Anda di halaman 1dari 5

INSTITUTO DE CINCIAS ADMINISTRAO

PAULISTA Disciplina ECONOMIA E NEGCIOS Professor ALEXANDRE LAS CASAS Prova NP1 Durao 2h e 30 minutos Permanncia 30 minutos no mnimo
Campus Nota Prova RA Trabalhos Nota Final Perodo Semestre Sala Data Contedo Valor

NOTURNO 1. 10/04/2012 08 questes 0a8

Nota Revisada ESCREVA COM LETRA LEGVEL

Nome

Instrues Gerais

Leia com ateno: Prova individual e sem consulta. Utilize caneta preta ou azul. Lpis no ser aceito. Preencha seu RA e NOME completo legvel. Assine a lista de presena. Verifique se falta alguma questo ou pgina na prova.

Instrues Especficas

No permitido: Utilizar ou atender celular. Emprestar qualquer tipo de material. Manter mochila, bolsa ou estojo sobre a cadeira ou corpo. Marcar mais de uma alternativa para a mesma questo. Rasurar o gabarito.

Ateno

atribuda nota ZERO ao aluno que usar meios ilcitos ou no autorizados pelo professor por ocasio da execuo dos trabalhos, das provas parciais, dos exames ou de qualquer atividade que resulte na avaliao do conhecimento por atribuio de nota, sem prejuzo da aplicao de sanes cabveis por esse ato de improbidade.
MARQUE UM

Gabarito
A A A A A A A A A A

X COM CANETA PRETA OU AZUL SOBRE A ALTERNATIVA CORRETA


D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

A nota NO ser lanada para prova SEM RA ou NOME!

Pgina 1 de 5

INSTITUTO DE CINCIAS ADMINISTRAO QUESTES


QUESTO 01: A cincia econmica nasce com os fisiocratas e Adam Smith, atravs da concepo de sistema econmico. Com base na proposio de como funciona o sistema, seria possvel avaliar o efeito das polticas econmicas, como aquelas defendidas pelos mercantilistas. Como seria julgada a poltica econmica mercantilista, pelos fisiocratas e por Smith? a) b) c) d) Adequada, por possibilitar moldar os condicionantes do sucesso econmico de uma nao. Adequada, por respeitar as leis naturais do funcionamento da economia. Inadequada, por aumentar o excedente econmico e causar problemas de demanda efetiva. Inadequada, por interferir na ordem do mercado e, assim, na reproduo e no crescimento das naes. e) Incua, no afetando o desenvolvimento das naes.

QUESTO 02: De acordo com os problemas econmicos fundamentais o qu, quanto, como e para quem produzir e da escassez de recursos de produo, explique qual deve ser a definio principal da cincia social economia. uma cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produo so escassos; contudo as necessidades humanas so ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produo e de distribuio dos resultados da atividade produtiva aos vrios grupos da sociedade.

QUESTO 03: Os problemas econmicos fundamentais so: o que produzir para quem produzir e como produzir. Com as alternativas abaixo assinale (V) Verdadeiro ou (F) falso. a. (V b. (V c. (V ) O que produzir: deciso tomada em conjunto pelas unidades consumidoras (que ) Para quem produzir: a distribuio dos benefcios resultantes da produo ) Como produzir: os produtores devero adotar a combinao de fatores de produo

constituiro a demanda por bens e servios) e pelas unidades produtoras. depender da quantidade de cada fator de produo utilizado e da sua produtividade. que proporcione o menor custo de produo. QUESTO 04: O grfico abaixo representa uma situao em que as empresas que oferecem o produto causam dano ao meio ambiente, gerando uma perda de bem-estar social porque o custo marginal social superior ao preo vigente no mercado.

P* = preo de equilbrio no mercado q* = quantidade negociada

a) Analise esta situao, mostrando como pode ser corrigida: A colocao de um imposto sobre o produtor, num montante que equalizasse a curva de oferta normal e a que considera os custos sociais, seria a maneira de corrigir a externalidade, como pode ser visto. O mesmo

A nota NO ser lanada para prova SEM RA ou NOME!

Pgina 2 de 5

INSTITUTO DE CINCIAS ADMINISTRAO


deslocamento da curva de oferta poderia ser obtido se houvesse um proprietrio do meio ambiente danificado que pudesse cobrar do produtor pelo uso do fator de produo meio ambiente. A curva de oferta tambm se deslocaria b) Neste contexto, explique o que vem a ser o Teorema de Coase. (custos/benefcios - gerados pelas atividades de produo ou consumo) Mesmo numa situao em que no haja imposto corretivo, nem um pagamento ao dono do meio ambiente, transaes entre os prejudicados pelo dano ao meio ambiente e os produtores poderiam resolver a externalidade. Os prejudicados poderiam pagar aos produtores se eles produzissem menos, ou seja, a produo poderia ser reduzida a nvel de timo social. Mas, para que isto acontecesse, seria preciso que no houvesse custos de transao. Obs: Para responder corretamente a este item, bastaria enunciar o Teorema de Coase: Na presena de externalidades, se as partes puderem negociar livremente, no havendo custos de transao, chegariam a um resultado eficiente. QUESTO 05: Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetrio conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona. E o que mostra a curva de possibilidade de produo ou curva de transformao? Os agentes econmicos so as famlias e as empresas. As famlias so proprietrias de fatores de produo e os fornecem s empresas, atravs do mercado dos fatores de produo. As empresas, atravs da combinao dos fatores de produo, produzem bens e servios e os fornecem s famlias por meio do mercado de bens e servios. Fluxo Real da Economia Mercado de Bens e Servios Demanda Famlias Oferta Mercado de Fatores de Produo No entanto, o fluxo real da economia s se torna possvel com a presena da moeda, que utilizada para remunerar os fatores de produo e para o pagamento dos bens e servios. Desse modo, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetrio da economia. Fluxo Monetrio da Economia Pagamento dos bens e servios Famlias Remunerao dos Fatores de Produo Curva de Possibilidades de Produo (ou curva de transformao). um conceito terico com o qual se ilustra, como a questo da escassez impe um limite capacidade produtiva de uma sociedade, que ter que fazer escolhas entre alternativas de produo. Devido escassez de recursos, a produo total de um pas tem um limite mximo, onde todos os recursos disponveis esto empregados. Suponhamos uma economia que s produza mquinas (Bens de Capital) e alimentos (Bens de Consumo) e que as alternativas de produo de ambos seja as seguintes: Mostrar em grfico. Empresas Oferta Empresas Demanda

A nota NO ser lanada para prova SEM RA ou NOME!

Pgina 3 de 5

INSTITUTO DE CINCIAS ADMINISTRAO


Alternativas de Produo Mquinas (milhares) Alimentos (toneladas) A 25 0 B 20 30 C 15 45 D 10 60 E 0 70

QUESTO 06: A Microeconomia, ou Teoria Geral dos Preos, analisa a formao de preos no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preo e a quantidade de um determinado bem ou servio em mercados especficos. A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da procura na formao do preo no mercado, isto , o preo sendo obtido pela interao do conjunto dos consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou servio. Do ponto de vista da economia de empresas, onde se estuda uma empresa especfica, prevalece a viso contbil financeira na formao do preo de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produo, enquanto na Microeconomia prevalece a viso do mercado. O conceito de empresa possui 2 vises: a econmica e a jurdica. Do ponto de vista econmico, empresas ou estabelecimento comercial a combinao pelo empresrio, dos fatores de produo: capital, trabalho, terra e tecnologia, de modo organizados para se obter o maior volume possvel de produo ou de servios ao menor custo. Na doutrina jurdica reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econmica um complexo de relaes jurdicas entre o empresrio e a empresa. Em relao ao texto acima, explique os itens abaixo.
a)

Pressupostos bsicos da anlise microeconmica;


A hiptese coeteris paribus ( tudo o mais permanece constante ): o foco de estudo dirigido apenas quele mercado, analisando o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variveis interfiram muito pouco, ou que no interfiram de maneira absoluta.

b)

Papel dos preos relativos;


Na anlise microeconmica, so mais relevantes os preos relativos, isto , os preos dos bens em relao aos demais, do que os preos absolutos ( isolados) das mercadorias. Exemplo: se o preo do guaran cair 10%, mas tambm o preo da soda cair em 10%, nada deve acontecer na demanda dos dois bens, mas se cair apenas o preo do guaran, permanecendo inalterado o preo da soda, deve-se esperar um aumento na quantidade procurada de guaran e uma queda na soda. Embora no tenha havido alterao no preo absoluto da soda, seu preo relativo aumentou, quando comparado com o guaran.

c)

Princpio da Racionalidade;

Por esse princpio, os empresrios tentam sempre maximizar lucros condicionados pelos custos de produo, os consumidores procuram maximizar sua satisfao no consumo de bens e servios ( limitados por sua renda e pelos preos das mercadorias). d)

Estrutura de mercado;
Anlise das estruturas de mercado: A partir da demanda e da oferta de mercado so determinados o preo e a quantidade de um bem ou servio. * As estruturas de mercado de bens e servios so: a) concorrncia perfeita; b) monoplio; c) oligoplio d) concorrncia imperfeita ou monopolista; As estruturas de mercado de fatores de produo so: a) concorrncia perfeita; b) monoplio; c)oligoplio;

e)

Teoria da oferta e da demanda.


Demanda de Mercado

A nota NO ser lanada para prova SEM RA ou NOME!

Pgina 4 de 5

INSTITUTO DE CINCIAS ADMINISTRAO


Conceito: A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo. A procura depende de variveis que influenciam a escolha do consumidor. So elas: o preo do bem e servio, o preo dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferncia do indivduo. Para estudar-se a influncia dessas variveis utiliza-se a hiptese do coeteris paribus, ou seja, considera-se cada uma dessas variveis afetando separadamente as decises do consumidor. Oferta de Mercado Pode-se conceituar oferta como as vrias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado perodo de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vrios fatores; dentre eles, de seu prprio preo, dos demais preos, dos preos dos fatores de produo, das preferncias do empresrio e da tecnologia. Diferentemente da funo demanda, a funo de oferta mostra uma correlao direta entre a quantidade ofertada e nvel de preos. a chamada Lei Geral da Oferta.

QUESTO 07: Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermedirios e fatores de produo. Definio de Bens de Capital, Bens de Consumo, Bens Intermedirios e Fatores de Produo. Bens de Capital: so aqueles utilizados na fabricao de outros bens, mas que no se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Mquinas, Equipamentos e Instalaes. Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como durveis. (geladeiras, foges, automveis) ou como no durveis (alimentos, produtos de limpeza). Bens Intermedirios: so aqueles que so transformados ou agregados na produo de outros bens e que so consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matrias-primas e componentes). Fatores de Produo: So constitudas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

Boa Prova!!!

A nota NO ser lanada para prova SEM RA ou NOME!

Pgina 5 de 5

Anda mungkin juga menyukai