Anda di halaman 1dari 8

APOSTILA RESUMIDA

FERRAMENTAS CAD

PITGORAS/DIVINPOLIS 2013 Prof.: Ana Carolina Serapio

LINHAS E FIGURAS GEOMTRICAS NO CAD So elementos que compem um determinado desenho: Linhas, crculos, elipses, arcos, curvas, etc. LINE (linha) (L) Desenha um segmento de linha reto, definido por dois pontos.

RAY (raio infinito) Desenha semi-retas infinitas, partindo de um ponto, usadas como linhas de construo.

POLYLINE Desenha um grupo de segmentos (linhas e arcos) conectado em srie, formando um elemento nico.

POLYGON (polgono) Desenha polgonos retangulares de 3 at 1024 lados iguais.

RECTANGLE (retngulo) (REC) Desenha um polgono retangular entre dois pontos passando por uma das diagonais. ARC (arco) (A)Desenha um arco de crculo. CIRCLE (crculo) (C) Desenha um crculo SPLINE Desenha uma curva uniforme, quadrtica ou cbica, que se adapta a uma seqncia de pontos dentro de uma tolerncia especificada. ELLIPSE (elipse)(EL) Desenha uma elipse ou um arco elptico.

POINT (ponto) Desenha um ponto ou um elemento pontual


EDIO DE ELEMENTOS/Manipulao de elementos Os comandos de manipulao de elementos no alteram a forma ou geometria dos elementos do desenho. Estes comandos so encontrados no menu View ou na barra de ferramentas Modify . Copy (copiar) (CO) Copia elementos selecionados. Mirror (espelhar) (MI) Espelha elementos selecionados. Offset (paralelo) Gera cpias paralelas de elementos selecionados. Array (matriz) (AR) Copia elementos selecionados em um arranjo retangular ou circular. Move (mover) (M) Move elementos selecionados. Rotate (girar) (RO) Rotaciona elementos selecionados. Scale (escala) (SC) Altera o tamanho de elementos selecionados.

MODIFICAO DE ELEMENTOS Erase (excluir) (E) Remove elementos selecionados.

Stretch (esticar) (S) Move ou estica elementos selecionados.


Trim (aparar) (TR 2x)Corta ou apara elementos selecionados na interseo com outros elementos. Extend (alargar/extender) (EX) Estende um elemento selecionado para encontrar um outro elemento. Break (quebrar) (BR) Elimina parcialmente um elemento selecionado. Chanfer Cria um chanfro entre dois elementos selecionado desde que apresentem um ponto de insero. Fillet (unir) (F) Cria um filete entre dois elementos selecionado desde que apresentem um ponto de insero. Explode (explodir) (X) Explode ou quebra um objeto em seus elementos individuais. Obs: Esse comando quebra em seus elementos objetos, tais como: Blocos, multilinhas e polilinhas. Dtext Estilo texto Com o comando Dtext, ou simplesmente Text, podem-se criar linhas de textos dinamicamente, sendo cada uma delas um elemento separado.

ORTHO (ortogonal) (F8) Liga/Desliga o Comando Ortho (Ortogonal) abrevia


"ortogonal", que significa vertical ou horizontal. Na realidade no um comando, mas um modo de desenhar, que pode ser ligado ou desligado.Quando o modo Ortho est ligado podem ser traadas apenas linhas horizontais ou verticais. Object snaps (F3) uma das ferramentas mais utilizadas do cad. Sem ela seria muito difcil desenhar com preciso. Como o nome indica "object snaps" se "agarram" a objetos, ou mais precisamente a partes especficas de um objeto. Por exemplo, no caso de uma linha, existem trs pontos nos quais possvel realizar um snap: o centro e os extermos da linha. Um crculo tem cinco pontos: o centro e seus quatro quadrantes. Para usar object snaps necessrio, em primeiro lugar, ligar o modo OSNAP na barra de status. Comando: OSNAP (F3) Liga/Desliga o comando Osnap (Captura de pontos nos objetos). Em ambos os casos surgir uma janela que permitir ligar ou desligar os diferentes tipos de snap, a serem utilizados durante a sesso de desenho.

ENDPOINT (extremidade) Determina o ponto final de uma linha, arco, ou outro objeto que tenha um ponto final definido. indicado por um pequeno quadrado.

MIDPOINT Obtm o ponto mdio de um objeto que tenha duas extremidades. Pode ser usado para linhas e arcos. indicado por um pequeno tringulo. CENTER Obtm o centro de crculos, arcos e elipses. indicado por um pequeno crculo. QUADRANT Quadrantes so os "cantos" de crculos e elipses. Arcos tambm podem ter quadrantes. indicado por um losango. INTERSECTION A interseco aparece sempre que dois objetos se cruzarem. indicado por um X. PERPENDICULAR Traa uma linha de um ponto a outro, formando um ngulo reto com um objeto. indicado por um quadrado com duas extenses. TANGENT Tangent so usadas em crculos, arcos e elipses. indicado por um crculo com uma linha sobre ele.

LAYER (configuraes de linhas do desenho) (LA) Esse comando permite executar

um desenho em camadas transparentes e sobrepostas, como parte de um de senho


eletrnico, Na verdade, o comando Layer controla a criao e manipulao dessas camadas, as quais podem ser ativadas ou desativadas de tal maneira que apenas aquelas de interesse apaream na rea de desenho. As cores de 1 a 7 so denominadas de cores bsicas e so nomeadas como o quadro abaixo:

Nmeros 1 2 3 4 5 6 7

Nome Vermelha Amarelo Verde Cyan Azul Magenta Branco

Regen (RE) Esse comando recalcula a imagem da tela a partir dos dados originais do desenho, pois a figura apresentada apenas uma aproximao das informaes reais do desenho.

Depois de usar Zoom, o desenho no apresenta uma forma adequada.

Usando regen o desenho restaurado a partir de dados originais.

Zoom (Z) Esse comando atua como se o observador estivesse afastando-se ou aproximado-se do desenho. S afeta em nvel de tela, pois no afeta o tamanho ou a escala do desenho. Pan (P) Esse comando possibilita a movimentao do desenho na tela sem

necessidade de uma operao com zoom. COMANDOS DE AVERIGUAO Normalmente, durante a execuo de um trabalho no AutoCAD, surge a necessidade de verificar determinadas caractersticas dos elementos. So elas: Comprimento, rea, volume, ou mesmo as coordenadas de uma localizao ou informaes sobre o tempo gasto na execuo do desenho. Dist Mede a distncia e o ngulo entre dois pontos. rea Calcula a rea e o permetro de objetos.

HACHURAS (H) so elementos colocados em um desenho, ou porte dele, para identificar diferentes tipos de materiais de execuo. Para isso, o AutoCAD 2000 conta com uma srie de padres de hachuras, os quais podem ser definidos com o comando Bhatch.

BHATCH Cria uma hachura associativa, ou seja, preenche uma rea selecionada com um padro de hachura ou uma cor slida. Quando esse comando ativado, ele abre uma caixa de dilogo Boundary Hatch.

ESTILO DE DIMENSIONAMENTO (cotas) Fornece condies para controlar as variveis de dimensionamento do sistema para um desenho.

Objeto Snap Mode

Descrio

Temporary Track Cria um ponto temporrio para ser usado pelos Object Snap Point Modes. Define um ponto temporrio de referncia para localizao From outros pontos. Endpoint Localiza pontos extremos de elementos. Midpoint Localiza o pontos mdio de elementos. Intersection Apparent Intersect Extension Center Quadrant Tangent Perpendicular Parallel Insert Node Nearest None Osnap Settings Localiza a interseo de dois elementos. Localiza a interseo de dois elementos que no se tocam Seleciona um ponto ao longo da extenso de uma linha Localiza o centro de um arco ou circulo. Localiza o ponto de quadrante de um arco ou crculo. Localiza uma tangente de um arco ou crculo. Localiza um ponto perpendicular a um elemento. Desenha uma linha paralela a uma outra existente. Localiza o ponto de insero de um texto, bloco, formas ou atributos. Localiza o elemento pontual. Localiza o ponto do elemento que estiver mais prximo. Desabilita identificao de um ponto notvel. Abre a caixa de dilogo Drafting Settings Object Snap.

Anda mungkin juga menyukai