Anda di halaman 1dari 5

4

1 INTRODUO A discusso acerca de convnios e credenciamentos na rea de Odontologia teve incio na dcada de 70, quando os cirurgies-dentistas detinham total domnio sobre a determinao das normas a serem cumpridas. O mercado de trabalho odontolgico no Brasil manteve-se estvel e satisfatrio durante muitos anos. No sculo passado, at os anos 70, a Odontologia experimentou uma ascenso que a colocou entre as profisses liberais mais procuradas. Vrios so os motivos para a crise que a Odontologia enfrenta: Aumento das despesas e dos custos para a manuteno do funcionamento do consultrio odontolgico; Surgimento de novas despesas; Existncia de pacientes mais exigentes; Mudana nas condies de pagamento; Crise econmica no pas; Aumento da concorrncia. a Odontologia brasileira encontra-se saturada de

Atualmente

profissionais, os quais apresentam consultrios cada vez mais vazios. H alguns anos, o atendimento odontolgico era executado basicamente por dois sistemas: o particular, pelo qual os pacientes custeavam seus prprios tratamentos, e o pblico, pelo qual os cirurgies-dentistas, por meio de nomeao, concurso ou contrato, atendiam gratuitamente clientes de diversas instituies, ou seja, trabalhavam como empregados. Mais recentemente, assim como aconteceu com a Medicina, foram aparecendo e se alastrando na Odontologia diversas formas de contratos, convnios e credenciamentos. Na tentativa de buscar uma ampliao do seu mercado de trabalho, os profissionais da Odontologia passaram a aceitar e formalizar, nas suas clnicas particulares, contratos de prestao de servios com empresas e instituies a fim de atenderem aos funcionrios, empregados, beneficirios e seus familiares. A esses acordos foi dado o nome de credenciamentos ou convnios.

2 HISTRIA DOS PLANOS DE SADE ODONTOLGICOS NO BRASIL A histria dos planos de sade odontolgicos se inicia nos anos 60, na regio do ABC Paulista em So Paulo, por meio da demanda de empresas situadas nessa regio que queriam oferecer assistncia mdica aos seus funcionrios. A partir da, foram quase quarenta anos de existncia destas empresas sem nenhum tipo de regulamentao especfica. Essa discusso foi parar no Congresso Nacional por meio de vrios Projetos de Lei apresentados na Cmara dos Deputados e no Senado Federal, onde ficaram tramitando por quase dez anos. Somente em 03 de Junho de 1998 foi sancionada a Lei N 9656, que dispe sobre os Planos Privados de Assistncia Sade. Em seguida a lei foi modificada pela edio de medidas provisrias, renovadas a cada 30 dias, alm de dezenas de resolues do Conselho de Sade Suplementar que tinha como seu rgo executor, at final de 1999, a Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Em 28 de janeiro de 2000 foi sancionada a Lei n. 9.961, que criou a Agncia Nacional de Sade Suplementar, uma autarquia sob regime especial vinculada ao Ministrio da Sade, que passou a acumular as atribuies da Sade e da Fazenda na regulamentao do setor. o rgo de regulao, normatizao, controle e fiscalizao das atividades que garantam a assistncia suplementar sade (planos, seguros e convnios de sade), com autonomia administrativa e financeira, patrimonial e de gesto de recursos humanos. responsvel pela elaborao do rol de procedimentos e coberturas, normas para ressarcimento ao Sistema nico de Sade, segmentao dos planos, critrios de controle de qualidade e fiscalizao dos planos de sade, liquidao das empresas cassadas, entre outras tarefas. A Agncia Nacional de Sade Suplementar est subordinado ao Conselho de Sade Suplementar, instncia deliberativa e inter-ministerial do governo federal. Ser acompanhada pela Cmara de Sade Suplementar, rgo consultivo com participao de todos os segmentos, inclusive do Conselho Federal de Odontologia, fazendo-se presente em todos os momentos da regulamentao da

nova legislao e servindo de parmetro para a tomada de inmeras decises inerentes Odontologia. A Lei n. 9656/98, quando editada, tinha como foco principal os planos mdico-hospitalares. Aps dois anos e meio de regulao, as diferenas entre os planos odontolgicos e os planos mdico-hospitalares comearam a aparecer, sinalizando a necessidade de um conhecimento aprofundado sobre a estrutura de funcionamento deste mercado. A odontologia no Brasil uma assistncia predominantemente privada, segundo o IBGE, cerca de 29 milhes de brasileiros nunca receberam nenhum tipo de assistncia odontolgica. A assistncia bucal oferecida pelo setor pblico ainda incipiente. Melhorar os ndices de sade bucal significa, na prtica, que cada vez mais as pessoas tem mantido seus dentes na boca, e seguindo este raciocnio, quanto mais as pessoas mantm seus dentes, mais ficam expostos a doenas bucais, ou seja, mais e mais pessoas precisaro de ateno odontolgica. Uma caracterstica peculiar do Brasil a quantidade de cirurgies dentistas que existem no mercado. Segundo dados do IBGE, a classe que mais consome servioes odontolgicos a classe com renda superior a nove salrios mnimos. Entretanto, ai se encontra cerca de 5% da populao. ai que entra em cena as operadoras de planos odontolgicos, empresas que comercializam assistncia odontolgica e que atuam num mercado de servios onde h muitos cirurgies-dentistas sem condio de desenvolver uma prtica profissional satisfatria e um nmero grande de individos sem acesso ao atendimento odontolgico. E o principal objetivo desse tipo de intermedirio obter o maior lucro possvel numa situao em que h de um lado, os pobres, que formam a base da pirmide social brasileira, e de outro, os cirurgies-dentistas que necessitam garantir sua sobrevivncia em um mercado de trabalho saturado.

3 CONSIDERAES FINAIS A prtica odontologica do profissional autnomo passa a ser afetada pelo crescimento do setor de planos de sade odontolgicos, que chegou pra ajudar aos profissionais que esto com baixos atendimentos em seus consultrios, tornando o servio deles de certa forma mais barato. Em geral, existe um descontentamento por parte dos cirurgies-dentistas, com os valores de preos das tabelas impostas pelas operadoras dos planos de sade odontolgicos. O aumento de rendimentos e ter um fluxo maior de pacientes so as supostas vantagens que fazem com que inmeros profissionais se rendam e procurem se relacionar com as operadoras de planos de sade odontolgicos.

REFERNCIAS MENDES, Jos Haroldo. A Relao Entre Cirurgies-Dentistas e as Operadoras de Planos de Sade no Municpio de Bauru - SP. Disponvel em:

<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25141/tde-16082005-094702/ptbr.php>. Acesso em: 16/06/2013.

______. Federao Interestadual dos Odontologistas Odontolgicos. Disponvel

Planos de Sade em:

<http://www.fio.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=1 63 >. Acesso em: 16/06/2013.

Anda mungkin juga menyukai