Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PR-REITORIA DE ENSINO Disciplina: 1404141 - ELETROMAGNETISMO Ofertada por: 14040000 - UNID. ACAD.

DE ENGENHARIA ELETRICA Professores:


330158 - MARIO DE SOUSA ARAUJO FILHO

Turma: 01 - Perodo: 2012.2 Crditos: 4 - CH: 60 Horrios:


2 10:00-12:00 (RE-12) 5 08:00-10:00 (RE-12)

PLANO DE CURSO EMENTA Campo eletrosttico. Lei de Coulomb e campo eltrico esttico. Densidade de fluxo eltrico e lei de Gauss. Potencial eltrico escalar esttico. Densidade de energia armazenada no campo eltrico. Materiais condutores. Materiais dieltricos. Resistncia. Capacitncia. Equaes de Poisson e de Laplace. Condies de contorno eltricas. Campo magnetosttico. Lei de Biot-Savart. Densidade de fluxo magntico e Lei da Ampere. Potenciais magnticos estticos, vetorial e escalar. Foras e torques de origem magntica. Polarizao magntica. Ferromagnetismo. Condies de contorno magnticas. O circuito magntico. Densidade de energia armazenada no campo magntico. Foras em materiais magnticos. Indutncias prprias e mtua. I - OBJETIVOS Campo eletrosttico. Lei de Coulomb e campo eltrico esttico. Densidade de fluxo eltrico e lei de Gauss. Potencial eltrico escalar esttico. Densidade de energia armazenada no campo eltrico. Materiais condutores. Materiais dieltricos. Resistncia. Capacitncia. Equaes de Poisson e de Laplace. Condies de contorno eltricas. Campo magnetosttico. Lei de Biot-Savart. Densidade de fluxo magntico e Lei da Ampere. Potenciais magnticos estticos, vetorial e escalar. Foras e torques de origem magntica. Polarizao magntica. Ferromagnetismo. Condies de contorno magnticas. O circuito magntico. Densidade de energia armazenada no campo magntico. Foras em materiais magnticos. Indutncias prprias e mtua. II - CONTEDO PROGRAMTICO 1 UNIDADE ANLISE VETORIAL lgebra Vetorial. Campos escalares e vetoriais. Sistemas de coordenadas. 2 UNIDADE LEI DE COULOMB E CAMPO ELTRICO A lei experimental de Coulomb. Campo eltrico de N cargas puntuais, de uma linha, de uma superfcie e de um volume de cargas. Linhas de fora e esboo de campos. 3 UNIDADE DENSIDADE DE FLUXO ELTRICO, LEI DE GAUSS E DIVERGNCIA Densidade de fluxo e lei de Gauss. Aplicaes a distribuies simtricas de cargas. Divergncia. Primeira equao de Maxwell. O operador nabla e o teorema da divergncia. 4 UNIDADE ENERGIA E POTENCIAL Energia para movimentar uma carga puntual em um campo eltrico. Integral de linha. Diferena de potencial e potencial. Campo de potencial de uma carga, de N cargas e de distribuies de cargas. Campo conservativo. Gradiente de potencial. O dipolo. Densidade de energia no campo eletrosttico. 5 UNIDADE CONDUTORES, DIELTRICOS E CAPACITNCIA Corrente e densidade de corrente. Equao de continuidade. Condutores metlicos. Propriedades dos condutores e condies de contorno. Mtodo das imagens. Semicondutores. Materiais dieltricos e condies de contorno. Capacitncia. Exemplos de clculo de capacitncia. Capacitncia de uma linha bifilar. 6 UNIDADE MAPEAMENTO DE CAMPOS

Quadrados curvilneos. Mtodo iterativo. Analogias com corrente. Modelos fsicos. 7 UNIDADE EQUAES DE POISSON E LAPLACE Equaes de Laplace e de Poisson. Teorema da Unicidade. Exemplos. Soluo-produto. 8 UNIDADE CAMPO MAGNTICO ESTACIONRIO Lei de Biot-Savart. Lei Circuital de Ampre. Rotacional. Teorema de Stokes. Fluxo magntico e densidade de fluxo magntico. Potenciais escalar e vetorial. Derivao das leis do campo magnetosttico. 9 UNIDADE FORAS MAGNTICAS, MATERIAIS E INDUTNCIA Fora sobre uma carga em movimento e sobre um elemento diferencial de corrente. Fora entre elementos diferenciais de corrente. Fora e torque em um circuito fechado. Natureza dos materiais magnticos, magnetizao e permeabilidade. Condies de contorno para o campo magntico. Circuito magntico. Foras e energia potencial em materiais magnticos. Indutncia e indutncia mtua. III - METODOLOGIA Aulas expositivas e seminrios. Quadro branco, marcador e apagador. IV - AVALIAO Procedimentos: Avaliaes (provas) por unidade. Trabalho escrito e seminrios valendo peso na avaliao parcial. V - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS a)Eletromagnetismo, William H. Hayt, Jr. b)Elementos de Eletromagnetismo, Matthew N.O. Sadiku. c)Teoria Eletromagntica Bsica, Paris & Hurd. d)Eletromagnetismo, Coleo Schaum. e)Eletromagnetismo, Kraus and Carver.

Anda mungkin juga menyukai