Anda di halaman 1dari 3

Processamento das Emoes

As emoes so responsveis por desencadear tenses no nosso organismo que, por mais que tentemos escond-las, se traduzem em tremores, frio no estmago, dor de barriga, choro, rir sem parar, arquear as sobrancelhas, perder a voz, bem como outros movimentos que muitos de ns j tero experimentado. Etimologicamente, a palavra emoo provm de duas palavras latinas ex movere que significam em movimento. Faz sentido, dado que uma emoo um conjunto de reaces corporais (algumas muito complexas) face a certos estmulos, como expressa Antnio Damsio, um dos neurocientistas mais famosos do mundo. No perodo da Grcia Antiga, at meados do sculo XIX, acreditava-se que as emoes eram instintos bsicos que deveriam ser controlados sob pena de o homem ter a sua capacidade de pensar seriamente afectada. O primado da racionalidade, que dominava as diversas cincias sociais e humanas, pretendia que as emoes fossem interpretadas como um entrave ao funcionamento adequado da razo, nomeadamente do pensamento. No entanto, a partir do sculo XX, as investigaes produzidas sobre a emoo levaram-nos a um outro entendimento: a emoo passou a ser considerada uma qualidade, desde que o indivduo que a esteja a sentir compreenda e tenha conscincia do seu estado. A emoo permite, assim, desenvolver a capacidade de relacionamento do indivduo no e com o mundo. Alis, as emoes apareceram na Histria da Humanidade como meio eficaz de comunicao, anteriormente linguagem. Dada a grande multiplicidade de teorias que reflectem a dificuldade em sintetizar numa definio a complexidade das emoes, podemos, de uma forma geral, definir emoo da seguinte forma: Estado mental e fisiolgico, breve e espontneo, associado a uma ampla variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Modificao dos componentes qumicos do crebro e, consequentemente, da sua estrutura. As emoes vividas vo definindo o que somos, dado que todas as experincias emocionais quotidianas que compem fisicamente o crebro criam ou fortalecem as conexes existentes entre os neurnios. Cada momento de medo, de raiva, de felicidade ou de desgosto transformam-nos de maneira mais ou menos duradoura, modificando a nossa estrutura cerebral.

EMOO DIFERE DE SENTIMENTO


Um dos factores que torna distinguveis as emoes dos sentimentos a privacidade destes ltimos e a exterioridade das emoes. A emoo pblica, observvel, tendo uma dimenso comunicacional, enquanto o sentimento est voltado para o interior do ser humano. Os sentimentos surgem aps tomarmos conscincia das nossas reaces corporais, quando estes movimentos so transmitidos a determinadas zonas do crebro atravs da actividade neuronal. Nas emoes, conseguimos reconhecer o elemento que as desencadeou, contrariamente aos sentimentos que no se associam a nenhuma causa imediata. Os sentimentos so emoes filtradas atravs dos centros cognitivos do crebro, mais especificamente do lobo frontal.

EMOO E RAZO Actualmente, j se reconhece a ideia de que a razo e emoo no se encontram nos antpodas. O divrcio entre a razo e a emoo um mito, visto no ter qualquer sustentao cientfica. impossvel privilegiar a razo sobre a emoo ou vice-versa. H todo um funcionamento combinado e inseparvel entre a razo (crebro racional) e as emoes (crebro emocional), uma vez que so as emoes que provocam um determinado pensamento e este que, por sua vez, provoca uma determinada emoo. Segundo Antnio Damsio, um dos mais famosos neurocientistas do mundo, as emoes no constituem um obstculo ao funcionamento da razo. Estas esto envolvidas nos processos de deciso: por mais simples que seja o processo, existe sempre uma emoo associada escolha feita, dado que o crtex cerebral se apoia nas emoes para decidir.

O CREBRO E A FORMAO DAS EMOES


No crebro, o sistema lmbico regula as emoes, sendo to poderoso que pode anular, tanto os pensamentos racionais, como as respostas vitais. A

amgdala, centro do sistema lmbico, responsvel por qualquer resposta emocional. Na ltima dcada, com o rpido desenvolvimento da rea das Neurocincias, foi definitivamente reconhecida a relevncia do papel que as emoes desempenham na vida diria. O crebro vive num estado de desequilbrio dinmico: por um lado, impulsionado por energias excitatrias; por outro, por foras inibidoras. Ao longo do dia, esta instabilidade sofre alteraes que se reflectem no humor, no estado de conscincia e na qualidade do pensamento. Diversos factores biolgicos, psicolgicos e ambientais intervm neste processo.

Tipos de Emoes
Antnio Damsio distingue trs tipos de emoes:

- Emoes primrias/ iniciais/ universais: surgem durante a infncia, sendo teis para uma reaco rpida quando emergem determinados estmulos do meio. Envolvem um elevado fluxo de energia e podem existir sem termos conscincia delas, caso sejam inatas. Alm disso, reflectem directamente as mudanas dos estados de esprito. neste tipo de emoes que se enquadra o medo, a alegria, a tristeza, a raiva, a surpresa e a averso. - Emoes secundrias/ sociais/ adultas: experimentadas mais tarde, dependem de uma aprendizagem e, portanto, de interaces sociais. Implicam uma avaliao cognitiva das situaes, envolvendo, por isso, as reas do crtex pr-frontal. Temos como exemplos a vergonha, o cime, a culpa e o orgulho. - Emoes de fundo: causadas, por exemplo, por um esforo fsico intenso, pelo remoer de uma deciso complicada de tomar ou pela ansiedade em relao a um acontecimento agradvel/desagradvel que nos espera. Temos como exemplos o bem-estar, o mal-estar, a calma ou a tenso.

Anda mungkin juga menyukai