Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE EDUCAO CURSO DE LICENCIATURA EM CINCIAS NATURAIS

EDUCAO E CRIATIVIDADE

PROF. EVANEIDE FERREIRA ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO MATRICULA: 91011111

ATIVIDADE DA SEMANA V

O LDICO NO ENSINO DE CINCIAS NATURAIS

Pombal, 2013

O LDICO NO ENSINO DE CINCIAS NATURAIS

O jogo e a brincadeira fazem parte de, principalmente, todas as atividades do desenvolvimento do ser humano. Partindo dessa afirmao percebe-se que os momentos ldicos proporcionam aos indivduos a possibilidade de desenvolver a sua criatividade. No mbito escolar as atividades ldico-pedagogicas contribuem para a construo do conhecimento, desenvolvimento pessoal, cognitivo e psicomotor. O brincar contribui para aguar a vontade de aprender (MELO, 2004). A ludicidade uma necessidade do ser humano em qualquer idade e no pode ser vista apenas como diverso. O seu desenvolvimento facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa sade mental, facilita os processos de socializao, comunicao, expresso e construo do conhecimento. Nessa perspectiva este trabalho tem como objetivo mostrar que, atravs do ldico, possvel ensinar e divulgar a cincia de forma mais envolvente, interativa e prazerosa, alm da escola, em espaos informais de educao.

EXEMPLO DE ATIVIDADE LDICA

Oficina pedaggica: o ensino de cincias e o jogo didtico

Objetivos Favorecer a interao entre os participantes permitindo maior ndice de aprendizagem ao realizarem atividades ldicas e competitivas;

Contribuir para o desenvolvimento do raciocnio, da criatividade, da ateno e do interesse pela realizao das tarefas escolares.

Divertir-se com o jogo da memria Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas

Conhecer as regras do jogo da memria

Procedimentos:

Exemplo de um jogo didtico: cadeia alimentar

Este jogo pode ser aplicado em turmas de 6 ano, para trabalhar o contedo de cadeia alimentar. A ideia que os alunos possam visualizar a cadeia de forma que eles mesmos construam, observando as ordens de produtor e consumidores e classifique de forma adequada.

COMO MONTAR: Papel Oficio, Caneta, Grafite, Papel Carto, Cola, Tesoura, Rgua, Borracha e ser necessrio figuras de animais que possam formar uma cadeia alimentar, est dever ser tirada de revista ou ser impressa.(Foto I).

Foto I

As setinhas so feitas com papel carto e indicam ordem em que ocorrem cadeia alimentar, de fundamental importncia na hora da atividade, os alunos devero utilizlas. (Foto II).

Foto II

As figuras sero recortadas de livros, revistas ou impressas. (Foto III).

Foto III

Devero ser coladas em papel carto, para que tenham maior resistncia. (Foto IV).

Foto IV

Recortadas separadamente. (Foto V).

Foto V

Em papel carto dever ser escrito com caneta ou pincel produtor e consumidores dependendo de quantos elementos existiro na cadeia. (Foto VI).

Foto VI

E por ultimo fazer de papel oficio ou papel 40 envelopes onde devero estar presentes todos os matrias para o jogo, as figuras, as setinhas e as ordens. (Foto VII).

Foto VII

METODOLOGIA A turma dever ser dividida em equipes e cada equipe receber um envelope com as peas pra jogar, cada equipe dever montar a sua cadeia, por fim o professor ir verificar com toda a turma se as cadeias foram montadas de maneira correta, e poder reforar o assunto explicando novamente quem so produtores e quem so consumidores e como identific-los em uma cadeia. O professor pode utilizar um mapa conceitual antes do jogo didtico em sala de aula para saber quais os conhecimentos prvios dos alunos. O mapa conceitual apresentado na figura apenas um modelo, que pode sofrer adaptaes do professor ou dos prprios alunos.

Aps a aplicao do momento ldico os alunos construiro diversos cartazes com a temtica: cadeia alimenta (esquemas em cartolinas), indicando inclusive o sentido da energia na cadeia alimentar; como os animais escrevem as suas caractersticas e como as explorar qual a utilidade de uma alimentao saudvel. *Cada professor pode fazer a adaptao que achar necessria para trabalhar com as suas turmas.

Podemos concluir que uma aula centrada em atividades ldicas exige uma preparao interna, o que no se adquire apenas com a aquisio de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes. Uma fundamentao terica consiste d o suporte necessrio ao professor para o entendimento dos porqus de seu trabalho e de suas atitudes. Trata-se de formar novas atitudes, da a necessidade de que os professores estejam envolvidos com o processo de formao de seus educandos. Os professores devem estar centrados nos objetivos de trabalhar de uma forma ldica com seus alunos.

REFERNCIAS: MELO, C. M. R. As atividades ldicas so fundamentais para subsidiar o processo de construo do conhecimento. Informacin filosfica, v. 1, n. 2, p - 266-270. ISSSN 1824-7121. FATIMA, Maria Camarotti. et. al. Oficinas Pedaggicas e Grupos de Trabalho. Cincias Naturais. Vol. 2 Ed. Universitria UFPB. Joo Pessoa. 2009. p. 427-458. SITE: Disponvel em: <http://biologiaifam.blogspot.com.br/> acesso em 22/04/2013.

Anda mungkin juga menyukai