Anda di halaman 1dari 16

TESOURONACIONAL

Escola de Administrao Fazendria


Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Edital ESAF n. 88, de 27/12/2012

Prova 2
rea de Conhecimento:

Conhecimentos Especcos

Desenvolvimento Institucional

Cargo:

Analista de Finanas e Controle

Instrues
1. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Nome: 2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

As ideias e estratgias so importantes, mas o verdadeiro desafio a sua execuo.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.34, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso pblico. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

ADMINISTRAO 1 - O modelo de tomada de decises pode especicar etapas diferentes e, de acordo com cada pesquisador, costumam sobrepor-se bastante. Assinale a nica opo que no representa uma etapa de tomada de deciso. a) Esclarecer suas incertezas. b) Criar alternativas. c) Identicar os critrios. d) Considerar decises interligadas. e) Escolher a alternativa racional. 2 - Julgue se os itens a seguir so verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a opo correta. ( ) Percepes de risco muitas vezes so interpretadas pelos tomadores de deciso como falhas, resultando em mau direcionamento dos esforos de reduo de risco. ( ) Intuies sobre riscos rotineiros se desviam da racionalidade e podem levar o tomador de deciso a avaliar incorretamente a natureza da incerteza. ( ) Aceitar a incerteza e no pensar sistematicamente em ambientes arriscados ajuda na tomada de deciso. ( ) Entender os vieses motivacionais pode melhorar as decises. ( ) comum na tomada de deciso indivduos fazerem premissas falsas sobre problemas, acarretando decises inecientes e viesadas. a) V, V, V, V, V b) F, V, V, V, F c) V, V, F, V, V d) F, F, V, V, F e) F, V, F, F, V

4 - Schultze e Leidner (2002:218) denem gesto do conhecimento como a gerao, representao, estoque, transferncia, transformao, aplicao, incorporao e proteo de conhecimento. A gesto do conhecimento est relacionada /ao, exceto: a) Aprendizagem organizacional. b) Compartilhamento de informao. c) Memria organizacional. d) Trabalho colaborativo. e) Desempenho no trabalho. 5 - Na Coluna A, esquerda, esto os processos de converso do conhecimento, e na Coluna B, direita, como esses processos podem ser conceituados. Coluna A AI Socializao Coluna B BI o processo de sistematizao de conjuntos diferentes de conhecimento explcito. BII o processo de articulao do conhecimento tcito em conceitos explcitos, por meio de metfora, analogias, smbolos. BIII o processo de compartilhamento de conhecimento tcito, por meio da experincia. BIV est relacionado ao processo de aprender fazendo, por meio da aplicao do conhecimento formal nas atividades do trabalho.

AII Externalizao

AIII Combinao

AIV Internalizao

Assinale a opo que indica as relaes corretas. a) AI - BIV; AII - BIII; AIII - BII; AIV - BI.

3 - O processo de mudana constitui-se de trs fases: descongelamento, mudana e recongelamento. Entre as denies a seguir, est(o) correta(s): I. Descongelamento a fase em que novas ideias e prticas so experimentadas.

b) AI - BIII; AII - BII; AIII - BI; AIV- BIV. c) AI - BIV; AII - BIII; AIII - BI; AIV - BII. d) AI - BI; AII - BII; AIII - BIII; AIV - BIV. e) AI - BII; AII - BIV; AIII - BIII; AIV - BI. 6 - Assinale a nica opo incorreta. a) A aprendizagem muda o status do conhecimento de indivduos ou de organizaes. b) Se o conhecimento levar correo de erros e soluo de problemas, o conhecimento ser tido como verdadeiro. Se o conhecimento no for capaz de solucionar problemas, no haver aprendizagem, nem ser criado conhecimento. c) por meio da aprendizagem que se cria conhecimento. d) O conhecimento explcito est relacionado a um contexto especco pessoal e no formalizado, e o conhecimento tcito est relacionado linguagem codicada. e) A gesto do conhecimento est associada melhoria de desempenho organizacional, combinando-se tecnologia da informao e processos de trabalhos.

II. Mudana a fase em que ocorre a abdicao do padro atual de comportamento para ser substitudo por um novo. III. Recongelamento a fase em que as novas ideias so incorporadas no comportamento. a) I b) I e III c) I e II d) II e III e) III

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

7 - Relativamente s etapas do processo da gesto do conhecimento, assinale a nica opo correta. a) Denir o objetivo do conhecimento tornar transparente o conhecimento disponvel. b) Identicar o conhecimento disponvel denir metas de distribuio de conhecimento relevante para os lugares corretos. c) Utilizar o conhecimento garantir o sucesso permanente dos processos de aprendizagem. d) Disseminar o conhecimento manter o conhecimento existente, inclusive o adquirido fora da organizao. e) Registrar o conhecimento descrever as necessidades futuras de conhecimento organizacional. 8 - Indique a opo que completa corretamente a frase a seguir: Fayol dene o ato de administrar e que constituem o chamado processo administrativo e que so aplicveis em qualquer trabalho do administrador em qualquer nvel ou rea de atividade da organizao, como sendo: prever........... a) organizar, comandar, coordenar e controlar. b) organizar, coordenar, comandar e controlar. c) coordenar, organizar, controlar e comandar. d) controlar, organizar, coordenar e comandar. e) coordenar, controlar, organizar e comandar. 9 - Assinale a nica opo incorreta. a) As cinco variveis bsicas tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente constituem os principais componentes no estudo da administrao e o comportamento desses componentes no exerce inuncia entre si. b) Diferentes tecnologias conduzem a diferentes desenhos organizacionais. Logo variaes na tecnologia conduzem a variaes na estrutura organizacional. c) A estrutura de uma organizao e seu funcionamento depende de interface com o ambiente externo. d) Se o comportamento causa mudana no ambiente, a mudana ambiental ser contingente em relao ao comportamento. e) Para cada uma das "Teorias Administrativas", h uma maneira diferenciada de administrar.

10- Assinale a nica opo correta. a) A teoria burocrtica d nfase nas tarefas. b) A teoria das relaes humanas tem como principal enfoque a integrao dos objetivos organizacionais e individuais. c) Uma das crticas apresentadas Teoria Clssica a de restringir-se a uma abordagem simplicada da organizao formal. d) As disfunes da abordagem burocrtica so excesso de formalismo e papel, mudana indesejada pelos funcionrios, rgida hierarquizao da autoridade e organizao informal. e) A abordagem sistmica enfatiza que h uma relao funcional entre as condies do ambiente, mas no h nada de absoluto. 11- A respeito dos tipos de departamentalizao, julgue se os itens a seguir esto corretos (C) ou errados (E) e assinale a opo correta. a) No tipo de departamentalizao funcional, as atividades e as tarefas so agrupadas observando as principais funes da organizao. b) Uma desvantagem da departamentalizao funcional a concentrao interdepartamental. c) A departamentalizao por servios tambm chamada de estrutura divisionalizada, e as atividades so agrupadas de acordo com o servio realizado. d) A departamentalizao geogrca enfatiza a coordenao em detrimento da especializao. e) Na departamentalizao por processo, observa-se uma sequncia de eventos. a) E, C, E, C, E. b) C, E, C, E, C. c) C, E, E, C, E. d) E, E, C, E, C. e) C, C, E, C, E.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

12- A gesto da mudana atua em todos os nveis organizacionais e em todas as reas de negcio. O primeiro passo est em mudar o comportamento individual para ter condies de mudar o comportamento organizacional. Relacione a Coluna A, esquerda, que representa as fases da mudana individual que habilitam a mudana organizacional, na Coluna B, direita. Coluna A Coluna B

15- Assinale a nica opo incorreta relativa s fases do ciclo de vida de um produto. a) Embrionria: corresponde congurao do projeto. b) Lanamento: a fase em que o produto enfrenta as primeiras diculdades. c) Declnio: a fase voltada para a estratgia de retirada do mercado. d) Crescimento: nessa fase, muitas vezes, o projeto sofre modicaes. e) Maturidade: a fase da colheita.

AI - Conscincia quanto BI - Prtica e uso de novas ha necessidade de mu- bilidades dana AII - Desejo de partici- BII - Incentivo e recompensas par da mudana

COMUNICAO AIII - Conhecimento de BIII - Conana e respeito como implementar a pela liderana mudana AIV - Habilidade para BIV - Comunicaes dos geimplementar as habili- rentes dades e comportamentos requeridos AV - Reforo para man- BV - Treinamento e educao ter a mudana Assinale a opo que indica as relaes corretas. a) AI - BIV; AII - BIII; AIII - BV; AIV - BI; AV - BII. b) AI - BIII; AII - BV; AIII - BII; AIV- BIV; AV - BI. c) AI - BIV; AII - BV; AIII - BI; AIV - BII; AV - BIII. d) AI - BI; AII - BII; AIII - BV; AIV - BIV; AV - BIII. e) AI - BII; AII - BIV; AIII - BIII; AIV - BI; AV - BV. 13- Entre as prticas da gesto do conhecimento em empresas brasileiras, destacam-se, exceto: a) Universidades corporativas. b) Portais de conhecimento. c) E-learning. d) Mapeamento de competncias. e) Comunidades de prticas virtuais. 14- Um projeto compreende uma sequncia de atividades dirigidas gerao de um produto ou servio singular em um tempo dado, e a modelagem de projetos a ordenao lgica de projetos. Assinale a nica opo que no se congura uma das etapas do projeto. a) Termos de Referncia. b) Investimento. c) Monitorao. d) Denio do problema. e) Matriz de estrutura lgica. 16- Herbert Marshall McLuhan foi um dos mais importantes tericos do estudo da comunicao do sculo XX e continua atual. Avalie as armativas a seguir sobre seus estudos e assinale a incorreta. a) Usou o conceito de Galxia de Gutemberg para referir-se ao conjunto de livros publicados. b) Armou que os meios de comunicao so extenses do homem e que os meios frios so aqueles que prolongam um nico dos nossos sentidos em alta denio. c) Armou que o contedo de um meio sempre um outro meio. O contedo da escrita seria a fala; a palavra escrita o contedo da imprensa e a palavra impressa o contedo do telgrafo. d) Compreendia a eletricidade como um meio que prolonga o prprio sistema nervoso central. e) Deniu Galxia de Marconi como um dos perodos da histria dos meios e armou que foi inaugurada pela eletricidade. 17- Nos estudos organizacionais e considerando as teorias da comunicao, a nfase nos temas mensagens da organizao, estratgias de persuaso empregadas nas mensagens e propsitos pretendidos para a comunicao referem-se a) Perspectiva retrica. b) Perspectiva de transmisso. c) Perspectiva psicolgica. d) Perspectiva interacionista. e) Perspectiva transacional.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

18- Sobre a histria da comunicao governamental no Brasil, avalie os itens a seguir e assinale a informao incorreta. a) A implantao de um servio ocial de divulgao jornalstica e de atendimento imprensa e divulgao jornalstica no governo federal ocorre em 1909, por meio de um setor especco, ligado Biblioteca. b) O Marechal Rondon fez uso de divulgao jornalstica para promover a implantao de servio de telgrafo no interior do pas. Ele administrava no mbito da fonte as informaes, de maneira a promover as aes que realizava. c) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado em 1940, durante o Governo Vargas, para coordenar as aes de comunicao do Poder Executivo Federal e divulgar o governo. d) A Empresa Brasil de Comunicao (EBC) uma empresa pblica do Brasil, criada para gerir as emissoras de rdio e televiso pblicas federais. Ao ser criada, incorporou a Radiobrs. A empresa responsvel, entre outras emissoras, pela TV Brasil e pela Agncia Brasil e a Radioagncia Nacional. e) A atual Secretaria de Comunicao Social da Presidncia da Repblica (Secom) tem origem na Secretaria de Comunicao Social instituda no governo do presidente Joo Figueiredo. 19- O Sistema de Comunicao de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) integrado pela Secretaria de Comunicao Social da Presidncia de Repblica (Secom), como rgo central, e pelas unidades administrativas dos rgos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuio de gerir aes de comunicao. A seguir, algumas das responsabilidades atuais das unidades administrativas. Asssinale a opo incorreta. a) Submeter Secretaria de Comunicao Social da Presidncia da Repblica as aes de publicidade. b) Submeter Secretaria de Comunicao Social da Presidncia da Repblica as aes de patrocnio. c) Implantar e submeter Secretaria de Comunicao Social critrios e instrumentos destinados a orientar o exame, a seleo, a aprovao e a execuo dos projetos de patrocnio. d) Submeter Secretaria de Comunicao Social editais de contratao de agncias de comunicao. e) Submeter previamente aprovao da Secretaria de Comunicao Social as minutas de edital de licitao, com seus anexos, destinado contratao de servios de publicidade prestados por intermdio de agncia de propaganda.

20- A Lei n. 12.232, de 29 de abril de 2010, dispe sobre as normas gerais para licitao e contratao pela administrao pblica de servios de publicidade prestadas por intermdio de agncias de propaganda no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Sobre essa lei, assinale a opo incorreta. a) Nas contrataes de servios de publicidade, podero ser includas como atividades complementares a produo e execuo tcnica das peas e projetos publicitrios criados. b) A estratgia de mdia e no mdia faz parte do plano de comunicao publicitria. c) Assessoria de imprensa somente far parte do contrato se tiver como objeto ou tema a divulgao da campanha executada. d) vedada a incluso nas pesquisas e avaliaes de tema que no tenha relao com a ao publicitria ou com o objeto do contrato de prestao de servios de publicidade. e) Servios especializados pertinentes ao planejamento e execuo de pesquisas sobre o pblico-alvo devero ser includos como atividades complementares no contrato. 21- Avalie os itens a seguir, relacionados produo da notcia em telejornalismo, e assinale a opo incorreta. a) Cozinhar signica ampliar ao mximo o contedo de uma matria para ocupar um espao proporcionalmente maior do que o necessrio. b) Fade o nome dado para o escurecimento da tela. c) Espelho a relao com a ordem de entrada das matrias em um telejornal, sua diviso por blocos, a previso dos comerciais, chamadas e encerramento. d) Retranca a identicao da matria, no necessariamente seu ttulo. e) Cortar uma sonora signica escolher uma determinada fala de um entrevistado. 22- Considere a situao em que uma assessoria de comunicao disponibiliza com antecedncia o resultado de uma pesquisa para um jornalista com o objetivo de permitir que ele produza o contedo da reportagem com mais tranquilidade e maior profundidade. Quando da entrega do material para o jornalista, combinado que a divulgao das informaes somente poder ser feita no dia seguinte apresentao ocial dos resultados da pesquisa em uma coletiva de imprensa. Este acordo denido pelos estudos de produo da notcia a partir de assessoria de imprensa como: a) Embargo. b) Agendamento de notcia. c) Acontecimento programado. d) Brieng. e) Newspeg.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

23- O follow-up frequentemente citado como motivo de embaraos entre os prossionais que fazem interao com a imprensa pelas organizaes e os jornalistas que atuam nas redaes. Assessores de imprensa costumam considerar fundamental sua existncia, mas ele pode atrapalhar a produo jornalstica e ser motivo de crtica nas redaes. Follow-up, neste contexto, pode ser caracterizado como a) releases digitais que contm grande contedo de anexos. b) acompanhamento da veiculao de contedo na mdia e contatos imediatos para garantir resposta rpida a erros. c) visitas redao de assessores e assessorados sem agendamento prvio. d) monitoramento, pelo assessor, da produo de uma pauta na redao. e) pessoas que se aproveitam do assdio da imprensa a autoridades ou personagem para aparecer nas imagens de TV ou fotograas. 24- Numa determinada organizao pblica, os novos dirigentes demandam rea de comunicao o planejamento das aes de comunicao para o ano seguinte. Na ocasio, o gestor de comunicao solicita uma reunio para a direo da organizao buscando subsdios para a elaborao da estratgia e dos documentos. Considerando essa situao, assinale a opo correta. a) O planejamento dever ser elaborado considerando o fato de que a comunicao dever alterar a identidade da organizao, qualicando os processos de interao e relacionamento e adaptando a cultura institucional nova gesto. b) Pesquisa e auditoria so etapas importantes para conhecer a real situao da organizao. Elas podem incluir entrevistas, reunies, levantamento dos produtos comunicacionais e descrio do sistema de comunicao. c) O plano de comunicao ser a formalizao do planejamento. Sua apresentao ser o momento do brieng da rea de comunicao junto direo. d) Estabelecer os objetivos de comunicao signica determinar quais os resultados a serem alcanados. Buscar formas para tornar a comunicao mais simtrica do que o estgio atual seria uma meta possvel. e) O planejamento de comunicao dever ter como desao fornecer subsdios para a denio da misso, valores e polticas da organizao.

25- A respeito da comunicao nas organizaes, avalie as opes a seguir e assinale a correta. a) A comunicao interna e administrativa so ferramentas estratgicas que buscam, essencialmente, compatibilizar os interesses dos empregados e das organizaes por meio do dilogo, da troca de experincias e da participao. b) A comunicao mercadolgica trata dos processos estabelecidos aps a etapa de promoo e divulgao dos produtos. c) O mix da comunicao de marketing complementa a publicidade no esforo de divulgar e promover produtos, servios e a marca de uma organizao. d) Uma embalagem, como etapa do marketing direto, no considerada parte da comunicao mercadolgica. e) Jornalismo empresarial, marketing cultural, marketing social ajudam na formatao da imagem de uma organizao, fazendo parte do composto de comunicao institucional. 26- As publicaes jornalsticas empresariais buscam, entre outros objetivos, aumentar o conhecimento a respeito da organizao. A publicao deste tipo cuja caracterstica tratar de um tema especco e ser dirigida a um pblico segmentado, em geral especializado, a) Microsite b) Blog c) Position Paper d) Newsletter e) Publieditorial 27- Uma organizao enfrenta, em determinado momento, demandas internas e externas por informaes em decorrncia da circulao de um boato nas redes sociais. Para gerenciar a situao, o gestor de comunicao toma uma srie de providncias. Avalie as opes a seguir e assinale a armativa correta. a) Um segurana caracterizado como porta-voz institucional ao dar uma informao em off para um jornalista sobre o problema enfrentado. b) Este o momento ideal para a realizao de uma capacitao de porta-vozes. c) Conceitos ou armaes determinadas previamente para posicionamento dos porta-vozes durante as aes de comunicao so chamadas de mensagens-chave. d) O porta-voz dever ser algum no envolvido com o problema em questo. e) Uma atuao proativa nas redes sociais alcanar o pblico interno, tornando desnecessrias outras aes que possam disseminar ainda mais o conhecimento sobre o assunto junto aos empregados.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

28- A respeito de endomarketing e comunicao interna, avalie as opes a seguir e assinale a opo incorreta. a) A liderana deve ser o principal canal de comunicao da empresa com seu pblico interno. Nesta perspectiva, os canais, instrumentos e aes devem funcionar como meios complementares atuao da liderana no processo de informao. b) Marketing interno ocorre quando a empresa utiliza canais de informao para repassar informaes relacionadas ao produto da empresa de forma a aumentar a produtividade. c) Marketing interno e endomarketing so expresses que podem ser utilizadas com o mesmo sentido. d) O termo endomarketing foi denido e registrado ocialmente no Brasil na dcada de 1990. e) A forma como uma organizao se comunica com seu pblico interno contribui para a construo de sua imagem. 29- A chamada Lei de Acesso Informao (Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011) foi um marco nas relaes entre cidado e Estado. Ela estabelece que as informaes de interesse coletivo ou geral devero ser divulgadas de ofcio pelos rgos pblicos, espontnea e proativamente, independentemente de solicitaes. Sinteticamente, estabelece que o acesso informao pblica a regra, e o sigilo, a exceo. Sobre esta lei, avalie os itens a seguir e assinale a opo incorreta. a) So estabelecidos prazos para que sejam repassadas as informaes ao solicitante. A resposta deve ser dada imediatamente, se estiver disponvel, ou em at 20 dias, prorrogveis por mais 10 dias. b) Justicado o pedido, e identicado o requerente, o servio de busca e fornecimento das informaes gratuito, salvo cpias de documentos. c) Nos casos em que a informao estiver sob algum tipo de sigilo previsto em Lei, direito do requerente obter o inteiro teor da negativa de acesso. d) Quando a informao for parcialmente sigilosa, ca assegurado o acesso, por meio de certido, extrato ou cpia, com a ocultao da parte sob sigilo. e) Informaes sob a guarda do Estado que dizem respeito intimidade, honra e imagem das pessoas, por exemplo, no so pblicas e s podem ser acessadas pelos prprios indivduos e por terceiros, apenas em casos excepcionais previstos na Lei.

30- Considerando que, em uma determinada organizao, a rea de comunicao tenha decidido investigar a percepo dos empregados sobre as recentes mudanas nas polticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experincia da equipe com jornalismo e em pesquisa, a rea de comunicao optou pelo uso da tcnica de entrevista em profundidade para obter as informaes necessrias. A respeito desta situao, avalie os itens a seguir e assinale a opo correta. a) Os pesquisadores devem iniciar as entrevistas necessariamente com uma hiptese de trabalho, de maneira a orientar o trabalho e garantir coerncia nos resultados. b) A elaborao de questes estruturadas padronizadas, coerentes e complementares uma das necessidades deste tipo de tcnica. c) Uma denio importante o nmero de entrevistados, de maneira a garantir validade da pesquisa. d) A seleo dos entrevistados pode ser no probabilstica como as amostras por convenincia ou intencional. e) Quando aplicadas em um grupo focal, essencial que seja realizada por dois pesquisadores.

ESTRATGIA E PLANEJAMENTO

31- Partindo do princpio de que a estratgia a denio do melhor futuro para a sua equipe ou organizao, o mapeamento da rota para alcan-lo e a sua clara comunicao, analise as assertivas a seguir classicando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao nal, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) A estratgia um exerccio terico. ( ) importante que, na formulao da estratgia, a organizao escolha o maior nmero de prioridades possvel. ( ) A estratgia precisa ser exvel e gil para aproveitar as novas oportunidades e minimizar novas ameaas. ( ) A estratgia deve ser considerada altamente condencial. a) V, V, V, F b) F, F, V, F c) V, V, F, V d) V, V, F, F e) F, F, V, V

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

32- A seguir esto descritos alguns questionamentos que expressam as perguntas que os gestores fazem a si mesmos no momento da denio dos fundamentos estratgicos e da prpria estratgia. Analise as interrogaes a seguir e escolha a opo que contenha a sequncia correta de respostas. ____________ procura responder: para onde queremos ir juntos? ___________ procura responder: como seremos diferentes ao criar valor? ____________procura responder a pergunta: por que existimos? ____________procura responder a pergunta: que crenas orientaro nosso comportamento? a) Misso / Viso / Valores / Estratgia b) Viso / Valores / Estratgia / Misso c) Estratgia / Viso / Misso / Valores d) Viso / Estratgia / Misso / Valores e) Misso / Estratgia / Viso / Valores

34- Analise as assertivas a seguir e eleja aquelas que podem ser imputadas ao modelo de Michael Porter de formulao estratgica. I. A vantagem competitiva no pode ser entendida olhando-se uma empresa como um todo. A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevncia estratgica para que se possam compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciao.

II. Embora seja verdade que muitas estratgias planejadas so mal concebidas, creio que o problema, frequentemente, reside um passo alm, na distino que fazemos entre formulao e implementao e a premissa comum de que o pensamento deve ser independente (e preceder) ao. Todo fracasso de implementao , por denio, um fracasso na formulao. III. A estratgia competitiva pode ser entendida como aes ofensivas e defensivas para criar uma posio defensvel em uma indstria, para enfrentar com sucesso as cinco foras competitivas (rivalidade entre as empresas, poder de barganha do cliente, poder de barganha do fornecedor, ameaa de novos entrantes, ameaa de produtos substitutos) e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa. IV. Inteno estratgica deve substituir o conceito de viso estratgica, pois cria a noo de propsito na organizao, um senso de direcionamento comum e o destino estratgico, alm de inspirar e motivar a equipe de colaboradores. a) I e III b) I, II e III c) II e IV d) I, III e IV e) I, II e IV

33- A Coluna I a seguir traz algumas das questes-chave em estratgia. A Coluna II traz a descrio de cada uma delas. Correlacione as colunas e, ao nal, assinale a opo que contenha a sequncia correta para a Coluna I. COLUNA I ( ) So declaraes bastante gerais e, por isso, mantm-se vlidas por um longo tempo. Quanto mais longa a validade, mais elas so representativas da cultura organizacional. ( ) So declaraes que descrevem como a empresa estar e o que ter realizado no futuro. ( ) So os princpios que estabelecem como a comunidade organizacional vai se comportar, como trabalha, como exerce suas atribuies. a) 1, 2, 3 b) 2, 1, 3 c) 2, 3, 1 d) 3, 2, 1 e) 1, 3, 2 COLUNA II (1) Valores.

(2) Misso.

(3) Viso.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

35- As assertivas a seguir traduzem diferentes tipos de escolas sobre a formulao da estratgia. Aps a leitura de cada uma delas, assinale a opo que contenha a nomenclatura correta de cada uma das escolas na ordem em que as assertivas foram apresentadas. 1. A estratgia pode ser denida como a determinao das metas e de objetivos bsicos de uma empresa a longo prazo, bem como da adoo de cursos de ao e alocao dos recursos necessrios consecuo dessas metas. 2. A essncia da estratgia est no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento. 3. Estratgia o padro ou plano para integrar as principais metas, polticas e sequncias de aes de uma organizao para uma postura singular e vivel, com base em suas competncias internas relativas, mudanas no ambiente antecipadas e providncias contingentes realizadas por oponentes inteligentes. a) Escola do posicionamento / escola do design / escola da aprendizagem. b) Escola da aprendizagem / escola do design / escola do posicionamento. c) Escola do posicionamento / escola da aprendizagem / escola do design. d) Escola do design / escola do posicionamento / escola da aprendizagem. e) Escola do design / escola da aprendizagem / escola do posicionamento. 36- Complete as lacunas existentes nos trechos a seguir e, ao nal, assinale a opo correta. ___________________so variveis externas e no controlveis pela empresa, que podem criar condies favorveis para ela, desde que haja condies/interesse de usufru-las. ___________________so variveis internas e controlveis que propiciam uma condio favorvel para a empresa, em relao a seu ambiente. ___________________so variveis externas e no controlveis pela organizao que podem criar condies desfavorveis para ela. ___________________so variveis internas e controlveis que propiciam uma condio desfavorvel para a empresa em relao ao seu ambiente. a) Pontos fortes / ameaas / pontos fracos / oportunidades. b) Oportunidades / pontos fracos / pontos fortes / ameaas. c) Oportunidades / pontos fortes / ameaas / pontos fracos. d) Pontos fortes / oportunidades / pontos fracos / ameaas. e) Ameaas / pontos fortes / pontos fracos / oportunidades.

37- A respeito do sistema de medio do desempenho organizacional e dos indicadores de desempenho, analise as assertivas a seguir classicando-as em verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao nal, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) O valor organizacional emana mais da melhoria de indicadores especcos sobre um ativo intangvel do que da conexo das mudanas nesses indicadores s consequncias para os clientes/usurios. ( ) A mensurao do desempenho organizacional exige cadeias causais de criao de valor. ( ) Os indicadores isolados captam a maneira como os aprimoramentos nos ativos intangveis e nos processos internos se convertem em melhorias nos indicadores de resultado. ( ) Os melhores balanced scorecards reetem a estratgia da organizao de modo que apenas com a sua leitura possvel compreend-la adequadamente. a) V, V, F, V b) F, F, V, V c) V, V, F, F d) V, F, V, F e) F, V, F, V 38- Acerca dos scorecards estratgicos em organizaes sem ns lucrativos e governamentais, assinale a opo incorreta. a) A maioria das entidades governamentais e no lucrativas enfrenta diculdades com a arquitetura original do balanced scorecard, na qual a perspectiva nanceira colocada na base da hierarquia. b) Para uma entidade no lucrativa ou rgo de governo, os indicadores nanceiros, em regra, no demonstram se a organizao est cumprindo sua misso. c) A criao de valor pblico uma perspectiva que identica os benefcios resultantes da atuao do rgo para os cidados. d) Em geral, as organizaes pblicas precisam atender a trs objetivos de alto nvel para cumprir sua misso: criar valor, a custo mnimo, promovendo o apoio e o comprometimento contnuos de sua fonte de nanciamento. e) Boa parte dos primeiros scorecards das organizaes pblicas destacam temas de excelncia operacional, representando muito mais um novo programa de qualidade que enfatiza a melhoria dos processos internos sem, todavia, poder enquadrar-se em estratgias que preconizam a intimidade com o cidado, ou cliente-usurio.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

39- A descrio clara da histria e da lgica da estratgia, atravs de sua relao da causa e efeito entre os objetivos estratgicos, indicando claramente o que a organizao dever fazer acontecer para gerar valor, pode ser encontrada: a) nos fatores crticos de sucesso. b) no ciclo PDCA. c) na matriz SWOT. d) nos indicadores de desempenho. e) no mapa estratgico. 40- Podem ser considerados princpios da organizao focalizada na estratgia, exceto: a) traduzir a estratgia em termos operacionais. b) alinhar a organizao estratgia. c) transformar a estratgia em tarefa da gerncia ttica. d) converter a estratgia em processo contnuo. e) mobilizar a liderana para a mudana. 41- Assinale a nica opo que no pode ser considerada como caracterstica dos projetos. a) Unicidade. b) Natureza perene. c) Concluso com o alcance de metas. d) Atendimento das expectativas dos stakeholders. e) Responde s necessidades no atendidas pelos limites ordinrios da organizao. 42- A respeito da gesto da qualidade e mais especicamente da qualidade total, analise as assertivas a seguir classicando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao nal, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Enquanto a melhoria contnua da qualidade aplicvel no nvel operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organizao. ( ) O gerenciamento da qualidade total um conceito de controle que atribui apenas aos gerentes e dirigentes a responsabilidade pelo alcance de padres de qualidade. ( ) Na qualidade total o controle burocrtico rgido, unitrio e centralizador cede lugar para o controle pelas pessoas envolvidas solto, coletivo e descentralizado. ( ) A qualidade total est baseada no empoderamento das pessoas, o que signica proporcionar comunidade organizacional as habilidades e autoridade para tomar decises que tradicionalmente eram dadas aos gerentes. a) F, V, V, V b) F, V, F, F c) V, V, F, F d) V, F, V, V e) V, F, F, V

43- Acerca dos programas de anlise e melhoria de processos, analise as assertivas a seguir classicandoas como falsas(F) ou verdadeiras(V). Ao nal, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Os modelos de qualidade, em si, geralmente se concentram no local, no ttico e na melhoria de processos no interligados. ( ) O balanced scorecards fornece a orientao que as organizaes precisam para redistribuir seus escassos recursos concentrando-os nos processos mais crticos para a implementao da estratgia. ( ) As relaes de causa e efeito no mapa estratgico e os objetivos estratgicos do balanced scorecards enfatizam as melhorias nos processos mais importantes para a execuo bem-sucedida da estratgia. ( ) Um conjunto de processos locais melhores, mais rpidos e mais baratos funciona como garantia da estratgia. a) F, F, F, V b) V, V, F, V c) V, F, V, F d) V, V, V, F e) F, F, V, F 44- So considerados mandamentos da qualidade total, exceto: a) Delegao. b) Disseminao de informaes. c) Irrelevncia dos erros. d) Gerncia de processos. e) Constncia de propsitos. 45- So estgios que devem preceder o benchmarking, exceto: a) monitorar os resultados e melhorias. b) conhecer a prpria organizao. c) documentar processos de trabalho. d) denir medidas de desempenho. e) diagnosticar fragilidades.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

10

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

GESTO DE PESSOAS NAS ORGANIZAES 46- A Gesto de Pessoas envolve e integra seis processos organizacionais vinculados entre si e utilizados de forma sistmica. O processo de aplicar pessoas est relacionado a: a) Remunerao, Sistemas de Informaes Gerenciais e Seleo. b) Desenho de Cargos e Avaliao de Desempenho. c) Disciplina, Treinamento e Remunerao. d) Recrutamento e Treinamento. e) Mudanas e Comunicaes. 47- No mundo atual, as organizaes vivem mudando seus modos de gerir pessoas, mudando suas estratgias, repensando suas estruturas. Para dar conta desse mundo em constante mudana, as organizaes precisam de pessoas motivadas para alcanar os resultados esperados. correto armar que: a) lderes positivos, boa comunicao e interao em um ambiente saudvel, assim como a participao dos grupos familiares e sociais, a cultura e a origem, contribuem sobremaneira para que se obtenha inuncia positiva na direo da motivao. b) verica-se que aquilo que motiva uma pessoa pode motivar outra, visto que cada pessoa possui um conjunto de valores e crenas, interesses e necessidades diferentes. c) as pessoas so motivadas pelo que seja exgeno ao seu prprio ser, e o seu aproveitamento em prol da realizao de feitos variam de pessoa para pessoa. d) os meios externos apresentados aos indivduos constituem-se em si formas de motivao. e) a motivao das pessoas inuenciada pela cultura, valores e crenas da organizao, assim aquilo que motiva uma pessoa na organizao motiva a outra. 48- O conito pode trazer resultados construtivos ou negativos para a organizao como um todo. A questo como gerenciar conitos de forma a aumentar os efeitos construtivos e minimizar os negativos. Analise os estilos de administrao dos conitos e assinale a opo correta. a) Evitao ou acomodao: destaca as diferenas, similaridades e as reas de possvel acordo. b) Acomodao ou suavizao: pode criar um conito do tipo perder/perder, no qual nenhuma parte alcana aquilo que pretende e as razes do conito permanecem intactas. c) Competio ou comando autoritrio: tende a reconciliar diferenas entre as partes. uma forma de ganhar/ganhar, em que os assuntos so discutidos e resolvidos para benefcio mtuo das partes conitantes. d) Colaborao ou soluo de problemas: tende a criar um conito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha s custas da outra. Em casos extremos, uma parte alcana o que deseja com a completa excluso da outra.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

e) Compromisso: tende a criar um conito do tipo ganhar/ perder. Nenhuma parte ca totalmente satisfeita e os antecedentes para futuros conitos cam mantidos. 49- Assinale as frases como verdadeiras(V) ou falsas(F). ( ) O valor compartilhado um trao forte do clima organizacional. ( ) A cultura organizacional est relacionada ao grau de motivao das pessoas. ( ) O clima organizacional envolve um quadro amplo e exvel da inuncia ambiental sobre a motivao. ( ) A linguagem e os gestos utilizados pelas pessoas, rotinas e procedimentos so elementos da cultura organizacional. Assinale a opo correta. a) V, F, V, F b) F, V, V, V c) V, V, F, F d) F, F, V, V e) F, V, F, F 50- Assinale a opo correta. a) O recrutamento externo afeta negativamente a motivao dos funcionrios, entretanto menos oneroso para a organizao. b) O recrutamento baseado em cargos seleciona a partir das competncias disponveis no banco de candidatos. c) O recrutamento interno funciona como um sistema fechado. d) Entende-se por seleo um processo de atrao, divulgao e comunicao. e) Recrutamento o processo de escolher o candidato para o cargo. 51- A avaliao de desempenho 3600 feita de modo circular pelo gerente, colegas e pares, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado. Todas as armativas a seguir apontam diculdades da avaliao 3600, exceto: a) a organizao precisa saber quais competncias deseja manter, as que necessita adquirir, e desenvolver para alcanar resultados. b) a pessoa precisa ter clareza do que se espera dela, das metas e objetivos. c) o modelo requer sensibilizar e estimular a participao de todos no processo de avaliao. d) a retroao fornecida pelo entorno permite o auto desenvolvimento do avaliado. e) cultura paternalista presente na organizao.

11

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

52- Analise as opes a seguir relativas aos Mtodos Tradicionais de Avaliao do Desempenho e assinale a correta. a) Mtodo de escolha forada baseado em uma tabela de dupla entrada. Nas linhas esto os fatores de avaliao, que constituem comportamentos e atitudes, e nas colunas esto os graus de variao daqueles fatores. b) Mtodo de escalas grcas consiste em avaliar o desempenho das pessoas atravs de blocos de frases descritivas que focalizam aspectos do comportamento. c) Pesquisa de campo um dos mtodos tradicionais mais completos de avaliao de desempenho e se desenvolve em quatro etapas: entrevista inicial, entrevista de anlise complementar, planejamento e acompanhamento de resultado. d) Mtodo de frases descritivas um mtodo tradicional de avaliao de desempenho que se baseia em desempenho altamente positivo ou altamente negativo. e) Mtodo de escolha forada diferente do mtodo de frases descritivas por no exigir obrigatoriedade na escolha das frases. O avaliador assinala as frases positivamente ao desempenho do subordinado e negativamente ao oposto do seu desempenho. 53- Sobre o sistema de recompensa, correto armar que: a) reconhecimento diz respeito aos incentivos tangveis, e recompensa aos incentivos intangveis. b) o sistema de recompensa alimenta motivaes para o trabalho e deve reetir as consequncias dos resultados obtidos nas avaliaes de desempenho das pessoas. c) todo reconhecimento uma recompensa; porm nem toda recompensa se associa a um reconhecimento. d) a remunerao e os benefcios oferecidos no fazem parte dos processos que as organizaes se utilizam para recompensar seus colaboradores. e) os processos de recompensar pessoas no ocupam lugar de destaque entre os principais processos de gerir pessoas dentro da organizao. 54- O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, cujo ciclo representado por inputs, processo, outputs e retroao. Assinale a opo que melhor representa uma das etapas do ciclo. a) Inputs: programas de treinamento e aprendizagem individual. b) Processo: refere-se aos recursos organizacionais. c) Retroao: so as informaes. d) Output: avaliao dos procedimentos. e) Retroao: aplica-se pesquisas sistemticas.

55- As organizaes tm exigido cada vez mais novas habilidades, conhecimentos e competncias de todos os funcionrios. H muitos mtodos para o desenvolvimento de pessoas no cargo atual. Assinale a opo que no representa mtodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual. a) Rotao de cargos. b) Aprendizagem prtica. c) Participao em cursos e seminrios externos. d) Estudos de casos. e) Tutoria ou mentoring.

56- Identique se as frases a seguir esto corretas (C) ou erradas (E). ( ) A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas na carreira da organizao. ( ) Os funcionrios no precisam de orientao para desenvolver suas carreiras. ( ) O desenvolvimento de pessoas inclui os processos, os programas de aprendizagem e de desenvolvimento intelectual e comportamental. ( ) Os planos de desenvolvimento atuais so unilaterais e focam apenas as necessidades da organizao. ( ) O desenvolvimento de pessoas deve estar integrado a outros programas de Gesto de Pessoas, como avaliao de desempenho e planejamento. Assinale a opo correta. a) E, C, E, C, E. b) E, C, C, E, C. c) C, E, E, C, E. d) E, E, C, E, C. e) C, C, E, C, E. 57- O treinamento envolve um processo cclico cuja sequncia representada por etapas. Assinale a opo que rene a nica sequncia que representa corretamente esse ciclo. a) Quem treinar e como treinar, aplicao dos programas de treinamento, comparao da situao atual com a situao anterior e anlise dos relatrios e outros dados. b) Aplicao dos programas de treinamento, quando treinar, vericao ou medio, anlise dos relatrios e outros dados. c) Anlise dos relatrios e outros dados, quem treinar, aplicao dos programas de treinamento, vericao ou medio. d) Quem treinar, execuo do treinamento, resultado da avaliao de desempenho e acompanhamento. e) Execuo do treinamento, quem treinar e quando treinar, vericao e medio e anlise dos relatrios e outros dados.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

12

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

58- Treinamento focado em competncias se baseia: a) no gap de competncias existentes e as competncias necessrias unidade organizacional ou ao trabalho da pessoa. b) no preenchimento de lacunas das competncias j existentes na organizao. c) no mapeamento do gap das competncias das pessoas em dissonncia com as competncias requeridas pela organizao. d) em oferecer oportunidades para as pessoas buscarem seu desenvolvimento pessoal. e) na retroao direta a partir daquilo que as pessoas acreditam serem necessidades de treinamento na organizao. 59- Identique se as frases a seguir esto corretas (C) ou erradas (E). ( ) Competncias essenciais da organizao so as competncias que cada unidade organizacional deve construir e possuir para servir de base s competncias essenciais. ( ) Competncias transversais so as comuns a um conjunto de pessoas na organizao. ( ) Competncias funcionais so as competncias que a organizao precisa construir para manter vantagem competitiva. ( ) Competncias um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de agregar valor econmico organizao e valor social pessoa. ( ) Esprito de equipe pode ser entendido como uma competncia essencial da organizao. Assinale a opo correta. a) E, C, E, C, E. b) E, C, C, E, C. c) C, E, E, C, E. d) E, E, C, E, C. e) C, C, E, C, E.

60- A respeito das Teorias sobre motivao, correto armar que: a) Frederick Herzberg focalizou a questo da satisfao para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: fatores higinicos e fatores motivacionais. b) David McClelland desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questo das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades esto organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfaz-las o que nos motiva a tomar alguma direo. c) a teoria da expectativa de J. Stacy Adams relaciona desempenho com recompensa. d) Maslow tomou como eixo de sua teoria a questo das necessidades. Diferentemente de McClelland, ele argumenta que no nascemos com necessidades, elas so adquiridas socialmente, ou seja, a diferena que Maslow diz que as necessidades podem ser aprendidas. e) a teoria da equidade de Victor Vroom considera que nos sentiremos mais ou menos motivados para o trabalho na medida em que percebemos ou no a presena da justia, da igualdade nas relaes do trabalho.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

13

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

14

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

15

Prova 2 - rea: Desenvolvimento Institucional

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Anda mungkin juga menyukai