Anda di halaman 1dari 1

INDICAES BIBLIOGRFICAS

EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo um tema que parece despertar a ateno de um nmero cada vez maior de prossionais, pesquisadores e empresas, sendo apontado por muitos como uma forma de diminuir a pobreza e o sofrimento no mundo. Recentemente, um artigo do professor Iqbal Quadir, do MIT, publicado no jornal The Hufngton Post, aponta o empreendedorismo como o remdio para resolver a crise no Afeganisto. Alm disso, as empresas tambm esto procurando por prossionais que possuam esprito empreendedor, ou seja, prossionais que inovem, identiquem oportunidades, se arrisquem e estejam orientados para o crescimento de seus negcios, fenmeno esse chamado de intraempreendedorismo. Os professores de empreendedorismo Adriana Miguel Ventura e Tales Andreassi, ambos da FGV-EAESP , selecionaram livros que abordam o tema sob diferentes aspectos.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO: uma investigao sobre juros, capital, lucros e ciclo econmico. Joseph Schumpeter. So Paulo: Nova Cultural, 1997. 170 p. Este livro um clssico utilizado nos cursos de economia e empreendedorismo. Schumpeter traz o conceito de empreendedor como o responsvel pelo desenvolvimento econmico por meio de inovaes e novas combinaes de canais, produtos, matrias-primas e mercados. Segundo o autor, cabe ao empresrio inovador a destruio criadora, pela qual antigos produtos e hbitos de consumo so substitudos por novos. O esprito empreendedor associado a condies favorveis de crdito, baixa taxa de juros e capital abundante culminam no aumento da produo.

O SEGREDO DE LUSA. Fernando Dolabela. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 304 p. Um livro interessante e envolvente, escrito em forma de romance, ensina a desenvolver uma ideia de negcios at que ela se transforme em uma empresa. leitura de fcil compreenso, ideal para o primeiro contato com o tema empreendedorismo. Conta a histria de Lusa e toda a sua trajetria na abertura de uma empresa de goiabada. No decorrer da trama so fornecidos os conceitos necessrios para o desenvolvimento de um plano de negcios, a busca de recursos e a consolidao da empresa.

EMPREENDEDORISMO. Robert Hisrich, Michael Peters, Dean Shepherd. Porto Alegre: Bookman, 2009. 7 ed. 664 p. Um livro abrangente que aborda os conceitos envolvidos na criao, nanciamento e administrao de um empreendimento. Explora o perl empreendedor sua natureza, habilidades gerenciais, mentalidade e sentimentos, bem como os conceitos de plano de negcios, fontes de capital, abertura global, fuses, aquisies e expanso. O livro traz casos para serem trabalhados de forma prtica, aplicando os conceitos apresentados nos respectivos captulos.

PLANOS DE NEGCIOS QUE DO CERTO: um guia para as pequenas empresas. Jos Carlos Dornelas, Jeffry Timmon, Andrew Zacharakis, Stephen Spinelli. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 256 p. Escrito por quatro especialistas reconhecidos internacionalmente, trs deles professores do Babson College (a no ser J. C. Dornelas, professor visitante), a mais tradicional escola de empreendedorismo do mundo. Trata-se de um livro prtico e bem til para quem precisa desenvolver um plano de negcios. Mostra o passo a passo da estruturao de um plano, detalhando todas as etapas que o compem. Alm dos empreendedores interessados em analisar a viabilidade de suas ideias, o livro tambm direcionado a alunos de graduao e MBA em cursos de empreendedorismo.

ESPRITO EMPREENDEDOR NAS ORGANIZAES. Marcos Hashimoto. So Paulo: Saraiva, 2005. 277 p. O livro conceitua as diversas formas de empreendedorismo corporativo e aponta as diculdades das empresas em fomentar o esprito empreendedor entre seus funcionrios. O autor dene empreendedorismo corporativo como a capacidade de inovao, atitude e iniciativa dos funcionrios da empresa em repensar o trabalho. Por meio da autonomia, eles conseguem otimizar os processos e produtos da empresa. Estruturado em cinco partes (Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, Inovao, Prtica e Estudos de Caso), o livro traz as experincias de 11 empresas citadas no 1 Ranking de Empreendedorismo Corporativo, editado pela revista Exame.

ISSN 0034-7590

RAE

U- o Paulo U v. 50 U n. 1 U jan./mar. UU

Anda mungkin juga menyukai