Anda di halaman 1dari 28

UNICESUMAR

FORMAO DA FACE E DO DENTE

Amanda Ferro Aridine Olimpio Emanuel Freire Lohana Galvo

1 ODONTOLOGIA C

12/08/2013

INTRODUO
Baseado nas aulas e estudos feitos atravs de livros, este trabalho tem como objetivo, explicar o desenvolvimento da face e do dente do embrio humano, como se forma cada regio, e sua principal funo. Os temas abordados sero: Desenvolvimento da Face, Desenvolvimento da Cavidade Nasal, Desenvolvimento do Palato e Anomalias,

Desenvolvimento da lngua, Desenvolvimento e formao do germe dentrio. De modo a entender cada parte separadamente, e os problemas de m formao da face do embrio.

DESENVOLVIMENTO DA FACE

Os primrdios da face comeam a aparecer no inicio da quarta semana em torno do grande ESTOMODEU PRIMITIVO. Os cinco primrdios da face, que aparecem como salincias em torno do estomodeu so: o Salincia frontonasal o Par de salincias maxilares o Par de salincias mandibulares A salincia frontonasal proveniente da parte dorsoventral dar origem testa desde a parte FRONTAL e ao limite rostral do estomodeu, a boca primitiva e nariz, desde a parte NASAL. J os pares de salincias da face derivam do primeiro par de arcos farngeos. Os mesmos so formados pela migrao e proliferao das clulas da CRISTA

NEURAL do metencfalo para futura regio da cabea e do pescoo. Cada arco farngeo constitudo por um eixo de mesnquima (tecido conjuntivo e embrionrio), recoberto externamente por ectoderma e internamente por endoderma.

A mandbula e o lbio inferior so as primeiras partes da face se formar. Resultante da fuso das extremidades mediais dos pares de salincias mandibulares. Ao final da quarta semana, espessamentos ovalados bilaterais do ectoderma superficial (PLACOIDES NASAIS) se desenvolvem nas partes nfero-laterais da salincia frontonasal. O mesnquima das margens dos placides prolifera, produzindo elevaes em forma de ferradura (salincias nasais mediais e laterais), situando no fundo dessas depresses as fossetas nasais, primrdios das narinas e cavidades nasais. A proliferao do mesnquima nas salincias

maxilares faz com que estas aumentem de tamanho e cream medialmente em direo uma outra. A migrao medial das salincias maxilares desloca as salincias nasais mediais em direo ao plano mediano e uma em direo outra tambm. Cada salincia nasal lateral separada da silencia maxilar por uma fenda denominada sulco nasolacrimal. Ao final da sexta semana, cada salincia maxilar comea a fundir-se com a salincia nasal lateral ao longo da linha do sulco nasolacrimal. Isto estabelece a continuidade entre o lado do nariz, formado pela salincia nasal lateral, e a regio da bochecha, formada pela salincia maxilar. Entre a 7 e a 10 semana, as salincias nasais mediais fundem-se uma com a outra e com as salincias maxilares e nasais laterais. Quando as salincias nasais mediais se fundem, elas formam um segmento intermaxilar que d origem a: o Parte central, ou filtro do lbio superior. o Parte pr-maxilar da maxila e a gengiva associada. o Palato primrio. As pores laterais do lbio superior, a maior parte do maxilar e o palato secundrio so formados das salincias maxilares. Essas salincias fundem-se lateralmente com as salincias mandibulares. Os lbios e as gengivas so invadidos por mioblastos derivados do segundo par de arcos farngeos, que se diferenciam nos msculos da face. Os mioblastos do primeiro par de arcos se diferenciam nos msculos da mastigao.

DESENVOLVIMENTO DA CAVIDADE NASAL

medida que a face se desenvolve, os placides nasais se deprimem, formando fossetas nasais. A proliferao do mesnquima subjacente forma as salincias nasais MEDIAIS e LATERAIS, que resultam no aprofundamento das fossetas nasais e na formao dos sacos nasais primitivos. Cada saco nasal cresce dorsalmente, em posio ventral ao encfalo em desenvolvimento. Enquanto ocorrem alteraes na formao e posio das coanas, as conchas superior media e inferior se desenvolvem como elevaes das paredes laterais das cavidades nasais. Consequentemente o epitlio ectodrmico do teto de cada cavidade nasal se especializa para formar o epitlio olfatrio. Em relao aos seios paranasais, os seios maxilares comeam a se formar durante o final da vida fetal e os demas aps o nascimento. So formados por divertculos das paredes das cavidades nasais e se tornam extenses pneumatizadas das cavidades nasais nos ossos adjacentes.

DESENVOLVIMENTO DO PALATO E ANOMALIA

O palato desenvolve-se a partir das componentes primria e secundria. A formao do palato primrio (entre a 5 e 6 semana) d-se a partir das salincias nasais mediais e salincias maxilares, cuja unio d origem ao segmento intermaxilar ou pr- maxilar. O segmento intermaxilar continua em direo cranial para se unir ao tabique proveniente da protuberncia frontal.

A formao do palato secundrio ocorre entre a 7 e 8 semanas de desenvolvimento e resulta na fuso de duas projees mesnquimais internas das salincias maxilares, os PROCESSOS PALATINOS LATERAIS, que se projetam nfero-medialmente a cada lado da lngua. Com o desenvolvimento da mandbula, a lngua torna-se relativamente curta e assume uma posio inferior. Gradativamente, os processos se aproximam e se fundem no plano mediano. Os mesmos tambm se fundem com o septo nasal e a parte posterior do palato primrio.

Gradativamente, desenvolve-se osso no palato primrio, formando a parte prmaxila da maxila, que aloja os dentes incisivos. Conseguinte o osso avana dos ossos da maxila e do palato para os processos palatinos laterais para formar o PALATO DURO. As partes posteriores destes processos no so ossificadas, que se estendem posteriormente para alm do septo nasal formar o PALATO MOLE, inclusive sua projeo cnica mole, a VULA.

FENDAS LABIAIS E PALATINAS

As fendas do lbio superior e do palato so comuns e podem ser classificadas de acordo com critrios do desenvolvimento, tendo a fossa e papila incisiva como marcos de referncia. So especialmente conspcuas, pois resultam em um aspecto facial anormal e defeitos na fala. A fenda labial uma abertura que comea na lateral do lbio superior, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lbio ou estender-se at o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva e o maxilar superior e alcanar o nariz. J a fenda palatina pode atingir todo o palato da boca e a base do nariz, estabelecendo comunicao direta entre um e outro. Portanto a dois grupos principais: o Anomalias na fenda anterior: incluem as fendas labiais com ou sem fendas na poro alveolar da maxila. As fendas anteriores resultam de uma deficincia do mesnquima das salincias maxilares e do segmento intermaxilar. o Anomalias na fenda posterior: incluem as fendas do palato secundrio que se estendem pelas regies moles e duras do palato at a fossa incisiva, separando as partes anterior e posterior do palato. Estas fendas so causadas pelo desenvolvimento defeituoso do palato secundrio e resultam de distores do crescimento dos processos palatinos laterais, que impedem sua migrao medial e sua fuso.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUA

O broto lingual mediano uma elevao triangular no assoalho da faringe primitiva. De cada lado do mesmo surgem dois brotos linguais distais, os quais resultam as trs pores da proliferao do mesnquima nas partes ventromediais do primeiro par de arcos farngeos.

O plano de fuso dos brotos linguais distais indicado superficialmente pelo sulco mediano da lngua e internamente pelo septo lingual (fibroso). A formao do tero posterior (farngeo) da lngua indicada por duas elevaes que se desenvolvem caudamente ao forame cego: a cpula (fuso das partes ventromediais do segundo arco farngeos) e a salincia hipofarngea (que se desenvolve caudamente copula a partir do mesnquima das partes ventromediais do terceiro e quarto arco farngeo). A cpula envolvida pelo crescimento da salincia hipofarngea e desaparece. A parte farnge da lngua, portanto, se desenvolve a partir da poro anterior da salincia hipofarngea. O mesnquima dos arcos formam o conjuntivo e vasos da lngua. Os msculos da lngua derivam de mioblastos que migram dos mitomos occipitais. O nervo hipoglosso acompanha mioblastos em sua migrao inervando os msculos da lngua.

DESENVOLVIMENTO E FORMAO DO GERME DENTRIO


Os dentes desenvolvem-se: Do ectoderma oral Do mesoderma Das clulas da crista neural Esmalte Ectomesnquima circundante

Todos os outros tecidos O processo de desenvolvimento do dente, denominado odontognese, inicia-se como resultado da interao entre o epitlio oral e o ectomesnquima subjacente, originando a banda epitelial primria e, a seguir, a lmina dentria. Clulas epiteliais da cavidade oral se proliferam e causam espessamento das mesmas em forma de ferradura, formando a banda epitelial primaria que dar origem a lmina dentria e vestibular. A banda primria ao invadir o ectomesnquima, se bifurca em dois cordes de clulas epiteliais, a mais externa = lmina vestibular, a mais interna = lmina dentria.

As clulas que formam a lmina vestibular se proliferam enlanguescendo tal parte que em seguida se autodestroem formando uma cavidade que dar origem ao sulco vestibular. Divide-se em fases, sendo: o Fase de boto o Fase de capuz o Fase de campnula o Fase de coroa o Fase de raiz

FASE DE BOTO
A fase de boto representa o verdadeiro incio da formao de cada dente. Em alguns locais a lmina dentria comea a presentar atividades mitticas diferenciais, assim, em cada arco originam-se dez pequenas esfrulas que invadem o ectomesnquima, que representa a formao dos germes dos dentes decduos. O ectomesnquima subjacente nessa fase apresenta uma discreta

condensao de suas clulas em torno da parte mais profunda da esfrula epitelial.

FASE DE CAPUZ
A fase de capuz caracterizada por intensa proliferao das clulas epiteliais. O boto comea crescer de forma no uniforme, ocorre um crescimento desigual levando a adotar uma forma de bon ou capuz. Na regio central da parte mais profunda, o capuz epitelial apresenta uma concavidade, sob a qual observada uma concentrao maior concentrao de clulas

ectomesenquimais do que foi visualizado no estgio anterior.

Como o boto epitelial esta em ativa proliferao, possivelmente a maior condensao ectomesenquimal seja, em parte, fisicamente responsvel pela concavidade inferior do capuz: provvel que a resistncia criada pela condensao ectomesenquimal localizada na parte central faa com que a proliferao epitelial do boto resulte principalmente no crescimento da sua borda.

A populao de clulas ectomesenquimais condensadas, localizadas na concavidade do rgo dental chamada de Papila dentria (B), a qual formar a dentina e a polpa. As clulas ectomesenquimais que envolvem o rgo do esmalte e a papila dentria constituem o folculo dentrio ou saco dentrio (C), incumbidas de formarem o cemento, ligamento periodontal e osso alveolar, estruturas de sustentao do rgo dentrio.

FASE DE CAMPNULA
Nessa fase o crescimento do rgo dentrio diminui e sua concavidade mias acentuada, com suas margens mais aprofundadas. Na poro epitelial, a regio central continua a crescer. As clulas do epitlio externo do rgo do esmalte so achatadas, tornando-se pavimentosas. As do epitlio interno alongam-se, constituindo clulas cilndricas baixas.

Alm dessas modificaes nas diversas estruturas do rgo do esmalte, nessa fase aparecem, entre o epitlio interno e o reticulo estrelado, duas ou trs camadas de clulas que constituem o estrato intermedirio, que participa,

acredita-se, na formao do esmalte. Por outro lado, na fase de campnula na regio onde os epitlios externo e interno do rgo do esmalte se encontram ao nvel da borda do sino, forma-se um ngulo agudo. Essa regio chamada de ala cervical o local em que, por volta do final da fase de cora, tanto as clulas do epitlio externo quanto as do interno iro proliferar para constitua a bainha radicular de Hertwing, que induz a formao da raiz do dente. H uma determinao da forma da coroa do futuro dente devido formao de dobras no epitlio interno do rgo do esmalte nos locais onde as primeiras clulas cessam sua atividade mittica, antes da diferenciao em

ameloblastos, e tambm ao fato de que a ala cervical permanece fixa. Como o restante das clulas do epitlio interno continua se dividindo por mais algum tempo, o aparecimento de novas clulas resultante das sucessivas mitoses ocasiona uma fora no epitlio interno em direo aos pontos onde no h mais diviso,

Aps esses eventos, as clulas do epitlio interno localizadas nos vrtices das cspides, at ento cilndricas baixas com ncleo prximo a lamina basal,

tornam-se cilndricas altas. O seu ncleo passa a se localizar do lado oposto a papila dentaria. Aps esse fenmeno essas clulas se transformam em preameloblastos. Nesse momento, na papila dentaria adjacente, as clulas equitomesenquimais da regio perifrica, sob influncia dos pre-ameloblastos, param de se dividir, aumentando de tamanho e comeam a sua diferenciao em odontoblasto passando a secretar a primeira camada de matriz de dentina. Contatos entre odontoblastos e pre-ameloblastos desencadeiam a

diferenciao final destes em ameloblastos, os quais sintetizam e secretam a matriz orgnica do esmalte.

FASE DE COROA

A fase de coroa corresponde deposio de dentina e esmalte da coroa do futuro dente. Essa fase progride desde os locais correspondentes s cspides para a regio cervical. Portanto, embora nessa fase ocorram tambm os eventos de diferenciao, estes no se restringem aos locais de futuras cspides, mais podem ser observados ao longo das vertentes. Isso significa que num mesmo germe dentrio podero ser observados, na regio prxima a ala cervical, zonas nas quais clulas do epitelio interno do rgo do esmalte se mantem como tais, ou seja, no sofreram ainda inverso da sua polaridade.

Todavia, se for examinada uma regio adjacente na mesma vertente, porem mais prxima da cspide, observam-se pr-ameloblastos. J na papila os preodontoblastos. Estaro comeando sua diferenciao para se tornarem odontoblastos. Examinando, ainda, regies adjacentes na mesma direo, odontoblastos j estaro secretando os constituintes da matriz orgnica da primeira camada da dentina, representando, portanto um estagio posterior. Assim, observam-se estgios cada vez mais avanados, quanto mais prxima da cspide for a regio examinada. A formao da dentina centrpeta enquanto que a do esmalte centrifuga. A fase de coroa caracteriza-se pela deposio de dentina, de fora para dentro, e de esmalte, de dentro para fora.

FASE DE RAIZ

Proliferao celular na ala cervical origina o diafragma epitelial e a bainha radicular de Hertwig.

Durante a formao da poro coronria do dente necessria a presena de clulas epiteliais para induzir as clulas ectomesenquimais a se diferenciarem em odontoblastos. Pelo fato da poro radicular do dente ser tambm constituda por dentina, tambm necessria a presena de clulas de origem epitelial para o processo de diferenciao dos odontoblastos ter inicio. No final da fase de coroa, quando os eventos de diferenciao alcanam a regio da ala cervical, os epitelios interno e externo do rgo do esmalte que constituem a ala proliferam em sentido apical para induzir a formao da raiz do dente. As clulas resultantes da proliferao no se aprofundam verticalmente, talvez devido a presena do folculo dentrio e a do osso da base da cripta que rodeiam a base do germe dentrio. Por esse motivo, o epitelio resultante da proliferao das duas camadas da ala cervical sofre uma dobra, constituindo o diafragma epitelial. Como no h aprofundamento no sentido vertical, a regio proliferativa fica restrita a dobra que se continua com o diafragma epitelial. A partir desse momento, as clulas epiteliais continuam a proliferar, originando outra estrutura: a bainha epitelial raiduclar de Hertwig. Assim sendo, as duas estruturas, bainhas radiculares e diafragma epitelial, so contnuas e constitudas pelas mesmas clulas. A fase de raiz ocorre quando o dente erupciona. Como a continuao da proliferao da bainha coincide com o inicio do processo de erupo dentaria, enquanto vai sendo formada a raiz do dente, o germe dentrio movimenta-se no sentido contrario.

Os restos epiteliais de malassez originam-se da fragmentao da bainha de Hertwig. Para a formao da dentina radicular, as clulas da camada interna da bainha radicular de Hertwig induzem as clulas ectomesenquimais da papila dentaria a se diferenciarem em odontoblastos. As clulas da regio da bainha que exerceram a induo cessam sua proliferao, secretando, sobre a dentina radicular em formao, uma fina matriz cuja composio similar a matiz inicial do esmalte. Enquanto isso, os odontoblastos recm-diferenciados formam dentina radicular, aumentando gradualmente o comprimento da raiz. Pelo fato de apenas as clulas da bainha localizadas imediatamente adjacentes ao diafragma epitelial continuarem proliferando, enquanto as mais afastadas, que j induziram a diferenciao dos odontoblastos, no ais dividem, gera-se uma defasagem com o crescimento da raiz. A continua formao de dentina e a parte da bainha que no acompanha esse crescimento so responsveis por

esse fato. Por essa razo, apenas a poro mais apical da bainha de Hertwig continua acoplada a raiz. No restante da bainha, localizado mais cervicalmente, aparecem espaos devido ao aumento da superfcie de dentina radicular subjacente, fenmeno denominado fragmentao da bainha de Hertwig. O continuo crescimento da raiz provoca aumento progressivo dos espaos, que coalescem reduzindo a bainha a cordes celulares. Com o progresso dessa fragmentao, os cordes se rompem, constituindo grupos isolados de clulas, denominados restos epiteliais de Malassez.

Esses restos aparecem nos cortes histolgicos como grupos de trs a seis clulas separadas da matriz extracelular do ligamento periodontal por uma lamina basal continua. Essas clulas epiteliais possuem poucas organelas, refletindo seu aparente estado inativo. O periodonto de insero formado durante a fase de raiz. A fase de raiz e, portanto, o processo de odontognese, propriamente dito conclui-se com a formao da dentina radicular, at o fechamento do pice. Os

tecidos que compem o periodonto de insero formam-se tambm durante a fase de raiz. Cemento, ligamento periodontal e osso alveolar so formados

simultaneamente. A fragmentao da bainha radicular epitelial de Hertwig permite o contato do folculo dentrio com a dentina radicular em formao. Assim, aps contratar com a dentina, as clulas ectomesenquimais do folculo diferenciam-se em cementoblastos, secretando a matriz orgnica do cemento, simultaneamente, as clulas do lado externo do folculo diferenciam-se em esteoblastos, formando o osso alveolar, enquanto as da regio central tornamse principalmente fibroblastos e formam o ligamento periodontal. Dessa maneira, as fibras colgenas principais do ligamento so formadas ao mesmo tempo que o colgeno que constitui a matriz do cemento e do osso alveolar, possibilitando que as extremidades das fibras do ligamento, denominadas fibras de Sharpey, fiquem inseridas quando o cemento e o osso se mineralizam. O pitelio reduzido recobre o esmalte at a erupo se completar. Os dentes permanentes que tem predecessor decduo desenvolvem-se a partir do broto do permanente

CONCLUSO
Esperamos, pois com este trabalho dar a conseguir um conhecimento mais claro acerca do assunto tratado, sendo este tema de especial importncia devido ao fato de estar diretamente relacionado com a nossa futura prtica clnica, da que o conhecimento da formao da face, lngua, palato e germes dentrios sejam essenciais para a percepo acerca da formao das estruturas orofaciais, mas tambm das anomalias que podem estar presentes nos pacientes e para qual cirurgio dentista deve ser apto e capaz de proceder ao diagnostico e posterior tratamento.

BIBLIOGRAFIA
Embriologia bsica (MOORE PERSAUD) Embriologia clica (MOORE PERSAUND) Histologia e Embriologia Oral (Eduardo Katchburian e Victor Arana)

Anda mungkin juga menyukai