Anda di halaman 1dari 2

EIXO TEMTICO 1: Tema 1:

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO URBANO

O processo de urbanizao contemporneo: a cidade e a metrpole, o trabalho, o lazer e a cultura

Tpico 3:

Territrio e territorialidade

Habilidades:

3.1. Compreender as mudanas nas relaes de trabalho na cidade. 3.1.1. Relacionar o ndice de emprego e desemprego s mudanas estruturais, em processo, no mundo do trabalho. 3.1.2. Relacionar o crescimento da economia informal com o surgimento de novas territorialidades, como a dos camels, e espacialidades, como os shoppings populares.

Por que ensinar

No Ensino Mdio esse tpico j deve ser um aprofundamento do que se estudou no fundamental, uma vez que a compreenso dos espaos de produo e de consumo provocam, no movimento contraditrio de desaquecimento da economia formal, a constituio de territrios e territorialidades diversos. Se o espao produzido com o movimento cultural, econmico, poltico e social, no Ensino Mdio o jovem j capaz de ampliar o que aprendeu no eixo temtico das geografias do cotidiano e consolidar uma leitura das dimenses polticas e econmicas implicadas no tecido social, na produo, principalmente, do espao urbano. A demarcao de jogos de poder definindo diferentes territorialidades precisam ser conhecidas, para que os jovens entendam, por um lado suas possibilidades de insero no mercado de trabalho, por outro, a mudana do mundo do trabalho, no crescimento da economia informal, do terceiro setor, dos sistemas de contratao temporrios, dos setores ilegais, dos vendedores ambulantes e sua apropriao do espao pblico. Alm dessas abordagens para justificar o ensino do tpico ainda temos que discutir os circuitos espaciais de produo que mostram as especializaes territoriais produtivas e a natureza informacional do meio tcnico cientfico que imprime ao territrio novos usos e novas dinmicas. Compreender a nova diviso territorial tambm importante para que se entenda a especializao do trabalho nos lugares, a base de poder das empresas e sua relao com o desenvolvimento do meio tcnico cientfico informacional.
Condies para ensinar

Rever com os alunos o que produz o movimento da economia na cidade e demarcar com eles as caractersticas do mundo do trabalho. importante relacionar como o crescimento das metrpoles traz para a sociedade e a poltica, a necessidade de assumir uma vida 24 horas que transforma o lazer em produto. Nesse movimento identificar as atividades de lazer que geram um tempo e ocupaes diferentes, demarcando ainda mais as desigualdades sociais: as profisses envolvidas nas atividades que so apenas lazer para uma classe social. importante tambm relacionar o estudo desse tpico com o de polticas pblicas urbanas, ampliando o olhar dos alunos sobre as espacialidades complexas que expressam as prticas socioespacias presentes nos cotidianos. As grandes empresas, multilocalizadas, multifacetadas e politicamente poderosas, constituem os mais importantes agentes das transformaes espaciais no mundo contemporneo. A globalizao um produto delas e uma condio para a existncia e reproduo delas. Possuem a sua prpria espacialidade, definida por uma diviso territorial do trabalho interna a elas e por uma rede de cidades chaves. A espacialidade delas parte constituinte da espacialidade em geral. Essas condies devem resguardar que os alunos sejam protagonistas na anlise, selecionando situaes bem presentes no espao local, regional e global. E possibilitar tambm diferentes tipos de anlise e comparao entre territorialidades definidas em diferentes metrpoles.
O que ensinar

A base territorial de poder dos servios, comrcio e indstria:as empresas e seu alcance poltico e econmico O crescimento da economia informal: os desafios para as polticas urbanas A vida 24 horas nos cotidianos urbanos de grandes metrpoles: trabalho, lazer, fluxos, segurana
Como ensinar

Trata-se de um tpico que deve ser muito explorado atravs de observao emprica - trabalhos de campo - e de leituras de imagens. Se o trabalho de campo e estudos do meio propiciam um levantamento de dados na escala local, a leitura de imagens propicia a anlise comparativa de aspectos observados em outras cidades e a busca de indicadores apenas explicados na escala global. Assim, o desemprego e o crescimento da economia informal com a demarcao de territrios para o comrcio decorrente das redes ilegais, demanda anlises na escala global, e se expressam na escala local. Da mesma maneira o levantamento das atividades que uma vida urbana intensa, em um ritmo acelerado provocam, propiciam uma anlise das questes relacionadas ao lazer transformado em produto e suas maneiras de ordenar uma forma de vida 24 horas. Ser outra vez a observao de tais aspectos no cotidiano de diferentes metrpoles que trar para os alunos a possibilidade de entender as cidades globais, as megacidades, que redes hierarquizam as cidades e como elas se desenvolvem na produo do espao. A observao deve ser orientada, registrada com fotos, para posterior comparao no estudo de outros lugares. Entrevistas com moradores e polticos podem ser boas estratgias para que se relacione a demarcao de poder no espao pblico e os desafios enfrentados tanto pela sociedade como pelas polticas pblicas. A cada atividade planejada pode-se, diante de questionamentos dos alunos, planejar projetos de trabalho, interdisciplinares com a histria, para conhecer mais sobre o assunto tratado em situaes de problematizao concreta. Assim, por exemplo, o debate sobre a compra ou no do produto mais barato vendido em locais como cameldromos, shoppings populares, pode ser um exerccio de reflexo para a explorao do tpico.
Como avaliar Fazer uma lista inicial do que os alunos associam discusso do territrio. Datar como um instrumento de avaliao inicial. Utilizar, para a avaliao da ampliao desse conhecimento, os testes do banco de itens e atividades de leitura orientada de imagens buscando inferir como os alunos reconhecem o conceito de territrio e territorialidade nas representaes selecionadas. Um instrumento interessante para avaliar deve ser uma leitura da base territorial de poder das empresas em plantas. O texto citado abaixo de Milton Santos ajuda muito na preparao desse instrumento. Um jri simulado sobre o jogo de poder evidenciado nos territrios urbanos aprovando-os ou reprovando-os com uma argumentao conceitual pode ser outro instrumento para o professor avaliar se os alunos esto aprendendo. Anlise de concluses de projetos de trabalho caso forem realizados. Comparao dos itens da primeira lista feita pelos alunos com os dados levantados dos outros instrumentos (tanto pelo professor como pelo aluno).

Referncias Bibliogrficas HAESBART, Rogrio. O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. SANTOS, Milton ; SILVEIRA, M. Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. So Paulo: Record, 2001. MAGNOLI, Demtrio & SCALZARETTO, Reinaldo. Atlas geopoltica. So Paulo: Scipione, 1996. Sites: http://www.unb.br/ics/dan/geri/Textos/havt.htm- acesso em 04/04/05- 18:00 http://www2.uerj.br/~dgeo/geouerj1h/monica.htm- acesso em 04/04/05- 18:05 http://www.agbcuritiba.hpg.ig.com.br/Textos/soberania.htm - acesso em 04/04/05 17:40

Orientao Pedaggica: Territrio e territorialidade Currculo Bsico Comum - Geografia Ensino Mdio Autor(a): Rita Elizabeth Durso Pereira da Silva Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG/2008

Anda mungkin juga menyukai