compra de uma roupa de luto para quando eu souber que ele foi encontrado morto. Some. Aqui esto as chaves do carro. E no se esquea de telefonar, dizendo que jogou a mala fora. E no demore, porque seno eu vou ligar para eles e dizer que voc est com ele, que fugiram juntos. Marta coloca a arma na bolsa, junto com o dinheiro, e sai puxando a mala. Ouve-se o culto. A me fecha a porta e a filha liga o alarme ME Minha filha, o que voc fez? FILHA Mame, vem comigo. As duas vo para a cozinha.

CENA VII

38 Na cozinha. A filha leva a me at as maletas e abre. Uma luz esverdeada sai da maleta. A filha fecha as maletas. ME E o que vamos fazer? FILHA Esperar para ver o que acontece. Ela com certeza vai telefonar logo. Vamos esperar. ME Ai meu Deus. VOZES Aleluia, Senhor. Aleluia.

CENA VIII

Na cozinha. A me e a filha esperam o telefonema. Toca o telefone. A filha desliga o alarme e abre a porta. Silncio. FILHA Al? Jogou? Agora some. Atravessa a fronteira e desaparece, pois eu vou ligar para eles agora, sua VACA. A filha desliga o telefone FILHA Ufa! (Para a me) Ela se desfez da mala. ME Aleluia, Senhor. Aleluia.

CENA FINAL

Ouve-se a locuo da notcia do Jornal Nacional sobre a morte da Princesa Diana. Londres. Em um banco no Hide Park.

39 ME Eu nunca vi tantas flores em frente a um porto antes. Que lindo! FILHA Tanta gente que gostava dela. Eu no poderia deixar de estar aqui nesta hora. Ainda bem que conseguimos passagem. ME Como eu sempre te disse: quando se paga, se tem de tudo. FILHA Eu no poderia deixar de estar no funeral dela. A senhora no sabe o que isto representa para mim. ME Eu entendo, filhinha. Sou sua me. Mas, o que tinha na recepo do hotel para ns? A filha pega uma sacola da Harrods e tira algumas revistas. FILHA Eu pedi para o gerente algumas revistas. Tem at uma VEJA (entrega a revista para a me). Sabia que aqui a revista Veja chega no mesmo dia que lanada no Brasil? ME (pegando os culos) Deixa ver. Meu Deus: OS CRIMES DA ENCOL - como a construtora tomou a poupana de 42.000 famlias. A me l a Veja enquanto a filha folheia uma revista que mostra fotos de Diana. FILHA Veja, mame, ela usando a tiara. A tiara linda, no mesmo? ME Ai, minha filha. Eles descobriram mais um. O Pedro Paulo Afonso, o dono da ENCOL. Olha s a revista. Meu Deus! FILHA Quem ele? ME um dos grandes da construo civil. Acho que pegaram ele. FILHA Mame, eu fiquei emocionada em saber que ela fazia tanta caridade. Ela estava to linda nas fotos de vero. Morrer assim, ela s tinha 36 anos. Ah, mame, ela fez tanta caridade que ainda pode se tornar uma santa. Como eu a amo.

40

ME Olha s isto aqui. (mostra a revista) A mulher do Pedro Paulo Afonso, a Gladys, toca Vivaldi para os paves que tem no jardim. E este jardim foi o que inspirou os jardins da casa da Dinda. Devem ser lindos. FILHA Mas a senhora no comprou um apartamento deles? ME Sim, tenho um, mas eu estou falando do jardim. Imagina os paves abrindo o seu leque de plumas ao som de Vivaldi. FILHA Ah, mame. Imagina as pessoas que compraram seus apartamentos, so mais de 42.000 pessoas. Famlias que sonhavam com a casa prpria. ME Ui. Eu s estava falando dos jardins. Voc est parecendo ela. FILHA Mame. Olha o que o gerente do hotel me arrumou. Eu disse para ele que queria comprar uma e ele conseguiu para mim. Olha. A filha pega uma caixa na sacola da Harrods e abre. uma cpia da tiara da Princesa Diana. FILHA No linda? ME Que linda! FILHA Sabe o dinheiro que peguei para comprar o meu traje de luto?... (Colocando a tiara) Fico parecida com ela? ME Voc fica linda, mas vai poder usar somente dentro de casa. Afinal, usar isso na rua, no Brasil... Ningum iria entender. FILHA Mas para usar em casa mesmo. Depois que o meu marido fugiu com a secretria, levando o dinheiro da comisso, ningum me d sossego, achando que eu sei onde eles esto. E eu no saberia explicar a tiara. Achariam que era presente dele.

41 Cada vez mais eu me sinto como ela. Quero ser como ela. Quero ainda fazer muita caridade, mame. ME Voc vai devolver o dinheiro? FILHA !!!!!!!!!!!!!!!!!! ME Como voc pretende fazer caridade? FILHA Acho que eu j comecei. ME Como j comeou????? FILHA Ah, mame, pensa bem: a senhora sempre disse que eu seria uma primeira dama, no ? Se eu fosse uma primeira dama, meu marido seria um poltico, no certo? ME Sim, isto . Mas voc matou ele.

FILHA Mas ai que est. ME No entendi. FILHA A caridade mame. A caridade. ME Caridade? FILHA Claro. A populao teve menos um poltico corrupto. Um poltico a menos. ME Caridade!!! FILHA Sim, mame, caridade. Eu estou me sentido como ela. Eu tambm posso fazer caridade, mame.

42

A me pega as mos da filha e acaricia. ME Ai, minha filha. Ai. Foco nas duas. Toca Rita Lee. - FILHO MEU, ou TODAS AS MULHERES DO MUNDO.

FIM Ou um incio.

Florianpolis, SC, quinta-feira, 3 de fevereiro de 2000

Anda mungkin juga menyukai