Anda di halaman 1dari 4

Resoluo CNS n 33-92 - Recomendaes para constituio dos Conselhos Estaduais e Municipais de Sade

O Plenrio do Conselho Nacional de Sade, com base em suas competncias regimentais e nas atribuies conferidas pela Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990, e pela Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, em sua reunio ocorrida em 2 e 3 de dezembro de 1992 e considerando o objetivo de acelerar e consolidar o controle social do SUS, por intermdio dos Conselhos Estaduais e Municipais de Sade, com base na Constituio Federal e na legislao supracitada, RESOLVE: I - Aprovar o documento "Recomendaes para a Constituio e Estruturao de Conselhos Estaduais e Municipais de Sade", na forma anexa. JAMIL HADDAD Presidente do Conselho Nacional de Sade

Homologo a Resoluo n 33, nos termos do Decreto de 12 de novembro de 1991. JAMIL HADDAD Ministro de Estado da Sade

RECOMENDAES PARA A CONSTITUIO E ESTRUTURAO DE CONSELHOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE SADE O Conselho Nacional de Sade, em sua reunio plenria de 2 e 3 de dezembro de 1992, com o objetivo de acelerar e consolidar o controle social do SUS, por intermdio dos conselhos Estaduais e Municipais de Sade, com base na Constituio Federal, e na Lei Orgnica da Sade (Lei n 8.080/90) e na Lei n 8.142/90 e conforme definies emanadas da 9 CNS, recomenda as seguintes diretrizes: 1. DEFINIO DOS CONSELHOS DE SADE Com base na legislao j existente, pode-se definir um Conselho de Sade como o rgo ou instncia colegiada de carter permanente e deliberativo, em cada esfera de governo, integrante da estrutura bsica da Secretaria ou Departamento de Sade dos Estados e Municpios, com composio, organizao e competncia fixadas em lei. O Conselho consubstncia a participao da sociedade organizada na administrao do Sistema de Sade, propiciando o controle social desse sistema. 2. COMPOSIO DOS CONSELHOS

A participao comunitria enfatizada na legislao, tornando os Conselhos uma instncia privilegiada na discusso da poltica de sade. A legislao tambm estabelece a composio paritria dos usurios, em relao aos outros segmentos representados. Desta forma, um Conselho de Sade dever ser composto por representantes do Governo, de profissionais de sade, de prestadores de servios de sade e usurios, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunio plenria. Recomenda ainda que o nmero de conselheiros no seja inferior a 10 nem superior a 20 membros. A situao de cada Estado e Municpio e a discusso com os segmentos que participaro do Conselho levar melhor definio dessa composio numrica. A representao de rgos e/ou entidades, que ser apresentada, a seguir, como exemplo, poder sofrer modificaes de acordo com a realidade existente em cada Estado, Municpio e no Distrito Federal, preservando-se, porm, o princpio da paridade em relao aos usurios. Em relao aos Conselhos Estaduais de Sade:

representante(s) do Governo Federal, indicado(s) pelo Ministro de Estado da Sade e outros Ministrios; representante da Secretaria de Sade do Estado; representante(s) das Secretarias Municipais de Sade; representante(s) dos trabalhadores na rea de sade; representante(s) de prestadores de servio de sade, sendo 50% de entidades filantrpicas e 50% de entidades no filantrpicas;

A representao dos usurios dever ser composta por:


representante(s) de entidades congregadas de sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais; representante(s) de movimentos comunitrios organizados na rea da sade; representante(s) de conselhos comunitrios, associaes de moradores ou 33entidades equivalentes; representante(s) de associaes de portadores de deficincias; representante(s) de associaes de portadores de patologias; representante(s) de entidades de defesa do consumidor.

A representao total dos conselhos deve ser distribuda da seguinte forma:


50% de usurios, 25% de trabalhadores de sade e 25% de prestadores de servios (pblico e privado). Os representantes dos usurios devero ser indicados impreterivelmente pelas suas entidades.

Em relao aos Conselhos Municipais de Sade, prope-se uma composio semelhante dos Conselhos Estaduais, adaptada ao Municpio. Geralmente, no ser necessria a presena de representante do Governo Federal, a no ser em casos especiais, que sero definidos localmente. Os usurios tero representao semelhante dos Conselhos Estaduais. Os outros segmentos devero ser representantes do Governo Estadual, do Governo Municipal, dos trabalhadores da rea da sade e dos prestadores de servios de sade de entidades filantrpicas e no filantrpicas.

Nenhum conselheiro poder ser remunerado pelas suas atividades, sendo as mesmas consideradas de relevncia pblica. 3. ESTRUTURA DOS CONSELHOS DE SADE Os organismos de Governo Estadual e Municipal devero dar apoio e suporte administrativo para a estruturao e funcionamento dos Conselhos, garantindo-lhes dotao oramentria. O Conselho de Sade dever ter como rgos o Plenrio e o Colegiado Pleno e uma Secretaria Executiva com assessoria tcnica. O Plenrio ou Colegiado Pleno ser composto pelos conjunto de conselheiros. Os atos dos Conselhos sero homologados pelo chefe do poder executivo local, podendo esta atribuio ser delegada aos respectivos secretrios Estadual e Municipal, conforme o caso. O Plenrio reunir-se- obrigatoriamente uma vez ao ms e extraordinariamente sempre que necessrio, e funcionar baseado em Regimento Interno a ser elaborado e aprovado pelo prprio Plenrio. A Secretaria Executiva dever ser a unidade de apoio ao funcionamento do Conselho de Sade, secretariando suas reunies e servindo de instrumento divulgador de suas deliberaes, mantendo intercmbio constante com as unidades do Sistema nico de Sade e articulando os entendimentos necessrios ao aprimoramento do mesmo. Para tal, dever contar com pessoal administrativo e pessoal tcnico, que funcionar com Assessoria Tcnica ao Plenrio e mobilizar consultorias e assessoramento por parte das instituies, rgos e entidades da rea de sade que possam dar suporte e apoio tcnico ao Conselho. Os rgos de Governo Estadual ou Municipal devem prestar apoio, informaes e assessorias aos Conselhos de Sade. As dimenses de cada estrutura da Secretaria Executiva componente do Conselho Estadual ou Municipal de Sade devero ser discutidas e definidas caso a caso, para evitar-se superdimensionamento. A Secretaria Executiva est subordinada ao Plenrio do Conselho. O ato de criao do Conselho de Sade, bem como sua composio, organizao, estrutura e competncia devero ser estabelecidos por lei estadual ou municipal, e referendados pelo Poder Executivo correspondente, que nomear os conselheiros indicados pelos rgos e entidades. O mandato dos conselheiros ser definido no Regimento Interno, no devendo coincidir com o mandato do governo Estadual ou Municipal, sugerindo-se que tenha a durao de dois anos, podendo ser reconduzido a critrio das respectivas representaes (IX Conferncia Nacional de Sade). O Regimento Interno de cada Conselho tambm definir o quorum mnimo para o carter deliberativo das reunies do Plenrio e para as questes de suplncia e perda do mandato por faltas justificadas. Os conselhos tm autonomia de se autoconvocar. Suas reunies devem ser abertas ao pblico, com pauta e datas previamente divulgadas pela imprensa. 4. COMPETNCIA DOS CONSELHOS DE SADE

Os Conselhos de Sade Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que tm algumas competncias j definidas nas leis federais e complementadas pelas legislaes estaduais e municipais, podero ainda:

atuar na formulao e controle da execuo da poltica de sade, includos seus aspectos econmicos, financeiros e de gerncia tcnico-administrativa; estabelecer estratgias e mecanismos de coordenao e gesto do SUS, articulando-se com os demais colegiados em nvel nacional, estadual e municipal; traar diretrizes de elaborao e aprovar os planos de sade, adequando-os s diversas realidades epidemiolgicas e capacidade organizacional dos servios; propor a adoo de critrios que definam qualidade e melhor resolutividade, verificando o processo de incorporao dos avanos cientficos e tecnolgicos na rea; propor medidas para o aperfeioamento da organizao e do funcionamento do Sistema nico de Sade - SUS; examinar propostas e denncias, responder a consultas sobre assuntos pertinentes a aes e servios de sade, bem como apreciar recursos a respeito de deliberaes do Colegiado; fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das aes e servios de sade; propor a convocao e estruturar a comisso organizadora das Conferncias Estaduais e Municipais de Sade; fiscalizar a movimentao de recursos repassados Secretaria de Sade e/ou ao Fundo de Sade; estimular a participao comunitria no controle da administrao do Sistema de Sade; propor critrios para a programao e para as execues financeira e oramentria dos Fundos de Sade, acompanhando a movimentao e destinao de recursos; estabelecer critrios e diretrizes quanto localizao e ao tipo de unidades prestadoras de servios de sade pblicos e privados, no mbito do SUS; elaborar o Regimento Interno do Conselho e suas normas de funcionamento; estimular, apoiar ou promover estudos e pesquisas sobre assuntos e temas na rea de sade de interesse para o desenvolvimento do Sistema nico de Sade; outras atribuies estabelecidas pela Lei Orgnica da Sade e pela IX conferncia Nacional de Sade.

Anda mungkin juga menyukai