Anda di halaman 1dari 2

Interdisciplinaridade e Transdisciplinardada 1.

Principio dos estudos cientficos Desde o sculo XV a cincia passou por uma grande mudana em toda a sua estrutura, o que resultou numa exploso de novos conhecimentos, novas prticas e tcnicas de pesquisa, isso tem incio com o renascimento e com a perda, por parte da igreja, do poder que exercia sobre o homem e a sociedade. Plato e Aristteles definiram hierarquias entre os saberes, todos eles unificados pela filosofia. Para o primeiro, a busca do conhecimento do todo pode ser dividia em Dialtica, Fsica e tica, que se retroalimentam, e a educao deve proporcionar ao corpo e alma toda a perfeio e beleza de que so suscetveis (Leis, Livro VI), converter o olhar da alma do mundo sensvel para o mundo inteligvel e, por fim, lev-lo contemplao do Bem supremo. Para o segundo, a diviso da cincia em tericas (fsica, matemtica, filosofia), prtica (lgica, tica, poltica) e potica (artes) tem como finalidade o bem moral, a virtude, na qual consiste a felicidade. A paidia dos sofistas se apoiava num ensino circular (enkyklospaideia enciclopdia) que devia levar o aluno a percorrer as disciplinas constitutivas da ordem intelectual e centradas em um desenvolvimento humano entendido como um todo (Zabala, 2002, p. 17). O trivium (gramtica, retrica e dialtica) e o quadrivium (aritmtica, geometria, astronomia e gramtica), forma pela qual a cincia grega adentra a Europa, tambm dialogavam circular e hierarquicamente e eram os prolegmenos da filosofia e da teologia. 1.1 Interdisciplinaridades: Origem e Conceito Dentro do contexto histrico da interdisciplinaridade, pode-se verificar que no Brasil, o conceito de interdisciplinaridade, chegou, inicialmente, atravs do estudo da obra de Georfes Gusdorfe, posteriormente, de Piaget. O primeiro autor influenciou o pensamento Japiassu no campo da epistemologia e Ivani Fazenda no campo da educao. A interdisciplinaridade, por sua vez, compe-se por um grupo de disciplinas conexas e com objetivos comuns. Est em nvel superior a disciplina, ou rea que coordena e define finalidades. Ocorre intensa troca entre especialistas. O horizonte epistemolgico deve ser o campo unitrio do conhecimento, a negao e a superao das fronteiras disciplinares, a interao propriamente dita. Ficando assim representado:

Para JAPIASSU (1976, p.74): A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interao real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. Segundo FAZENDA (1999, p. 66): a indefinio sobre interdisciplinaridade origina-se ainda dos equvocos sobre o conceito de disciplina. A polmica sobre disciplina e interdisciplinaridade possibilita uma abordagem pragmtica em que a ao passa a ser o ponto de convergncia entre o fazer e o pensar interdisciplinar. preciso estabelecer uma relao de interao entre as disciplinas, que seriam a marca fundamental das relaes interdisciplinares. 1.2 Interdisciplinaridades no Brasil De acordo com Brasil (1999), a reorganizao curricular em reas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos contedos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualizao. A proposta da interdisciplinaridade estabelecer ligaes de complementaridade, convergncia, interconexes e passagens entre os conhecimentos. O currculo deve contemplar contedos estratgias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experincias subjetivas, visando integrao. Ainda que a noo do termo interdisciplinaridade no se configure como um sentido unvoco e preciso, em vista do conjunto de enfoques que ela recebe, mesmo que no possamos generalizar uma concepo de interdisciplinaridade, o certo que h uma compreenso comum, por parte dos seus diversos tericos, na necessidade de relao de sentidos e significados na busca do conhecimento, objetivando uma percepo de saberes em conjunto. 2. Transdisciplinaridade A transdisciplinaridade uma abordagem cientfica que visa unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreenso da realidade articulando elementos que passam entre, alm e atravs das disciplinas, numa busca de compreenso da complexidade. Termo originalmente criado por Piaget, que no I seminrio Internacional sobre pluri e interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice, tambm conhecido como Seminrio de Nice, em 1970, divulgou pela primeira vez o termo, dando ento incio ao estudo sobre o mesmo, pedindo para que os participantes pensassem no assunto. 2.1 Transdisciplinaridade: Conceito Jean Piaget usa o termo transdisciplinar, que o define como busca de um novo paradigma que faria a ligao no interior de um sistema total sem fronteiras estveis entre as disciplinas (WEIL et al., 1994). Erich Jantsch, em 1980, preocupado com a fragmentao do saber e a especializao da

cincia moderna define a transdisciplinaridade como a consequncia normal da sntese dialtica provocada pelo esforo integracionista e interdisciplinar entre os vrios contedos e didticas e elabora o seguinte grfico demonstrativo (WEIL et al., 1994).

Edgar Morin afirma que a cincia nunca seria cincia se no fosse transdisciplinar (WEIL et al., 1994). exatamente Edgard Morin o grande defensor de uma reviso total no campo de todas as cincias e o criador da teoria da complexidade, que tem muitas relaes com a ideia de transdisciplinaridade que ele defendeu. 2.2 Carta da UNESCO E na Carta da transdisciplinaridade, produzida pela UNESCO no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade 1994, realizado em Arrbida, Portugal, com fundamental colaborao do CIRET, em que temos uma definio do conceito transdisciplinar: Artigo 3: "(...) a transdisciplinaridade no procura o domnio sobre vrias outras disciplinas, mas a abertura de todas elas quilo que as atravessa e as ultrapassa (...)". Artigo 7: A transdisciplinaridade no constitui nem uma nova religio, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafsica, nem uma cincia das cincias." 3. Os Trs Pilares da Transdisciplinaridade, que determinam a metodologia da pesquisa transdisciplinar. 3.1 Os nveis de realidade Segundo Nicolescu (1999) no mundo quntico, os acontecimentos so diferentes dos dogmas e ideologias que vieram do pensamento tradicional surgidos no sculo XX com a fsica clssica: as entidades qunticas no deixam de interagir, independentemente de estarem afastadas ou no. E por mais que isso possa parecer oposto s leis macrofsicas, h um sinal, uma ligao entre elas e esta juno tem a velocidade da luz, segundo a teoria do fsico alemo Albert Einstein. Ademais, este conceito no surpreende na vida cotidiana, pois uma coletividade (famlia, empresa ou nao) so partes menores do que a sua soma e possuem ramificaes que ultrapassam seus limites imediatos. A noo "nvel de realidade" entendida como um conjunto de sistemas que no varia sob a atuao de certo nmero de leis gerais: as entidades qunticas sob a gide das leis qunticas so distintas das leis do mundo macrofsico. Assim, dois nveis de realidade so diferentes se, transferindo um para o outro, ocorrer quebras nas leis e rompimento da conceituao fundamental. Alm disso, distintas civilizaes e tradies afirmaram a existncia de vrios nveis de realidade, mas estavam

baseadas em dogmas religiosos e explorao do universo interior. Ademais, devemos entender por nveis de realidade a existncia de uma real multiplicidade dentro da prpria realidade, um universo dentro do prprio universo, uma possibilidade de trabalhar o espao vazio entre, alm e atravs das disciplinas. 3.2 A lgica do terceiro includo Antes de falarmos da lgica do terceiro includo, lembraremos os trs princpios que a constituem: a) a lei da identidade, que afirma que o que , isto , uma proposio ela mesma; b) a lei da no contradio, que diz com clareza que nenhuma afirmao pode ser falsa e verdadeira simultaneamente e c) a lei do terceiro excludo ou, em latim, princpio tertium non datur (terceiro no dado),e representa na lgica clssica como a b ou a no b . Esses trs princpios no se equivalem, mas se complementam, pois o primeiro determina que uma dada proposio ela mesma, o segundo afirma que ela no poder ser falsa e verdadeira ao mesmo tempo e o terceiro delimita dois nicos atributos (verdadeiro ou falso) possveis a essa proposio. A lgica do terceiro includo no destri a lgica do terceiro excludo, pois esta validada por situaes simples, por exemplo: numa rodovia ningum pensa em introduzir uma terceira mo, pois os sentidos, permitido e proibido so suficientes. Por outro lado, em campos de maior complexidade como o social, ela uma lgica de excluso: mulheres ou homens, ricos ou pobres, brancos ou negros, bem ou mal, direita ou esquerda, etc. Em verdade os problemas de maior complexidade no so passveis de resolues aristotlicas: sim e no, falso e verdadeiro, e no . A lgica do terceiro includo a complementao dos opostos, permitindo cruzamentos de distintos olhares num sistema coerente e sempre aberto, o que auxilia, inclusive, na compreenso dos fenmenos polticos e sociais. 3.3 A complexidade No decorrer do sculo XX, a complexidade se instalou por todo o mundo, nutrindo-se da exploso da pesquisa disciplinar, determinando a acelerao da multiplicao das disciplinas. Na viso clssica do mundo, as disciplinas se articularam de forma piramidal, tendo como base fsica. A complexidade converte a pirmide em pequenos fragmentos, provocando uma verdadeira exploso disciplinar com consequncias positivas, ao conduzir o aprofundamento do conhecimento exterior do universo e instaurando uma nova viso de mundo. Assim, a complexidade instaura-se por toda parte, em todas as cincias e , particularmente, surpreendente nas artes e, coincidentemente, a arte abstrata surge simultaneamente com a mecnica quntica.

Anda mungkin juga menyukai