Anda di halaman 1dari 4

Planilha1

O inimigo do candidato a banca examinadora. Para venc-la, ser necessrio conhec-la profundamente, traando minucioso estudo de su caractersticas, pensamentos, peculiaridades, preferncias. Pensando nisso e tendo como o objetivo de reconhecer o inimigo para vence batalha para conquistar o to desejado cargo pblico , elaborei este guia com as principais caractersticas das bancas examinadoras. A preparao de um candidato para concurso pblico exige no apenas conhecimento das matrias de prova, determinao frrea pa estudar at o ltimo momento e foco absoluto na meta final da aprovao. preciso que ele conhea tambm a banca que vai aplicar a prov como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que faro parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador no desperdiar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento da banca.

Conhecer a banca to importante quanto conhecer o edital, que estabelece os parmetros do concurso e delineia o campo de estudo onde ser travada a batalha pela aprovao. Por isso, o artigo desta semana trata exatamente deste assunto: um estudo comparativo entre as principais bancas de concursos pblicos do pas, que mostra o comportamento de cada uma em quatro reas fundamentais de praticamente todas as selees que vm por a: Lngua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Informtica. A metodologia a primeira grande diferena que se verifica na correo das provas entre o Cespe a principal banca de concursos pblicos do pas e as demais bancas examinadoras. O Cespe utiliza, basicamente, o sistema de Certo ou Errado, o que significa que o candidato tem 50% de chance de acertar cada resposta. A banca adota o sistema de correo em que cada resposta errada anula uma certa que leva o candidato a pensar duas vezes antes de chutar. O teste tambm pode ser de mltipla escolha, privilegiando o raciocnio interdisciplinar, o que exige uma um amplo conhecimento das matrias do concurso. Outra forte banca examinadora de concursos pblicos a Esaf. Ela trabalha com nota mnima na prova e nota mnima no grupo de provas. Suas provas so de mltipla escolha, com cinco alternativas de resposta, o que d ao candidato 20% de chances em cada questo. E nesse sistema, em que a resposta errada no anula a certa, ele pode at arriscar o chute, quando no souber a resposta, pois se no acertar perder apenas o ponto da resposta errada. Vamos, ento, seguir com o estudo comparativo entre as bancas pela matria que est presente em todos os concursos e, em geral, maior peso na nota final: Lngua Portuguesa. Na questo da abordagem do assunto, por exemplo, o Cespe tem um pensamento mais moderno em termos de viso lingustica. A Esaf, por sua vez, mais estruturalista; e a FCC (Fundao Carlos Chagas) valoriza a gramtica normativa, a regra. J a FGV privilegia est sintticos ligados ao texto; a Iades d nfase gramtica normativa e lingstica textual. A Consulplan tambm prefere a gramtica norma alm de selecionar textos mais curtos. Veja abaixo o quadro comparativo entre bancas no tratamento de Lngua Portuguesa. CESPE ESAF FCC CESGRANRI FUNIVERSA IADES Banca O O que se cobra Abordagem Pensamento mais moderno em termos de viso lingustica. Caractersticas Bons textos selecionados, autores conhecidos e temas da atualidade sobre: textos adaptados de sites da internet. Mais estruturalista. Valoriza a gramtica normativa, a regra. Entre a gramtica normativa e lingustica textual. Lingustica textual Gramtica normativa e lingustica textual. Textos longos. As questes privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.

Exige conhecimento da lgica da estruturao de um texto em Lngua Portuguesa.

Tendncia a Nvel de trabalhar com cobrana mais questes do simples. tipo marque a alternativa INCORRETA .

Textos de grande extenso. H sempre a impresso de que no huma resposta correta.

Pgina 1

Planilha1 Temas recorrentes Poltica, Temas Autores: Economia e sociolgicos/fil Srgio decises osficos. Buarque de recentes (em Holanda, artigos Gilberto jornalsticos). Freyre, Marilena Chau, Euclides da Cunha e outros. Linguagem Temas no verbal, humansticos. como a charge. Textos provenientes do jornal O Globo. Tendncia: temas relacionados rea de atuao do rgo, instituio etc. Caso seja Conselho Federal de Administrao, os temas sero da rea administrativa.

O que cobra

Funes dos termos QUE e SE; sinais de pontuao; concordncia. Questes de acentuao/ort ografia.

Principalmente a alternativa que continua o texto ou assinale a alternativa que no pode ser a concluso do texto. Estudar: estrutura do pargrafo, coerncia e coeso.

Acentuao e ortografia vigentes (s vale a nova ortografia), verbo, vozes verbais (sempre!), funes sintticas, concordncia e regncia.

Acentuao, Reescritura de Correo funes textos. Uso de gramatical das sintticas, conectivos. reescrituras. concordncia, Acentuao e regncia e ortografia pontuao. vigentes. Perodo simples e composto. Colocao pronominal. Valores semnticos das preposies.

Pgina 2

Planilha1

amente, traando minucioso estudo de suas vo de reconhecer o inimigo para vencer a ersticas das bancas examinadoras. matrias de prova, determinao frrea para ea tambm a banca que vai aplicar a prova e er o que foi perguntado pelo examinador e

do concurso e delineia o campo de estudos assunto: um estudo comparativo entre as atro reas fundamentais de praticamente nal e Informtica. o Cespe a principal banca de concursos Certo ou Errado, o que significa que o ue cada resposta errada anula uma certa o escolha, privilegiando o raciocnio

ma na prova e nota mnima no grupo de idato 20% de chances em cada questo. E, no souber a resposta, pois se no acertar

ente em todos os concursos e, em geral, a de

oderno em termos de viso lingustica. A ormativa, a regra. J a FGV privilegia estudos ulplan tambm prefere a gramtica normativa,

FGV

CONSULPLA N

Estudos sintticos ligados ao texto. Textos bem trabalhados e vocabulrio repleto de linguagem metafrica.

Gramtica normativa. Textos pequenos. No contextualiza a cobrana dos conhecimentos gramaticais ou contextualiza pouco.

Pgina 3

Planilha1 Polticos e Econmicos. Sociologia e direitos humanos. (O Globo e textos poticos).

Oraes subordinadas e coordenadas; uso de conectivos. Cobrana de vocabulrio.

Colocao pronominal,po ntuao,perod o simples e composto,acen tuao e ortografia, uso de vocbulo,crase.

Pgina 4

Anda mungkin juga menyukai