Anda di halaman 1dari 9

HOSPITAL DAS CLNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU HCFMB UNESP CONCURSO PBLICO - EDITAL 07/2013

Cd. 07 - ENFERMEIRO

1.

Correlacione as colunas de acordo com os planos divisrios na anatomia humana. A) Plano Coronal ou frontal. B) Plano Sagital. C) Plano Transversal. D) Parasagital, Paratransversal A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) B D A C. C A D B. D C A B. A C B D. ( ) o plano que corta o corpo, transversalmente dividindo-o em superior ou inferior. ( ) Divide o corpo em anterior/ventral e posterior/dorsal. ( ) So eixos paralelos aos respectivos planos centrais. ( ) o plano que divide o corpo em esquerda e direita.

2.

Em relao ao processo de cicatrizao incorreto afirmar que: A) B) C) D) a fase inflamatria caracterizada com calor, rubor, edema e dor. a fase proliferativa caracterizada por tecido de granulao. tecido de granulao est presente na fase de maturao. a fase de maturao caracterizada pelo aumento da fora tnsil da leso.

3.

A presso intracraniana (PIC) determinada pelo equilbrio entre trs componentes, so eles: A) B) C) D) lquor, linfa e sangue. encfalo, sangue e parnquima cerebral. encfalo, parnquima cerebral e lquor. lquor, sangue e parnquima cerebral.

4.

Os tipos de infuso de hemocomponentes so: A) B) C) D) rotina, urgncia, emergncia e extrema urgncia. programada, urgncia, emergncia e extrema urgncia . rotina, urgncia e emergncia. programada, rotina, urgncia e emergncia.

5.

A infeco de stio cirrgico ocorre devido a mltiplos fatores, mas o risco de infeco primariamente, determinado por quatro variveis clnicas, so elas: A) B) C) D) inculo bacteriano, virulncia da bactria, microambiente, mecanismos de defesa locais e sistmicos. cultura bacteriana, virulncia da bactria, microambiente, mecanismos de defesa locais e sistmicos. morfologia bacteriana, virulncia da bactria, microambiente, mecanismos de defesa locais e sistmicos. composio bacteriana, virulncia da bactria, microambiente, mecanismos de defesa locais e sistmicos.

www.pciconcursos.com.br

6.

Escolha a frase correta sobre a desinfeco. A) Consiste em um processo de eliminao de microorganismos presentes em superfcies e produtos para sade, porm no destri todas as formas de vida microbiana, principalmente os esporos. B) o processo que utiliza agentes qumicos, fsicos ou fsico-qumicos para destruir todas as formas de vida microbiana e aplica-se especificamente a objetos inanimados. C) a remoo de sujidade de um material, preparando-o para a esterilizao. D) a remoo completa de micro-organismos, sendo o processo que mantm materiais e lquidos livres de pirognios.

7.

Diante do preparo do paciente para a cirurgia correto afirmar: A) B) C) D) Deve-se lavar exaustivamente o stio da inciso antes de utilizar anti-spticos. Deve-se realizar sempre tricotomia, a menos que haja interferncia na cirurgia. Encurta a estadia no perodo pr-operatrio. Aplicao concntrica dos anti-spticos em direo periferia no banho pr-operatrio.

8.

O perodo transoperatrio consiste em: A) todo o perodo que se segue aps a realizao do procedimento anestsico-cirrgico. B) dois momentos distintos: o primeiro consiste na recepo do paciente no centro cirrgico e o segundo diz respeito sua permanncia na sala de operaes. C) permanncia do paciente na sala de cirurgia. o momento do procedimento anestsico-cirrgico propriamente dito, ou seja, do incio da induo da anestesia at sua reverso. D) no perodo de 24 horas antes da cirurgia at o encaminhamento do paciente para o centro cirrgico.

9.

A sfilis uma doena infecciosa causada pela bactria. A) B) C) D) Clamydia. Haemophilus ducreyi. Treponema pallidum. Trichomonas vaginalis.

10. Cite a alternativa que descreve doenas de notificao compulsria no Estado de So Paulo. A) B) C) D) Leptospirose, poliomelite, giardase. Varola, Blastomicose, Hansenase. Sfilis, Ttano, Lpus. Dengue, coqueluche, febre amarela.

11. A hiperemese gravdica caracteriza-se por nuseas e vmitos graves que no cessam nos primeiros meses de gestao. Caso no seja tratada precocemente pode levar as seguintes complicaes: A) B) C) D) distrbios eletrolticos graves, leso heptica e retinite hemorrgica. desidratao, sangramento intestinal e hipertireoidismo. distrbios eletrolticos graves, gengivite e psicose gestacional. insuficincia cardaca, coma e morte sbita.

12. O padro de sono de um recm-nascido : A) B) C) D) 4 a 5 horas de sono regular e 12 a 15 horas de sono irregular. 5 a 10 horas de sono regular e 5 a 10 horas de sono irregular. 5 a 8 horas de sono regular e 10 a 12 horas de sono irregular. 4 horas de sono regular e o resto do tempo em sono irregular.

13. Complete a frase abaixo sobre lcera por presso em crianas. A ________________ avalia o risco de lcera por presso em crianas. A) B) C) D) Escla de Norton Escala de Braden Q Escala de Braden Escala de Waterlow

14. So indicadores mais utilizados para avaliar o nvel de sade de uma populao: A) B) C) D) mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenas crnicas. mortalidade neonatal, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenas transmissveis. mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenas transmissveis. mortalidade neonatal, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenas crnicas.

www.pciconcursos.com.br

15. Assinale a alternativa que define o termo incidncia. A) A incidncia uma varivel caracterstica de comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto dos indivduos que adquirem doenas num dado intervalo de tempo. B) A incidncia o nmero total de casos de uma doena, novos e antigos, existentes num determinado local e perodo. C) A incidncia indica, do total de casos ou mortes ocorridas por uma determinada causa, quantos ocorreram, por exemplo, entre homens e quantos entre mulheres, ou quantos ocorreram nos diferentes grupos de idade. D) A incidncia de uma doena, em um determinado local e perodo, o nmero de casos novos dessa doena que se iniciou no mesmo local e perodo. 16. Relacione as categorias de isolamento e exemplos de infeces. ABCDPrecaues padro. Isolamento respiratrio. Isolamento de gotculas. Isolamento de contato. ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Neisseria meningiditis. ) varicela. ) Clostridium difficile. ) Atendimento a todos os pacientes. ) sarampo. ) impetigo. ) Haemophilus influenzae. ) Enterococo resistente vancomicina. ) tuberculose. ) caxumba. ) coqueluche. ) Staphylococcus aureus resistente meticilina.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) C B D A B D C D B C C D. A C D B A D C B C B D B. B A C C D D A C D C A B. D A C B D A B D C D B C.

17. Em relao ao dispositivo intravascular perifrico, de acordo com a United States Center for Disease Control and Prevention (CDC) recomendado que sejam mantidas, no paciente, nos perodos mximos entre: A) B) C) D) 48 a 72 horas. 48 a 96 horas. 72 a 96 horas. 24 a 48 horas.

18. As alteraes de lucidez, de conscincia, a desorientao e o delrio pode ser resultado de algumas patologias, tais como: A) B) C) D) acidose e alcalose respiratria. ao de alguns anestsicos e sedativos. acidose e alcalose respiratria, e ao de alguns anestsicos e sedativos. acidose respiratria e ao de alguns anestsicos e similares.

19. A adaptao aos estressores consiste no processo pelo qual as dimenses fisiolgicas ou psicolgicas se alteram em resposta ao estresse. Analise as frases abaixo, marque (V) para verdadeira ou (F) para falsa e assinale a alternativa que condiz com os recursos adaptativos de acordo com cada dimenso. ( ( ( ( ) ) ) ) A dimenso emocional tem como recurso adaptativo as foras individuais e de personalidade. A dimenso intelectual tem como recurso adaptativo os grupos de orao e f. A dimenso social tem como recurso adaptativo uma Rede Social que proporciona o apoio. A dimenso espiritual tem recurso adaptativo apoio do sacerdote, rabino ou conselheiro espiritual.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) F V V V. V F V V. V V V V. V F F V.

www.pciconcursos.com.br

20. Em relao s emergncias hiperglicmicas assinale a alternativa incorreta. A) Em geral, a cetoacidose diabtica consiste na trade bioqumica de hiperglicemia, cetonemia e acidose metablica. B) O estado hiperglicmico hiperosmolar classificado como a hiperglicemia com desidratao profunda e sem cetose. C) A mortalidade na cetoacidose diabtica maior do que no estado hiperglicmico hiperosmolar. D) Os cenrios mais associados cetoacidose diabtica so infeco subjacente ou concomitante, falha nos tratamentos com insulina e diabetes recm diagnosticada. 21. Paciente AJV, 89 anos, admitido no Pronto Socorro de um hospital devido disuria, hiperglicemia, febre, hipotenso e taquicardia. Foi diagnosticado com sepse, tendo como foco infeco do trato urinrio e necessidade de atendimento imediato. Alguns cuidados de enfermagem devem ser realizados no atendimento inicial, exceto: A) passagem de sonda vesical de demora. B) coleta de sangue para culturas. C) controle rigoroso de temperatura, presso arterial, frequncia cardaca e frequncia respiratria e glicemia capilar. D) administrao de antimicrobianos e reposio de fluidos conforme prescrio. 22. Sra. CRS, 40 anos tabagista e faz uso de anticoncepcional. Ao retornar de uma longa viagem de avio, apresentou mal-estar e foi ao pronto socorro referindo dor torcica e falta de ar intensa. De acordo com a histria e antecedentes, a possvel complicao a ser investigada : A) B) C) D) trombose venosa superficial. sepse. trauma torcico. embolia pulmonar.

23. Apesar de cada terapia dialtica apresentar caractersticas nicas, todas requerem intervenes semelhantes. Assinale qual alternativa no se refere interveno protocolar em terapia dialtica. A) B) C) D) Monitorizao cuidadosa da presso arterial e avaliao do estado de coagulao. Dbito urinrio e dbito cardaco. Presso de preenchimento capilar arterial e venoso. Gerenciamento preciso dos fluidos e monitoramento do peso.

24. Referente dilise peritoneal assinale a alternativa incorreta. A) A dilise peritoneal indicada em pacientes que realizaram cirurgia abdominal recente ou extensa, apresentam aderncias abdominais ou estejam em estado gravdico. B) Na maioria das vezes, a dilise peritoneal indicada para pacientes graves que necessitam de dilise, mas so incapazes de tolerar as alteraes hemodinmicas associadas hemodilise. C) A dilise peritoneal tambm pode ser realizada em uma unidade de terapia intensiva em pacientes que j faziam uso de dilise peritoneal crnica e pacientes hospitalizados com doena aguda. D) A dilise peritoneal um tratamento mais lento e menos eficaz que a hemodilise. 25. Para se manter as vias areas permeveis em pacientes que esto em uma Unidade de Terapia Intensiva, importante que o enfermeiro: A) Aspire as vias areas do paciente de uma em uma hora. B) Diminua a viscosidade da secreo, mantendo a hidratao adequada, umidificando todos os gases inalados e administrando mucolticos, quando prescritos. C) Monitore sinais e sintomas de broncospasmo, mas nunca administre broncodilatadores. D) Realize mudanas de decbito com frequncia para melhorar a relao ventilao/perfuso, estimular a tosse e garantir a permeabilidade da via area. 26. Respirao o fenmeno pelo qual ocorre o transporte de oxignio s clulas do organismo e se elimina o dixido de carbono para o exterior. As suas etapas so: A) B) C) D) inspirao e expirao. ventilao, difuso e perfuso. trocas gasosas e perfuso tecidual. impulsos procedentes do centro respiratrio e ventilao.

27. Freud estudou as reaes das pessoas frente a um grande sofrimento e descreveu uma srie de mecanismos cuja finalidade reduzir a angstia despertada pelo evento. Definiu esse fenmeno como: A) B) C) D) negociao. projeo. mecanismos de defesa. nacionalizao.

www.pciconcursos.com.br

28. Quanto ao planejamento, organizao e funo de uma UTI, assinale a alternativa correta. A) A UTI centraliza recursos humanos numa rea hospitalar destinada a receber pacientes graves que necessitam de observao constante e de cuidados especficos e de alta complexidade. B) A UTI centraliza recursos humanos numa rea hospitalar destinada a receber pacientes intensivos e semiintensivos que necessitam de observao constante e de cuidados de alta complexidade. C) A UTI centraliza recursos materiais e humanos numa rea hospitalar destinada a receber pacientes intensivos que necessitam de observao constante e de cuidados especficos e de alta complexidade. D) A UTI centraliza recursos humanos numa rea hospitalar destinada a receber pacientes que necessitam de observao constante e de cuidados intensivos de enfermagem. 29. Coloque (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas abaixo, que so caractersticas da liderana transformacional. ( ( ( ( ) ) ) ) Esse tipo de liderana se baseia na troca envolvendo premiao ou outro tipo de recompensas. Ela ocorre quando o lder e os seguidores se elevam a nveis maiores de motivao. O lder movimenta recursos das reas de menor produtividade para as de maior produtividade. A liderana tenta manter o sistema atravs do controle dos procedimentos e aes de melhoria.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) F V V F. F V V V. V F F V. V F F F.

30. O modelo de prestao do cuidado de enfermagem desenvolvido com o objetivo de colocar a enfermeira ao lado do paciente e melhorar as relaes profissionais entre a equipe : A) B) C) D) Enfermagem funcional. Primary nursing. Cuidados integrais do paciente. Gerenciamento de caso.

31. Correlacione os valores essenciais de enfermagem e sua definio. A) B) C) D) Dignidade humana. Justia. Verdade. Igualdade. ( ( ( ( ) Ter os mesmos direitos, privilgios ou status. ) Prudncia e singularidade inerentes a uma pessoa. ) Fidelidade ao fato ou realidade. ) Sustentar os princpios morais e legais.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) B D A C. D C A B. A C B D. D A C B.

32. No capitulo I do Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, so princpios fundamentais: A) O profissional de Enfermagem participa, como integrante da coletividade, das aes que visem satisfazer falta de necessidades de sade da populao. B) O profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos do idoso, sem discriminao de qualquer natureza. C) O profissional de Enfermagem exerce suas atividades com amor, dedicao e honestidade. D) A Enfermagem uma profisso comprometida com a sade do ser humano e da coletividade. Atua na promoo, proteo, recuperao da sade e reabilitao das pessoas, respeitando os preceitos ticos e legais. 33. Pacientes internados por longos perodos frequentemente podem apresentar problemas associados falta de mobilidade. Para fazer a prescrio dos cuidados especficos, a enfermeira precisa: A) fazer o diagnstico de enfermagem com as caractersticas definidoras e fatores relacionados e iniciar as intervenes especficas de enfermagem. B) prescrever cuidados padres para prevenir sequelas, iniciar protocolo para risco de queda e orientar a famlia. C) chamar fisioterapeuta para iniciar tratamento e avisar o mdico se o paciente sentir dor. D) solicitar familiares para acompanhar o paciente e avisar a equipe de enfermagem para fazer os cuidados de higiene no leito.

www.pciconcursos.com.br

34. Assinale a alternativa que descreve a passagem de planto de um paciente que est sendo preparado para a alta. A) B) C) D) Descrever as etapas bsicas de um procedimento mais complexo para o paciente. Explicar o contedo detalhado, caso os membros da equipe peam esclarecimentos. Descrever as instrues fornecidas no plano de ensino e a resposta do paciente. Se engajar em conversas paralelas, fazendo suposies sobre como o paciente e a famlia vo reagir.

35. Em todos os ambientes de cuidado de sade, os enfermeiros devem: A) B) C) D) desenvolver planos de ensino e explicar na passagem de planto. transcrever os planos de ensino de guidelines direcionado ao paciente. desenvolver planos de ensino por escrito, para uso dos colegas e pacientes. transcrever os planos de ensino por escrito, e entregar diretamente aos pacientes.

36. Referente penicilina, correto afirmar que: A) a aplicao intramuscular indolor. B) ao diluir a penicilina, injetar 8ml de diluente para aspirar 10ml de soluo final, pois o frasco ampola j contm 2ml de p. C) a penicilina raramente provoca reaes alrgicas. D) na literatura, no existem relatos de resistncia bacteriana penicilina. 37. Quanto ao controle da dor, os clientes se beneficiam de ter o controle sobre a seguinte terapia: A) B) C) D) adjuvantes variados. escada analgsica. uso de apenas agentes anti-inflamatrios no-esteroidais. analgesia controlada pelo paciente.

38. As dietas enterais preparadas industrialmente por meio de processo de hidrlise de alimentos naturais com adio de vitaminas, minerais e oligoelementos. A sua vantagem do ponto de vista clnico em relao s frmulas preparadas no hospital so: A) B) C) D) Evitar contaminaes por manipulao de pessoas despreparadas. Evitam trabalho adicional para o servio de nutrio. Tem prazo de validade longo e no precisam ser conservadas em geladeiras. Permitir nutrir o paciente de forma individual segundo seu estado de catabolismo ou hipercatabolismo.

39. So clientes candidatos nutrio parenteral os: A) B) C) D) pacientes no pr-operatrio de cirurgias abdominais extensas. pacientes em cuidados paliativos que recusam alimentao via oral. pacientes em estado fisiolgico altamente estressado como a sepse, traumatismo do crnio ou queimaduras. pacientes capazes de digerir ou absorver a nutrio enteral, mas esto com baixo peso.

40. Em 2010, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de So Paulo COREN-SP/Rede Brasileira de Enfermagem e Segurana do Paciente REBRAENSP polo So Paulo publicaram a cartilha com 10 passos para a segurana do paciente, so eles: A) 1. Identificao do paciente; 2. Higienizao das mos; 3. Cateteres e sondas conexes corretas; 4. Cirurgia segura; 5. Sangue e hemocomponentes administrao segura; 6. Paciente envolvido com sua prpria segurana; 7. Comunicao efetiva; 8. Preveno de queda; 9. Preveno de lcera por presso e 10. Segurana na utilizao de tecnologia. B) 1. Identificao do paciente; 2. Higienizao corporal; 3. Cateteres e sondas conexes corretas; 4. Cirurgia segura; 5. Sangue e hemocomponentes administrao segura; 6. Paciente envolvido com sua prpria segurana; 7. Comunicao inefetiva; 8. Preveno de queda; 9. Preveno de lcera por presso e 10. Segurana na utilizao de tecnologia. C) 1. Identificao do paciente; 2. Higienizao das mos; 3. Cateteres e sondas conexes corretas; 4. Cirurgia segura; 5. Sangue e hemocomponentes administrao segura; 6. Paciente envolvido com sua prpria segurana; 7. Comunicao inefetiva; 8. Preveno de queda; 9. Preveno de lcera por presso e 10. Segurana na utilizao de produtos manipulados. D) 1. Identificao do paciente; 2. Higienizao das mos; 3. Cateteres e sondas conexes incorretas; 4. Cirurgia insegura; 5. Sangue e hemocomponentes administrao segura; 6. Paciente envolvido com sua prpria segurana; 7. Comunicao efetiva; 8. Preveno de queda; 9. Preveno de lcera por presso e 10. Segurana na utilizao de tecnologia e equipamentos.

www.pciconcursos.com.br

41. A notificao compulsria consiste na comunicao da ocorrncia de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, do rol de agravos relacionados na Portaria MS 104/2011, que deve ser feita s autoridades sanitrias por profissionais de sade, visando adoo das medidas de controle pertinentes. De acordo com a Portaria: 1234alguns eventos ambientais e doena ou morte de determinados animais tambm se tornaram de notificao obrigatria. vedada a elaborao de listas estaduais ou municipais de Notificao Compulsria, no mbito de sua competncia e de acordo com perfil epidemiolgico local. facultado aos gestores estaduais e municipais do SUS a excluso de doenas, agravos e eventos constantes nos Anexos Portaria. a notificao compulsria obrigatria a todos os profissionais de sade, mdicos, enfermeiros, odontlogos, mdicos veterinrios, bilogos, biomdicos, farmacuticos e outros no exerccio da profisso, bem como os responsveis por organizaes e estabelecimentos pblicos e particulares de sade e de ensino, em conformidade com legislaes anteriores. a notificao imediata realizada pelos meios de comunicao (telefone, email e outros) isenta o profissional ou servio de sade de realizar o registro dessa notificao nos instrumentos estabelecidos.

5-

So afirmaes corretas: A) B) C) D) 1, 2, 4 e 5, apenas. 3, 4 e 5, apenas. 1 e 4, apenas. todas elas.

42. Analise as afirmaes para identific-las como (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) A Poltica Nacional de Humanizao (PNH) estimula a comunicao entre gestores, trabalhadores e usurios para construir processos coletivos de enfrentamento de relaes de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e prticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de sade em seu trabalho e dos usurios no cuidado de si. ( ) O Departamento Nacional de Auditoria do SUS, enquanto componente federal do SNA estabelece como principais diretrizes: capilaridade, descentralizao e integrao para garantir atuao em todo o territrio nacional, com diviso e definio de tarefas especficas de cada esfera de gesto do SUS; integrao com outros rgos das estruturas gestoras do SUS, como planejamento, controle e avaliao, regulao e vigilncia em sade e outros rgos integrantes do sistema de controle interno e externo e foco na qualidade das aes e servios e nas pessoas, com nfase na mensurao do impacto das aes de sade, na respectiva aplicao dos recursos, na qualidade de vida e na satisfao do usurio. ( ) Entre as aes de vigilncia epidemiolgica, a vigilncia da mortalidade permite determinar a natureza e as circunstncias dos bitos para prevenir eventos futuros (por exemplo, reas de ocorrncia de traumas por afogamento, acidentes em meios de transporte, desabamento ou choque eltrico) e a vigilncia de morbidades visa determinar: aumento de doenas endmicas da rea, casos de doenas infecciosas que necessitem controle e casos de leso por animais peonhentos. A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) V F V. V V V. F V V. V V F.

43. Analise as afirmaes extradas das diversas legislaes sobre sade e identifique a que contm incorreo. A) Constituem instncias colegiadas do SUS em cada esfera do governo: a Conferncia de Sade em carter permanente e deliberativo, atuando na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente e o Conselho de Sade que se rene a cada quatro anos para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. (Lei 8142-90) B) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes de descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo, de atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais e de participao da comunidade. (Constituio Federal) C) Toda pessoa tem o direito de obter informaes e esclarecimentos sobre assuntos pertinentes s aes e aos servios de sade e os agentes pblicos e privados tm o dever de comunicar s autoridades competentes as irregularidades ou deficincias apresentadas por servios pblicos e privados responsveis por atividades ligadas ao bem-estar fsico, mental e social do indivduo. (LC 791-95) D) So estabelecidos, no mbito do Sistema nico de Sade, o atendimento domiciliar e a internao domiciliar sendo que na modalidade de assistncia de atendimento e internao domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos mdicos, de enfermagem, fisioteraputicos, psicolgicos e de assistncia social, entre outros necessrios ao cuidado integral dos pacientes em seu domiclio. (Lei 8080-90)

www.pciconcursos.com.br

44. A Poltica Nacional de Ateno Bsica (PNAB) resultado da experincia acumulada de vrios atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidao do Sistema nico de Sade (SUS), como movimentos sociais, usurios, trabalhadores e gestores das trs esferas de governo. http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnab.php Considere as afirmaes abaixo. No Brasil, a Ateno Bsica (AB) desenvolvida com alto grau de descentralizao, capilaridade e prxima da vida das pessoas resultando na principal porta de entrada e o centro de comunicao com toda a Rede de Ateno Sade. Alm dos diversos formatos de equipes de Sade da Famlia (ESF), dentre outras iniciativas, houve a incluso de equipes de Ateno Bsica (EAB) para a populao de rua (Consultrios na Rua) e ampliao do nmero de municpios que podem ter Ncleos de Apoio Sade da Famlia (NASF). A nova poltica articula a AB com importantes iniciativas do SUS, como a ampliao das aes intersetoriais e de promoo da sade, com a universalizao do Programa Sade na Escola (PSE) - e expanso dele s creches, acordo com as indstrias e escolas para uma alimentao mais saudvel, etc. s equipes de Ateno Bsica se somam as equipes do Melhor em Casa para ampliar em muito o leque de aes e resolubilidade da ateno domiciliar. O Telessade, a integrao dos sistemas de informao e a nova poltica de regulao apontam para a ampliao da resolubilidade da AB e para a continuidade do cuidado do usurio, que precisa da ateno especializada. So afirmaes pertinentes e corretas: A) B) C) D) apenas quatro das citadas. apenas trs das citadas. apenas duas das citadas. todas as citadas.

45. Na Lei Federal 12.527 de 18 de novembro de 2011 consta do artigo 24 a seguinte disposio, ratificada no artigo 31 do Decreto 58.052 de 16 de maio de 2012 do governo do Estado de So Paulo: Art. 24. A informao em poder dos rgos e entidades pblicas, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, poder ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 1o Os prazos mximos de restrio de acesso informao, conforme a classificao prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produo e so os seguintes: 123ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos. secreta: 15 (quinze) anos. reservada: 10 (dez) anos.

So itens corretos: A) B) C) D) 1 e 3, apenas. 2 e 3, apenas. 1 e 2, apenas. 1, 2 e 3.

46. A figura representa a barra de tarefas do Windows 7 cujos cones correspondem aos botes dos aplicativos: ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Paint Windows Explorer Mail Menu Iniciar Internet Explorer

Preenchendo os parnteses com os nmeros dos botes, a sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) 3 2 1 4 5. 2 3 5 1 4. 2 3 4 5 1. 2 3 1 4 5.

47. A guia Layout da pgina no Word 2010 disponibiliza vrias opes, dentre as quais no se inclui: A) B) C) D) Margens. Colunas. Alternar janelas. Marca dgua.

www.pciconcursos.com.br

48. O recurso Grfico faz parte das principais funcionalidades da guia Inserir do Excel 2010 e possui vrios tipos de grficos a serem criados. Os grficos numerados 2, 4, 5 e 6 se referem respectivamente ao tipo: A) B) C) D) disperso barras colunas linhas. linhas barras rea disperso. linhas colunas barras disperso. barras rea colunas linhas.

49. A maioria dos programas de email e dos servios de email baseados na Web incluem filtro de lixo eletrnico, tambm chamado de filtro de spam que analisa o contedo das mensagens recebidas e move as suspeitas para uma pasta de lixo eletrnico especial, onde possvel verific-las ou exclu-las a qualquer momento. Para evitar o recebimento de mensagens de lixo eletrnico:

1- seja cauteloso ao fornecer seu endereo de email evitando public-lo em grupos de notcias, sites da Web ou
outras reas pblicas na Internet.

2- antes de fornecer seu endereo de email a um site da Web, verifique a declarao de privacidade do site para ter
certeza de que ele no permite a divulgao do seu endereo para outras empresas.

3- nunca responda a uma mensagem de lixo eletrnico, pois o remetente saber que o seu endereo de email
vlido e poder envi-lo para outras empresas causando o recebimento de uma quantidade maior de lixo eletrnico. So afirmaes corretas: A) B) C) D) 1 e 2, apenas. 2 e 3, apenas. 1, 2 e 3. 1 e 3, apenas.

50. Identifique a afirmao incorreta sobre o recurso de impresso de pginas da Web. A) B) C) D) Para imprimir pginas usando atalho do teclado basta pressionar simultaneamente as teclas Crtl+P. Na barra de menus de uma pgina aberta clique no boto Exibir e Imprimir. Voc tambm pode ver como ficar a pgina impressa selecionando Visualizar Impresso. Para imprimir apenas uma imagem de uma pgina, e no a pgina inteira selecione a imagem, clique nela com o boto direito do mouse e em Imprimir.

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai