Anda di halaman 1dari 15

O TRABALHO COMO PRINCPIO EDUCATIVO E A PERSPECTIVA HISTRICA DA CLASSE TRABALHADORA Paulo Sergio Tumolo UFSC Agncia Financiadora: CNPq

q O trabalho como princpio educativo tem sido um dos temas mais recorrentes do campo Trabalho e Educao e, por essa razo, tem suscitado uma significativa produo de textos que tratam desse assunto. Embora no tenha sido seu tema principal, Frigotto discute a questo do trabalho como princpio educativo num artigo recentemente publicado intitulado A polissemia da categoria trabalho e a batalha das idias nas sociedades de classe (FRIGOTTO, 2009). O texto, que foi apresentado como trabalho encomendado no GT Trabalho e Educao na 31. reunio anual da ANPEd, se prope a estimular o debate sobre a relao trabalho, classe social e educao, e o faz por meio da abordagem de dois pontos inter-relacionados. O primeiro diz respeito ao tema da polissemia da categoria trabalho e o segundo trata da relao entre a compreenso imanente e a historicidade dos fundamentos do pensamento de Marx, por intermdio de um dilogo crtico, primeiramente, com um livro de Lessa (LESSA, 2007) e, secundariamente, com um artigo de Tumolo (TUMOLO, 2003). Sem dvida, o tema central eleito por Frigotto foi o trabalho, o que o conduziu a apreciar, entre outras, a questo do trabalho como princpio educativo, sobretudo em sua interlocuo crtica com o artigo de Tumolo. A contribuio terica oferecida pelo autor em seu texto inestimvel e, por isso, provoca a necessidade de continuidade do debate. Diante da impossibilidade de abordar todos os temas tratados por Frigotto, privilegiarei, neste texto, a discusso desse intrincado e controverso assunto o trabalho como princpio educativo -, no apenas visando a contribuir para oxigenar a produo do conhecimento, mas, sobretudo, porque isso nos ajuda a construir ferramentas tericas mais poderosas para nossa luta poltica pela emancipao humana, que nosso objetivo comum. Para isso, na primeira parte apresento a compreenso de Frigotto acerca do trabalho como princpio educativo e levanto uma srie de questes a partir da considerao do trabalho no sistema capitalista, e, na segunda parte, busco discutir o significado poltico do trabalho como princpio educativo, sobretudo no que tange estratgia de superao do capitalismo.

O trabalho como princpio educativo na forma social do capital: alguns questionamentos Em seu texto, Frigotto assim explicita sua compreenso acerca do trabalho como princpio educativo:
Da leitura que fao do trabalho como princpio educativo em Marx, ele no est ligado diretamente a mtodo pedaggico nem escola, mas a um processo de socializao e de internalizao de carter e personalidade solidrios, fundamental no processo de superao [grifado no original] do sistema do capital e da ideologia das sociedades de classe que cindem o gnero humano. No se trata de uma solidariedade psicologizante ou moralizante. Ao contrrio, ela se fundamenta no fato de que todo ser humano, como ser da natureza, tem o imperativo de, pelo trabalho, buscar os meios de sua reproduo primeiramente biolgica, e na base desse imperativo da necessidade criar [sic!] e dilatar o mundo efetivamente livre. Socializar ou educar-se de que o trabalho que produz valores de uso [sem grifo no original] tarefa de todos, uma perspectiva constituinte da sociedade sem classes. Por ser o trabalho (mediao de primeira ordem) o que possibilita que o ser humano produza-se e reproduza-se, e por isso, na metfora de Marx, antediluviano [grifado no original], e no o trabalho escravo, servil e o trabalho alienado sob o capital (mediaes de segunda ordem), a internalizao, desde a infncia, do princpio do trabalho produtor de valores de uso fundamental [sem grifo no original]. dentro desse contexto que entendo a expresso mamferos de luxo, de Gramsci, para significar formao e socializao que aliena a possibilidade de perceber que tudo que produzido para o ser humano produzir a si mesmo como ser da natureza vem do trabalho. dessa perspectiva que Marx entende, na minha leitura, a unio de trabalho e ensino desde a infncia e, ao mesmo tempo, a luta contra a explorao do trabalho infantil (FRIGOTTO, 2009, p. 189).

Tendo como base esta citao, que sintetiza a compreenso do autor sobre o trabalho como princpio educativo, buscarei fazer uma avaliao e levantar algumas questes concernentes a quatro aspectos. O primeiro se refere a seu entendimento de que o trabalho tido como princpio educativo o trabalho produtor de valores de uso1. A esse respeito, poder-se-ia fazer algumas ponderaes. Primeiramente, como o prprio autor afirma, o trabalho em sua dimenso ontocriativa, como trabalho em geral, que resulta na produo de valores de uso que constituem o contedo material da riqueza para satisfazer necessidades humanas do estmago fantasia , a mediao de primeira ordem, quer dizer, o elemento fundante na produo da existncia do ser social e, por essa razo, foi o fator determinante que propiciou o salto ontolgico de um determinado ser orgnico (animal) ao ser social. Sabemos que Marx, Engels e Lukcs, apenas para citar os mais importantes, examinaram exaustivamente essa dimenso ontolgica do trabalho, ou, se se quiser, esse carter de positividade do trabalho.

1 Essa compreenso compartilhada por praticamente todos os autores que, no Brasil, vm propondo o trabalho como princpio educativo.

No entanto, o trabalho como produtor de valores de uso, embora seja condio necessria, insuficiente para a compreenso da natureza histrica que o trabalho adquire sob a forma capitalista. Marx j havia, sistematicamente, alertado para esse problema. No incio do captulo V do livro I de O Capital, ele apresenta sua magistral e sinttica definio de trabalho em geral, produtor de valores de uso creio ser desnecessrio reproduzi-la aqui, porque deveras conhecida -, e, na primeira parte deste mesmo captulo, desenvolve sua anlise acerca dessa temtica. Algumas pginas depois daquela em que expe a conhecida definio, Marx, com o propsito de fazer as devidas amarraes, descreve a compreenso do processo de trabalho nos seguintes termos: considerando-se o processo inteiro do ponto de vista de seu resultado, do produto, aparecem ambos, meio e objeto de trabalho, como meios de produo, e o trabalho mesmo como trabalho produtivo (MARX, 1983a, p. 151). J que, nesta frase, o autor est se referindo a trabalho produtivo de valores de uso, no final dela insere uma nota de rodap decisivamente esclarecedora: essa determinao de trabalho produtivo, tal como resulta do ponto de vista do processo simples de trabalho, no basta, de modo algum, para o processo de produo capitalista (ibidem, p. 151, sem grifo no original). Mais claro, impossvel. A compreenso do trabalho em geral, produtor de valores de uso, insuficiente para a apreenso do trabalho na forma especificamente capitalista. Por essa razo que, depois de dar sequncia ao exame do trabalho dentro do processo de produo capitalista, ele retoma essa discusso, de forma conclusiva, no captulo XIV do livro I. Neste captulo, ele comea afirmando que o processo de trabalho foi considerado primeiramente em abstrato (ver captulo V), independente de suas formas histricas, como processo entre o homem e a Natureza (MARX, 1984, p. 105), e reproduz aquele pargrafo do captulo V bem como a nota de rodap a ele anexada relembrando o sentido ali conferido ao trabalho produtivo. Se l tal conceito fora entendido a partir do processo simples de trabalho, como criador de valores de uso, considerando apenas sua dimenso de positividade, agora se trata de compreend-lo do ponto de vista do processo de produo capitalista, ou seja, como trabalho produtivo de capital. Aqui, o autor sela, portanto, seu entendimento do trabalho como contradio, porque no outra coisa seno trabalho no e para o capital, que pura contradio. Por que Marx chama a ateno para a diferena de tratamento acerca do trabalho no incio do captulo V e no restante de sua obra, principalmente no captulo XIV? Porque seu objetivo, sobre esse quesito, era apreender o trabalho numa forma social especfica, a capitalista. Na chamada perspectiva ontolgica do trabalho est presente

apenas sua dimenso de positividade, e no a de negatividade, porque a histria ainda no havia reunido as condies para a alterao deste carter unitrio do trabalho. Somente com o surgimento da propriedade privada, da mercadoria e, decisivamente, do capital que o trabalho passa a se constituir como unidade contraditria de seus dois plos, positividade e negatividade. A partir da, e sobretudo no capitalismo, o trabalho deixa de ser apenas produtor de valores de uso embora continue sendo - e passa a ser produtor de mercadorias e, principalmente, de capital, o que lhe imprime, em seu fundamento, a marca indelvel da contradio. Isso quer dizer que, na forma social do capital, a condio de contradio do trabalho ineliminvel ou, em outras palavras, no se pode considerar apenas uma de suas dimenses, a de positividade ou de negatividade. Se Frigotto entende que o trabalho como produtor de valores de uso o princpio educativo na sociabilidade do capital, est entendendo o trabalho apenas em seu carter de positividade e no est considerando sua dimenso de negatividade, ou, o que pior, no o compreende como contradio ou como unidade contraditria dessas duas dimenses. Na verdade, Frigotto reconhece o duplo aspecto do trabalho no capitalismo de positividade e de negatividade -, mas elege apenas a dimenso de positividade ao eleger o trabalho produtor de valores de uso como princpio educativo.2 Ora, no capitalismo impossvel cindir a unidade contraditria e, dessa maneira, escolher apenas um de seus plos o da positividade -, porque a unidade contraditria constitui a natureza mesma do trabalho na sociabilidade capitalista. O trabalho como unidade contraditria indissolvel s pode ser superado no plano da materialidade social, vale dizer, pela superao daquilo que o determina como tal, o capital, e no por meio de um exerccio textual ou da vontade ou, ainda, da correlao de foras entre as classes sociais no interior do capitalismo, como parece sugerir Frigotto. Essa concluso fornece os elementos necessrios para a discusso do segundo aspecto. Para Frigotto, o trabalho como princpio educativo, entendido como produtor apenas de valores de uso, est ligado a um processo de socializao e de internalizao de carter e personalidade solidrios, fundamental no processo de superao do sistema do capital e da ideologia das sociedades de classe que cindem o gnero humano (FRIGOTTO, 2009, p. 189, grifado no original).

2 Em outro texto de sua autoria, Frigotto confirma essa compreenso ao argumentar que em relao ao trabalho, a luta afirm-lo como valor de uso e, desta forma, princpio educativo e criador (FRIGOTTO, 2002, p. 24, sem grifo no original).

De fato, se estivssemos tratando de uma sociedade fundada no trabalho como produtor apenas de valores de uso, que a sociedade comunista o socialismo seria ainda insuficiente -, ento me parece coerente afirmar que o trabalho possa estar na base da internalizao de um carter e personalidade solidrios, j que numa sociedade como essa, em que no existiriam propriedade privada, mercado, classes sociais, explorao, estado, etc., numa palavra, capital, o trabalho seria dotado apenas de sua dimenso de positividade, ou seja, ele retomaria sua condio histrica de ser o elemento fundante na produo da existncia do ser social em sua mais alta plenitude, apenas em sua perspectiva emancipatria. Contudo, como se viu anteriormente, na sociabilidade capitalista, o trabalho no pode ser considerado como produtor apenas de valores de uso e, por isso, no se pode escolher apenas sua dimenso de positividade, j que ele a unidade contraditria indivisvel de positividade e negatividade. Sendo assim, partindo do pressuposto de que no a conscincia dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrrio, o seu ser social que determina sua conscincia (MARX, 1974, p. 136), algumas questes so pertinentes. Como seria possvel haver a internalizao apenas do aspecto de positividade do trabalho, referente a sua condio de produtor de valores de uso, se o trabalho, em sua materialidade capitalista, a unidade contraditria das dimenses de positividade e negatividade? Seria possvel que o trabalho, na forma social do capital, que gera emancipao gerando degradao e vice-versa, seja o fundamento da internalizao de um carter e personalidade solidrios? O trabalho que produz vida produzindo morte e produz morte produzindo vida seria o terreno propcio de onde poderia brotar um carter e personalidade solidrios? Ou, ao contrrio, no seria justamente a luta contra o trabalho na forma capitalista que poderia gestar um carter e personalidade solidrios, fundamental no processo de superao do sistema do capital? Essa condio de o trabalho ser, na sociabilidade capitalista, elemento produtor, ao mesmo tempo e contraditoriamente, de vida e morte pode ser visto, tambm, a partir de outro ngulo. Jogados sorte do trabalho no modo capitalista de produo, os trabalhadores no passam de vendedores da fora de trabalho. Em O Capital, Marx, com sua perspicaz ironia, apresenta a cena em que se desenrola a explorao capitalista, na qual o trabalhador tmido, contrafeito -, ao vender sua fora de trabalho para o capitalista sorriso satisfeito -, leva sua prpria pele ao mercado, e agora no tem mais nada a esperar, exceto o curtume (MARX, 1983a, p. 145, sem grifo no original). Ocorre que a explorao capitalista - o curtume - no uma escolha para o trabalhador,

mas, sim, uma falta de opo. Para produzir sua vida ele precisa comprar os meios de subsistncia para satisfazer suas necessidades vitais, do estmago fantasia, e para compr-los necessita vender alguma mercadoria, j que ningum pode comprar se, antes, no vender. Como est privado da propriedade de qualquer meio de produo, ele no tem alternativa seno vender a nica mercadoria de que dispe - sua fora de trabalho. Ao vend-la para o capitalista, este vai consumir seu valor de uso, o que resultar no processo de explorao. A explorao , portanto, a condio sine qua non para a produo da vida do trabalhador. Se no consegue vender a fora de trabalho e, assim, ser explorado, o trabalhador fica ameaado de morte. Entretanto, para conseguir vender sua fora de trabalho, o trabalhador precisa concorrer com outro vendedor da mesma mercadoria, ou seja, com outro trabalhador. Como no sistema capitalista, em geral, h mais vendedores de fora de trabalho do que compradores, resultando numa enorme populao de desempregados que uma condio da natureza do capitalismo -, para conseguir vender sua fora de trabalho, o trabalhador tem de eliminar seu concorrente, o que acarreta a possibilidade da morte deste ltimo. Um caso ilustrativo pode ser visto no filme O corte, do diretor Costa Gavras, no qual apresenta, com uma linguagem dura e sarcstica, um engenheiro de uma indstria papeleira que havia contribudo para aumentar a produtividade, mas, em virtude do processo de reestruturao da empresa, demitido e, como no consegue emprego e sua vida comea a se desmoronar, decide arquitetar e executar um engenhoso plano para matar, literalmente, o executivo da outra empresa papeleira que ocupa um posto similar quele que ele tinha, e tambm todos os possveis concorrentes, para atingir seu objetivo: conseguir vender, outra vez, sua fora de trabalho. O mais impressionante, contudo, que em agosto de 2007, por uma infeliz ironia da histria, uma ex-estagiria foi condenada porque encomendou o assassinato de duas colegas em dezembro de 2005 para que pudesse ficar com a vaga delas numa empresa de Cubato. Por outro lado, se o trabalhador consegue vender sua fora de trabalho, porque logrou eliminar seus competidores, isso no significa que tenha conquistado uma condio segura e estvel como vendedor da fora de trabalho. Pelo contrrio. Depois de estar empregado e para manter-se nessa condio, o trabalhador, precisa continuar lutando para no permitir que algum possvel concorrente o elimine e tome sua vaga. Esses exemplos ilustram a condio real do trabalhador no interior do capitalismo. Para poder viver precisa vender sua fora de trabalho e, assim, ser explorado, mas, para poder vender sua fora de trabalho, ser explorado e, dessa maneira, viver, necessita

matar seus competidores. Isso quer dizer que o trabalhador constrangido a estabelecer uma verdadeira guerra de vida e morte com outro trabalhador. Como se no bastasse, uma luta de vida e morte para conseguir ser explorado. Tal situao repe as perguntas que foram levantadas anteriormente: que tipo de personalidade pode emergir dessa condio de realidade? Uma personalidade solidria?3 No seria, ao contrrio, a luta contra o trabalho na forma do capital que poderia gerar um sentimento de solidariedade, na medida em que seu horizonte a superao no somente da explorao, mas tambm da concorrncia entre os trabalhadores e, por isso, do macabro jogo de vida e morte? Deixemos que a histria e a anlise dela nos d algumas pistas para a discusso dessas questes. Engels, a partir de seu genial opsculo sobre as condies da classe operria na Inglaterra, Marx, com sua enorme e indiscutvel contribuio e at Gramsci em seu ensaio sobre americanismo e fordismo, mas tambm Braverman com seu magistral estudo sobre o taylorismo-fordismo apenas para citar os pensadores mais clssicos - e vrios autores contemporneos que vm analisando as atuais configuraes do capitalismo a partir de uma perspectiva materialista-histrica, tm demonstrado, com abundncia de dados empricos, que, desde o surgimento e consolidao do modo capitalista de produo, o trabalho tem gerado um processo de contnua degradao humana4. Em contrapartida, parece-me que a luta que a classe trabalhadora foi desenvolvendo ao longo de sua histria, desde as formas mais rudimentares, como os luddistas no sculo XVIII, at as formas mais totalizantes, como a realizao das revolues proletrias no sculo XX, produziu o terreno frtil para o florescimento no apenas de um carter e personalidade solidrios dos trabalhadores, mas, mais que isso, da prpria conscincia de classe, no movimento contraditrio entre classe-em-si e classe-para-si, elemento imprescindvel para o processo de superao do sistema capitalista. Se isso verdade, no seria mais adequado ponderar que a luta contra o trabalho na sociabilidade do capital que poderia gerar um carter e personalidade solidrios numa perspectiva de classe e que, portanto, do ponto de vista dos interesses

3 O filme O Corte, j mencionado, oferece uma boa contribuio para a discusso dessa questo. Em vrios momentos, o personagem principal tem crises de conscincia por estar matando seus concorrentes com os quais se identifica, j que se encontram na mesma situao precarizada de vida, inclusive desempregados, e, por isso, gostaria de solidarizar-se com eles -, mas, em seguida, recobra a razo e friamente segue seu mortfero plano, porque sabe, ou melhor, tem conscincia de que essa a nica alternativa que lhe restou para conseguir vender sua fora de trabalho um emprego - e, dessa maneira, continuar produzindo sua vida. 4 Essa uma forma resumida de compreender o trabalho na sociabilidade capitalista, j que, como se viu no decorrer deste texto, tal compreenso muito mais complexa.

histricos dos trabalhadores, a luta contra o trabalho (na forma capitalista), e no o trabalho, deveria ser considerada o princpio educativo? Estas reflexes permitiriam rascunhar a seguinte hiptese: da perspectiva da classe trabalhadora, no o trabalho que poderia produzir um processo de socializao e de internalizao de um carter e personalidade solidrios, fundamental no processo de superao do sistema capital, da ideologia das sociedades de classe, que cindem o gnero humano (FRIGOTTO, 2009, p. 189, grifado no original), conforme reivindica Frigotto, e sim a luta contra o trabalho na sociabilidade do capital; no uma luta contra o trabalho, mas contra o trabalho na forma capitalista. Mas isso implicaria uma luta contra o prprio sistema scio-metablico do capital, tema que ser tratado adiante. O terceiro ponto a ser apreciado refere-se a uma discrepncia que existe entre autores quanto ao entendimento do que seja princpio educativo do trabalho. Tomemos alguns deles como exemplo. Como se viu, Frigotto afirma que da leitura que faz do trabalho como princpio educativo em Marx, ele no est ligado diretamente a mtodo pedaggico nem escola (FRIGOTTO, 2009, p. 189, sem grifo no original). Baseado no mesmo autor, Nosella tem uma posio oposta a essa. Para ele, Marx introduziu e consagrou, na cincia pedaggica, a idia de ser o trabalho o elemento determinante e fundamental de todo o processo educativo, logo, de toda instituio escolar (NOSELLA, 2009, p. 43, sem grifo no original). O prprio Frigotto, na nota de rodap n. 29, afirma que Manacorda mostra uma nfase especfica de Gramsci, com base em Marx, ao colocar o conceito e o fato do trabalho como principio imanente da escola elementar (FRIGOTTO, 2009, p. 189, sem grifo no original). Saviani corrobora essa mesma posio:
[...] o trabalho foi, e continuar sendo o princpio educativo do sistema de ensino em seu conjunto. Determinou o seu surgimento sobre a base da escola primria, o seu desenvolvimento e diversificao e tende a determinar, no contexto das tecnologias avanadas, a sua unificao (SAVIANI, 1994, p. 161, sem grifo no original).

Como se pode constatar, no apenas o trabalho um termo polissmico, de acordo com a argumentao apresentada por Frigotto em seu artigo, mas tambm o princpio educativo do trabalho. Parece que os diferentes significados que os autores mencionados atriburam a esse tema poderiam ser localizados nas distintas compreenses expressas, de um lado, por Frigotto a partir da idia de internalizao e, de outro lado, pelos outros autores que o relacionam com a configurao e a estruturao do sistema escolar, com destaque para a escola elementar.

O quarto aspecto diz respeito ao fato de que Frigotto, em todo seu texto, no explicita qual a parte da obra de Marx em que este tenha tratado do trabalho como princpio educativo. Apenas menciona, sem citar as fontes, sua proposta referente unio entre trabalho e ensino. Isto significaria dizer que trabalho como princpio educativo e unio de trabalho e ensino so a mesma coisa? Se a resposta negativa, ento no h, no texto de Frigotto, nenhuma explicao do que seja trabalho como princpio educativo em Marx. Se, ao contrrio, a resposta afirmativa, ento possvel levantar outras indagaes. Ao apresentar a idia de unio entre trabalho e ensino, como proposta no interior da sociabilidade capitalista, a compreenso de trabalho de Marx tambm a de trabalho produtor apenas de valores de uso? Tal proposta de Marx a unio de trabalho e ensino estaria de acordo com a acepo apresentada por Frigotto acerca do trabalho como princpio educativo, ou seja, de que ela no est ligada diretamente a mtodo pedaggico nem escola (FRIGOTTO, 2009, p. 189)? Ser que Marx entendia que a idia de unio de trabalho e ensino no interior do capitalismo estaria ligada, como argumenta Frigotto, a um processo de socializao e de internalizao de carter e personalidade solidrios, fundamental no processo de superao do sistema do capital e da ideologia das sociedades de classe que cindem o gnero humano (ibidem, p. 189, grifado no original)? Creio que tais perguntas, com nfase para a ltima, indicam a necessidade de se discutir o carter dessa proposio pleiteada por Marx, no contexto de suas propostas tticas e estratgicas. Parece-me que essa a discusso fundamental e, por isso, procurarei abord-la a seguir. Trabalho, educao e estratgia proletria O tema da educao, inclusive em sua relao com o trabalho, nunca foi tratado pelos autores-militantes de linhagem marxista de forma isolada. Geralmente esse assunto aparece sob dois enfoques, articulados ou no entre si: como objeto de estudos crticos que buscaram desvendar o papel desempenhado pela educao nos diversos modos de produo, com nfase para o capitalista; e na forma de propostas de educao no interior do capitalismo, como componente de seus respectivos projetos estratgicos. Alguns pensadores o abordam, ainda, sob um terceiro enfoque, oferecendo propostas de educao referentes ao socialismo e/ou ao comunismo, como elemento de contribuio para a construo dessas sociedades. Isso pode ser comprovado nas produes de Marx, Engels, Lnin, Krupskaya, Makarenko, Gramsci, Snyders, Suchodolski, apenas para lembrar os mais conhecidos, e tambm de autores brasileiros, a comear por Saviani.

Tal procedimento terico-poltico, de buscar pensar e discutir a educao dentro do complexo histrico-social no qual ela se insere e se produz e como elemento componente de um projeto poltico, seja de superao do capitalismo ou de construo do socialismo e do comunismo, implica dois desdobramentos para as questes aqui debatidas. O primeiro deles refere-se necessidade de se enfatizar que discutir o trabalho como princpio educativo em si mesmo no tem nenhum sentido. Em geral, os autores marxistas que trataram desse tema o compreenderam como elemento constitutivo de uma proposta de educao, que, por sua vez, fazia parte de uma proposio estratgica. Tradicionalmente, o trabalho foi entendido como princpio educativo dentro da proposta proletria de escola unitria e politcnica, que vem sendo apreciada no mbito de projetos polticos ao longo da histria do movimento da classe trabalhadora, como atesta o estudo feito por Machado (1989). Retir-lo ou desloc-lo desse contexto significa extrair seu substrato terico e, sobretudo, poltico. Creio que esse risco tem sido iminente nos ltimos anos e, por essa razo, esvaziado de seu contedo original, o trabalho como princpio educativo, em si mesmo, pode servir, como tem acontecido, a vrios tipos de interpretao, de acordo com as convenincias e os interesses. Ademais, como j foi visto, se h uma compreenso polissmica do trabalho e, muito mais ainda, do princpio educativo do trabalho, a combinao de ambos permite uma infinidade de sentidos. Por isso, creio que seja necessrio recuperar a tradio da linhagem marxista que ofereceu sua contribuio a respeito dessa temtica e retomar a questo da estratgia revolucionria, o papel que nela pode desempenhar a educao e, dessa forma, recuperar o contedo e o significado originais do trabalho como princpio educativo. O segundo desdobramento, continuao do anterior, diz respeito a dois fatores organicamente articulados: a determinao do projeto estratgico em relao s propostas de educao, ou seja, o primeiro que determina as segundas e no o contrrio; e o carter relativo do projeto estratgico e, por conseguinte, das propostas de educao, o que quer dizer que ambos so sempre relativos a determinadas configuraes scio-histricas. Para melhor entendermos essas questes, tomemos dois exemplos ilustrativos: Marx/Engels e Gramsci. Marx e Engels, como se sabe, nunca produziram um texto sistemtico especfico sobre o tema da educao. Tal assunto est presente em vrios textos dispersos sob diferentes abordagens. Alm de alguns captulos de O Capital, nos quais Marx faz uma

avaliao crtica da educao e da escola relacionando-as s questes da infncia e do trabalho infantil, as discusses acerca da educao e do ensino aparecem, sobretudo, em textos que tratam de programas ou de projetos de ao poltica, seja para fazer a crtica a determinadas propostas, seja para apresentar proposies, como o caso, entre outros, das Instrues para os delegados do Conselho Geral Provisrio (MARX, 1983b), escrito em 1866, e da Crtica ao Programa de Gotha, redigido em 1875 (MARX, 1975). Um estudo desses textos pode demonstrar que as propostas de ao ttica visavam a pressionar os limites do capitalismo tal como estava configurado naquela determinada situao histrica e, por isso, naquela poca, tinham uma perspectiva progressista e vanguardista, mas hoje perderam sentido ou se constituem como bandeiras polticas rebaixadas. Nas Instrues para os delegados do Conselho Geral Provisrio (MARX, 1983b), por exemplo, Marx props oito horas de trabalho como limite legal da jornada de trabalho. O mesmo carter tem suas propostas com relao ao trabalho das crianas e dos jovens, bem como aquelas referentes combinao do trabalho das crianas e dos jovens da classe operria com a educao, entendida como educao mental, fsica e instruo tecnolgica. Todas essas propostas so, portanto, relativas quelas condies histricas e s tm sentido poltico no mbito daquele contexto. Somente dentro dessa compreenso que podemos entender porque Marx props, nas mesmas Instrues, que qualquer criana deve tornar-se trabalhador produtivo desde os nove anos de idade. verdade que ele adicionou algumas condies: que o trabalho de crianas de nove a doze anos seja restringido legalmente a duas horas dirias e que haja combinao com a educao. Mesmo assim, hoje, a proposta de trabalho produtivo para crianas de nove anos soaria como um absurdo, mas, tal como Marx a formulou, era avanada para a poca e para aquelas circunstncias, j que o prprio sistema capitalista havia empurrado as crianas para a realidade do trabalho. Percebe-se, assim, que as aes tticas propugnadas por Marx, inclusive aquelas referentes educao, so relativas quele determinado contexto histrico e no necessariamente teriam validade hodiernamente. Porm, isso no diz respeito somente s aes tticas, mas tambm aos projetos estratgicos elaborados por Marx e Engels, cujas formulaes esto espalhadas por alguns textos produzidos ao longo de suas vidas, como o caso, por exemplo, da Mensagem do comit central liga dos comunistas (MARX & ENGELS, s.d.), escrito pelos dois autores em 1850. Uma apreciao deste texto evidencia que, a partir da anlise que fizeram daquele determinado contexto histrico, buscaram formular um projeto estratgico revolucionrio para a classe proletria, que ficou conhecido como

frmula da revoluo permanente. Por suposto, tal projeto s poderia ser relativo quela determinada realidade histrica. O mesmo vale para a inestimvel contribuio gramsciana. Dentre os autores marxistas, provavelmente Gramsci tenha sido aquele que mais abordou o tema da cultura e, por decorrncia, da educao. Contudo, Gramsci no era um pedagogo e nem um cientista da educao. Ele foi, acima de tudo, um grande estrategista, j que buscou compreender os elementos constitutivos fundamentais da realidade capitalista que se configurava no incio do sculo XX, com destaque para o tema do Estado, e, da, procurou elaborar sua estratgia, que ficou conhecida como frmula da hegemonia civil. justamente a partir deste ponto de vista que ele trata as questes da cultura e da educao. Em dois textos de sua autoria (TUMOLO, 1991 e 1997), Tumolo faz uma anlise de trs grandes projetos estratgicos, relacionados a seus respectivos contextos histricos: a frmula da revoluo permanente de Marx/Engels, a formulao estratgica referente Revoluo Russa de 1917 e a frmula da hegemonia civil de Gramsci. A concluso extrada por ele foi a de que
[...] a formulao estratgica sempre uma resposta histrica a uma realidade histrica. Por isso, a frmula da revoluo permanente foi elaborada como resposta histrica quela realidade concreta analisada por Marx e Engels, assim como o modelo Petrogrado, expresso da realizao da frmula da revoluo permanente, foi a resposta histrica (vitoriosa) realidade russa, da mesma forma que a frmula da hegemonia civil foi elaborada como resposta histrica quela realidade concreta estudada por Gramsci (TUMOLO, 1997, p.96).

Por isso,
[...] a frmula estratgica a ser utilizada pelo proletariado em sua luta contra a burguesia relativa a determinadas realidades histricas e, portanto, a determinadas configuraes de Estado. A frmula da hegemonia civil preconizada por Gramsci foi extrada da anlise que ele fez da realidade dos pases capitalistas centrais da Europa, ou seja, do Estado moderno, fruto das transformaes ocorridas no prprio capitalismo e, que, portanto, s pode ser relativa quela realidade (ibidem, p.96).

Entretanto, embora os fundamentos universais do capital no tenham se alterado, a realidade do capitalismo hoje distinta daquela da poca de Marx/Engels e de Gramsci, principalmente quando se trata da conformao do capitalismo na periferia do sistema. Isso coloca, portanto, a necessidade de se repensar o projeto estratgico-ttico para o proletariado atualmente. Se a frmula da revoluo permanente era uma resposta histrica quela dada realidade histrica analisada por Marx e Engels, sendo a Revoluo Russa a expresso de sua realizao e ao mesmo tempo de seu esgotamento; e se a frmula da hegemonia civil era, de uma s vez, superao da frmula anterior e

resposta histrica quela determinada realidade analisada por Gramsci, fruto de modificaes ocorridas no prprio capitalismo, ento o proletariado, hoje, deve elaborar sua frmula estratgica como resposta histrica a esta realidade concreta, fruto do desenvolvimento contraditrio do capitalismo. Evidentemente, h elementos universais nas formulaes estratgicas proletrias, como, por exemplo, a necessidade de destruio do estado capitalista por meio de uma revoluo violenta com vistas superao dos elementos que constituem os fundamentos do capitalismo, que o objetivo de toda estratgia revolucionria, mas as diversas tticas com seus objetivos tticos, que compem, de maneira articulada, o projeto estratgico so sempre relativos a determinadas configuraes scio-histricas capitalistas. Se os projetos estratgicos apresentados por Marx/Engels e Gramsci, a includas as aes tticas, foram adequados para as configuraes histricas de seus respectivos tempos, sua validade poltica para a realidade contempornea fica questionada. Isso implica que as propostas de educao e ensino apresentadas por eles tambm devem ser questionadas, j que eram derivadas e compunham o ncleo de suas formulaes estratgicas. Se verdade, portanto, que propostas concernentes educao e escola que atendam aos interesses dos trabalhadores esto relacionadas com o projeto estratgico do proletariado, e este s pode ser uma resposta histrica a uma realidade concreta, ento temos de admitir que, atualmente, tais propostas no podem ser pensadas tendo como modelo as proposies de Marx/Engels e de Gramsci, mas tm de ser discutidas no contexto da realidade contempornea, articuladas com o projeto de transformao revolucionria desta determinada realidade. Isso no significa dizer que no podemos aproveitar e incorporar as contribuies acerca da educao e da escola oferecidas por esses autores e por outros pensadores marxistas. Contudo, o caminho a seguir deve ser o mesmo trilhado por eles e pelos grandes autores-militantes de linhagem marxista, qual seja, o de, primeiramente, fazer uma anlise da realidade capitalista que se pretende transformar, baseada no exerccio do mtodo materialista dialtico e na contribuio terica que buscou desvendar as leis que regem o movimento contraditrio do capital, para, a partir da, debater e construir a formulao estratgica mais adequada, composta de suas aes tticas e, finalmente, discutir, nesse mbito, as questes relacionadas educao e escola. Se as propostas daqueles autores acerca dessa temtica estiverem adequadas a esse projeto estratgico,

obviamente, deveriam ser incorporadas. Do contrrio, no me parece cabvel sua incorporao. Isso quer dizer que a direo a ser seguida a do projeto estratgico para as propostas de educao e escola e no o inverso. Esse parece ser o grande desafio que se pe para os marxistas atualmente, inclusive para aqueles que esto inseridos no campo da educao. Com este texto, procurei oferecer uma pequena contribuio e no tive, nem de longe, a inteno de esgotar o debate acerca do trabalho como princpio educativo e muito menos o correspondente formulao estratgica proletria hodierna, j que considero que se trata de duas discusses inesgotveis, o que exige, portanto, um processo de continuidade. Contudo, sugiro que, no prosseguimento do debate, o foco da anlise no seja o trabalho como princpio educativo, pelas razes aqui expostas, e sim a discusso do projeto estratgico de carter proletrio, baseado na anlise da realidade capitalista contempornea, e o papel, as potencialidades e os limites da educao, escolar ou no, dentro desse projeto, com vistas superao revolucionria do sistema scio-metablico do capital. Referncias FRIGOTTO, Gaudncio. A dupla face do trabalho: criao e destruio da vida. In: FRIGOTTO, Gaudncio & CIAVATTA, Maria. (orgs.) A experincia do trabalho e a educao bsica. R. Janeiro : DP&A, 2002. _______. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das idias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educao, vol. 14, n. 40, Campinas: Autores Associados, 2009. LESSA. Sergio. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporneo. So Paulo : Cortez, 2007. MACHADO, Lucilia R. de Souza. Politecnia, escola unitria e trabalho. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. MARX, Karl. Prefcio de Para a crtica da economia poltica. In _______ Manuscritos econmico-filosficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), So Paulo : Abril Cultural, 1974. _______. Crtica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Crtica dos Programas de Gotha e de Erfurt. Santos : Estampa, 1975. _______. O Capital. Vol. I, tomo 1, So Paulo : Abril Cultural, 1983a. _______. Instrues para os delegados do Conselho Geral Provisrio. As diferentes questes. In: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Trad. Jos Barata-Moura. Lisboa: Editorial Avante!, v.2. p.79-88, 1983b. _______. O Capital. Vol. I, tomo 2, So Paulo : Abril Cultural, 1984. MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. So Paulo : Cortez, 1998. _______. Mensagem do comit central liga dos comunistas. In: ________. Obras escolhidas. So Paulo : Alfa-Omega, v.1, s.d.

NOSELLA, Paolo. A construo histrica do trabalho como princpio educativo. In: MENEZES NETO, Antnio J. et al (org.). Trabalho, poltica e formao humana: interlocues com Marx e Gramsci. S. Paulo : Xam, 2009. SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princpio educativo frente s novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso Joo et al (org.). Novas tecnologias, trabalho e educao: um debate multidisciplinar. Petrpolis : Vozes, 1994. _______. O choque terico da politecnia. Trabalho, educao e sade. V. 1, n. 1, p. 131-152, R. Janeiro : Fiocruz, Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio, 2003. TUMOLO, Paulo Sergio. Educao e hegemonia no Brasil. Notas para uma reflexo crtica. So Paulo : PUC, 1991. _______. Gramsci, a educao e o Brasil. Notas para uma reflexo crtica. Universidade e Sociedade, Ano VII, n. 12(91-98). Braslia : ANDES, 1997. _______. O significado do trabalho no capitalismo e o trabalho como princpio educativo: ensaio de anlise crtica. Revista eletrnica Trabalho necessrio. NEDATE/UFF. Ano 1, n. 1, 2003. _______. O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princpio educativo: uma articulao possvel? Educao & Sociedade, v. 26, n. 90, p. 239-265, Campinas : CEDES, 2005.

Anda mungkin juga menyukai