Anda di halaman 1dari 3

O valor do custo de importao dos bens compreender o valor de aquisio acrescido das despesas com transporte e seguro at o estabelecimento

da pessoa jurdica, os gastos com o desembarao aduaneiro e os tributos devidos.


AQUISIO+TRANSPORTE+SEGURO+DESEMBARAO+TRIBUTOS

Todavia, no devem ser includos no custo, os impostos recuperveis mediante crdito na escrita fiscal. Significa que na importao de matria-prima para industrializao ou de mercadoria para revenda, salvo disposio em contrrio, tanto o ICMS quanto o IPI no sero agregados ao custo, pois ambos sero recuperveis. (RIR/99, art. 289)

Valores Integrantes do Custo. O custo a ser atribudo aos insumos ou mercadorias para revenda adquiridos no mercado externo composto por todos os gastos incorridos desde a data da assinatura do contrato de cmbio (tais como fretes, comisses, seguros, impostos no recuperveis, tarifas aduaneiras, etc.), at o efetivo desembarao aduaneiro dos bens. Todos os gastos efetuados e relativos importao devem ser agregados a uma conta especfica e transitria intitulada "Importao em Andamento". Quando os bens importados (mercadorias ou matrias-primas) forem desembaraados, ser efetuado o registro no almoxarifado do importador, mediante transferncia do saldo final da conta transitria para a conta definitiva de "Estoques de Mercadorias ou Matrias-primas" no Ativo Circulante. As mercadorias e matrias-primas importadas devem ser avaliadas mediante converso da moeda estrangeira pela taxa de cmbio (valor de venda) vigente na data do desembarao aduaneiro. As variaes cambiais passivas ocorridas at a data do desembarao aduaneiro sero registradas como custo na conta de "Importao em Andamento". A partir da data do desembarao aduaneiro devem ser registradas como despesa operacional, mediante obedincia ao princpio contbil da competncia.

Quanto ao IOF Incidente Nas Operaes de Cmbio Os impostos no recuperveis pagos por ocasio da importao de insumos ou mercadorias para revenda, devem compor o custo de aquisio a ser atribudo aos mesmos. Contudo, em relao ao IOF incidente sobre tais operaes, a legislao do Imposto de Renda admite que, a critrio da pessoa jurdica, esse imposto (IN SRF n 131/80): a) seja considerado como acrscimo ao custo de aquisio do bem; ou b) seja registrado como despesa tributria, computada na determinao do lucro real no

perodo em que ocorrer o pagamento, ou seja na liquidao do contrato de cmbio. Neste tpico observaremos um, passo a passo ou se preferir um SELF SERVICE, os registros contbeis correspondentes a uma operao de importao de mercadorias e matrias-primas. CONTABILIZAO: Pelo registro dos gastos com a obteno da Guia de Importao e a contratao de seguro: D - IMPORTAO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante) C - CAIXA/BANCOS C/ MOVIMENTO (Ativo Circulante)

Pelo registro do preo de aquisio dos bens, constante da Fatura de Importao: D - IMPORTAO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante) C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)

Pelo reconhecimento da variao cambial antes da chegada das mercadorias ou matriasprimas: D - IMPORTAO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante) C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)

Pelo registro dos gastos com impostos no recuperveis, taxas e servios aduaneiros incidentes sobre a operao: D - IMPORTAO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante) C - CAIXA/BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)

V - Pelo registro dos valores relativos ao impostos recuperveis conforme a legislao de regncia: D - IPI A RECUPERAR (Ativo Circulante) D- ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante) D - PIS A RECUPERAR(Ativo Circulante) D - COFINS RECUPERAR(Ativo Circulante) C - CAIXA/BANCO C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)

Pela transferncia do saldo da conta "Importao em Andamento" para a conta definitiva, em face da entrada das mercadorias/matrias-primas no estabelecimento: D - ESTOQUE (Ativo Circulante) C - IMPORTAO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)

Pelo reconhecimento da variao cambial sobre a dvida aps a chegada das mercadorias: D - VARIAO MONETRIA PASSIVA (Conta de Resultado) C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante) Pela liquidao do contrato de cmbio: D - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante) C - BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante) Pela apropriao do IOF incidente sobre a liquidao do contrato de cmbio admitindo-se que a empresa tenha optado pela apropriao como despesa tributria: D - DESPESAS TRIBUTRIAS (Conta de Resultado) C - CAIXA/BANCO C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)

Anda mungkin juga menyukai