Anda di halaman 1dari 14

AS BIBLIOTECAS VIRTUAIS: problemas, paradoxos, controvrsias

LEVACOV, Marlia
Doutor em Media & Technology pela Boston University (1993); Mestre em Computers In Education pela Lesley Collage Graduate School (1986); Graduao em Letras Lnguas Clssicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977).

RESUMO Trata-se de uma viso das possibilidades de acesso informao, decorrentes do surgimento das chamadas "bibliotecas sem paredes". Neste e noutros campos como destaca o artigo da autora, as novas tecnologias esto criando os sinais que comeam a redefinir o que informao e comunicao viro a ser no terceiro milnio. Palavras-chave: Informao. Bibliotecas Virtuais. Internet.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

2 As bibliotecas virtuais

1 MOMENTO LIMINAR

Sabemos que as mdias digitais esto substituindo as tradicionais em uma variedade de aplicaes e a uma velocidade vertiginosa. Vivemos hoje uma transio equivalente quela que o mundo assistiu, quando da passagem do script para o impresso. Esta transformao torna-se particularmente importante e pungente para as bibliotecas, uma vez que cria novas necessidades e altera velhos e slidos paradigmas. Ao longo desta transio, a informao torna-se cada vez menos ligada ao objeto fsico que a contm. Bauwens, em um documento eletrnico intitulado The Cybrarians Manifesto, analisando a mudana que as novas tecnologias trazem ao papel do bibliotecrio, afirma que esta era uma profisso tradicionalmente ligada a um local (a biblioteca) e a um produto (o livro). Seus clientes deveriam transportar-se fisicamente at a biblioteca para acessar a informao desejada. Isto torna-se cada vez menos verdadeiro ou necesssrio atualmente. Estamos comeando a viver o que Browning chamou de "bibliotecas sem paredes para livros sem pginas" . Neste e em outros campos, as novas tecnologias esto criando os sinais que comeam a redefinir o que informao e comunicao viro a ser no terceiro milnio, bem como a cultura e os comportamentos que estas oportunizaro.

A SOCIEDADE PS-INDUSTRIAL E SUAS NECESSIDADES Assim como a Revoluo Industrial no eliminou a agricultura mas a marginalizou de forma crescente como fonte de renda, trabalho e poder, assim a Revoluo da Informao faz migrar o capital para a prpria informao, sua distribuio e recuperao. A sociedade e a economia tornam-se, cada vez mais, information-based. O declnio acentuado dos custos de hardware e software e crescimento extraordinrio do acesso comercial auxiliam e aceleram esta transio. Conforme mencionam Dyson et all, na Magna Carta for the Knowledge Age, "subvertendo a economia de produo em massa, as novas tecnologias da informao esto diminuindo os custos da diversidade, tanto em produtos quanto pessoal, desmassificando nossas instituies e nossa cultura e criando um novo potencial para a liberdade humana, uma vez que eliminam a

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

3 LEVACOV, Marlia

necessidade do paradigma institucional central da vida moderna: a burocratizao" .

OS CONCEITOS DE LUGAR E TEMPO O conhecimento humano est atualmente disperso no espao, desdobrando-se num tempo descontnuo" . Graas s chamadas "tecnologias da inteligncia", ONDE o documento reside deixa de ser importante. As distncias tornam-se subjetivas e o conceito de lugar torna-se secundrio. O que conta o acesso e, com frequncia, a confiabilidade da informao. Quero dizer, importante saber quem a produziu, quem a identificou como valiosa, quem a selecionou para nosso uso e quem garante sua autenticidade. A biblioteca virtual, portanto, aponta para as fontes de informao sem, necessariamente, possuir a propriedade fsica das mesmas. Esta "desterritorializao" cria funes onde a proximidade contextual pode finalmente ser posta em prtica.

ETAPAS DA CONSTRUO DAS BIBLIOTECAS VIRTUAIS A distribuio eletrnica de documentos entre a comunidade do ciberespao descreve a troca de informaes atravs da mdia eletrnica e abrange uma grande variedade de aplicativos, desde aqueles que utilizam simples caracteres ASCII at aqueles que envolvem dados baseados em tempo (como vdeo, udio, animaes, simulaes, etc.). A construo das bibliotecas virtuais, que oportunizam tal distribuio, foi acontecendo aos poucos, medida em que a evoluo da tecnologia disponibilizava novas ferramentas. Poderamos dizer que esta construo ocorreu (e ainda ocorre) paralelamente em dois fronts: off e online. A parte offline iniciou com o controle do inventrio e circulao, depois com a criao de catlogos eletrnicos e a automao de atividades de indexao. Mais tarde, acrescentou verses eletrnicas de obras de referncia, geralmente em CD-ROMs (ndices de peridicos e jornais, abstracts, etc.), at que, finalmente, chegou-se ao armazenamento e recuperao de verses eletrnicas da prpria informao. Paralelamente, a evoluo das comunicaes online foi criando recursos que os bibliotecrios utilizaram (FTP, gophers, WWW, etc.), integrando-os graduativamente com os recursos offline.

AMPLIAR A COLEO OU O ACESSO? Possuir a propriedade fsica da informao, em tomos como diria Negroponte , seja

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-14, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

4 As bibliotecas virtuais

impressa ou em CD-ROM, ou pagar pelo acesso online, uma deciso que tortura bibliotecrios no mundo inteiro. O acesso local garante a "posse" da informao, o resultado concreto do investimento realizado. O acesso online, alm de mais barato, possui um potencial impossvel de ser igualado pela posse do documento impresso ou pela rede local mas seu produto , freqentemente, intangvel.

2 TIPOS DE DOCUMENTOS DISPONVEIS

Catlogos Pressentindo que brevemente as bibliotecas utilizariam os computadores para armazenar e ordenar seus catlogos e, achando tambm, que seria tolice reproduzir infinitas vezes os mesmos dados, Frederick Kilgmore, em 1969, criou um consrcio de bibliotecas acadmicas em Ohio, um catlogo cooperativo e compartilhado, intitulado OCLC (Ohio Colleges Library Center). Este consrcio permite que mais de 21.000 bibliotecas, em 62 pases, compartilhe um banco de dados de indexao com mais de 30 milhes de registros. A idia de disponibilizar estes e quaisquer catlogos na Internet foi uma decorrncia natural. Atualmente os OPACs (Online Public Access Catalogs) tornaram-se comuns e, dependendo da sua interface, permitem buscas variadas independentemente do local e hora do acesso. O conceito de operadores lgicos boleanos, antes restritos aos profissionais da informao, integram agora, em menos de uma dcada, o vocabulrio do cibernautas. Tipos de indexao (de hierrquicos a hipertextuais) Afastando-se dos bancos de dados hierrquicos convencionais, a informao (dinmica e em permanente mudana ou expanso como a do ciberespao) exige a criao de documentos no estticos, onde as ncoras para novas informaes possam ser constantemente refeitas e a navegao entre recursos to heterogneos seja o mais "natural" possvel. Segundo Levy , o hipertexto visto como uma alternativa no apenas tcnicoevolutiva de tratamento da informao mas tambm como um reencontro com formas mais naturais (associativas) de produzir conhecimento. Segundo este, as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam e retificam alguma funo cognitiva, alguma atividade mental. Com a escrita, mais especificamente com a escrita alfabtica (e a tecnologia da impresso) as formas narrativas das sociedades orais deram espao aos modos tericos e hermenuticos de conhecimento, criando uma ecologia cognitiva

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

5 LEVACOV, Marlia

estruturada no documento escrito. De modo anlogo, as estruturas hipertextuais de catalogao, arquivamento e recuperao da informao criam, provavelmente, novas estruturas mentais e maneiras de construir e pensar sobre o conhecimento. Portanto as formas hipertextuais podem representar um aumento da prpria capacidade intelectual humana. Full-text e os problemas do texto eletrnico Localizar as informaes bibliogrficas na Internet atravs de catlogos , atualmente, uma etapa relativamente rpida. Acessar ao documento, quando possvel, pode demorar at vrias semanas. A automao dos catlogos , portanto, um primeiro passo que deve ser seguido naturalmente, pelo acesso remoto do texto completo da obra . Esta idia enfrenta ainda, naturalmente, vrios obstculos arrastados de modos anteriores de comunicao. Uma soluo a encontrada pelo Projeto Gutenberg , talvez a mais conhecida das diversas iniciativas de disponibilizar na Internet (atravs de trabalho voluntrio e de doaes) os textos completos de obras cujos direitos autorais encontram-se vencidos. Tal projeto pretende, at 31 de dezembro de 2001, colocar disposio gratuita dos usurios da rede um trilho de textos eletrnicos. Estes documentos so disponibilizados em ASCII, uma vez que, conforme observa Michael Hart, o organizador do projeto, sistemas operacionais e programas se obsoletizam, mas texto em ASCII no". Outras colees Um bom exemplo das possibilidades que a mdia digital abre para outras colees o WebMuseum. Criado na "pr-histria" do WWW, em 1994, por Nicolas Pioch, este endereo tornou-se conhecido como o "Louvre Virtual". Uma das maiores vantagens de tal iniciativa foi que disponibilizava no s algumas das obras mais conhecidas entre as tradicionalmente encontradas naquele museu, mas tambm cpias de muitas outras afins (mesmo autores e/ou escolas) que pertencem a colees particulares e que o visitante no poderia acessar, mesmo que se deslocasse fisicamente at o Louvre concreto. Podemos dizer que tal exposio uma verso simultaneamente enriquecida e emprobrecida comparada a experincia real: empobrecida principalmente porque a resoluo atual da tela, meros 72 pixels por polegada e (na maioria das vezes) com menos de 256 cores, ainda muito inferior a experincia do contato com a obra original mas, ao mesmo tempo, enriquecida porque no s disponibiliza acesso queles impossibilitados de se deslocarem at o Louvre real, como tambm a estas outras obras, que tal deslocamento no permitiria ver.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-14, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

6 As bibliotecas virtuais

3 ALGUNS OBSTCULOS ATUAIS

Custo econmico Alm do debate relativo a aspectos legais (em que os modelos jurdicos, herdados do perodo precedente so impostos informao digital), ticos (em que a distino entre original e cpia, por exemplo, torna-se irrelevante), tcnicos (com relao a captura, armazenamento, distribuio) da informao, assiste-se tambm, como falamos acima) ao debate sobre o suporte ideal e o futuro das colees: papel? Mdias ticas? Magnticas? Acesso online? O carcter dramtico e emergencial das decises tomadas a este respeito aumenta medida em que as verbas para ampliar as colees e manter as assinaturas dos peridicos diminuem regularmente. Mas, se Biblioteca Virtual parece ser uma resposta esta reduo constante das verbas, o equipamento necessrio, as assinaturas de taxas de acesso bases-de-dados externas, licenas e aquisio de CD-ROMs, treinamento e reciclagem dos recursos humanos tambm tem o seu custo inicial (financeiro e humano) ainda bastante elevado. Ausncia de standards para descrio de pginas (complexidades do acesso, identificao e recuperao) Uma das maiores queixas relativas a emergncia da "biblioteca virtual" a de que, atualmente, temos que memorizar longos e bizarros endereos, acronismos e todas as idissincrasias de diferentes cdigos de acesso e recuperao de dados, tanto online quanto em mdias ticas ou magnticas. No h muitos estandarts ou ndeces abrangentes, exceto as prprias ferramentas navegacionais genricas, falhas, e com diferentes sintaxes e os diferentes formatos para encapsular textos (ASCII, MIME, binhex, EPS, HTML, etc) mais os diferentes formatos para imagens, udio e vdeo. Duas dcadas de construo, reorganizao e assimilao de novos referenciais cognitivos dos processos de leitura, agora dinmica e caledoscpica, so nfimas se comparadas aos sculos que gradualmente organizaram o espao da pgina, criando a diviso entre as palavras, a pontuao, os pargrafos, os captulos, sumrios e as notas de rodap. Metforas & interfaces Estamos vivendo a evoluo de uma interface de comandos textuais para uma interface icnica, que apresentada como uma coleo de objetos anlogos aos do mundo real. So smbolos aos quais foram associados significados que mediam nossa interao

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

7 LEVACOV, Marlia

(sensria, cognitiva e emocional) com os computadores. Estas interfaces, baseadas em metforas familiares, visam dar poder aos usurios, de modo a garantir-lhes o controle das operaes a serem realizadas. Na construo de uma interface, equipes interdisciplinares estudam as "tarefas" a serem feitas e escolhem as "ferramentas" e esquemas conceptuais que mais metaforicamente se adequem a tarefa proposta . Nesta ltima dcada, conhecida como os anos "clicantes", assistimos a arte da tipografia sendo substituda pela iconografia, com importantes implicaes semitica. Dizemos que "navegamos" ou "surfamos" o "oceano" ou o territrio do "ciberespao" de informaes contidas em formato eletrnico. E, com perturbadora freqncia, pela ausncia de mapas (interfaces) adequados, ainda nos "afogamos" ou nos "perdemos" nele.

4 POR QUE MUDAR?

Automao dos servios de referncia, catalogao e indexao Uma as vantagens mais bvias oferecidas pelas novas tecnologias s bibliotecas, a possibilidade de automao dos servios internos. Neste caso, a automao significa apenas que muitas pessoas continuaro a fazer o que sempre fizeram s que, em vez de usar uma mquina de datilografia, cartes e um fichrio metlico, estaro usando um computador e realizando as tarefas de forma mais rpida e eficiente. Preservao de documentos (da informao e dos direitos intelectuais) Outra fora que impulsiona a transio da mdia impressa para a digital a rpida degradao do livro, devido mudana ocorrida no final do sculo XIX, quando se fez a transio na tecnologia de produo do papel para polpa acidificada produzindo um papel mais branco, legvel e barato. Como a mudana de suporte implica to somente na preservao da informao e no na preservao fsica do documento, o suporte digital resolve uma parte da questo e cria novos problemas: o da obsolescncia das tecnologias de preservao, armazenamento e recuperao (hardware, software, sintaxe, etc.) e, dada a facilidade de manipulao de dados pela mdia digital, o da autenticidade. Este problema da preservao "intelectual" refere-se integralidade e autenticidade dos documentos que podem ser corrompidos intencional ou acidentalmente, "uma vez que a grande vantagem da mdia digital tambm sua grande fraqueza: a facilidade com que uma cpia integral pode ser criada empata com a facilidade com que este documento pode ser alterado sem deixar vestgios" .

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-14, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

8 As bibliotecas virtuais

Esta maleabilidade do documento eletrnico, ao mesmo tempo sua segurana e vulnerabilidade, tem preocupado todos aqueles envolvidos com questes de

preservao e de autoria. Diferentes verses de um mesmo documento (autnticas ou no, ou mesmo apenas o mesmo documento em diferentes estgios de acabamento, representam ainda um pesadelo para os profissionais da informao. Alguns problemas levantados sobre este assunto: 1- Como podemos ter certeza de que o documento que estamos vendo aquele que estvamos buscando? 2- Como podemos ter certeza de que o documento que encontrado o mesmo cuja referncia foi feita numa nota de rodap? 3- Como podemos ter certeza de que o documento que estamos usando no foi modificado desde a ltima vez em que o usamos? Ao que poderamos acrescentar, por exemplo, dado a fluidez com que a informao se transforma e sites, diretorios, arquivos so criados e desativados: - Como podemos ter certeza de que o documento que referenciamos continuar amanh disponvel naquele mesmo endereo? Por outro lado, cada vez mais, autores e ciberleitores tem, como Levy (em "O que o Virtual", pg 49) , uma atitude bem radical sobre este tema : "No me interesso mais pelo que pensa um autor inencontrvel, peo ao texto para me fazer pensar aqui e agora". Imprimir & distribuir VERSUS distribuir & imprimir Como foi mencionado antes, a rotina dos cortes nas verbas das bibliotecas acadmicas tornam o acesso a livros e peridicos progressivamente mais difcel. Os custos de produo e distribuio de livros e de peridicos tem aumentado consistentemente. Por outro lado, a produo e distribuio de documentos eletrnicos em CD-ROMs e, principalmente na Internet, oferecem inmeras vantagens. Entre elas, o custo reduzido, a velocidade do processo, a amplitude potencial de acesso e disseminao, a incluso de dados baseados em tempo (tambm chamados de "multimdia", como vdeo, udio, animaes), a facilidade de atualizao e/ou ampliao das informaes, as funes automatizadas de busca e indexao de documentos e a rede hipertextual com ncoras para outros documentos afins. Por esta razo, a ordem tradicional determinada pelas contingncias do mundo impresso: imprimir e depois distribuir, comea a alterar-se. Na grande biblioteca virtual do ciberspao, o documento primeiro distribudo e depois, eventualmente, impresso na ntegra ou em parte. As prateleiras virtuais Outra importante alterao que, na Internet, em vez do leitor dirigir-se a "ilhas de

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

9 LEVACOV, Marlia

informao" (as bibliotecas concretas) onde precisar consultar catlogos e fichrios impressos, percorrer corredores de prateleiras, transportar volumes, investigar sumrios, ndices e virar sequencialmente as pginas de cada obra; este dispe, cada vez mais, de um "oceano de informao" (o ciberespao), em crescimento ininterrupto, desdobrado em catlogos online, reunindo colees fisicamente dispersas, que remetem a textos hipertextualmente referenciados (e que, para alvio de todos, no precisam ser recolhidos e guardados de volta). Entretanto, dada a novidade do suporte, estas "prateleiras" so ainda um sistema rudimentar de mapas e apontadores. Os guias impressos (um referencial mais familiar neste momento) sobre elas no conseguem manter-se atualizados porque, dada a velocidade com que surgem e desaparecem informaes, tornam-se obsoletos antes mesmo de sairem da grfica. Compartilhamento de recursos (catlogos, documentos, colees) Na medida em que o mundo se torna um conglomerado de computadores e pessoas interconectadas, novas alternativas de trabalho colaborativo se fazem possveis, dando origem a marcadas mudanas de comportamento e de modos de construir conhecimento. O potencial de colaborao para reas geograficamente dispersas forma comunidades verdadeiramente internacionais para todas os tipos de atividades humanas: econmica, cientfica, artstica poltica, educacional, social e at criminal. Criam-se comunidades virtuais movendo idias e informaes, em vez de pessoas que compartilhem interesses comuns e possvel, ao mesmo indivduo, participar simultaneamente em vrias delas. Na rea de Biblioteconomia, OCLC um bom exemplo das vantagens (e da necessidade) de compartilhar recursos. Colees compartilhadas reduzem o trabalho relativo a manuteno das mesmas e permitem transcender os limites fsicos da biblioteca e de seu oramento. O custo do arquivamento eletrnico de uma obra como Alice no Pas das Maravilhas caiu, em uma nica dcada, de US $10,00 por um disquete de 8 " (160Kb) para menos de 10 cents de um disquete de 3.5" (1.44 Mb), isto se no forem usadas tcnicas banais de compresso, que reduziriam ainda este custo para menos de 1 cent. Se estes custos forem compartilhados, uma vez que a localizao fsica dos documentos torna-se secundria, desaparece uma parte importante das limitaes econmicas para a construo de bibliotecas virtuais. Personalizao dos documentos Alm da individualizao resultante de cada leitura hipertextual, quando possvel, outra vantagem dos documentos eletrnicos que estes podem ser acessados de modo

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-14, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

10 As bibliotecas virtuais

personalizado. Muitos "livros eletrnicos" em CD-ROMs ou disquetes, como os Expanded Books criados pela Voyager, permitem que o leitor faa anotaes nas "margens" das folhas (que podem ser recuperadas pois ficam indexadas palavra por palavra), crie uma "orelha" digital ou coloque marcadores de pginas, enfim que repita aes tradicionalmente associadas com o mundo impresso alm de outras, de natureza analgica, como mudar o tamanho das letras, retome a leitura na pgina ou pargrafo exato em que foi interrompida (para infinitos nmeros de leitores) ou guarde a histria da navegao de leitura sinalizando os links percorridos. Enfim, recursos que s so possveis graas ao novo suporte. Mais ainda, o suporte digital oferece a possibilidade do texto ser "lido" com diferentes vozes (para aqueles com deficincias visuais, para crianas ou qualquer um que quiser "ouvir" o documento - alguns vezes inclusive com a voz do prprio autor), criando uma sntese entre a literatura oral e a impressa, cujas consequncias ainda esto por ser estudadas. Outro exemplo instigante entre outras obras produzidas pela Voyager o CDROM com o texto completo da pea Macbeth, de Shakespeare, segundo a New Cambridge Edition. Este CD comentado, com vdeo e udio de todas as cenas, ancorado hipertextualmente em documentos afins (mapas, gravuras, comentrios, etc.) tem como caracterstica mais interessante a possibilidade do leitor escolher um personagem e, atravs de um recurso semelhante ao kareok, recitar suas falas integradas com a trilha de udio. Em resumo, este CD-ROM torna possvel a uma pessoa apenas "contracenar" virtualmente com uma companhia shakespereana. A interao no aquela hipertextual j conhecida, em que o ato de leitura e de escrita esto embricados e so intercambiveis, mas de uma outra natureza e sugere as possibilidades de interao que os documentos eletrnicos oportunizaro.

5 CONSEQUNCIAS PREVISVEIS ATUALMENTE

Dissoluo da barreira bibliotecrio/editor Lembramos que na Idade Mdia as bibliotecas e as editoras eram o mesmo local (o scriptorium), administrado pelas mesmas pessoas (os monges escribas) e com tradies antigas e slidas. Os livros eram carssimos, difceis de produzir e de reproduzir. Cada um deles custava o equivalente a uma pequena proprieade rural . Curtir peles para transform-las em pergaminhos, acumular manuscritos, copi-los, ilustr-los e guardlos era tarefa destes monastrios. Faltava ainda uma maneira sistemtica e uniforme de organiz-los e disponibiliz-los mas a maioria das bibliotecas de mosteiros possuia to poucos volumes, que um catlogo no era necessrio. Com a introduo da

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

11 LEVACOV, Marlia

tecnologia dos tipos mveis e do papel, o acervo das bibliotecas multiplica-se, a figura do editor dissocia-se da dos bibliotecrios de forma definitiva e aos ltimos cabe a tarefa de criar catlogos. O que aconteceu depois foi que, por muito tempo ainda, os livros impressos (o primeiro exemplo de produo de massa) foram considerados artigos de segunda categoria e muitas pessoas recusavam-se a possu-los, achando que tal produto jamais substituiria o codex . De fato, ambos coexistiram por um certo tempo. A gradual definio de um pblico leitor e a proliferao dos livros, finalmente exigiu a criao de sistemas indexadores e catlogos bibliogrficos mais completos. E, como decorrncia, o conceito de autoria comeou a adquirir importncia, mesmo que as leis de direito autoral tenham demorado vrios sculos para aparecer. Inversamente, diversos bibliotecrios, hoje em dia, tem retomado a tarefa de disponibilizar cpias (na Internet) de documentos. Em resumo: as oportunidades disponibilizadas pela tecnologia, na Renascena ou atualmente, so responsveis pela alterao dos papis tradicionais relacionados com o armazenamento, a recuperao e a distribuio da informao. As novas maneiras de apresent-la, mesmo que ainda caticas, so um campo emergente e cheio de oportunidades para os profissionais da informao. As barreiras entre bibliotecrios e editores comeam a tornar-se, outra vez, indistintas. Dissoluo da barreira autor/editor Com o esmorecimento da tradio oral, os autores precisavam recorrer aos editores para serem lidos. O que impedia, por muitos sculos, estes autores de auto-publicar-se eram os elevados custos envolvidos na produo e disseminao de documentos impressos. Graas s novas tecnologias, atualmente qualquer um pode auto-publicar-se a um custo nfimo e muitos j o fazem. Mesmo sob a ameaa das editoras de no mais considerar como originais os documentos que estejam disponibilizados na Internet. Mais ainda, existe uma corrente crescente de autores que compartilham a opinio de Harnad , que em uma "Proposta Subversiva" conclama os colegas a publicarem-se eletronicamente e no abrirem mo de seus direitos autorais para os editores, uma vez que estes ltimos tero que curvar-se e aceitar a nova situao ou mudar de profisso. Harnad baseia-se no fato de que, diferentemente dos autores comerciais, os autores acadmicos publicam para disseminar o conhecimento cientfico mas, principalmente, para assegurar sua asceno funcional e profissional. Disponibilizando seus artigos na Internet de forma gratuta, estes autores garantiriam o registro de sua produo, ao mesmo tempo em que "passariam por cima" dos editores, das cpias

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-14, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

12 As bibliotecas virtuais

ilegais nas mquinas de fotocpias, das limitaes dos oramentos das bibliotecas e da obsoletizao vertiginosa da informao impressa, fazendo sua pesquisa disponvel comunidade acadmica e aos interessados . E mais ainda, se necessrio (dada a importncia do problema da circulao de dinheiro na rede) micro-pagamentos com preos equivalentes a uma fotocpia, junto com a criao de um ethos acadmico consistente, mais as tcnicas de autenticao de documentos, garantiriam a criao e a disseminao de conhecimento compatvel com a voracidade da Era da Informao. Novos paradigmas na cincia da informao Para que se tornassem populares, os livros precisaram soltar-se dos cadeados das bibliotecas medievais e tornarem-se menores, mais leves, mais baratos e mais legveis. Ainda assim, por sculos, a palavra escrita, um dos fundamentos da civilizao ocidental, foi acessada apenas por uma minoria muito restrita. At hoje o pblico leitor no engloba 100% da populao mundial. Quando os primeiros computadores apareceram, tambm eram

extraordinariamente caros e atendidos por uma ordem monstica de programadores e matemticos. A idia de que esta tecnologia se tornaria barata, porttil e popular era to incrvel quanto a de que os manuscritos com iluminuras pudessem levar aos livros de bolso, atuais, descartveis" . A grande vantagem dos documentos impressos no era a de que podiam ser lidos "na cama" e sim o que ofereciam em termos de barateamento de custo, velocidade de produo e ampliao da circulao, tal como a mdia digital oferece atualmente, em novas propores . Cabe lembrar que, por muitos sculos as pessoas ainda leram (e escreveram) de p. O uso do suporte digital cria novos rovos ritmos de leitura e de escrita, novos espaos de informao que reproduzem inicialmente o referencial anteriore - o modelo da pgina impressa, da mesma forma como Gutenberg reproduziu ligaduras, abreviaes, fontes e layouts caractersticos do codex nos documentos que imprimiu. Outra mudana de paradigma, o modelo de comunicao "todos-todos" propiciado pelo ciberespao, est ainda em sua infncias, sua forma e consequncias recm emergindo.

6 ALGUNS DESAFIOS

Crise de identidade: mudar ou obsolescer Para fins "metafricos", voltamos comparao com as bibliotecas medievais: Estamos muito longe das colees de livros acorrentadas s prateleiras. Por muitos sculos,

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

13 LEVACOV, Marlia

entretanto, a idia de que os livros pudessem ser "emprestados", levados para serem lidos e consultados na "casa" dos usurios, por exemplo, parecia uma idia arriscada e irresponsvel. Quem garantiria que as obras no seriam danificadas? E como controlar o impacto da informao livremente distribuda? Claro que, ainda hoje, a parte mais preciosa e insubstituvel de cada coleo permanece na seo de "livros raros", "arquivos "ou "reserva". Mas o resto, assim como a lmpada que queima e no consertada, ou o micro-chip que se avaria e substitudo, pode ser reposto e tem sua circulao livre e irrestrita. As bibliotecas tem usado a tecnologia de diversas maneiras desde longa data. Em cada uma destas vezes, o conceito anterior de biblioteca expandido.

Memria distribuda Para que um indivduo contribua para a ampliao desta(s) biblioteca(s) virtual(is), no h necessidade de grandes recursos. Na realidade ela feita de mirades de pequenas contribuies individuais e grupais, paralelamente a algumas grandes, como a da Library of Congress, por exemplo. Cada vez mais necessrio que profissionais da informao dediquem-se a tarefa de escanear, classificar, catalogar e indexar os documentos que regularmente surgem e so disponibilizados na rede. A funo principal da biblioteca tem sido a de manter a memria coletiva da sociedade. No caso da Internet, trata-se de uma memria coletiva distribuda, voltil, em constante transformao. A natureza destas informaes parece requerer tambm que novas maneiras de tratamento sejam desenvolvidas, onde a importncia de conceitos como "autoria", "autenticidade", "permanncia", seja repensada.

7 CONSIDERAES FINAIS

A predominncia do impresso comeou a decair desde o momento em que as mdias audiovisuais de massa (rdio, cinema, televiso) apareceram, nas primeiras dcadas do sculo XX. Apesar disto, nenhuma destas ocupou completamente o lugar do livro. difcil pensar, neste momento, que qualquer mdia que necessite de equipamento, interface, eletricidade, etc. possa substituir inteiramente os formatos impressos. Talvez novas e mais baratas tecnologias de produo de papel surgiro ou o papel no se tornar "inteligente", como uma tela malevel, de alta legibilidade e conectada remotamente ao ciberespao. O que parece certo que as novas tecnologias gestam novas formas de comunicao, de construo e compartilhamento do conhecimento, de

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-14, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

14 As bibliotecas virtuais

classificao da informao, que implicaro em novas maneiras de categorizar o mundo e, provavelmente, em novas etapas cognitivas no desenvolvimento humano. O novo livro no ps fim arte da caligrafia, nem s tradies religiosas associadas pintura e ao desenho (como narrativas de histrias) mas cada vez mais as substituiu e expandiu, complementando as suas possibilidades com renovadas vantagens . Mais ainda, a imprensa pode ser vista como um agente de mudana nos sculos que seguiram `a Idade-Mdia , da qual a exploso de conhecimento gerada pelo Iluminismo, no sculo XVIII, foi um produto. A transformao atual representa apenas uma etapa alm, no a morte do livro. Em suas palestras na Universidade de Harvard, Calvino admitiu no saber exatamente o que ser a comunicao no futuro, mas que tinha a certeza de que estvamos deixando para trs o "milnio dos livros". Com isso no quer dizer que a literatura desaparecer, mas sim a forma pela qual a definimos e na qual estamos acostumados a receb-la. Precisamos desconstruir os vrios valores associados ao livro para entendermos isto: se considerarmos seu valor como suporte de informao, perceberemos que o texto subsiste no ciberespao, apenas a pgina (como espao de leitura e de escrita) transforma-se. Antes tomos (pedra, argila, papiro, pergaminho e papel), agora bits, ftons. Permanecem ainda na pgina impressa os valores afetivos, simblicos, histricos, artsticos, etc., paralelamente em que estes vo sendo construdos tambm em relao a documentos digitais, tal qual os temos ainda para documentos em papiro e codex. O aumento da procura por fontes eletrnicas de informao acaba por exigir que desenvolvamos novas estruturas para organizar a informao contidas nestas novas "bibliotecas," estruturas essas que evoluem e se transformam conforme a tecnologia permite. O tipo de informao disponvel na Internet atualmente tem, com freqncia, caractersticas nicas. Encontr-las, desenvolver polticas para identific-las e indexlas, desenvolver procedimentos para compartilh-las, repensar a validade dos critrios existentes face s necessidades da comunidade virtual, arriscar-se alm da etapa determinada pela linearidade da fala e da escrita, representa o grande desafio aos (ciber)bibliotecrios, oferecido na poca atual.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 1, p. 1-15, janeiro/junho 1997.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Anda mungkin juga menyukai