Anda di halaman 1dari 10

Maio/2010

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PROCURADORIA GERAL DE JUSTIA Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista de Tecnologia da Informao


Especialidade Engenharia de Software/Desenvolvimento de Sistemas
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde sua opo de cargo. - contm 75 questes, numeradas de 1 a 75.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas personalizada. - Ao terminar a prova entregue ao Fiscal da sala o Caderno de Questes e a Folha de Respostas personalizada. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa/Redao Oficial Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Os bons selvagens mirins (C) Garotos podem ser maus? Embora a viso romantizada da infncia sugira a existncia de uma pureza primordial, crianas, como qualquer outro animal social, so capazes tanto de atitudes do mais profundo egosmo de crueldade mesmo quanto de gestos altrustas. um clssico caso de copo meio cheio ou meio vazio. E a pergunta interessante : por que tanta gente deixa seletivamente de ver os fatos que no lhe convm para sustentar o mito da infncia angelical? Parte da resposta est na biologia. Bebs e crianas comovem e mobilizam nossos instintos de cuidadores. Estes serezinhos foram "desenhados" com (D) caractersticas que exploram nossos vieses sensrios. Tais traos so h dcadas conhecidos de artistas como Walt Disney. E, se essa a base biolgica do "amor s crianas", sobre ela passaram a operar poderosos fatores culturais, que reforaram essa predisposio natural at torn-la uma ideologia. Enquanto bebs nasciam aos borbotes e morriam em propores parecidas o que ocorreu durante 99,9% da histria , vamos o bito de filhos como algo, se no natural, ao menos esperado. Evitvamos investir tudo num nico rebento. Com o surgimento da famlia burguesa, a partir do sculo 16, as coisas comearam a mudar. Ter um beb e v-lo chegar idade adulta deixou de ser uma aposta temerria. Estava aberto o caminho para que o amor paterno pudesse prosperar. Foi nesse contexto que surgiram, no sculo 18, pedagogos como Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que criou um novo conceito de infncia. Jovens no deveriam ser apenas ensinados, mas educados, respeitando-se as especificidades de seu desenvolvimento natural. O problema que essa ideia bastante plausvel de Rousseau veio misturada com outras, menos razoveis, como a balela de que o homem originalmente bom, mas a sociedade o corrompe. No foi preciso muito para que crianas virassem bons selvagens mirins, a encarnao da bondade primeva. O fato de Rousseau ter se tornado o filsofo mais influente da histria, especialmente no pensamento de esquerda, s aumentou o vigor do mito e o tamanho do estrago provocado.
(Hlio Schwartzman, Folha de S. Paulo)

A expresso um clssico caso de copo meio cheio ou meio vazio utilizada, no contexto do primeiro pargrafo, para figurar a (A) (B) predominncia, nas crianas, da ndole maldosa sobre as inclinaes altrustas. equivalncia, na idade infantil, entre as atitudes egostas e os instintos naturais. dificuldade de se reconhecer, nas atitudes infantis, a primazia do egosmo ou do altrusmo. relao de causa e efeito entre o instinto natural das crianas e seus gestos altrustas. supremacia, no mundo infantil, dos instintos naturais sobre a pureza primordial.
o

(D) (E)

_________________________________________________________

2.

No 2 pargrafo, afirma-se que os adultos, (A) (B) (C) por fora de suas convices morais, veem as crianas como seres invariavelmente inocentes. no obstante seus instintos paternais, deixam de reconhecer as efetivas virtudes das crianas. por razes de ordem biolgica, cuidam to somente dos fatos que desabonam a conduta infantil. em razo de seus instintos protecionistas, enxergam nas crianas apenas o que a eles convm. em vista de suas boas intenes, contrariam seus instintos na hora de avaliar as crianas.

(E)

_________________________________________________________

3.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. No 3o pargrafo, considera-se que h razes de ordem biolgica para que os adultos deixem de transformar em ideologia a idealizao que promovem da infncia.

II. No 4o pargrafo, a convico de Rousseau referida em reforo da tese de que a criana no deve ser vista como um ser naturalmente puro.

III. No 4o pargrafo, afirma-se que um novo conceito


de infncia, proposto por Rosseau, dizia respeito a novas prticas de educao. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 4.

I. I e II. II. II e III. III.

_________________________________________________________

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) (B) (C) (D) (E) uma pureza primordial (1 pargrafo) = uma inocncia primitiva.
o

vieses sensrios (2 pargrafo) = elucubraes oblquas.


o

predisposio natural (3 pargrafo) = pressuposio primitiva.


o

aposta temerria (3 pargrafo) = lance temeroso.


o

ideia bastante plausvel (4 pargrafo) = tese bem notria.


o

MPRND-Conhec. Gerais1

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


5. As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: (A) No basta ensinar contedos s crianas, pensava Rousseau; impe-se educ-las, mas de modo que no as deforme a sociedade. No se esperem das crianas que sejam puras ou angelicais, pois elas j nasceriam com os instintos da agresso e da crueldade. Houve tempos em que o ndice de mortalidade dos bebs atingiam um patamar que hoje suscitariam srias sindicncias. (D) (D) A genialidade de Walt Disney teria reforado, nos traos dos desenhos, a imagem de inocncia que se atribuam s crianas. Esto em nossos instintos de adultos o impulso para que consideremos, em princpio, frgeis e indefesas todas as crianas. 8. No contexto do 3 pargrafo, constituem uma causa e seu efeito, nessa ordem, os seguintes fatos: (A) a base biolgica do "amor s crianas" / reforaram essa predisposio natural.
o

(B)

(B)

bebs nasciam aos borbotes / morriam em propores parecidas.

(C) (C)

surgimento da famlia burguesa, a partir do sculo 16 / as coisas comearam a mudar.

Ter um beb e v-lo chegar idade adulta / deixou de ser uma aposta temerria.

(E)

vamos o bito de filhos / como algo, se no natural, ao menos esperado.

(E)

_________________________________________________________

9.

preciso corrigir a pontuao da frase: (A) No obstante a imagem de candura, as crianas podem ser perversas por conta dos instintos, manifestao que, alis, nos comandam a todos. No apenas as crianas, tambm os adultos cedem aos instintos primitivos, de cuja manifestao, muitas vezes, tendemos a nos envergonhar. O autor no se mostra nada simptico tese da bondade natural, proposta e defendida por Rousseau, embora admita o grande prestgio de que goza esse filsofo. No sculo 18, marcado pela ao dos pensadores iluministas, pedagogos como Rousseau, desejosos de mudanas, propuseram teses revolucionrias. Deve-se aparncia meiga das crianas, boa parte da crena de que elas so seres angelicais, e por isso, incapazes de cometer crueldades.

_________________________________________________________

6.

Est plenamente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Por que tanta gente deixaria de ver os fatos que no lhe conviessem, para sustentar, assim, o mito da infncia angelical? Essas criaturinhas gozariam de um prestgio que s reconhecssemos nela em virtude dos nossos vieses sensrios. Se for essa a base biolgica do nosso amor s crianas, passam a operar sobre ela os valores culturais que defendssemos. Para Rousseau, as crianas que no forem desviadas de seu caminho natural teriam desfrutado de pleno equilbrio vital. No fosse a estilizao dos traos das crianas, nos desenhos de Walt Disney, a imagem da pureza infantil no ter sido to forte. (B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

10.

7.

Estava aberto o caminho para que o amor paterno pudesse prosperar. A afirmao acima tem nova redao, igualmente correta e de sentido equivalente, em: (A) O amor paterno estaria abrindo um caminho em cujo pudesse prosperar. Abria-se o caminho que ao amor paterno possibilitaria prosperar. Poderia prosperar nesse caminho o amor paterno que a ele se abria.

Caso um opositor das teses de Rosseau a ele se dirigisse formalmente, uma redao correta seria: (A) Venho presena de Vossa Eminncia para manifestar meu desagrado em relao tese da bondade natural. Poderia Sua Senhoria explicitar outros argumentos que melhor justifiquem vossa tese? No posso concordar com as teses supostamente revolucionrias que Vossa Excelncia vindes defendendo. Senhor: acredito que, ao apresentar suas teses sobre a bondade natural, reveles um pensamento tendencioso. Vossa Senhoria est, a meu ver, inteiramente equivocada quando defende as teses sobre a bondade natural. 3

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (D) Ao amor paterno permitiria prosperar-se nessa abertura do caminho. Abrira-se o caminho aonde poderia vir a prosperar o amor paterno. (E)

(E)

MPRND-Conhec. Gerais1

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Histria do Rio Grande do Norte 11. Durante a Unio Ibrica, a Capitania do Rio Grande do Norte passou a fazer parte do interesse expansionista de Filipe II da Espanha, tendo em vista (A) o sucesso da economia de subsistncia praticada pelos ndios potiguares no interior da capitania, cuja produo poderia fornecer altos lucros no mercado consumidor de produtos tropicais. a constante invaso de povos estrangeiros na capitania, particularmente de holandeses, que estabeleciam fortes laos de aliana com os indgenas da tribo potiguar no serto nordestino. a posio geogrfica da capitania, que possibilitava acesso estratgico colnia e explorao de todas as terras da costa brasileira, especificamente da regio nordestina. a necessidade de expanso da colonizao e a implantao de ncleos de povoamento, a organizao e a criao de rgos administrativos capazes de promover a expulso dos franceses da capitania. o fracasso do sistema de capitanias hereditrias que favorecia incurses estrangeiras, principalmente francesas, na capitania que colocavam em risco o domnio espanhol em terras brasileiras. 13. Aspectos Geoeconmicos do Rio Grande do Norte Ao longo de sua histria, a economia do Rio Grande do Norte caracterizou-se pela produo e comercializao de produtos (A) (B) (C) (B) (D) (E) 14. com alta intensidade tecnolgica. destinados ao mercado atacadista nacional. com baixa intensidade tecnolgica. pouco dependentes de infraestrutura logstica. com elevado valor agregado.

_________________________________________________________

(C)

Considere as seguintes afirmaes sobre a produo mineral do Rio Grande do Norte:

I. Na dcada de 1940, teve incio a explorao da


scheelita no estado, elevando-o condio de maior produtor desse minrio no Brasil; a regio do Serid era o principal polo de produo.

(D)

II. Diferente do que ocorre com outros estados brasileiros onde h extrao de petrleo, o Rio Grande do Norte no recebe royalties da Petrobras.

(E)

III. A explorao de sal no litoral norte do estado foi


ampliada a partir da necessidade de concorrer com a produo chinesa, que pratica preos mais elevados no mercado internacional. Est correto o que se afirma APENAS em (A)

_________________________________________________________

12.

Quando o golpe j estava deflagrado, Aluzio Alves publicou nota no jornal Tribuna do Norte, intitulada Ao Povo, na qual informava lamentar: ...que o presidente Joo Goulart, a quem reconhece e sempre h de proclamar inestimveis servios ao Rio Grande do Norte (...) no tenha podido impedir a radicalizao das posies ideolgicas e polticas, conduzindo o pas a um impasse intolervel, que s pode ser solucionado com o respeito s tradies das foras armadas. (Tribuna do Norte, 02/04/64).
(In: http://www.cerescaico.ufrn.br/rnnaweb/historia/republica/politica_1964.htm. Acessado em 27/04/2010)

I. I e II. I e III. II. III.

(B) (C) (D) (E) 15.

_________________________________________________________

Sobre a carcinicultura potiguar so feitas as seguintes afirmaes:

O texto e o conhecimento histrico permitem inferir que o governador Aluzio Alves, com a publicao em 1964, (A) faz uma defesa intransigente da legalidade, passando a se colocar do lado das foras populares e democrticas do Estado em oposio aos golpistas. comunica ao Comando Militar que estaria do lado da democracia e do presidente, conclamando o povo a resistir ao golpe militar no Estado. rompe definitivamente com os movimentos populares, passando a adotar prticas oligrquicas e repressivas no Estado aps a Ditadura Militar. adota medidas preventivas para impedir que os militares se instalassem no Estado e promovessem, por meio da fora, a perturbao da ordem. define uma posio favorvel aos golpistas, passando a integrar-se ao movimento, assumindo com os militares a defesa da Ditadura Militar no Estado.

I. A atividade importante criadora de emprego e


renda para a populao do estado.

II. A produo do Rio Grande do Norte a terceira do


pas, sendo suplantada pelo Cear e Paraba.

(B)

III. A sustentabilidade da atividade questionada a


longo prazo devido aos efeitos negativos sobre o meio ambiente, sobretudo nos manguezais do estado. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

I. I e II. I e III. II. II e III.


MPRND-Conhec. Gerais1

(D)

(E)

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: CONHECIMENTOS ESPECFICOS Ateno: As questes de nmeros 16 a 18 referem-se Lei Orgnica e Estatuto do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte. 19. 16. A ao civil para a decretao da perda do cargo de Membro do Ministrio Pblico ser proposta pelo (A) Governador do Estado perante o Tribunal de Justia do Rio Grande do Norte, aps parecer do Procurador-Geral do Estado. Corregedor-Geral de Justia perante o Conselho Superior do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte. Secretrio do Conselho Superior do Ministrio Pblico, aps delegao do Procurador-Geral de Justia e autorizao do rgo Especial. Membro mais antigo do Colgio de Procuradores de Justia perante o Superior Tribunal de Justia, aps autorizao da maioria do Conselho Superior. Procurador-Geral de Justia perante o Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Norte, aps autorizao da maioria do Colgio de Procuradores. (A) (B) (C) (D) (E) 20. As questes de nmeros 19 e 20 referem-se Lei o Complementar Estadual n 122/94, que dispe sobre o Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis do Estado.

Sobre o direito de petio, considere:

I. O pedido de reconsiderao deve ser decidido em


trinta dias, contados do seu registro no protocolo, importando denegao o silncio da autoridade nesse prazo.

II. No cabe recurso do indeferimento do pedido de


reconsiderao.

(B)

III. O recurso dirigido autoridade que tiver expedido


o ato ou proferido a deciso.

(C)

IV. O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de trinta dias, a contar da publicao ou da cincia pessoal, pelo interessado, da deciso recorrida.

(D)

V. O direito de requerer prescreve em cinco anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial ou crditos resultantes das relaes de trabalho. Est correto o que se afirma APENAS em

(E)

_________________________________________________________

17.

O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser eleito pelo (A) rgo Especial do Colgio de Procuradores, dentre os Procuradores ou Promotores de Justia, para mandato de dois anos, vedada a reconduo. Conselho Superior, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de um ano, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. Colgio de Procuradores, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. Conselho Superior, dentre os Procuradores ou Promotores de Justia, para mandato de dois anos, vedada a reconduo. Colgio de Procuradores de Justia, dentre todos os Membros da Instituio, para mandato de trs anos, vedada a reconduo.

I, II e IV. I, IV e V. II e III. II, III e V. III e IV.

(B)

_________________________________________________________

VEDADO o exerccio de atividade remunerada durante a licena (A) (B) (C) (D) (E) para fins de atividade poltica. por motivo de afastamento de cnjuge ou companheiro. para fins de servio militar. por motivo de gestao, adoo ou guarda judicial. por prmio de assiduidade. As questes de nmeros 21 a 25 referem-se a Noes de Administrao Pblica.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Ateno:

18.

Quanto s frias dos membros do Ministrio Pblico do Rio Grande do Norte, correto que (A) as frias interrompidas podero ser gozadas em outra oportunidade ou adicionadas s do exerccio seguinte, vedada a acumulao por mais de um perodo. no podero ser adiadas ou interrompidas, ainda que no interesse do servio. no ser devida em caso de exonerao, indenizao relativa ao perodo de frias a que tinha direito na atividade. podero ser fracionadas em perodos inferiores a trinta dias. o direito frias ser adquirido aps o segundo ano de exerccio.

21.

A despesa total com pessoal dos Estados, em cada perodo de apurao, NO poder ser superior ao percentual da Receita Corrente Lquida equivalente a (A) (B) (C) (D) (E) 39% 40% 45% 50% 60%

(B)

_________________________________________________________

(C)

22.

Na verificao do atendimento dos limites da despesa total com pessoal, definidos no artigo 19 da Lei Compleo mentar n 101/2000, NO sero computadas as despesas (A) (B) (C) (D) (E) de Proventos de Aposentadorias. de Subsdios a Agentes Polticos. de Indenizao por Demisso de Servidores. com Vantagens Variveis. com Proventos de Reforma e Penses. 5

(D)

(E)

MPRND-Anal.Tecn.Inf.-Eng.Software-Des.Sist.-A01

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


23. Se a despesa total com pessoal, do Ministrio Pblico, ultrapassar os limites definidos na Lei Complemeno tar n 101/2000, sem prejuzo das medidas previstas no art. 22 deste dispositivo legal, o percentual excedente dever de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo que no primeiro, a reduo dever ser de (A) (B) (C) (D) (E) 24. um tero. um quarto. metade. dois teros. dois quartos. 30. 29. Planejar a recuperao de crises que necessitam que o trabalho seja executado em um sistema alternativo mediante estabelecimento de um plano com as medidas a serem tomadas objetivo do processo ITIL definido como Gerenciamento de (A) (B) (C) (D) (E) Nveis de Servio. Continuidade dos Servios de TI. Configurao. Problemas. Incidentes.

__________________________________________________________________________________________________________________

Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, sendo que, no primeiro a reduo do excedente dever ser de pelo menos (A) (B) (C) (D) (E) 10% 15% 20% 25% 35%

objetivo do controle de alto nvel do COBIT, pertencente ao domnio Planejamento e Organizao: (A) (B) (C) (D) (E) Desenvolver e Manter Procedimentos. Identificar Solues Automatizadas. Definir e Gerenciar Servios de Terceiros. Identificar Controles Internos e Adequao. Definir a Arquitetura de Informao.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

31.

25.

Ao final do seu mandato, vedado ao titular de Poder ou o rgo referido no art. 20 da Lei Complementar n 101/2000, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito, nos ltimos (A) (B) (C) (D) (E) quatro meses. cinco meses. dois trimestres. trs trimestres. dois quadrimestres.

No modelo de desenvolvimento de software em espiral, cada loop na espiral representa (A) (B) (C) (D) (E) a necessidade de retornar ao incio da fase em que se encontra. um processo de reengenharia. uma disciplina de software. uma fase do processo de software. uma atividade paralela.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

26.

um dos domnios do COBIT. Define as questes operacionais ligadas ao uso da TI para atendimento aos servios para os clientes, manuteno e garantias ligadas a estes servios. Os processos a ele pertencentes tratam da definio dos nveis de servio, entre outros. Trata-se (A) (B) (C) (D) (E) da Obteno de Garantia Independente. do Planejamento e da Organizao. da Monitorao e da Avaliao. da Entrega e do Suporte. da Aquisio e da Implementao.

32.

O modelo em espiral difere principalmente dos outros modelos de processo de software por (A) (B) (C) (D) (E) no contemplar o prottipo. reconhecer explicitamente o risco. no ter fases. possuir uma fase nica evolucionria. no contemplar o projeto do produto.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

33.

Na engenharia de software, etnografia (A) (B) (C) uma fase do processo de software aplicada no modelo em cascata. uma fase do processo de software aplicada no modelo em espiral. uma tcnica de observao que pode ser usada para compreender os requisitos sociais e organizacionais. uma tcnica aplicada na engenharia de requisitos cujo objetivo definir, a priori, as classes que contm elementos grficos (BLOB). um projeto cujo principal objetivo criar interfaces

27.

Identificar Solues Automatizadas e Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI so objetivos de controle de alto nvel pertencentes, respectivamente, aos domnios COBIT (A) (B) (C) (D) (E) Planejamento e Organizao; e Monitorao e Avaliao. Monitorao e Avaliao; e Aquisio e Implementao. Aquisio e Implementao; e Planejamento e Organizao. Monitorao de Processos; e Entrega e Suporte. Entrega e Suporte; e Planejamento e Organizao.

(D)

(E)

_________________________________________________________ grficas, que facilitam o acesso do usurio (GUI). 28. No ITIL, pertencem respectivamente ao Suporte de _________________________________________________________

Servios e Entrega de Servios, o Gerenciamento de (A) (B) (C) (D) (E) 6 Mudanas e o Gerenciamento de Nveis de Servio. Problemas e o Gerenciamento de Incidentes. Continuidade do Servio e o Gerenciamento de Configurao. Finanas e o Gerenciamento de Capacidade. Verses e o Gerenciamento de Configurao.

34.

As polticas de rastreabilidade de requisitos so decididas durante o estgio de (A) (B) (C) (D) (E) agregao dos requisitos funcionais, apenas. implementao do sistema, apenas. implantao do sistema. eliminao dos requisitos no funcionais. gerenciamento de requisitos.
MPRND-Anal.Tecn.Inf.-Eng.Software-Des.Sist.-A01

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


35. Para decidir sobre os limites do sistema, ou seja, distinguir o que o sistema e o que o ambiente do sistema, um trabalho feito em conjunto com os stakeholders em um estgio inicial de elicitao e anlise de requisitos. Esse trabalho culmina, em primeira instncia, com um modelo (A) (B) (C) (D) (E) 36. de contexto. de comportamento. de objetos. conceitual de banco de dados. fsico de banco de dados. 39. Considere:

I. Mtrica de confiabilidade. II. Atributo de usabilidade.


Associe correta e respectivamente com as lacunas 1 Probabilidade de falha sob demanda ...... . 2 Velocidade de operao ...... . 3 Facilidade de aprendizado ...... . 4 Disponibilidade ...... . A associao correta 1 (A) (B) (C) (D) (E) 40. 2 3 4

_________________________________________________________

Na especificao dirigida a riscos, a compreenso da probabilidade de ocorrncia de um risco e das consequncias potenciais, se um acidente ou incidente, associado com este risco, ocorrer, da competncia do processo de (A) (B) (C) (D) (E) especificao de requisitos. decomposio de riscos. anlise da qualidade. validao de requisitos. anlise e classificao de riscos.

I I I II II

I II I I I

I II II I II

II I II I I

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Refactoring, programao em pares e Stand-up Meeting so caractersticas das prticas do (A) (B) (C) (D) (E) PRINCE2. Rational Unified Process. Extreme programming. PMBOK. SCRUM.

37.

Um prottipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para:

I. Ajudar na descoberta e validao dos requisitos do


sistema, durante a engenharia de requisitos.

II. Explorar solues especficas de software e apoiar


o projeto de interface com o usurio, durante o projeto do sistema.

_________________________________________________________

41.

So respectivamente disciplina (Core Process Workflow) e fase (Phase) do RUP: (A) (B) (C) (D) (E) Concepo e Implantao. Implementao e Elaborao. Implantao e Requisitos. Requisitos e Modelagem de Negcios. Implementao e Teste.

III. Realizar testes completos com o sistema que ser


entregue para o cliente, durante o processo de teste. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. II e III, apenas. I e II, apenas. II, apenas. I, apenas.

_________________________________________________________

42.

No RUP, a nfase no escopo do sistema est na fase de (A) (B) (C) (D) (E) Concepo. Implementao. Elaborao. Transio. Construo.

_________________________________________________________

38.

Sobre requisito funcional, considere:

I. O sistema deve fornecer telas apropriadas para o


usurio ler os documentos no repositrio de documentos.

_________________________________________________________

43.

No RUP, a nfase em arquitetura est na fase de (A) (B) (C) (D) (E) Transio. Modelagem de Negcio. Implantao. Implementao. Elaborao.

II. O usurio deve ser capaz de fazer uma busca em


todo o conjunto inicial de banco de dados.

III. O sistema deve atender aos requisitos de confiabilidade, usabilidade e portabilidade. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

44.

No RUP, Project Management e Environment so (A) (B) (C) (D) (E) Phases. Core Process Workflows. Metrics. Core Supporting Workflows. Analysis & Design Process. 7

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

MPRND-Anal.Tecn.Inf.-Eng.Software-Des.Sist.-A01

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Instruo: Para responder s questes de nmeros 45 a 47, a considere o contedo do PMBOK, 3 edio em Portugus. 50. Caso particular de associao binria utilizado para expressar um relacionamento todo-parte. Entretanto, a parte pode no ser exclusiva de um nico todo. No diagrama de classes uma (A) (B) (C) (D) (E) 51. Generalizao. Composio. Estereotipagem. Agregao. Dependncia.

45.

A Declarao do trabalho do contrato elaborada (sada) primariamente em (A) (B) (C) (D) (E) Selecionar fornecedores. Solicitar respostas de fornecedores. Planejar compras e aquisies. Administrao de contrato. Encerramento do contrato.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A UML dispe de regras semnticas para Visibilidade, Nomes, Escopo, Integridade e Execuo. Como os nomes podem ser vistos e utilizados, trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) Escopo. Nomes. Visibilidade. Integridade. Execuo.

46.

Um plano aprovado para o trabalho do projeto em relao qual comparada a execuo do projeto e onde so medidos os desvios para o controle do gerenciamento. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) limites de especificao. estimativa de trs pontos. esforo. estimativa de custos. linha de base da medio de desempenho.

_________________________________________________________

52.

Uma declarao de atributo de classe na UML pode ser, por exemplo, name : String [0..1], que indica a presena APENAS de (A) (B) (C) (D) (E) nome e visibilidade. nome, tipo e multiplicidade. nome e tipo. tipo e propriedade. tipo e multiplicidade.

_________________________________________________________

47.

Avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem, alm de outros fatores, como o prazo e tolerncia a risco das restries de custo, cronograma, escopo e qualidade do projeto. Trata-se de Anlise (A) (B) (C) (D) (E) qualitativa de riscos. quantitativa de riscos. do caminho crtico. de alternativas e tomada de deciso. da variao.

_________________________________________________________

53.

Na taxonomia dos diagramas de estrutura (S) e de comportamento (C) da UML, os diagramas de Pacote, Classe, Sequncia e Objeto so, respectivamente, de (A) (B) (C) (D) (E) S, S, C e S. S, S, C e C. S, C, S e C. C, S, C e S. C, C, S e C.

_________________________________________________________

48.

No Processo Unificado (UP), o fluxo de trabalho Anlise, tem forte concentrao na fase de (A) (B) (C) (D) (E) Implementao. Elaborao. Construo. Concepo. Transio.

_________________________________________________________

54.

Os relacionamentos presentes nos diagramas de casos de uso podem ser de

_________________________________________________________

I. II. III. IV.

Agregao. Generalizao. Dependncia. Associao.

49.

Considere:

Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 55.

I. II. III. IV. V.

Dirigido por caso de uso. Orientado por quatro workflows. Centrado em arquitetura. Distribudo em cinco fases. Iterativo e incremental.

I e II apenas. II e III, apenas. II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

_________________________________________________________

So caractersticas do Processo Unificado (UP) o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 8

Na UML, um relacionamento entre superclasses (classesme) e subclasses (classes-filha), uma (A) (B) (C) (D) (E) associao. dependncia. composio. agregao. generalizao.
MPRND-Anal.Tecn.Inf.-Eng.Software-Des.Sist.-A01

I, II e III. I, II e IV. I, III e V. II, III e V. III, IV e V.

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


56. Na UML, um pacote pode conter, entre outros elementos, (A) (B) (C) (D) (E) 57. pacotes, componentes e colaboraes, apenas. classes e pacotes, apenas. classes e componentes, apenas. componentes e ns, apenas. classes, interfaces, diagramas e pacotes. 62. So mtodos (algoritmos) de busca em cadeias (A) (B) (C) (D) (E) 63. Boyer-Moore e Knuth-Morris-Pratt. Boyer-Moore e fuso natural. Knuth-Morris-Pratt e fuso balanceada multidirecional. Fuso direta e Knuth-Morris-Pratt. Boyer-Moore e ordenao polifsica.

_________________________________________________________

Uma operao pode ter implementaes diferentes em diversos pontos da hierarquia de classes, desde que mantenham a mesma assinatura. Na orientao a objetos, este o conceito que embasa (A) (B) (C) (D) (E) a multiplicidade. o encapsulamento. o prottipo. o polimorfismo. o esteretipo.

_________________________________________________________

ltimo dado armazenado o primeiro a ser recuperado caracteriza a estrutura de dados do tipo (A) (B) (C) (D) (E) rvore. pilha. string. fila. boolean.

__________________________________________________________________________________________________________________

58.

Os nomes dos nveis de maturidade na representao por estgios do CMMI diferem dos nomes dos nveis de capacidade na representao contnua, nos nveis (A) (B) (C) (D) (E) 0e1 1e2 2e3 3e4 4e5

64.

A linguagem Java 6 permite a declarao de uma classe aninhada que se trata de uma classe (A) (B) (C) (D) (E) genrica. abstrata. agregada. membro de outra. annima.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

65.

59.

No CMMI, o segundo e terceiro nveis de maturidade (representao por estgio) so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) Inicial e Gerenciado. Gerenciado e Definido. Desempenhado e Gerenciado. Definido e Otimizado. Desempenhado e Otimizado.

Em JavaScript, o operador que retorna true se as variveis envolvidas no possurem o mesmo valor e/ou no forem do mesmo tipo de dado, caso contrrio, retorna false, (A) (B) (C) (D) (E) && ! === || !==

_________________________________________________________ _________________________________________________________

66.

Na linguagem PHP 5, a funo fputs (A) (B) (C) (D) (E)

60.

Protocolo leve para a troca de documentos XML por meio de uma conexo bsica de transporte. Aceita transaes sobre objetos distribudos em um ambiente baseado na Web, definindo como as RPCs e as respostas podem ser representadas dentro de mensagens. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) WSDL. SOA. SOAP. UDDI. TCP.

busca por um padro em um nome de arquivo. um nome alternativo para a funo fwrite. interpreta o contedo de um arquivo de acordo com um determinado formato. cria um link fsico. posiciona o ponteiro em um arquivo.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

67.

61.

No padro de projeto de arquitetura MVC, dentre as tarefas de controle, destaca-se:

Reduo do escopo dos dados em anlise, alm de mudar a ordem das dimenses, mudando desta forma a orientao segundo a qual os dados so visualizados. Trata-se de uma operao OLAP de (A) (B) (C) (D) (E) Slice and Dice. Drill Throught. Pivot. Roll Up. Drill Across.

I. II. III. IV. V.

Encapsular funcionalidade. Gerar requisies do usurio. Encapsular objetos de contedo. Preparar dados do modelo. Selecionar resposta de viso.

_________________________________________________________

Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

68.

I, II e IV. I e III. II e IV. III, IV e V. IV e V.

Na normalizao, a eliminao dos atributos multivalorados ocorre durante a aplicao da (A) (B) (C) (D) (E) 1FN. 2FN. 3FN. FNBC. 4FN. 9

MPRND-Anal.Tecn.Inf.-Eng.Software-Des.Sist.-A01

w ww.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


69. No endereamento IPv4, o incio da faixa de endereos privados reservada para a classe B (A) (B) (C) (D) (E) 70. 172.0.0.0 172.16.0.0 191.168.0.0 191.168.0.255 192.168.0.0

_________________________________________________________

NO se trata de um sistema operacional utilizvel em redes de computadores: (A) (B) (C) (D) (E) Linux Red Hat. Windows NT. Unix. Novell Netware. Ethernet.

_________________________________________________________

71.

No modelo TCP/IP (4 camadas, tal como na RFC 1122 ou em Tanenbaum), a camada (A) (B) (C) (D) (E) 2 corresponde camada 4 do modelo OSI. 4 corresponde camada 5 do modelo OSI. 1 corresponde s camadas 1 e 2 do modelo OSI. 3 corresponde camada 3 do modelo OSI. 1 corresponde s camadas 3 e 4 do modelo OSI.

_________________________________________________________

72.

No modelo TCP/IP (4 camadas, tal como na RFC 1122 ou em Tanenbaum), os protocolos FTP, TCP e IP so respectivamente pertencentes s camadas (A) (B) (C) (D) (E) 4, 2 e 2 4, 3 e 2 4, 4 e 2 3, 3 e 2 3, 2 e 1

_________________________________________________________

73.

O IPsec (processo de criptografia descrito na RFC 2406) determina que as implementaes precisam pelo menos oferecer suporte ao algoritmo (A) (B) (C) (D) (E) Data Encryption Standard DES. Rivest, Shamir e Adleman RSA. Secure Sockets Layer SSL. Intrusion Detection System IDS. Advanced Encryption Standard AES.

_________________________________________________________

74.

O padro criptogrfico AES foi projetado para (A) (B) (C) (D) (E) substituir o RSA. complementar o RSA. complementar o 3DES. substituir o DES e o 3DES. substituir o SSL.

_________________________________________________________

75.

O IPsec fornece a capacidade de proteger comunicaes. Seu uso tem como exemplos:

I. O estabelecimento de conectividade de extranet e


intranet com parceiros.

II. A melhoria da segurana no comrcio eletrnico. III. O acesso remoto seguro por meio da Internet.
Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 10

I, apenas. II, apenas. III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.


MPRND-Anal.Tecn.Inf.-Eng.Software-Des.Sist.-A01

w ww.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai