Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA UFPB CENTRO DE EDUCAO CE COMPONENTE CURRICULAR: CORPEREIDADE APRENDENTE: FERNANDA

NDA FERNANDES NASCIMENTO PLO: CABACEIRAS -DESAFIO No mundo atual o corpo tem sido discutido e tratado sob as mais diferentes perspectivas, incluindo-se nesse contexto a perspectiva da corporeidade. Nesse sentido, a corporeidade uma tentativa de superar as antigas e dominantes interpretaes, desde a dicotomia platnica e cartesiana at a viso de corpo como mquina ou como simples objeto. O corpo objeto, pelos vs da biologia ossos, msculos e rgos, dessa forma somos iguais aos outros seres vivos, sendo que somos determinados pela a ao de raciocinar, mas no podemos ver o corpo como objeto experiencial como v a cincia. Temos que entender o corpo como forma de vida que interage e se comunica de diferentes formas de viver. Nosso corpo uma mquina ,isso o corpo objeto. J o corpo sujeito as condies na qual o corpo objeto est inserido e envolvido e os sujeitos precisam cuidar do corpo, cuidar no s no sentido de exercitar esse corpo, mas sim dos aspectos higinicos, intelectual e social. Corpos fortes e saudveis fazem parte da construo da identidade e para isso se fazem necessrios boa alimentao e respeito aos limites do corpo objeto e uma conscientizao desses limites no os alterando pelo bel prazer de seguir modelos moderamos ditados por exigncias da mdia .A educao tem papel fundamental para a formao do ser humano e uma educao para corpo deve fazer parte da vida ,o cuidar do corpo precisa estar adaptado ao que exigido pela modernidade ,pela sua realidade. Dai surgiro s necessidades de criao de polticas publicas para melhorar a desempenho do corpo, determinados pelas organizaes sociais que se constituram como base na produo industrial racionalizada. Pensadores educacionais levantam reflexes sobre atividades fsicas para promoo de uma vida saudvel, a escola promove a disciplinaro do corpo atravs da cincia e da tcnica a fim de torn-lo til e obediente,pefil escolar que exclua corpos para tal ineficientes dos corpos performticos, e a submisso se d na propagao de perfil dominante ,ou seja, a escola colaborava para transformar corpos em mquinas que deviam ter aptides ,minuciosamente controlados pela economia.

A corporeidade no cenrio contemporneo deve analisar e refletir sobre valores que moldam perfis sociais que marcam mudanas nessas ,tomando o corpo em smbolo de derrotas e novas conquistas.Atualmente,diante de tantas transformaes o corpo sofre por ser transformado pelo simples prazer pessoal de aparecer para o outro. Dessa forma uma pedagogia do corpo, ou seja, na educao escolar o educador tem o papel sobre as responsabilidades que devemos ter com o nosso corpo e o corpo do outro ,fazer seus educando a refletirem sobre uma responsabilidade social. As tcnicas corporais devem ser difundidas desde cedo pela educao dos pequenos aos grandes atos, no podemos usar o nosso corpo pelo simples prazer.

Anda mungkin juga menyukai