Anda di halaman 1dari 19

TEORIAS DE CURRCULO

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currculo. So Paulo: Cortez, 2011. Danielle Piontkovsky Maria Regina Lopes Gomes(*)

O livro Teorias de Currculo uma obra das professoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, publicada no ano de 2011. As autoras iniciam apresentando as motivaes para a criao do texto que, por sua escrita sinptica, estaria cercado de muitos perigos, intensificados numa contemporaneidade [...] em que a ideia de fundamento posta em xeque (p. 9). Segundo as autoras, uma difcil deciso para essa organizao foi a de eleger os temas centrais de um campo hbrido, pois consideram ser este um importante trabalho para os debates que constituem um campo que chamamos de currculo. Por serem professoras da disciplina Currculo em cursos de graduao em Pedagogia e Licenciaturas, e na Ps-Graduao, sentem a ausncia de textos que deem conta dos debates acerca da histria intelectual do campo para que seja possvel uma comunicao na rea da Educao, no que se refere ao currculo, sem, entretanto, pretenderem fixar sentidos. Ao contrrio, intencionam ampliar a comunicao entre um campo j estabelecido e aqueles que nele ingressam, acreditando que esses textos sinpticos possam ser utilizados pelos professores universitrios como uma forma de [...] sistematizao de algum com quem podem dialogar na construo de sua prtica curricular (p. 12). A lgica de organizao dos diferentes temas e autores presentes no texto segue ditada pelas escolhas que fazem em suas pesquisas. Com essa obra, Lopes e Macedo objetivam mostrar como foram construindo sentidos para o currculo e, ao mesmo tempo, levar o leitor a construir outros sentidos em dilogo com os percursos que fizeram.

(*)

Danielle Piontkovsky. Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Educao pela Universidade Federal do Esprito Santo; professora do Instituto Federal do Esprito Santo; membro do Grupo de Pesquisa "Currculos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos". Maria Regina Lopes Gomes. Doutora em Educao pela Universidade Federal do Esprito Santo; pedagoga da Rede Municipal de Ensino Vitria; membro do Grupo de Pesquisa "Currculos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos".
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 299

O livro foi organizado em 11 captulos, em torno de dois eixos que se inter-relacionam: o temtico e os autores. Essa organizao dos captulos tambm se refere ao carter autobiogrfico do texto, j que expressa a trajetria das autoras no campo. O primeiro captulo, Currculo, divide-se em quatro tpicos. Partindo da pergunta O que currculo?, as autoras assumem a impossibilidade de uma resposta objetiva para essa questo. Discutem os diferentes movimentos que vm sendo objeto de disputas na teoria curricular e partem da premissa da existncia de acordos que produzem sempre sentidos prvios para o termo currculo. Indo dos guias curriculares propostos pelas redes de ensino quilo que acontece em sala de aula (p. 19), currculo assume mltiplos significados. Currculo: seleo e organizao do que vale a pena ensinar aparece como primeiro tpico deste captulo, em que as autoras encaminham as discusses acerca dos sentidos do currculo marcado pelos movimentos do incio da industrializao americana e, nos anos de 1920, no Brasil, com o movimento da Escola Nova. Segundo Lopes e Macedo, a concepo de que era preciso decidir sobre o que ensinar ganha fora e, assim, nas diferentes teorias, em comum encontrava-se uma definio do currculo como plano formal das atividades/experincias de ensino e de aprendizagem. Nos anos de 1910, na Psicologia, o comportamentalismo, e na Administrao, o taylorismo, ganham destaque na sociedade americana que se industrializa. Surge, ento, uma preocupao com a eficincia da escola para a socializao do jovem de modo a atender ao modelo da sociedade americana. Desse modo, a escola e o currculo passam a ser importantes instrumentos de controle social. O progressivismo outro movimento apontado pelas autoras. O nome mais conhecido nessa corrente o de John Dewey que, rivalizando o eficientismo no controle da elaborao de currculos oficiais, advoga que o foco do currculo [...] a experincia direta da criana como forma de superar o hiato que parece haver entre a escola e o interesse dos alunos (p. 23), constituindo-se como uma teoria curricular nica que entende a aprendizagem como um processo contnuo e no como preparao para vida adulta. Os princpios de Dewey esto na base das reformas educacionais ocorridas nos anos 1920 (p. 24) que, no Brasil, so assumidas por diferentes educadores escolanovistas. Em seguida, as autoras evidenciam o ano de 1949, quando a teoria curricular produz a mais duradoura resposta s questes de seleo e organizao de experincias e contedos. Tyler articula

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

300

as abordagens tcnicas, como as eficientistas, com o pensamento progressista. A racionalidade proposta por Tyler se impe por mais de 20 anos, no Brasil e nos EUA (p. 25). No segundo tpico, O primeiro silncio: sobre hegemonia, ideologia e poder , as autoras evidenciam as crticas que as abordagens cientficas do currculo sofrem por conceberem o currculo como aparato de controle social (p. 26). Uma das crticas parte do que se convencionou chamar de teorias da correspondncia ou reproduo, produzidas, nos anos 70, apoiadas nos pensamentos [...] marxistas que defendem a correspondncia entre base econmica e a superestrutura. Vai assim, de perspectivas mecanicistas a concepes em que a dialtica entre a economia e cultura se faz visvel (p. 27). Ganha destaque a concepo de aparelhos ideolgicos de Estado, desenvolvida por Louis Althusser, que constitui o cerne da teorizao crtica em currculo. Autores como Baudelot e Establet explicitam a forma como o sistema escolar atua para garantir a diferenciao social; Bowles e Gintis trabalharam a funo reprodutora da escola, chamando a ateno para a materialidade da ideologia; e Bourdieu e Passeron, com as ideias que explicitam a complexidade dos mecanismos de reproduo social e cultural, enfatizando que [...] a reproduo cultural opera de forma semelhante reproduo econmica (p. 28), evidenciam alguns dos movimentos dessa poca. Alm deles, no vis da Sociologia britnica, em 1971, Michael Young lana as bases do movimento da Nova Sociologia da Educao, reunindo outros autores que propem questes sobre a seleo e a organizao do conhecimento escolar. A partir de 1979, com a publicao do livro Ideologia e currculo, por Michael Apple, as anlises reprodutivistas passam a tratar especificamente do currculo e, no Brasil, ganham notoridade nos anos de 1980. Com o processo de redemocratizao brasileira, temos as formulaes de Paulo Freire, ao mesmo tempo em que Dermeval Saviani lanava as bases da Pedagogia Histrico-Crtica e Jos Carlos Libneo, da Pedagogia Crtico-Social dos contedos. As autoras ainda destacam, neste captulo, a preocupao de Apple, no sentido de entender como a educao age na economia e, nesse sentido, ele articula reproduo com produo (p. 30). Em suas teorizaes, esse autor lana mo de dois conceitos: hegemonia e ideologia. Segundo elas, a partir desses conceitos, as preocupaes de Apple centram-se nos modos como os currculos escolares (re)criam a hegemonia ideolgica de determinados grupos dentro da sociedade. As questes o que ou como ensinar? so substitudas por: por que alguns aspectos da cultura social so ensinados como se representassem o todo social? (p. 31). Nesse movimento, recria o conceito de currculo oculto, visando a dar conta das questes de poder que permeiam o currculo.

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

301

Trazendo, no terceiro tpico, O segundo excludo: o que acontece nas escolas, as autoras evidenciam pensamentos de tericos da matriz fenomenolgica que argumentam em favor de um currculo aberto experincia dos sujeitos. Buscando substituir a ideia de currculo como prescrio, propem uma concepo que englobe atividades capazes de permitir ao aluno compreender seu prprio mundo-da-vida (p. 34). No Brasil, afirmam que Paulo Freire uma das mais importantes influncias para as concepes de currculo focadas na compreenso do mundoda-vida. No campo da teoria internacional, o currculo aparece como currere um processo mais do que uma coisa, como uma ao, como um sentido particular e uma esperana pblica. Definido por Willian Pinar, a mais relevante contribuio da fenomenologia para a ampliao do conceito de currculo (p. 35). No ltimo e quarto tpico deste captulo, Currculo: simplesmente um texto, as autoras reafirmam que optaram por seguir um caminho que leve a um conceito multifacetado de currculo. Retomam a preocupao colocada por Freire, no sentido de pensar o currculo para alm das distines entre os nveis formal, oculto e vivido. Para tanto, lanam mo dos estudos psestruturais de currculo que, no Brasil, se intensificam no incio deste sculo, especialmente, com as tradues de Tomaz Tadeu da Silva. Para a desconstruo dos conceitos de currculo apresentados at essa parte do texto, usam um pressuposto do ps-estruturalismo que o lugar da linguagem na construo social. Para os tericos dessa abordagem, [...] a linguagem ao invs de representar o mundo, a linguagem constri o mundo, [...] a linguagem cria aquilo de que fala ao invs de simplesmente nomear o que existe no mundo (p. 38). Na esteira dessas reflexes, quando retomam a pergunta inicial do captulo, o que currculo?, afirmam que cada uma das tradies curriculares um discurso que se hegemonizou e, ento, constituiu o objeto currculo, emprestando-lhe um sentido prprio. Assim, currculo , em si, uma prtica discursiva. Trata-se de um discurso produzido na interseo entre diferentes discursos sociais e culturais que, ao mesmo tempo, reitera sentidos postos por tais discursos e os recria (p. 41). No segundo captulo, intitulado Planejamento, as autoras buscam explorar o modelo de elaborao curricular de Tyler, atualizando-o para a discusso do currculo centrado em competncias, a partir da abordagem de Csar Coll. Tambm indicam outras possibilidades de pensar a questo do planejamento curricular com base nas teorizaes ps-modernas e psestruturais.

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

302

No primeiro segmento do texto, A racionalidade de Tyler, as autoras dizem de um modelo de elaborao curricular mais utilizado no mundo ocidental para o desenho de currculos. Trata-se de uma racionalidade tcnica ou sistmica preocupada centralmente com a eficincia, no auge nos anos de 1950. Tyler, em seu livro Princpios bsicos de currculo e ensino, levanta diferentes questes acerca do planejamento do currculo, mas, dentre elas, d mais evidncia aos objetivos educacionais, como parte da eficcia do currculo. Para esse autor, todo objetivo tem que definir um comportamento e um contedo a que a ele se aplica. Compondo com esse pensamento, a avaliao da eficcia da aprendizagem a ltima etapa do planejamento curricular e se tornou o cerne da proposio de Tyler. A estrutura definida por Tyler: objetivos/experincias de aprendizagens/ avaliao talvez ainda a mais usada e a que est presente em vrios documentos curriculares. No segundo segmento do texto, Alguns desdobramentos da racionalidade tyleriana: dos objetivos s competncias, encontramos inicialmente os diferentes desdobramentos da racionalidade tcnica no currculo: a taxionomia do domnio cognitivo de Bloom em seis nveis hierrquicos (conhecimento, compreenso, aplicao, anlise, sntese e avaliao). Em contraposio a objetivos cada vez mais atomizados, Baker e Popham propem a noo de competncia (ou domnio). Diferente do modelo avaliativo de Tyler, a proposta desses autores visa apenas competncia, e as habilidades so apenas etapas intermedirias do desenvolvimento curricular (p. 54). Essa uma ideia presente nas polticas curriculares dos anos 1990, que tem dado centralidade avaliao do desempenho de alunos como forma de inferir na qualidade da educao. Os argumentos das autoras, em relao a essas elaboraes, colocam-se entendendo que os pensamentos tylerianos se hibridizam com os outros sentidos na construo das polticas atuais voltadas para a competncia e fortemente marcadas pela avaliao. O modelo proposto por Csar Coll, terceiro segmento deste captulo, mostra uma clara aproximao com a racionalidade tyleriana. Um modelo marcado pela matriz piagetiana que tem por horizonte um projeto curricular para a escolarizao obrigatria a ser implementado nacionalmente ou por um poder central. Coll d ateno especial Psicologia, na qual articula princpios do [...] nvel de desenvolvimento operatrio da psicologia gentica; zona de desenvolvimento proximal (Vygotsky); conhecimentos prvios e aprendizagem significativa (Ausubal); assim como na meno a esquemas de conhecimento tal como utilizados por abordagens estruturalistas e sistmicas (p. 59). Esse autor indica a defesa de um currculo aberto, que respeita as diferenas individuais e o contexto em que o currculo ser aplicado. A centralizao das decises curriculares, a taxionomizao dos contedos, a definio comportamental das aprendizagens e a preocupao com a avaliao, de um lado, e de outro, a perspectiva construtivista
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 303

de aprendizagem, articulada em torno de Piaget, fazem parte do modelo de elaborao curricular de Coll. No quarto e ltimo segmento do texto Planejar sem compromisso com a accountability, Lopes e Macedo evidenciam outros autores que trabalham uma reviso do modelo de planejamento da racionalidade tyleriana. Inicialmente, Hilda Taba, em 1962, defende que novos objetivos podem surgir da negociao em sala de aula, e Goodlad, em 1975, um modelo curricular organizado em quatro nveis: social, ideolgico, institucional e instrucional. Em outra matriz, Eliot Eisner props que a elaborao do currculo se d em sala de aula e que os professores so seus formuladores. Com maior impacto no Brasil, as teorias curriculares de cunho marxistas e, talvez, as obras de Paulo Freire sejam as principais referncias para esses trabalhos. Tambm nessa esteira marxista, outros autores se contrapem ao modelo de Tayler. Henry Giroux, com sua obra influenciada pelo pensamento de Freire, defende a articulao do macro e do micro-objetivo, favorecendo aos alunos estabelecerem conexes entre o que aprendido na escola e a realidade social mais ampla. Nesse captulo, as autoras tambm trazem algumas discusses ps-modernas e psestruturais para pensar o planejamento curricular. Nessa direo, indicam um primeiro movimento desenvolvido por Pinar sobre a fora das narrativas e [...] dos currculos centrados nas histrias de vida dos sujeitos, a partir das quais os contedos curriculares se tornam existencialmente significativos (p. 66); Cleo Cherryholmes apresenta em seu texto, intitulado Um projeto social para o currculo: perspectivas ps-estruturais, mltiplos questionamentos ao clssico planejamento do currculo; e Sandra Corazza, em publicaes nos anos de 1990, assume a postura de que o planejamento um ato pedaggico produzido nas escolas e que o ato de planejar uma prtica deliberada de construo de outros significados curriculares. Em outra direo, Willian Doll Jr., em 1993, apresenta uma proposta de construo curricular ps-moderna mantendo elementos da racionalidade tyleriana. Prope uma matriz curricular sem incio e sem fim, com focos que interseccionam, criando uma rede relacionada de significados. No h, portanto, como pensar em currculos ordenados linearmente, ou seja, a articulao entre os elementos se apoia em uma perspectiva da complexidade. Partindo dessas teorizaes, as autoras, ao final do segundo captulo, reafirmam que a maioria dessas teorizaes ps-modernas e ps-estruturais em torno do planejamento, diz que todo esquema de organizador que controla nega a diferena. Nessa perspectiva, indicam a importncia de criar outros sentidos por intermdio da desconstruo dos sentidos que eles projetam. Desplanejar no significa agir sem planejar, mas agir segundo um planejamento que, no mesmo ato, desmontado (p. 69).
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 304

Continuando sua trajetria no livro, as autoras, no captulo trs, Conhecimento, iniciam um debate em torno da produo do conhecimento e currculo. Esse captulo foi organizado a partir de quatro grandes perspectivas para pensar essa questo: a perspectiva acadmica, a instrumental, a progressivista e a crtica. De acordo com as autoras, as discusses sobre o conhecimento no campo do currculo no se esgotam nessas quatro perspectivas evidenciadas, reconhecendo que cada uma delas engloba vrios autores, com grandes diferenas entre si. Reconhecem tambm a prevalncia da teoria crtica no debate atual e, por essa razo, valorizam, nesse captulo, a anlise dessa perspectiva. Tomando como referncia a Perspectiva acadmica, podemos compreender que [...] todo conhecimento um saber, mas nem todo saber um conhecimento. Conhecimento um conjunto de concepes, ideias, teorias, fatos e conceitos submetidos s regras e aos mtodos consensuais de comunidades intelectuais especficas (p. 71). Nessa perspectiva, o conhecimento a ser ensinado na escola encontrado na lgica dos conhecimentos disciplinares acadmicos. central a ideia de um cnone: corpo de conhecimentos selecionados para garantir a transmisso s geraes mais novas da lgica do conhecimento produzido pela humanidade. Ento, por meio do currculo, a escola deve ser capaz de ensinar os princpios racionais que assegurem a compreenso desse cnone e permitam o desenvolvimento da mente humana (p. 72). Traos desses enfoques prevalecem tanto na perspectiva instrumental quanto na progressivista. A Perspectiva instrumental entende o conhecimento como legitimado pelo atendimento s regras e aos mtodos rigorosos no mbito acadmico. O conhecimento tem como referncia a razo instrumental que busca sua legitimao pelo atendimento eficiente a determinados fins, sem problematizar os processos que levam a esses fins. Adorno e Horkheimer aparecem como tericos para quem a razo instrumental se torna um mero instrumento tcnico, auxiliar do processo econmico. No currculo, h predominncia dos tericos da eficincia social, tal como Bobbit, e do pensamento curricular centrado nos objetivos, como Tyler. A escola compreendida como uma instituio que forma cidados para gerar benefcios mais amplos para a sociedade e, portanto, o conhecimento selecionado para o currculo deve estar vinculado formao de habilidades e de conceitos necessrios produtividade social e econmica (p. 74). Na Perspectiva progressivista, John Dewey aparece como principal autor dos trabalhos que discutem o pragmatismo do conhecimento, ou seja, o conhecimento deve favorecer a melhor execuo das atividades humanas. O currculo deve ser construdo tendo em vista a dimenso

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

305

psicolgica do conhecimento e, para ele, o conhecimento refere-se ao sistema de fatos vlidos, organizados com base em princpios de relao mtua e explicao comum. O conhecimento deve primeiro considerar os princpios psicolgicos para depois atender aos lgicos, que so o pice do processo de conhecer (p. 75). Influenciado pelo pensamento de Dewey, Giroux afirma que a escola [...] onde os alunos devem aprender a vida democrtica e os conhecimentos necessrios ao seu fortalecimento, mas onde tambm se desenvolve a luta poltica (p. 75). A Perspectiva crtica rene diferentes autores e bases tericas distintas, mas que conectam o conhecimento com os interesses humanos, a hierarquia de classes, a distribuio de poder na sociedade e a ideologia. uma perspectiva que problematiza o conhecimento e lana as bases para se questionar o conhecimento escolar no sentido de que deixe de ser considerado um dado neutro. Para os diferentes autores das principais correntes das discusses crticas, no basta discutir o que selecionar e definir critrios dessa seleo, mas efetuar a crtica do conhecimento produzido e dos seus modos de produo. Ao mesmo tempo, esses tericos problematizam por que determinados conhecimentos so selecionados e outros no, por que alguns saberes so classificados como conhecimento e outros no (p. 77). Secionadas pelas autoras, nesse captulo, esto algumas das principais correntes e autores da perspectiva crtica, que tm pensamentos diferentes, embora se aproximem pelo fato de tentarem responder pergunta: [...] o que conta como conhecimento escolar, considerando as relaes entre saberes legitimados e no legitimados? Encontram reunidos movimentos encabeados por Michael Young com a Nova Sociologia da Educao; Michael Apple e a relao entre conhecimento e poder; Paulo Freire e a educao popular; Libneo e a Pedagogia Crtico-Social dos contedos. Ao final do captulo, em outro segmento, Mudando as perguntas e superando os embates entre saberes, as autoras debatem vrios problemas que decorrem dessas interpretaes que at hoje tm sido dominantes no campo do currculo, dizendo que o currculo faz parte da prpria luta pela produo de significado, a prpria luta pela legitimao. Nesse sentido, propem outra forma de pensar o currculo, no mais como seleo de contedos ou de uma cultura, mas como uma produo cultural. Conhecimento escolar e discurso pedaggico o ttulo do quarto captulo, que se divide em trs tpicos: A transposio didtica, Recontextualizao e Principais contribuies da recontextualizao e da transposio didtica para as teorias de currculo. Tomando como referncia as discusses acerca do conhecimento, as autoras nos dizem que essas teorizaes tm em comum a preocupao de analisar a especificidade do conhecimento escolar e do discurso pedaggico, tambm denominado de matria ou contedo de ensino. Para elas, questes
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 306

curriculares esto diretamente relacionadas com o processo de transformar os saberes legitimados socialmente em matria escolar. Iniciam assim as discusses da transposio didtica desenvolvida por Chevallard que busca salientar as mudanas conceituais que acontecem pela transposio de um determinado conceito da cincia para a relao didtica. Para esse autor, a relao didtica existente entre o professor, o aluno e o conhecimento ensinado fala de uma intencionalidade de um professor ensinar algo. Nesse sentido, o conhecimento no um dado, construdo e transformado no processo de ser, transposto de um contexto a outro. Lopes (1999), partindo desse pensamento, [...] interpreta a transposio didtica como um processo de mediao (p. 98) para dizer que [...] no se trata de transpor sem modificaes um saber de um lugar a outro, mas efetivamente transformar esses saberes em saberes de ensino (p. 98). Continuando a ampliao dessa teoria com as contribuies de Develay (1995), passamos a entender que o conhecimento escolar no tem apenas o conhecimento cientfico como referncia e, por essa razo, o autor define a transposio didtica [...] como todas as transformaes que afetam os saberes eruditos/cientficos e as prticas sociais de referncia pelas quais derivam no apenas os saberes a ensinar, mas tambm os saberes ensinados e assimilados pelos alunos (p. 98-99). A recontextualizao um conceito pertencente a uma rede mais ampla e complexa relacionada com sua crtica s teorias da reproduo de Bourdieu. Bernstein aparece como expoente nesse debate, com foco nas relaes de classe, relaes estabelecidas socialmente em funo de ser desigual o poder entre os grupos sociais. Suas crticas s teorizaes de Bourdieu devem-se ao fato de que, para ele, a comunicao pedaggica no pode ser entendida como um fio condutor de padres de dominao externos a ela prpria, como se o meio pedaggico que conduz essa comunicao no alterasse a comunicao conduzida. O autor cria, ento, o conceito de dispositivo pedaggico definido como o condutor da mensagem pedaggica. O dispositivo pedaggico que regula a seleo e a distribuio daquilo que encaminhado aos diferentes grupos da sociedade, por meio de uma comunicao pedaggica, controlando, assim, o para quem, para que, por quem, como, quando e onde dessa comunicao (p. 101). Portanto, para esse autor, o discurso pedaggico em si um princpio recontextualizador. Ele desloca e recoloca os discursos originais em novas bases sociais e em novas relaes de poder e de controle (p. 102). Ao final desse captulo, as autoras evidenciam as principais contribuies das teorias da transposio didtica e da recontextualizao no campo do currculo que para elas dizem respeito

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

307

possibilidade de compreender o carter produtivo do processo pedaggico, e da escola, no como receptculo de saberes produzidos em outras instncias, mas como participante que amplia e reinterpreta diferentes saberes sociais para fins de ensino. Segundo as autoras, [...] compreender o conhecimento escolar e suas caractersticas passa a ser importante se quisermos entender o currculo e suas finalidades (p. 105). Alm disso, ressaltam que a [...] dimenso sociolgica da recontextualizao favorece o entendimento de que no basta conhecermos o discurso instrucional e buscarmos sua transmisso na escola [...]. preciso compreender e assumir o discurso pedaggico como uma instncia discursiva prpria , pois isso abre espaos para que a pluralidade de saberes que circulam no contexto social seja considerada e, mais do que isso, [...] permite conceber que a recontextualizao pode se desenvolver pela produo de hbridos culturais (p. 106). O quinto captulo, intitulado Disciplina, est estruturado em quatro tpicos, nos quais se destacam os debates em torno da organizao do contedo a ser ensinado na escola. As autoras consideram essa organizao disciplinar uma tcnica de organizao e controle de saberes, sujeitos, espaos e tempos em uma escola. Por se manter dominante em diferentes pases, uma forma de organizao dos contedos concebida como uma instituio social necessria. Currculo centrado nas disciplinas escolares uma das trs posies apresentadas pelas autoras e, mais uma vez, as teorizaes de Dewey aparecem trazendo uma compreenso de que as disciplinas devem oferecer atividades que visam a desenvolver a vida social e comunitria. Dewey introduz a ideia de que o currculo no dependente apenas da lgica dessas disciplinas; deve ser construdo tendo em vista a dimenso psicolgica do conhecimento. A experincia de vida dos alunos, o desenvolvimento gradual da complexidade do conhecimento e a vinculao ao aspecto da vida social mais ampla so elementos fundamentais para esse autor nessa organizao disciplinar. Na teorizao sobre Currculo centrado na estrutura das disciplinas acadmicas, a base terica proposta por Johann Friedrich Herbart ampliada pelos trabalhos dos filsofos da educao Paul Hirst e Richard Peters, nos anos de 1960 e 1970, e atinge o auge na dcada de 1960, com os pensamentos de Bruner e as proposies de Joseph Schwab. Filsofos dessa matriz do pensamento curricular valorizam as disciplinas de referncia e o conhecimento especializado como fontes para o currculo e para as finalidades da educao. Enquanto Dewey compreende a dimenso psicolgica associada possibilidade de inserir a matria escolar na experincia da vida dos alunos, Hirst e Peters entendem a dimenso psicolgica como possibilidade de tornar a lgica das disciplinas assimilvel pelos alunos.

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

308

No entanto, Bruner defende que cada disciplina cientfica tem uma estrutura particular, e a compreenso dessa estrutura considerada como requisito mnimo para uso do conhecimento, de forma a torn-lo aplicvel a problemas e acontecimentos fora da escola. Precisam ser considerados tambm os estudos de David Ausubel e Joseph Novak, muito valorizados em meados dos anos 70 e 80 no Brasil. Muitas crticas so desenvolvidas em relao concepo das disciplinas escolares com base nas estruturas das disciplinas de referncia. Em meio a essas crticas, os curriculistas norteamericanos se organizam num movimento de reconceituao do campo do currculo. com base nesses estudos que Ivor Goodson desenvolveu seu trabalho sobre histrias das disciplinas escolares. Os enfoques histricos das disciplinas escolares, a partir dos trabalhos de Igor Goodson nos anos 80 e 90, na Inglaterra, partem do que foi excludo da problematizao dos filsofos da educao e dos educadores de base cognitiva. Esse autor desnaturaliza as disciplinas escolares por entender que elas no tm por referncia disciplinas acadmicas ou cientficas. Para ele, a disciplina escolar construda social e politicamente nas instituies escolares, para atender s finalidades sociais da educao. Outras abordagens sobre a histria das disciplinas incorporam interpretaes discursivas, conferindo novos sentidos ao entendimento de disciplina escolar. Ancorado em Foucault, Popkewits analisa as disciplinas escolares e considera que elas esto sofrendo uma transmutao mgica no contexto da escola, sendo, assim, a expresso de uma alquimia. A partir das escolhas tericas feitas pelas autoras, no ltimo segmento do texto, Pensando no conhecimento disciplinar como um discurso, pode-se compreender que, na perspectiva mais prxima a Popkewitz do que a Goodson, no h um saber a priori que, uma vez dominado, nos faculte a ser de uma disciplina. Para esse autor, construmos esse saber no processo de nos tornarmos disciplinares. No se trata, no entanto, de tradicionalismos que fixam a luta poltica, mas de tradies sujeitas a diferentes interpretaes nessa mesma luta. Essas tradies hibridizam sentidos pedaggicos, cientficos, sociais, psicolgicos e vo constituindo um discurso disciplinar que contribui para a ideia de que existe uma cultura comum que deve ser ensinada a todos. O sexto captulo escolhido para discutir a Integrao curricular. Nele, aparece inicialmente o entendimento de que toda forma de proposio de uma organizao curricular considera importante discutir formas de integrao dos contedos escolares. Nesse sentido, as autoras agrupam as diferentes propostas de integrao em trs modalidades: integrao das competncias e habilidades a serem formadas nos alunos; integrao de conceitos das disciplinas,

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

309

mantendo a lgica dos saberes disciplinares de referncia; integrao via interesses dos alunos, buscando referncia nas demandas sociais e, eventualmente, nas questes polticas. Esclarecem que a primeira modalidade j foi discutida no segundo captulo do livro e que vo tratar apenas das outras duas e, com esse objetivo, criam duas novas sees no texto. A primeira, Integrao com base nos interesses dos alunos e na vida social, inclui abordagens referentes ao currculo por projetos e por temas transversais, em que discutem, alm dos princpios que orientam tais metodologias, a ideia de que esses interesses se modificam em funo das diferentes concepes da relao entre educao e sociedade. Apresentam alguns tericos que trabalham a partir dessa modalidade e/ou embasam suas concepes Kilpatrick, Dewey, Santom, Hernnez, Ventura, Apple e Beane e destacam que essa matriz de organizao curricular acaba por se constituir como a matriz dominante nas discusses sobre integrao. Na segunda, Integrao com base na lgica das disciplinas acadmicas, surgem variadas propostas em defesa da interdisciplinaridade e, nesse sentido, apontam que o currculo integrado constitui uma concepo que valoriza as disciplinas individuais e suas inter-relaes. Apresentam Hilton Japiassu como o terico brasileiro que, na dcada de 70, problematiza a interdisciplinaridade do ponto de vista filosfico. Em seguida, mencionam Ivani Fazenda e a incorporao das ideias do referido autor para o seu campo de discusso, a Didtica. Pontuam que muitas crticas so dirigidas s concepes dessa temtica, devido ao seu idealismo ou por no problematizar questes histricas e polticas e, assim, no campo do currculo, trazem como crtica mais consistente a elaborada por Alfredo Veiga Neto. Dentre muitas colocaes feitas acerca das anlises de Veiga Neto, a organizao disciplinar uma [...] estrutura disciplinadora, sendo produto e ao mesmo tempo produtora de uma nova ordem e de uma nova representao [...] [na qual] saberes so hierarquizados e classificados, fronteiras so ordenadas, somos subjetivados (p. 136). Finalizando o captulo, escrevem a ltima seo, Para alm da dicotomia entre currculo disciplinar e currculo integrado, em que questionam a separao usual que ocorre entre essas propostas curriculares. Dialogam com o autor Basil Bernstein, apontando-o como um dos primeiros a operar inter-relacionando a integrao e a disciplinaridade. Concordam com sua anlise sociolgica que retira a interpretao das disciplinas de um enfoque centrado na vontade individual do sujeito, conectando-a s relaes de poder e ao controle. Entretanto, divergem do autor em sua defesa do currculo integrado e consideram mais produtivo [...] entender como as disciplinas escolares nos formam, investigar como as inter-relaes entre saberes so desenvolvidas nas escolas, quais sentidos as diferentes comunidades disciplinares conferem ao currculo (p. 140).

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

310

No captulo intitulado Prtica e cotidiano, as autoras afirmam que a prtica uma temtica que acompanha o desenvolvimento da teorizao no campo do currculo, assumindo diferentes sentidos. Destacam que, na obra de Dewey, possvel perceber a preocupao em aproximar o pensar da vida prtica e da experincia humana, defendendo a aplicabilidade do conhecimento em sua noo de currculo. A centralidade da prtica tambm aparece nos modelos curriculares vinculados racionalidade tyleriana e aos pressupostos do eficientismo. Entretanto, nesse contexto, explicam que as crticas hegemonia da racionalidade tyleriana surgem quanto definio de currculo, uma vez que desconsidera o que ocorre nas escolas, na prtica cotidiana dos sujeitos. As crticas racionalidade tyleriana so apresentadas a partir de Joseph Schwab, autor que denunciou a crise da relao entre teoria e prtica. De acordo com Lopes e Macedo, [...] em um conjunto de textos publicados em 1970, o autor define a arte do prtico como arte da deliberao e redefine a relao entre elaborao e implementao do currculo (p. 142). Nesse mesmo perodo, na Inglaterra, desenvolve-se um movimento em torno do professorpesquisador, iniciado por Lawrence Stenhouse, dando origem s pesquisas em sala de aula com a colaborao dos professores. Esse autor assume os vnculos entre teoria e pesquisa, criando um modelo de elaborao curricular processual, no qual [...] os professores so levados a pensar sobre a prtica e sobre seus procedimentos como forma de estabelecer a melhor relao entre meios e fins do currculo (p. 143). Assim, as autoras declaram que este captulo traz como objetivo principal discutir as abordagens que do centralidade discusso da prtica e do cotidiano dos sujeitos. Discutem a apropriao e o desenvolvimento no Brasil dos estudos curriculares centrados na escola, dividindoos em dois grupos: Os estudos da escola de matriz etnogrfica participante aqui aparecem as teorizaes de autores como Peter Woods, Donald Schn, Kenneth Zeichner, Ivor Goodson e Os estudos nos/dos/com os cotidianos cuja principal referncia so as pesquisas de Michel de Certeau acerca do cotidiano. Finalizam o texto questionando as noes de prtica e cotidiano, contrapondoas com as abordagens ps-modernas. Em Emancipao e resistncia, o oitavo captulo do livro, pontuam que o deslocamento dos estudos curriculares das anlises macrocontextuais para a escola se desenvolveu em dois movimentos gerais. Um deles seria o apresentado no captulo anterior, focalizando a prtica e o cotidiano e, no outro, as autoras discutem os estudos que se contrapem s teorias da reproduo e da correspondncia. Segundo as autoras, a partir de tais estudos, [...] so construdas as

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

311

denominadas teorias da resistncia, voltadas a entender a autonomia relativa da escola na produo de significados e a combinar discusses de classe e cultura (p. 165) Nesse contexto, afirmam que a escola entendida como lcus de luta por hegemonia, e que as teorias da resistncia operam vinculadas ao compromisso da emancipao. Assim, a emancipao aparece como um critrio para se identificar a resistncia e sua efetiva refutao das normas de dominao e submisso. Na sequncia do texto, as autoras destacam que os principais estudiosos da resistncia so ingleses que situam suas anlises sobre o tema nas obras de maior divulgao no Brasil. No subitem Questionando as teorias da reproduo, centralizam as discusses em Henry Giroux, a partir da obra Teoria crtica e resistncia em educao: para alm das teorias da reproduo. Em seguida, com o subttulo Formando trabalhadores, do destaque aos estudos de Paul Willis e sua obra Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistncia e reproduo social ; e aos de Peter McLaren, com a obra Rituais na escola. Dando continuidade ao tema central do captulo, analisam, em Reconfigurando as teorias da resistncia: a emancipao, o deslocamento desses trabalhos, principalmente com Giroux, para a questo da emancipao. Enfatizam ainda como esse conceito utilizado atualmente, no campo do currculo no Brasil, com as pesquisas de Ins Barbosa de Oliveira, que trabalha com alternativas curriculares emancipatrias, a partir dos estudos com o cotidiano. Finalizando, Lopes e Macedo escrevem Ressignificando a resistncia e a emancipao e apresentam como vo criando esses processos de ressignificao nos seus prprios trabalhos, defendendo, entre outras ideias, que [...] no h [...] um projeto emancipatrio nico ou a ser unificado. H mltiplas demandas particulares da diferena, em contextos diversos, que disputam a possibilidade de se constiturem como um projeto emancipatrio (p. 182). No captulo seguinte, as discusses tratam do tema Cultura. Nele, as autoras declaram inicialmente que a temtica cultura no simples de ser abordada, uma vez que assume muitos significados nas teorizaes curriculares. Recordam que, tradicionalmente, nas perspectivas funcionalistas, a principal funo da escola seria a socializao dos sujeitos, levando-os a partilhar uma mesma cultura. Outro conceito, estreitamente ligado educao e ao currculo, tambm apresentado, no qual a cultura seria identificada como repertrio de significados, um conjunto de sentidos socialmente criados que possibilitaria aos sujeitos se identificarem uns com os outros. Para as autoras, contemporaneamente, [...] essa cultura, de carter universal, posta em questo por sociedades que se mostram, a cada dia, mais multiculturais (p. 185). Nesse sentido,
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 312

escrevem o primeiro subitem desse captulo, Culturas em negociao: atualizando a perspectiva crtica, em que afirmam que, mesmo podendo ser identificados resqucios do projeto conservador que defendem a cultura comum, pouco expressiva a negao da diversidade cultural. Assim, diante da ampliao dos fluxos culturais, no campo do currculo, surgem dois movimentos que podem ser identificados como multiculturalismo liberal e crtico. Sobre essa questo, o autor de maior influncia, no Brasil, Peter McLaren. Nesse sentido, as abordagens consideradas liberais compartilham com os conservadores uma postura universalista, [...] caracterizando-se por uma tentativa de integrao dos grupos culturais no padro, baseado numa cidadania individual universal (p. 188). McLaren, em oposio a essa tendncia, defende posturas multiculturais crticas, capazes de examinar a construo da diferena e da identidade em sua historicidade e, assim, defende a necessidade de uma negociao cultural, que ocorra num terreno contestado, marcado pela histria, pelo poder, pela cultura e pela ideologia. Ainda nesse texto, as autoras enfatizam que as discusses sobre multiculturalismo no campo do currculo, no Brasil, esto, prioritariamente, ligadas vertente do multiculturalismo crtico, com maior ou menor aproximao com as teorizaes ps-modernas. Citam Antonio Flavio Moreira, como um autor brasileiro que apresenta em seus trabalhos uma vinculao aos pressupostos do pensamento crtico, buscando matiz-lo com as preocupaes ps-modernas no que concerne cultura e ao multiculturalismo. Apresentam, brevemente, que as inquietaes do autor vo se transmutando ao longo das dcadas e afirmam que, nos estudos mais atuais, Moreira defende a [...] contribuio do currculo para a construo de um mundo que aceita as diferenas, mas combate as desigualdades sociais e econmicas (p. 192). Mencionam tambm os estudos de Vera Candau que advogam a centralidade do pluralismo cultural nos currculos, numa perspectiva que denomina como intercultural crtica e emancipatria. Em seguida, a partir do ttulo A dimenso epistemolgica da centralidade da cultura , Lopes e Macedo fazem o entendimento de que os estudos culturais, como movimento originado em meados dos anos 1950, no inventam a cultura como temtica, mas a elege como problemtica distinta e relevante para a compreenso do social; ocupando-se, portanto, com os nexos entre cultura e poder. Destacam que, no decorrer do texto, so feitas algumas abordagens relacionadas com a virada estrutural/ps-estrutural dos estudos culturais ocorrida na dcada de 1970, quando, [...] compartilhando muitos argumentos com os culturalistas, a nfase desses estudos se deslocou para a linguagem (p.195). Desse modo, ressaltam as contribuies tericas de Stuart Hall e Henry Giroux, bem como o contato do campo do currculo no Brasil com os estudos culturais, ocorrido durante a segunda metade dos anos 1990, fortemente marcado pela discusso da regulao atravs e
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 313

por intermdio do currculo. Afirmam que, embora muitos estudos ainda mantivessem as preocupaes centrais da teoria crtica, as abordagens ps-estruturais marcam de modo significativo a literatura sobre currculo e, num dilogo com autores ps-estruturais, Foucault aparece como figura central desse momento na anlise da regulao por meio do currculo. Em Uma leitura ps-estrutural do currculo: cultura como sistema de significao, apresentada a noo de que os estudos culturais e o ps-estruturalismo no so sinnimos, embora se constituam como termos fortemente associados ao campo do currculo. A partir de Stuart Hall, surge o entendimento de que [...] todo e qualquer sentido somente pode ser criado dentro de sistemas de linguagem e significao (p. 202). Assim, no haveria sentido na coisa em si, na sua materialidade, pois ele dependeria da insero dessa materialidade em sistemas de classificao e em jogos de linguagem. E, desse modo, a cultura entendida de maneira mais ampla, como aquilo mesmo que permite a significao. Para as autoras, trata-se de uma perspectiva muito utilizada no campo do currculo a partir dos anos 1990, tomando como referncia tericos como Foucault, Derrida, Deleuze e Guattari. Em seguida, apresentam o trabalho de Tomaz Tadeu da Silva como relevante para a teoria curricular no Brasil e passam a destacar importantes construes tericas desse autor, apresentando os movimentos operados por seu pensamento em suas produes discursivas. Enfatizam que a principal tnica de seu trabalho [...] apresentar aspectos da teoria ps-estruturalista que podem ter impacto sobre a discusso curricular, [em que o] mais destacado desses aspectos talvez seja a vinculao entre saber e poder (p. 204). Na seo, Ps-colonialismo e currculo: hibridismo cultural, Lopes e Macedo declaram entender o ps-colonialismo como [...] perspectivas que lidam teoricamente com a resistncia a todas as formas de globalismo e universalismo presentes nas manifestaes contemporneas [...]. Trata-se de uma perspectiva que rel a diversidade de culturas sob a tica do fluxo e do hibridismo (p. 208). Nesse sentido, privilegiam trabalhar com autores que buscam tratar a cultura como sistemas de significao e de representao e, por sua importncia nos estudos mais recentes do campo do currculo no Brasil, retomam as discusses de Nestor Garca Canclini e Homi Bhabha. Tratam de conceituaes importantes de tais autores e utilizam suas ideias como exemplos das diferentes formas como a cultura pode ser apropriada como processo hbrido de representao. No dcimo captulo, as discusses se aproximam das temticas Identidade e diferena. As prprias autoras apresentam que o foco do texto vai ao encontro das identidades culturais, objeto de ateno do campo do currculo na contemporaneidade. Afirmam que esta discusso atual [...] tem se manifestado por tenses que apontam, de um lado, certa essencializao identitria na forma de identidades mestras e, de outro, uma pluralizao infinita de pertencimentos (p. 217).
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 314

Nesse contexto, criam trs sees como forma de ampliar as discusses acerca dessas complexas temticas: O colapso e o surgimento de identidades fixadas; Descentrando as identidades e Para alm da identidade: o poltico e a diferena. No decorrer dos textos, em uma produo discursiva instigante, Lopes e Macedo vo apresentando conceituaes e abordando questes que interrogam os mecanismos sociais discursivos de estabilizao das identidades, o que acaba por dificultar a percepo da contingncia das identidades. Auxiliam no entendimento de que as identidades so o resultado de um processo de identificao no qual os indivduos se subjetivam dentro de discursos culturais e, assim, [...] o que existe [a partir de uma posio psestrutural] so identificaes contingentes estabilizadas em formaes discursivas histricas e sociais muito especficas (p. 225). Apostam ainda na possibilidade de abrir o currculo diferena, num processo que implica recusar a perspectiva da identidade, rechaando as fixaes que criam as identidades como golpes de fora sobre a intencionalidade de ampla significao. Um currculo marcado pela diferena um currculo concebido como cultura [...] como um processo de produo de sentidos, sempre hbridos, que nunca cessa [...]. O que ele produz diferena pura, adiamento do sentido e, portanto, necessidade incessante de significao (p. 227). Apostando na fluidez das identificaes e no entendimento dos sujeitos descentrados e polticos, dialogam aqui com os autores Stuart Hall, William Pinar, Homi Bhabha, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. No ltimo captulo do livro, a teorizao curricular volta-se para o campo da Poltica. Dentre as questes que so inicialmente apresentadas, as autoras ressaltam que, tanto no Brasil quanto no exterior, muitas vezes os trabalhos sobre polticas so mais voltados crtica dos documentos e projetos do que s investigaes empricas e tericas relacionadas com as polticas de currculo. Assim, na seo Concepes de poltica e a separao entre projeto e implementao, fazem uma breve apresentao de algumas das principais concepes de poltica a partir de estudos que abordam diferentes perspectivas e teorizaes, como a administrativa, a cincia social, os estudos estruturais e ps-estruturais, priorizando a forma como abordam a relao entre projeto e implementao. Nas sees seguintes, evidenciam como diferentes autores, numa perspectiva crtica, operam duas concepes de poltica, destacando nelas a abordagem estrutural marxista e a abordagem do ciclo de polticas. Assim, em Poltica de currculo: foco na estrutura econmica, destacam que os autores do especial enfoque ao papel das mudanas nos processos de produo de modelos fordistas para os ps-fordistas, desenvolvidas no contexto do mundo globalizado, mesmo entendendo a globalizao a partir de diferentes posies. Michael Apple aparece analisando as
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 315

polticas de currculo que, a partir dos anos 1980 e em diferentes pases do mundo, so marcadas por uma associao simultnea entre tendncias conservadoras e neoliberais. Suas interpretaes acabam influenciando o pensamento curricular brasileiro da dcada de 1990. Antonio Flavio Moreira mencionado como destaque nessas discusses no Brasil e as autoras discorrem sobre a trajetria de seus estudos e anlises at a atualidade (anos 2000). Para elas, [...] a anlise de Moreira predominantemente centrada nos princpios da perspectiva estadocntrica, uma vez que [...] separa polticas e prticas [...] e tenta constituir um projeto de fixao de identidade do aluno por meio do conhecimento (p. 244). Em Poltica de currculo: a abordagem do ciclo de polticas, Stephen Ball aparece como autor central, a partir da dcada de 1990, na Inglaterra, por suas abordagens do ciclo de polticas, utilizadas para questionar o papel do Estado na poltica educacional. Segundo Lopes e Macedo, [...] o propsito de Ball investigar as polticas de maneira que o compromisso com a eficincia e os resultados instrucionais no sejam considerados em detrimento do compromisso com justia social (p. 245). Assim, para Ball, o ciclo contnuo de polticas tem como preocupao central a recontextualizao que ocorre nas escolas e, como modelo analtico, esse ciclo composto por trs contextos inter-relacionados e entendidos como um conjunto de arenas pblicas e privadas em ao. So eles: o contexto de influncia, o contexto de produo do texto poltico e o contexto da prtica. No decorrer da escrita, as autoras ampliam as discusses a partir dessas e de outras teorizaes do autor, enfatizando ainda o grupo de pesquisa que, no Brasil, vem incorporando aos seus estudos a abordagem do ciclo de polticas, buscando superar, de forma mais significativa e a partir de enfoques discursivos, a separao de poltica e prtica, projeto e implementao curricular. Finalizando o captulo, sob o ttulo de Para alm do ciclo de polticas: os discursos na poltica de currculo, as autoras retomam as anlises de Ball e questionam que sua apropriao ao ps-estruturalismo no o faz superar algumas dualidades, como a separao entre macro/micro. Assim, procuram aprofundar sua discusso terica sobre polticas de currculo e avanam no tema pela incorporao da teoria do discurso de Laclau. Nesse sentido, a ideia de estrutura substituda pela de discurso e traz a compreenso de que a estruturao de um discurso [...] no faz cessar o movimento das diferenas, das possibilidades de novos sentidos imprevistos. Qualquer discurso uma tentativa de dominar o campo da discursividade, fixar o fluxo das diferenas e construir um centro provisrio e contingente na significao (p. 252). Enfim, com esse entendimento, afirmam que o currculo se torna essa luta poltica por sua prpria significao e, ainda, pela significao do que vem a ser a sociedade, a justia social, a transformao social. Desse modo, trazem a perspectiva de que, com esse livro, tambm possam participar dessa luta.
Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas 316

A partir da leitura realizada, acreditamos que os temas e os autores reunidos nesse livro ampliam e potencializam as prticas daqueles que se dedicam s disciplinas de currculo nos cursos de formao de professores e pedagogos, uma vez que as autoras trazem, de forma clara e atraente, diferentes contribuies tericas, evidenciando mltiplos e variados movimentos de estudos e pesquisas. Assim, deixamos o convite para a leitura dessa instigante obra, para que seja possvel, no dizer das autoras, a produo de outros sentidos para o campo do Currculo.

Revista Teias v. 13 n. 27 299-317 jan./abr. 2012 CURRCULOS: Problematizao em prticas e polticas

317

Anda mungkin juga menyukai