Anda di halaman 1dari 23

CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUO METLICA So Paulo Brasil 31 de agosto a 2 de setembro 2010

Anlise de estrutura aporticada de ao para suporte de peneira vibratria


Tnia Maria Ribeiro Costa Assuno Fernando Amorim de Paula taniaribeiro4@oi.com.br profap@dees.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais. Engenharia de Estruturas.

Resumo. Devido racionalizao dos espaos nos processos industriais, grande parte das peneiras vibratrias encontra-se em estruturas aporticadas de ao com alturas elevadas. Apesar da excitao dinmica induzida por esse equipamento ser representada por uma funo harmnica conhecida, algumas dificuldades so encontradas para analisar os seus efeitos nas estruturas de apoio. Diante das dificuldades so adotadas algumas simplificaes, dentre elas a que envolve a interao entre o equipamento e sua estrutura suporte. Os efeitos de algumas dessas simplificaes so demonstrados atravs de um estudo de caso de uma estrutura aporticada de ao que suporta uma peneira vibratria, cuja principal fonte de excitao um sistema rotativo com massa propositalmente desbalanceada para provocar os movimentos caractersticos do equipamento. Em um dia de funcionamento da mina a aquisio real de dados foi realizada utilizando um acelermetro uniaxial para efetuar a medio da amplitude de acelerao em alguns pontos da estrutura. Foram elaborados modelos computacionais via mtodo dos elementos finitos, sendo que, em um dos modelos, buscou-se representar a estrutura o mais real possvel com a peneira vibratria discretizada, enquanto nos demais modelos a peneira vibratria foi eliminada e seus efeitos foram representados com algumas variaes e simplificaes. O estudo comparativo das aceleraes obtidas com os modelos computacionais e as medidas in loco, permitiu avaliar a qualidade das simplificaes adotadas. Palavras-chave: Vibrao, carregamento dinmico, estrutura suporte de peneira vibratria.

INTRODUO

Com a evoluo tecnolgica em reas como materiais e equipamentos, aliada a economia e arrojo dos engenheiros, as estruturas esto cada vez mais esbeltas, leves, flexveis e com baixo amortecimento, consequentemente mais suscetveis a problemas de natureza dinmica. Somado a isso, atualmente existe um maior nvel de exigncia quanto ao conforto das pessoas e preservao do meio ambiente. Todos esses fatores motivam ainda mais o desenvolvimento de pesquisas na rea de vibraes. Com a crescente demanda de projetos industriais nos ltimos anos, vrias pesquisas vm sendo desenvolvidas focalizando o comportamento dinmico de mquinas e de estruturas industriais. Essas estruturas geralmente esto sujeitas a carregamentos dinmicos intensos de equipamentos vibratrios, o que as torna mais propensas a problemas como fadiga, rudos e nveis indesejveis de vibrao. Devido racionalizao dos espaos nos processos industriais, que exigem edificaes com mltiplas funes operacionais, a utilizao de estruturas aporticadas de ao muito comum. Um equipamento muito freqente nessas edificaes so as peneiras vibratrias, que devem estar a uma altura adequada para receber o material, classific-lo e encaminh-lo para outra etapa do processo, muitas vezes no mesmo prdio. Portanto, em geral esto alocadas em estruturas aporticadas de alturas elevadas. Apesar da excitao induzida por esse equipamento ser representada por uma funo harmnica conhecida, algumas dificuldades so encontradas para analisar os seus efeitos nas estruturas que as suportam. Diante das dificuldades so adotadas algumas simplificaes, dentre elas a que envolve a interao entre o equipamento e sua estrutura suporte. Normalmente as pesquisas que envolvem equipamentos no so estendidas as suas estruturas suportes, como a elaborada por Iizuka (2006) que, atravs de modelos estruturais de quatro peneiras vibratrias, comparou as tenses obtidas por simulaes numricas via mtodo dos elementos finitos com tenses experimentais, realizadas por medio extensomtrica. Nos modelos de elementos finitos adotados, Iizuka (2006) restringe os seis graus de liberdade na regio das bases, sem considerar a rigidez da estrutura sob a qual essas bases estariam apoiadas e tambm sem comentar sobre as reaes que seriam transmitidas estrutura, tendo em vista que a sua pesquisa visa integridade do equipamento.

Geralmente, na anlise da estrutura suporte desse tipo de equipamento, ignora-se o seu sistema de molas de apoio, calculando-se apenas a fora transmitida por ele e aplicando-a diretamente na estrutura. No caso das mquinas rotativas, essa fora devido ao desbalanceamento de suas partes mveis. Na literatura clssica, como Richart (1969), prope-se o clculo da amplitude das foras dinmicas multiplicando-se a massa total desbalanceada pelo raio de sua excentricidade e o quadrado da frequncia circular de operao. AInternational Organization for Standardization (ISO), ISO 1940-1 (1986) estabelece os graus de qualidade de balanceamento aceitvel para rotores rgidos de acordo com o tipo de rotor.

Para avaliar algumas simplificaes, no presente estudo foram elaborados modelos computacionais via mtodo dos elementos finitos (utilizando o software SAP 2000), de uma estrutura aporticada que suporta uma peneira vibratria, cuja principal fonte de excitao um sistema rotativo com massa propositalmente desbalanceada para provocar os movimentos caractersticos do equipamento. Em um dos modelos, buscou-se representar a estrutura o mais real possvel com a peneira vibratria discretizada. Em outro modelo eliminou-se a peneira, aplicando-se a fora excitante e a sua massa sobre as molas de apoio. Os demais modelos foram mais simplificados, retirando-se as molas e representando a fora transmitida diretamente na estrutura. Para que se pudesse fazer uma comparao com a situao real da estrutura, fez-se uma visita tcnica ao local onde a estrutura se encontra para medies dos nveis de acelerao em alguns pontos da mesma. Os efeitos das simplificaes consideradas nos modelos foram avaliados comparando-se os valores de acelerao obtidos nas simulaes numricas com as medidas experimentalmente.

2
2.1

EFEITO DAS VIBRAES


Estruturas industriais

Sabe-se que as vibraes nas edificaes industriais podem provocar danos a equipamentos, s estruturas, ao meio ambiente e s pessoas. Portanto, seus efeitos devem ser abordados em diferentes aspectos e muitas vezes envolver profissionais com diferentes interesses. Na maioria dos casos o objetivo manter a integridade fsica dos equipamentos e das estruturas e a integridade fsica e psicolgica de indivduos, limitando as vibraes e rudos a nveis aceitveis, baseados em normas.

necessrio que as estruturas suportes de mquinas sejam adequadamente projetadas para que ocorra o bom desempenho das mquinas e equipamentos ali instalados, bem como o conforto e a segurana dos seus operadores e das pessoas que transitam nos seus arredores. Os efeitos das vibraes em estruturas so influenciados por diversos fatores, dentre eles as caractersticas da excitao (o tipo, a durao, a freqncia e a intensidade) e as caractersticas da estrutura (o amortecimento, as freqncias naturais e as formas modais). Outro importante fator o isolamento das vibraes, que muito comum nas estruturas industriais sujeitas a vibrao de equipamentos. Os valores limites de velocidade de vibrao de partculas para que no ocorram danos estruturais, em geral so superiores aos nveis de sensibilidade e conforto humano. Na TAB. 1 so apresentados os valores permissveis de velocidade para vibraes de curta durao: TABELA 1 Velocidade permissvel para vibraes transientes em edifcios de acordo com a DIN 4150. Fonte: GERB (1994).
Velocidades Permissveis em mm/s Nvel da Fundao Tipo de Estrutura <10 Hz Industrial Residencial Edifcios mais sensveis a vibraes (Ex: monumentos) 20 5 3 Frequncias 10 - 50 Hz 20 - 40 5 - 15 3-8 50 - 100 Hz 40 - 50 15 - 20 8 - 10 40 15 8 Nvel mais alto do edifcio Qualquer Frequncia

Observa-se que para as estruturas industriais, essa norma admite velocidades de at 50 mm/s para freqncias entre 50 Hz e 100 Hz, no nvel da fundao, para que no ocorram danos estruturais. J para o andar mais alto da edificao, admite-se at 40 mm/s, em qualquer freqncia, sem riscos de danos. A norma britnica BS 7385-2 (1993) considera o limite de velocidade de 50 mm/s (medido na base do edifcio) em qualquer freqncia para que no ocorram danos em estruturas industriais aporticadas sujeitas a vibraes transientes. No caso de estruturas com vibraes contnuas, em que se observa amplificao dinmica na resposta, essa norma sugere que o limite seja reduzido pela metade, baseado na prtica.

2.2

Pessoas

Os efeitos das vibraes em pessoas tm ganhado cada vez mais importncia no cenrio mundial. Estudos apontam que os efeitos das vibraes podem ser abordados sob vrios aspectos, sejam eles patolgicos, fisiolgicos e psicolgicos, de modo que podem causar, alm de desconforto, srios riscos sade. No Brasil, a Norma Regulamentadora NR 15 (anexo 8) do Ministrio do Trabalho, dispe sobre atividades e operaes insalubres, caracterizando as vibraes como um risco fsico ocupacional sade dos trabalhadores com base nas recomendaes definidas pela ISO 2631 e ISO 5349. O corpo humano um sistema biomecnico extremamente complexo. Assim como qualquer corpo que possui massa e elasticidade, pode ser representado por um modelo mecnico, com massas, molas e amortecedores, com cada parte do corpo com sua respectiva freqncia natural, conforme mostrado na FIG. 1. Essas partes podem entrar em ressonncia quando submetidas a vibraes externas de mesma freqncia, com a conseqente amplificao das vibraes.

el & Kjaer FIGURA 1 Modelo mecnico do corpo humano. (Fonte: Br u

http://www.bkpt.com). Os limites aceitveis de vibrao para o homem so amplamente discutveis uma vez que dependem de muitas variveis e a sensibilidade s vibraes um tanto quanto subjetiva, variando de pessoa para pessoa e com o ambiente onde ocorre a vibrao. A DIRETIVA EUROPIA (2002), que tem sido adotada por vrios rgos, fornece valores para nveis de ao e limites de exposio. O primeiro o valor total de exposio diria a partir do qual o empregador deve tomar medidas preventivas e implementar programas para reduo dos nveis de vibrao; j o limite de exposio so nveis que no devem ser excedidos em nenhuma situao. A TAB. 2 apresenta esses valores. TABELA 2 Limites de exposio e nveis de ao DIRETIVA EUROPIA(2002).
Parmetro Vibrao em mos e braos Vibrao de corpo inteiro Nvel de ao 2,5 m/s2 A(8) 0,5 m/s A(8) ou 9,1 VDV
2

Limite de Exposio 5,0 m/s2 A(8) 1,15 m/s A(8) ou 21 VDV


2

A (8) - acelerao para exposio de oito horas, expressa em r.m.s. VDV - Valor Dose deVibrao

FONTE DE EXCITAO INDUZIDA POR PENEIRAS VIBRATRIAS

Assuno (2009) classifica as mquinas industriais em quatro grupos: rotativas, alternativas, vibratrias e de impacto. As peneiras vibratrias fazem parte de um grupo de mquinas (vibratrias) que devem produzir movimentos para executar determinadas tarefas na indstria. Os movimentos desejados geralmente so produzidos por mecanismos vibratrios, os quais constituem parte essencial desses equipamentos. Esses mecanismos so baseados em sistemas de massas excntricas que produzem foras dinmicas suficientes para obter amplitudes de vibraes no equipamento, que normalmente variam de 1,5 mm a 6 mm, com freqncias de operao da mquina de 700 rpm a 1200 rpm. Os mecanismos em geral podem executar movimentos circulares, elpticos ou lineares, de acordo com a sua finalidade. A fora dinmica produzida pelos mecanismos vibratrios, similarmente s mquinas com partes rotativas, pode simplificadamente ser expressa por:

F = m r 2

(3.1)

onde: F a fora dinmica, m a massa desbalanceada, r a excentricidade da massa desbalanceada e corresponde freqncia circular de rotao. A direo da fora depender do movimento executado pelo acionamento. A FIG 2 apresenta uma peneira vibratria tipo Banana que executa movimentos provenientes de um mecanismo vibratrio de movimento linear. A fora no mecanismo vibratrio pode ser alterada atravs dos contrapesos que so ajustveis com insertos de ao ou de chumbo. Conforme a FIG. 3, os contrapesos giram em sentidos opostos. Pode ser notado que, com o auto-sincronismo, existem determinadas posies em que as componentes da fora centrfuga gerada pelo movimento angular se somam ou se anulam.

mecanismo vibratrio

FIGURA 2- Peneira vibratria tipo Banana - METSO (2009)


FIGURA 3 Esquema dos contrapesos. A fora resultante Fr dada por:

Fr = (F1 +F2 )sin(2f t)

(3.2)

onde F1 a fora centrfuga gerada pelos contrapesos do eixo A, F2 a fora centrfuga gerada pelos contrapesos do eixo B e f a freqncia de operao do equipamento.

4
4.1

ESTUDO DE CASO
Apresentao da estrutura analisada

Trata-se de um prdio usualmente edificado em reas industriais, principalmente na minerao, em um dos processos que, nesse caso, o peneiramento. Essa estrutura faz parte do complexo industrial da Mina de Brucutu, de propriedade da mineradora VALE, localizado no municpio de So Gonalo, no Estado de Minas Gerais. A estrutura est sujeita a diversos fatores que podem provocar vibraes. No entanto, nesse estudo de caso, considerou-se como fonte excitadora apenas a peneira vibratria utilizada para o processo de separao granulomtrica. Das principais caractersticas do prdio, destacam-se:

Utilizao de perfis metlicos laminados de abas paralelas em ao estrutural ASTM-A572 Grau 50;

Perfis do tipo U, soldados e cantoneiras em ao estrutural ASTM-A36;

Piso em chapa xadrez (espessura de 6,3mm);

Ligaes entre as peas principais atravs de parafusos de alta resistncia (ASTM-A325);

Altura total de aproximadamente 8 metros e trs nveis de plataformas, sendo uma delas para apoio da peneira;

Estabilidade transversal e longitudinal garantida atravs de prticos com perfis de abas paralelas.

4.2

Modelagem da Estrutura

Para avaliar numericamente o comportamento estrutural dinmico do prdio, foram feitos trs modelos computacionais, que se diferenciam apenas pelo tipo de representao

discretizada do equipamento. A estrutura do prdio, que no varia nos trs modelos, denominada de Estrutura Suporte.

O modelo da Estrutura Suporte constitudo por vigas e colunas, simuladas por elementos unidimensionais (elemento tipo straight frames), formando um conjunto tridimensional, conforme mostrado na FIG. 4.

FIGURA 4 Modelo tridimensional da Estrutura Suporte. As ligaes entre as barras foram consideradas totalmente rgidas ou rotuladas, com cada n apresentando seis graus de liberdade: trs translaes e trs rotaes. As bases foram totalmente engastadas.

A seguir sero descritas as caractersticas e as diferenas de cada modelo.

4.2.1 Modelo 01 Nesse modelo a peneira discretizada e includa no modelo da Estrutura Suporte, bem como as molas sob as quais ela se apia, de forma que se tenha uma situao o mais real possvel. A FIG. 5 mostra o Modelo 01 gerado para anlise.

FIGURA 5 Modelo estrutural 01. A peneira foi modelada com auxlio de elementos bidimensionais de casca (elemento tipo shell-thin), utilizando-se elementos triangulares e retangulares at a regio das chapas de apoio, sob as quais esto fixadas as molas. Alguns componentes da peneira, tais como as cantoneiras de reforo e os tubos de ligao entre as duas laterais, foram modelados atravs de elementos de barra. A FIG. 6 apresenta o modelo estrutural da peneira.

molas

FIGURA 6 Modelo estrutural da peneira. No houve a inteno de um refinamento na malha de elementos finitos que fosse suficiente para uma anlise de tenses e deformaes entre os componentes estruturais da peneira. Dessa forma, na discretizao buscou-se representar, com nveis de detalhes

satisfatrios, a distribuio de massas e de rigidezes e os pontos de aplicao das foras dinmicas, de modo que os seus efeitos na Estrutura Suporte fossem fielmente retratados. A simulao das molas de apoio (molas helicoidais de ao) se deu atravs de elementos de barra com caractersticas semelhantes s informadas pelo fabricante do equipamento, conforme mostrado na FIG. 7. A constante elstica lateral foi calculada segundo recomendaes da GERB (1994) e o valor encontrado foi de 75,62 N/mm.

A (mm) 502

B (mm) 248

C (mm) 178

f fio (mm) 35

n de espiras 11,2

mola defletida - A = 465 mm peso = 560 N constante elstica vertical = 160 N/mm

FIGURA 7 Dados da mola de apoio da peneira. Para interligao das molas na estrutura suporte, em que trs ou quatro pontos dos elementos das molas ligam-se em um nico ponto do apoio da estrutura (FIG. 8), utilizaram-se elementos de ligao (elemento tipo constraint-body), considerando-se dessa forma que esses pontos se movimentam como um corpo rgido tridimensional.

FIGURA 8 Vista lateral na regio da ligao da mola com a Estrutura Suporte. A fora dinmica gerada foi calculada a partir de informaes do fabricante do equipamento, que afirma que nesse projeto o conjunto de excitadores apresenta uma massa desbalanceada multiplicada pela sua excentricidade de 97,4 kg.m para executar a amplitude do movimento desejado da peneira. Com base na Eq. (3.1) e considerando a freqncia de operao igual a 864 rpm (freqncia detectada no experimento), a fora dinmica (F) foi encontrada atravs da Eq. (3.3).

864.2 F = 97,4. = 797340N 60

(3.3)

Essa fora foi aplicada aos 72 ns que representam os pontos de fixao dos excitadores, conforme mostrado na FIG. 9.

FIGURA 9 Fora dinmica na regio dos excitadores.

4.2.2 Modelo 02 No Modelo 02, foram considerados a Estrutura Suporte e as molas helicoidais de apoio, sendo o equipamento simulado por massas concentradas no topo das molas, conforme mostrado na FIG. 10.
molas helicoidais apoio tipo 1 apoio tipo 2 helicoidais

FIGURA 10 Vista tridimensional do Modelo 02.

A distribuio da massa total do equipamento no topo das molas foi definida de acordo com a distribuio do peso prprio dada pelo desenho do fornecedor do equipamento. J a fora dinmica foi a mesma encontrada na Eq. (3.3), contudo sua distribuio aos apoios foi baseada, em termos percentuais, na distribuio da fora dinmica do fabricante (57% para os apoios do tipo 2 e 43% para os apoios do tipo1), com a inclinao de 45 com a horizontal, conforme o projeto do equipamento.

4.2.3 Modelo 03 O Modelo 03 o mais simplificado, j que foram consideradas as foras dinmicas induzidas pela peneira atuando abaixo do apoio das molas, diretamente na Estrutura Suporte (FIG. 11), sem acrscimo de qualquer massa do equipamento. Os valores dos esforos correspondem s mximas foras dinmicas em regime de operao apresentadas pelo fabricante.

FIGURA 11 Fora dinmica do Modelo 03.

4.2.4 Variaes do Modelo 03 O Modelo 03-A uma das variaes do Modelo 03. Nessa simulao, as foras dinmicas do Modelo 03 foram substitudas por foras calculadas a partir do deslocamento relativo das molas sobre as quais a peneira est apoiada. Outras duas hipteses foram avaliadas com o objetivo de analisar o impacto do acrscimo das massas da peneira no modelo simplificado. A massa da peneira foi acrescentada nos

seus pontos de apoio do Modelo 03-A, gerando o Modelo 03-B e ao Modelo 03, gerando o modelo 03-C.

4.3

Anlises

Foi feita a anlise modal, em que se observam os modos de vibrar da estrutura sem amortecimento, com as suas respectivas freqncias naturais, e a anlise linear no tempo (do tipo time history) atravs da superposio de 40 modos de vibrao, com uma excitao peridica, definida a partir de uma funo senoidal com a mesma freqncia de operao do equipamento. Com o auxlio de um acelermetro uniaxial (tipo ICP, modelo 353-B34 do fabricante PCB), um sistema de aquisio de dados (PHOTON II da LDS Dactron/Nicolet, com quatro canais) e um computador, foi realizada a anlise experimental, que consistiu em medies dos nveis de acelerao em pontos da estrutura com a peneira vibratria em funcionamento. Foi definida uma faixa de freqncia at 500 Hz, com uma resoluo de 25.600 linhas. Desse modo, em cada ponto foi realizada a aquisio dos valores de acelerao por um perodo de 51,2 segundos. A anlise dos sinais foi realizada utilizando o software RT PRO PHOTON 6.32.

A FIG. 12 apresenta a resposta no domnio da freqncia para o ponto P1.

(m/s) pk 0.5162 0.4800 0.4400 0.4000 0.3600 0.3200 0.2800 0.2400 0.2000 0.1600 0.1200 0.0800
3 2 FFT1(f) X 1 14.38 2 19.98 3 14.75 4 16.5 5 18.75 Y 0.446015 0.0642178 0.0569413 0.010387 0.00956662 1

FFT1(f)

0.0400 0 -0.0349 2 3 5 8 10 13 15 18 Frequency (Hz) 20 23 25 28


4 5

FIGURA 12 Resposta no domnio da freqncia para o ponto P1.

Como pode ser observado, o ponto com pico mximo de acelerao indica a freqncia de 14,38 Hz. Foi ento utilizado um filtro digital do tipo passa-faixa, com o valor de 12 Hz para a freqncia de transio inferior e 16 Hz para a freqncia de transio superior, para a obteno do sinal na faixa de operao do equipamento. Na FIG. 13 apresentado o sinal filtrado do ponto P1, indicando o pico mximo de acelerao. O intervalo apresentado o representativo da melhor uniformidade da resposta.

m/s 0.8750 0.8000 0.7000 0.6000 0.5000 0.4000 0.3000 0.2000 0.1000 0 -0.1000 -0.2000 -0.3000 -0.4000 -0.5000 -0.6000 -0.7000 -0.8000 -0.8400 11.379
input1(t) X Y 1 12.46 0.708977 2 12.67 0.594218 3 11.77 0.571948 4 12.96 0.568755 5 12.95 0.565918 3 1 2 4 5

input1(t)

11.750

12.000

12.250

12.500 12.750 Time (seconds)

13.000

13.250

13.500

13.680

FIGURA 13 Resposta no domnio do tempo - ponto P1.

COMPARAO DOS RESULTADOS E DISCUSSES

Para comparao dos resultados foram utilizadas as respostas da anlise no tempo dos modelos anteriormente descritos nos mesmos pontos onde foram efetuadas as medies. Os resultados da anlise foram organizados de acordo com o modelo e as direes de medio e comparados entre si conforme apresentado na TAB. 2. TABELA 2 Valores das aceleraes medidas e dos Modelos 01, 02 e 03.
ACELERAO PONTO DIREO VERTICAL VERTICAL VERTICAL VERTICAL VERTICAL VERTICAL HORIZONTAL - X HORIZONTAL - X MEDIDA (m/s ) 0,709 0,374 0,064 0,035 0,640 0,429 0,252 0,209
2

ACELERAO MODELO 01 (m/s ) 1,354 0,873 0,029 0,040 0,775 0,766 0,398 0,385
2

ACELERAO MODELO 02 (m/s ) 1,312 0,818 0,027 0,034 0,743 0,726 0,371 0,352
2

ACELERAO MODELO 03 (m/s2) 4,410 2,801 0,009 0,010 2,416 2,380 1,422 1,422

P1 P2 P3 P4 P5 P6 P7 P8

Observa-se pela comparao dos resultados que o Modelo 01, com exceo do ponto P3, apresenta aceleraes maiores do que as medidas. Um dos motivos da diferena encontrada pode ter sido conseqncia de algumas simplificaes, como as que envolvem as ligaes, consideradas nesse estudo como totalmente rgidas ou rotuladas. As rtulas perfeitas, do modelo numrico, em geral contribuem para a flexibilidade do modelo, o que pode ocasionar resultados mais conservadores. Quando consideradas como rgidas, obtm-se valores abaixo dos medidos.

Outro motivo, que pode ter contribudo para a diferena dos valores experimentais com o numrico, o fato de no ter sido considerado o material que estava sendo processado sobre a peneira no momento do experimento, por no ser um valor significativo se comparado com a massa vibrante da peneira.

O ponto P3, que teve um comportamento diferente dos demais, no foi motivo de preocupao por se tratar de um valor pouco significativo quando comparado com os valores mximos de acelerao da estrutura. O Modelo 02 apresenta resultados semelhantes ao do Modelo 01, apesar de apresentar menor complexidade em sua elaborao, que consiste apenas em acrescentar na Estrutura Suporte as molas de apoio, a massa vibrante e a fora dinmica do equipamento.

J o Modelo 03 apresenta valores muito superiores aos valores medidos e aos demais modelos, com exceo dos pontos P3 e P4 que so valores muito pequenos. A partir dos deslocamentos relativos na extremidade das molas obtidos com o Modelo 01, calculou-se a fora dinmica em cada apoio, multiplicando-se a mdia dos deslocamentos relativos na direo transversal (Ux) e na direo vertical (Uz) por suas correspondentes constantes elsticas, conforme dado na TAB. 3. TABELA 3 Fora dinmica a partir do deslocamento relativo.
Direo Vertical (apoio 1) Horizontal (apoio 1) Vertical (apoio 2) Horizontal (apoio 2) Deslocamento relativo (mm) 3,81 3,72 3,48 3,62 Constante elstica (N/mm) 160 75,62 160 75,62 Fora por mola (N) 610 281 557 274 Fora por apoio (N) 2438 1125 1670 821

Observa-se que as foras encontradas ficaram bem menores do que as foras dinmicas mximas em regime de operao do equipamento, conforme dado na TAB. 4. TABELA 4 Fora dinmica em regime de operao fornecida pelo fabricante.
Direo Vertical (apoio 1) Horizontal (apoio 1) Vertical (apoio 2) Horizontal (apoio 2) Fora por apoio (N) 7551 3923 5688 2942

Na TAB. 5 a seguir so comparadas as aceleraes medidas com simulaes feitas a partir das variaes do Modelo 03. TABELA 5 Valores das aceleraes medidas e dos modelos 03-A, 03-B e 03-C.
ACELERAO PONTO DIREO VERTICAL VERTICAL VERTICAL VERTICAL VERTICAL VERTICAL HORIZONTAL - X HORIZONTAL - X MEDIDA (m/s ) 0,709 0,374 0,064 0,035 0,640 0,429 0,252 0,209
2

ACELERAO MODELO 03-A (m/s ) 1,266 0,809 0,003 0,003 0,699 0,691 0,404 0,404
2

ACELERAO MODELO 03-B (m/s ) 0,868 0,668 0,012 0,003 0,568 0,562 0,153 0,118
2

ACELERAO MODELO 03-C (m/s2) 2,995 2,256 0,039 0,013 1,945 1,916 0,538 0,415

P1 P2 P3 P4 P5 P6 P7 P8

No modelo 03-A, observa-se que as respostas so prximas s do Modelo 01 e 02. Nesse mesmo modelo com a hiptese de acrescentar massas referentes ao peso prprio da peneira (Modelo 03-B), os valores diminuem se afastando dos Modelos 01 e 02, embora coincidentemente se aproximem mais da acelerao medida. Na simplificao do sistema massa e mola do equipamento, em que a massa do equipamento incorporada na estrutura, houve diminuio das respostas, conforme pode ser evidenciado nos Modelos 03-B e 03-C.

Na anlise das amplitudes de velocidade no Modelo 02 verificou-se que a velocidade no ponto P1 (ponto que apresenta maiores respostas) de 14,5 mm/s. Esse valor inferior ao valor de referncia preconizado pela norma britnica BS 7385-2 (1993) que, como anteriormente comentado, sugere um limite de velocidade de 25 mm/s (na base do edifcio) para que no ocorram danos em estruturas industriais aporticadas sujeitas a vibraes contnuas. Conforme apresentado na TAB. 2, o valor da acelerao nesse ponto do Modelo 02 de 1,312 m/s2. Isso indica que seria inaceitvel um trabalhador ser exposto por oito horas a esse nvel de acelerao, pois, pela DIRETIVA EUROPIA (2002), o valor de 1,15 m/s2 para vibraes de corpo inteiro no deve ser excedido em nenhuma situao. Entretanto nesse caso no h trabalhadores expostos a vibraes continuamente, j que o processo mineral nesse caso automtico e apenas esporadicamente pessoas passam perto desse ponto medido. Alm disso, os demais valores de acelerao so bem inferiores aos do ponto P1.

CONCLUSES

Durante as investigaes, observou-se que para os casos de estruturas que suportam grandes equipamentos e necessitam de altos nveis de isolamento das vibraes, como o estudo de caso analisado, no recomendvel adotar algumas simplificaes nos modelos estruturais adotados para anlise dos seus deslocamentos e esforos. Aps comparaes entre a situao real da estrutura estudada, os modelos simplificados e o Modelo 01 detectou-se que os esforos dinmicos mximos fornecidos no desenho do fabricante da peneira so muito maiores do que aqueles realmente apresentados para movimentao da peneira nesse caso. Alm disso, com a incluso da massa devido ao peso prprio da peneira, houve uma diminuio das respostas, em alguns pontos do Modelo 3B, apresentando inclusive valores inferiores aos medidos experimentalmente. Esse aspecto de fundamental importncia, j que o acrscimo de massa diminui a freqncia natural da estrutura. Para esse caso especificamente, essa reduo implicou em afastar a freqncia natural da estrutura da freqncia de excitao, reduzindo consequentemente as respostas. importante observar, pelas simulaes numricas realizadas, que as informaes devem ser muito precisas, uma vez que as respostas apresentam grande sensibilidade para qualquer alterao dos dados de entrada. Dessa forma, qualquer falha nessas informaes pode mascarar completamente os resultados.

Os resultados obtidos pelo Modelo 02 foram satisfatrios, pois apresentaram valores semelhantes Modelo 01. Dessa forma o Modelo 02 proposto como o mais adequado para esse caso, j que evita a simplificao de eliminar os graus de liberdade do sistema de isolamento e, dessa forma, simula a transmisso exata de esforos e a contribuio da massa vibrante nas respostas sem, no entanto, modelar o equipamento.

Mesmo com todas as condies adversas do local onde foi realizado o ensaio, que ocorreu em um dia operacional normal da mina, os valores medidos experimentalmente, apresentaram valores coerentes com os obtidos com os Modelos 01 e 02 confirmando assim a eficcia da metodologia empregada, embora os valores obtidos nesses modelos tenham sido conservadores. Esse fato se justifica principalmente pela simplificao das ligaes que foram consideradas totalmente rgidas ou rotuladas. Para uma simulao ainda

mais real, seria indicado o estudo de uma situao intermediria para essas ligaes, j que a considerao de todas as ligaes como totalmente rgidas leva a valores inferiores aos medidos.

AGRADECIMENTOS

Os autores gostariam de agradecer VALE pelo auxlio e apoio nas visitas e medies experimentais do estudo de caso e FAPEMIG pelo apoio financeiro dado para a pesquisa e participao nesse evento.

BIBLIOGRAFIA

ASSUNO, T. M. R. C. Consideraes sobre efeitos dinmicos e carregamentos induzidos por fontes de excitao em estruturas industriais. Dissertao (Mestrado): (2009) Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. BS BRITISH STANDARD. BS 7385: Evatution and Measurement for Vibration in Buildings Part 2: Guide to damage levels from groundborne vibration. (1993). CLOUGH, R. W., PENZIEN, J. Dynamics of Structures. Third Edition. University Avenue Berkeley, California 94704 USA: Computers and Structures, Inc., (1995). CRAIG JR., R. R. Fundamentals of Structural Dynamics. Second Edition. New York: John Wiley & Sons, Inc., (2006). DIRETIVA EUROPIA - DIRECTIVE 2002/44/EC: On the Minimum Health and Safety Requirements Regarding the Exposure of Workers to the Risks Arising From Physical Agents (Vibration) - of the European Parliament and of the Council (2002). GERB SCHWINGUNGSISOLIERUNGEN GMBH & CO KG Vibration Isolation Systems. 9 Edition (1994), German. IIZUKA, EDUARDO KENJI - Anlise de Tenses em Peneiras Vibratrias atravs de Modelagem Numrica Utilizando o Mtodo dos Elementos Finitos e Experimentalmente por Extensometria. Dissertao (Mestrado): (2006) Universidade estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecnica. Campinas. ISO INTERNATIONAL ORGANIZATION quality of rigid bodies (1986).
FOR

STANDARDIZATION. ISO 1940-1: Balance

ISO INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 4866: Mechanical Vibration and Shock Vibration of Building Guidelines for the measurement of vibrations and evaluation of their effects on buildings. (1990). MANUAL SAP2000 - Linear and Nonlinear Static and Dynamic Analysis and Design of Three Dimensional Structures - Computers and Structures, Inc. 1995 University Avenue Berkeley, California 94704 USA. METSO MINERALS Manual de Britagem Peneiras e Grelhas Publicao tcnica. Disponvel em <http://www.metsominerals.com.br>. Acesso em 26 de julho de 2009. NR NORMA REGULAMENTADORA. NR 15 anexo n 8: Vibraes - Alterado pela Portaria SSMT n. 12, (1983). Ministrio do Trabalho, Brasil. RICHART, F. E., JR., HALL, J.R., JR. E WOODS, R. D. Vibration of Soils and Foudations. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1970. p. 406.

Nome do arquivo: Artigo-construmetal2010-TANIA RIBEIRO Pasta: D:\backup Tania\mestrado\CONSTRUMETAL Modelo: C:\Documents and Settings\Usuario\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dot New Method of Detection of Hydrogen Ttulo: Assunto: Autor: Tnia Palavras-chave: Comentrios: 18/4/2010 10:59:00 Data de criao: 13 Nmero de alteraes: ltima gravao: 21/4/2010 10:30:00 Salvo por: Tania 71 Minutos Tempo total de edio: ltima impresso: 10/5/2010 21:41:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 22 Nmero de palavras: 4.658 (aprox.) Nmero de caracteres:25.156 (aprox.)

Anda mungkin juga menyukai