Anda di halaman 1dari 9

OPERAOES UNITRIAS Aula 1: Caracterizao de partculas 1 - Introduo No incio da dcada de 30, as indstrias que comercializavam apenas frutas comearam

m tambm a produzir seus respectivos sucos. A produo industrial inicial apresentava baixos rendimentos, em consequncia de dificuldades encontradas para se realizar a etapa de filtrao e para se obter uma clarificao aceitvel (sucos de bom aspecto e dentro dos padres de qualidade). Dessa forma, torna-se necessria a anlise da distribuio do tamanho das partculas da polpa submetida ao tratamento enzimtico, para se obter uma posterior ultrafiltrao eficiente. A Bombril S.A, a maior fabricante de L de Ao do mundo, tambm fabrica outros produtos derivados do ao para as mais diversas aplicaes na indstria. Dentre elas, as Fibras de Ao (P de Ao) utilizadas em produtos tais como: Pastilha e Lonas para freios de automveis e caminhes; Sapatas para Vages Ferrovirios; Embreagens. Portanto,o conhecimento sobre a distribuio granulomtrica de partculas slidas essencial para vrias aplicaes. Assim, por meio da anlise granulomtrica que se determina a textura dos solos, parmetro fundamental na inferncia do potencial de compactao, da disponibilidade de gua, da aerao, da condutividade do solo ao ar, gua e ao calor, da infiltrao e da redistribuio de gua (Prevedello, 1996). Alm disso, como os processos de eroso, transporte e deposio de partculas slidas so dependentes, entre outras grandezas, da granulometria dos materiais expostos e carreados, o traado da curva granulomtrica essencial na dimetros caractersticos das amostras, fundamentais na estimativa do deslocamento de sedimentosem bacias hidrogrficas (Carvalho et al ., 2000). A caracterizao tecnolgica de materiais engloba, principalmente, a determinao de propriedades fsicas. Entre estas est a determinao do tamanho das partculas e a distribuio e tambm a determinao das diferentes fases e dos constituintes qumicos ali presentes. Existem diversas tcnicas de anlise granulomtrica, que se aplicam a faixas granulomtricas bem definidas. A escolha da tcnica adequada para se efetuar a anlise granulomtrica de um determinado material vai depender do tamanho das partculas ali presentes.

Medida do tamanho das partculas Qual o tamanho de uma partcula? Essa pode parecer uma pergunta fcil de ser respondida. Contudo, para responder essa pergunta, fundamental entender e interpretar os resultados oriundos das vrias tcnicas existentes de anlises de tamanho de partculas Propriedade: volume peso rea superficial rea projetada velocidade de sedimentao Qual o tamanho ?? O enigma do tamanho das partculas Esse o problema bsico da anlise do tamanho das partculas, como escrever o tamanho de um objeto de trs (3) dimenses utilizando apenas um nico nmero. Sistemas Particulados A esfera de volume ou rea equivalente ao de partculas regulares Existe apenas uma forma que pode ser descrita por um nico nmero, e essa forma a esfera Essa a teoria da esfera equivalente. Ns medimos a uma propriedade da partcula: peso, volume, rea superficial, rea projetada, velocidade de sedimentao etc e assumimos que isso se refere a uma esfera, conseqentemente a partir da encontramos o dimetro da esfera equivalente.

Como a grande maioria das partculas de forma irregular, faz-se necessrio utilizar tcnicas de anlise de tamanho que se baseiam em similaridades geomtricas, como o caso de dimetro equivalente, determinado pelos mtodos que utilizam a lei de Stokes, aplicada em regime laminar. Equipamentos mais modernos, como o caso do sedigraph, possibilitam a determinao do tamanho de partculas at

0,1mm, devido conjugao da velocidade terminal de sedimentao da partcula e absoro dos raios X pela suspenso em anlise. Porm h de se lembrar que essas tcnicas devem ser aplicadas para materiais puros ou para materiais que contenham fases, cujas densidades so muito prximas. A anlise granulomtrica de partculas slidas compreende a determinao do tamanho das mesmas, bem como da freqncia com que ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho. Em tratamento de minrios, empregada para a determinao do grau de liberao dos minerais valiosos em relao aos minerais de ganga nas vrias faixas de tamanho (o que determina a granulometria em que o minrio dever ser modo), para a determinao de eficincia de peneiramento industrial e curvas de partio de classificadores, o que, em outras palavras, significa a determinao da eficincia das etapas de cominuio (britagem e moagem)e de classificao, bem como o controle das especificaes de tamanho de produto final.

Para partculas que possuem uma forma geomtrica cannica como esfera, cilindro ou cubo, a determinao do tamanho das mesmas se d (convencionalmente) pela medida do seu raio ou dimetro, do dimetro da base e altura e do comprimento da aresta, respectivamente. Nas plantas de beneficiamento de minrios, as partculas na grande maioria das vezes possuem forma irregular, da o uso do conceito de tamanho equivalente, que determinado pela medida de uma propriedade dependente do tamanho da partcula, relacionando-a com uma dimenso linear. As partculas podem ter vrias formas, que influenciam determinadas propriedades, tais como fluidez, empacotamento, interao com fluidos e poder de cobertura de pigmentos. Logo, a medio de tamanho de uma mesma partcula por diferentes tcnicas pode dar valores diferentes, na medida em que a forma dessa partcula se distancia de uma esfera, da a razo de se aplicarem fatores de correo para transformar as medidas obtidas de uma tcnica para outra e vice-versa. Quando necessria anlise em faixa granulomtrica ampla, que abarque dois mtodos experimentais, comum fazer-se uma varredura com sobreposio parcial, visando a compatibilizar as duas curvas, em termos de concordncia geomtrica na regio de transio dos mtodos utilizados. 2 - Dimenso caracterstica 2.1- dimetro da peneira d# ( dimenso caracterstica a abertura da peneira

Abertura peneira mm 1,68 in 0,061

da Dimetro fio mm 0,81

nominal

do Denominao tyler

in 0,0319 10 mesh

Anlise Granulomtrica: Fornece a distribuio percentual, em peso, dos tamanhos dos gros que constituem o material. Essa caracterizao essencial para os processos fsicos voltados para a extrao e sntese. Ou seja, a anlise granulomtrica permite identificar o tamanho e a distribuio dos gros e junto com a composio mineralgica permite se obter o chamado grau de liberao.

A anlise granulomtrica feita atravs de peneiras de diferentes aberturas e que so padronizadas internacionalmente. Cada peneira tem um nmero de aberturas por polegada linear denominado mesh. Logo, quanto maior o mesh, maior o no. de aberturas e, conseqentemente, mais fino dever ser o gro para que passe por ela. Assim, para materiais grosseiros, usa-se peneiras de baixo mesh e para finos usa-se peneiras com maior mesh.

2 mesh (# 2) 6 mesh (# 6) 12 mesh (# 12)

2.2 dimetro da esfera de igual volume que a partcula Ve = dp3 / 6 = Vp Metodologias utilizadas: picnometria e coulter-counter 2.3 dimetro de Stokes o dimetro da esfera que possui o mesmo tamanho dinmico que a partcula em um movimento lento (regime laminar) A Lei de Stokes Uma partcula caindo no vcuo, sob um campo uniforme de foras (geralmente gravitacional), no sofre resistncia sua queda. Logo, a velocidade de queda da mesma cresce indefinidamente independente do seu tamanho e densidade. O movimento dessa mesma partcula, se imersa em um meio fluido qualquer, fica sujeito a uma fora resistiva, cuja magnitude depende do regime fluidodinmico vigente, alm dos aspectos morfolgicos dessa partcula. Quando o equilbrio alcanado entre a fora gravitacional e a fora de resistncia do fluido, a partcula alcana sua velocidade terminal de sedimentao e, portanto, cai a uma taxa constante. praxe descrever-se o "nvel de turbulncia", ou - mais propriamente - o regime fluidodinmico, atravs de um parmetro adimensional que expressa - a menos de uma constante - a razo entre as foras inerciais e as viscosas, dito nmero de Reynolds, Re. Esse nmero dado, desse modo, pela equao:

Onde:
f

- massa especfica do fluido [kg.m-3];

d - dimenso linear tpica ou dimetro da partcula [m]; v - velocidade relativa entre partcula e fluido [m.s-1]; - viscosidade dinmica [Pa.s=kg.m-1s-2]. Considerando-se uma partcula de massa especfica " s" caindo em um fluido viscoso de massa especfica "f" em campo gravitacional sob condies de sedimentao livre (isto , em um fluido de extenso infinita), a equao de movimento da partcula pode ser escrita da seguinte forma:

Onde: P - peso da partcula [N]; P'- empuxo de Arquimedes [N]; Rf - fora friccional de arraste [N]. A equao (1) pode ser reescrita da seguinte forma:

Onde: m - massa da partcula; m'- massa do fluido deslocado pela partcula; g - acelerao da gravidade. Quando a velocidade terminal de sedimentao alcanada, dx/dt = 0, a equao acima se transforma em: Rf = (m-m')x g Uma equao em funo do dimetro, d, pode ser facilmente obtida para partcula esfrica rgida, isolada em um fluido contnuo e infinito (sem efeito de parede). Como o volume de uma esfera dado por:

e a massa especfica do slido, por:


s

= m/V

Explicitando o valor de m da frmula da massa especfica e substituindo V e m na equao com os devidos rearranjos, obtm-se:

Stokes deduziu a fora de arraste sobre uma partcula esfrica (suficientemente pequena para que o regime seja lamelar ou laminar), considerando que essa fora ocorre inteiramente devido resistncia viscosa, chegando ao valor de R f = 3pdhv. Esse resultado pode ser obtido das equaes de Navier-Stokes, de modo no trivial. Tal deduo pode ser vista em livros-textos avanados (Slattery, 1972). Substituindo Rf em e rearranjando, chega-se clssica expresso da lei de Stokes:

Onde: d - dimetro da partcula - viscosidade dinmica do fluido No caso da gua lquida, a viscosidade temperatura T (em kelvins) pode ser expressa por: hag = 0,002488 - 0,00049567 x ln (T - 273)

Para o ar seco, pode-se lanar mo da equao de Sutherland (Shoemaker e colaboradores, 1989):

A lei de Stokes aplica-se somente para a regio de fluxo laminar. comum admitir-se como limite do fluxo puramente laminar o valor Re =0,2. Substituindo esse valor na expresso do nmero de Reynolds e aplicando a velocidade obtida na equao de Stokes, chega-se ao dimetro mximo de partcula determinvel pela equao de Stokes:

CARACTERIZAO E PROCESSAMENTO DA MATRIA-PRIMA Obs.: A simbologia (+) significa que ficou retido na peneira e (-) que passou.

Se o material tivesse uma distribuio homogenia cada frao teria a mesma quantidade, logo, nesse exemplo (5 fraes) seria 20% cada. Porm, a distribuio possvel quando se seleciona uma srie de peneiras adequada uma distribuio normal.

+28

28x65 65x100 100x250

A distribuio do mineral de interesse tambm no homognea pelas fraes, assim, no haver 10% do mineral de interesse em cada frao, e sim uma distribuio aleatria relacionada s caractersticas e propriedades do mineral de interesse dentro daquele minrio. Modelos de distribuio granulomtrica Dentre os modelos mais utilizados em distribuies granulomtricas, destacam-se trs, os quais descrevem satisfatoriamente a maioria dos casos de interesse: GatesGaudin-Schumann (GGS), Rosin- Rammler-Bennet (RRB) e Log- Normal (LN) (Gomide, 1983). As equaes para esses modelos esto apresentadas na Tabela 1, onde X a frao em massa das partculas com dimetro menor do que D. Na Tabela 2, temos as expresses para o clculo do dimetro mdio de Sauter.

Granulometria Segundo as dimenses das suas partculas, as fraes constituintes do solo recebem designaes:

pedregulho - dimetro entre 76 e 4.8 mm areia - dimetro entre 4.8 e 0.05 mm silte- dimetro entre 0.05 e 0.005 mm argila - dimetro inferior a 0.005 mm

A anlise granulomtrica, ou seja, a determinao das dimenses das partculas do solo e das propores relativas em que elas se encontram representada graficamente pela curva granulomtrica. Os dois parmetros definidos na curva so o dimetro efetivo e o grau de uniformidade.

1) Anlise por peneiramento Para o estudo da textura dos solos, o mtodo usado o do simples peneiramento. Utilizam-se peneiras padronizadas ( srie Tyler de aberturas de malha rigorosamente estabelecidas). Nas malhas das peneiras ficam retidas pores de solo, pores estas cujos gros tm dimetro maior que as malhas da peneira onde foram retidas e menor do que as da peneira por onde passaram. 2) Anlise por sedimentao Para solos mais finos como as argilas e siltes, o peneiramento impraticvel, pois as peneiras deveriam ter aberturas de malhas excessivamente pequenas e impossveis de serem obtidas industrialmente ou de serem preservadas com o uso. Assim , para gros menores que cerca de 0. 075 mm ( peneira Tyler n 200) emprega-se o mtodo de anlise por sedimentao. Neste mtodo, uma certa quantidade de solo dispersa num frasco de gua em um agente antifloculante, a fim de se obter uma suspenso final. As partculas cairo ento sob a ao da gravidade, em meio resistente segundo a lei de Stokes, com velocidades uniformes proporcionais massa e dependente da forma. Lendo-se atravs de um higrmetro calibrado (densmetro) aps um certo tempo t, ter-se- a densidade da suspenso, a qual permite o clculo da porcentagem de gros em suspenso( que so os de dimetro inferior a D = 1800 n z , onde n a viscosidade, t , tempo massa especfica do gro e a da gua. 3) Anlise granulomtrica por difrao a laser A anlise por sedimentao demorada e exige um certo tempo para a obteno dos resultados. Os equipamentos com sensor de difrao laser so aplicadas para medio de partculas de 0,1milimicron, 8750 milimicrons, com rapidez e alta preciso, possibilitando uma anlise de alta qualidade .

HELOS, RODOS Sistema de alta tecnologia a laser - SYMPATEC. GMBH

A tica de alta preciso utilizada para a projeo dos padres de difrao na superfcie de um detector composto - Helos, que controlado por um sistema nico auto- focal. Existem 7 intervalos de medio que podem ser utilizados isoladamente ou adicionados, dependendo do tamanho das partculas a serem analisadas. O Helos, combinado com o sistema de disperso Rodos que se aplica a amostras secas, possibilita a anlise de amostra desde poucos mg at 100gr, em poucos segundos. Existem programas analticos disponveis para comparao deste mtodo e dos tradicionais; entre outros, o Remo and Para pode ser utilizado quando a difrao a laser tem que ser convertida para outros mtodos (peneiramento, sedimentao) etc. e para outros padres (DIN, ISSO, ASTM, BCR, FEPA.).

Anda mungkin juga menyukai