Anda di halaman 1dari 3

As principais prticas de remunerao existentes so: Investim entos Iniciais (Consultoria) 1.

Diagnstico, Planejamento e Implementao de Campanhas ou Programas

Gesto 1. Fee mensal fixo 2. Fee mensal integrado + agenciamento 3. Fee mensal bsico + criao por trabalho realizado (job a job) + agenciamento 4. Por trabalho realizado (job a job) 5. Por controle geral de horas (time sheet) 6. Por resultados (success fee) Observao: Para todos os tipos de fees, quando necessrio o deslocamento entre cidades, as despesas com transporte (areo ou terrestre) e estadia devero ser cobradas separadamente.

Investim entos iniciais (Consultoria/Planejam ento) Para o incio do relacionamento entre um cliente e uma agncia de Marketing Direto recomenda-se o investimento preliminar nas fases de diagnstico, planejamento e implementao de ferramentas necessrias ao desenvolvimento das campanhas e programas. Essas trs fases so de suma importncia e podem ser consideradas como uma Consultoria Preliminar para a definio dos rumos estratgicos, tticos e operacionais do Marketing Direto dentro de cada empresa. Vale ressaltar a possibilidade de uma agncia ser contratada exclusivamente para esta fase. Para tal, seguir as mesmas premissas de horas e valores aqui apresentadas. Este valor deve ser remunerado de acordo com o nmero de horas dedicadas e respectivos profissionais envolvidos. Em alguns casos, dependendo da negociao, esse investimento poder ser embutido proporcionalmente no formato de remunerao acordado para a gesto da conta. Ser apresentado quadro com recomendao de limites mnimo e mximo de horas, considerando consultorias/planejamentos de pequeno, mdio e grande porte.

Form atos de rem unerao para gesto: 4.1 Por fee m ensal fixo: Forma de remunerao na qual o cliente paga um valor fixo por ms que remunera todas as atividades da agncia. Agncia e cliente definem um calendrio de aes e campanhas para um perodo determinado de tempo. A agncia calcula custos a partir do volume de aes estabelecidas ao perodo, avaliando o volume de horas a serem dedicadas pelas reas de atendimento, planejamento e operaes, volume de peas criativas a serem desenvolvidas e respectivas estimativas de investimentos em produo. A proposta de Fee Fixo substitui todos os outros tipos de receita: horas de atendimento, planejamento e operaes, custos de criao, taxa de veiculao e agenciamento sobre servios de terceiros. O dimensionamento e composio desta modalidade de fee devem ser baseados nos seguintes itens: Recomendao de honorrios para as reas de planejamento, atendimento e operaes; Tabela de Criao; Volume estimado de investimentos em produo. Recomenda-se a reavaliao peridica do contrato (perodo a ser estabelecido entre cada agncia e cliente), para garantir que a negociao realizada mantenha-se justa para ambas as partes no decorrer da gesto da conta.

4.2 Por fee m ensal integrado + agenciam ento: Forma de remunerao na qual, alm do fee mensal fixo, o cliente tambm remunera a agncia atravs de agenciamento complementar sobre todo e qualquer servio de terceiros. Ou seja, esta modalidade inclui todo o volume de horas a serem dedicadas pelas reas de atendimento, planejamento e operaes, alm das peas criativas a serem desenvolvidas. Porm, no inclui no fee o comissionamento sobre servios de terceiros, que passa a ser remunerado, neste caso, de forma varivel. O valor recomendado para taxa de agenciamento de 15% para fornecedores diversos (telemarketing, database, mailings etc.) e para novas produes grficas, e 10% para coordenao de reimpresses, independente do processo de com pra ser realizado pelo cliente ou pela agncia. O dimensionamento e composio do fee integrado devem ser baseados nos seguintes itens: Recomendao de honorrios para as reas de planejamento, atendimento e operaes; Tabela de Criao; Recomenda-se a reavaliao peridica do contrato (perodo a ser estabelecido entre cada agncia e cliente), para garantir que a negociao realizada mantenha-se justa para ambas as partes no decorrer da gesto da conta. Se dentro do perodo de reavaliao contratual o volume criativo estimado no Fee Integrado for extrapolado, o cliente deve remunerar a agncia desta diferena. Caso contrrio, a agncia dever conceder crdito criativo complementar no perodo seguinte.

4.3 Fee m ensal bsico + Criao por trabalho realizado (Job a Job) + Agenciam ento: Forma de Remunerao na qual definido um Fee Bsico (tambm denominado de Retainer Fee) que garante a cobertura das horas de dedicao das reas de atendimento, planejamento e operaes da agncia na gesto da conta. Ou seja, independente do volume de peas criativas a serem desenvolvidas, a agncia preestabelece um fee para cobertura do seu envolvimento estratgico, ttico e operacional com o cliente. Neste caso, as peas criativas so cobradas a cada trabalho (job a job). Ver tabela. E, alm das peas criativas, tambm cobrado agenciamento sobre servios de terceiros. O valor recomendado para taxa de agenciamento de 15% para fornecedores diversos (telemarketing, database, mailings etc.) e para novas produes grficas, e de 10% para coordenao de reimpresses, independente do processo de com pra ser realizado pelo cliente ou pela agncia.

4.4 Por trabalho realizado (Job a Job): Forma de remunerao na qual o cliente remunera a agncia atravs de um valor que cobre todas as atividades envolvidas em uma ao isolada (com comeo, meio e fim). O valor de um trabalho realizado (job) deve ser composto pelos seguintes itens: Horas de planejamento (elaborao estratgica da campanha e posterior avaliao de resultados); Horas de atendimento e operaes

(acompanhamento ttico e operacional da campanha); Peas criativas e comissionamento sobre servios de terceiros (criao e arte-finalizao das peas que compem a campanha). Para o volume de horas de planejam ento, atendim ento e operaes a serem utilizadas para cada campanha ou programa, ser apresentada uma tabela sugestiva complementar de volum e m nim o e m xim o de horas por porte de cam panha ou program a. Todo o job criativo, sem exceo, possuir horas e custos adicionais de planejam ento e acom panham ento, independente dos valores cobrados pelo trabalho criativo, constantes da tabela de criao. Para contratos de clientes por job, recomenda-se a definio de um volume mnimo de jobs/ms, para garantir a longevidade do relacionamento e, principalmente, o acompanhamento efeito dos resultados obtidos em cada ao. Visando o equilbrio financeiro e cobertura de custos fixos envolvidos no atendimento das agncias a cada cliente, a ABEMD tambm sugere que, m esm o no trabalho job a job, seja estabelecido entre a agncia e cada cliente a garantia de um valor m nim o de rem unerao m ensal, a ser estabelecido caso a caso, de acordo com a estrutura da agncia dedicada e respectivo custo fixo dedicado operao em questo, que, na maioria das vezes, independe do volume criativo. Nesta recomendao adicional, que se denomina FEE Dedutvel, eventuais saldos da remunerao (mnimo no atingido) no sero acumulativos, pois o custo fixo da agncia, independente da realizao ou no do volume mnimo de jobs e receita prevista, existiu e foi remunerado de qualquer maneira.

4.5 Por controle de horas despendidas (Tim e sheet): Forma de remunerao na qual o cliente remunera a agncia com base no nmero de horas despendido por cada rea e profissional alocado. Para tal, preciso se estabelecer um rgido controle de horas dedicadas por cada colaborador. O valor/hora recomendado para cada profissional da agncia dever ser devidamente pr-acordado. Im portante ressaltar que esta a nica possibilidade de rem unerao sob a qual a Criao rem unerada por hora e no de acordo com a Tabela de Criao. Sobre o controle de horas despendidas dever tambm ser adicionada remunerao da agncia a comisso sobre servios de terceiros (agenciamento). O valor recomendado para taxa de agenciamento de 15% para fornecedores diversos (telemarketing, database, mailings etc.) e para novas produes grficas, e de 10% para a coordenao de reimpresses, independente do processo de compra ser realizado pelo cliente ou pela agncia

4.6 Por resultados (Success fee): A partir de um dos formatos anteriormente apresentados (4.1 a 4.5), pode-se agregar prmios por resultados obtidos a partir da definio de metas diversas preestabelecidas em contrato (exemplo: volume de leads, volume de vendas, ndices de churn etc.). Pode-se tambm avaliar a possibilidade de aplicao de algum tipo de desconto num dos formatos anteriores, utilizando-se a remunerao por resultados como complemento de receita para agncia. No se recomenda a aplicao de remuneraes baseadas exclusivamente em resultados, pois se entende que o resultado de uma ao no conseqncia apenas do trabalho desenvolvido pela agncia, mas tambm conseqncia de vrias atribuies e responsabilidades por parte de cada cliente. Alm disso, recomenda-se tambm um perodo mnimo de 6 meses ao relacionamento agncia/cliente antes da definio dos parmetros de avaliao de resultados, para que ambas as partes sintam-se confortveis para evolurem para este formato de remunerao.

Anda mungkin juga menyukai