Anda di halaman 1dari 11

O desejo de reproduzir e guardar imagens fiis de uma paisagem, pessoa, animal ou objeto foi perseguido incansavelmente pelo homem

ao longo dos sculos. A tecnologia que permitiu no s captar e exibir uma imagem, mas tambm reproduzi-la, surgiu na segunda dcada do Sculo XIX e foi denominada de Fotografia, palavra composta por duas expresses da lngua grega photo + graphos, que significa escrever com a luz. O processo fsico que envolve tambm as leis da ptica (as objetivas e a caixa escura que permitem a formao e captura da imagem) j estava bastante avanado no final do Sculo XVIII. o processo qumico - aquele que permite o registro latente da imagem num suporte sensibilizado com cristais de prata que, depois de revelado e fixado, produz uma imagem permanente - comeou a amadurecer.

As primeiras cmaras obscuras eram um quarto fechado com trs de suas paredes pintadas em cores escuras e uma outra em cores claras. Na parede oposta clara, era feito um pequeno orifcio por onde entrava a luz que projetava, na parede clara, a imagem do objeto que estivesse do lado de fora da cmara, em

frente ao orifcio.

Alguns historiadores afirmam que a primeira descrio sobre o funcionamento de uma cmara obscura foi do filsofo grego Aristteles. Mas foi com o cientista rabe, Abu al-Hasan Ibn al-Haytham (965-1038,d.C.), conhecido no Ocidente como Alhazen, descobriu outros usos para a cmara obscura: observar eclipses solares e lunares sem danificar os olhos dos observadores. Alhazen tambm fez importantes descobertas sobre o funcionamento das leis fsicas e pticas, especialmente sobre refrao e lentes, que tornaram possvel a inveno do telescpio e do microscpio.

Os avanos feitos nos sculos anteriores desenvolveram bem a parte ptica e mecnica do processo fotogrfico. O processo para a construo da futura cmara fotogrfica estava maduro. Nesta poca, porm, o componente qumico a emulso base de sais de prata, os reveladores e, principalmente, os fixadores das imagens - ainda no era totalmente conhecido pelos pesquisadores da fotografia. Os historiadores afirmam que a primeira imagem reproduzida mecanicamente pela tcnica que seria denominada, anos mais tarde, de fotografia, foi obtida entre 1824 e 1827 pelo inventor e tipgrafo francs Joseph Nicphore Nipce (1765-1833).

A contribuio mais importante de Nipce surgiu em 1826, quando ele teve a idia de colocar uma das placas revestidas com betume dentro de uma camara obscura. Aps oito horas de exposio luz, a placa foi retirada da cmara e revelada em leo de lavanda. O resultado final da experincia produziu a primeira fotografia.

Nipce no conseguiu fazer com que sua tcnica, baseada em uma emulso base de asfalto betuminoso, progredisse.

Daguerre se concentrou em estudar maneiras de controlar as reaes qumicas provocadas pelo contato dos haletos de prata com a luz.
Em 1837, Daguerre conseguiu reproduzir com fidelidade, mas de forma acidental, uma cena de seu estdio parisiense: uma placa de metal, sensibilizada com iodeto de prata, que j haviasido exposta luz numa cmara obscura, foi guardada em um armrio onde havia um termmetro quebrado. No dia seguinte, ao abrir o armrio, Daguerre descobriu que os vapores de mercrio que haviam vazado do termmetro, tinham revelado a imagem que havia sido gravada na chapa fotogrfica

A popularizao da fotografia ocorreu a partir de 1888, quando Eastman lanou no mercado a primeira cmara fotogrfica que j saa de fbrica carregada com o filme suficiente para 100 fotos -, cujo processamento se dava no laboratrio da empresa (a Kodak). O que liberava o fotgrafo de todo o trabalho de preparao das chapas e de seu processamento. O nico trabalho do fotgrafo era fotografar: todo o processamento ficava a cargo da fabricante do equipamento. Ou, como afirmavam os anncios publicitrios da Kodak, Voc aperta o boto e ns fazemos o resto.

Na dcada de 1950, comeou a ser desenvolvida nos Estados Unidos a tecnologia que iria permitir o surgimento da fotografia digital, 30 anos mais tarde. A descoberta mais importante neste sentido foi a criao, em 1969, do CCD, sigla em ingls das palavras Charge-Coupled Device, que

em portugus significa Dispositivo de Carga Acoplada, por dois cientistas dos Laboratrios Bell.

O CCD produzido a partir de pastilhas de silcio, onde so enterradas microscpicas hastes metlicas que permitem a captura da luz e a sua transformao de energia eletromagntica emum simples arquivo eletrnico binrio digital.

A entrada da NASA e de suas volumosas verbas para pesquisa que tornariam possvel o uso comercial do CCD nos anos seguintes. As sondas do tipo Viking e Voyager, enviadas ao espao para explorar e fotografar Marte e outros planetas do sistema solar. Em setembro de 1981, a empresa japonesa Sony anunciou que iria lanar, uma cmara fotogrfica chamada de Mavica que no precisava de filme para registrar as imagens. Segundo reportagem da revista Time, a Mavica, ento ainda um prottipo, produzia imagens fotogrficas tremulantes e de baixa qualidade, que eram armazenadas num pequeno disquete e precisavam de um computador para ser vistas.

Em 1992, a Kodak formou um consrcio com a agncia de notcias The Associated Press (AP) e com dois dos maiores fabricantes de equipamentos fotogrficos profissionais (Nikon e Canon), para adaptar cmaras convencionais para a nova tecnologia. O objetivo desta estratgia era tornar mais fcil a adoo da fotografia digital pelos fotojornalistas e vencer as resistncias naturais que barram a introduo de novas tecnologias.

Anda mungkin juga menyukai